O Orixá Ogum: sua história, qualidades, filhos e mais!

O Orixá Ogum: sua história, qualidades, filhos e mais!

Você conhece Ogum? Entenda as características desse Orixá e de seus filhos, história, símbolos, sincretismos e muito mais.


Quem é o Orixá Ogum?

Ogum com sua lança e cavalo

Ogum é um Orixá masculino que representa perfeitamente o arquétipo do guerreiro, sendo o dono dos caminhos e responsável pelo progresso humano. Conhecido por sua força e energia vibrante, Ogum está amplamente associado à vitória e auxilia os humanos em suas conquistas no dia a dia, já que ele simboliza a força presente na natureza que impulsiona o ser.

Além de ser o deus da guerra, Ogum é também o executor das leis cósmicas. Desse modo, enquanto o Orixá Xangô cria as leis, Ogum as aplica e verifica quem as cumpre. Ogum é o oposto de Xangô no quesito da racionalidade, já que Xangô representa o lado racional e Ogum é majoritariamente emocional, apesar de também ser imparcial em sua conduta.

A história de Ogum

Gravura de Ogum lutando contra dragão

Ogum guerreava para seu pai, Odúduá, que era rei de Ifé, sendo que em uma de suas conquistas, Ogum nomeou o filho como rei do local conquistado: o reino de Irê. Diante disso, ele continuou suas batalhas, enquanto os cidadãos de Irê homenageavam Ogum uma vez por ano, com silêncio total e garrafas vazias de vinho de palma.

Ao retornar a Irê em um dia de silêncio em sua homenagem, após 7 anos de batalha, Ogum é tomado pela fúria diante do que parecia negligência dos cidadãos e matou todos. Ele apenas parou quando seu filho, que era rei, e seu irmão, Exu, o alertaram que essa era uma homenagem a Ogum e por isso estava tudo silencioso. Arrependido, Ogum fincou a espada no solo e se tornou um Orixá.

Ogum na Umbanda

Ogum é General da Umbanda, cavaleiro de Aruanda. Quem já ouviu esse ponto, pode compreender um aspecto muito importante da Umbanda: Ogum, além de Orixá, comanda diversas falanges espirituais que atuam em seu nome.

As falanges espirituais de Ogum consistem em um grupo de entidades desencarnadas que atingiram um patamar alto de evolução espiritual, vibrando na sintonia do Orixá Ogum. Esse conceito de falange espiritual tem influências do Espiritismo, sendo que ela categoriza um grupo de Espíritos que vibram na mesma energia.

Mesmo assim, é importante destacar que Ogum também é Orixá na Umbanda, assim como no Candomblé. Inclusive, ele possui o mesmo arquétipo, sendo o senhor da guerra, do progresso, do ferro e o executor das leis divinas.

Ogum no Candomblé

Responsável por ensinar a forja ao ser humano, Ogum é o Orixá do avanço e da guerra no Candomblé. Inclusive, ele é o segundo Orixá mais próximo do ser humano, atrás apenas de Exu, seu irmão. Vale destacar que não existem falanges espirituais de Ogum no Candomblé, já que essa religião não possui forte influência do Espiritismo que nem a Umbanda.

Há diversos itãs sobre Ogum no Candomblé, contos sobre esse Orixá, representando diversas histórias que aconteceram com ele. Esses itãs são representações metafóricas que permitem ensinar acerca da vibração energética e atuação do Orixá Ogum, passando esse conhecimento por várias gerações.

Sua origem

A origem de Ogum é humana, como guerreiro supremo do reino de Ifé, trabalhando para seu pai. Sempre foi um lutador muito forte e possui um certo caráter impulsivo, o que pode prejudicá-lo em determinadas ocasiões, como no itã em que ele demorou o máximo possível para pedir ajuda a Exu durante um cerco que ele realizava em uma cidade inimiga.

Como Orixá, ele se tornou indispensável para as outras divindades por conta de sua tecnologia baseada no ferro. Desse modo, ele é o segundo a receber oferendas, atrás de Exu que é o mensageiro dos Orixás. Afinal, ao fazer a oferenda a Ogum, a pessoa usará suas facas e equipamentos de metal para realizar oferendas a outros Orixás, exceto Nanã, que recusa o uso de metal.

