16 Odus e seus significados: veja o que os búzios dos orixás te revelam!

16 Odus e seus significados: veja o que os búzios dos orixás te revelam!

Os búzios e orixás podem revelar muitas coisas a respeito da sua vida de um modo geral! Clique e descubra quais são os 16 Odus e seus significados!


O que são Odus?

Tabuleiro com búzios

Os Odus funcionam como presságios. Por si só, a palavra significa caminho e está associada à ideia de destino. Portanto, é algo que vai reger uma determinada pessoa do mundo do seu nascimento até o fim da sua vida.

Devido a isso, cada um possui o seu próprio Odu de origem. Eles são capazes de trazer características definidoras da personalidade, como o tipo de inteligência que cada um possui e a forma como ela se comporta no universo.

No artigo serão exploradas algumas características de 16 Odus, bem como aspectos que ajudam a entendê-los. Continue a leitura para saber mais.

Entendendo os Odus

Mulher fazendo adivinhação

Em linhas gerais, os Odus podem ser compreendidos como signos. Entretanto, a palavra signo nesse contexto não deve ser interpretada exatamente como no mesmo sentido que no zodíaco. Aqui, ela significa um registro arcático e deve ser compreendida como uma espécie de marca.

Assim, quando uma pessoa é filha de um determinado Odu, ela carregará todo o arquétipo relacionado a ele. Além disso, é possível diferenciar os Odus dos signos do zodíaco visto que eles não se fixam em uma determinada data. Para saber mais sobre como descobrir o seu Odu e a história deles, continue a leitura do artigo.

Como descobrir seu Odu?

Descobrir o seu Odu é algo bastante simples. Basta que a pessoa some a sua data de nascimento completa. Alguém que nasceu no dia 24/06/1988, precisará somar 2+4+6+1+9+8+8 até conseguir reduzir o resultado a um único algarismo, o 2.

A história dos Odus

Os Odus surgiram na África e estão ligados ao culto de Ifá, mas também podem ser usados no candomblé e interpretados no merindilogum. A palavra, por sua vez, possui origem na língua ioruba e o seu significado é destino.

O mito dos Odus

De acordo com os mitos de Odu, quando uma determinada pessoa se desvia dos caminhos propostos pelo seu signo, as coisas na sua vida não se encaixam mais. Isso acontece uma vez que ela está negando a sua essência.

Odu número 1 Okanran

Búzios em superfície branca

Okaran é o primeiro Odu e está associado ao elemento fogo, além de ser regido por Exu. É barulhento, gosta de confusões e tende a cria-las. Tem um temperamento perigoso e pode proporcionar uma série de surpresas negativas.

Ao redor de Okaran, tudo é variável e muda com uma velocidade impressionante. O Odu tem a tendência a se rebelar contra figuras de autoridades e quando aparece negativo, gera descontrole porque nada acontece de acordo com a vontade de quem o tem como signo.

Esta seção do artigo abordará as características e as influências de Okaran. Continue a leitura pra saber mais.

Orixá regente

Okanran é um Odu regido por Exu, o orixá guardião da comunicação. Entre as suas características é possível citar uma série de reações demasiadamente humanas e a sua imagem, para os fiéis da Umbanda e do Candomblé, representa proteção, justiça, paciência e força.

Em geral, a personalidade dos regidos por Exu é disciplinada e muito protetora, assim como o orixá, que é visto com o guardião daqueles que o cultuam.

Elemento

Okaran está ligado ao elemento fogo. Devido a isso, é um Odu associado ao movimento, ao tumulto e aos temperamentos explosivos. Portanto, pode se tornar muito perigoso e surpreender de uma forma desagradável às pessoas ao seu redor.

Além disso, a presença do elemento também o torna alguém explosivo, mas que, por vezes, adota posturas justificadas. No amor, o fogo garante que os regidos por Okaran sejam muito sedutores e inconstantes.

Positivo

Os regidos por Okaran tendem a ter sorte nos negócios. Muito disso está ligado à sua desconfiança, que faz com que ele não se envolva em nenhum tipo de transação ou sociedade sem antes avaliar muito bem os riscos.

Negativo

Entre os aspectos negativos de Okaran pode-se citar o extremismo. Os seus envolvimentos são rápidos, intempestivos e tudo ao redor dos regidos por esse Odu muda em uma velocidade impressionante. Pode ser associado à ideia de insubordinação e rebeldia.

Odu número 2 Ejiokô

Dois búzios em preto e branco

A aparente calma das águas de Ejiokô é interrompida pelas suas constantes dúvidas e incertezas. Esse Odu possui pensamento errático e mutável, o que reflete nas atitudes dos que são regidos pelo seu signo.

