Signos de Ar: Conheça as características do elemento e dos seus signos!

Signos de Ar: Conheça as características do elemento e dos seus signos!

Os signos do ar são os mais idealistas, inteligentes e charmosos do Zodíaco. Entenda como este elemento influencia sua personalidade e o seu destino.


Quais os signos que possuem o elemento Ar?

Balões de diferentes tonalidades de azul

Os signos que possuem o elemento Ar são Gêmeos, Libra e Aquário. Devido à influência do ar, estes três signos são essencialmente pensadores, comunicadores e realizadores. Em geral, são indivíduos que possuem uma habilidade natural para se expressarem e lidarem com pessoas e, por isso, podem ser considerados os líderes da sociedade.

Por possuírem as características mentais, os signos de Ar possuem uma habilidade inata de enxergar as situações por meio de uma perspectiva estritamente racional, sem terem seu julgamento afetado por suas emoções. Eles também tomam decisões mais facilmente que os outros signos do Zodíaco pelo mesmo motivo.

Esses indivíduos sopram pela vida com a leveza de uma brisa, mas podem trazer consigo o poder de uma tempestade de ventos.

Apesar destas características comuns, a tríade do Ar é o grupo com signos mais únicos que são, consequentemente, difíceis de se enquadrar num único padrão. Descubra neste artigo o porquê.

Entenda o elemento Ar!

Vários balões voando

O Ar é o terceiro elemento no ciclo do Zodíaco e domina a terceira, sétima e décima primeira casas zodiacais. É o símbolo da invenção, comunicação e inteligência. Apesar de sua natureza invisível, o Ar é facilmente percebido pelo nosso corpo e está associado aos planetas Mercúrio, Júpiter e Saturno. Entenda mais detalhes sobre ele abaixo.

Quais são os 4 elementos do Zodíaco

Os 4 elementos do Zodíaco são: Fogo, Terra, Ar e Água. Cada um destes elementos confere características comuns aos signos, o que rege tanto no âmbito da personalidade como na aparência.

Uma vez que existem doze signos do Zodíaco e quatro elementos, cada elemento governa três signos, que compõem as chamadas tríades elementais. A depender da ordem em que o signo aparece, bem como da proximidade das datas de cada signo com as estações do ano, existe uma variação na qualidade dos quatro elementos. Por isso, cada elemento pode ser classificado em cardinal, mutável e fixo.

As qualidades dos elementos provocam mudanças sutis em suas energias e, por isso, é bastante importante conhecê-las para entender melhor seu signo.

Natureza do elemento Ar

A natureza do elemento Ar é leve, quente e úmida. O Ar é um elemento extremamente importante para a vida e, mesmo invisível, sua presença é facilmente percebida. A presença das pessoas regidas por este elemento funciona de maneira semelhante: são facilmente notados, embora sejam difíceis de serem lidos.

O Ar é o elemento da comunicação, da inspiração, do consciente sobre a inteligência inconsciente. Ele rege a racionalidade, ações humanitárias e diplomáticas e está associado ao nascer do sol, à primavera e à direção leste.

No Tarot, o Ar está presente no naipe de espadas, associado à masculinidade e ao intelecto. Para se conectar com o Ar, visite locais na natureza que envolvam grandes alturas como montes, morros e cânions.

Temperamento dos signos de Ar

Os signos de Ar são essencialmente sociais, comunicativos e, principalmente, imprevisíveis, mudando da brisa à ventania em segundos.

Por mais que alguém esteja familiarizado com nativos do Ar, eles simplesmente irão surpreender. Quando deparados com uma situação difícil, eles colocarão sempre a lógica e a razão sobre as emoções, pois são considerados os pensadores do Zodíaco.

Devido a essa natureza essencialmente racional, os signos de Ar tendem a ser frios e até mesmo desprendidos e desapegados. Por conta de suas habilidades comunicativas, eles são falastrões e estão sempre por dentro das notícias e dos eventos que se passam ao seu redor. São excelentes em circular por diferentes esferas sociais e, por isso, tendem a ser bastante populares.