Sua paixão por Oxum

Oxum é Orixá da fertilidade, sendo muito semelhante ao arquétipo grego de Afrodite, o que a torna muito sedutora, bela e sábia com as palavras. Por isso, Oxum é uma Orixá extremamente persuasiva e conquistadora, com seu estilo único.

Há um itã em que Ogum desiste de conviver com os outros Orixás, sendo estes dependentes das ferramentas de Ogum. Feito isso, os Orixás se desesperaram e todos eles foram buscar Ogum, mas nenhum teve sucesso. Afinal, Ogum era guerreiro e estrategista, sendo muito difícil capturá-lo.

Depois disso, Oxum vai até Ogum para seduzi-lo com sua dança. Ogum, hipnotizado pela beleza e leveza de Oxum, retorna à aldeia onde ficam os restantes Orixás. Desse modo, o itã revela a paixão de Ogum para com Oxum, representando a compatibilidade entre as energias desses Orixás, sendo Ogum o passional e impulsivo, e Oxum a tranquilidade emocional.

Sua briga com Xangô

Xangô e Ogum representam a dualidade entre razão e emoção, sendo a história da briga entre os dois a representação do dilema entre ser racional ou passional em determinada situação. Para isso, foi criado um itã em que Xangô e Ogum guerreavam para ver quem seria o par da Orixá Iansã.

No final das contas, Ogum foi derrotado e Iansã virou rainha da coroa de Xangô, Orixá que foi rei quando estava vivo. Inclusive, a arma da vitória foi uma pasta de quiabo que Ogum tropeçou no campo de batalha, sendo o quiabo um vegetal que representa a sabedoria, mostrando a importância da racionalidade representada por Xangô.

O sincretismo de Ogum

Estátua de Ogum como São Jorge

O Orixá Ogum é sincretizado com dois santos católicos, a depender do local em que ele é cultuado, com Marte ou Ares na mitologia greco-romana e com Visvakarma, na religião hindu. Confira as características principais e descubra o porquê de Ogum ser sincretizado com cada um deles.

São Jorge

São Jorge foi uma pessoa que foi beatificada quando desencarnou, virando um santo. Este é um santo guerreiro que é conhecido por montar em seu cavalo e matar o dragão que representa as demandas da vida. Por isso, ele é sincretizado com Ogum, Orixá guerreiro.

Santo Antônio

Santo Antônio é sincretizado com Ogum apenas no estado da Bahia, enquanto São Jorge é o santo correspondente a esse Orixá no restante do Brasil. Vale destacar que Santo Antônio é um dos santos mais famosos do catolicismo, tendo sua comemoração em junho e sendo muito associado como um santo casamenteiro.

Marte ou Ares na mitologia greco-romana

Marte é o correspondente romano do deus Ares da mitologia grega. Com base nisso, pode-se dizer que Ares é o deus da guerra, sendo altamente combativo, impulsivo e símbolo bruto de força. Por coincidir essas características com Ogum, essas figuras são sincretizadas.

Visvakarma na mitologia hindu

Assim como Ogum é o responsável por criar as ferramentas de cada Orixá, por conta da metalurgia, Visvakarma também é um criador de ferramentas para várias divindades do hinduísmo. Além disso, essas duas figuras são poderosas e são simbolizadas pela força.

As qualidades de Ogum

Estátua de Ogum em seu cavalo

Há diversas qualidades de Ogum, com diferentes características na personalidade e campos de atuação. Alguns atuam na floresta, outros são guerreiros e muito mais peculiaridades para cada qualidade. Por isso, confira sobre as seguintes qualidades de Ogum Akoró, Megé, Wáris, Oniré, Amené, Ogunjá e Alagbedé.

Ogum Akoró

A qualidade Ogum Akoró é altamente ligada à floresta, sendo irmão de Oxóssi e atuando diretamente em prol do bem. Ele é jovem, enérgico e altamente ligado à figura materna, apesar de seu ímpeto empreendedor e expansionista.

