Para que serve a vela preta? Na Umbanda, rituais de magia e mais!

Para que serve a vela preta? Na Umbanda, rituais de magia e mais!

A vela preta é um poderoso instrumento de magia que absorve energias negativas e quebra maldições. Descubra como se beneficiar de seu poder mágico nesse artigo!


Significado da vela preta

Vela preta em meio a itens de ritual de magia

O significado da vela preta é um tema coberto por uma nuvem de mistério e magia. Diferentemente do que muitos acham, esse objeto ajuda na remoção de obstáculos, no rompimento de demandas negativas e na quebra de feitiços e maldições.

Por isso, ao invés de causar malefícios, ela é, na verdade, uma das melhores curas para qualquer tipo de ataque espiritual ou energético lançado contra pessoas, animais ou lugares.

Devido à crença enraizada de que a cor negra está associada ao mal, muitas pessoas acabam deixando de se beneficiar dos efeitos positivos desse poderoso instrumento de poder e magia. Justamente por desconhecerem as verdadeiras energias da vela preta, muitos simplesmente a ignoram e deixam de se beneficiar, assim, dessa poderosa aliada.

Para desmistificar antigos conceitos sobre a vela preta, falaremos aqui sobre suas características, seus significados e suas indicações, além de apresentarmos suas aplicações na magia. Continue lendo para aprender esses segredos poderosos.

Vela preta – Características

velas pretas acesas sobre líquido vermelho.

Uma das mais importantes características da vela preta é a sua capacidade de servir como uma esponja energética. Quando acesa, ela atrai para sua chama toda e qualquer negatividade do ambiente e a consome, à medida que sua chama queima. Entenda o significado e uso da vela preta a seguir.

Significado do uso de velas

Usar velas em rituais é uma prática presente em muitas religiões, pois isso cria um efeito em nossa mente que ativa nosso interior e nos prepara para a atmosfera do ritual. Dessa forma, também atraímos a luz que afasta a escuridão ao redor.

Além disso, quando acendemos uma vela, estamos em contato com os quatro elementos. O elemento terra está presente na cera sólida da vela, a água é visível na forma líquida da cera derretida, o ar surge da fumaça que sai da chama e nesta está presente o elemento fogo.

Para usar velas corretamente, é importante prestar atenção ao seu formato e tamanho, bem como ao significado de suas cores, pois cada uma possui energias e usos diferentes.

Significado da cor preta

A cor preta significa mistério, poder, elegância e sofisticação. Regido por Saturno, o planeta dos bens duráveis, o preto também evoca sentimentos como tristeza e luto e é por isso que é a cor mais utilizada em funerais.

Por ser resultante da união das demais cores, o preto tem o poder de prender todas elas dentro de si. Devido a este poder, essa cor também é uma excelente condutora de energia térmica e, principalmente, de energia espiritual.

Quando você se veste de preto, você atrai a luz do ambiente para sua roupa e acaba atraindo para si a energia das pessoas e dos locais por onde passa. Este poder, por sua vez, também se entende para as velas.

Significado da vela preta

A vela preta possui diversos significados e, diferentemente do que a maioria das pessoas acha, ela geralmente não é utilizada para fazer o mal a alguém.

A influência de Saturno traz para essa vela estabilidade física que te liga às energias dessa realidade material. Por ser o planeta ligado aos bens duráveis e imóveis, a vela preta está associada à abertura de caminhos para alcançar estabilidade e compra de casas.

Embora velas pretas possam ser utilizadas também para rituais destrutivos, a destruição provocada por esse tipo objeto está ligada ao rompimento de maus hábitos. Isso porque só é possível seguir adiante a partir do momento em que se compreende que é necessário mudar o que já tem para alcançar o que deseja.

Indicações

Dentre as principais indicações para o uso de velas pretas estão rituais que envolvam proteção, absorção de energia negativa, quebra de feitiços e de maldições e indução de meditações mais profundas (como o transe).

Contudo, existem especificações do uso dessa vela que são restritas a religiões específicas. Na Wicca, a bruxaria moderna, a vela preta é um símbolo da lua minguante e, consequentemente, é utilizada para banimentos.

Já na Umbanda, velas pretas estão relacionadas a entidades específicas como Pretos velhos, além de ser sagrada para orixás como Exú e Omolú. No hinduísmo, por fim, a vela preta é acesa para honrar Kali, deusa negra do tempo e da mudança.

Benefícios

Um dos principais benefícios da vela preta é absorver energia. Por ser uma cor que resulta da mistura de outras cores, a vela preta funciona como uma espécie de esponja energética, trazendo para si todas as energias do ambiente ou das pessoas que as usam.

Além disso, ela também serve para banir as vibrações ruins, neutralizando-as. Outro benefício bastante comum da vela preta é o de acabar com a influência de vícios. Isso porque ela tem o poder de transmutar influências negativas, aterrando-as e transmutando-as.