Além disso, Ejiokô é questionador. Por essa característica, tem a propensão a discutir, seja de forma benéfica para os envolvidos ou de forma destrutiva. Portanto, indica confusões e complicações no caminho.

Trata-se de um Odu de personalidade forte, objetivos e muita sinceridade. Para saber mais a seu respeito, continue a leitura do artigo. A próxima seção se dedica somente a Ejiokô e às suas características gerais.

Orixá regente

Ejiokô é regido por Ibeji e Obá. O primeiro, na mitologia ioruba, é o protetor dos gêmeos Taiwo e Kehide. Segundo as crenças africanas, Kehnide enviada Taiwo para supervisor o mundo por ter nascido primeiro e ser o mais velho.

Obá é a primeira esposa de Xangô. Trata-se de uma guerreira que usa vermelho e branco, além de portar um arco e flecha. É considerada a senhora da Sociedade Elecô.

Elemento

Ejiokô é regido pelo elemento Água. Os rituais dedicados a esse Odu devem ser feitos sempre à beira de algum rio ou cachoeira. Além disso, devido à sua associação com a água, a sua calma é apenas aparente.

A fluidez do elemento faz com que Ejiokô e aqueles que o têm como signo estejam sempre em dúvida a respeito de todas as áreas da sua vida. É um Odu questionador.

Positivo

Os regidos por Ejiokô são donos de personalidades fortes e têm objetivos firmes na vida. Além disso, são francos, sinceros e não aceitam ser tratados com falsidade. Também é importante destacar o seu espírito de luta e propenso ao sacrifício.

Negativo

Quem tem Eijokô como signo está em constante mutação devido às suas dúvidas. Os seus desejos mudam rapidamente e fazem com que brigas e complicações se tornem parte da sua rotina. Questionam o afeto que os demais lhe dão.

Odu número 3 Eta Ogundá

Três búzios em superfície branca

Etá Ogundá é o terceiro Odu. Conhecido pela sua capacidade de luta e pela sua vontade de vencer, ele consegue realizar os sues objetivos, especialmente quando estão associados ao trabalho.

Entretanto, quando se fala sobre família, Etá Ogundá indica uma série de brigas e pode apontar para rivalidades e traições. Quando negativo, o Odu demanda cuidado, visto que pode anular os presságios para a carreira e causar problemas nessa área.

As principais características de Etá Ogundá serão abordadas nesta seção do artigo, considerando pontos como o seu orixá regente e também o seu elemento. Continue a leitura para saber mais.

Orixá regente

Eta Ogundá é regido por Oxum, orixá que reina sobre as águas doces. Além disso, é considerada a senhora da fertilidade, da beleza, da sensibilidade, do dinheiro e da riqueza espiritual.

Em linhas gerais, a sua representação consiste em uma mulher africada coberta de joias e ouro da cabeça aos pés. Ela é elegante e está sentada à beira de um rio segurando um espelho dourado enquanto amamenta um bebê.

Elemento

O elemento de Eta Ogundá é a Água, o que está associado com a figura de Oxum. Logo, esse Odu é obstinado, apaixonado pela agitação, pela luta e pela ideia de vitória. Em geral, tende à criatividade e é dedicado ao trabalho.

Em contextos de discussão, Eta Ogundá pede cuidado porque é um indicativo de brigas, discussões e desordem. Ele também sugere uma série de rivalidades intensas e possíveis traições.

Positivo

As situações de vitória são o ponto positivo de Eta Ogundá, especialmente quando se fala sobre as discussões. Além disso, as suas características de produtividade e de realização também podem ser apontadas como muito benéficas para os seus regidos.

Negativo

Quando negativo, esse Odu indica dificuldades nos negócios e no trabalho. Além disso, fala sobre o surgimento de uma série de situações de dificuldades, que precisarão de muito esforço para serem resolvidas devido aos vários obstáculos gerados para os regidos.

Odu número 4 Irossun

Pessoa na frente do mar jogando vários búzios na areia

Irossun é um Odu que indica pessoas generosas. Além disso, os seus regentes possuem a intuição aguçada e uma forte conexão com os seus aspectos místicos e espirituais. De uma forma geral, são pessoas dadas ao trabalho manual e podem ter sucesso em áreas como as vendas.

Entretanto, Irossun tem sérias tendências a sofrer com traições na sua vida, especialmente amorosas. Também pode acabar sofrendo com acidentes e se tornar alvo da inveja dos inimigos, sendo constantemente caluniado.

Trata-se de um Odu bastante associado ao feminino devido a um dos seus regentes, Iemanjá. Para saber mais sobre, continue a leitura.

