Arquétipo da águia: o que é, qualidades, lado sombra, como usar e mais!

Arquétipo da águia: o que é, qualidades, lado sombra, como usar e mais!

O arquétipo da águia é um símbolo poder, superação, liderança, força e prosperidade. Descubra aqui o que isso traz para sua vida e como utilizar esse arquétipo!


O que significa o arquétipo da águia?

Rosto de águia

O arquétipo animal da águia está relacionado a atributos como visão de longo alcance, independência, autoestima elevada, poder, força, sabedoria, prosperidade e resiliência. Atualmente, esse arquétipo é utilizado por muitas pessoas que já possuem ou desejam conquistar um cargo de liderança.

Afinal, os atributos desse animal servem muito bem a esse propósito. Além disso, esse arquétipo também pode ser utilizado quando você precisa superar um grande obstáculo, busca sua independência financeira, deseja explorar melhor seu potencial, superar suas próprias limitações e viver com mais liberdade.

Se você tem a águia como seu animal do poder ou deseja se conectar a essa energia, saiba que nesse artigo você encontrará informações valiosas sobre o tema. Confira!

Entendendo mais sobre os arquétipos animais

Águia voando no céu azul

Os arquétipos animais, animais do poder ou animais totens estão ganhando cada vez mais a atenção das pessoas. Contudo, esse conceito ainda gera diversas dúvidas, então para te ajudar a compreender de forma mais aprofundada esse assunto, listamos abaixo alguns tópicos importantes.

Confira a seguir o que são os arquétipos animais, a origem do estudo desse conceito, o que seu arquétipo animal revela sobre você, os animais do poder do ponto de vista Junguiano e a relação desse conceito com o xamanismo.

O que são os arquétipos animais?

Há várias maneiras de explicar o que são os arquétipos animais, em algumas tradições do xamanismo, por exemplo, eles são vistos como espíritos que tem como objetivo amparar e auxiliar os seres humanos em sua jornada terrena.

Levando em consideração os conceitos de Jung, podemos dizer que eles se tratam de figuras que carregam um significado simbólico. Isto é, trazem consigo um conjunto de características e alguns padrões de comportamento, que podem ser utilizados para beneficiar a vida de alguém.

Qualquer que seja a sua visão, ao se conectar com seu animal de poder, você tem a chance de obter autoconhecimento, aprender as lições ensinadas por esse animal, além de obter auxílio em questões específicas da sua vida.

Origem do estudo dos arquétipos animais

O conceito de animais do poder é bastante antigo, visto que ele é uma parte importante da cultura de povos indígenas em diversos continentes.

No início do século XX, esse conceito passou a chamar a atenção de diversas pessoas, que começaram a resgatar os conhecimentos do xamanismo. Prática espiritual que perdeu espaço nos últimos milênios, graças à modernização da sociedade, que cada vez mais se afastava da natureza e do modo de vida dos povos considerados primitivos.

Ao longo do século XX, diversos estudiosos, como o antropólogo Michael Harner, o antropólogo e escritor Carlos Castañeda e o historiador Dee Brown se voltaram ao estudo do modo de vida e das práticas espirituais dos povos indígenas, o que inclui o conceito de animais do poder.

Hoje, essa ideia vem ganhando cada vez mais espaço, não só entre aqueles que se interessam pelo xamanismo, mas também por pessoas que buscam desenvolvimento pessoal. O arquétipo da águia, por exemplo, é utilizado por pessoas em cargos de liderança ou por quem deseja alcançar grandes objetivos.

Animais do poder do ponto de vista Junguiano

Segundo Carl Gustav Jung, os arquétipos são representações ou símbolos carregados de significado, que são compartilhados pelos seres humanos, mesmo de diferentes povos e ao longo de muitas gerações.

A teoria de Jung explica que além das experiências pessoais que irão dar sentido a um símbolo, há também uma série de experiências coletivas, que são acumuladas pelos seres humanos ao longo do tempo e ficam guardadas no inconsciente coletivo. Que seria uma espécie de reservatório de informações compartilhadas por todos nós.

