Oração para fazer uma prova tranquila: vestibulares, concursos e mais!

Oração para fazer uma prova tranquila: vestibulares, concursos e mais!

Independente de qual seja a sua fé, existem inúmeras orações que têm o poder de trazer calma e discernimento nesse momento de tensão. Descubra aqui as melhores!


Por que realizar uma oração para fazer uma prova tranquila?

Mulher sorridente fazendo uma oração

Antes de realizar uma prova importante, seja na faculdade, em um concurso ou qualquer outra coisa, é normal se encher de uma certa tensão, preocupação e até mesmo ansiedade. Isso ocorre porque muitas vezes o resultado de uma simples prova pode colocar em jogo o esforço de anos e anos de preparação.

Para evitar que essas sensações lhe atrapalhem, além de estudar o conteúdo é fundamental que você cuide da sua alimentação e também da sua saúde mental. No entanto, se você é uma pessoa de fé, uma outra coisa também pode lhe ajudar bastante: a oração.

Existem inúmeras preces que podem lhe ajudar a se acalmar, e deixar sua mente livre de preocupações ou qualquer outro sentimento ruim, durante a prova. Confira a seguir algumas informações importantes sobre essas preces, além é claro de conhecer as orações que poderão lhe ajudar.

Qual a finalidade da oração para fazer uma prova tranquila?

Mulher fazendo orando enquanto estuda

Uma oração para fazer uma prova tranquila tem como finalidade lhe acalmar, de maneira que sua mente não se encha de pensamentos negativos que possam te causar medo e ansiedade.

Além disso, essas preces podem auxiliar ainda a abrir sua mente caso dê o famoso “branco” diante algumas questões. Seja como for, uma coisa é fato, uma oração feita em um lugar tranquilo sempre trará paz para qualquer âmbito de sua vida. Confira a seguir algumas informações interessantes sobre as orações antes de prova.

O que fazer antes da oração para uma prova tranquila

Antes de uma oração é sempre fundamental que você proporcione um ambiente que facilite sua conexão com o divino. Assim, encontre um local calmo e arejado, no qual você poderá ficar sozinho e abrir seu coração, colocando para fora todas as suas necessidades daquele momento.

Seja qual for a sua fé, além de pedir para que você possa fazer uma boa prova, lembre-se de colocar também tudo nas mãos de Deus, ou de qualquer outra força maior na qual você acredite. Pois Ele sabe o que é melhor para você.

Assim, se você estiver de fato preparado para realizar essa prova, e mesmo assim não passar ou não conseguir a vaga, mantenha a esperança e entenda que isso pode ter sido o melhor para você naquele momento.

O que fazer depois da oração para uma boa prova

O primeiro passo é se concentrar, acreditar em você e realizar a tão temida prova. Após a realização da mesma, a primeira coisa a se fazer é agradecer, independente de qual tenha sido o seu desempenho. Antes de mais nada, vale lembrar que você precisa ter a plena consciência de que se preparou e deu o seu melhor.

Isso é muito importante, pois muitas pessoas não se dedicam e depois tendem a colocar a culpa nos céus. Assim, se você sabe que fez tudo que podia fazer e mesmo assim acredita que seu desempenho poderia ter sido melhor, agradeça e fique tranquilo.

Lembre-se que o plano Divino sabe de tudo e está preparando o melhor caminho para você. Agora, se você sentir que fez uma boa prova, novamente a dica é a mesma. Volte a agradecer, pois certamente você está no caminho correto, que está sendo preparado pelas forças superiores.

Como um estudante deve orar

Por mais que possa parecer algo difícil para algumas pessoas, saiba que a oração é algo extremamente simples, e não existe mistério para realizá-la. Assim, um estudante deve orar como qualquer outra pessoa que possa pedir as mais diferentes graças.

O primeiro passo certamente é em relação a sua concentração. Entenda que a oração é uma forma de conexão com o Divino, e por isso ao fazê-la, você deve estar com o coração aberto e a mente arejada. É necessário se desligar de outros pensamentos que não tenham relação com a sua prece.

Ao pedir por uma prova tranquila, você deve ainda colocar todo o seu destino nas mãos de Deus ou da força que você acredita. Peça para que ele possa lhe tranquilizar e iluminar durante o teste, de maneira que você consiga fazer o seu melhor. Além disso, peça ainda para que ela permita que aconteça aquilo que for melhor para você, mesmo que isso seja um resultado negativo em sua prova.