Orixá regente

Irossun é regido por Iemanjá e por Eguns. A primeira é um orixá feminino e considerada a mãe de todos os outros orixás, além de ser a responsável por decidir o destino de todas as pessoas que entram no mar.

Eguns, por sua vez, fala sobre um espírito evoluído, considerado como iluminado, que pode estar associado à família. Porém, pode ter um significado negativo e representar também um espírito obsessor.

Elemento

O elemento deste Odu é a Água. Assim, ele gera regidos que são intuitivos, místicos, generosos e muito sinceros. Também vale ressaltar que essas pessoas possuem mentes perigosas e, portanto, sempre precisam descobrir o que fazer.

Tendem a causar a inveja dos seus inimigos e, portanto, são constantemente vítimas de perseguições e podem ser caluniados com frequência. Fala ainda sobre separações e miséria, que geralmente são problemas característicos de eguns.

Positivo

A fertilidade é um aspecto positivo desse Odu. Além disso, também se conecta com a ideia de trabalho, de vitória através do esforço e da conquista material. Sobre esta última, vale citar que ela pode ter baixo valor monetário.

Negativo

O lado negativo de Irossun aborda calúnias, riscos de acidentes e aponta para o fato de que homens devem ser evitados, assim como mulheres que tendem a falar demais. Também pode indicar o recebimento de más notícias e doenças.

Odu número 5 Oxê

Muitos búzios

Oxê é regido por Oxum e pela Água. Então, quem tem esse Odu como signo, em geral, são tranquilas e têm a objetividade como das suas características marcantes. Além disso, a sua serenidade auxilia na resolução de situações complexas.

Portanto, o conhecimento dessa virtude é essencial para essas pessoas. Isso acontece porque ela pode ser usada para que elas consigam atingir os seus objetivos práticos. Porém, vale destacar que Oxê possui um lado negativo e vingativo, especialmente quando é traído pelas pessoas que ama. Para saber mais a respeito desse Odu e das suas características, continue a leitura do artigo.

Orixá regente

Oxê tem Oxum como seu orixá regente. Isso está ligado com o fato de que o Odu foi gerado à beira do rio e a partir de cinco espelhos e um pano amarelo. Além disso, também vale destacar a presença de uma bandeira branca durante a ocasião.

Ainda é interessante pontuar que Oxê foi concebido sem pecado original da natureza. Devido a isso, pode ser considerado o Odu da feitiçaria.

Elemento

Oxê também está associado ao elemento Água. Portanto, os que têm esse Odu como signo são pessoas sensíveis, ligadas à fertilidade, ao amor e à paz. Também se preocupam bastante com os demais e, por vezes, sentem a sua dor de forma muito intensa.

Quando traídos, especialmente pelos seus amores, se tornam muito vingativos, visto que fizeram de tudo para ajudar e ainda assim não tiveram a sua dedicação reconhecida.

Positivo

A sua capacidade de conseguir lucros é uma das suas principais características positivas. Entretanto, também é importante citar o caráter transformador e mutável de Oxê como algo benéfico do Odu, especialmente para os que sabem aproveita-lo com sabedoria.

Negativo

O aspecto negativo de Oxê tende a causar uma série de perdas e problemas de saúde, especialmente ligados ao ventre. Além disso, nesse estado o Odu tende a se tornar mentiroso e a trazer consigo a degeneração e a destruição.

Odu número 6 Obará

Quatro búzios enfileirados na mão de uma pessoa

Obará é regido por Xangô e Oxóssi, além de ser comandado pelo Fogo. Tem forte associação com a justiça, com o atrevimento e com a ideia de provedor. Os seus regidos tendem a ser pessoas que conquistam as coisas que desejam.

Essa capacidade de vencer está diretamente associada ao trabalho e, inclusive, quem tem Obará com o Odu tende a ocupar postos relacionados à Justiça, como advogado ou juiz, transformando o cumprimento da lei em um dever.

Esta seção do artigo vai explorar mais detalhes a respeito de Obará, bem como dos seus pontos negativos e positivos. Continue a leitura.

Orixá regente

Obará é regido por Xangô, o orixá da justiça e do trovão. É a representação da virilidade, do atrevimento, da violência e da justiça. Assim, é responsável por punir pessoas que mentem e cometem delitos. Aqueles que são atingidos pelo raio de Xangô, ficam marcados pela cólera.

O seu outro regente é Oxóssi, que tem relação com a caça, a fartura, o sustento e os animais. É astuto, sábio e ardiloso.

Elemento

O elemento de Obará é o fogo. Logo, as pessoas que têm esse orixá como signo estão acostumadas a lutar por aquilo que desejam e, em geral, conseguem conquistar os seus objetivos.

