Benefícios do pilates: conheça os ganhos para o corpo físico e mental!

Benefícios do pilates: conheça os ganhos para o corpo físico e mental!

O pilates é uma atividade física de baixo impacto que traz inúmeros benefícios para a saúde, podendo ser praticado por todo mundo. Descubra tudo a seguir!


Você sabe quais são os benefícios do pilates?

Mulher em pilates.

O pilates é um treino de baixo impacto muito eficaz para fortalecer, alongar e tonificar os músculos através de movimentos controlados e repetitivos. As vantagens de incorporar esse método em sua rotina de exercícios são inúmeras, indo desde o aumento da força até a melhora da postura.

Um dos maiores destaques da prática é que ela é adequada para todos, independentemente do nível de condicionamento físico, idade, altura ou peso. Isso porque os treinamentos podem ser facilmente ajustados de acordo com as necessidades de cada praticante.

Desse modo, há uma melhora significativa na qualidade de vida, tendo um efeito positivo no combate à depressão e dores em geral. Continue lendo para descobrir outros benefícios!

Entendendo mais sobre o pilates

Mulher em posição de pilates.

Como uma prática que visa o bem-estar não só do corpo, mas também da mente, o pilates é capaz de melhorar as atividades diárias como um todo, deixando sua vida leve. Conheça mais deste método a seguir!

Origem e história

Criado no início do século 20 por Joseph Pilates, os exercícios que levam o nome de seu inventor coordenam o movimento e a respiração. Eles trabalham os músculos mais profundos do corpo, assim como os mais importantes para equilíbrio e postura.

De origem alemã, Joseph Pilates sofria de asma, raquitismo e febre reumática. Por isso, estava determinado a melhorar seu condicionamento físico, a fim de amenizar os sintomas de suas enfermidades. Sem a ajuda de ninguém, começou a estudar anatomia, física, biologia e fisiologia milenar chinesa. Também praticava atividades físicas, como yoga, boxe, natação e musculação.

Tudo isso fez com que Joseph elaborasse um método exclusivo, repleto de exercícios capazes de ajudar a todos, inclusive quem sofresse com alguma patologia.

Para que serve?

O pilates é um exercício de baixo impacto que fortalece o corpo através do equilíbrio muscular e ajuste fino dos padrões neuromusculares. Ele é capaz de alinhar a sua estrutura física como um todo, inclusive as articulações.

Esse método aparentemente complexo e desafiador pode se tornar muito simples e altamente benéfico quando contamos com a orientação correta. Isso porque o tipo de força ideal é adquirido por meio dessa atividade: ela equilibra força, mobilidade e flexibilidade.

Dessa maneira, o pilates te ajuda a se movimentar e respirar mais livremente e, o mais importante, sem dores.

Como funciona?

Formado por vários tipos de movimentos, o método pilates envolve exercícios geralmente lentos, cadenciados, refinados e muito bem elaborados. Ademais, a prática é baseada em seis princípios: centralização, concentração, controle, precisão, respiração e fluidez.

Dessa forma, o treinamento de pilates pode ser realizado de diversas maneiras. Uma é através de máquinas grandes e específicas, como o reformer e o cadillac. Eles podem assustar no início, mas são perfeitos para uma prática bem-sucedida e relaxante.

Ele pode ser feito também em colchonetes, com o auxílio de alguns adereços, como anéis, pesos e bolas, ou apenas usando o peso do corpo.

Pra quem é indicado?

Muita gente acredita que o pilates é uma atividade física pensada apenas para mulheres. No entanto, esse método é para todos, sem restrições. Ele pode ser praticado por indivíduos de qualquer sexo, idade, raça, altura, peso, habilidade ou nível de condicionamento físico.

Isso acontece porque o repertório desse treinamento inclui mais de 600 tipos de exercícios e variações. Portanto, pode ter certeza de que há algo para todo mundo. O pilates pode ser feito até por quem é sedentário, grávidas, pessoas em reabilitação e atletas.

Benefícios mentais e emocionais do pilates

Homem praticando pilates com auxílio.

O pilates é um método que vai muito além do corpo, pois consegue trazer vários benefícios para a mente. Desse modo, é ideal para criar uma conexão especial entre físico, mental e emocional. Conheça algumas vantagens de sua prática a seguir!

