Significado da libélula: espiritual, místico, no sonho, tatuagem e mais!

Significado da libélula: espiritual, místico, no sonho, tatuagem e mais!

Libélulas são insetos que despertam diversos sentimentos, desde admiração até o medo. Entenda por que este animal é tão poderoso e positivo neste artigo.


Conheça o que representa o inseto libélula!

Libélula segurando em galho com céu azul no fundo

Libélulas são insetos conhecidos por suas cores vibrantes e habilidades de voos bastante característicos, já que conseguem pairar no ar. Além de serem excelente agentes de polinização, as libélulas estão comumente associadas a mitos e lendas em diversas culturas ao redor do mundo, fazendo parte de histórias desde o surgimento da humanidade.

Embora seja apenas um inseto, libélulas são reverenciadas como símbolos de boa sorte em algumas culturas, ao passo que podem ser consideradas um mau presságio em outras. Facilmente notadas devido à sua aparência, as libélulas ganham ainda mais visibilidade neste momento, pois são o tema deste artigo.

Nele, descreveremos as origens de seu nome, seu simbolismo místico, esotérico e como diferentes culturas enxergam este pequeno inseto. Além disso, trazemos também informações sobre a sua tatuagem, sonhos com libélulas, bem como o que significa quando você vê uma libélula. Leia e confira!

Entendendo mais sobre a libélula

Libélula transparente em galho

Nesta seção inicial, apresentamos as informações mais essenciais sobre a libélula. Por isso, trataremos sobre a origem de seu nome, suas características e curiosidades importantes sobre ela, para que você comece a desbravar o universo deste fascinante animal. Confira.

Origem do nome libélula

A origem do nome libélula pode ser estabelecida a partir do latim, mais precisamente por meio da palavra ‘libellula’, referente ao ato de nivelar, palavra esta que já era utilizada para designar este inseto durante a Antiguidade.

A palavra ‘Libellula’ é a forma no diminutivo de ‘libella’, termo este que, por sua vez, significa nível da balança que se equilibra em pesos iguais. Consequentemente, o seu nome faz referência à habilidade deste gracioso inseto de permanecer suspenso e equilibrado no ar durante os seus voos.

Características da libélula

Diferente do que ocorre com a maioria dos insetos, as libélulas, juntamente com joaninhas e borboletas, são vistas com bons olhos pelas pessoas, de uma maneira geral. Ela é um inseto com asas que pertence à subordem Anisoptera.

Uma das principais características deste inseto é o seu abdome muito alongado e uma aparência que lembra um helicóptero. Libélulas possuem dois pares de asas semitransparentes, olhos compostos e cores que remetem a um tom metalizado, variando de acordo com a espécie.

Embora possua uma grande distribuição mundial, as libélulas geralmente encontram refúgios em regiões perto de corpos d’água, como zonas pantanosas, poças e riachos. Além disso, elas se alimentam de outros insetos, principalmente mosquitos e moscas.

Curiosidades sobre a libélula

As libélulas são insetos fascinantes e, por isso, existem diversos fatos curiosos em torno deste animal. Dentre eles, podemos citar:

• Seu nome varia bastante de região a região. Por isso, ela é conhecida por jacinta, lava-bunda, odonata, zigue-zague, lavadeira, cavalo do cão, dentre muitos outros nomes;

• Libélulas não são venenosas;

• Os ovos de libélulas são postos dentro d'água, ambiente em que ela vive por um ciclo total de 17 metamorfoses;

• Algumas espécies de libélulas podem levar até 5 anos para conseguirem voar;

• A última metamorfose deste inseto dura de 30 a 40 minutos. Após sua última transformação, são necessárias cercas de 3 horas para que suas asas estejam secas e preparadas para o voo;

• Libélulas podem medir de 2 a 19cm.

Principais significados da libélula

Libélula pousando em galho

Agora que você já sabe as informações basilares sobre a libélula, é chegado o momento de explorar os significados desse animal poderoso.

