Oração a São Cristóvão: para proteção de motoristas, tirar carteira e mais!

Oração a São Cristóvão: para proteção de motoristas, tirar carteira e mais!

São Cristóvão é conhecido como o padroeiro dos motoristas e viajantes. Conheça aqui sua história e as orações dedicadas a ele para proteger suas rotas e mais!


Conheça as orações mais poderosas de São Cristóvão!

Homem ajoelhado em igreja rezando

São Cristóvão é o santo padroeiro dos viajantes e dos motoristas, só que você conhece a sua história de vida? Pouco se sabe da infância dele, mas temos alguns registros sobre a sua vida adulta. Após muito procurar os reis do reis, Cristóvão encontrou em seu caminho Jesus que tinha assumido a força de um menino.

Existem algumas orações direcionadas ao padroeiro, com as preces e anseios dos viajantes, com o intuito de protegê-los durante as suas jornadas.

Neste artigo abordaremos a história de vida de São Cristóvão, todos os seus passos até ele se converter ao cristianismo, as orações dedicadas a ele e todas as curiosidades sobre este santo que é tão popular entre os fiéis. Leia e saiba mais!

Conhecendo São Cristóvão

São Cristóvão é conhecido por ser o protetor dos viajantes e motoristas. Você sabia que ele começou a sua trajetória querendo servir o homem mais poderoso da Terra? Só que o que ele não sabia que a sua história teria uma reviravolta o tornando cristão. Conheça agora a história de São Cristóvão e o que ele representa para os seus fiéis!

Origem e história de São Cristóvão

Pessoa com mãos em cima da Bíblia em sinal de oração

Originalmente o nome de São Cristóvão era Réprobo e não existem registros antes de sua vida adulta. Ele era descrito como um homem bem alto, se destacando da maioria dos homens e com uma força incomum. Por essas características ele conquistou o cargo de soldado do Rei de Canaã, só que essa posição não o agradou por muito tempo.

Com o desejo de servir alguém mais poderoso, ele seguiu o seu caminho em busca de tal feito. Depois de descobrir sobre o demônio, foi em busca dele no meio do deserto. Quando o encontrou, caminhou ao seu lado por muito tempo, até perceber que em um ponto o demônio desviou o caminho ao encontrar uma cruz.

Neste momento, Réprobo percebeu que havia um Rei mais poderoso do que o demônio. A fim de saber mais sobre Jesus Cristo, que era a figura que se associava à cruz, o guerreiro se tornou cristão. Depois dessa decisão ele se sentava à beira do rio a fim de auxiliar os viajantes a fazer a travessia do rio, carregando as pessoas em seus ombros, na esperança de encontrar Cristo sem ter que fazer muitas orações e jejuns.

Em uma certa noite tempestuosa, apareceu uma criança no rio para fazer a travessia, ao colocá-la em seus ombros, percebeu que ela pesava mais que o normal. Mesmo com a dificuldade ele seguiu o caminho até o outro lado do rio. Quando deixou a criança em segurança na margem, ela revelou a sua verdadeira identidade: Jesus Cristo.

Após o feito, ele compreendeu que não importava a dificuldade, enquanto ele crê em Cristo, ele atravessará os obstáculos sem deixar de acreditar em sua existência. Desse acontecimento em diante ele ficou conhecido como o portador de Cristo e adotou o nome de Cristóvão (que significa o carregador de Cristo), o padroeiro dos viajantes e motoristas.

Lendas sobre a vida e a morte de São Cristóvão

Pouco se sabe sobre a origem de São Cristóvão, o relato que há de sua vida adulta é que ele queria servir o Rei dos Reis, até que encontrou Jesus Cristo em uma de suas travessias pelo rio.

Algumas lendas apontam que São Cristóvão após presenciar Jesus Cristo, viajou a fim de evangelizar as pessoas que cruzassem o seu caminho. Quando chegou à uma região chamada Lícia, continuou compartilhando o seu testemunho com os cristãos que ali estavam.

Ao espalhar essa notícia, São Cristóvão foi detido e obrigado pelo imperador a dar algum tipo de sacrifício. Cristóvão se recusou e não cedeu às tentações enviadas para ele. Quando perceberam que ele não cederia aos caprichos do soberano, o condenaram à morte. Por fim, ele foi preso e decapitado.