Por isso, se deseja abrir os seus caminhos, se livrar de obstáculos, além de afastar a pobreza e alcançar estados mais profundos de meditação para acessar o seu inconsciente, a vela preta é indicada para você.

Mitos

Um dos grandes mitos que envolvem o uso de vela preta é o de que ela é utilizada única e exclusivamente para feitiços, rituais e trabalhos que envolvam malefícios e magia negra. Isso não é verdade.

A vela preta, na verdade, atrai as energias da pessoa que a usa. Se a sua energia está carregada de negatividade, aquela que será canalizada será igualmente negativa. No entanto, lembre-se de que até energias ruins, quando canalizadas com a intenção adequada, podem vir a se neutralizar.

Outros mitos sobre o uso de vela preta dizem que acendê-la trará azar, invocará entidades demoníacas e trará maldições ou até arriscará a vida do usuário. Diferentemente do que é dito, a vela preta pode ser salvadora de vidas, desde que usada corretamente.

Vela preta na Umbanda

Círculo com velha preta no meio

Na Umbanda, as velas acesas abrem portais para os outros mundos e com a vela preta não seria diferente. Além disso, ela pode ser utilizada em trabalhos para entidades como Pretos velhos, Exú e Omolú. Aprenda como essa associação é feita e como utilizar velas pretas a seguir.

Para Pretos velhos

Os Pretos Velhos são linhas de trabalho na Umbanda e representam velhos africanos que trabalharam em senzalas como escravos. Ademais, essas entidades populares estão associadas à ancestralidade africana. Além de oferendas de cachaça e fumo, é comum acender velas pretas para estabelecer contato com os Pretos Velhos.

Quando desejar pedir auxílio a eles, certifique-se de estar num dia adequado e ter feito uma limpeza energética no seu corpo e no ambiente em que a vela será acesa. Isso porque a vela preta possui o poder de canalizar as energias que estão próximas a ela.

Por isso, do mesmo jeito que arrumamos a casa quando vamos receber visitas, também devemos realizar uma limpeza quando convidamos entidades espirituais para a nossa casa.

Para Exú

Exú é uma entidade espiritual da Umbanda, possivelmente o espírito desencarnado de alguém que já passeou na terra como uma pessoa, pertencente ao povo de rua. Não deve ser confundido com o orixá da comunicação e da linguagem, também chamado Exú e cultuado no Candomblé.

Essas entidades auxiliam os médiuns em trabalhos espirituais diversos, e, mesmo sendo entidades provenientes de um polo negativo, elas estão associadas a trabalhos fundamentalmente benéficos.

Por estarem em diversos tipos de luz, o preto é uma de suas cores sagradas e, por este motivo, velas pretas estão comumente acesas em rituais que trabalhem com Exus. Dessa forma, se você deseja atrair os favores dessas entidades, acenda velas pretas com esta intenção em sua casa.

Para Omolú

Omolú, também conhecido Obaluaiê e Xapanã, é um orixá que exerce influência sobre a cura e a enfermidade e está associado a um tipo especial de vela preta. Em suas imagens nos cultos de matrizes africanas, Omolú é representado com o corpo carregado de chagas.

Na Umbanda, a vela traçada preta e branca está associada a Omolú, pois ela combina a morte (preta) e o renascimento (branco) num único lugar, duas áreas que representam o domínio desse poderoso orixá.

Dessa forma, ao acender essa vela quando um ente querido falece, Omolú auxiliará no desencarne. O mesmo tratará de orientar a passagem do mundo físico para o mundo espiritual e permitir que a pessoa compreenda que desencarnou, facilitando com que ela se desprenda desse plano e evolua.

Vela preta e magia

Três velas pretas acesas sobre mesa de mármore.

A vela preta é comumente associada às práticas de magia. Embora a magia não possua cor, já que seus efeitos negativos ou positivos dependem apenas de quem a pratica, é muito comum se falar em “magia branca” e “magia negra”. A seguir, descubra os principais usos da vela preta nessas duas formas.

Vela preta e magia branca

A vela preta é usada com magia branca em rituais que envolvam banimento de energias negativas, neutralização de pragas, abertura de caminhos e modos de entrar em contato com divindades associadas ao oculto e à noite.

Quando empregada em rituais de banimento, a vela preta absorve a negatividade e a consome. Por este motivo, é essencial que a deixe queimar até o fim para que a negatividade acabe junto com a chama da vela.

Além disso, quando usada para entrar em contato com divindades relacionadas à noite, ao oculto ou à lua minguante, a vela preta cria o ambiente propício na mente do praticante. Isso permite que ele faça uma meditação profunda que o conceda um contato mais íntimo com a divindade escolhida.