Inicialmente, falamos sobre o significado espiritual de libélula para, a partir dele, podemos tratar de seu significado negativo, como o xamanismo a concebe, além de mostramos o significado no cristianismo, misticismo e esoterismo. Confira.

Significado espiritual da libélula

O significado espiritual da libélula está ligado à mudança e transformação. Ele surge como um aviso de que você deve espalhar mais luz e alegria para as diferentes áreas da sua vida, pois não é muito proveitoso se manter nas sombras do anonimato ou perdido dentro de sua própria escuridão.

A libélula te estimula a navegar em sua própria espiritualidade, buscando sentido no caminho do espírito para que ele possa revelar como você deve se conectar com o divino e manifestar todo o seu potencial nesta encarnação.

A libélula também simboliza novos começos, viver na plenitude, maturidade e equilíbrio. Liberte-se e suas ilusões e limitações e esteja pronto para refletir sua luz interior no mundo que o cerca.

Significado negativo da libélula

Em algumas culturas, a libélula é um símbolo de negatividade. Na Noruega, a libélula é considerada “aquela que fura olhos” e, por isso, ela pode ser vista como um símbolo de má sorte. Na Holanda, outro país germânico, a libélula era considerada como a “mordedora de cavalos”.

Pouco longe do continente Europeu, na Ásia, certos grupos étnicos, como é o caso dos chineses, acreditam que a libélula é um símbolo de inconstância. Além disso, a libélula pode ser tida como um símbolo de azar.

Significado da libélula para o xamanismo

No Xamanismo, a libélula é vista como um sinal de mudança, que surge como uma mensageira entre o mundo da água e do ar. Em algumas culturas dos povos tradicionais norte americanos, as libélulas são vistas como lares dos espíritos dos ancestrais.

Além disso, a libélula está ligada ao equilíbrio, sendo também utilizada como um símbolo de proteção, fertilidade e sua medicina é muito utilizada para prevenir que alguém morra de fome ou passe por necessidades.

Significado da libélula para o cristianismo

Muitas tradições cristãs consideram a libélula como um símbolo de sua religião, pois ela nasce embaixo d’água antes de ascender em direção à luz. Além disso, ela é um símbolo de que tudo ganha mais cores diante da luz do universo, já que seu corpo é sem cor quando ela emerge pela primeira e se torna colorido quando os raios do sol a tocam.

Por isso, a libélula é vista como uma metáfora que representa a maneira simbólica na qual os cristãos podem se transformar quando tocado com a luz de Jesus. Além disso, elas simbolizam prosperidade, força, coragem, paz, harmonia e pureza.

Significado místico da libélula

Sob um olhar místico, a libélula representa a imortalidade e a regeneração. Por isso, ela é comumente utilizada como um motivo ou adorno em obras de artes plásticas e literárias. Tanto suas cores, quanto suas formas e comportamentos inspiram a criação de um ambiente mais equilibrado.

Dessa forma, é bastante comum que pessoas utilizem acessórios com imagens de libélulas para que elas atraiam a sua energia mística para a sua vida.

Significado esotérico da libélula

No ponto de vista esotérico, a libélula é um símbolo de proteção e de transformação para melhor. Por isso, ela pode ser pintada ou esculpida para atrair estas energias para a vida de seus usuários. Além disso, libélula também está associada à paz, proteção e à prosperidade no esoterismo.

Significados da libélula em diferentes países

Libélula com asas abertas

Como já falamos, diferentes países e culturas possuem diferentes concepções sobre o simbolismo da libélula.

Por isso, passearemos ao redor do mundo para entendermos mais sobre o simbolismo da libélula em lugares na Europa como a Suécia, Romênia e Alemanha, além de conhecermos mais sobre a libélulas em países asiáticos como o Japão, e o Vietnã. Confira.

Significado da libélula na Suécia

Na Suécia, as libélulas não possuem um significado positivo. Quando elas aparecem dentro de casa, por exemplo, elas sugerem que algum tipo de tragédia está prestes a acontecer com alguém daquela casa ou alguma pessoa relacionada com ela.

