Arquétipo do leão: o que é, qualidades, lado sombra, como ativar e mais!

Arquétipo do leão: o que é, qualidades, lado sombra, como ativar e mais!

O arquétipo do leão possui atributos como força, coragem e autoestima elevada. Descubra aqui como utilizar esse arquétipo e muito mais!


O que significa o arquétipo do leão?

Imagem de leão deitado em pedra ao lado de lago

Os arquétipos animais, também chamados de animais do poder, vem ganhando cada vez mais atenção das pessoas que buscam desenvolvimento pessoal e espiritual. Dentre eles, temos o arquétipo do leão, que é considerado um dos mais poderosos.

Esse arquétipo está relacionado a atributos como força, coragem, autoestima e proteção. Sendo utilizado por pessoas que desejam trabalhar ou que já trabalham em cargos de liderança.

Além disso, você também pode pedir a ajuda desse animal do poder em outras situações. Como, por exemplo, quando se sente fraco ou vulnerável, deseja melhorar sua autoestima, tem um grande desafio pela frente ou quando tem um sonho ambicioso.

Se o leão é o seu arquétipo animal, ou se você deseja utilizar esse arquétipo, saiba que nesse artigo você encontrará todas as informações que precisa sobre o assunto. Confira!

Entendendo mais sobre os arquétipos animais

Rosto de leão em fundo escuro

Antes de falar sobre o arquétipo do leão, há alguns conceitos importantes que é preciso compreender. Então, veja a seguir o que são os arquétipos animais, qual a origem do estudo desse conceito, o que seu animal do poder revela sobre você e os arquétipos explicados do ponto de vista Junguiano e do xamanismo.

O que são os arquétipos animais?

Existem diversas formas de explicar o que são os arquétipos animais, levando em consideração que esse é um conceito utilizado por psicanalistas, coaches, pessoas que buscam desenvolvimento e é comum em diversas práticas religiosas.

No Xamanismo, que é a religião praticada por povos indígenas de diversas partes do mundo há milhares de anos, os animais do poder trazem consigo um aspecto espiritual. Em algumas culturas, eles são considerados espíritos protetores, que ajudam o ser humano em sua jornada terrena.

Na psicanálise, o conceito de arquétipo se refere a um símbolo que está conectado a um conjunto de características. Mais especificamente, os arquétipos animais trazem consigo as qualidades e os aspectos negativos de cada animal.

Como você pode perceber, esse conceito não serve apenas para quem compartilha das crenças do xamanismo ou para quem está interessado em se desenvolver do ponto de vista espiritual, mas ele é também uma ferramenta útil para quem busca o desenvolvimento pessoal.

Origem do estudo dos arquétipos animais

Há milhares de anos os homens observam os animais e é dessa observação e da percepção do comportamento das diferentes espécies que surge a ideia de animal do poder.

No xamanismo e nos povos indígenas que ainda hoje o praticam é comum ouvir falar, por exemplo, de se obter a visão da águia, ou da astúcia da raposa. Ou ainda utilizar o arquétipo da cobra, que é conhecida como devoradora de doenças, quando alguém precisa de cura.

Com a modernização da sociedade, o homem foi se afastando cada vez mais da natureza e acabou deixando de lado esse conhecimento. Mesmo porque outras religiões foram ganhando cada vez mais espaço.

Contudo, no início do século XX há um resgate desse conhecimento, à medida que alguns estudiosos passaram a se interessar pelo estudo do modo de vida e das práticas religiosas dos povos indígenas. Como, por exemplo, Michael Harner, o antropólogo e escritor Carlos Castañeda, o historiador Dee Brown e até mesmo o psicanalista Carl Gustav Jung.

Atualmente, vemos um grande crescimento no interesse pelo tema e hoje o conceito de animais do poder é utilizado por muitas pessoas que se interessam por espiritualidade e desenvolvimento pessoal.

Animais do poder do ponto de vista Junguiano

Na psicanálise, um arquétipo se refere a um símbolo que traz consigo um significado. Isto é, quando você pensa no símbolo do leão, por exemplo, sabe que ele representa características como força, imponência e coragem.

