O Imperador no Tarot: significado da carta, no amor, trabalho e mais!

O Imperador no Tarot: significado da carta, no amor, trabalho e mais!

A carta do Imperador integra os arcanos maiores do Tarot. É a carta 4 e no aspecto positivo está associada ao poder, liderança e conquista. Saiba mais!


O que significa a carta O Imperador no Tarot

carta o imperador do tarot

A carta do Imperador integra os arcanos maiores do Tarot. É a carta de número 4 e seu significado está associado à figura masculina, ao mundo material. Representando autoridade e liderança. Quando surge em uma leitura indica que é preciso mais razão.

Ao observar a carta com atenção, é possível ver a figura de um homem mais velho sentado em um trono, com um cetro na mão e um escudo de águia. Com uma aparência firme, decidida, ele passa uma imagem de poder e proteção.

O Imperador é a figura de poder e decisão. Está associado ao equilíbrio. O Imperador costuma ser justo em suas decisões porque ele pondera antes de decidir. Por ter a liderança, ele sabe gerenciar os interesses. Descubra a seguir alguns dos fundamentos, significados e combinações dessa carta.

Fundamentos da carta O Imperador

cartas de tarot e a carta do imperador a frente

Essa carta simboliza poder. Quando ela surge no jogo mostra a importância de não se deixar levar pelas emoções. É preciso ser estratégico. Além disso, o Imperador sinaliza a figura de alguém que cuida. O rei que deve se ocupar do bem-estar de seus súditos. Saiba mais sobre a história, iconografia e a relação do Imperador no Tarot com o signo de Áries.

História

A história do Tarot é antiga e faltam detalhes. O jogo teria surgido no Egito Antigo, mas uma descrição de cartas de Tarot como as conhecemos hoje, surgiu no século 18 com o teólogo e historiador protestante francês Antoine Court de Gébelin (1725-1784).

Na obra “Le Monde Primitif”, Gébelin afirma que as cartas do Tarot foram extraídas do Livro de Thoth (um deus egípcio). E a leitura das cartas de Tarot virou moda entre os nobres franceses na época da Revolução Francesa, quando o imperador era sinônimo de poder e sabedoria.

Iconografia

A carta de Tarot aponta caminhos e carrega muitas informações. Todos os detalhes devem ser analisados na leitura. Quando se olha, por exemplo, a carta do Imperador, a imagem de um monarca sentado no trono, empunhando seu cetro com firmeza surge.

A figura masculina está com as pernas cruzadas, com seu perfil exposto, sem armadura, o que mostra alguém seguro, destemido. A carta representa, dessa maneira a autoafirmação, transmitindo segurança e autoridade. Características importantes para quem ocupa cargos de chefia ou tem algum tipo de liderança.

Os arcanos maiores

As cartas do Tarot são divididas em arcanos maiores e menores. Os arcanos maiores são formados por 22 cartas que são numeradas de 0 a 21.

As figuras dessas cartas representam arquétipos universais que estão presentes na vida das pessoas. E a numeração das cartas não parece ter um significado objetivo, mas ao analisar as cartas individualmente percebe-se que os arcanos maiores trazem a narrativa da jornada humana.

Cada arcano ou carta apresenta uma cena com diversos elementos simbólicos. São eles que ajudam quem consulta as cartas a interpretar corretamente o que ela pode significar no momento da leitura.

Relação com o signo de Áries

Unir o simbolismo das cartas com a influência dos planetas pode reforçar a mensagem para quem consulta as cartas do Tarot. Nesse sentido, quando se observa as características do signo de Áries, por exemplo, a carta do Imperador tem muito em comum com ele.

A carta do Imperador representa o poder, expressa uma pessoa segura, que gosta de proteger aqueles que estão perto e integram seu núcleo e amizade e familiar, seus súditos. O nativo de Áries também tem essa característica de ser enérgico, gostar de mandar e exigir envolvimento de quem está por perto.

Significados da carta O Imperador

cartas de tarot, com a carta do imperador a frente

A carta O Imperador representa força e poder. Nela, a ilustração é a de um rei com o cetro na mão que simboliza aquele que governa e tem o poder de decidir. O rei deve tomar decisões de forma objetiva e racional. Não dando espaço para emoções que podem atrapalhar a decisão real.

Essa é a carta que representa o respeito às regras e tradições, indica rigidez, é o símbolo do masculino e autoritarismo. Lembrando que a decisão é do rei. Em uma leitura, quando surge O Imperador, a carta aponta uma pessoa que gosta de dominar e impor sua posição. Quando se pensa em uma situação é um cenário de prosperidade e sucesso.

Figura paterna

Um rei cuida de seus súditos, ele é o pai de todos. O arcano do Imperador carrega a energia masculina da paternidade. Ou seja, ele é o pai que a todos protege e a quem todos devem obediência. O pai protetor está presente na carta do Imperador que costuma ser representado por um homem mais velho.