Só para ilustrar, ao pensar num animal como a cobra, existe uma parte do significado associado a esse símbolo que é pessoal. Isto é, baseado nas suas próprias experiências, você pode ficar fascinado com ela ou sentir medo, dizer que ela é bonita ou feia etc.

Além disso, há também uma parte do significado associado a esse animal que é coletivo. Segundo o conceito de arquétipo, todos sabemos instintivamente o que as cobras representam. Como, por exemplo, um animal traiçoeiro e perigoso, ou ainda um animal que representa transformação por sua capacidade de trocar de pele.

É justamente a esse significado coletivo que o termo arquétipo se refere. Assim como outros elementos do nosso cotidiano, cada animal também possui seu conjunto de características que fica guardado no inconsciente coletivo.

O xamanismo e os animais do poder

Segundo o xamanismo, sempre que alguém nasce, essa pessoa é escolhida por um animal do poder, que lhe servirá de guia em sua jornada terrena, oferecerá proteção, ajudará com o que for preciso e compartilhará suas qualidades.

Além disso, o xamanismo também está intimamente ligado à cura, seja ela física, emocional ou espiritual. Muitas vezes, é o animal do poder que mostra o caminho para que qualquer tipo de cura que você deseje seja realizada em sua vida.

Também vale destacar que cada animal do poder ensina uma lição diferente, que pode ser aprendida ao observar seu comportamento e adotar suas qualidades de forma consciente.

O que o arquétipo animal revela sobre você?

Ao descobrir qual o seu arquétipo animal, você passa a ter uma visão mais clara de si mesmo. Se você prestar atenção às características dele, perceberá que você possui traços da sua personalidade parecidos com esse animal.

Vale destacar que todos os animais do poder possuem aspectos positivos e negativos. Ao observá-los, você entenderá melhor o que pode ser melhorado em você. Consequentemente, terá também melhorias em diversas áreas da sua vida, como na carreira, na vida amorosa, no ambiente familiar etc.

Qualidades do arquétipo da águia

Olhos de águia

Assim como todos os animais do poder, o arquétipo da águia possui um conjunto de qualidades específicas. Se ela é seu arquétipo, certamente você já possui alguns desses traços, porém há outros que você pode desenvolver com a ajuda desse arquétipo.

Para saber mais sobre isso, veja a lista abaixo com os principais atributos do arquétipo da águia, como, por exemplo, sua visão, capacidade de liderança, independência emocional, força, sabedoria e muito mais.

Visão

A visão é uma das principais qualidades associadas ao arquétipo da águia. Em primeiro lugar, ela tem a capacidade de enxergar muito mais longe do que seres humanos e outros animais. Só para ilustrar, do topo de um prédio de 10 andares, uma águia seria capaz de enxergar uma formiga no chão.

Além disso, as retinas dos olhos da águia possuem muito mais células detectoras de luz e essa ave também possui uma percepção mais aguçada das cores. O que faz dela uma excelente caçadora e também a ajuda na hora de se proteger de predadores.

Assim, parte da lição ensinada por esse animal está relacionada à capacidade de enxergar mais longe e com mais clareza. Seja no sentido de encontrar oportunidades que outras pessoas ainda não enxergaram, ou mesmo de utilizar essa visão para tomar atitudes precisas e certeiras para conquistar seus objetivos ou solucionar algum problema.

Liberdade

De modo geral, todos os animais que têm a capacidade de voar estão associados à liberdade. Porém, como as asas da águia são mais longas do que as de outros pássaros, ela é considerada por muitos o maior símbolo de liberdade. Sua capacidade de alçar altos voos, que chegam a 3.000 metros de altura, também contribui para essa ideia.

Sendo assim, quem se depara com o arquétipo da águia é convidado a se responsabilizar pela própria liberdade. Principalmente no sentido de refletir sobre como enxergar e viver além das limitações impostas por outras pessoas, pelas circunstâncias e até mesmo autoimpostas.

Independência emocional

Diferente de outros pássaros, as águias não vivem em bandos, além disso, elas constroem seus ninhos em altitudes elevadas, distantes não só de outras águias, mas também de outras espécies. Por essa razão, a águia representa a independência emocional e a autossuficiência.