Vela preta e magia negra

A associação entre vela preta e magia negra, apesar de tendenciosa e preconceituosa, não é plenamente falsa. Como já mostramos, a vela preta é regida por Saturno, regente dos bens duráveis. No entanto, Saturno também é um planeta cuja energia pode causar destruição.

Por isso, a vela preta pode ser utilizada tanto para fins positivos quanto negativos. Sendo assim, é importante salientar que a vela em preta em si é um instrumento neutro e, como tal, depende essencialmente da energia gerada pela mente da pessoa que a utiliza.

Por isso, apesar de velas negras poderem ser usada para rituais destrutivos, a sua simbologia é justamente a contrária: na maioria das vezes, rituais com vela preta são para se livrar do mal, em vez de provocá-lo.

Vela preta em combinação com outros elementos

Vela preta acesa sobre mesa de mármore com velas brancas de fundo.

A vela preta pode ser combinada com outros elementos como ervas, incensos e pedras para a realização de rituais. O ideal é que os itens usados em conjunto com ela sejam relacionados a Saturno, o planeta do banimento de energias negativas, cuja cor sagrada é o preto.

Para sugar energias negativas

Se deseja sugar as energias negativas que estão em você, experimente realizar essa magia. Numa noite de lua minguante, preferivelmente num sábado, pegue uma vela preta e passe-a por todo o seu corpo.

Enquanto a ela tocar a sua pele, imagine toda e qualquer negatividade sendo sugada de si e sendo atraída para a vela. Em seguida, acenda-a num local seguro e deixe-a queimar até o fim.

Para sugar as energias negativas de um ambiente, acenda uma vela preta em um recipiente à prova de fogo em cada quina do espaço sobrecarregado. Depois, acenda um incenso de mirra e deixe todas queimarem até o fim. Em ambos os rituais, recolha o resto de cera e coloque-a num vaso de plantas.

Para esgotar vício

Caso tenha o desejo de esgotar algum vício de sua vida, a vela preta é uma grande aliada. Quando a lua estiver minguante, escreva numa folha de papel sem pauta o vício que você gostaria de se ver livre.

Com um lápis ou caneta preta, grave na cera da vela o seu nome completo, o símbolo do seu signo astrológico e a data do seu nascimento. Em seguida, faça uma pequena prece para a providência divina e deixe claro o quão importante para você é se livrar desse vício.

Imagine as melhoras que a sua vida terá e as oportunidades que chegarão. Acenda a vela e, quando você achar que é a hora certa, queime o papel na sua chama. Após isso, deixe-a queimar até o fim.

A vela preta pode catalisar energias positivas?

Vela preta acesa sobre fundo preto.

Um dos principais poderes da vela preta é absorver energias. Por isso, esse objeto pode catalisar forças positivas quando acesa num ambiente que coincida com a energia requerida.

Nos lugares de baixa vibração, a vela preta deve ser utilizada com propósito de banimento, apenas. Imbuída com esses princípios, toda a negatividade será absorvida para a chama da vela, que, por sua vez, se encarregará de extinguir as forças ruins assim que a chama for igualmente extinta.

Como mostramos no artigo, os benefícios do uso de velas pretas são muitos, abrangendo, principalmente, a quebra de demandas lançadas contra pessoas, animais e ambientes. Mas lembre-se de que o preto é a cor da atração e que ele atrai para si todas as energias que estão em contato com ele.

Por esse motivo, utilize essa vela para a catalisar apenas energias em ambientes com boas vibrações.

Autor deste artigo

Entusiasta dos saberes tradicionais e milenares, escreve sobre o tema nas horas vagas.

Palavras-chave relacionadas


religiões rituais feitiços

Artigos relacionados


Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Ver estrelas cadentes tem inúmeros significados, e pode ser uma oportunidade de fazer pedidos se sentindo mais perto do universo. Saiba mais no artigo!


Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

Realizando uma conexão com a espiritualidade, acender uma vela para o Anjo da Guarda com um copo de água abre portais. Saiba mais!


Sintomas de mediunidade: sinais, sintomas físicos, como desenvolver e mais!

Sintomas de mediunidade: sinais, sintomas físicos, como desenvolver e mais!

A mediunidade é um assunto fascinante que desperta diferentes sentimentos nas pessoas. Aprenda sobre seus segredos neste artigo e saiba se você é um médium!


Os símbolos do budismo: Significado, ensinamentos, origem e mais!

Os símbolos do budismo: Significado, ensinamentos, origem e mais!

Constituindo a mente, os símbolos budistas caracterizam o iluminar das ideias e todas as manifestações divinas. Saiba mais!


Pomba Gira Maria Quiteria: características, trabalho, oferenda e mais!

Pomba Gira Maria Quiteria: características, trabalho, oferenda e mais!

Maria Quitéria é uma das pombas-gira mais famosas na umbanda e no candomblé. Leia esse artigo para saber mais sobre essa entidade!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.