Símbolos dos signos: origem, significados, influências e mais!

Símbolos dos signos: origem, significados, influências e mais!

Você já se perguntou qual o significado e de onde vieram os símbolos dos signos do Zodíaco? Leia o artigo e entenda isso e muito mais!


De onde vêm os símbolos dos signos do Zodíaco?

Símbolos dos signos do Zodíaco

Na astrologia, os símbolos dos signos recebem o nome de glifos e cada um representa uma constelação. Foram os antigos mesopotâmios, especialmente os babilônios, que deram nomes as estas estrelas.

Estes símbolos mostram a direção que o Sol percorre através das constelações durante os doze meses do ano. A palavra “zodíaco” tem origem grega e quer dizer “círculo de animais”.

Nossos ancestrais costumavam associar a personalidade dos signos ao que notavam em bichos ou outras representações com que conviviam, por isso que, com exceção de Gêmeos, Virgem, Libra e Aquário, os signos são simbolizados por estes seres.

Tais associações originaram o que chamamos hoje de símbolos astrológicos, os quais fazem parte de mapas e horóscopos.

Símbolos dos signos – Origem e significados

Símbolos dos signos do Zodíaco

É bem provável que você já tenha se questionado sobre a origem dos símbolos do Zodíaco. Símbolos astrológicos, como o Sol, a Lua e o restante dos planetas, foram inventados para representar os corpos que se movimentam ao redor da Terra.

Inicialmente, os babilônios criaram estes sinais para dividir as estações do ano. No entanto, depois de algum tempo, eles passaram a utilizar estes símbolos para identificar a localização dos planetas e do nosso satélite natural, a Lua.

Além disso, nossos antepassados também queriam compreender qual era a ligação que os astros tinham com as nossas vidas, as fases e seus deslocamentos. A partir disso surgia a astrologia, trazendo suas superstições, símbolos e relação com os signos.

Símbolo do signo de Áries

Segundo a mitologia, Áries era um carneiro voador possuidor de lindos pelos dourados e que foi usado por Hele e Frixo, filhos de filho de Atamante e Nefele, para fugir de seu pai, que queria matá-los.

Ao conseguir fugir, Frixo sacrificou o animal e deu sua pele de presente para o rei Esão, que o protegeu. Já o regalo foi preservado como uma relíquia. O tempo passo e Jasão, filho de Esão, convocou uma equipe para encontrar o tesouro e, consequentemente, assumir o trono.

No entanto, seu tio ocupou seu lugar, mas, caso Jasão encontrasse a pele de ouro, seu cargo seria devolvido. Por fim, ele consegue cumprir a missão e, em reverência a seu ato, Zeus fez de Áries uma constelação.

Símbolo do signo de Touro

De acordo com a história, Zeus, com a intenção de conquistar Europa, fantasiou-se de touro e a carregou até a ilha de Creta, onde criaram três filhos.

Minos tornou-se um rei muito importante e, por ganância, fez um trato com Poseidon. Ele garantiu que, caso Poseidon o ajudasse a ser mais poderoso, iria presenteá-lo com o melhor touro que possuía.

Poseidon aceitou, mas Minos não cumpriu sua parte. Então, junto de Afrodite, Poseidon orquestrou sua vingança. Ela enfeitiçou a esposa de Mino, fazendo com que se encantasse por um touro. Então nasceu Minotauro.

Humilhado, Minos aprisionou Minotauro, alimentando-o com cidadãos atenienses. Porém, sua irmã e Teseu, príncipe de Atenas, mataram a criatura e como recompensa, levaram a cabeça de Minotauro até o céu, dando origem à Constelação de Taurus.

Símbolo do signo de Gêmeos

Segundo a lenda, Zeus envolveu-se com a mortal Leda e devido a este relacionamento nasceram os gêmeos Castor e Pólux.

Eles se enamoraram por duas irmãs que estavam comprometidas e, sendo assim, decidiram sequestrá-las. Quando os noivos souberam da notícia, enfrentaram os irmãos e, fatalmente atingiram Castor com uma lança.

Ao contrário de seu irmão, Pólux era imortal e, ao perceber a dor de Castor, pediu a Zeus que fosse mortal ou que tornasse seu irmão imortal, já que achava impossível viver longe dele. O desejo foi concedido e, enquanto Castor tornava-se imortal, Pólux morria.

Vendo a situação Castor implorou para salvar seu irmão. Então, para satisfazer a ambos, Zeus fez com que a imortalidade fosse revezada entre eles, que se encontravam apenas durante essa alternância. Descontentes, transformaram-se na constelação de Gêmeos, onde puderam ficar unidos para sempre.

