Banhos de assento: para infecção urinária, corrimento, herpes e mais!

Banhos de assento: para infecção urinária, corrimento, herpes e mais!

Os banhos de assento são técnicas incríveis que amenizam coceiras, dores e irritações. Veja como preparar o ideal para você!


Conheça alguns banhos de assento!

Banho de assento com flores.

Os banhos de assento são práticas muito comuns e antigas que são usadas ao longo dos anos para resolver problemas e doenças que afetam a região genital, de modo geral. A finalidade destes banhos é trazer alívio para estas situações que geralmente causam incômodos e desconfortos como dores e coceiras nas áreas em questão.

Algumas doenças que são causadas pelos vírus da herpes, candidíase ou infecção vaginal podem ser amenizadas por estes banhos, que trazem alívio imediato para os sintomas. É importante destacar que o uso destes banhos é para trazer esta sensação de alívio, mas devem ser usados junto com o tratamento indicado por um médico.

São diversos os tipos de banho de assento que podem ser feitos, com ingredientes como óleos essenciais, vinagre, bicarbonato e outros. Veja como preparar o banho de assento a seguir!

Entendendo mais sobre os banhos de assento

Toalhas de banho.

Para entender os banhos de assento, é importante destacar que eles não são realmente um tratamento, mas um auxiliar que traz alívio e boas sensações para doenças que afetam a região genital, podendo provocar dores, coceiras e sensações de queimação, por exemplo.

O objetivo de cada banho é definido pelo tipo de ingrediente que será usado. A depender da doença ou situação, podem ser usados itens específicos que favorecem muito mais os efeitos. A seguir, entenda mais sobre como são feitos os banhos de assento!

O que é e para que serve o banho de assento?

De modo geral, o banho de assento serve para trazer alívio imediato para doenças que aparecem na região genital. O objetivo deste tipo de tratamento é auxiliar os medicamentos que serão usados com indicação médica para curar a doença.

Por mais que os banhos contem com ingredientes que são medicamentosos, como ervas e demais plantas, eles não podem ser tidos como o único tratamento, pois, em geral, as doenças são caracterizadas por vírus e bactérias que precisam ser combatidos com medicamentos mais fortes e específicos.

Benefícios que os banhos de assento proporcionam

Os benefícios do banho de assento podem ser notados pelo alívio imediato que ele pode trazer para as sensações ruins deixadas pelas doenças. Os medicamentos usados para o tratamento combatem os agentes que a causam, mas seus efeitos são sentidos apenas com o tempo, à medida em que a doença for cessando.

Os banhos, por outro lado, agem aliviando as sensações ruins. Desta forma, seus benefícios são sentidos no alívio a desconfortos e coceiras, e podem ser usados também em pós cirúrgicos ou para o alívio de hemorroidas.

Principais ingredientes usados nos banhos de assento

Os ingredientes a serem usados no banho de assento dependerão das necessidades de cada pessoa e também da finalidade para a qual ele está sendo usado. Isso porque os banhos contam com ervas e outros itens que podem beneficiar mais uma doença.

A depender da área afetada, podem ser usados ingredientes como óleos essenciais, vinagre, bicarbonato, arnica e outros. Cada um destes itens conta com uma ação específica, como regulagem de pH, ação anti-inflamatória e outras.

Onde fazer o banho de assento?

O banho de assento deve ser feito em locais onde há, primeiramente, uma privacidade maior. Neste caso, o mais indicado é que seja feito no banheiro, usando uma bacia limpa e totalmente higienizada, de preferência que não tenha sido usada antes para outras finalidades.

A bacia deve conter os ingredientes do banho que será feito, de acordo com as preferências e necessidades. A pessoa deverá se sentar na bacia com os ingredientes e permanecer desta forma de 15 a 30 minutos para que os efeitos sejam sentidos. Além disso, o banho de assento pode ser feito também em uma banheira ou bidê devidamente higienizados para tal.