Segundo Jung, os arquétipos são comuns a todos os seres humanos, eles transcendem tempo e espaço e ficam guardados no que se chama de inconsciente coletivo. Que seria uma espécie de reservatório de informações e memórias coletivas, a que todo ser humano tem acesso, ainda que não perceba.

Isso explicaria, por exemplo, porque povos antigos que nunca tiveram contato acabaram dando a alguns símbolos significados parecidos.

Também vale lembrar que além dessa ideia coletiva que temos dos mais diversos símbolos, há um aspecto pessoal. Ou seja, as suas próprias impressões sobre eles, que derivam das experiências que você viveu, do que ouviu falar, do que leu sobre o assunto etc.

O xamanismo e os animais do poder

No xamanismo, acredita-se que cada ser humano é adotado, logo no nascimento, por um animal do poder. Esse animal, oferecerá sua proteção e auxílio, além de servir como um guia para essa pessoa ao longo de toda a sua vida.

Ao observar esses animais, também é possível aprender com eles. A começar pelas suas qualidades, que podemos desenvolver para viver melhor. Além disso, ao observar os aspectos negativos que eles possuem teremos a chance de evitar também diversos problemas.

Quando se aplica na rotina diária as lições que os animais do poder ensinam, é possível viver em harmonia consigo mesmo, com outras pessoas e com a natureza. Temos mais poder para enfrentar os obstáculos e para criar a vida que desejamos.

Por último, vale destacar que, segundo o xamanismo, um homem conectado com seu animal do poder é mais forte e até mesmo resistente a doenças. Não só aquelas físicas, mas também emocionais e espirituais. Aliás, a cura é uma das funções mais importantes dos xamãs e muitas vezes ela se dá justamente pelo resgate da conexão com o arquétipo animal.

O que o arquétipo animal revela sobre você?

Todos os arquétipos animais contam com um conjunto de características próprias, que difere dos outros. Ao descobrir qual é o seu animal do poder e aprender mais sobre ele, você perceberá que muitas dessas características são compartilhadas por você.

Vale lembrar que todo animal do poder tem qualidades, que você pode já possuir, ou que pode desenvolver com a ajuda dele. Mas também possui um lado sombra, isto é, alguns defeitos e aspectos que precisam ser evitados por você.

Como você pode perceber, ao saber mais sobre o seu animal do poder, você também ganha uma visão mais clara a respeito de si mesmo e obtém muito autoconhecimento. Além disso, de acordo com algumas crenças, essas características serão importantes para que você cumpra sua missão ou seu propósito de vida.

Outras informações sobre os arquétipos animais

Leão deitado em ambiente escuro

Há algumas informações interessantes sobre os arquétipos animais que você vai gostar de saber. Confira abaixo qual o objetivo de conhecer os arquétipos animais, como descobrir o seu, quantos arquétipos você pode ter, qual o significado do arquétipo do leão e como ativar um arquétipo.

Qual o objetivo dos arquétipos animais?

Os objetivos de conhecer os arquétipos animais são bastante variados. A começar pelo autoconhecimento que é obtido quando você começa a estudar o seu animal do poder e passa a reconhecer em você as características dele.

Utilizar os arquétipos também é uma boa ideia para quem busca desenvolver alguma característica específica. No caso do leão, temos a força, capacidade de liderança, autoestima etc. O mesmo vale para trabalhar o seu lado sombra, isto é, os aspectos de si mesmo que são vistos como negativos e exigem atenção para não gerar problemas.

Por último, para os xamãs e curandeiros dos povos indígenas, são os animais do poder que muitas vezes mostram o caminho para a cura, seja ela física, emocional, psicológica, espiritual ou das relações com os outros. Por isso, a restauração de algum aspecto da vida também é um dos objetivos de conhecer os arquétipos animais.

Como descobrir o seu arquétipo animal?

Mesmo que você ainda não saiba qual o seu arquétipo animal, você já tem uma conexão inconsciente com ele. Muitas vezes, ela se mostra através da admiração ou curiosidade que você sente por um determinado animal. Ou ainda, porque esse animal causa uma impressão muito forte em você, diferente dos outros.