Imagem de São Cristóvão

Na Igreja Ortodoxa Oriental é possível encontrar a imagem do santo com uma cabeça de cachorro no lugar da cabeça humana. A cabeça canina em questão é associada ao Deus Anúbis do Egito.

Já no Cristianismo encontramos um homem alto com uma criança em seus ombros. A túnica ver que o envolve representa a esperança, devido ao fato de Cristóvão ter esperanças de servir Jesus Cristo.

O avental que aparece por cima de sua túnica, representa a humildade por auxiliar as pessoas a atravessarem o rio, e fez esse serviço sem reclamar. O seu manto vermelho está associado ao seu mártir. Quando ficou na frente dos poderosos, não mentiu sobre a existência de Jesus Cristo, morrendo assim em seu nome.

A imagem do menino Jesus nos ombros de São Cristóvão, representa todas as vezes que ele atravessou o rio ajudando os viajantes a chegarem seguros na margem. O globo que ele segura, representa o peso do mundo, que ele pode ser dividido com Jesus Cristo. Significa que os problemas podem ter um peso na vida, mas quando se crê em Jesus Cristo, ele auxilia com o fardo.

O que o São Cristóvão representa?

São Cristóvão é um santo que representa a travessia, mesmo que ela seja pesada e difícil, ele é a representação de que quando se crê em Jesus Cristo e divide com ele as angústias, será possível enfrentar os obstáculos mesmo que pareçam impossíveis, e assim chegar ao outro lado.

Logo, ele é o protetor daqueles que precisam enfrentar as estradas para ganhar o seu sustento. Por isso é comum vermos motoristas devotos a São Cristóvão e também aquelas pessoas que precisam viajar com uma certa frequência. Eles sabem que podem encontrar o conforto necessário no padroeiro.

Por que pedir ajuda a São Cristóvão?

Motoristas e viajantes costumam pedir ajuda a São Cristóvão, isso acontece pois ele é o responsável por manter as viagens seguras. Da mesma maneira que ele atravessou o menino Jesus em seus ombros na noite tempestuosa com a água do rio revolto, ele intercede em nome dos motoristas e viajantes.

A sua proteção faz com que eles consigam chegar seguros ao seu destino, da mesma forma que Jesus chegou seguro ao outro lado da margem do rio. Ao pedir ajuda a São Cristóvão, você estará garantindo a sua segurança e as das demais pessoas que estão viajando contigo.

Principais orações de São Cristóvão

Homem dirigindo

Há diversas orações dedicadas a São Cristóvão e geralmente elas clamam por manter a chama de Jesus Cristo viva dentro do coração do fiel que suplica. Cada uma delas podem apresentar alguns pedidos específicos, desde proteção até a força necessária para seguir em frente. Conheça agora algumas orações dedicadas a São Cristóvão.

Oração principal a São Cristóvão

A oração a seguir é a mais recitada quando os fiéis buscam conforto com São Cristóvão. Ela é indicada para quem busca pedir forças a Deus antes de uma viagem de carro. Podemos observar o pedido para que Deus continue habitando o coração e que o proteja diante qualquer mal. Com essa oração você se sentirá corajoso o suficiente para enfrentar qualquer obstáculo.

"Ó São Cristóvão, que atravessastes a correnteza furiosa do rio com tanta firmeza e segurança, porque carregavas nos ombros o Menino Jesus, fazei com que Deus esteja sempre presente em meu coração, para que eu tenha essa firmeza, segurança e responsabilidade no volante do meu carro, e terei também forças para corajosamente enfrentar todas as correntezas, venham elas dos homens ou do Espírito infernal. São Cristóvão, rogai por nós."

Oração do motorista a São Cristóvão

A oração a seguir é um apelo do motorista ao seu padroeiro. Nela temos o pedido de uma viagem segura, que São Cristóvão assuma a direção dos atos do condutor não permitindo que ele se envolva em nenhum acidente. É uma súplica para que em todo o seu trajeto não haja obstáculos e nem adversidades causadas por terceiros.

"São Cristóvão, que uma vez pudestes carregar o fardo preciosíssimo do Menino Jesus, e por isso, com razão, sois venerado e invocado como celeste protetor e ministro do trânsito, abençoai o meu carro.

