O que significa dormir e acordar cansado para o espiritismo? Entenda!

O que significa dormir e acordar cansado para o espiritismo? Entenda!

Os aspectos espirituais podem influenciar na qualidade do sono e provocar a sensação de cansaço ao acordar. Quer saber mais sobre isso? Leia o nosso artigo!


Dormir e acordar cansado possui algum sentido espiritual?

Homem acordando cansado.

O número de horas de sono não necessariamente significa qualidade. Desse modo, o que faz com que uma noite de sono seja realmente boa é acordar descansado e recuperado do ponto de vista energético. Portanto, as pessoas que acordam cansadas ou não conseguem dormir durante toda a noite precisam ter atenção a estas questões.

Isso acontece porque elas podem representar distúrbios do sono. Eles, por sua vez, podem aparecer e desaparecer de acordo com uma série de fatores, inclusive espirituais. Entretanto, em grande parte dos casos, tais distúrbios são considerados crônicos, independentemente destes períodos de trégua.

A seguir, serão comentados alguns aspectos a respeito do significado de dormir e acordar cansado para o espiritismo, bem como algumas questões relativas aos distúrbios do sono propriamente ditos. Se você quer saber mais, continue a leitura do artigo!

Entendendo mais sobre os distúrbios do sono

Homem dormindo.

Segundo o espiritismo, existem alguns tipos distintos de distúrbios do sono, e eles possuem causas físicas, emocionais e espirituais. Além disso, a forma como alguém acorda também tem um significado particular para esta doutrina. Todos esses sentidos serão explorados em maiores detalhes na próxima seção do artigo. Veja mais a seguir!

O que são os distúrbios do sono segundo o espiritismo?

De acordo com o espiritismo, os distúrbios do sono podem ser causados por fatores físicos, emocionais e espirituais. Como os dois primeiros têm ligação direta com a ciência, é mais interessante abordar em maiores detalhes as questões de ordem espiritual, que se relacionam com a doutrina em questão.

Assim, quando uma determinada pessoa sente dificuldades para dormir, isso está ligado a um impedimento de ordem energética. Existe algo que faz parte de outro plano provocando uma interferência, de modo que a glândula pineal é afetada, já que ela é responsável por receber os estímulos astrais.

Principais causas dos distúrbios do sono

Na visão espírita, as causas físicas, emocionais e espirituais dos distúrbios do sono se conectam. Isso acontece graças à glândula pineal, que é compreendida pela doutrina como a responsável por receber estímulos astrais. Existem várias pesquisas científicas sobre esta glândula, e alguns médicos apontam para uma conexão entra ela e as dimensões.

Além disso, de acordo com o espiritismo, as perturbações do sono causadas pela dinâmica desta glândula acontecem quando um determinado espírito influencia as energias da pessoa insone. Logo, a sua produção de melatonina é alterada e a aproximação com este espírito causa os distúrbios do sono.

Causas físicas

As causas físicas para os distúrbios do sono estão ligadas a uma série de fatores, e todos eles são reconhecidos tanto pela religião quanto pela ciência. Desse modo, questões como o peso podem influenciar na qualidade do sono de alguém. Além disso, fatores hormonais, especialmente no caso das mulheres que enfrentam a menopausa, também têm um papel fundamental.

Outros aspectos que têm influência nos distúrbios do sono são os problemas respiratórios e as doenças psiquiátricas, como a ansiedade e a depressão.

Causas emocionais

No que se refere às causas emocionais para os distúrbios do sono, é possível afirmar que elas têm relação com a rotina de cada pessoa. Diante destes fatores, devem ser avaliadas individualmente para um diagnóstico preciso. Entretanto, alguns denominadores comuns se fazem presentes na vida das pessoas que passam por este tipo de situação.

Entre eles, é possível destacar o estresse do trabalho. Além disso, caso a pessoa tenha passado recentemente por um luto, isso pode influenciar a qualidade do seu sono, já que as emoções associadas à perda podem provocar a perda do sono.

Causas espirituais

De acordo com o espiritismo, os distúrbios do sono nunca estão associados somente às causas físicas e emocionais, de modo que é necessário levar o componente espiritual em consideração. Assim, as energias precisam ser pensadas, pois os espíritos intrusos e até o carma de vidas passadas pode influenciar estas questões.

Quando não são encontrados sintomas físicos ou emocionais, é necessário que a pessoa que sente dificuldades para dormir passe por uma limpeza energética. Além disso, ela precisa encontrar meios de tomar cuidado com as energias às quais se expõe.

Significado de dormir e acordar cansado segundo o espiritismo

Segundo o espiritismo, todas as pessoas são espíritos revestidos por um corpo. Desse modo, quando dormimos, o espírito se desprende e volta para o seu plano. O objetivo disso é aprender e receber orientações sobre o futuro. Porém algumas pessoas não conseguem se afastar muito da matéria e ficam pairando próximas a ela, o que causa o cansaço.