Símbolo do signo de Câncer

Segundo a mitologia grega, uma das 12 tarefas de Hércules, filho bastardo de Zeus, era matar Hidra de Lerna, um monstro que tinha forma de serpente que provocava grande devastação por onde passava.

A criatura tinha nove cabeças e alto poder de cura e, cada vez que se cortava uma cabeça, outra crescia em seu lugar.

Um dia, quando Hércules estava concluindo o trabalho, Hera, a rainha do Olimpo, mandou um caranguejo gigante para impedir o semideus. Hera era esposa de Zeus e, por saber que Hércules era fruto de uma relação proibida, odiava o rapaz.

Por fim, Hércules conseguiu vencer e depois disso, pisou no caranguejo e também o derrotou. Hera, reconhecendo o esforço do grande animal em ajudá-la, pôs o caranguejo em uma das constelações.

Símbolo do signo de Leão

A mitologia grega conta que a primeira tarefa de Hércules era matar o Leão de Nemeia; uma criatura enorme e filho de uma feiticeira. O animal era temido por todos e ninguém conseguia matá-lo.

Em sua primeira tentativa, ao ver o tamanho do Leão, o semideus fugiu da batalha para procurar suas armas. Porém, quando percebeu que elas não bastariam, decidiu usar a inteligência. Ao voltar, Hércules fixou o olhar em sua vítima e, ao ver seu reflexo, conseguiu cumprir sua missão.

Por fim, o filho de Zeus percebeu que o Leão simbolizava sua própria vaidade. Para se lembrar do ocorrido, Hércules fez uma túnica com o couro do animal e segundo a lenda, Juno, a Rainha dos Deuses, com o desejo de homenagear o Leão de Nameia, transformou-o na constelação de Leão.

Símbolo do signo de Virgem

Uma das histórias que elucidam o símbolo de Virgem é a do mito romano de Ceres. Ceres era a deusa da colheita e do amor maternal e, além disso, também era mãe de Prosepina; a virgem deusa das ervas, flores, frutos e perfumes.

Um dia Prosepina foi sequestrada e carregada até o inferno por Plutão, o deus do submundo. Aflita com a situação, Ceres fez com que as terras ficassem inférteis e arruinou todas as lavouras.

Diante disso, Plutão deixou que Prosepina visitasse sua mãe durante a primavera e o verão. Feliz por ver a filha, Ceres providenciava tudo o que fosse preciso para que todos fizessem boas colheitas durante este período. Portanto, o símbolo de Virgem faz alusão à terra fértil que espera para ser cultivada.

Símbolo do signo de Libra

Libra é um signo que pode ser reproduzido por dois símbolos: o pôr do Sol e a balança. O primeiro exprime a posição do Sol no período equivalente ao signo, 24 de setembro e 23 de outubro. Já a balança diz respeito a principal característica deste signo: a justiça.

Libra também está ligado à Têmis, a segunda mulher de Zeus e deusa grega da justiça; o que explica a balança que fica em sua mão. O objeto serve para simbolizar o peso de nossos atos e para julgá-los de forma legítima e isenta.

Por isso, o símbolo do signo de Libra está relacionado ao equilíbrio e à extinção daquilo que pode afetá-lo.

Símbolo do signo de Escorpião

Existem algumas lendas que relatam origem da constelação de Órion, a qual originou o signo de Escorpião. Uma delas fala sobre Órion, um dos grandes caçadores que trabalhou para Ártemis, a deusa da caça.

Segundo a história, um dia Órion disse ser o melhor caçador que existia e que, por isso, nenhum animal era capaz de fugir de sua perseguição. Ártemis ficou furiosa com a fala e então mandou um escorpião gigante para matar Órion.

Para fazer com que outros homens se recordassem do caçador que morreu por uma picada de escorpião graças a sua petulância, Zeus o transformou na constelação de Órion, fazendo com que o acontecimento permanecesse eterno.

Símbolo do signo de Sagitário

Para os gregos, o centauro era uma criatura imortal cujo corpo era formado metade por um humano, metade por um cavalo. De forma geral, o animal retratava a brutalidade e a grosseria masculina. No entanto, dentre todos os centauros, Quíron se sobressaía por ser bom.

Segundo a lenda, durante a luta contra os centauros, Hércules atingiu Quíron com uma flecha acidentalmente e, por não existir tratamento para a lesão, o animal padeceu durante anos.

Vendo a situação do amigo, Hércules pediu para que Zeus o matasse com a intenção de acabar com seu sofrimento e, sentindo a dor do centauro, Zeus carregou Quíron até o céu e o tornou na constelação de Sagitário.