Ogum Megé

Ogum Megé é a raiz de todas as qualidades de Ogum, sendo a qualidade mais velha desse Orixá. Ele tem uma personalidade mais complicada de lidar, por ser rabugento. É o Orixá completo, sendo solteiro e lutando sozinho na quebra de demandas e para proteger os caminhos.

Ogum Wáris

Faz-se necessário ter cautela ao chamar essa qualidade, já que ela se incomoda com a saudação Patakori, usada para Ogum. Muitas vezes, ele se manifesta de forma destrutiva, com um ímpeto violento.

Ogum Oniré

Foi senhor do reino de Irê, sendo que Oni significa senhor, e Ire tem aldeia como significado. Muito ligado a seus antepassados, ele desapareceu debaixo da terra, tendo um caráter impulsivo e combativo. Além disso, suas contas são verdes, cor que também é associada a Ogum.

Ogum Amené

O Orixá Ogum possui forte relação com Oxum, tendo uma paixão pela deusa da fertilidade que seduz quem ela quiser. Ogum Amené é uma qualidade fortemente ligada à Oxum, usando conta verde clara e tendo uma forte relação com a bela Orixá do ouro e da prosperidade.

Ogunjá

Ogunjá usa contas verdes e possui forte relação com Oxaguiã, já que ele fez o favor de fornecer os equipamentos necessários para que Oxaguiã conseguisse realizar sua colheita de inhame. Essa qualidade é famosa por gostar de cachorro, sendo chamada de “O Senhor das Lutas”.

Ogum Alagbedé

Sendo marido de Iemanjá Ogúnté e pai de Ogum Akoro, a qualidade Ogum Alagbedé é altamente relacionada com os ferreiros. Ele é altamente disciplinado, exigente e consciente do que ele deve fazer e do que possui direito. A qualidade Alagbedé é altamente eficaz e é associada ao cumprimento do ofício.

Características dos filhos e filhas de Ogum

Zeca Pagodinho, filho de Ogum

Os filhos e filhas de Ogum possuem personalidades muito distintas, o que os torna propensos a se destacar perante outras pessoas. Possuem um forte código de honra, são muito impulsivos, mas ao mesmo tempo são estrategistas.

Com caráter expansionista, essas pessoas têm diversas características que atraem quem está ao redor delas. Por isso, são muito carismáticas e tendem a adorar festas e não se preocupam com sofisticação, interessando-se pela paz de espírito, diversão e cumprimento de seus objetivos.

Festa e confusão

Os filhos de Ogum são muito festeiros, como você pode constatar em algumas figuras como o cantor Zeca Pagodinho. Adoram uma farra com os amigos e são muito divertidos, sempre com piadas e histórias em suas mangas, o que os torna altamente carismáticos. São muito abertos e gostam de interações sociais, sendo mais extrovertidos.

Relativamente à confusão, o filho de Ogum não pode ser conhecido como alguém encrenqueiro, pois eles se importam muito com a honra e geralmente possuem grandes planos, não podendo perder tempo com bobagens.

Porém, devido à impulsividade, os filhos de Ogum podem cometer atitudes precipitadas que levem à confusão, mesmo que racionalmente essa não tenha sido a intenção deles. Por isso, é importante não confundir impulsividade com propensão a se meter em confusão.

Dificuldade em se apegar

Os filhos de Ogum não são adeptos de relacionamentos sérios, pois eles possuem grande dificuldade para se prender em apenas uma pessoa. Afinal, eles são altamente expansionistas e gostam de conhecer novas personalidades e até mesmo tipos físicos.

Porém, não pense que um filho de Ogum terá propensão a te trair se estiver em um relacionamento sério, embora ele possa estar em tentação pelo seu simples impulso biológico. Afinal, filhos deste Orixá, quando estão equilibrados, importam-se muito em agir com retidão e seguir o código de honra que eles acreditam.

Determinação e conquista

Ogum é o Orixá do progresso e das batalhas, sendo altamente relacionado a conquistas no âmbito militar que simbolizam as conquistas que a pessoa atingirá em vida. Por isso, é uma figura que acompanha seus filhos e que os conduz rumo à vitória.

Então, assim como seu Orixá de cabeça, o filho de Ogum possui forte determinação para alcançar os objetivos que ele almeja, já que ele vibra na energia desse Orixá, nunca esquecendo de seus propósitos e se levantando rapidamente após uma eventual queda.