Além disso, também é interessante observar quais animais você mantém por perto através de estampas nas roupas, quadros, objetos de decoração etc. Outra possibilidade é observar quais experiências tiveram um grande impacto sobre você, como, por exemplo, ir ao zoológico quando criança e ficar fascinado com o leão, a águia, a cobra etc.

Há grandes chances de que um dos animais pelo qual você demonstra um grande interesse de algumas dessas formas citadas acima seja o seu arquétipo animal. É através da sua intuição que você pode encontrar essa resposta.

Se ainda assim, você não tem ideia de qual o seu animal do poder, faça uma lista com suas principais qualidades e compare com diversos animais, para descobrir com qual deles você tem mais comum.

Apesar disso, se você quer ter certeza de qual o seu animal do poder de forma simples e rápida, também pode fazer um teste online, que está disponível em diversos sites.

Quantos arquétipos animais você pode ter?

Segundo a tradição do xamanismo, cada pessoa possui um animal do poder que lhe acompanhará ao longo de toda a sua vida, é esse animal que escolhe a pessoa e não o contrário. Apesar disso, também é possível se conectar com outros arquétipos animais de acordo com o momento que você vive e as suas necessidades.

O arquétipo do leão, por exemplo, é uma boa alternativa para quem busca conquistar um cargo de liderança na empresa, ou mesmo num momento em que você sente que precisa de força, proteção, coragem ou necessita melhorar sua autoestima.

Qual o significado do arquétipo do leão?

O arquétipo do leão está associado a pessoas que possuem personalidade forte, com grande capacidade de liderança, força, coragem, autoestima elevada e que estão dispostas a proteger as pessoas amadas e tudo aquilo que acreditam ser importante ou certo.

Em seu lado sombra, quem se associa a esse arquétipo precisa tomar cuidado com o individualismo, a preguiça e a acomodação. Já que essas características podem gerar insatisfação pessoal, além de conflitos com outras pessoas e problemas na carreira.

Como ativar o arquétipo do leão?

O arquétipo do leão pode ser ativado de muitas formas, muitas vezes, o fato de você ler um artigo como este, pesquisar sobre as características desse animal ou ver vídeos sobre ele já é uma forma de começar esse processo.

Também é possível fazer meditações específicas para se conectar com seu animal do poder, que podem ser encontradas, por exemplo, no Youtube e em sites sobre espiritualidade. Apesar disso, o mais importante é integrar as características desse animal em sua vida desperta, mesmo que seja com ações simples.

Só para ilustrar, como algumas das principais qualidades do leão são a força e a coragem, você pode começar a praticá-las no dia a dia. E utilizá-las, por exemplo, ao realizar algo que você sempre quis fazer, mas que tinha medo.

Qualidades do arquétipo do leão

Imagem de leão em frente ao pôr do sol

Assim como todos os arquétipos animais, o leão possui seu conjunto de características, como a proteção, força e coragem. Veja abaixo um pouco mais sobre essas e outras características do arquétipo do leão.

Proteção

O leão é um animal que protege seu território e seus filhotes quando a leoa sai para caçar. Sendo assim, uma das principais qualidades desse arquétipo é a capacidade de proteger aquilo que é importante.

Na vida profissional, por exemplo, quem tem o leão como animal do poder irá defender sua posição ou cargo com força e determinação, ainda que outras pessoas tentem tomá-lo.

Além disso, essa proteção também é oferecida àqueles que necessitam dela, sejam amigos, familiares, a pessoa amada ou até mesmo desconhecidos. De modo geral, quem possui esse arquétipo do poder irá proteger tudo aquilo que acredita ser importante, como os próprios sonhos, princípios, ideias, sentimentos etc.

Libido

Geralmente, um bando de leões é composto por um macho alfa e diversas fêmeas, além disso, em seu período fértil, o coito da espécie pode ocorrer até 50 vezes por dia. Assim, um dos aspectos relacionados a esse arquétipo é a libido.