Excessos do elemento Ar

O excesso do elemento Ar ocorre quando este elemento é o mais dominante no mapa astral de alguém. Para saber se alguém possui muita influência desse elemento, procure no mapa dessa pessoa por casas regidas pelos signos de Gêmeos, Libras ou Aquário, bem como a influência de planetas como Mercúrio, Vênus e Urano.

Quando em excesso, o elemento Ar está associado a dificuldades de se apegar a alguém, frieza e apatia e uma mente estritamente racional, sem que se saiba lidar com sentimentos.

Além disso, a sensação de estar com a cabeça nas nuvens, insônia causada pela mente que não desacelera e ansiedade são sinais de excesso de Ar. Finalmente, a necessidade de se comunicar pode fazer com que esse nativo seja bastante tagarela.

Falta do elemento Ar

A falta de elemento Ar ocorre quando ele é um elemento fraco por estar ausente ou estar presente apenas em uma ou duas casas no seu mapa astral.

Quando isso ocorre, as características principais do elemento Ar, como intelectualidade, comunicabilidade e racionalidade não encontram o caminho até o nativo facilmente. Por consequência, ele possui dificuldades de se expressar, de usar a razão para resolver problemas ou até mesmo de exercer atividades que exijam da sua mente.

Além disso, a falta de ar afasta a objetividade a ponto de te deixar sem saber o objetivo de fazer o que está fazendo. Você pode reagir às situações de maneira estritamente emocional e o aprendizado de assuntos de natureza abstratas desencadeiam apreensão.

Características gerais dos signos de Ar

Imagem aérea de nuvens e céu azul

Os signos de Ar são intelectuais e racionais por natureza, sendo facilmente notados e reconhecidos por estas características. Dotados com o dom da comunicação, esses signos são predominantemente inteligentes, independentes e idealistas. Sua inteligência é de natureza lógica e apoiada no seu pensamento analítico e preciso. Entenda por que abaixo.

Inteligência

O elemento Ar governa a razão e o pensamento racional sobre as emoções. Por esse motivo, eles são seres dotados de inteligência e estimulam a parte consciente da mente. Assim, os signos desse elemento se interessam bastante pela leitura, estudos e costumam conhecer profundamente sobre um tema específico.

Dentre os signos de Ar, Gêmeos possui o pensamento mais rápido, articulado e aguçado, características baseadas em sua paixão por informações em diversas áreas. Libra costuma ser bastante sábio, pois pondera argumentos e ideias, balanceando-os para chegar a uma conclusão baseada na razão. Aquário é considerado o gênio do Zodíaco, com ideias arrojadas, apoiadas sempre nas últimas tendências da ciência e das artes.

Comunicação

Os signos de Ar são famosos por seus dons de comunicação, originários de sua natureza predominantemente social. Comunicar-se é como o ar que respiram, sendo essencial para nativos de Gêmeos, Libra e Aquário.

Para esses signos, a comunicação é, também, a sua moeda de troca e maneira de se relacionar com o mundo. Consequentemente, são naturalmente atraídos para profissões que envolvam a expressão de seus pensamentos, seja através de palavras ou de sua própria arte.

Essa característica comunicativa varia de signo para signo. Geminianos, por exemplo, gostam de ser o tema da conversa. Já aquarianos costumam tratar de assuntos que envolvam a justiça social e librianos gostam de um equilíbrio entre os dois extremos.

Força de vontade

Nativos dos signos de Ar são naturalmente dotados de uma força de vontade ímpar. Assim como o ar, eles sabem que possuem, em sua natureza ativa originária de sua polaridade masculina, o poder para provocar as mudanças que tanto idealizam no plano das ideias.

Por possuírem uma visão mais racional e prática dos eventos que observam, eles desenvolvem meios de explorar o mundo de uma maneira particular, apoiada na sua tendência natural de ser idealista.

Como o ar, eles não podem ser contidos e se transformam facilmente de uma leve brisa para a mais intensa ventania quando desejam manifestar o que idealizam neste mundo. Isso garante que eles realizem grandes feitos que podem mudar o curso da sociedade.

Independência

Os signos do Ar são depreendidos por natureza e não é por acaso que são vistos como altamente independentes. Eles navegam num mundo em que sua liberdade e autonomia são essenciais para que possam manifestar a vida que tanto desejam.

