Exu Caveira: conheça sua história, falange, oferendas  e mais!

Exu Caveira: conheça sua história, falange, oferendas e mais!

Conheça a poderosa falange do Exu Caveira, sua história, características e linhas de atuação. Saiba como ele pode ajudar na sua vida!


Quem é Exu Caveira?

Exu Caveira andando em cemitério com foice.

Exu Caveira não é uma pessoa de fato, mas uma falange – ou seja, um grupo de espíritos evoluídos que procuram fazer caridade em uma mesma linha. No caso da falange do Exu Caveira, eles trabalham com uma missão muito importante, a de encaminhar as almas perdidas para seus caminhos corretos.

Dessa forma, como estão lidando diretamente com a morte, são representados arquetipicamente como caveiras, usando capas pretas e ferramentas de trabalho nas mãos, que podem ser escudos, espadas, foices ou o que seja necessário para o trabalho.

Como lidam também com Eguns (espíritos perdidos ou prejudiciais), são sempre requisitados em processos de desobsessão. Atuam de forma enfática para a solução do problema, através do direcionamento da entidade para longe do afetado.

Outro trabalho importante é o de orientação das almas para que elas continuem crescendo, sem regredir no aprendizado e se preparando para o retorno. Nesse artigo, você conhecerá melhor o Exu Caveira, sua história, associações, características, componentes da falange e mais!

O que dizem sobre Exu Caveira

Exu Caveira escondido em capa no escuro.

A falta de informação e o preconceito acabam levando a crenças completamente errôneas sobre o Exu Caveira. A seguir, entenda melhor sua história, o que ele representa na Umbanda, no Candomblé e saiba porque ele ainda é associado ao Diabo pela igreja.

Sua história

Arquetipicamente, Exu Caveira é uma representação da essência que nunca morre, do desenlace e da transmutação. Ele é um espírito mais antigo do que todos os que habitam a terra, já tendo reencarnado algumas vezes e passando por situações humanas para compreender sua dor e sofrimento.

Por outro lado, visto como representação de uma determinada faixa vibratória, com determinado tipo de trabalho, Exu Caveira é também uma falange. Esta é composta por diversos espíritos que estão dispostos e que têm capacidade de trabalhar nessa função, em prol dos seus irmãos ainda em desenvolvimento.

Na Umbanda

Para a Umbanda, os falangeiros de Exu caveira são pessoas fortes, normalmente militares e que sabem muito bem como lidar com qualquer adversidade. As batalhas não representam ameaças e eles sabem escolher muito bem as estratégias corretas para alcançar os melhores resultados.

Seu foco é tanto para quem está sendo atendido pelo médium, buscando a libertação da demanda e dos espíritos obsessores, quanto para o espírito que está perdido, ainda na terra. Ele não apenas desfaz os laços energéticos, como também procura encaminhar esse espírito para o crescimento, se for possível fazer algo por ele.

Essas entidades se manifestam através do médium e aconselham, orientam e ensinam a todos os caminhos da prosperidade, da proteção e da vida. Fazem isso sempre brincando, rindo e de forma descontraída, porém suas vozes são profundas e suas palavras são sérias, contendo grande sabedoria e impondo respeito.

No Candomblé

Para o Candomblé, Exu Caveira já foi encarnado, por volta de 670 d.C., no Egito. Chefe da guarda romana, ele veio de família simples e, naquela época, para se casar, era necessário comprar a mulher da outra família. Sem dinheiro e apaixonado por uma antiga amiga de infância, ele trabalhou duro para poder alcançar retorno econômico.

Foi então que conseguiu comprar terras e outros bens, formando uma vila. Assim que estava pronto para pedir a mão da sua amada em casamento, ele falou com sua família e, horas antes, seu irmão - que tinha muita inveja dele - o traiu e pediu a mão dela primeiro.

Devastado com a traição, ele se afastou e focou na sua aldeia, que se tornou muito próspera, atraindo a cobiça das cidades vizinhas. Então, ela foi atacada e mataram quase todos os habitantes, restando apenas Exu Caveira e mais 49 sobreviventes. Eles se reuniram e massacraram a cidade inimiga, sendo capturados e queimados vivos.

Essas mulheres e homens, que partiram para se vingar e se uniram para fazer justiça, formaram a primeira falange, com 49 membros e sempre com foco na caridade. O chefe é Exu Caveira, sendo acompanhado de João Caveira, Caveirinha, Rosa Caveira, 7 Caveiras e muitos outros falangeiros.