Dirigi minhas mãos, meus pés, meus olhos.
Zelai pelos meus freios e pneumáticos, guiai minhas rodas.
Preservai-me das colisões e de pneus que estouram, protegei-me em curvas perigosas, defendei-me contra cachorros soltos e pedestres imprudentes.

Fazei-me cortês para com os outros motoristas, atenciosa com a polícia, cuidadosa nas vias públicas, atenta nas encruzilhadas e sempre sóbria para um dia na terceira marcha e com toda a segurança (porém não antes do dia por Deus marcado), possa chegar à garagem celeste, onde, depois de ter parado meu carro entre as estrelas, louvarei para sempre o nome do Senhor e a mão guiadora do meu Deus.

Assim seja. São Cristóvão, protegei a nós e nossos carros nas ruas e nas estradas.
Acompanhai-nos nas nossas viagens e excursões."

Oração de São Cristóvão para não sofrer acidentes

O pedido da oração a seguir é para que não ocorram acidentes durante todo o percurso. Para que a visão do condutor do veículo não seja desviada da estrada, e para que as vidas de seus amigos de profissão também seja protegidas. Também podemos observar o pedido para que o motorista não fique tentado a consumir bebidas alcóolicas durante a sua viagem, podendo colocar a vida dele e de pessoas inocentes em perigo.

"Acolhei o nosso pedido, São Cristóvão querido.
Não permitais que nossa visão se desvie quando estivermos dirigindo, colocando em risco a nossa vida e a de nossos entes queridos, de amigos ou familiares.

Evitai, São Cristóvão, que tomemos alguma bebida alcoólica e soframos algum acidente, leve ou fatal; enfim, protegei todos os viajantes que caminham por essas estradas movimentadas e cheias de perigo, cuidando deles com vosso amor celestial e a vossa plena fé.

Sede nosso guia, São Cristóvão, e propagaremos com alegria as vossas orientações. Amém!"

Oração de São Cristóvão contra perigos e acidentes nas viagens

Essa oração é mais um pedido de proteção aos viajantes. Ela é um pouco mais sucinta, porém forte em seu clamor. O pedido ao santo é que ele guie a viagem do motorista e permita que ele retorne são e salvo para o seu lar.

“Ó glorioso mártir São Cristóvão, alma generosa que caminhaste como gigante nos caminhos da virtude, até o extremo de confessar o vosso Batismo misturando o vosso sangue ao precioso

Sangue de Jesus Cristo, divino Redentor nosso.
Confiados na eficácia de vossa intercessão, nós vos rogamos nos livreis de todos os perigos e acidentes nas viagens que empreenderemos durante esta vida e sobretudo na última jornada para a casa de nossa eternidade.
Amém.”

Oração de São Cristóvão para ter proteção no trânsito

A oração a seguir é destinada para aqueles que têm receio de passar por algum tipo de problema no trânsito, pedindo assim a proteção de seu padroeiro. Além de ter o pedido para que o motorista esteja alerta, temos a prece de tudo o que rodear o motorista durante a sua viagem, não o coloquem em perigo, para que ele chegue em seu destino em segurança.

"Dai-me, Senhor, firmeza e vigilância no volante para que eu chegue ao meu destino sem acidentes.

Protegei os que viajam, a todos, e a dirigir com prudência, e que eu descubra vossa presença na natureza, nas rodovias, nas ruas, nas criaturas, e em tudo aquilo que me rodeia.

São Cristóvão, protegei-me e ajudai-me nas minhas idas e vindas a saber viver com alegria, agora e sempre. Amém!"

Prece a São Cristóvão para benção ao motorista e ao veículo

Nesta oração, podemos observar o pedido do motorista para que São Cristóvão abençoe o seu veículo, não deixando que o condutor se envolva em nenhum acidente. Além disso, temos o pedido de segurança nas estradas por todo o percurso e para que o meio de transporte não venha a apresentar defeitos no meio do caminho.

"Senhor Deus, abençoai este veículo (caminhão, ônibus, auto, motocicleta); não permitais que seja envolvido em nenhum acidente de trânsito.
Dai ao motorista firmeza na direção, ajudai-o nas decisões rápidas e nas situações imprevistas e perigosas.

Mandai do céu o vosso santo anjo para que ele acompanhe este veículo, guarde e proteja os seus passageiros de todos os riscos e livre as suas cargas de perdas e quebras.
Atendei-me, senhor, pela intercessão de São Cristóvão e pelos méritos de vosso filho Jesus Cristo, nosso salvador.
Amém!"