Além disso, as libélulas também são associadas a espíritos da natureza que surgem para avaliar os comportamentos dos humanos e, ao verificar que alguém está fazendo algo cruel, os leva para dentro da floresta.

Significado da libélula no Japão

Libélulas são muito apreciadas e referenciadas na cultura japonesa. Por isso, elas frequentemente estão presentes na arte e poesia do Japão. Em uma lenda bastante famosa, um jovem imperador estava passeando por uma floresta quando foi atacado por um inseto perigoso.

Ao perceber que o imperador estava sendo atacado, a libélula apareceu e se alimentou do inseto, protegendo, assim, o imperador de todo e qualquer mal. Por isso, a libélula é conhecida como um símbolo da proteção no Japão.

Significado da libélula no Vietnã

O significado tradicional da libélula no Vietnã está relacionado à transformação. Ela simboliza os diferentes estágios de metamorfose da vida. Além disso, por serem excelentes voadoras, são vistas como animais que inspiram agilidade.

Libélulas também são consideradas mensageiras, por transitar entre o reino da água e o reino do ar, levando informações e influências dos dois reinos por onde quer que ela passa. Ademais, libélulas são símbolos do equilíbrio e induzem pensamentos mais profundos para compreender o que acontece na vida de maneira mais clara, longe da superficialidade.

Significado da libélula na Romênia

Já na Romênia, as libélulas estão associadas ao mal e à feitiçaria manipuladora. De acordo com o folclore romeno, existe uma lenda que conta que o próprio diabo foi o criador das libélulas.

Nesta lenda, quando o diabo não conseguiu convencer um pescador a levá-lo consigo em sua embarcação até o outro lado do rio, o demônio se transformou em um inseto alado capaz de transitar sobre a água, conhecido hoje em dia por libélula.

Significado da libélula na Alemanha

A libélula aparece no folclore alemão em uma história muito interessante. De acordo com a lenda, a libélula foi criada quando uma princesa má se recusou a falar com um homem em seu reino e o atropelou com o seu cavá-lo.

Fragilizado e humilhado, o homem acabou amaldiçoando a princesa para que ela ficasse eternamente presa ao seu cavá-lo. Assim surgiu a primeira libélula. Por isso, na Alemanha, a libélula está também associada à malevolência e maldições e pode ser considerada como um sinal negativo.

Outros significados da libélula

Pingente de libélula

Para aprofundarmos o conhecimento sobre os diferentes significados da libélula, apresentamos a seguir o que este inseto representa para a cultura celta e para os povos nativos americanos.

Além disso, trazemos o que significa ter uma libélula como animal totem, espiritual ou de poder, bem como o significado de sonhos com libélula e o que a tatuagem de libélula significa. Confira.

Significado da libélula para a cultura celta

A libélula é um animal muito importante para os povos celtas. Por isso, existem cerca de 23 nomes diferentes para representar este animal. Os celtas acreditavam que a libélula era um animal mágico, pois suas asas possuem um efeito iridescente, mudando de cor de acordo com a intensidade da luz solar.

Uma vez que os olhos das libélulas conseguem girar 365º, acredita-se que ela simboliza a mente humana que pretende se expandir além das limitações do plano mundano.

Além disso, libélulas representam a superação das desilusões sobre a vida. Ela é um animal que pertence às estações do outono e do verão e que ensina que a vida é composta de uma série de transformações.

Significado da libélula para o povo nativo americano

Os povos nativos americanos possuem, de maneira geral, uma visão bastante positiva sobre as libélulas. Por isso, muitos povos utilizam-na como um motivo comum em suas manifestações artísticas e culturas. Sob um ponto de vista geral dos povos nativos americanos, a libélula representa a primavera, o renascimento e a renovação.

Os povos indígenas norte-americanos costumam pintar libélulas para garantir que a chuva chegue até suas lavouras ou que traga mais equilíbrio para as áreas mais secas. A libélula é também vista como um símbolo da agilidade, destreza, ilusão e mudança.