Por que é associado ao diabo?

Exu caveira tem uma aparência diferente, sendo o seu corpo feito somente de um esqueleto, com uma luz brilhante ao seu redor e uma capa preta, sendo associado, muitas vezes, ao cemitério e à morte. Além disso, ele tem uma fala única, uma voz típica e bem profunda e não teme dizer a verdade.

Dessa forma, pode ser fácil para uma religião ou um grupo político associar propositalmente o Exu Caveira ao diabo. Muitas vezes, a intenção disso é afastar as pessoas das religiões de matriz africana e as trazer para mais perto da sua, onde há sempre um salvador, que evita o ataque dessas criaturas. Isso ajuda a manter o controle da sociedade, como ocorreu na época da escravidão.

Características de Exu Caveira

Exu Caveira andando em cemitério com foice.

Existem algumas características que são muito associadas ao Exu Caveira, que tem traços bem marcantes, sendo reconhecido por todos os que trabalham com essa linha. Ele pode ser muito brincalhão e, ainda assim, falar sério. É extremamente poderoso e costuma ser direto nas suas colocações. A seguir, saiba mais sobre esses pontos e conheça mais a fundo esse Exu!

Entre brincadeiras e seriedade

Cheio de truques e pequenas provas da sua presença – feitas apenas por vontade própria – o falangeiro de Exu Caveira está sempre rindo e fazendo brincadeiras com seus consulentes. Mas, quando ele fala sério, não há quem não escute, pois a sabedoria de suas palavras ecoa profundamente no coração.

Quando ele se manifesta, há momentos de brincadeira e outros onde o silêncio impera, ficando apenas a presença de sua voz grave e profunda. Com um olhar penetrante e uma seriedade única, Exu Caveira fala muitas verdades e ensina como sair de situações trevosas, melhorando sua vida.

Poder e assertividade

A falange do Exu Caveira é uma das mais poderosas e deve ser sempre respeitada, pois eles são guardiões das almas, cuidadores do caminho e protetores daqueles que precisam. Além de ajudar a direcionar e orientar as almas, também ajudam na relação entre encarnados e desencarnados, mantendo a ordem.

Quando Exu Caveira fala, é bom estar preparado, pois ele não vai medir palavras para expressar o que pensa. Apesar do seu jeito risonho, alegre e matreiro, ele fala muito sério e de forma assertiva. Direto, não gosta de enrolação e, mais do que ninguém, sabe que a vida é curta demais para perder tempo com bobagem.

Aconselhamento e exortação

O Exu Caveira pode até ter um pouco mais de paciência e aconselhar seus ouvintes, seja de forma coletiva ou apenas para o consulente. Porém seus conselhos são passados de forma bem profunda, sem rastro de dúvida ou chance de questionamento.

Além de aconselhar, ele é conhecido por dar avisos bem intensos, mostrando caminhos e direcionando a pessoa para dentro de si, antes de tudo. Não é muito afeito a medir palavras e põe intensidade nas suas orientações.

A falange de Exu Caveira

Exu Caveira andando em cemitério com foice.

A falange do Exu Caveira é feita de 49 sobreviventes, homens e mulheres com sede de vingança, cegos pela dor da perda de todos os que amavam e que foram queimados pelas mesmas pessoas que mataram os seus.

Após o desenlace, a vontade de fazer justiça ficou, mas o conhecimento da grandeza do universo abriu seus olhos e abrandou seu coração. Foi então que eles se reuniram e decidiram trabalhar para a caridade. Conheça alguns Exus dessa falange a seguir!

João Caveira

João Caveira costuma falar muito sério, sem tantas brincadeiras, pois, apesar de ser um Exu, ele vibra na linha de Omulu, o velho do cruzeiro, ligado às almas. É uma sub falange da de Exu Caveira, que cuida do direcionamento dos desencarnados, assim que ocorre o desenlace com o corpo físico.

Ele é representado por um homem que carrega um crânio em sua mão, cuidando do portão do cemitério, seu local de trabalho. Também ajuda a fazer a triagem dos espíritos, direcionando para os trabalhadores aos locais certos, a depender das condições de cada um.

Caveirinha

O Exu Caveirinha é um Exu Mirim que trabalha na vibração de Omulu, sendo parte da falange de Exu Caveira. Ele se apresenta como uma criança cheia de energia e alegria, contagiando a quem estiver ao seu redor. Apesar de ter sofrido muito quando encarnado, o Caveirinha prega o amor e a alegria de viver.