Ele representa a sabedoria e tem a liderança para conduzir. A carta do Imperador representa a figura masculina que detém o poder e dita as regras que todos devem seguir. Quem tem a característica dessa carta pode ser líder, protetor e soberano de suas atitudes.

Autoridade e liderança

A carta do Imperador que está relacionada ao poder, ordem e organização dos pensamentos, atividades e mundo material, além de ter como característica principal o poder e a decisão.

O Imperador traz em suas mãos a justiça e consegue coordenar as questões de maneira firme. É o líder que entende o poder de sua fala e da gestão da vida, por isso, ele é sempre consultado.

Os elementos que fazem parte do Imperador são firmeza, afirmação, ordem, estabilidade, prestígio, consistência e autoridade.

Ordem e organização

Para liderar é preciso ter características como segurança e organização. É com essas bases que o Imperador começa a criação de um império. No Tarot, o Imperador significa estabilidade. Pois é o pai provedor que organiza tudo e cria um ambiente seguro.

Raciocínio lógico, foco e trabalho

Com raciocínio lógico, foco e trabalho, o Imperador conquistou um status de poder pessoal. Ele é capaz de liderar grupos de pessoas e manter uma vida estruturada. Na leitura, O Imperador surge para indicar as chances de projetos, planos e objetivos traçados para si mesmo. É preciso manter o foco e o domínio sobre a lógica e estratégia para que tudo dê certo.

É preciso fazer o que tem de ser feito. Isso pede foco. O preço para exercitar a energia do Imperador é receber responsabilidades e uma posição de liderança que permitirá atingir o sucesso e servir de modelo aos outros. Tudo isso graças ao raciocínio lógico usado na resolução de problemas e conflitos.

Poder material, prosperidade e riqueza

O arcano do Imperador pode ser um sinal de promoção no trabalho, um aumento no salário ou algum tipo de ganho material. Mas, isso não é surpresa pois a carta do Imperador é a carta de quem procura o conhecimento para se aprimorar no que faz.

O Imperador é o senhor dos investimentos, das compras e das vendas. Ele sabe movimentar o capital e, por isso, acaba regendo a maneira como uma pessoa lida com seus ganhos e gastos. O equilíbrio entre gastar e guardar dinheiro precisa ser aprimorado para evitar surpresas. O Imperador é aquele que guarda recursos parar ter o mínimo de segurança financeira.

O Imperador no amor

casal de mãos dadas

Lembre-se de que a carta do Imperador indica racionalidade. Ou seja, quando essa carta surge ao se falar de romance ou sentimentos, há uma certa dificuldade no ar.

No amor, a presença dessa carta mostra a preocupação ou desejo de estabilidade. Em uma tiragem, dependendo da pergunta, ela mostra uma pessoa que quer manter laços estáveis e criar família.

A carta do Imperador no amor representa o cuidado e a segurança fornecidos por uma pessoa próxima. Quando surge em uma tiragem, pode sinalizar um período de estabilidade e confiança no relacionamento.

Porém, dependendo da pergunta e da forma como surgir no jogo, a carta do Imperador pode sinalizar cuidado com relacionamentos abusivos, quando o par quer impor regras.

Para comprometidos

Para quem vive um relacionamento, o Imperador traz a mensagem de calmaria. Ele reforça laços, sendo um bom sinal para casamentos e uniões estáveis.

Em alguns momentos desse relacionamento, talvez a vontade de um dos lados vai se sobrepor e isso pode causar frustração ou um sentimento de opressão em quem teve o desejo sufocado. É comum um clima de tensão em casais que ficam presos ao que conquistaram juntos. Já que isso, na verdade, é o medo de perder o que (e quem) possuem.

Para solteiros

Se sua vida sentimental está solitária e a carta do Imperador surgiu no seu caminho, fique atento: talvez alguém especial surja na sua vida para ganhar sua atenção, carinho e proteção. Essa carta é indício de estabilidade emocional. Um relacionamento com envolvimento, segurança e confiança.

A carta do Imperador também pode sinalizar uma pessoa mais velha presente em sua vida que vai oferecer segurança e lealdade. O romance pode não ser o ponto forte de alguém com a energia do Imperador, mas outros aspectos positivos compensam essa área.

O Imperador também pode sinalizar que você parece um pouco frio e não mostra emoção suficiente para um relacionamento amoroso.

O Imperador no trabalho

pessoas fazendo fila para entrevista de emprego

Quando a carta do Imperador surge em um jogo de Tarot no terreno do trabalho, escute com atenção, pois ela indica sucesso profissional. Quando surge, é sinal de que você está em evidência. A carta possui significados diferentes que dependem do tipo de tiragem, mas em sua essência, ela anuncia um período bom, com proteção e segurança. Seu momento chegou.