Além disso, esse Odu tem grande proteção espiritual devido ao fogo e muita força de vontade. Precisam aprender a se manter calados sobre os seus projetos pessoais e determinar mais claramente o que é preciso para começar a executa-los.

Positivo

Obará é um Odu que garante proteção espiritual. A vitória que aqueles que o têm como signo conquista está ligada a isso e também à sua grande vontade de vencer através do trabalho. Costumam trabalhar com questões relativas à lei.

Negativo

O ponto negativo de Obará é a má sorte no amor. Portanto, quem o tem como signo deve aprender a não se iludir e a não fazer grandes exigências dos parceiros porque a má sorte está ao seu lado.

Odu número 7 Odi

Pessoa pegando búzios na areia

Odi é um dos Odus mais ricos e prósperos. Além disso, devido à sua associação com o orixá Obalauiê, ele tem forte ligação com a cura e com a capacidade de manutenção do equilíbrio na área da saúde, tanto física quanto mental.

Dessa forma, quem tem Odi como seu Odu tende a ter fé na vida e consegue multiplicar o seu dinheiro exatamente por essa característica e pela sorte trazida por ele. Portanto, são pessoas que têm boa organização financeira e tendem a se dar muito bem na carreira. A seguir, serão explorados mais alguns detalhes a respeito de Odi.

Orixá regente

Odi tem como orixá regente Obalauiê, que é associado à cura em todos os aspectos. Ele é o protetor da saúde e das pessoas mais velhas, sendo chamado sempre que é necessário afastar algum tipo de enfermidade da vida das pessoas.

Além disso, Obalauiê também se volta para a manutenção da saúde mental e do equilíbrio emocional. Muitas pessoas o associam equivocadamente à morte devido à sua proximidade com Iku.

Elemento

Odi tem como elemento o Fogo. Isso torna as pessoas que têm esse Odu alegres, satisfeitas e muito amigas. Além disso, elas estão sempre em busca de sucesso e gostam de fartura, dinheiro e sexo.

Além disso, a sua vida financeira é sempre organizada e gostam de se aperfeiçoar cada vez mais para ter rendimentos. Assim, Odi é um dos Odus mais ricos e prósperos, que representa pessoas do bem.

Positivo

Quem tem Odi como signo, mesmo quando não está bem, prefere não perder tempo se lamentando. Dessa forma, uma das principais características do seu lado positivo é manter o ânimo em alta independente dos acontecimentos cotidianos, que não interferem nisso.

Negativo

Quando negativado, Odi traz caminhos fechados e dificuldades. Em geral, ele provoca uma série de fracassos na vida conjugal e na carreira. A destruição desse Odu pode ser devastadora e quem o tem como signo não conseguirá se fixar.

Odu número 8 Ejioníle

Mulher fazendo leitura de búzios

Ejioníle está ligado à força do sol, do fogo e do céu, se tornando um dos Odus mais quentes. Se isso traz características positivas, como a sua capacidade de se manter ativo o tempo todo, pode também se tornar bastante danoso em alguns cenários.

Portanto, Ejioníle tem características que o tornam irritadiço e difícil de lidar. Logo, os conflitos se fazem presentes no caminho daqueles que têm esse Odu como signo. Entretanto, apesar do seu temperamento, tende a guardar tudo o que sente e nunca machucariam alguém por querer. Saiba mais a respeito continuando a leitura dessa seção do artigo.

Orixá regente

Ejionile é regido pelo orixá Oxaguiã que tem a liderança como característica marcante. Os seus filhos tendem a ser pessoas orgulhosas e que falam mais do que deveriam. Entretanto, também se voltam muito para a vida familiar e são bastante calmos.

A determinação também é uma característica marcante de Oxaguiã, o que torna quem se afilia a ele valente, intuitivo, instável e voltado para a sexualidade e o romantismo.

Elemento

O Odu tem como elemento regente o fogo. Portanto, possui uma série de características dinâmicas e que o impele a conquistar os seus objetivos. Buscar o que deseja é quase um instinto para os regidos por Ejionile.

Além disso, o elemento também faz com que esse Odu esteja associado a características como a expansão, o orgulho e a vaidade. Pode se tornar vingativo e falso quando sente ódio de alguém.

Positivo

A disposição para se manter ativo é a principal característica daqueles que têm Ejionile como seu Odu. Além disso, a sua agilidade mental e vontade de atingir o sucesso também podem ser destacadas como pontos positivos da sua personalidade.

Negativo

Devido à sua vontade de ter sucesso e ser reconhecido, Ejionile pode se tornar um Odu ligado à inveja. Porém, ele tende a manter esse sentimento oculto das outras pessoas e seria incapaz de fazer mal para alguém conscientemente.