Melhora a concentração

Durante as aulas de pilates, é essencial que o praticante mantenha um alto nível de concentração. Como os exercícios devem ser feitos de maneira correta, é muito importante que o aluno foque em cada movimento e respiração.

Assim, o indivíduo adquire a habilidade de se concentrar bastante em uma tarefa. Esse exercício de foco pode ser facilmente incorporado à sua rotina, otimizando o seu desempenho em várias atividades do cotidiano. Logo, o pilates pode te ajudar bastante, tanto em situações pessoais quanto profissionais.

Ajuda no relaxamento

Com a correria e o estresse do dia a dia, é muito comum que pensamentos ruins abalem a nossa saúde mental. Nesse caso, o pilates é altamente recomendado, já que o conjunto de exercícios é capaz de nos relaxar.

Isso acontece porque os movimentos suaves e firmes da prática ajudam a acalmar a mente. Dessa maneira, a atividade física consegue otimizar o funcionamento do sistema nervoso. Ademais, os alongamentos fortalecem os músculos e melhoram a circulação sanguínea. Desse modo, hormônios do bem são liberados e as tensões são dissipadas, o que proporciona calma e equilíbrio.

Alivia a ansiedade e o estresse

Uma ótima ferramenta contra a ansiedade e o estresse, o pilates é capaz de regular e diminuir a agitação do sistema nervoso. Tudo isso graças ao foco e aprendizado da respiração correta.

Com isso, ele te ajuda a sair de um ciclo prejudicial, em que o corpo é constantemente estimulado a liberar cortisol, popularmente conhecido como o hormônio do estresse. O pilates é capaz de diminuir a produção dessa substância, reduzindo o estresse a longo prazo.

Ademais, com o controle da respiração, a mente fica tranquila e em paz. Logo, a pessoa consegue viver de forma muito mais leve, fluída e positiva, aproveitando cada momento e ficando livre de sentimentos negativos.

Melhora o funcionamento cognitivo

Inúmeras pesquisas revelaram que o pilates é um método muito benéfico para o funcionamento cognitivo. Em um estudo, vários marcadores foram avaliados, como desenvolvimento de novos neurônios, fluxo sanguíneo, aumento de neurotransmissores e longevidade dos neurônios responsáveis pelo aprendizado, a memória e o pensamento rápido.

Além disso, um programa de 12 semanas de pilates ajudou a melhorar fluência verbal, coordenação, força e flexibilidade de um grupo de mulheres com 60 anos ou mais. Assim, pode-se afirmar que mudanças no estilo de vida, como a inclusão de aulas de pilates na rotina, otimizam a saúde do cérebro, diminuindo as chances de desenvolver problemas cognitivos.

Pode ajudar a melhorar a memória

O método pilates se mostra uma prática extremamente benéfica para o cérebro, já que ajuda a melhorar a memória. Pesquisas revelaram que esse tipo de exercício, que requer um maior nível de concentração, estimula a neurogênese, ou seja, a criação de novas células cerebrais.

Além disso, o treinamento consegue proteger as células do cérebro como um todo. Os resultados do método são mais visíveis no hipocampo, a região cerebral responsável pela memória. Isso acontece porque o pilates aumenta o fluxo sanguíneo, proporcionando uma maior oxigenação no órgão.

Incentiva o lúdico

A alegria promovida pelo pilates é um destaque, pois ele é uma prática de atividade física que nem parece treino de academia. As aulas costumam ser bastante lúdicas e divertidas, o que faz com que seus praticantes fiquem encantados com os exercícios, aumentando a adesão.

Não há outro treinamento no qual você possa rolar ou se pendurar alegremente enquanto se exercita e traz inúmeros benefícios para o seu corpo e alma. Vale ressaltar que as atividades mais vantajosas são aquelas em que você consegue desfrutar bastante, realmente gostando do que está fazendo. Isso porque, assim, você continuará se exercitando cada vez mais.

Promove o bem-estar

Estudos recentes comprovaram que o pilates melhora o humor de seus praticantes. Os pesquisadores descobriram que os indivíduos experimentaram uma redução na ansiedade, fadiga e sintomas depressivos, diminuindo a frequência de pensamentos negativos.