O Imperador no ambiente de trabalho é aquele chefe que gosta de distribuir ordens e ter razão sobre qualquer coisa. Quando ele é bem resolvido, pode ser alguém que busca o bem-estar de todos. E sua energia nesse local pede segurança, sabedoria e racionalidade. Veja a seguir o significado da carta para quem está empregado e para quem está desempregado.

Para empregados

Seus esforços estarão em evidência e, finalmente, serão reconhecidos. Talvez você receba uma recompensa como reconhecimento de seus esforços.

Dependendo da tirada, a carta do Imperador também pode significar alguém superior te inferiorizando e reprimindo no ambiente de trabalho. Veja como é sua relação com a chefia e fique atento. Tenha ciência de seu valor. Sua força de trabalho é uma prestação de serviço e você precisa ter em mente sua capacidade, pois essa relação é mantida por sua competência.

O significado do Imperador é muito positivo em cenários em que é preciso tomar o controle da situação e avançar com firmeza para superar obstáculos. Essa carta também diz que você deve evitar comportamentos negativos e não valorizar pensamentos que influenciem sua autoestima.

Para desempregados

Se você está buscando trabalho, prepare-se! Seus pedidos serão atendidos. Quando a carta surge para a vida profissional, ela aponta uma tendência positiva para encontrar um emprego.

Aqui vale uma observação de análise da carta: o Imperador está sentado. Ele espera as coisas acontecerem e chegarem até ele. Mas, é preciso buscar as oportunidades! O melhor é levantar e ir atrás do que você quer.

A carta do Imperador tem diferentes significados que dependem muito do tipo de tiragem, mas em sua essência, ela anuncia um período bom, com muita proteção, segurança e que trará realizações.

Aspectos financeiros

Quando se fala em dinheiro a carta do Imperador é sucesso! Mas nada cai do céu e para alcançar esse patamar, é preciso trabalhar e confiar. O Imperador exige controle, disciplina e responsabilidade com o dinheiro. Tenha um orçamento. Saiba onde você usa seu dinheiro.

Combinações com a carta O Imperador

pessoa combinando cartas de tarot

Em uma leitura de Tarot, quando se usa, por exemplo, apenas os arcanos maiores, qualquer combinação é possível. Nesse cenário, o Imperador pode estar combinado com outras 20 cartas e cada uma apresenta um resultado. É preciso analisar as combinações de cartas que surgem na jogada.

Por exemplo, em uma tiragem que une O Imperador e A Morte. Temida por muitos quando surge, a carta da Morte significa apenas que um ciclo está terminando. Goste a pessoa ou não. Junto ao Imperador pode ser o sinal de que é preciso ser racional e aceitar as situações que a vida apresenta.

A seguir serão analisadas apenas algumas combinações positivas e negativas do Imperador em relação à outras cartas.

Combinações positivas

É importante ressaltar que todas as cartas do Tarot têm aspectos bons e ruins. Nem tudo é completamente bom ou ruim o tempo todo. Isso sempre depende do ângulo de observação.

O que dizer, por exemplo, de uma jogada que une O Imperador e O Sol? Essa é uma dupla muito positiva. O Sol é uma carta de alegria e harmonia. E o Imperador também é uma carta para o sucesso, mas depende de trabalho e pensamento estratégico.

Outro exemplo positivo é a união O Imperador e A Temperança. A última é uma carta de equilíbrio. Ela indica que é preciso manter a calma. Junto ao Imperador sugere paciência e racionalidade na tomada de decisões.

Combinações negativas

Mas e o lado negativo? O que faz uma combinação de cartas ser negativa? No Tarot, o aspecto menos positivo da carta acontece quando ela indica vícios e exageros em comportamento, por exemplo.

Na prática, o Imperador representa liderança, segurança, firmeza. E isso pode ser positivo, mas essas características mal desenvolvidas, podem indicar um comportamento autoritário, por exemplo.

O risco do aspecto negativo da carta do Imperador é de uma pessoa cair em uma situação em que ela se considere o centro do mundo e passe a cobrar das outras pessoas mais do que de si mesmo, julgando e exercendo sua força de formas opressivas.

Um pouco mais sobre a carta O Imperador

carta o imperador do tarot, invertida

As energias de proteção e cuidado marcam presença na carta do Imperador. Por outro lado, a falta de paciência, a imposição de normas e as determinações ditatoriais desse líder seriam os aspectos negativos.

Existem palavras que podem definir o arcano do Imperador. Essas palavras são proteção, cuidado, segurança, orientação, carinho e organização. Veja a seguir mais alguns aspectos dessa carta, além de seus desafios e dicas sobre como lidar com eles.