Por isso, o filho de Ogum não desiste dos desafios e os encara com muita estratégia e força, já que o filho desse Orixá é altamente estrategista. Por isso, também é muito conquistador e consegue realizar grandes feitos em vida.

Essas conquistas podem se dar ao nível profissional, com promoções e aumentos; ao nível relacional, com o cultivo de bons relacionamentos; e ao nível de saúde, com corpo e mente saudável. Além disso, também se aplica ao emocional e ao autoconhecimento, com o avanço no trato consigo mesmo, auxiliando em momentos de crise.

Gosto pelo simples

Os filhos de Ogum não precisam de nada sofisticado para se sentirem confortáveis, já que gostam de viver com simplicidade e de aproveitar as coisas boas da vida. Ficam satisfeitos em aproveitar os pequenos momentos da vida e não são nem um pouco exigentes, sendo ótimas visitas.

Porém, se o orixá adjunto do filho de Ogum for Oxum, o cenário se torna diferente. Em contraste com Ogum, a orixá Oxum é altamente vaidosa e gosta apenas de vestir o mais belo, gostando muito de usufruir do melhor que ela possa ter.

Por isso, pessoas que têm Ogum como Orixá de cabeça, mas que também possuem Oxum como Orixá adjunto, podem apresentar um certo gosto por coisas mais rebuscadas e até mesmo caras. Afinal, ele irá misturar a personalidade desses dois Orixás, tornando-se mais adaptável em alguns casos.

Para se relacionar com Ogum

Filho de Ogum fazendo oração a orixá

Assim como todo Orixá, Ogum também possui um dia do ano para ele, um dia da semana em que ele vibra mais, saudação e símbolos próprios, cores e elementos. Entenda cada um desses aspectos e se conecte melhor a esse Orixá com maior facilidade para sintonizar com a energia desse guerreiro.

Dia do ano de Ogum

O dia 23 de abril é o dia de Ogum, sendo também o motivo para que abril seja o mês correspondente a esse Orixá. Essa data surgiu por conta do sincretismo entre Ogum e São Jorge, já que este também é o dia de celebração a esse santo católico.

Dia da semana de Ogum

O dia da semana correspondente a Ogum é terça feira, momento da semana em que a vibração de Ogum está mais intensa, facilitando a sua conexão com a dimensão terrena. Inclusive, esse é o motivo para que haja a recomendação de se colocar a oferenda a Ogum nas terças, para que haja melhores resultados.

Saudação a Ogum

As saudações para Ogum são ‘Ogunhê’ ou ‘Ogum Iê’, geralmente ditos na frase “Ogunhê, meu pai!”. Esse termo tem como significado ‘Salve o Senhor da Guerra’, homenageando o arquétipo guerreiro de ogum e toda a sua força e coragem para vencer demandas e trazer paz ao plano terreno.

Além dessas saudações, também pode-se dizer Patacori ou Patakori para saudar Ogum, sendo muito presente na expressão “Patakori Ogum!”. Essa saudação significa ‘Salve Ogum, supremo Orixá de cabeça’, sendo altamente usada em várias casas de Candomblé e em alguns terreiros de Umbanda.

Símbolo de Ogum

O principal símbolo de Ogum é a espada, usada para vencer demandas e representando o poder espiritual desse Orixá como canalizador de suas ações. Inclusive, é a espada de Ogum que deu nome à planta, também chamada de espada de São Jorge, que é famosa por espantar energia negativa do ambiente.

Além da espada, há outros símbolos para Ogum, como ferramentas, equipamentos de guerra como um todo e o escudo. A lança de Ogum também é outra planta que surgiu do sincretismo desse Orixá com São Jorge, o que fez com que a lança também se tornasse um símbolo dele.

Cores de Ogum

As cores de Ogum variam conforme as casas, mas a principal é vermelha, em consonância com seu caráter vibrante e intenso. A segunda cor mais usada é o azul rei, podendo ter variações com azul claro também, principalmente em Oguns relacionados à água, na umbanda. Por fim, você poderá também presenciar a cor verde para simbolizar Ogum em algumas casas.