Além disso, existem pessoas cujos espíritos não consegue adormecer devido à absorção de energias negativas, sejam elas advindas do ambiente de trabalho ou de qualquer outro espaço pelo qual a pessoa esteja submetida a condições estressantes.

Significado de sentir muito sono segundo o espiritismo

As pessoas possuem dois tipos distintos de energia: física e espiritual. Desse modo, segundo o espiritismo, quando dormimos, as energias são restauradas e, se isso não acontece e continuamos com sono, existe algo que está atrapalhando o processo e precisa ser observado com mais atenção.

O primeiro passo é descartar as questões físicas. Caso não exista nada do plano material impedindo uma determinada pessoa de dormir, ela precisa verificar potenciais desequilíbrios na sua energia espiritual. Isso acontece porque ela pode estar sendo influenciada por espíritos e eles são responsáveis pelo sono constante.

Significado de dormir muito e acordar com dores no corpo para o espiritismo

Quando uma pessoa está sintonizada em vibrações positivas e adormece, o seu espírito transita em meio a outros seres de luz do plano espiritual. Entretanto, quando as suas vibrações são negativas, é possível ser obsediado por espíritos sombrios e outros seres encarnados em projeção astral.

Portanto, o corpo físico relaxa apenas de forma parcial, e a consciência não consegue se libertar por completo. Desse modo, as dores no corpo são decorrentes de situações como esta, que impedem a sensação de plenitude física e mental. Nesse caso, deve-se procurar um meio de equilibrar as energias, tornando-as mais positivas.

Significado de não conseguir dormir mesmo cansado segundo o espiritismo

As pessoas que não conseguem dormir mesmo estando cansadas, primeiramente, precisam observar as razões físicas e emocionais para isso. Assim, é preciso reduzir os níveis de estresse e aprender a respeitar os próprios limites, sejam eles físicos ou mentais. Além disso, é preciso adotar uma rotina adequada para incentivar o sono.

Porém, se as causas são de ordem espiritual, a doutrina espírita destaca que elas podem estar ligadas à presença de espíritos obsessores. Eles são espíritos menos evoluídos, que agem de forma perturbadora e não aceitam passar pelo processo evolutivo que todos os espíritos precisam passar.

Significado de acordar no meio da noite para o espiritismo

De acordo com o espiritismo, acordar no meio da noite não é algo normal. Se isso se torna recorrente, é preciso ter ainda mais cuidado. Não necessariamente isso significa algo ruim, mas, antes, serve para destacar a necessidade de compreender alguma coisa que está acontecendo com você.

Além disso, vale ressaltar que existem alguns horários que devem ser observados atentamente. Por exemplo, uma pessoa que acorda às 3h da manhã com recorrência está recebendo um sinal de que existem seres do plano espiritual tentando contatá-la. Isso acontece porque existem alguns horários do dia que são mais favoráveis para este tipo de contato.

Outras informações sobre dormir e acordar cansado segundo o espiritismo

Mulher acordando em sua cama.

Para saber como determinar as causas dos distúrbios do sono, o mais indicado é procurar por um profissional especializado no tratamento destas condições. Entretanto, antes mesmo de tomar esta medida, a observação pode te ajudar a descobrir qual tipo de tratamento é mais adequado para o seu caso. Veja mais sobre isso a seguir!

Como saber se a causa é física, emocional ou espiritual?

Para determinar se as causas dos distúrbios do sono são físicas, emocionais ou espirituais sem a ajuda de um profissional, é necessário observar a própria rotina. Por exemplo, as pessoas que são constantemente submetidas a situações estressantes podem sentir dificuldades para dormir por não conseguirem se distanciar das emoções do seu cotidiano.

Além disso, quando se fala sobre as razões físicas, é válido mencionar que fatores como o peso, as doenças respiratórias e as condições psiquiátricas podem influenciar nessas questões. Então, no caso de pessoas que são afetadas por estas doenças, os distúrbios podem ser decorrentes.

Quando nenhum dos dois cenários for adequado, o mais provável é que a causa seja espiritual e ligada às energias absorvidas pela pessoa.

Qual o tratamento para quem dorme e acorda cansado

Como as causas para dormir e acordar cansado são variáveis, os tratamentos também oscilam e estão condicionados às natureza do distúrbio do sono. Portanto, quando elas são físicas, o mais indicado é procurar por um médico. No caso das causas emocionais, a psicoterapia e a psiquiatria são os caminhos mais indicados.

Por fim, para os distúrbios de ordem espiritual, o mais indicado é procurar um tratamento dessa natureza, como é o caso da regressão às vidas passadas. Mais detalhes sobre estas questões serão comentados a seguir.