Orações para fazer uma prova tranquila

Mulher estudando com Bíblia ao lado

Quando o assunto é oração para uma prova tranquila, existem as mais diversas preces. Elas vão desde uma simples reza para se fazer antes de uma prova, até uma oração para um estudante que se encontra desesperado.

Continue acompanhando a leitura a seguir, pois certamente você encontrará a oração ideal para o seu momento. Veja.

Oração para fazer antes da prova

Aquele momento em que você se senta na carteira da sala de aula, minutos antes de realizar a sua prova, e o nervosismo começa a bater, parece ser um período de “tortura” sem fim. Milhões de coisas começam a passar pela cabeça, e se você não tiver controle, é nessa hora que a ansiedade pode tomar conta e colocar tudo a perder.

Para momentos como esses, existe uma oração simples e curta que pode trazer calmaria para sua mente, antes da tão temida prova. Acompanhe.

“Jesus, hoje vou ter prova na escola (faculdade, concurso, etc). Eu estudei bastante, mas não posso perder a calma e esquecer tudo. Que o espírito Santo me ajude para eu me sair bem em tudo. Ajude também meus colegas e minhas colegas. Amém!”

Oração para uma prova tranquila de vestibular

O vestibular é um dos momentos mais temidos pela grande maioria dos estudantes. Pode-se considerar que é normal ter essa sensação diante dessa prova, afinal, esse exame muitas vezes coloca em jogo todo o seu futuro.

Antes de qualquer coisa, é importante que você se dedique e se prepare para o seu vestibular. Lembre-se que de nada adiantará fazer inúmeras orações, se não fizer a sua parte. Tendo consciência disso, acompanhe a oração a seguir.

“Querido Senhor, ao fazer este exame, agradeço-lhe que o meu valor não se baseia no meu desempenho, mas no seu grande amor por mim. Entre em meu coração para que possamos atravessar este tempo juntos. Ajude-me, não apenas com este teste, mas com os muitos testes de vida que certamente surgirão em meu caminho.

Ao fazer este exame, lembre-se de tudo que estudei e seja gentil com o que deixei passar. Ajude-me a manter o foco e a calma, confiante nos fatos e na minha capacidade, e firme na certeza de que, aconteça o que acontecer hoje, você estará comigo. Amém.”

Oração para uma prova tranquila de concurso

Se você sonha em passar em um concurso público, certamente já virou dias e noites estudando sem parar. A vida do concurseiro realmente não é fácil, dependendo da área, a concorrência aumenta ainda mais, e com ela a insegurança, os medos, dúvidas, etc.

No entanto, fique calmo, pois também existe uma oração especial para quem vive no mundo dos concursos. Siga fazendo sua parte e reze a oração a seguir com fé.

“Senhor, creio que vale a pena estudar. Estudando, os dons que me deste hão de render mais, e assim poderei servir melhor. Estudando, estou a santificar-me. Senhor, que o estudo forje em mim ideais grandes. Aceita, Senhor, a minha liberdade, a minha memória, a minha inteligência e a minha vontade.

De Ti, Senhor, recebi estas capacidades para estudar. Ponho-as em Tuas mãos. Tudo é Teu. Que tudo se faça segundo a Tua vontade. Senhor, que eu seja livre. Ajuda-me a ser disciplinado, interior e exteriormente. Senhor, que eu seja verdadeiro. Que as minhas palavras, ações e silêncios, nunca levem os outros a pensar que sou aquilo que não sou.

Livra-me Senhor, de cair na tentação de copiar. Senhor, que eu seja alegre. Ensina-me a cultivar o sentido de humor e a descobrir e a testemunhar as razões da verdadeira alegria. Dá-me, Senhor, a felicidade de ter amigos e de sabê-los respeitar através das minhas conversas e atitudes.

Deus Pai que me criaste: ensina-me a fazer da minha vida uma verdadeira obra prima. Divino Jesus: imprime em mim as marcas da Tua Humanidade. Divino Espírito Santo: ilumina as trevas da minha ignorância; vence a minha preguiça; põe na minha boca a palavra certa. Amém.”