Quem tem a águia como animal do poder tem uma grande capacidade de realizar aquilo que deseja sem depender de ninguém. Mesmo sem apoio ou ajuda elas seguem em frente, pois têm como guia a própria visão daquilo que desejam. Elas também não se deixam afetar pelas opiniões alheias, já que tem uma ideia muito clara do que querem para si.

Autoestima

O arquétipo da águia também está relacionado à autoestima, isto é, a capacidade de entender seu próprio valor, suas qualidades e reconhecer aquilo que você tem a oferecer. Esse totem animal traz como lição a necessidade de aceitar a si mesmo, mas sem se acomodar.

Ou seja, de se contentar com a sua versão atual, mas sem deixar de buscar melhorias constantemente. Por último, vale destacar que a águia está associada a pessoas que confiam nos próprios julgamentos e que não têm medo de se expressar ou de buscar aquilo que acreditam merecer.

Superação de obstáculos

Outra qualidade muito importante do arquétipo da águia é sua capacidade de superar obstáculos. Algumas espécies migratórias chegam a percorrer grandes distâncias num único dia, além disso, ela é precisa tanto na hora de lidar com as presas, quanto com os predadores.

Ela é um símbolo de resiliência, força e energia e, por isso, é um ótimo arquétipo para se conectar quando se enfrenta um desafio ou quando se deseja conquistar um objetivo.

Poder e força

A águia é também um símbolo de poder e força. Ao longo da história, ela foi associada a muitas divindades, só para ilustrar, na mitologia grega, Zeus se transforma numa águia para se tornar capaz de controlar raios e trovões.

A imagem da águia, por si só, já é imponente, mas suas características também contribuem com essa ideia. Ela é uma caçadora exímia, o que é possível graças à sua visão e à força das suas garras e de seu bico. Que permite que ela não só capture pequenos animais com facilidade, mas também os carregue durante o voo.

Essas características se mostram nos indivíduos que têm esse animal como guia, através de capacidade de perseguir os próprios objetivos, de um grande nível de resiliência e muita força de vontade.

Liderança

A águia como animal do poder também é um símbolo de liderança, justamente, por sua visão aguçada e pela capacidade de tomar decisões rápidas e precisas. Algumas espécies voam cerca de 50 km/h, mas ao encontrar uma presa, a águia age rapidamente, conseguindo alcançar a incrível velocidade de 300 km/h no mergulho.

Assim, esse é um arquétipo que nos ensina a importância da precisão, do momento de economizar as energias e do momento de agir com rapidez. Características que são muito importantes para quem exerce qualquer tipo de liderança.

Sabedoria e prosperidade

Há várias razões pelas quais a sabedoria é associada à águia. Como, por exemplo, pela precisão com que esse animal age e pela sua visão precisa e de longo alcance.

Além disso, essa ave também consegue voar acima das nuvens e seu ninho é construído em grandes altitudes. Essa possibilidade de elevação se associa tanto a uma grande capacidade mental, quanto à sabedoria divina.

Esse arquétipo também está associado à prosperidade e é utilizado por muitas pessoas que estão interessadas em progredir na vida profissional e nos negócios.

A lição oferecida pela águia nesse aspecto é de buscar aquilo que você deseja com confiança, utilizando todos os recursos que você tem ao seu favor. E, desse modo, alcançar a liberdade oferecida pela ampliação de seus recursos financeiros.

Lado sombra do arquétipo da águia

Águia furiosa

Como todos os arquétipos, a águia também possui seu lado sombra, isto é, um conjunto de características negativas, que devem ser evitadas.

Se a águia é o seu animal do poder, confira abaixo um pouco mais sobre os aspectos com os quais você precisa tomar cuidado, como, por exemplo, a arrogância, as disputas, dificuldades no amor e até mesmo o perigo que esse arquétipo oferece para os patrões.

Arrogância

Um dos aspectos do lado sombra do arquétipo da águia é a arrogância, que pode surgir, por exemplo, devido ao excesso de autoconfiança. Muitas vezes, uma das lições que quem tem essa ave como animal do poder precisa aprender é ouvir e respeitar as opiniões alheias, sejam elas vindas de alguém com mais experiência ou não.