Tratamento espiritual

Existem dois tipos de tratamento espiritual mais indicados para os distúrbios do sono: a limpeza espiritual e a terapia da liberdade. No caso da primeira, ela é feita por um terapeuta especializado e tem como objetivo limpar as energias da pessoa, livrando-a dos espíritos intrusos que a impossibilitam de dormir. O tratamento também pode resultar no fim de bloqueios energéticos e emocionais.

No caso da terapia da liberdade, é possível afirmar que ela consiste em uma regressão às vidas passadas. Desse modo, deve acontecer somente depois da limpeza espiritual e precisa ser guiada por um terapeuta, que vai fazer com que a pessoa se conecte ao seu “eu superior” e desbloqueie as emoções que estão presas na sua memória e impedem o seu sono.

Tratamento médico

O tratamento médico para a insônia começa pela passagem por um médico neurologista. Ele será capaz de fazer um diagnóstico correto e determinar as causas físicas para o distúrbio. Isso é feito através de exames e, caso seja necessário, o paciente será devidamente medicado para que consiga dormir de forma satisfatória.

Caso seja encontrada alguma disfunção de cunho neurológico mais grave, também existe a possibilidade de cirurgia. Entretanto, se não forem encontradas causas físicas, o paciente será encaminhado para um psiquiatra, para que este profissional possa avaliar as causas emocionais do distúrbio do sono.

Como dormir melhor segundo o espiritismo?

Allan Kardec, considerado o pai do espiritismo, possui um livro chamado A Hora de Dormir. Na obra em questão, ele explica que o sono foi dado aos homens para que eles possam reparar as suas forças. Porém o espírito não precisa deste tipo de repouso e, enquanto o corpo se regenera, ele segue para o seu plano para ouvir conselhos de outros seres de luz.

Desse modo, uma forma de encontrar a paz necessária para dormir e permitir que o espírito consiga seguir esta trajetória durante a noite é fazer a oração da noite espírita. Ela serve para trazer a paz necessária para um sono tranquilo.

Entendendo mais sobre o espiritismo

O espiritismo é uma doutrina criada no século XIX por Allan Kardec, que iniciou uma série de estudos a respeito da manifestação de espíritos. Nesse contexto, Kardec realizava as sessões das “mesas gigantes” e observou objetos se movimentando sem que qualquer tipo de intervenção notável fosse feita. Então, tais fenômenos fizeram com que ele aprofundasse o seu interesse.

Dessas pesquisas, nasceu O Livro dos Espíritos, que até hoje é a base dos ensinamentos do espiritismo. O livro possui um forte embasamento científico e não se alia somente ao misticismo, como algumas pessoas podem pensar.

Dicas para dormir e acordar melhor

Mulher desligando despertador.

Para além das questões energéticas e relacionadas ao plano espiritual, existem algumas dicas simples que podem ser incorporadas na rotina de qualquer pessoa e garantem melhorias na qualidade do sono. Desse modo, elas serão comentadas a seguir. Se você quer saber mais, basta continuar a leitura do artigo!

Estabeleça uma rotina com horários para dormir e acordar

Estabelecer uma rotina é fundamental para um sono de qualidade. Desse modo, é interessante que as pessoas que sofrem com dificuldade para adormecer procurem se deitar e se levantar sempre nos mesmos horários, até conseguirem regularizar o seu sono. Esta prática deve ser mantida mesmo nos finais de semana.

Tudo isso vai ajudar o corpo a compreender as suas necessidades de forma natural. Assim, ele estará condicionado a seguir bons hábitos, o que tende a aliviar consideravelmente a sensação de cansaço ao acordar.

Observe a qualidade e a hora da sua alimentação

A alimentação influencia todos os aspectos da vida, desde a disposição para realizar atividades ao longo do dia até a qualidade do sono. Desse modo, a sua qualidade deve ser observada com atenção em todos os momentos. Porém este aspecto se torna ainda mais importante durante o período da noite.

Assim, quem enfrenta dificuldades para dormir deve observar com atenção as suas escolhas de jantar. Procure optar por alimentos mais leves, com baixo teor de proteína. Quando as proteínas são consumidas em excesso e próximo da hora de dormir, podem acabar atrapalhando o sono.

Evite bebidas estimulantes, álcool e cigarro

As bebidas estimulantes, como o café, devem ser evitadas no período da noite. O indicado é que elas sejam consumidas pela última vez cinco horas antes de dormir. Além disso, o álcool também pode prejudicar o efeito do sono graças ao seu efeito sedativo. Porém, uma vez que isso passa, ele dá lugar à agitação.