Oração para sabedoria e conhecimento

Muitas vezes ao invés de rezar para uma prova específica, é interessante que o estudante faça sua prece de maneira mais abrangente, pedindo por conhecimento e sabedoria de maneira geral, por exemplo. Esses certamente serão fatores que lhe ajudarão em suas provas ou desafios futuros. Acompanhe.

“Pai Celestial, oramos diante de Ti hoje para pedir sabedoria, conhecimento e orientação em tudo o que fazemos. Só podemos focar no presente e no passado, mas somente você conhece o futuro.

Portanto, planeje nosso caminho para nós e ajude a tomar a melhor decisão não apenas para nós mesmos, mas também para nossa família e todos os que estão à nossa volta. Agradeço-lhe por ouvir nossas orações, e em nome de Jesus. Amém.”

Oração do estudante desesperado

É comum em todo final de semestre, alguns estudantes chegarem nesse período com a famosa corda no pescoço, necessitando de uma boa quantia de nota para conseguir passar ou se formar. Seja qual for o seu motivo para estar nessa situação, entenda que precisará se esforçar bastante para conseguir se livrar dessa.

No entanto, rezar nunca é demais, e se você tem feito sua parte para recuperar o tempo e a nota perdida, saiba que os céus também conta com uma oração especial, para causas como essa. Veja.

“Glorioso Jesus Cristo, protetor dos alunos, suplico a sua ajuda, para manter intacta a minha força acadêmica, interceder por mim diante desses maus momentos. Rogo para Deus nosso Senhor, para que ele me derrame sua inteligência e sabedoria em minha vida.

Oh! Senhor, oriente meu caminho em todas as circunstâncias no campo acadêmico e me ajude da mesma forma que você tem ajudado outros a avançar em seus objetivos de melhoria pessoal e profissional.

Senhor, sê a minha luz desta vida, a minha fonte de sabedoria e a minha inspiração em todo o dia, em todos os momentos, tanto bons como maus, onde estou desesperado, intercede por mim perante o nosso pai celestial, para que ele possa iluminar o meu caminho e fazer a prova de forma tranquila.

Seja sempre o meu refúgio e imploro-lhe, como bom cristão, que ilumine o meu desenvolvimento intelectual, para que desta forma eu possa fortalecer e disciplinar a minha maneira de pensar. Treinar-me para todas as categorias de atividades acadêmicas para coroar os meus estudos, que possa me dedicar aos textos e aos livros.

Senhor! Peço-lhe que me dê inteligência para entender, que possa ter capacidade de reter, sede, alegria, métodos e habilidades para aprender, que possa ter a resposta, habilidade para interpretar, fluência para me expressar e me guiar ao progresso e à perfeição interior, todos os dias da vida. Amém.”

Oração de São José Cupertino

Existem alguns santos que possuem orações especiais para os alunos, um deles, é São José de Cupertino. Esse santo foi um homem de poucas habilidades intelectuais, no entanto, tornou-se sábio e virou padroeiro daqueles que estudam fielmente em busca de seus objetivos.

São José de Cupertino provou de todo o poder divino, e foi capaz de se tornar um homem iluminado pelo conhecimento de Deus. Assim, ele foi “convidado” pelo Senhor para ser o protetor dos estudantes. Desde então é conhecido por ajudar os mesmos a superaram as dificuldades nos caminhos dos estudos. Confira agora a sua oração.

“Oh São José Cupertino que por vossa prece obtivestes de Deus ser arguido em vosso exame apenas sobre a matéria que sabíeis. Concedei-me obter o mesmo êxito que vós na prova de (mencionar o nome ou tipo do exame ao qual está submetendo, por exemplo, prova de história, etc.).

São José Cupertino, rogai por mim. Espírito Santo, iluminai-me. Nossa Senhora, Imaculada Esposa do Espírito Santo, rogai por mim. Sagrado Coração de Jesus, sede da Divina Sabedoria, iluminai-me. Amém. ”

Oração de Santo Expedito

Santo Expedito é conhecido como o Santo das causas urgentes, assim, dependendo da situação que se encontrar a sua vida estudantil, você também poderá recorrer em oração a esse santo tão popular da Igreja Católica.

A história conta que Santo Expedito foi um soldado romano que se converteu ao cristianismo, após sonhar com um corvo. O animal em questão representava os espíritos do mal, no qual foi pisoteado pelo Santo. Se está precisando de uma graça urgente, independente de qual seja a situação, ele poderá lhe ajudar. Confira.