Odu número 9 Ossá

Búzios em superfície branca

Ossá é regido por Iemanjá e associado ao elemento água. Devido a essas duas conexões, é um Odu extremamente feminino e relacionado à feitiçaria e a outras práticas que foram historicamente atribuídas às mulheres. Além disso, essa conexão faz com que Ossá seja fértil.

As pessoas que têm ligação com Ossá estão sempre em busca de se conhecer melhor. Gostam de dominar os assuntos importantes para o mundo e de adquirir conhecimento de uma forma geral. Entretanto, precisam aprender a usar a sua sabedoria. Ao longo da próxima seção do artigo serão discutidas algumas características de Ossá. Continue a leitura.

Orixá regente

Ossá é regido por Iemanjá, a mãe de todos os outros orixás e a rainha das águas salgadas. Ela é a responsável por decidir o destino de todas as pessoas que decidem entrar no mar e é considerada a “Afrodite brasileira”, visto que muitas pessoas apaixonadas recorrem a ela para obter conselhos. Iemanjá e um orixá ligado ao feminino pela ideia de maternidade e pela sua associação com a fertilidade.

Elemento

O elemento de Ossá é a água, o que indica características como o dinamismo e a capacidade de apoiar as pessoas que estão ao seu redor. Possui ligação com a feitiçaria e com as práticas femininas, como a capacidade de se doar de forma incondicional para algum propósito maior.

A presença da água também garante expansão social e abundância, bem como a capacidade de realizar projetos de vida em geral.

Positivo

A busca pelo autoconhecimento é uma das características mais positivas e marcantes de quem tem Ossá como signo. Assim, essas pessoas desejam se informar sobre o mundo o tempo. Mas, precisam de sabedoria para administrar os seus dons corretamente.

Negativo

As influências negativas do egungum serão uma constante na vida das pessoas que têm Ossá como Odu. Assim, várias situações de desespero e choro se tornarão parte do cotidiano. Logo, devem estar atentas à possibilidade de atrair amizades falsas.

Odu número 10 Ofun

Jogo de búzios

Ofun é regido por Oxalufã e tem a Água como elemento. Devido à sua associação com um orixá idoso, herda as características de paciência e de bondade, sendo capaz de sempre oferecer ajuda àqueles que precisam. Isso é algo que se reflete nas pessoas ligadas a esse Odu.

Porém, tanta tranquilidade revela a necessidade de proteção, especialmente contra traições que podem surgir de lugares inesperados. É por isso que Ofun adota mecanismos de defesa bastante elaborados para se proteger e impedir que pessoas que desejam abusar da sua boa vontade cheguem perto. Leia a seguir mais informações sobre o Odu.

Orixá regente

Ofun tem como orixá regente Oxalufã, que é muito velho e anda com alguma dificuldade e hesitação. Ele é considerado o orixá da paz e da paciência, de forma que todas as suas características estão ligadas à tranquilidade e à calma.

Os seus filhos são pessoas doces, que andam e falam devagar. Em geral, são bondosos e sabem quais sentimentos devem ser alimentados e quais vão fazer mal para eles.

Elemento

O elemento regente de Ofun é a Água. Isso é um indicativo de que ele receberá a ajuda que precisa para se apoiar e para vencer os obstáculos que se colocarem no seu caminho. De certa forma, isso acontece porque as pessoas ligadas a esse Odu não têm medo de pedir ajuda quando precisam. As pessoas influenciadas por Ofun são honestas, inteligentes e sabem cultivar as boas amizades na vida.

Positivo

O lado positivo de Ofun é muito positivo. É voltado para a caridade e tem muita paciência. Conseguem compreender com facilidade os seus problemas e estão sempre dispostos a tomar a frente para ajudar quem precisa do seu auxílio.

Negativo

É importante que os influenciados por esse Odu apendam desde cedo a tomar cuidado com traições, especialmente vidas de pessoas próximas. Elas podem gerar uma série de calúnias e até culminar em situações mais sérias, envolvendo figuras de autoridade.

Odu número 11 Owarin

Leitura de búzios

Owarin é regido por Iansã e pelo o elemento Fogo. Quando está positivo, esse Odu garante às pessoas que se ligam a ele tendem a conquistar relacionamentos afetivos longos e duradouros, algo que é desejado por elas porque Owarin tem conexão forte com a sexualidade e a reprodução.

Entretanto, quando esse Odu está negativo, ele denota uma pessoa incapaz de permanecer muito tempo no mesmo lugar, o que pode gerar uma série de fracassos, tanto na vida afetiva quanto na financeira. Essa impaciência está ligada à sua vontade de explorar todas as suas potencialidades. Saiba mais sobre Owarin a seguir.