Na saúde

No terreno da saúde, a carta do Imperador mostra você sendo exigente demais consigo mesmo. Trabalhando demais, talvez. De qualquer forma, é importante lembrar que o esforço em excesso nem sempre significa que você vai conseguir o que quer. Portanto, tenha cuidado.

Se o Imperador aparecer na sua leitura na área da saúde, é preciso ouvir o seu corpo ou consultar um médico. Pois o Imperador ordena que você ouça o seu corpo e diminua o ritmo, se necessário.

Carta invertida

O Imperador na posição invertida indica que você está agindo mais com a emoção do que com a razão, o que faz com que você acabe se descontrolando diante dos problemas que surgem em seu caminho. É preciso buscar um equilíbrio para conseguir encontrar boas soluções e não entrar em desespero. Utilizar um pouco mais do raciocínio lógico trará benefícios.

Em outra leitura, pode indicar alguém autoritário que está abusando de seu status de poder para assumir o controle sobre suas ações e roubar a titularidade de suas ideias. Se este for o caso, será preciso manter a calma para conseguir aprender a lidar com essa situação e não sair prejudicado.

Utilizar um pouco mais do raciocínio lógico no momento só irá lhe trazer benefícios, ajudando-o a se estruturar melhor e se organizar estrategicamente para não acabar perdido.

Desafios

Outro aspecto negativo da carta é o fato de a pessoa não conseguir de forma alguma tomar o controle da própria vida, sem nenhum rumo ou estabilidade. Na primeira situação esse indivíduo pode começar a tornar-se autoritário e causar o mal para os próximos.

Dicas

Quando o assunto é autoridade e poder, é sempre bom garantir o equilíbrio. Um bom líder é quem consegue fazer valer suas ideias e vontades sem opressão. Além disso, para manter uma postura generosa é importante manter-se no centro, criando a estabilidade que você almeja.

A carta O Imperador pode sinalizar um bom momento para as relações profissionais?

cartas de tarot misturadas

O Imperador sinaliza que o sucesso é resultado da sua atuação. Talvez, o convite para ocupar uma posição de liderança chegue. Para o Imperador, a estabilidade, a estrutura e o foco são necessários para efetuar a transformação das ideias e sonhos em realidade, por isso mantenha seu esforço para ficar em evidência.

A carta do Imperador é a quarta dos arcanos maiores. Ela indica poder, trabalho, sucesso e o domínio da lógica sobre a emoção e da mente sobre o coração. Portanto, se o assunto é autoridade e poder, o melhor é garantir o equilíbrio. Um bom líder é aquele que consegue fazer valer suas ideias e vontades sem imposição.

Lembre-se de que ter uma postura generosa é importante manter-se no centro, criando a estabilidade que você deseja em seu ambiente de trabalho.

Autor deste artigo

Sou curiosa por natureza e gosto muito de ferramentas que nos ajudam a conhecer mais sobre nós mesmos. Terapias alternativas, cristais, sonhos, cartas.....são ferramentas que nos ajudam a saber mais sobre quem somos. Sou formada em jornalismo e acredito que a informação pode transformar as pessoas, por isso, eu escrevo.

Palavras-chave relacionadas


tarot cartomancia combinações

Artigos relacionados


O que significa sonhar com cartas de Tarot? Alguém lendo, cigano e mais!

O que significa sonhar com cartas de Tarot? Alguém lendo, cigano e mais!

Sonhar com Tarot significa estar com sorte? Descubra tudo sobre esse sonho nesse artigo!


Tarot: o que é, tipos de tiragens, significados das cartas e mais!

Tarot: o que é, tipos de tiragens, significados das cartas e mais!

Tarot, o oráculo ancestral que expõe segredos da alma em cartas na mesa. Leia neste artigo como desvendar as 78 cartas.


O que é o Método Peladan? No tarot, a tiragem, interpretação e mais!

O que é o Método Peladan? No tarot, a tiragem, interpretação e mais!

Desenvolvido pelo ocultista francês Joséphin Péladan, o método Péladan é excelente para descobrir os detalhes sobre uma situação específica. Saiba mais aqui!


Significado da carta Roda da Fortuna no Tarot: no amor, trabalho e mais!

Significado da carta Roda da Fortuna no Tarot: no amor, trabalho e mais!

A Roda da Fortuna é uma carta sobre carma, destino, ciclos de vida, flexibilidade e resiliência. Entenda seus significados em detalhes no artigo!


Tipos de Tarot: Marselha, Quântico, dos Anjos, Egípcio e mais!

Tipos de Tarot: Marselha, Quântico, dos Anjos, Egípcio e mais!

Decidir qual tipo de Tarot é o mais indicado para você é uma tarefa que pode ser difícil. Do Tarot de Waite ao Mitológico, este guia te ajudará nesta tarefa.


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.