Cuidados no procedimento do banho de assento

É importante tomar alguns cuidados com o banho de assento para que ele tenha os efeitos esperados. Os itens que serão usados devem estar sempre muito limpos, já que a área estará sensível devido aos efeitos da doença e, caso não estejam limpos o suficiente, poderão causar mais problemas do que benefícios, como infecções.

Certifique-se também de que ele seja feito no tempo indicado. Cerca de 2 a 3 vezes na semana é o ideal para conseguir obter todos os benefícios do banho de assento. Após os sintomas amenizarem, repita apenas de 1 a 2 vezes na semana por algum tempo para evitar que retornem rapidamente.

Banho de assento para candidíase

Ervas e sabonetes para banho.

Como cada ingrediente a ser usado no banho de assento possui uma finalidade, os banhos serão diferentes e específicos para cada tipo de doença e sintomas demonstrado por elas. A candidíase é uma doença muito comum e que afeta diversas pessoas todos os dias.

Para preparar o banho de assento que dará alívio para os que possuem esta doença ativa, é muito fácil e são necessários poucos ingredientes. Veja como preparar o banho de assento contra candidíase a seguir!

Indicações e ingredientes

O banho de assento feito especificamente para as pessoas que estão lidando com a candidíase e desejam amenizar os sintomas ao longo do tratamento da doença indicado pelo médico podem usar alguns ingredientes específicos que darão uma sensação de conforto e alívio imediato.

Além disso, os produtos usados, como o óleo essencial de Malaleuca alternifólia, possuem ações importantes por possuírem propriedades antifúngicas. Confira os ingredientes:

- 1 litro de água;
- 5 gotas de óleo essencial de malaleuca.

Como fazer

Para preparar o banho de assento que amenizará as sensações ruins causadas pela candidíase, coloque 1 litro de água para esquentar, ela deverá ficar apenas morna o suficiente para que se possa ter contato direto com a água.

Em seguida, coloque na bacia a ser usada e pingue cerca de 5 gotas de óleo essencial da malaleuca. Sente-se na bacia e permaneça desta forma por 20 ou 30 minutos. Após este tempo, descarte a água da bacia e tome o seu banho normalmente se assim desejar.

Banho de assento para infecção urinária

Banho de assento sendo preparado em panela.

A infecção urinária é extremamente comum e pode afetar qualquer pessoa sem aviso prévio. Seus efeitos são sentidos através de ardências e sensações ruins ao urinar

Mas estas situações podem ser amenizadas com o banho de assento associado ao tratamento indicado pelo médico, que contará com medicamentos específicos para o combate às bactérias que causam a infecção.

O banho é muito simples e pode ser feito por qualquer pessoa que se encontra lidando com uma infecção urinária. Confira os ingredientes e o modo de preparo do banho!

Indicações e ingredientes

O preparo do banho de assento para combater a infecção urinária deve ser feito para auxiliar dando alívio, pois os medicamentos que são usados serão os principais agentes combatentes. Mas vale destacar que os ingredientes usados para o banho também podem agir diretamente nas bactérias e ajudarão em todo o processo.

Este banho ajuda ainda a regular o pH da região íntima e traz alívio imediato para a sensação de ardência. Veja os ingredientes:

- 3 litros de água;
- 2 colheres de sopa de vinagre.

Como fazer

Para realizar o preparo do banho de assento capaz de combater as sensações ruins causadas pela infecção urinária, primeiro, coloque a água para esquentar. O indicado é que ela fique apenas morna para que seja possível encostar nela. Não deixe que ela ferva totalmente.

Coloque, em seguida, água morna na bacia a ser usada para o banho e adicione as 2 colheres de vinagre. Misture tudo muito bem e, em seguida, sente-se na bacia sem roupa íntima e fique por, no mínimo, 20 minutos. Em seguida, descarte a água.

Banho de assento para herpes genital

Mulher em banho de assento com flores.