Orixá regente

Owarin é regido por Iansã, a comandante dos raios. Ela é uma das esposas de Xangô e compreendida como uma das entidades mais guerreiras. Esse orixá foi sincretizado para a igreja católica e atualmente é conhecido como Santa Bárbara nessa religião.

O outro regente de Owarin é Exu, um mensageiro entre seres humanos e divindades que possui a ambivalência como a principal característica, sendo considerado um os orixás mais humanos.

Elemento

Owarin é um Odu do elemento Fogo. Isso faz com que ele seja extremamente ligado à sexualidade, mas mais no sentido da sedução. Além disso, o seu elemento também lhe dá características obstinadas que refletem na personalidade das pessoas ligadas a Owarin, fazendo com que elas sejam incapazes de desistir dos seus sonhos. Trata-se de um Odu considerado feminino e ligado também à reprodução, o que pede atenção ao útero.

Positivo

Um dos pontos mais positivos de Owarin é a forma como ele encara o amor. Logo, aqueles que se ligam a esse Odu têm a tendência a conquistar relacionamentos que sejam longos, prósperos e duradouros, algo que elas desejam.

Negativo

Geralmente a ligação com Owarin torna as pessoas volúveis e suscetíveis às más influências. Além disso, a sua pressa e vontade de ter tudo ao mesmo tempo faz com que elas não consigam permanecer muito tempo no mesmo lugar.

Odu número 12 Ejilaxeborá

Vários búzios em um pote

O orixá regente de Ejilaxeborá é Xangô e a sua influência nesse Odu é bastante grande. Xangô é a representação da necessidade de justiça e tem ligação direta com a ideia de encontrar a alegria de viver. Além disso, as suas características são excessivamente masculinas.

Isso justifica a ideia de conflito presente em Ejilaxeborá e justifica a arrogância que o Odu pode acabar apresentando em alguns momentos da sua vida. Assim, vale citar que a oposição é uma característica marcante de Ejilaxeborá e responsável por conflitos marcados por dualidade. A seguir, mais características desse Odu serão exploradas. Continue a leitura.

Orixá regente

Ejilaxeborá é regido por Xangô, que é o orixá da justiça, da virilidade, dos trovões e do fogo. Ele também é associado à figura de um guerreiro, um bruxo e um rei tirano. Em linhas gerais, ele representa a necessidade de encontrar a alegria de viver.

É possível afirmar que se trata de um orixá muito masculino, que exalta a beleza desse sexo, bem como a sua inteligência e paixão.

Elemento

Ejilaxeborá é um Odu associado ao Fogo. Isso faz com que ele esteja associado a duas forças que entram em conflito. O resultado da disputa, por sua vez, pende sempre para o lado mais forte. A sua ligação com a oposição é forte.

Expressa a ideia de troca entre duas pessoas, podendo estar ligado ao casamento, aos pactos, aos acordos ou qualquer outro compromisso que pressuponha contrato entre duas partes.

Positivo

A característica positiva marcante de Ejilaxeborá é o seu senso de justiça. Isso repercute na personalidade das pessoas ligadas ao Odu e faz com que elas somente atinjam as suas vitórias de forma admirável e dando o seu melhor.

Negativo

O lado negativo de Ejilaxeborá é expresso pela sua arrogância. Devido às suas várias qualidades, as pessoas ligadas a esse Odu podem acabar se colocando acima das demais. Além disso, precisam tomar cuidado com o ciúme nos seus relacionamentos.

Odu número 13 Ejiologbon

Vários búzios em um pote

Ejiologbon tem dois regentes: Nanã e Obaluaê. Portanto, a sua associação com as pessoas mais velhas e a sabedoria é bastante forte. Além disso, o Odu tem a Terra como elemento, o que faz com que ele seja capaz de concretizar os seus planos e tenha boa capacidade de comunicação.

Entretanto, as pessoas associadas à Ejiologbon são teimosas. Dessa forma, só fazem aquilo que desejam e quando desejam, sendo esta uma das suas características mais negativas em meio às várias qualidades. A próxima seção do artigo vai se dedicar a abordar mais detalhes sobre esse Odu. Continue com a leitura.

Orixá regente

Ejiologbon é regido por Nanã e por Obaluaê. O primeiro orixá tem ligação com a sabedoria e com as águas paradas. Normalmente a figura de Nanã é associada à de uma anciã e devido a isso ela é carinhosamente chamada de avó nas religiões afro-brasileiras.

A respeito de Obaluaê, é possível destacar que esse é o orixá voltado para a cura e para proteger a saúde de pessoas mais velhas.