Assim como o ar circula livremente, eles têm o desejo de soprar os seus próprios caminhos e de poder explorar seus potenciais como bem desejam.

Dentre os signos de Ar que mais precisam de um espaço só seu e de ser seu próprio líder, está Aquário, o mais inovador e desprendido da tríade elemental, já que possui o ar na qualidade fixa. Enquanto isso, Libra busca uma vida mais equilibrada, ao passo em que Gêmeos costuma flutuar entre dependência e independência.

Idealismo

Os signos de Ar são os mais idealistas do zodíaco. Assim como o ar está em constante movimento, nativos de Gêmeos, Libra e Aquário são tipicamente não convencionais e, por possuírem características únicas, não se conformam com aquilo que é estático.

Por esse motivo, vislumbram sempre estar a frente de seu tempo, concebendo, no mundo das ideais, maneiras práticas de provocar a mudança no mundo. Devido a essa característica idealista, signos de Ar costumam participar de atividades humanitárias e de projetos que visam à melhoria da sociedade em geral.

Por possuírem o desejo de mudar o mundo, podem se sentir frustrados por não verem nele as mudanças que gostariam de trazer do mundo das ideias.

Signos de Ar em diferentes aspectos

Pessoa voando de paraquedas entre montanhas

É importante entender como as características dos signos de Ar afetam a vida deles. Como demonstraremos, os signos de Ar possuem uma maneira bastante intrigante de se relacionar com as pessoas e com o mundo à sua volta. Aprenda como.

Signos de Ar no amor e relacionamentos

Devido à natureza comunicativa do elemento Ar, esses signos precisam ser estimulados constantemente por meio de conversas. Por isso, é preciso que exista compatibilidade intelectual entre as partes.

Ademais, eles não gostam de se apressar para tomar decisões importantes e costumam ser desapegados quando se trata de relacionamentos, podendo ter dificuldades para expressar seus sentimentos. Por isso, eles tendem a demonstrar carinho e afeição de outras maneiras, como passando tempo com a pessoa e conversando com ela, ao invés de demonstrar afeto com trocas de carícias.

É importante ressaltar, além disso, que é difícil saber se um signo de Ar realmente está interessado em alguém, ou se prefere manter apenas a amizade.

Signos de Ar na família

Assim como ocorre com relacionamentos amorosos, os signos de Ar na família precisam estabelecer constante contato para possuírem uma relação saudável. Por serem idealistas, tudo tem a natural tendência de virar uma discussão filosófica. São adaptáveis, mas inconstantes, e sua instabilidade pode provocar atritos.

Signos do Ar têm dificuldades em expressar seus sentimentos de maneira objetiva, mas costumam serem fáceis de se conviver, já que são naturalmente sociáveis.

O tipo de relação de signos de Ar da família também depende do elemento que rege as outras pessoas. A relação entre Terra e Ar, por exemplo, pode ser benéfica, mas a Terra pode se sentir bastante deslocada por possuir ideais mais tradicionais, os quais se opõem à natureza idealista do nativo de Ar.

Signos de Ar no trabalho e finanças

Os signos de Ar tendem a se relacionar de maneira bastante racional com o dinheiro, o que fazem com que eles sejam economizadores. Costumam lidar muito bem com tecnologia e, por isso, podem usá-la para tomar nota e controlar tudo o que gastam.

No entanto, assim como ocorre com nativos do elemento Fogo, o elemento Ar é também impulsivo e inconstante. Por isso, podem comprometer seu orçamento com gastos súbitos, especialmente aqueles que envolvam eventos sociais como shows, baladas e encontros com os amigos.

É comum que busquem por conselhos no âmbito das finanças para poder planejar seus gastos e terem mais controle sobre suas vidas financeiras.

Particularidades dos Signos de Ar

Balão voando perto de lago e colina

Os signos de Ar compõem a tríade elemental mais complexa: mesmo possuindo características semelhantes oriundas de seu elemento, eles são muito diferentes entre si. Suas personalidades são únicas e se tornam mais complexas se analisarmos a qualidade do elemento Ar, ou seja, se ele é cardinal, mutável ou fixo. Confira.