Significado da libélula como animal espiritual

Como um espírito animal, a libélula está conectada com o simbolismo da mudança e da luz. Quando uma libélula surge na sua vida como um espírito animal, ela indica que você não deve levar a vida muito à sério.

É importante que você aprenda a dançar o compasso da vida, assim como este animal, e se adapta a ela, pois só assim você atrairá felicidade e leveza de espírito para o seu dia a dia. É um símbolo para navegar nas suas próprias emoções, conectando-se profundamente a elas.

Significado da libélula como animal de poder

Se a libélula é o seu animal de poder, a libélula significa que você é um especialista em fazer o que deseja, pois você aprendeu as habilidades necessárias para conseguir alcançar os seus objetivos. Estas habilidades foram adquiridas através da disciplina, atenção ao detalhe, repetição e perseverança.

A libélula também mostra que você é uma pessoa intensa desde a sua infância e que é importante que você encontre o seu equilíbrio passando mais tempo ao ar livre, especialmente próximo a cursos d’água.

Você pode recorrer a energia deste animal sempre que precisar de ajuda emocional ou para balancear o seu tempo dedicada a diferentes atividades. Portanto, aproveite a energia deste ser iluminado pata melhorara a sua vida.

Significado da libélula como animal totem

Como animal totem, a libélula revela que sua mais profunda transformação está a caminho e que você está prestes a se tornar alguém mais sábio. É importante que você aprenda a transformar os seus pensamentos, pois somente assim você poderá começar a manifestar aquilo que mais deseja.

Este totem também fala que, embora o processo de transformação seja complicado, é através dele que você conseguirá alcançar melhores posições e chegar aonde jamais alguém chegou.

Ela pede para que você tenha perseverança, pois mesmo nos momentos mis difíceis, você está aprendendo uma importante lição que melhorará a sua vida e que te colocará cada vez mais próximo do seu desenvolvimento espiritual e no seu processo de maturação emocional.

Significado de encontrar com uma libélula

Existem diferentes significados sobre encontros com libélulas, a maioria dos quais são positivos. Por exemplo, se uma libélula ficou presa em algum tipo de rede, é sinal de que a sorte bateu na sua porta. Para se beneficiar dela, liberte a libélula do local em que ela ficou presa.

Se uma libélula entrou na sua casa depois do pôr do sol, é sinal de que você receberá uma mensagem importante em breve. Se você estava com dúvida sobre estar fazendo a coisa certa e acabou vendo uma libélula, o Universo está informando que você está no caminho certo e que deve prosseguir. Matar uma libélula é um péssimo sinal, pois simboliza que alguém próximo adoecerá em breve,

Significado de sonhar com libélula

Sonhar com libélula indica que uma transformação está prestes a acontecer na sua vida. No entanto, não se preocupe, pois não será uma mudança brusca e sim algo que acontecerá de maneira natural e espontânea.

Se você viu uma libélula cruzando o seu caminho no seu sonho, é sinal de que você está se sentindo inseguro sobre algo que está acontecendo na sua vida neste momento e que precisa se esforçar muito para conseguir o crescimento que tanto deseja.

Caso você tenha sido atacado por uma libélula no seu sonho, é sinal de que alguém muito próximo de você está prestes a te ferir ou que você irá ferir alguém que ama. Se você foi atacado por uma libélula em seu sonho, é sinal de que você sofrerá um ataque na sua vida quando acordar.

Significado da tatuagem de libélula

A tatuagem de libélula significa mudanças e transformações. Além disso, ela é um símbolo de que os sonhos vão se realizar, pois traz consigo o poder da metamorfose para o horizonte de quem utiliza esta tatuagem.

Os povos aborígenes tatuavam libélulas em sua pele para representar liberdade e iluminação. Libélula também está ligada à elevação espiritual e ao poder de agir como um mensageiro entre diferentes esferas da vida, pessoas e grupos. Finalmente, ela representa força, renascimento, imortalidade, vitória, coragem, adaptação e despertar espiritual.