Esse método é considerado por muitos um destruidor do estresse e impulsionador do bom humor. Isso porque o treinamento estimula a produção de endorfinas no cérebro, promovendo uma sensação geral de bem-estar.

Além disso, o foco na respiração e nos próprios exercícios pode ser particularmente relaxante. É possível ouvir relatos de pessoas que participaram de um treino desafiador e, mesmo assim, saíram pulando de alegria, felizes por terem aproveitado tudo ao máximo.

Benefícios físicos do pilates

Homem praticando pilates com auxílio.

O pilates traz inúmeros benefícios para a saúde. Um deles é a amenização dos sintomas da dismenorreia, uma condição em que os períodos menstruais são extremamente dolorosos. Descubra a seguir todos os superpoderes desse método no combate a problemas físicos!

Aumenta a disposição e a energia

Ao focar na respiração, o pilates melhora a capacidade cardiorrespiratória. Assim, estimula os hormônios do bem-estar, o fluxo de oxigênio e a circulação sanguínea.

Além disso, devido à sua natureza de baixo impacto, a prática raramente te deixa cansado. Ao contrário, o pilates te dá um enorme impulso de energia, já que é uma atividade que envolve mente e corpo, aumentando a consciência corporal.

Com essa percepção otimizada do próprio corpo, você será capaz de conhecer melhor seus limites, aprendendo o que dá mais disposição e o que drena sua energia.

Ajuda a melhorar a respiração

A respiração adequada é um ponto essencial nas práticas de pilates. Isso porque a maneira que você respira é importantíssima e possui um grande impacto na sua qualidade de vida.

Quando fazemos uma aula de pilates, aprendemos a melhorar a respiração, ficando mais calmos e focados, podendo desacelerar um pouco. Com um ritmo respiratório adequado, o cérebro é oxigenado de forma mais eficiente, ajudando em todas as atividades do dia a dia.

Para ter uma ideia, ao respirar intencionalmente e da maneira correta, o estresse é dissipado, deixando, em seu lugar, uma sensação maravilhosa de bem-estar.

Melhora a qualidade do sono

De acordo com estudos, o pilates ajuda o indivíduo a ter uma melhor qualidade de sono, especialmente quando se trata de pessoas com menos de 40 anos. Já outra pesquisa revelou que as puérperas podem se beneficiar com a prática, pois conseguem ter uma noite mais tranquila e relaxante.

Com a liberação de endorfinas provocada pelos treinamentos, a sensação de bem-estar é quase que imediata, o que diminui a ansiedade e o estresse na hora de dormir.

Além disso, é através de seus princípios que os treinos são adaptados, tendo a sobrecarga aumentada gradativamente até o nível ideal, com poucas repetições, e levando a uma ótima noite de sono, bem relaxante e revigorante.

Auxilia na perda de peso

O pilates pode ajudar no processo de emagrecimento, já que trabalha com a tonificação muscular, com destaque no alinhamento e melhora da postura. Para muitos, é considerado um método que muda o corpo de dentro para fora, dando uma aparência mais alta e magra.

No entanto, vale lembrar que os exercícios por si só não são a maneira mais eficaz de perder peso. É preciso adotar um estilo de vida mais saudável como um todo, com uma rotina alimentar balanceada, por exemplo.

Contudo, os treinos podem ajudar a diminuir a ansiedade e o estresse, fatores que podem levar aos excessos alimentares, com altas ingestões de açúcar, gordura, sal e ultraprocessados em geral.

Melhora a flexibilidade

Capaz de melhorar a flexibilidade, o pilates é um dos melhores métodos para trazer os níveis ideais de alongamento passivo para o músculo. A propósito, com uma boa combinação de flexibilidade e força, sua mobilidade ficará excelente.

A sessão de pilates inclui treinamentos com transições suaves, além de movimentos precisos, lentos e controlados. Em vez de alongar após um exercício de fortalecimento, a maioria dos exercícios é uma combinação dos dois, o que melhora a força, a flexibilidade e a mobilidade.

Ajuda a corrigir problemas de postura

O pilates foca no alinhamento do corpo como um todo, pensando, inclusive, na amplitude de movimento das articulações e no equilíbrio dos músculos. Dessa forma, a técnica é capaz de corrigir problemas de postura, trazendo um grande senso de consciência corporal.