Elemento

O elemento de Ejiologbon é a Terra. Assim, esse Odu se volta para combates difíceis e usa a sua sagacidade e as suas habilidades para conseguir conquistar o bem-estar e a fortuna que deseja. Ele se dá bem em atividades ligadas à comunicação devido à sua eloquência.

Também vale destacar que Ejiologbon possui uma intuição aguçada e boa capacidade para convencer as pessoas a fazer aquilo que ele deseja concretizar.

Positivo

As pessoas ligadas à Ejiologbon são adaptáveis. Dessa forma, o seu poder de raciocínio faz com que elas consigam se adequar aos mais diversos locais com facilidade absurda. Isso também está associado à incrível capacidade de comunicação do Odu.

Negativo

Ejiologbon dá àqueles que se conectam com ele uma tendência a melancolia. Portanto, embora ele tenha um forte poder de realização, isso depende da vontade do Odu e caso ele não queira fazer uma determinada tarefa, vai ignorá-la totalmente.

Odu número 14 Iká

Vários búzios brancos

Iká é um Odu muito ligado à ideia de superação. Aqueles que são associados a ela aprendem a lidar com as dificuldades da vida para conseguir ultrapassa-las de forma eficaz. Além disso, mesmo quando estão no meio das turbulências preferem olha-las como contratempos.

Tudo isso tem ligação direta com a sabedoria de Iká, que é regida por Ewá e por Oxumaré. Esses dois orixás possuem conexão direta com a sabedoria e a superação que reflete na personalidade dos ligados a este Odu. A próxima seção do artigo vai se dedicar a abordar alguns aspectos de Ewá. Continue com a leitura.

Orixá regente

Os regentes de Iká são Ewá e Oxumaré. A primeira é um símbolo de beleza e de sensualidade, além de estar associada com a sabedoria devido ao fato de que possui a vidência como dom. Também vale ressaltar a sua associação com a pureza, da qual ela é protetora.

Oxumaré, por sua vez, e a conexão entre o céu e a terra. Tem associação com as dificuldades, mas também com a superação.

Elemento

Iká é um Odu do elemento Água, algo que favorece o despertar e as boas surpresas. Em geral, fala sobre a capacidade de triunfar sobre os inimigos e conseguir controlar situações que poderiam ser tumultuadas. Isso está ligado à coragem de Iká.

Além disso, a Água lhe dá a fluidez necessária para conseguir se sair bem em negociações de várias naturezas diferentes, quer se fale de negócios ou de relacionamentos afetivos.

Positivo

O lado positivo de Iká aponta para uma vida feliz para as pessoas que estão associadas ao Odu. Assim, elas tendem a conquistar boas amizades ao longo da vida e conseguem passar pelas tempestades do caminho de forma eficiente.

Negativo

Quando Iká está no seu aspecto mais negativo, ela fala a respeito de impotência e tem a tendência a trazer uma série de brigas, vinganças, perversidade e de agressões para a vida das pessoas que têm associação com ela.

Odu número 15 Obeogundá

Foto de um búzios de perto

Obeogundá é influenciado diretamente por Ewá, a deusa da intuição, além de ser regido pelo elemento Água. Porém, ao mesmo tempo em que a sabedoria e o dinamismo fazem parte das suas características, ele demonstra resistência às mudanças.

Assim, as pessoas que têm alguma associação a esse Odu tendem a enfrentar problemas com a estagnação na sua vida, especialmente no campo profissional. Por outro lado, a felicidade no amor é uma perspectiva bastante real devido à regência de Ewá, que também é ligada à beleza e à sensualidade. A seguir, são discutidos alguns aspectos de Obeogundá para ampliar o seu significado.

Orixá regente

Obeogundá tem influência de Ewá, a deusa da intuição que o dom da vidência. Além disso, está associada à ideia de pureza e protege as pessoas que são castas. Outro ponto interessante a respeito de Ewá é a sua ligação com a beleza e com a sensualidade.

É possível afirmar também que esse é um orixá considerado feminino e sábio, características que são transmitidas àqueles que se ligam a ele.

Elemento

O elemento regente de Obeogundá é a Água. Isso dá ao Odu características como o dinamismo, que existe previamente, mas tende a ser potencializado por essa relação. Assim, ele se torna um auxílio muito poderoso. Entretanto, isso pode acabar sendo levado para o lado da impulsividade.

A sua relação com a Água ainda denota a capacidade de atingir objetivos, mas indica que as suas possibilidades de sucesso não serão muitas.

Positivo

Obeogundá traz a chance de felicidade no amor. Porém, isso não vem sem algumas batalhas e os ligados ao Odu precisam batalhar para se manter ao lado da pessoa amada, visto que a concorrência sempre estará no seu caminho.