Elemento de Ogum

O elemento de Ogum é o fogo, em harmonia com sua dinamicidade e força, mostrando todo o poder desse elemento na representação desse Orixá. Por isso, a vibração de Ogum é a do elemento fogo, tendo ervas consideradas quentes e caráter intenso em quaisquer características suas.

Relacionado ao elemento fogo, você poderá notar que até as pedras desse Orixá são com base nesse elemento, sendo as principais a granada e o rubi. Outro ponto importante de se destacar é a cor das fitas que são vermelho leitosas.

Oração a Ogum

A oração, se for feita com muita sinceridade e em um estado de espírito harmonizado, terá melhor efeito até do que velas e oferendas. Por isso, é importante que você se conecte a oração e peça, agradeça por todo amor e proteção que você recebe de Ogum. Confira abaixo essa bela oração para Ogum vir ao seu auxílio:

Nesta casa de guerreiro
Vim de longe para rezar
Rogo a Deus pelos doentes
Na fé de Obatalá

Ogum salve a Casa Santa
Os presentes e os ausentes
Salve nossas esperanças
Salve os velhos e crianças

Nego veio ensinou
Na cartilha de Aruanda
E Ogum não esqueceu
Como vencer a Quimbanda

A tristeza foi embora
Na espada de um guerreiro
E a luz no romper da aurora
Vai brilhar neste terreiro.

Patakori Ogum! Ogunhê meu Pai!

Além desse tipo de oração, você também poderá encontrar famosos pontos na Umbanda e no Candomblé que são orações cantadas. Há pontos de Ogum muito famosos, como Vencedor de Demandas, General da Umbanda, Ogum de Ronda e outros. Abaixo, você poderá conferir a letra do famoso ponto de Ogum chamado de 7 espadas:

Eu tenho sete espadas pra me defender
Eu tenho Ogum em minha companhia
Eu tenho sete espadas pra me defender
Eu tenho Ogum em minha companhia

Ogum é meu pai
Ogum é meu guia
Ogum é meu pai
Na fé de Zambi
E da Virgem Maria

Ogum é meu pai
Ogum é meu guia
Ogum é meu pai
Na fé de Zambi
E da Virgem Maria

Eu tenho sete espadas pra me defender
Eu tenho Ogum em minha companhia
Eu tenho sete espadas pra me defender
Eu tenho Ogum em minha companhia

Ogum é meu pai
Ogum é meu guia
Ogum é meu pai
Na fé de Zambi
E da Virgem Maria

Ogum é meu pai
Ogum é meu guia
Ogum é meu pai
Na fé de Zambi
E da Virgem Maria

Eu tenho sete espadas pra me defender
Eu tenho Ogum em minha companhia
Eu tenho sete espadas pra me defender
Eu tenho Ogum em minha companhia

Ogum é meu pai
Ogum é meu guia
Ogum é meu pai
Na fé de Zambi
E da Virgem Maria

Ogum é meu pai
Ogum é meu guia
Ogum é meu pai
Na fé de Zambi
E da Virgem Maria

Ogum! Ogunhê!

Oferendas a Ogum

Oferenda a Ogum

Primeiramente, é importante alertar que oferendas apenas devem ser realizadas sob a supervisão de um pai de santo, com o acompanhamento de um terreiro. Não as tente fazer sozinho e procure cultuar individualmente seu Orixá com velas e orações sinceras, pois a intenção é sempre o elemento mais poderoso de qualquer oferenda.

Essa supervisão é importante porque as oferendas são repletas de detalhes e seu pedido ao plano espiritual deve ser claro, com o auxílio dessa figura religiosa. Assim, você evitará más interpretações acerca do pedido dessa oferenda na espiritualidade, para que saia tudo dentro dos conformes.

Então, se você já possui o acompanhamento de um pai de santo para esse propósito, você poderá realizar oferendas para Ogum com diferentes propósitos. Dentre eles, há oferenda para abrir caminhos, proteção, sucesso e encontrar emprego.