Símbolo do signo de Capricórnio

Segundo a mitologia, Cronos, o pai de Zeus, tinha o costume de engolir seus filhos logo após o nascimento para que não fosse destronado. Para impedir que o mesmo acontecesse a Zeus, sua mãe Reia o levou até a cabra Amalteia.

Zeus escapou do temido destino e ofereceu uma poção mágica a Cronos, fazendo com que expelisse seus irmãos e assumisse seu lugar.

Certo dia, Tifão, criatura cuja função era acabar com os deuses, tentou golpeá-los. Então, para se defender todos tomaram formas de animais. Um deles, para confundir o monstro, mergulhou no rio e fez de sua parte inferior a cauda de um peixe.

Capricornus, como ficou conhecido, deixou Zeus admirado e, após este acontecimento, foi presenteado com a constelação de Capricórnio.

Símbolo do signo de Aquário

O símbolo do signo de Aquário está ligado a figura mitológica de Ganimedes, um mortal que chamava atenção por sua notável beleza.

Um dia, Zeus viu o jovem cuidando da criação de animais de seu pai. Deslumbrado com a graça de Ganimedes, o Deus dos Deuses decidiu trazê-lo para viver com ele e, como agradecimento, ofertou ouro a seu pai.

Ganimedes tinha a função de oferecer néctar aos deuses; bebida valiosa que os nutria e tornava imortais. Certa vez, o belo rapaz deixa o néctar cair enquanto o servia e, por conta disso, foi banido do Olimpo.

Zeus, no entanto, ainda encantado pela aparência do rapaz, e quis prestar uma homenagem a ele. Sendo assim, o transformou na constelação de Aquário.

Símbolo do signo de Peixes

A mitologia conta que os deuses gregos Eros e Afrodite estavam sendo perseguidos por Tifão quando, graças a ajuda de Amalteia, ambos se salvam da caçada.

Amalteia, cabra de cuidou de Zeus, guiou os deuses para o único trajeto que os ajudaria fugir da criatura: o mar. Isso porque a água era o único elemento capaz de cessar o fogo lançado por Tifão.

Chegando no reino de Poseidon, o deus dos mares exigiu que dois golfinhos levassem ambos para o fundo do oceano. Os animais, ligados por uma corda feita de ouro, acataram a ordem, deixando os deuses em segurança. Gratos pela gentileza dos golfinhos, Eros e Afrodite os tornaram na constelação de Peixes.

Outras informações sobre os signos

Símbolos dos signos do Zodíaco

Os signos do Zodíaco são divididos em doze intervalos com cerca de trinta graus e são ordenados da seguinte forma: Áries, Touro, Gêmeos, Câncer, Leão, Virgem, Libra, Escorpião, Sagitário, Capricórnio, Aquário e Peixes.

Com seus pontos fortes e fracos, eles trazem as características, anseios e comportamentos das pessoas em relação à vida.

Inspirados em diversas culturas, os signos foram relacionados aos planetas e aos quatro elementos da natureza: fogo, terra, ar e água. Segundo a crença, esses recursos não só explicam nossas qualidades inerentes, como também destacam a energia que mais se sobressai em nosso interior.

Através da data de nascimento é possível descobrir a qual signo você pertence e entender como ele pode influenciar em toda sua trajetória de vida. Continue a leitura e encontre seu signo solar, elemento e planeta regente. Aproveite também para conhecer os legítimos traços de sua personalidade.

Datas de cada signo

Como vimos, os signos mostram nossa essência. Ele traduz nossos pensamentos e como enfrentamos a vida. Confira abaixo as datas referentes a cada um dos signos zodiacais.

Áries – 21 de março a 20 de abril.
Touro – 21 de abril a 21 de maio.
Gêmeos – 22 de maio a 21 de junho.
Câncer – 22 de junho a 22 de julho.
Leão – 23 de julho a 23 de agosto.
Virgem – 24 de agosto a 23 de setembro.
Libra – 24 de setembro a 23 de outubro.
Escorpião – 24 de outubro a 22 de novembro.
Sagitário – 23 de novembro a 21 de dezembro.
Capricórnio – 22 de dezembro a 20 de janeiro.
Aquário – 21 de janeiro a 19 de fevereiro.
Peixes – 20 de fevereiro a 20 de março.

Elementos que regem os signos

Os signos zodiacais são regidos pelos quatro elementos da natureza: fogo, terra, ar e água. Cada grupo é formado por três signos que simbolizam os tipos de energia que formam a vida terrestre.