Negativo

A estagnação é o aspecto negativo de Obeogundá. Em geral, ela é decorrente da característica mimada desse Odu, que acarreta em uma inflexibilidade de opiniões mesmo que os regidos por ele percebam que estão errados. Indica resistência à mudança.

Odu número 16 Ejibê ou Alafia

Jogo de búzios

Ejibê ou Alafiá é um Odu positivo e encontrar os seus aspectos negativos é uma tarefa complexa. As pessoas influenciadas por ele têm a tendência a estar sempre de bem com a vida e o progresso é uma realidade no seu caminho.

Isso acontece porque Alafiá é regido por Oxalá e Orumilá, ambos ligados ao divino e à ideia de criação. Portanto, a sua influência torna os ligados a esse Odu pessoas com o lado espiritual desenvolvido. E é exatamente essa característica que vai fazer com que elas consigam se manter constantemente tranquilas. A seguir, saiba mais sobre esse Odu.

Orixá regente

Alafiá é regido por Oxalá e por Orumilá. O primeiro está associado à criação do mundo e é o orixá mais respeitado das religiões de matriz africana. Também pode ser interpretado como um símbolo de paz, sendo sempre sereno e pacificador.

No que tange a Orumilá, ele tem ligação direta com a profecia e a adivinhação. Assim, é considerado um orixá muito voltado para a sabedoria de uma forma geral.

Elemento

O elemento que rege Alafiá é o Ar. Está ligado à ideia de hesitação em situações que demandam agir por instinto. Fala sobre os devaneios, os sonhos e as pessoas que são ligadas a esse Odu costumam ter inclinações artísticas, visto que são sensíveis e afetuosas.

Além disso, vale citar que a conexão com o Ar dá a Alafiá características femininas, de forma que a sua representação é um busto.

Positivo

A pureza, sem dúvidas, é o aspecto mais positivo de Alafiá. Assim, as pessoas que são influenciadas por esse Odu tendem a espalhar a felicidade e paz em todos os espaços pelos quais transitam, tornando qualquer ambiente mais harmônico.

Negativo

Não existem muitas características negativas pra Alafiá. Porém, o Odu demanda cuidado com questões relativas ao progresso, que pode ser interrompido pela acomodação e causar um declínio na vida. O caminho para contornar isso é encontrar o ponto de equilíbrio.

O que fazer quando o Odu estiver negativo?

búzios na areia

É possível afirmar que não existe uma fórmula mágica para resolver problemas quando um Odu está negativo. Além disso, a negatividade não será a sua única característica, mas sim uma fase transitória e que deve ser tratada como tal.

Entretanto, existem formas de minimizar os danos causados pelo Odu negativo fazendo algumas coisas para melhorar a sintonia com ele. A primeira delas é analisar o próprio comportamento, especialmente no sentido de evitar reclamações constantes sobre o mesmo tema.

Essas reclamações devem ser deixas de lado especialmente quando não são seguidas de ações. Logo, o caminho é a mudanças de atitude.

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


búzios

Artigos relacionados


Jogo de búzios na umbanda: origem, como funciona, Odús e mais!

Jogo de búzios na umbanda: origem, como funciona, Odús e mais!

O jogo de búzios é o oráculo das religiões africanas que pode revelar muito sobre os caminhos a percorrer. Descubra todos os segredos!


Odu 15 Obeogundá: história, orixás, arquétipos, negativo e mais!

Odu 15 Obeogundá: história, orixás, arquétipos, negativo e mais!

Conheça sua história do Odu 15 Obeogundá, seus orixás regentes, as características positivas e negativas e sua personalidade. Clique e descubra!


Odu Odi 7: Orixá regente, significado, amor, negativo e mais!

Odu Odi 7: Orixá regente, significado, amor, negativo e mais!

Conheça Odu 7 Odi e seu significado para o amor, tendências positivas e negativas, seus Orixás regentes e como ele pode auxiliar no autoconhecimento.


Odu 14 Iká: orixá regente, significado, amor, negativo e mais!

Odu 14 Iká: orixá regente, significado, amor, negativo e mais!

Considerado um Odu da sabedoria, Iká responde a quatro orixás e é conhecido por trazer um imenso senso de responsabilidade e um saber excepcional. Confira!


Odu 2 Ejioko: orixá regente, arquétipos, amor, negativo e mais!

Odu 2 Ejioko: orixá regente, arquétipos, amor, negativo e mais!

As pessoas regidas pelo Odu 2 Ejioko são alegres, amam demais e são muito intensas. Conheça mais detalhes sobre esse Odu.


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no Sonho Astral


horas animais signos búzios orações religiões números