Por fim, vale ressaltar que o tabagismo também é uma prática que prejudica a qualidade do sono. Isso acontece porque o cigarro possui um efeito similar ao do álcool e substâncias estimulantes que prejudicam o adormecimento.

Faça exercícios físicos durante o dia

Estabelecer uma boa rotina de exercícios pode ajudar a melhorar a qualidade do sono. O ideal é que se pratique estas atividades durante o período da manhã ou da tarde. Embora os exercícios ajudem no sono, caso sejam feitos durante à noite, podem acabar causando agitação devido à liberação de hormônios ligados ao prazer.

Diante dos fatos destacados, o mais indicado é que as atividades físicas sejam feitas em uma janela de até seis horas antes de dormir, para que os seus benefícios sejam realmente aproveitados nesse sentido.

Procure deixar seu quarto escuro e silencioso

O ambiente tem influência na qualidade do sono. Desse modo, criar um local aconchegante, escuro e silencioso pode ajudar bastante nesse sentido. O ideal é se livrar de qualquer tipo de iluminação, das TVs e celulares às luzes de despertadores. Além disso, os ruídos da rua acabam atrapalhando, de modo que um protetor auricular pode ser interessante.

No caso das luzes, especialmente as de aparelhos celulares, vale ressaltar que estas inibem a produção de melatonina, um hormônio sem o qual se torna impossível dormir. Portanto, o indicado é que se deixe de lado este dispositivo até duas horas antes de dormir.

Procure fazer uma oração antes de dormir

Conforme o destacado, as questões espirituais podem interferir na qualidade do sono e causar distúrbios dessa natureza. Desse modo, procurar por paz neste âmbito é fundamental para conseguir dormir bem. Então, independentemente da sua religião, é recomendado fazer uma oração agradecendo pelo dia e pedindo tranquilidade para o sono.

No caso do espiritismo, como o momento do sono é visto de uma forma diferente das demais religiões, existe uma oração específica para isso.

Evite usar aparelhos eletrônicos pelo menos duas horas antes de dormir

A produção de melatonina, hormônio fundamental para o sono, é prejudicada pelo uso de aparelhos eletrônicos antes de dormir. Isso acontece devido à presença da luz azul nestes dispositivos, que simula a “luz do dia” e, portanto, inibe a produção do hormônio, uma vez que a melatonina depende da escuridão para ser fabricada pelo organismo.

Diante disso, é indicado se afastar de qualquer tipo de dispositivo eletrônico duas horas antes de dormir. Procure fazer atividades relaxantes, que ajudem a abaixar a temperatura corporal e a regularizar o ritmo da respiração, fatores que contribuem para induzir o sono.

Dormir e acordar cansado indica energias ruins segundo o espiritismo?

Mulher com travesseiro sobre cabeça.

De acordo com o espiritismo, existem várias causas distintas para os distúrbios do sono, e elas podem ser tanto de ordem física e emocional quanto espiritual. Para a religião, as causas espirituais estão ligadas a questões de vidas passadas e também às energias absorvidas pelas pessoas ao longo do dia.

Portanto, primeiramente, é preciso verificar a existência de problemas físicos consultando um médico. Caso eles não sejam encontrados, os fatores emocionais devem ser analisados, já que o estresse prejudica a qualidade do sono. Se este também não for o caso, a sensação de dormir e acordar cansado pode estar sendo provocada por razões espirituais.

Logo, a indicação é fazer um tratamento baseado na limpeza energética. Ele deve ser conduzido por um terapeuta especializado, que também ficará responsável por verificar a necessidade de regressão às vidas passadas para resolver conflitos que podem estar prejudicando a qualidade do sono.

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


autocuidado

Artigos relacionados


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Você sabe o que são afirmações positivas e lei da atração? Então leia esse artigo e descubra o que é afirmação positiva, exemplos, como criar e mais!


Pensamentos intrusivos: o que são, tipos, exemplos, tratamento e mais!

Pensamentos intrusivos: o que são, tipos, exemplos, tratamento e mais!

Pensamentos intrusivos são mais comuns do que você imagina. Descubra neste artigo o que são, como lidar e outros aspectos desses tipos de pensamentos!


Depressão na gravidez: o que é, causas, sintomas, tratamento e mais!

Depressão na gravidez: o que é, causas, sintomas, tratamento e mais!

A depressão gestacional é muito comum e quando não tratada, pode causar diversas consequências, sobretudo, para mãe e o bebê. Leia o artigo para saber mais!


Síndrome do pensamento acelerado: o que é, sintomas, tratamento e mais!

Síndrome do pensamento acelerado: o que é, sintomas, tratamento e mais!

A Síndrome do pensamento acelerado se manifesta pela aceleração dos pensamentos. Mas não é só isso. Confira todas as características do quadro aqui!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.