Por essa leveza e sintonia energética, ele está ligado à magia, principalmente aquelas que envolvem os elementais, neutralizando trabalhos mais densos, de baixa energia, com muita facilidade. Pode andar nos locais mais densos sem ser reconhecido e tem a leveza da criança em seu peito.

Rosa Caveira

Rosa Caveira é a presença da realeza em forma de simplicidade. Ela trabalha na falange do Exu Caveira e é chamada de Pomba Gira, sendo essa a denominação para os Exus em seu aspecto feminino. Voltada aos problemas do amor, fertilidade e prosperidade, ela atua ajudando principalmente mulheres.

A Rosa Caveira pode incorporar tanto em mulheres quanto em homens que tenham sua energia feminina mais atuante. Quando o fazem são a pura expressão da altivez e da elegância, com uma sensualidade e alegria únicas dessa rainha, sempre falando com sinceridade e sem enrolação.

7 Caveiras

O Exu 7 Caveiras, também conhecido como Dr. Caveira, trabalha na falange do Exu Caveira, também na linha de Omulu, o Orixá carinhosamente chamado de médico dos pobres. Ele atua na área de cura espiritual e principalmente na quebra de trabalhos que envolvem a magia negra.

Isso acontece porque ele tem profundo conhecimento em magia, cabala e todos os aspectos ligados ao imaterial, podendo resolver até trabalhos mais pesados. Afinal de contas, ele é presença garantida no cemitério, desce aos planos mais densos e pode muito bem eliminar e encaminhar almas perdidas.

Outros da falange de Exu Caveira

A falange de Exu Caveira é composta por 49 exus, cada qual com sua área de atuação e iniciativa, realizando um trabalho diferente em cada esfera. Normalmente, eles vibram na frequência de Omulu, sendo regidos por esse Orixá.

Alguns participantes dessa falange são: Chefe, Tata Caveira, João Caveira, Maria Caveira, Exu Caveira da Porteira, Quebra ossos, Tata Molambo, Tata Veludo e muitos outros, cada qual com sua atribuição, ligação e importância.

O que Exu Caveira faz pelas pessoas

Exu Caveira andando em cemitério com foice.

Exu Caveira é uma falange voltada ao serviço da caridade, encaminhando almas perdidas para seu caminho de luz ou recuperação. Porém também podem atuar em outras áreas, a depender da afinidade de cada um. Veja o que essa poderosa falange pode fazer pelas pessoas a seguir!

Na vida material

Quando se trata de abrir caminhos, a falange do Exu Caveira é referência, pois afasta o mal e permite que as energias da abundância voltem a circular em sua vida. Muitas vezes, a dificuldade do momento é causada por bloqueios energéticos, pois os recursos estão disponíveis o tempo todo.

Dessa forma, atuar junto ao Exu Caveira pode ser uma maneira de conseguir começar a caminhar e a conquistar seu espaço novamente, trazendo a prosperidade em sua vida material.

Na vida amorosa

Em problemas no campo afetivo, não tem ninguém que resolva mais rápido do que as Pomba Giras. Famosas por trabalharem nesse campo, assim como na prosperidade e na força para lutar, elas são a irradiação feminina do arquétipo Exu Caveira, sendo especialistas nos mistérios do coração.

É importante se lembrar de que, quando se trata de amor, o ideal é sempre amar a si primeiro – aliás, elas podem ajudar e muito na questão do amor próprio. Além disso, apesar de algumas entidades se passarem por Pomba Giras para fazer amarração, não é verdade e nem confiável, então não vale a pena arriscar.

Na vida energética

Esse é o melhor campo de atuação da falange do Exu Caveira, pois eles se encarregam exatamente da remoção de entidades que se encontram perdidas, prejudicando a frequência vibratória ou até fazendo mal às pessoas encarnadas.

Também podem trabalhar no sentido da proteção da casa contra esses eguns contra a má energia dos próprios encarnados, com seus pensamentos, visitas, programas assistidos, conversas e ações que gerem um distúrbio no ambiente.

Na pós vida

No ato do desenlace, de acordo com a Umbanda, muitas coisas podem acontecer, inclusive a própria dificuldade de se desprender do corpo. Além disso, espíritos vampirescos podem tentar drenar o resto da energia que fica no corpo ou entidades malignas podem atacar o recém-desencarnado.

Claro que tudo isso vai depender do padrão vibratório local e da pessoa que desencarnou, mas são possibilidades. Em todos os casos, a falange do Exu caveira atua, ajudando essas almas a encontrarem o seu caminho na vida.