A melhora da postura inclui o processo de fortalecimento muscular. Quando o equilíbrio é encontrado, por muitas vezes, as dores de cabeça, nos ombros e nas costas acabam desaparecendo.

Uma postura ruim também pode levar a problemas para se sentar e ficar de pé. Logo, a prática de pilates te ajuda a realizar atividades simples que envolvem coordenação, como caminhar, cozinhar e até colocar a roupa no varal com muito mais facilidade.

Aumenta a densidade óssea

O estilo de vida mais sedentário, com várias horas sentado e pouquíssimo movimento, é prejudicial à nossa saúde e, principalmente, à nossa densidade óssea.

Vale lembrar que a densidade óssea nos níveis ideais previne a osteoporose e a osteoartrite, condições que podem afetar pessoas de qualquer idade. Ao contrário do que muita gente pensa, a fragilidade dos ossos não é exclusividade dos idosos.

Desse modo, a recomendação é fazer aulas de pilates, já que vários estudos demonstraram que a prática é eficaz no aumento da densidade óssea, alívio da dor e melhora da qualidade de vida como um todo.

Alivia dores articulares

A prática do pilates é muito comum entre pessoas que sofrem com dores nas articulações e nas costas, já que os treinos costumam ser muito eficientes no combate a dores de várias enfermidades, como escoliose, osteoartrite e problemas na lombar.

Isso acontece porque o método é bastante focado na flexibilidade, mobilidade, equilíbrio e alinhamento da postura, o que ajuda muito a amenizar as dores. A estabilização da coluna pode ser um dos objetivos do pilates. Ademais, os treinamentos também são eficazes no combate à dor causada por tensão e estresse, pois os exercícios utilizam técnicas de otimização da respiração, te auxiliando a relaxar.

Outras informações sobre o pilates

Mulher enrolando tapete de pilates.

Apesar de não ser uma atividade exaustiva, o pilates consegue fortalecer o corpo. Essa característica faz com que o método seja procurado pelos mais distintos públicos, que vão desde indivíduos mais velhos até atletas profissionais. Saiba mais a seguir!

Dicas para fazer uma boa sessão de pilates

Para fazer uma boa sessão de pilates, é preciso entender que existem muitos tipos de exercícios. Além disso, as aulas podem variar em intensidade, formato e equipamento utilizado.

À primeira vista, os dispositivos são intimidantes, mas ajudam a descobrir como você está movendo o seu corpo no espaço. Os equipamentos são úteis para encontrar o alinhamento ideal na hora de realizar movimentos mais desafiadores.

No entanto, seria uma boa ideia que iniciantes experimentassem uma aula virtual antes de ir a um estúdio. Isso porque os exercícios podem ser feitos no conforto da sua casa, não precisando de equipamentos sofisticados e tendo um preço mais barato. Assim, você terá uma noção melhor de como tudo funciona.

Cuidados e contraindicações

Como o pilates é um treinamento de baixo impacto, não tem contraindicações, podendo ser praticado por qualquer pessoa. Entretanto, vale ressaltar que alguns cuidados devem ser tomados antes de uma sessão, principalmente se você sofre com uma enfermidade crônica.

Nesse caso, sempre procure um profissional da área para orientá-lo em relação aos exercícios mais adequados, assim como a intensidade e a postura ideais. Outro ponto a ter em mente é o local, já que o pilates não combina com ambientes barulhentos. Isso porque a concentração e o desempenho podem ser muito afetados.

Frequência e execução

A frequência do pilates varia, podendo ser feito mais de uma vez por semana, mas isso pode variar conforme o histórico de cada praticante. Como o método usa diferentes estímulos na musculatura, você não se sentirá fatigado mesmo que o pratique todos os dias.

A frequência ideal é de 3 vezes por semana. Dessa maneira, o seu corpo tem tempo para descansar e, mesmo assim, manter uma boa rotina de exercícios. Contudo, se você é iniciante e era sedentário, o recomendado é fazê-lo apenas uma vez por semana, aumentando de acordo com a evolução do seu condicionamento físico.