Oração a São Cristóvão para passar na prova de direção

A oração a seguir é específica para a pessoa que está tentando ser aprovada em seu exame de direção. É aconselhado que essa oração seja realizada nas semanas que antecedem a prova e no dia que ela está marcada também. Se dedique algumas horas antes do exame para fazer a sua prece e reforçar o seu pedido.

“Hoje eu (diga seu nome completo) venho rezar para o poderoso e glorioso São Cristóvão para que ele me ajude na minha vida, para que ele me ajude nos meus desafios e nos meus obstáculos.

Deposito a minha fé neste querido santo para lhe fazer um pedido urgente e muito especial.
Venho-te pedir, querido São Cristóvão, que me ajudes a passar no exame de direção que vai acontecer dia (dizer dia da semana).

Esse exame é muito importante para mim e não posso sequer pensar em reprovar.
Sei que não é um pedido simples, sei que não é um pedido fácil, mas também sei que com a ajuda de São Cristóvão e com todos os seus poderes tudo é possível!

Eu sei que São Cristóvão é capaz de me ajudar a ter sucesso! Eu sei que São Cristóvão é capaz de me ajudar a passar em todos os desafios da minha vida e sei que São Cristóvão estará ao meu lado para me ajudar nesse desafio.

São Cristóvão ajuda-me! Ajuda-me a passar nesse exame que tanto me assusta, nesse exame que tanto me enerva e que tanto me deixa sem força. Conto com o teu apoio meu santo.
Que assim seja,
Amém.”

Oração de São Cristóvão para tirar carteira de motorista

Por fim, temos a oração para que as pessoas que desejam tirar a sua habilitação. Nela o futuro condutor pede a São Cristóvão para que todas as dificuldades da prova sejam superadas, que a paciência e a calma perdurem durante a prova, a fim de obter a aprovação no exame.

“São Cristóvão, sei que a carteira de motorista não é fácil de tirar, sei que existem problemas, desafios e azares que me podem impedir de a conseguir. Porém, rezo a ti para que me ajudes em tudo isso e para que me ajudes a ter sucesso.

São Cristóvão, eu te peço que me ajudes a ter calma e paciência durante a prova. Que me dês todos os ensinamentos que forem necessários para eu conseguir passar e tirar minha carteira de motorista.

Sei que pode ser complicado, mas com a tua ajuda, São Cristóvão, eu vou conseguir.
Eu (diga o seu nome) vou ter sucesso e vou conseguir realizar os meus objetivos.
Só te peço, São Cristóvão, força, coragem, determinação e muita paz durante todo o processo.

Peço que afastes da minha vida todo o azar, as energias negativas e o olho gordo que os outros me podem deitar. Limpa o meu corpo e a minha alma de todas as impurezas e de tudo aquilo que me pode prejudicar.

Que assim seja, assim será São Cristóvão,
Amém.”

Outras informações sobre São Cristóvão

Mão segurando terço

Há outras informações importantes sobre São Cristóvão que ajudam a entender a sua jornada e o simbolismo de suas ações. Continue lendo este artigo para conhecer algumas dicas para realizar a sua oração e outros fatos interessantes sobre São Cristóvão!

Dicas para fazer as orações a São Cristóvão

Para que a sua prece a São Cristóvão seja atendida é importante ter muita fé, pois sem ela os pedidos de ajuda serão em vão. Procure fazer a oração em um lugar calmo para que você possa se entregar a esse momento, se conectando diretamente com o divino

Caso seja motorista ou viajante, estabeleça uma conversa sincera com São Cristóvão, abra para ele os seus medos e ele te guiará pelo o seu caminho, por mais que ele seja difícil.

Ele não deixará que nada de ruim te aconteça para que consiga realizar a sua viagem tranquilamente, da mesma forma que ele protegeu Jesus até chegar a outra margem do rio. Dedique alguns momentos antes da sua viagem para realizar suas preces, esse ato fará a diferença para seguir uma viagem segura.

Outra dica para potencializar a sua prece é acender uma vela branca para São Cristóvão antes de realizar a sua oração. A luz da vela trará a luz necessária para o seu caminho, não deixando nenhum mal te acometer.