Para abrir caminhos

Para abrir seus caminhos, o paliteiro de Ogum é a oferenda mais apropriada, devendo ser deixada na laje por 7 dias com uma vela azul. Se não conseguir colocar na laje, deixe debaixo de uma árvore ou perto de trilhos ferroviários. Veja como fazer a receita abaixo:

Materiais:
• Cará (ou inhame): uma unidade;
• Palitos de mariô (ou palitos de churrasco ou de dente): 1 pacote;
• Mel de abelha e azeite de dendê: suficiente para regar.

Modo de preparo:
1- Cozinhe o cará, com casca, até que ele fique com uma textura bem macia;
2- Aguarde que esfrie e descasque cuidadosamente.
3- Use um alguidar para pôr o cará dentro.
4- Prenda os palitos espalhados por toda a superfície do cará.
5- Irrigue com o mel de abelha e azeite de dendê.

Para proteção

Para pedir proteção a Ogum, seja para você ou para alguém querido, você irá fazer uma receita bem simples com 7 velas mescladas em braço e vermelho. Confira abaixo a receita de oferenda para Ogum e veja como ela consegue ser prática e eficaz.

Materiais:
• Couve: sete folhas;
• Cravos vermelhos: sete unidades;
• Melancia cortada: uma unidade;
• Cerveja clara: uma unidade
• Velas mescladas em branco e vermelho: 7 unidades.

Modo de preparo:
1- Coloque as folhas de couve pelo chão;
2- Adicione os pedaços de melancia e os cravos;
3- Decore do seu modo, abra a cerveja e espalhe um pouco por cima das folhas, mentalizando a intenção de seu pedido.

Para ter sucesso

Em uma oferenda a Ogum, para ter sucesso, é necessário que você a faça na terça-feira, até às 7 horas da noite. Essa oferenda é muito simples e trará resultados ótimos, precisando apenas de abacate, azeite de dendê e vela. O seu resultado irá depender da vibração e intenção que você depositar nela.

Materiais:
• Abacate: 1 unidade;
• Azeite de dendê: a gosto;
• Vela azul-escura: 1 unidade.

Modo de preparo:
1- Primeiramente, corte um abacate pela metade e retire o caroço.
2- Depois, passe azeite de dendê na polpa.
3- Por fim, deposite as duas metades em um prato limpo, colocando no centro uma vela azul-escura.

Para encontrar emprego

A oferenda a Ogum para encontrar emprego é repleta de detalhes e exige muita atenção de quem a realiza. Porém, você achará interessante saber que ela não precisa de nenhuma comida, requerendo mais de sua atenção do que de recursos financeiros. Por isso, veja abaixo como se prepara essa oferenda.

Materiais:
Toalha vermelha: 1 unidade;
Espada de brinquedo (ou outro material que a simbolize): 1 unidade;
Cerveja clara: 1 lata;
Cravos vermelhos: um ramalhete;
Folhas de Espada de São Jorge: algumas unidades.

Modo de preparo:
1- Primeiramente, estique a sua toalha vermelha no chão e coloque a espada de brinquedo, ou substituto, exatamente no centro desta toalha.
2- Feito isso, abra uma lata de cerveja clara e coloque um pouco desse líquido em um copo, deixando-o ao lado da espada de brinquedo.
3- Em seguida, coloque um ramalhete de cravos vermelhos e algumas espadas-de-são-jorge na ponta da espada de brinquedo.
4- Por fim, acenda três velas vermelhas e quatro brancas. Essas velas devem estar dispostas de um modo que fique cada uma sobre um pires, enfileiradas do lado de fora da toalha. Vale destacar que você deve alternar as velas, entre vermelho e branco na sua disposição.

O que Ogum tem a nos dizer?

Monumento para Ogum como São Jorge

Patakori Ogum! Se o Senhor da Guerra transmitir uma mensagem para você, não espere um sinal de desistência e nem de fraqueza, pelo contrário... Ogum incentiva a coragem e a força para enfrentar as adversidades, por isso, não desista de seus propósitos e se esforce muito para consegui-los, de modo que você mantenha a disciplina para executar o trabalho diário com qualidade.

Porém, Ogum também ensina à humanidade que o esforço por si só não adianta, sendo necessário ter estratégia para traçar seus planos e executá-los com maestria. Desse modo, você conseguirá ter maior controle sobre sua vida e poderá usufruir dos pequenos bons momentos que ela oferece em seu dia a dia.