Sendo assim, é importante saber utilizar as qualidades da águia, como a força e a autoconfiança, ao seu favor. De modo que você tenha uma noção clara do seu valor, mas não deixe que isso atrapalhe seus relacionamentos, principalmente na vida profissional.

Perigo para patrões

Quem tem a águia como animal do poder é muitas vezes visto como um perigo para os patrões, por várias razões. Em primeiro lugar, porque como são muito independentes, essas pessoas tendem a ter dificuldade em trabalhar em grupo ou mesmo aceitar opiniões alheias.

Em segundo lugar, por serem muito fortes e independentes, elas também têm dificuldade em seguir regras que são comuns a todos. Por último, esse arquétipo também se associa a pessoas visionárias, que estão sempre buscando novas ideias, o que nem sempre será valorizado num ambiente de trabalho no qual a hierarquia é importante.

Disputas

As disputas e conflitos também aparecem frequentemente como características do lado sombra do arquétipo da águia. Muitas vezes elas são causadas porque quem se associa a esse arquétipo possui opiniões fortes e não tem medo de brigar por aquilo que acha ser certo.

Sendo assim, é de extrema importância redobrar o cuidado com os relacionamentos e o campo profissional. Sobretudo, no sentido de aprender a controlar as emoções, de aceitar os pontos de vista de outras pessoas e de saber o momento certo para falar e para ouvir.

Dificuldades no amor

A personalidade firme, característica do arquétipo da águia, também pode fazer com que o indivíduo tenha problemas na vida amorosa. Relacionados principalmente à dificuldade de aceitar as opiniões e desejos do outro ou de reconhecer os próprios erros.

Por isso, é preciso trabalhar com esses aspectos para que não só o relacionamento amoroso, mas também todos os outros, sejam vividos de forma mais leve, satisfatória e saudável.

Outras informações sobre os arquétipos animais

águia voando sobre as nuvens

Agora que você já sabe o que são os arquétipos animais e os principais atributos do arquétipo da águia, há ainda algumas informações importantes sobre o tema. Confira abaixo qual o objetivo dos arquétipos animais, quantos você pode ter, como descobrir o seu e muito mais.

Qual o objetivo dos arquétipos animais?

Os arquétipos animais podem ser utilizados com diversos objetivos. Primeiramente, essa é uma excelente forma de obter autoconhecimento, já que ao descobrir seu animal do poder você terá a chance de conhecer as principais características dele.

Desse modo, você entenderá também quais são os seus pontos fortes e o seu lado sombra e, assim, saberá o que precisa ser trabalhado em você para que você viva melhor.

Além disso, eles são grandes aliados no processo de cura física ou emocional, já que cada animal do poder oferece uma medicina específica. Isso não quer dizer que a medicina tradicional deve ser deixada de lado, mas é uma ótima alternativa para quem busca tratamentos holísticos para complementar os tradicionais.

Também vale destacar que para o xamanismo, o caminho ensinado pelos animais do poder é uma forma de aprender a viver melhor, consigo mesmo, com outras pessoas e até mesmo com a natureza.

Como descobrir o seu arquétipo animal?

Existem várias formas de descobrir o seu arquétipo animal. Em primeiro lugar, você pode observar aqueles animais com que tem afinidade. É provável que você tenha uma grande admiração ou interesse por um determinado animal e até mesmo possua itens com esse símbolo, como roupas, itens de decoração etc.

Também é possível fazer uma lista com os principais traços da sua personalidade e comparar com alguns arquétipos para descobrir com qual deles você possui mais afinidade.

Por último, existem meditações guiadas e até mesmo testes disponíveis online que podem te ajudar nessa tarefa. Na dúvida, é interessante utilizar essas ferramentas, pois elas oferecem um resultado de forma mais rápida e simples.

Quantos arquétipos animais você pode ter?

De acordo com as tradições do xamanismo, cada pessoa é escolhida por um animal do poder ao nascer. Esse é o animal que a acompanhará por toda a sua vida, compartilhando suas características, servindo de guia e auxiliando ao longo de sua jornada.