Quem se associa à energia do arquétipo do leão também poderá sentir um aumento da libido. Por isso, esse arquétipo também é utilizado por quem deseja reacender a paixão no relacionamento.

Força

Sem dúvida alguma, a força é uma das principais qualidades do arquétipo do leão, afinal, esse animal pode derrubar um búfalo de 900 kg com apenas uma patada. Sendo assim, quem tem esse animal como arquétipo costuma ser alguém que não se abala facilmente pelos desafios da vida e enfrenta os obstáculos com coragem.

Quando alguém consegue reconhecer essa força dentro de si, muitas vezes, essa pessoa tem grandes objetivos, que são até mesmo considerados impossíveis pelos outros. Mas que ainda assim, ela vê como algo que pode ser conquistado com esforço e dedicação.

Autoestima

Quem possui o leão como arquétipo costuma ter a autoestima elevada, essas pessoas têm consciência do próprio valor e sabem utilizar seus pontos fortes para conquistar o que desejam.

Além disso, elas têm uma visão muito clara de quem são e do que querem para si mesmas. Por isso, não se deixam abalar pelas opiniões alheias ou críticas. Aliás, esse é um ótimo arquétipo para quem precisa melhorar a autoestima.

Coragem

Sem dúvida alguma, o leão é um grande símbolo de coragem, já que na natureza ele enfrenta qualquer animal para defender o seu território. Além de ser um poderoso predador, que caça até mesmo animais muito maiores do que ele.

Sendo assim, as pessoas que possuem esse arquétipo costumam demonstrar essa coragem na vida desperta de várias formas. Seja lutando por objetivos ambiciosos, enfrentando grandes obstáculos, se expondo a situações que estão fora da sua zona de conforto e enfrentando os próprios medos.

Reinado

O leão é conhecido como o rei da selva, por isso, um dos principais aspectos associados a esse arquétipo é a capacidade de liderança. Por essa razão, esse arquétipo é muito utilizado por figuras de autoridade, como pessoas em cargos de chefia em grandes empresas.

Quem tem o leão como arquétipo costuma ter uma personalidade forte e, por isso, pode ter dificuldade de seguir regras, sobretudo se elas não fazem muito sentido. Essa é uma das razões pela qual essas pessoas se sentem mais confortáveis liderando.

Lado sombra do arquétipo do leão

Imagem de leão com olhar profundo nas sombras

Todos os arquétipos possuem um lado sombra, isto é, um conjunto de características que precisam ser evitadas. No caso do leão, elas são a acomodação, a preguiça e o individualismo, dos quais vamos falar a seguir.

Acomodação

Um dos principais aspectos do lado sombra do leão é a acomodação. Na natureza, os machos são responsáveis apenas pela proteção do bando, enquanto as fêmeas cuidam dos filhotes e da caça.

Então, quem possui o leão como animal do poder precisa tomar o cuidado de não se acomodar. O que pode trazer descontentamento e até mesmo aquela sensação insatisfação por não utilizar sua força e potencial.

Preguiça

Os leões estão ativos cerca de 5 horas por dia, o resto do tempo é gasto com o descanso e a conservação de energia. Sendo assim, a preguiça também é um dos aspectos do lado sombra desse animal.

Quem se associa a esse arquétipo deve prestar atenção a esse fator, do contrário, pode ter diversos problemas, não só no trabalho, mas também em outras áreas de sua vida. Sobretudo, se você tem grandes objetivos, que demandam dedicação e esforço.

Individualismo

O individualismo também é um dos aspectos que você precisa tomar cuidado na hora de utilizar esse arquétipo. Por ser alguém forte e ter autoestima elevada, quem se associa ao leão pode acabar sentindo que as próprias vontades são mais importantes que as dos outros.

Além disso, também é comum encontrar pessoas com esse arquétipo que têm dificuldade de trabalhar em grupo e de seguir regras. O que pode gerar problemas e conflitos principalmente no ambiente de trabalho.

Quais as vantagens de conhecer o seu arquétipo animal?