Veneração e celebrações de São Cristóvão pelo mundo

O dia de São Cristóvão é marcado por procissões e festas por diversas igrejas espalhadas pelo mundo. Os fiéis se dirigem até a igreja mais próxima para prestigiar o dia do santo, sem se esquecer de levar as chaves de seus veículos. As festividades são parecidas com as que ocorrem no Brasil.

Veneração e celebrações de São Cristóvão no Brasil

O dia 25 de julho foi atribuído para as comemorações de São Cristóvão. É comum nessa data que os fiéis se dirijam a igreja mais próxima com os seus veículos para que sejam abençoados.

Funciona como uma espécie de procissão de carros, onde todos esperam numa fila enquanto o padre ministra a água benta nos motoristas e nos veículos. Em algumas igrejas acontecem pequenas quermesses para celebrar o dia desse santo tão popular e querido entre os fiéis.

Em 28 de Abril de 2001 uma capela em São Paulo, nas proximidades da estação da Luz, foi restaurada e reinaugurada com o nome de: Paróquia de São Cristóvão. Desde então, diversos fiéis se dirigem ao local para prestigiar o santo e realizar as suas preces.

Fatos interessantes sobre São Cristóvão

São Cristóvão é um santo bem popular no mundo inteiro, mas pouco se sabe do início de sua vida. Poucos sabem, mas ele não foi canonizado pela igreja católica, o nome de santo veio da população que o nomeia dessa forma. Não existem também passagens na bíblia mencionando o santo.

Na lenda Grega, São Cristóvão era um homem com uma cabeça de cachorro, considerado um bárbaro, que acabou se convertendo. Após não querer abrir mão do seu cargo no exército, por ter se convertido, foi submetido a diversas torturas até a sua morte.

Qual a importância da oração de São Cristóvão?

Mulher feliz dentro do carro segurando carteira de motorista

Como é narrado em sua história, São Cristóvão é um grande exemplo de perseverança e superação. Mesmo ao sentir dificuldade de carregar Jesus Cristo em seus ombros, devido ao peso que o mesmo comparou ao peso do mundo, ele atravessou a água revolta do rio para deixá-lo na outra margem em completa segurança.

É essa ação que inspira e faz com que o padroeiro tenha tantos fiéis. Ao clamar por São Cristóvão, o motorista e o viajante têm a certeza de que farão uma viagem segura, mesmo que ela tenha alguns obstáculos. Que as suas escolhas e caminhos serão guiados pelo santo que não ousou sequer desistir de fazer a travessia pelo rio.

Caso necessite, faça o seu pedido a São Cristóvão, se conecte com ele de maneira sincera e com muita fé, assim ele poderá guiá-lo durante o todo o percurso de sua viagem até que chegue em segurança ao destino escolhido!

Autor deste artigo

Jornalista que de tanto gostar de signos e sonhos, agora está escrevendo sobre eles. Gosto de livros de fantasia, conteúdo geek e tenho uma leve queda por Reality Show.

Palavras-chave relacionadas


orações

Artigos relacionados


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Oração a São Cosme e Damião: para proteção, para cura de doenças e mais!

Oração a São Cosme e Damião: para proteção, para cura de doenças e mais!

Confira diversas orações e simpatias que invocam o poder de São Cosme e Damião, conhecidos pelo altruísmo, generosidade e doação!


Novena de prosperidade: Confira essas orações e salmos que irão ajudar!

Novena de prosperidade: Confira essas orações e salmos que irão ajudar!

A novena é um instrumento devocional muito poderoso. Neste artigo você conhecerá a novena da prosperidade, como realizá-la e a sua magnífica influência!


Oração para dormir rápido: para relaxar, dormir em paz, acordar bem e mais!

Oração para dormir rápido: para relaxar, dormir em paz, acordar bem e mais!

Dormi bem é fundamental para o corpo e para a mente. Confira aqui como você pode dormir rapidamente por meio das preces e outras informações relevantes!


Quem é o meu anjo da guarda? Descubra pelo nascimento, pelo seu nome e mais!

Quem é o meu anjo da guarda? Descubra pelo nascimento, pelo seu nome e mais!

O anjo da guarda é um ser celestial que oferece proteção e estabelece um relacionamento próximo com as pessoas. Quer saber mais? Leia o nosso artigo completo.


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.