“Meu Santo Expedito das causas justas e urgentes, socorrei- me nesta hora de aflição e desespero, intercedei por mim junto ao nosso Senhor Jesus Cristo. Vós que sois um Santo guerreiro. Vós que sois o Santo dos aflitos.

Vós que sois o Santo dos desesperados, Vós que sois o Santo das causas urgentes, protegei-me, ajudai-me, dai-me força, coragem e serenidade. Atendei ao meu pedido (pedir a graça desejada).

Ajudai-me a superar estas horas difíceis, protegei-me de todos que possam me prejudicar, protegei a minha família, atendei ao meu pedido com urgência. Devolvei-me a paz e a tranquilidade. Serei grato pelo resto de minha vida e levarei seu nome a todos que tenham fé. Santo expedito, rogai por nós. Amém.”

Oração de São Tomás de Aquino

São Tomás de Aquino foi um grande filósofo e teólogo da Idade Média, e por isso é patrono de diversas Universidades e escolas católicas. Aos 19 anos fugiu de casa para se tornar padre dominicano. Além do mais, São Tomás de Aquino escreveu diversas obras que influenciam a teologia até os dias de hoje.

Por conta de sua história baseada em muita sabedoria, muitos alunos recorrem a esse Santo para ser guiado por sua sabedoria. Assim, através de suas orações, São Tomaz de Aquino ilumina e intercede por muitos estudantes. Confira.

“Criador inefável, Vós que sois a fonte verdadeira da luz e da ciência, derramai sobre as trevas da minha inteligência um raio da vossa claridade. Dai-me inteligência para compreender, memória para reter, facilidade para aprender, sutileza para interpretar e graça abundante para falar. Meu Deus, semeia em mim a semente da vossa bondade.

Fazei-me pobre sem ser miserável, humilde sem fingimento, alegre sem superficialidade, sincero sem hipocrisia; que faça o bem sem presunção, que corrija o próximo sem arrogância, que admita a sua correção sem soberba; que a minha palavra e a minha vida sejam coerentes.

Concedei-me, Verdade das verdades, inteligência para conhecer-Vos, diligência para Vos procurar, sabedoria para Vos encontrar, uma boa conduta para Vos agradar, confiança para esperar em Vós, constância para fazer a Vossa vontade. Orientai, meu Deus, a minha vida; concedei-me saber o que me pedis e ajudai-me a realizá-lo para o meu próprio bem e de todos os meus irmãos. Amém.”

Oração de Santa Catarina de Alexandria

Santa Catarina nasceu na cidade de Alexandria no Egito Antigo. Vinda de família nobre, desde criança já demonstrava interesse pelos estudos. Em sua juventude, conheceu um sacerdote chamado de Ananias, o qual lhe apresentou os conhecimentos do cristianismo.

Em uma noite, Santa Catarina e sua mãe tiveram um sonho com a Virgem Maria e o Menino Jesus. No sonho em questão, a Virgem pedia para que a jovem fosse batizada. Foi nesse momento que Santa Catarina decidiu aprender mais sobre a fé Cristã.

Após a morte de sua mãe, a jovem foi morar em uma escola na qual era difundida a fé cristã. Foi então, que ela começou a passar seu conhecimento aos demais, sobre as palavras do evangelho. Sua forma doce de ensinar encantou a todos, e até os filósofos desse período paravam para ouvi-la.

A jovem acabou sendo morta de maneira brutal, com uma decapitação, pelo imperador Maximiano, justamente por difundir a fé cristã. Tempos depois quando virou Santa, sua imagem logo foi atrelada aos estudantes, confira agora sua oração.

“Santa Catarina de Alexandria, que tivestes uma inteligência abençoada por DEUS, abre a minha inteligência, fazei-me compreender as matérias de aula, dá-me clareza e calma na hora dos exames, para que possa ser aprovado.

Eu quero aprender sempre mais, não por vaidade, nem só para agradar aos meus familiares e professores, mas para ser útil para mim mesmo, a minha família, à sociedade e à minha Pátria. Santa Catarina de Alexandria, conto contigo. Conta também tu comigo. Eu quero ser um bom cristão para merecer a tua proteção. Amém”.

Orações muçulmanas para fazer uma prova tranquila

Mulher fazendo oração

Independente de qual seja a sua fé, compreenda que sempre existirá orações para lhe acalmar diante de uma situação, como uma prova importante, por exemplo. Desse modo, também existem orações muçulmanas que possuem essa finalidade.