Caso você caia diante de algum desafio, Ogum te ensina que as derrotas podem se tornar vitórias se você aceitar o tropeço, mas lutar para que ele se torne uma conquista. Por isso, não pense que ao perder uma batalha você perderá a guerra, pois com esforço e estratégia, você poderá reverter cenários adversos.

Por fim, esse Orixá também ensina a você que é necessário cuidar e ser fiel às pessoas que você ama. Essa é uma batalha diária e extremamente satisfatória, demandando apenas amor, tempo e energia para que você possa aproveitar momentos maravilhosos com pessoas queridas ou até mesmo aprofundar o vínculo entre vocês, passando por um momento difícil juntos.

Autor deste artigo

É vivendo que nos tornamos a própria obra. Sou escritor e acredito que a escrita nos auxilia a extrapolar os limites do mundo concreto, então embarque nessa transcendência e mergulhe na leitura!

Palavras-chave relacionadas


religiões

Artigos relacionados


Banho de Exu: para abrir caminhos, limpeza espiritual, proteção e mais!

Banho de Exu: para abrir caminhos, limpeza espiritual, proteção e mais!

O banho de Exu é uma forma poderosa e eficaz para abertura de caminhos, limpar o campo energético, entre outros exemplos. Leia esse artigo e saiba mais!


Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Ver estrelas cadentes tem inúmeros significados, e pode ser uma oportunidade de fazer pedidos se sentindo mais perto do universo. Saiba mais no artigo!


Sintomas de mediunidade: sinais, sintomas físicos, como desenvolver e mais!

Sintomas de mediunidade: sinais, sintomas físicos, como desenvolver e mais!

A mediunidade é um assunto fascinante que desperta diferentes sentimentos nas pessoas. Aprenda sobre seus segredos neste artigo e saiba se você é um médium!


Os símbolos do budismo: Significado, ensinamentos, origem e mais!

Os símbolos do budismo: Significado, ensinamentos, origem e mais!

Constituindo a mente, os símbolos budistas caracterizam o iluminar das ideias e todas as manifestações divinas. Saiba mais!


Pomba Gira Maria Quiteria: características, trabalho, oferenda e mais!

Pomba Gira Maria Quiteria: características, trabalho, oferenda e mais!

Maria Quitéria é uma das pombas-gira mais famosas na umbanda e no candomblé. Leia esse artigo para saber mais sobre essa entidade!


Últimos posts


Banho de Exu: para abrir caminhos, limpeza espiritual, proteção e mais!

Banho de Exu: para abrir caminhos, limpeza espiritual, proteção e mais!

O banho de Exu é uma forma poderosa e eficaz para abertura de caminhos, limpar o campo energético, entre outros exemplos. Leia esse artigo e saiba mais!


Banho de Artemísia: para que serve, propriedades, como fazer e mais!

Banho de Artemísia: para que serve, propriedades, como fazer e mais!

Aprenda aqui como fazer o banho de Artemísia. A erva possui diversos benefícios para a saúde, além de promover limpeza energética, atrair proteção e muito mais!


Sonhar com nota de 2 reais: falsa, rasgada, nova, velha, na carteira e mais!

Sonhar com nota de 2 reais: falsa, rasgada, nova, velha, na carteira e mais!

Sabia que sonhar com nota de 2 reais traz vários significados? Pode revelar prosperidade, mas não fala só de dinheiro. Clique e entenda todas as interpretações!


Sonhar com ar condicionado: ligado, quebrado, pegando fogo e mais!

Sonhar com ar condicionado: ligado, quebrado, pegando fogo e mais!

Neste artigo nós desvendamos as interpretações de 19 tipos de sonhos com ar condicionado. São bons e maus presságios, além de alertas e conselhos. Confira!


Menstruar na lua minguante: entenda as fases da lua e o ciclo menstrual!

Menstruar na lua minguante: entenda as fases da lua e o ciclo menstrual!

Você sabia que as fases da lua interferem e trazem diferentes significados para o ciclo menstrual? Leia o artigo e entenda mais sobre seu equilíbrio interior!