Para agradar a Exu Caveira

Oferenda de Umbanda.

Há quem opte por fazer trabalhos e oferendas para o Exu Caveira, devendo serem ensinadas por uma pessoa especializada no Exu escolhido, para não ter erros. Mas em geral, eles gostam de coisas semelhantes, seja para comer, beber ou fumar. A seguir, confira as melhores formas de agradá-los!

Para Exu Caveira comer

A primeira coisa a pensar ao alimentar um Exu Caveira é no azeite de dendê puro, por causa do Itã que fala sobre como o óleo matou sua fome, ao chegar na terra. Essa é a melhor opção, mas ele também gosta de milho torrado, batata ou chuchu.

Para Exu Caveira beber

Para beber, você não vai ter tanto trabalho, pois o Exu Caveira não é nem um pouco exigente. Em sua oferenda, é possível usar apenas cachaça, daquelas baratas e mais famosas. Não se preocupe em trazer bebidas caras ou finas, pois isso não é necessário.

Para Exu Caveira fumar

Não ofereça cigarro comum para o Exu Caveira, pois ele gosta mesmo é de ser agradado com charutos, segundo a crença na Umbanda e Candomblé. Normalmente, em oferendas dadas a uma entidade dessas, é entregue uma quantidade de 7 charutos. Tente seguir esse padrão.

Oferendas para Exu Caveira

As oferendas para Exu Caveira não devem ser feitas dentro de casa, assim como não se acende vela para essa falange em interiores. O ideal para eles, na verdade, é fazer uma oferenda em um cemitério, que é seu local de trabalho.

Mas existem outras formas. O correto é consultar exatamente qual Exu você quer agradar e, só então, fazer exatamente o que é recomendado.

Exu Caveira é do bem?

Exu Caveira andando em floresta com foice.

Certamente, a falange de Exu Caveira é do bem, pois visa sempre ajudar os irmãos que estão perdidos. Eles trabalham em meio a energias muito densas e lidam com os espíritos ainda imaturos e perdidos pelo ódio, ajudando-os a se acalmar, ensinando e encaminhando-os para um melhor caminho.

Além disso, esses exus procuram proteger e auxiliar no crescimento espiritual das pessoas encarnadas também, sendo ótimos aliados para uma vida mais plena e digna. Mas é sempre bom ter atenção, pois, muitas vezes, alguém que se diz ser da falange é apenas um oportunista, tentando tirar algo de você.

Então, tenha muita atenção, aja com sabedoria e sempre procure o bem, pois os bons trabalhadores da casa da luz estarão prontos para te ajudar, independentemente de o que você estiver precisando.

Autor deste artigo

Sempre à procura da resposta da vida, do universo e tudo mais (ok, 42... então da pergunta), sou redatora sênior, um tanto nerd e apaixonada pela escrita. Com graduação em Adm e Marketing, acredito na magia através das palavras, criando mundos e buscando soluções para os pequenos grandes desafios diários.

Palavras-chave relacionadas


religiões

Artigos relacionados


Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Ver estrelas cadentes tem inúmeros significados, e pode ser uma oportunidade de fazer pedidos se sentindo mais perto do universo. Saiba mais no artigo!


Sintomas de mediunidade: sinais, sintomas físicos, como desenvolver e mais!

Sintomas de mediunidade: sinais, sintomas físicos, como desenvolver e mais!

A mediunidade é um assunto fascinante que desperta diferentes sentimentos nas pessoas. Aprenda sobre seus segredos neste artigo e saiba se você é um médium!


Os símbolos do budismo: Significado, ensinamentos, origem e mais!

Os símbolos do budismo: Significado, ensinamentos, origem e mais!

Constituindo a mente, os símbolos budistas caracterizam o iluminar das ideias e todas as manifestações divinas. Saiba mais!


Pomba Gira Maria Quiteria: características, trabalho, oferenda e mais!

Pomba Gira Maria Quiteria: características, trabalho, oferenda e mais!

Maria Quitéria é uma das pombas-gira mais famosas na umbanda e no candomblé. Leia esse artigo para saber mais sobre essa entidade!


Exu Tata Caveira: história, características dos filhos, ponto e mais!

Exu Tata Caveira: história, características dos filhos, ponto e mais!

Longe de ser uma entidade maléfica, o Exu Tata Caveira é um ser de alma caridosa que carrega uma história de batalha e luta. Saiba mais aqui!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.