Afinal, o significado da libélula é positivo ou negativo?

Libélula vermelha em galho

Como mostramos ao longo do artigo, o que determina se o significado da libélula é algo positivo ou negativo parte exclusivamente de uma cultura ou de um momento específico no tempo. Por exemplo, no Japão, libélulas são consideradas como símbolos de proteção, ao passo que na Noruega elas são símbolos de azar.

Apesar dessa constante variação de significado de acordo com a cultura, uma coisa é possível ser dita que todas as culturas compartilham em comum: a ligação d libélula com a transformação para o melhor. Além disso, já que libélulas conviviam com os dinossauros e se mantêm vivas até hoje, elas são consideradas um símbolo de permanência.

Por isso, é possível afirmar de que a libélula possui um significado predominantemente positivo. Consequentemente, se você se deparar com uma, não se assuste. Veja a presença dela como uma mensagem do universo que mostra que sua vida está prestes a mudar para melhor.

E, não esqueça: não as mate. Além de serem símbolos de proteção, elas também se alimentam e insetos transmissores de doença. Assim, como diz a lenda japonesa, a libélula poderá proteger você de todo o mal.

Autor deste artigo

Entusiasta dos saberes tradicionais e milenares, escreve sobre o tema nas horas vagas.

Palavras-chave relacionadas


cultura

Artigos relacionados


Menstruar na lua minguante: entenda as fases da lua e o ciclo menstrual!

Menstruar na lua minguante: entenda as fases da lua e o ciclo menstrual!

Você sabia que as fases da lua interferem e trazem diferentes significados para o ciclo menstrual? Leia o artigo e entenda mais sobre seu equilíbrio interior!


Signo do Porco no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Porco no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

O último dos signos fala sobre sorte, riqueza e gentileza. O nativo é generoso e pode parecer lento, mas é determinado. No artigo, saiba mais sobre o Porco!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Ver estrelas cadentes tem inúmeros significados, e pode ser uma oportunidade de fazer pedidos se sentindo mais perto do universo. Saiba mais no artigo!


Qual o significado do Dente-de-leão? Flor, tatuagem, nos sonhos e mais!

Qual o significado do Dente-de-leão? Flor, tatuagem, nos sonhos e mais!

O dente de leão é a planta dos desejos e está associado a várias lendas e histórias. Quer saber mais sobre isso? Leia o nosso artigo completo!


Últimos posts


Sonhar com lente de contato: azul, verde, de grau, em outra pessoa e mais!

Sonhar com lente de contato: azul, verde, de grau, em outra pessoa e mais!

Sonhar com lentes de contato denotam má sorte? Descubra tudo sobre esse sonho e seus significados nesse atigo!


Salmos da cura: conheça 8 orações que irão ajudar na cura de doenças!

Salmos da cura: conheça 8 orações que irão ajudar na cura de doenças!

Os Salmos da Bíblia cristã são um convite a expressar a fé e pedidos genuínos, aliados a um profundo senso de gratidão a Deus. Conheça mais sobre esses textos!


Caboclo sete flechas: características, história, ponto e mais!

Caboclo sete flechas: características, história, ponto e mais!

Conhecido por ser um grande guerreiro, o Caboclo Sete Flechas quebra qualquer demanda e ensina de forma branda e serena. Confira!


Anjo Miguel: conheça sua história, significado, oração e mais!

Anjo Miguel: conheça sua história, significado, oração e mais!

Você conhece o Anjo Miguel? Conheça a história, significado, oração e muito mais sobre esse poderoso Arcanjo e como pode trazer auxílio em sua vida.


Oração de Santa Maria Madalena: para o amor, para pedir, pelo perdão e mais!

Oração de Santa Maria Madalena: para o amor, para pedir, pelo perdão e mais!

Santa Maria Madalena é a padroeira de todos os pecadores arrependidos, das mulheres e das mães solteiras. Confira aqui como pedir a sua intercessão!