Se você está procurando uma prece para lhe trazer tranquilidade nesse momento importante, pode ser que goste dessas. Acompanhe a seguir.

Surata 20 - Tá-há - Versículo 27 a 28

Surata é o nome dado a cada capítulo do Alcorão. Esse Livro Sagrado possui 114 surras, que são divididas em versículos. A vigésima surata chama-se Ta-há, e se essa é a sua fé, os versículos 27 e 28 podem lhe dar uma certa luz nos momentos que precisar se acalmar para alguma prova.

Esse trecho é pequeno, no entanto, é muito forte, onde diz: “E desata o nó da minha língua, para que compreendam a minha fala”.

Assim, você pode recorrer ao Divino pedindo que ele lhe ajude a desatar esse nó, para que você consiga falar ou fazer aquilo que de fato precisa.

Surata 17 - Al-Isra - Versículo 80

Al-Isra é a décima sétima sura do Alcorão, no qual possui 111 ayats. O versículo 80 dessa surata também pode ser muito reflexivo e lhe ajudar a clarear a mente diante de momentos de tensão antes de uma prova. Confira.

“E dize: Ó Senhor meu, faze com que eu entre com honradez e saia com honradez; concede-me, de Tua parte, uma autoridade para socorrer(-me).”

Assim, essa prece pode ser um pedido de socorro em meio ao nervosismo e ansiedade diante de um momento importante como esse.

Fazer oração para uma prova tranquila funciona?

Mulher com os dedos cruzados enquanto estuda para prova

Se você é uma pessoa de fé, tenha a certeza de que uma oração pode lhe ajudar em qualquer momento de sua vida. Assim, com os momentos de tensão envolvendo uma prova importante, não seria diferente.

Se você de fato acredita em seu Deus, seja ele qual for, é fundamental que tenha esperança de que ele lhe ouvirá. A oração por si só já tem o poder de tranquilizar os fiéis em meio certas turbulências. Portanto, se uma determinada prova estiver lhe afligindo você poderá recorrer as suas preces sem medo.

Entenda que isso não significa que você vai passar naquele concurso ou naquele vestibular, afinal, nem sempre o que queremos no momento é de fato o que precisamos. Ou então, pode ser ainda que você não tenha se preparado como deveria, e por conta disso seu sonho adiará um pouco.

Mas o que você precisa mesmo entender, é que independente de qual seja o resultado, as orações trarão calmaria para sua alma e seu coração, naquele momento de tensão. Além do mais, você poderá pedir para que Deus clareie sua mente em momentos que você sabe a resposta, mas que o nervosismo lhe atrapalha.

Ao fim, deixe bem claro que você aceita a vontade de Deus, e que sabe que o melhor acontecerá para você.

Autor deste artigo

Olá! Me chamo Anne e sempre tive paixão por escrever. Desde pequena já gostava de produzir histórias e viajar por aquele mundo descrito no papel.

Palavras-chave relacionadas


orações

Artigos relacionados


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Oração a São Cosme e Damião: para proteção, para cura de doenças e mais!

Oração a São Cosme e Damião: para proteção, para cura de doenças e mais!

Confira diversas orações e simpatias que invocam o poder de São Cosme e Damião, conhecidos pelo altruísmo, generosidade e doação!


Novena de prosperidade: Confira essas orações e salmos que irão ajudar!

Novena de prosperidade: Confira essas orações e salmos que irão ajudar!

A novena é um instrumento devocional muito poderoso. Neste artigo você conhecerá a novena da prosperidade, como realizá-la e a sua magnífica influência!


Oração para dormir rápido: para relaxar, dormir em paz, acordar bem e mais!

Oração para dormir rápido: para relaxar, dormir em paz, acordar bem e mais!

Dormi bem é fundamental para o corpo e para a mente. Confira aqui como você pode dormir rapidamente por meio das preces e outras informações relevantes!


Quem é o meu anjo da guarda? Descubra pelo nascimento, pelo seu nome e mais!

Quem é o meu anjo da guarda? Descubra pelo nascimento, pelo seu nome e mais!

O anjo da guarda é um ser celestial que oferece proteção e estabelece um relacionamento próximo com as pessoas. Quer saber mais? Leia o nosso artigo completo.


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.