Contudo, é comum que as pessoas se conectem com outros animais do poder ao longo da vida. Às vezes, isso ocorre de forma natural e inconsciente, devido às circunstâncias que essa pessoa enfrenta ou aquilo que ela deseja obter.

Mas também é possível fazer isso de forma consciente, escolhendo o animal que você deseja se conectar, de acordo com as qualidades dele. Essa conexão pode ser estabelecida através da observação desse animal, do aprendizado sobre ele ou até mesmo de meditações específicas para isso.

Qual o significado do arquétipo da águia?

O arquétipo da águia está associado a uma grande capacidade de liderança, a pessoas visionárias, fortes e independentes. Ele está relacionado à busca por sabedoria, prosperidade, liberdade e superação de obstáculos.

Em seu aspecto negativo, o arquétipo da águia tem como principais atributos a arrogância, os conflitos, a dificuldade em estabelecer relacionamentos felizes e seguir regras. Assim, esses são os aspectos desse arquétipo que exigem cuidado e atenção.

Como usar o arquétipo da águia?

Para utilizar esse arquétipo é preciso primeiro se conectar à energia desse animal, seja através do estudo de suas particularidades, da observação ou mesmo de meditações e visualizações específicas para isso.

Contudo, o mais importante é integrar as qualidades que esse animal possui em sua vida, o que pode ser praticado nas mais diversas situações, ainda que seja com passos pequenos.

Na prática, você pode começar melhorando sua autoestima, reconhecendo sua força, criando uma visão clara do objetivo que deseja atingir, tomando decisões de forma independente e criando planos práticos para a superação dos obstáculos que você está enfrentando.

Quais as vantagens de conhecer o seu arquétipo animal?

Águia pousando em pedra

Conhecer o seu arquétipo animal é uma excelente forma de se desenvolver, tanto do ponto vista espiritual, quanto pessoal. Mesmo porque ao observar as características e o comportamento desse animal, você terá a chance de entender melhor a si mesmo.

Segundo o xamanismo, o animal do poder também serve de guia, protege, ampara e auxilia os seres humanos em sua jornada. Além de oferecer os ensinamentos de sua medicina para restaurar a saúde física, emocional e espiritual de quem busca seu conhecimento.

Desse modo, é possível encontrar um modo de vida mais harmonioso e satisfatório, seja consigo mesmo, com outras pessoas e até mesmo com a natureza.

Agora que você já sabe tudo isso, faça o possível para integrar esses conhecimentos à sua vida. Sem dúvida alguma, o arquétipo da águia irá te ajudar a superar os obstáculos e alcançar os seus objetivos.

Autor deste artigo

Formada em Letras e apaixonada pela escrita. Desde a faculdade sou fascinada pela interpretação dos sonhos, quando percebi que as histórias que os sonhos contam têm sempre algo a nos ensinar sobre nós mesmos e o mundo ao nosso redor. Aliás, aprender e ensinar são partes importantes da minha vida e há 5 anos troquei a sala de aula pelos blogs. Outros interesses incluem literatura, yoga, filosofia e espiritualidade.

Palavras-chave relacionadas


cultura

Artigos relacionados


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Ver estrelas cadentes tem inúmeros significados, e pode ser uma oportunidade de fazer pedidos se sentindo mais perto do universo. Saiba mais no artigo!


Qual o significado do Dente-de-leão? Flor, tatuagem, nos sonhos e mais!

Qual o significado do Dente-de-leão? Flor, tatuagem, nos sonhos e mais!

O dente de leão é a planta dos desejos e está associado a várias lendas e histórias. Quer saber mais sobre isso? Leia o nosso artigo completo!


Qual o significado da rosa azul? Buquê, tatuagem, nos sonhos e mais!

Qual o significado da rosa azul? Buquê, tatuagem, nos sonhos e mais!

Conhecida pela sua beleza e pelo fato de ser rara, a rosa azul traz uma simbologia espiritual muito importante e não deve ser ignorada. Confira os significados!


Símbolo do amor: significado do coração, cupido, maçã, infinito e mais!

Símbolo do amor: significado do coração, cupido, maçã, infinito e mais!

Existem vários símbolos que remetem ao amor. Será que você conhece todos eles? Leia o artigo e confira o significado de cada um!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.