A herpes genital é muito comum no Brasil, e muitas pessoas são afetadas pela doença em todos os anos. Estima-se que grande parte da população tenha algum dos tipos de herpes catalogados e que estas podem se manifestar em qualquer momento da vida.

Entretanto, os sintomas sentidos pelos pacientes que lidam com a herpes genital são muito ruins e incômodos, mas podem ser amenizados com os banhos de assento. Importante destacar que o local usado, no caso, a bacia, deve ser higienizado antes e depois do banho para evitar problemas. Confira como preparar o banho de assento para herpes genital!

Indicações e ingredientes

O banho é indicado para as pessoas que estão passando por um tratamento para combater a herpes genital. Os sintomas que são mostrados pela doença causam desconfortos nas áreas íntimas que podem atrapalhar no dia a dia, mas eles podem ser amenizados. Os ingredientes para ele são:

- 600 ml de água;
- 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio.

Como fazer

O preparo do banho de assento para auxiliar nos sintomas da herpes genital deve ser feito com muito cuidado em um local higienizado. A bacia a ser usada deve estar bem limpa para tal. Coloque a água para esquentar e deixe que ela fique apenas morna. Em seguida, adicione na bacia ou local escolhido para realizar o banho de fato.

Coloque na água a colher de bicarbonato de sódio e misture bem para que tudo fique dissolvido na água. Em seguida, sente-se na bacia do banho e fique 15 minutos nesta água. Este processo deve ser repetido 2 a 3 vezes ao dia até que os sintomas sejam aliviados.

Banho de assento para corrimento e mau cheiro

Flores e ervas em banho de assento.

Os banhos de assento para combater mau cheiro e corrimento são muito eficientes, mas é necessário destacar que, primeiramente, ao notar qualquer um destes sintomas em seu corpo, procure pela orientação de um profissional para evitar que doenças mais graves sejam causadas.

Estes são indicativos de que alguns problemas podem estar ocorrendo em sua região íntima e devem ser resolvidos com os devidos medicamentos. Entretanto, o banho pode ser um auxiliar, pois traz propriedades antissépticas e também anti-inflamatórias. Veja como preparar!

Indicações e ingredientes

O banho de assento para corrimentos e mau cheiro só deve ser feito após ser determinado um diagnóstico para os sintomas em questão. Isso porque é preciso realizar o tratamento correto para que os efeitos sejam sentidos, já que o banho ameniza, mas não é capaz de curar. Confira os ingredientes para o preparo deste banho de assento:

- 30 g de folhas de goiabeira;
- 1 litro de água.

Como fazer

Para preparar seu banho de assento e aliviar o mau cheiro e corrimentos nas áreas íntimas, é preciso ferver a água. Neste caso, ela precisa atingir este ponto, pois será feito um chá com as folhas da goiabeira.

Em seguida, quando ela atingir a fervura, coloque a folhas e deixe que elas fiquem abafadas no recipiente por cerca de 3 a 5 minutos para que soltem todas suas propriedades na água.

Depois deste tempo, quando notar que a água está apenas morna, retire as folhas e coloque o líquido dentro de uma bacia para o banho de assento. Sente-se e lave toda a região. Repita cerca de 2 a 3 vezes ao dia.

Banho de assento para hemorroidas

Arnica para banho de assento.

O surgimento de hemorroidas pode causar muitos desconfortos e sensações ruins para as pessoas que são afetadas por esta condição. Mas existem algumas maneiras de amenizar os sintomas desta doença tão incômoda.

Além dos medicamentos que deverão ser indicados pelo seu médico, ao sentir um desconforto maior durante o tratamento para amenizar a doença, aproveite para fazer um banho de assento que trará maior alívio para os sintomas deixados pela hemorroida. Veja como é fácil preparar este banho de assento!