Leão deitado na grama na luz do sol

Em primeiro lugar, ao conhecer seu arquétipo animal, você terá a chance de obter autoconhecimento, já que muitas das características desse animal são compartilhadas por você. Além disso, se você quer desenvolver uma qualidade que ele possui ou mesmo evitar um dos aspectos do seu lado sombra, utilizá-lo em suas meditações é uma boa alternativa.

O arquétipo do leão também pode ajudar em algumas situações específicas. Como, por exemplo, na hora de tomar uma decisão importante, de enfrentar um obstáculo, de lutar por um objetivo ambicioso ou quando você sente que precisa de proteção ou orientação divina.

Por último, também é possível pedir a ajuda do seu arquétipo animal quando você precisa curar, reparar ou harmonizar algum aspecto da sua vida. Já que segundo o xamanismo, alguém conectado ao seu animal do poder é muito mais forte para enfrentar a vida e até mesmo mais resistente a doenças.

Se o leão é o seu arquétipo animal, ou se você deseja se conectar com esse arquétipo, agora você já sabe como fazer isso, basta colocar em prática tudo o que aprendeu neste artigo.

Autor deste artigo

Formada em Letras e apaixonada pela escrita. Desde a faculdade sou fascinada pela interpretação dos sonhos, quando percebi que as histórias que os sonhos contam têm sempre algo a nos ensinar sobre nós mesmos e o mundo ao nosso redor. Aliás, aprender e ensinar são partes importantes da minha vida e há 5 anos troquei a sala de aula pelos blogs. Outros interesses incluem literatura, yoga, filosofia e espiritualidade.

Palavras-chave relacionadas


cultura

Artigos relacionados


Qual o significado do Dente-de-leão? Flor, tatuagem, nos sonhos e mais!

Qual o significado do Dente-de-leão? Flor, tatuagem, nos sonhos e mais!

O dente de leão é a planta dos desejos e está associado a várias lendas e histórias. Quer saber mais sobre isso? Leia o nosso artigo completo!


Qual o significado da rosa azul? Buquê, tatuagem, nos sonhos e mais!

Qual o significado da rosa azul? Buquê, tatuagem, nos sonhos e mais!

Conhecida pela sua beleza e pelo fato de ser rara, a rosa azul traz uma simbologia espiritual muito importante e não deve ser ignorada. Confira os significados!


Símbolo do amor: significado do coração, cupido, maçã, infinito e mais!

Símbolo do amor: significado do coração, cupido, maçã, infinito e mais!

Existem vários símbolos que remetem ao amor. Será que você conhece todos eles? Leia o artigo e confira o significado de cada um!


Qual o significado da tatuagem de olho grego? No braço, no pulso e mais!

Qual o significado da tatuagem de olho grego? No braço, no pulso e mais!

A tatuagem olho grego tem a capacidade de te proteger contra as energias negativas, especialmente se feita em locais estratégicos. Saiba mais aqui!


Número da vida: Numerologia, como calcular, significados e mais!

Número da vida: Numerologia, como calcular, significados e mais!

Você sabia que sua data de nascimento revela muito sobre seu caráter, talentos e sonhos? Confira em nosso artigo tudo sobre esse assunto!


Últimos posts


Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Quer saber como aumentar sua imunidade e ter acesso a outras informações relevante? Leia este artigo e veja como melhorar sua saúde com a alimentação!


Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino é um presságio de desenvolvimento e mudanças. Confira aqui essas e outras interpretações para esse sonho, e descubra também como se comportar!


Sonhar com ferro: panela, grade, porta, ponte, ferro de passar e mais!

Sonhar com ferro: panela, grade, porta, ponte, ferro de passar e mais!

Sonhar com ferro pode indicar um mau presságio? Descubra tudo sobre esse sonho neste artigo e saiba como agir!


Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

Realizando uma conexão com a espiritualidade, acender uma vela para o Anjo da Guarda com um copo de água abre portais. Saiba mais!


Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Você sabe o que são afirmações positivas e lei da atração? Então leia esse artigo e descubra o que é afirmação positiva, exemplos, como criar e mais!