Preço e onde fazer

As aulas de pilates estão disponíveis em estúdios, academias e centros comunitários. Os preços podem variar bastante de acordo com a sua localização, mas o valor médio de uma sessão individual na cidade de São Paulo é de R$ 330,00.

No entanto, você pode optar por uma aula coletiva, que costuma ser mais barata. O preço médio na cidade de São Paulo é de R$ 250,00 (com sessões uma vez por semana). Você também pode fazer pilates em casa. Existem inúmeros vídeos na internet e aplicativos específicos do método. Desse modo, apenas um tapete e roupas confortáveis são suficientes para começar a prática.

Aproveite os benefícios do pilates!

Mulher praticando pilates.

Incluir o pilates em sua rotina de exercícios vai te ajudar muito. Isso porque a prática aprimora e otimiza o funcionamento do seu corpo como um todo: físico e mental. Não importa se você está querendo ganhar massa muscular, aumentar a densidade óssea ou deseja apenas se sentir melhor, o pilates é o método ideal para turbinar sua qualidade de vida.

Como esse treinamento desenvolve a força dinâmica, ele auxilia o indivíduo a apoiar e estabilizar as articulações, promovendo uma boa mobilidade. Dessa forma, reduz o risco de lesões. Portanto, a dica é incorporar o pilates em sua rotina hoje mesmo. Com certeza, você não vai se arrepender!

Autor deste artigo

Jornalista, apaixonada por astrologia e todos os mistérios que envolvem o universo

Palavras-chave relacionadas


autocuidado

Artigos relacionados


Menstruar na lua minguante: entenda as fases da lua e o ciclo menstrual!

Menstruar na lua minguante: entenda as fases da lua e o ciclo menstrual!

Você sabia que as fases da lua interferem e trazem diferentes significados para o ciclo menstrual? Leia o artigo e entenda mais sobre seu equilíbrio interior!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Você sabe o que são afirmações positivas e lei da atração? Então leia esse artigo e descubra o que é afirmação positiva, exemplos, como criar e mais!


Pensamentos intrusivos: o que são, tipos, exemplos, tratamento e mais!

Pensamentos intrusivos: o que são, tipos, exemplos, tratamento e mais!

Pensamentos intrusivos são mais comuns do que você imagina. Descubra neste artigo o que são, como lidar e outros aspectos desses tipos de pensamentos!


Depressão na gravidez: o que é, causas, sintomas, tratamento e mais!

Depressão na gravidez: o que é, causas, sintomas, tratamento e mais!

A depressão gestacional é muito comum e quando não tratada, pode causar diversas consequências, sobretudo, para mãe e o bebê. Leia o artigo para saber mais!


Últimos posts


O que significa sonhar que ganhou na Mega-Sena: quina, prêmio, bilhete e mais!

O que significa sonhar que ganhou na Mega-Sena: quina, prêmio, bilhete e mais!

Nesse compilado nós trouxemos as interpretações de 15 tipos de sonhos em que os sonhadores veem premiações na Mega-Sena e situações semelhantes. Confira!


Sonhar com mãe doente: significado, no hospital, em perigo e mais!

Sonhar com mãe doente: significado, no hospital, em perigo e mais!

Sonhar com mãe doente indica preocupação com uma pessoa importante, especialmente a própria mãe. Mas não só isso. Veja mais aqui!


Banho de Exu: para abrir caminhos, limpeza espiritual, proteção e mais!

Banho de Exu: para abrir caminhos, limpeza espiritual, proteção e mais!

O banho de Exu é uma forma poderosa e eficaz para abertura de caminhos, limpar o campo energético, entre outros exemplos. Leia esse artigo e saiba mais!


Banho de Artemísia: para que serve, propriedades, como fazer e mais!

Banho de Artemísia: para que serve, propriedades, como fazer e mais!

Aprenda aqui como fazer o banho de Artemísia. A erva possui diversos benefícios para a saúde, além de promover limpeza energética, atrair proteção e muito mais!


Sonhar com nota de 2 reais: falsa, rasgada, nova, velha, na carteira e mais!

Sonhar com nota de 2 reais: falsa, rasgada, nova, velha, na carteira e mais!

Sabia que sonhar com nota de 2 reais traz vários significados? Pode revelar prosperidade, mas não fala só de dinheiro. Clique e entenda todas as interpretações!