Indicações e ingredientes

O banho de assento para aliviar os sintomas da hemorroida é muito simples e é feito com ingredientes comuns. Uma poderosa planta medicinal conhecida em várias regiões do país, a arnica, é uma excelente combatente dos sintomas causados pela hemorroida e pode te ajudar muito neste processo, devido às suas propriedades anti-inflamatórias, calmantes e cicatrizantes. Veja os ingredientes para o banho:

- 20 g de chá de arnica;
- 2 litros de água.

Como fazer

Primeiro, aqueça a água até que ela fique morna para que o banho seja feito. Em seguida, coloque a água que foi aquecida em uma banheira ou bacia, a depender da sua escolha, mas lembre-se sempre de deixar o local totalmente higienizado para tal.

Em seguida, coloque o chá de arnica na água e deixe que ele dissolva. Sente-se na bacia de água morna com arnica por 15 minutos. Este processo deve ser repetido sempre que achar necessidade, respeitando os limites de uso.

Banho de assento para fissura anal

Camomila para banho de assento.

A fissura anal pode ser um problema muito desconfortável, mas que possui algumas formas de ser resolvido e aliviado. Os banhos de assento podem beneficiar neste aspecto, pois alguns itens que são comumente adicionados a eles contam com ações cicatrizantes, que são ideais para conseguir resolver estes problemas específicos. Veja como é feito o banho de assento para fissura anal!

Indicações e ingredientes

Os ingredientes para o preparo do banho para auxiliar nas melhorias diante dos efeitos causados pela fissura anal são simples e podem ser encontrados em lojas e supermercados ao seu alcance. Um dos itens mais comuns nestes banhos é a camomila. Veja como é simples preparar este banho de assento e seus ingredientes a seguir.

Ingredientes:

- 3 litros de água;
- 2 a 5 saquinhos de chá de camomila.

Como fazer

Para preparar o banho feito com a camomila, coloque a água para ferver. No momento em que ela atingir este ponto desejado, coloque os saquinhos de chá de camomila dentro da água e deixe que eles fiquem descansando por alguns minutos.

Este processo de espera é importante, pois, além de amornar a água, ele também irá liberar mais das propriedades contidas na camomila para que o banho tenha um efeito mais positivo. Após este processo, coloque o chá já morno na bacia a ser usada para o banho, sente-se nela e fique por cerca de 20 a 30 minutos.

Banho de assento para cicatrização no pós-parto

Lavanda para banho de assento.

Após o parto, muitas mulheres enfrentam algumas dores e buscam amenizar estas sensações ruins com produtos naturais. Os banhos de assento podem ser usados nestas ocasiões, pois os ingredientes usados contarão com propriedades e efeitos cicatrizantes que são ideais para um pós-parto mais positivo.

Desta maneira, atente-se aos ingredientes que são mais indicados para este tipo de banho e que possuem efeitos cicatrizantes que podem ser usados pelas mulheres neste momento. A seguir, veja como é preparado o banho de assento para cicatrização!

Indicações e ingredientes

Os banhos de assento são altamente recomendados para as mulheres durante o processo do pós-parto, pois podem ajudar muito na cicatrização para que estas se recuperem mais rapidamente. Estes banhos podem ser feitos após 24h do parto. Veja os ingredientes:

- Ervas (lavanda, arnica, camomila, calêndula e barbatimão);
- 3 a 4 litros de água.

Como fazer

Para o preparo do seu chá, é indicado que cada erva seja adicionada à quantidade de água em pequenos punhados. Este chá deve conter todas as ervas que foram destacadas para ser eficiente.

Coloque a água para ferver e, em seguida, coloque as ervas. Deixe que elas fiquem em infusão por um tempo e retire elas do recipiente, deixando apenas o líquido. Assim, coloque o chá dentro de uma bacia e realize o banho de assento normalmente por alguns minutos, entre 20 e 30.

Aproveite todos os benefícios do banho de assento!

Bacia para banho de assento.