Gêmeos

Gêmeos é o signo de Ar de qualidade mutável, pois surge no Zodíaco ao fim do outono. Por estar neste período de transição sazonal, trata-se de um signo flexível, com a habilidade de compreender situações facilmente.

A natureza de Gêmeos é dual e, por isso, costuma abraçar a fluidez da vida. Seus nativos são considerados os camaleões do Zodíaco, pois se adaptam facilmente e costumam abraçar as mudanças, mudando bastante de opinião.

Geminianos costumam ser aqueles que trazem notícias e novidades, incluindo fofocas. Às vezes, são vistos como duas caras, mas nem sempre essa percepção é verdadeira. Por serem de um signo de Ar, seus nativos são fáceis de conviver com os outros, desde que não fiquem entediados.

Aquário

Aquário possui o elemento Ar fixo, pois surge no céu justamente entre o verão e o outono. Apesar de sua fama de serem teimosos, aquarianos constantemente ajudam os outros e são considerados os mais humanitários do Zodíaco.

Não é à toa que o símbolo de Aquário é um recipiente, já que, dentro dele, está contido o conhecimento do mundo. De natureza lógica, aéreas e muitas vezes desapegados, os aquarianos observam e analisam situações e relacionamentos como ninguém, de forma a enxergar detalhes que passam despercebidos.

Isso permite com que eles sejam visionários e revolucionários e, por isso, são considerados rebeldes. São excêntricos, inovadores e únicos, com ideias brilhantes para transformar a sociedade e fazer do mundo um lugar melhor.

Libra

Libra carrega o elemento Ar cardinal, pois surge no céu no início da primavera. Seus nativos são famosos por liderarem e por possuírem uma natureza intelectual aflorada.

Eles possuem aptidão para as artes, atuando como artistas ou críticos enquanto espalham sua beleza e graça pelo mundo. Ademais, costumam ser atraentes e possuem sempre consigo uma lista de pretendentes.

Librianos possuem uma facilidade em tomar decisões de maneira justa, mas são extremamente indecisos e, por isso, demoram muito para tomá-las. Devido à sua constante indecisão, tendem a buscar conselhos dos outros. São bastante vaidosos e apaixonantes, o que faz com que estejam sempre rodeados de pessoas. Como balança símbolo do signo, buscam por equilíbrio e tendem a ponderar sempre todos os lados.

Combinações entre os elementos do Zodíaco

Gaivota voando em céu azul com nuvens

As combinações entre os elementos do Zodíaco variam bastante. De maneira geral, uma certa combinação não é necessariamente mais fácil que a outra, pois existem sempre prós e contras. No entanto, assim como vemos na natureza, existem elementos que são de naturezas opostas, o que pode dificultar sua relação. Confira.

Ar e Água

Ar e Água são elementos de naturezas opostas, apesar de os vermos comumente combinados na natureza. Não é à toa que eles se combinam em desastres naturais como tempestades.

Signos de Ar tendem a ser lógicos e verbais, ao passo que signos de Água são predominantemente intuitivos e emotivos. Nesse tipo de relação, existe necessidade de sempre balancear os ânimos, o que requer muito esforço.

Esse tipo de combinação também varia de acordo com o tipo de relacionamento. Por exemplo, pais escorpianos possuem a tendência de serem intolerantes com filhos geminianos. Apesar disso, a convivência de pessoas com elementos opostos pode ser benéfica: signos do Ar podem ensinar signos da Água a lidarem melhor com suas emoções e vice-versa.

Ar e Terra

Ar e Terra são elementos de polaridades opostas. Por isso, a praticidade da Terra pode encontrar dificuldades em se relacionar com a natureza imprevisível de Ar. Os signos de Ar consideram signos de Terra bastante sérios, rígidos e parados no tempo. Essas características são contrárias à essência do ar, que está sempre em movimento.

Além disso, a Terra possui natureza tangível, ao passo em que o Ar é invisível, apesar de ser perceptível ao toque. O Ar reside na morada das ideais, enquanto a Terra está ancorada na realidade. Apesar dessas oposições, signos de Ar podem ensinar signos de Terra a serem mais espontâneos. Além disso, a Terra pode mostrar ao Ar os significados das palavras estabilidade e compromisso.