O elemento fogo é composto pelos signos de Áries, Leão e Sagitário. Geralmente, pessoas destes signos são consideradas vaidosas, exibidas e temperamentais. Do elemento terra fazem parte os signos de Touro, Virgem e Capricórnio. Nativos destes signos são famosos por serem perseverantes, teimosos, organizados e racionais.

Gêmeos, Libra e Aquário são signos de ar e representam a curiosidade, a justiça, a sensibilidade e o idealismo. Por fim, encontram-se os signos de água: Câncer, Escorpião e Peixes; os quais estão ligados ao sentimentalismo, à sexualidade e à bondade.

Planetas que regem os signos

Planetas exercem poder e definem qualidades aos signos. Eles determinam o comportamento e o método que as pessoas usam para atingir objetivos.

Áries, o primeiro signo zodiacal é regido por Marte; astro da força e da coragem. Touro é governado pelo amoroso Vênus, já o signo de Gêmeos é controlado por Mercúrio, o astro da comunicação.

A Lua rege o sensível Câncer. Leão, por sua vez é gerenciado pelo Sol, um dos astros mais importantes da astrologia. Virgem também é governado por Mercúrio; e Libra, tal como Touro, tem Vênus como planeta regente.

Plutão, planeta da transformação e da radicalidade, rege Escorpião. Já Sagitário tem como regente o autoritário Júpiter. Capricórnio e Aquário são orientados por pelo sábio Saturno. O último signo, Peixes, é regido por Netuno, planeta da impulsividade.

Como cada signo possui relação com o seu símbolo?

Símbolos dos signos do Zodíaco

Os chifres do carneiro ariano representam a bravura para seguir adiante. Tal qual um touro; taurinos são fortes, determinados e intensos. Gêmeos é simbolizado por duas linhas verticais, a duplicidade dos lados físico e mental; unidas por duas linhas horizontais, relativas à linguagem e ao pensamento.

Como o canceriano, o caranguejo é sensível, medroso e se esconde em seu casco quando ameaçado. Leão e leoninos são líderes corajosos, fortes e imponentes.

O símbolo dos virginianos traduz seus esforços e o resultado de seu trabalho. A balança, símbolo de Libra, representa justiça e união, características típicas dos librianos.

Escorpião, é retratado pelo escorpião e pela águia. O primeiro simboliza o instinto; a segunda, a habilidade de superá-lo. O rabo do escorpião mostra a resistência aos perigos e a habilidade de se esconder e entrar no pensamento alheio.

Um centauro com arco e flecha simboliza Sagitário. A figura representa a busca pela excelência e a dualidade: de um lado a inteligência humana, do outro, o poder e velocidade equina.

O símbolo de Capricórnio é a cabra; animal obstinado, persistente e ambicioso, assim como os capricornianos. As ondulações e o elemento regente de Aquário exprimem o instinto e a sabedoria criativa desse signo. A representação de peixes se refere à natureza complementar e conflitante do signo.

Autor deste artigo

Jornalista, produtora de conteúdo e redatora.
Apaixonada por ler e escrever, sempre em busca de novas histórias para contar e conectar com o público. Com habilidades criativas e atenção aos detalhes, estou pronta para ajudar a transmitir qualquer mensagem de forma envolvente!

Palavras-chave relacionadas


signos elementos sol mapa astral

Artigos relacionados


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Quais são os signos mais manipuladores? Conheça os 6 piores do zodíaco e mais!

Quais são os signos mais manipuladores? Conheça os 6 piores do zodíaco e mais!

Saiba quais são os signos que tendem a controlar tudo e todos. Descubra se o seu signo está nesta lista de signos mais manipuladores neste artigo!


Como fazer as pazes com cada signo? Como perdoam, como desculpam e mais!

Como fazer as pazes com cada signo? Como perdoam, como desculpam e mais!

Nem sempre é fácil fazer as pazes e essa tarefa pode ficar ainda mais difícil dependendo do signo da pessoa magoada. Confira como cada um reage nessa situação!


Quais são os signos mais psicopatas? Confira os 6 piores do zodíaco e mais!

Quais são os signos mais psicopatas? Confira os 6 piores do zodíaco e mais!

Você sabe quais são os signos considerados mais psicopatas do zodíaco? Confira nesse artigo os 6 piores signos do zodíaco e mais!


Constelação do signo de Virgem: origem, estrelas, como localizar e mais!

Constelação do signo de Virgem: origem, estrelas, como localizar e mais!

Repleta de vastas galáxias, a maior constelação do zodíaco é antiga e cercada por mitos de milhares de anos. Quer saber mais? Confira o artigo!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.