O banho de assento é uma técnica muito usada ao longo dos anos e traz diversos benefícios para a saúde. Além das ervas e dos ingredientes que são usados, a água morna também é excelente para trazer alívios imediatos para inflamações e sensações ruins, como queimação e ardência em áreas íntimas.

É importante sempre se lembrar de que o banho não substitui um tratamento adequado com os medicamentos necessários. Assim, é preciso também realizar tudo o que for indicado pelo médico da forma correta.

O banho de assento é uma excelente forma de aliviar os sintomas mais incômodos. Por isso, pode ser usado em diversos momentos do dia quando estes se apresentarem mais intensos para que sejam amenizados e não atrapalhem suas tarefas diárias. Faça bom uso dos banhos de assento e use os ingredientes indicados para garantir melhorias para a sua saúde!

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


autocuidado

Artigos relacionados


Qual o significado do incenso? De alfazema, arruda, camomila, cravo e mais!

Qual o significado do incenso? De alfazema, arruda, camomila, cravo e mais!

Cada incenso possui seu significado e tem um objetivo diferente. Veja aqui o significado dos incensos, sua história e saiba qual se encaixa melhor com você!


Óleo de jojoba: benefícios, para que serve, como usar na pele e no cabelo e mais!

Óleo de jojoba: benefícios, para que serve, como usar na pele e no cabelo e mais!

Quer reconquistar beleza e saúde da sua pele e seus cabelos? Entenda aqui como o óleo de jojoba pode te ajudar naturalmente!


Quais os tipos de fobias mais comuns? Acrofobia, claustrofobia e mais!

Quais os tipos de fobias mais comuns? Acrofobia, claustrofobia e mais!

As fobias trazem reações negativas ao corpo e a mente, além de causar limitações para quem possui esse transtorno emocional. Clique aqui e entenda melhor!


Qualidade do sono: nem sempre dormir várias horas é o suficiente!

Qualidade do sono: nem sempre dormir várias horas é o suficiente!

Ter uma boa noite de sono é fundamental. Mas, será que dormir 8 horas por noite é suficiente? Descubra por que nem sempre dormir demais é o melhor para você!


O que é a agressão verbal? Principais tipos, sinais, como reagir e mais!

O que é a agressão verbal? Principais tipos, sinais, como reagir e mais!

Você sabe o que é agressão verbal ou suspeita que esteja sendo uma vítima? Leia esse artigo e descubra o que é agressão verbal, principais tipos, sinais e mais.


Últimos posts


Qual o significado do incenso? De alfazema, arruda, camomila, cravo e mais!

Qual o significado do incenso? De alfazema, arruda, camomila, cravo e mais!

Cada incenso possui seu significado e tem um objetivo diferente. Veja aqui o significado dos incensos, sua história e saiba qual se encaixa melhor com você!


Óleo de jojoba: benefícios, para que serve, como usar na pele e no cabelo e mais!

Óleo de jojoba: benefícios, para que serve, como usar na pele e no cabelo e mais!

Quer reconquistar beleza e saúde da sua pele e seus cabelos? Entenda aqui como o óleo de jojoba pode te ajudar naturalmente!


Crenças fortalecedoras: o que são, exemplos, crenças limitantes e mais!

Crenças fortalecedoras: o que são, exemplos, crenças limitantes e mais!

As crenças fortalecedoras auxiliam o processo de caminhada ao longo da vida e estimulam os bons pensamentos. Clique para saber como elas podem te impulsionar!


Quais os tipos de fobias mais comuns? Acrofobia, claustrofobia e mais!

Quais os tipos de fobias mais comuns? Acrofobia, claustrofobia e mais!

As fobias trazem reações negativas ao corpo e a mente, além de causar limitações para quem possui esse transtorno emocional. Clique aqui e entenda melhor!


O que significa sonhar com cobra?

O que significa sonhar com cobra?

Sonhar com cobra nem sempre significa algo ruim, a cobra também pode simbolizar um processo de evolução ou transformação. Para entender melhor, veja a seguir!