Ar e Fogo

Ar e Fogo são considerados elementos afins, pois combinam facilmente. Ambos compartilham a polaridade Yang masculina e possuem traços de personalidades que inspiram movimento e agitação. O fogo depende do ar para existir e, por isso, nativos de signos regidos por esse elemento podem se tornar facilmente dependentes de signos de Ar.

Em alguns momentos, o Ar pode achar a natureza ardente do Fogo opressora e o Fogo pode ter dificuldade em lidar com a natureza aérea e desapegada do Ar. Apesar dessa grande diferença, eles podem se relacionar muito bem.

Ademais, além de o Ar saber lidar com a natureza volátil do Fogo, ele também pode trazer a frieza para acalmar os ânimos do elemento mais esquentado do Zodíaco.

Ar e Ar

A combinação Ar e Ar tende a ser bastante harmônica, pois seus signos compreendem a natureza do seu elemento, mesmo possuindo características bastante diferentes entre si. A depender da relação dos signos de Ar com diferentes qualidades (mutável, fixo ou cardinal), o relacionamento pode ser exigir mais, pois diferentes qualidades fazem com que eles enxerguem o mundo de maneira diferente.

O Ar cardinal (Libra), por exemplo, pode achar que o Ar mutável (Gêmeos) não possui senso de direção na vida por ser muito fácil de lidar. Numa perspectiva oposta, um geminiano pode achar que librianos são muito mandões e autoritários.

Por isso, mesmo compreendendo a natureza do seu elemento regente, Ar com Ar pode ser uma relação bastante intrigante e complexa.

Como se relacionar com pessoas do Signo de Ar?

Mulher com braços para trás em expressão de liberdade

Para se relacionar com pessoas do signo do Ar, comunicação é a palavra-chave. É importante que você aprenda a conversar e que passe a frequentar os espaços sociais em que nativos deste elemento comumente circulam.

Como signos de Ar expressam sua natureza diferentemente, atente-se para os detalhes de cada signo. Gêmeos é primordialmente comunicativo e bloquear a comunicação num relacionamento com ele é gravíssimo. Geminianos precisam falar e, principalmente, saber que são ouvidos.

Libra expressa sua natureza de Ar através de saídas com amigos. Portanto, esteja disposto a sair mais. Na conversa, librianos preferem ouvir mais a falar, então é importante que você aprenda a se expressar.

Já aquarianos são os mais desapegados e dificilmente falam sobre suas emoções. Portanto, deixe-os livres para demonstrarem seus sentimentos como desejam. Por serem parceiros extremamente leais e dedicados, esperarão o mesmo de você. Siga essas dicas e não há como errar.

Autor deste artigo

Entusiasta dos saberes tradicionais e milenares, escreve sobre o tema nas horas vagas.

Palavras-chave relacionadas


signos elementos mapa astral

Artigos relacionados


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Quais são os signos mais manipuladores? Conheça os 6 piores do zodíaco e mais!

Quais são os signos mais manipuladores? Conheça os 6 piores do zodíaco e mais!

Saiba quais são os signos que tendem a controlar tudo e todos. Descubra se o seu signo está nesta lista de signos mais manipuladores neste artigo!


Como fazer as pazes com cada signo? Como perdoam, como desculpam e mais!

Como fazer as pazes com cada signo? Como perdoam, como desculpam e mais!

Nem sempre é fácil fazer as pazes e essa tarefa pode ficar ainda mais difícil dependendo do signo da pessoa magoada. Confira como cada um reage nessa situação!


Quais são os signos mais psicopatas? Confira os 6 piores do zodíaco e mais!

Quais são os signos mais psicopatas? Confira os 6 piores do zodíaco e mais!

Você sabe quais são os signos considerados mais psicopatas do zodíaco? Confira nesse artigo os 6 piores signos do zodíaco e mais!


Constelação do signo de Virgem: origem, estrelas, como localizar e mais!

Constelação do signo de Virgem: origem, estrelas, como localizar e mais!

Repleta de vastas galáxias, a maior constelação do zodíaco é antiga e cercada por mitos de milhares de anos. Quer saber mais? Confira o artigo!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.