Amor ao próximo: saiba o que é, sinônimos, como praticar e mais!

Amor ao próximo: saiba o que é, sinônimos, como praticar e mais!

O amor ao próximo é a porta pela qual você pode receber o amor de Deus. É a expressão máxima do desapego, da caridade e solidariedade que todo cristão deve ter!


O que é o amor ao próximo?

Pessoas dando as mãos

O amor ao próximo é, em primeiro lugar, a chave para a solução de todos os problemas com origem no racismo, na concentração do poder econômico, na compreensão e aceitação das novas manifestações de gêneros e em outros graves desvios morais que a humanidade carrega.

Por outro lado, o amor ao próximo é o segredo para se obter a felicidade real e duradora, que as pessoas em vão procuram de outras formas, uma vez que ela não pode ser separada do amor ao próximo. Você não consegue comprar o amor ou a felicidade, senão os falsos.

Além disso, o amor ao próximo é o grande ensinamento que os mestres da humanidade como Jesus, por exemplo, sempre recomendam como um caminho para atingir o autoconhecimento e a iluminação. É a grande lei da vida, a representação de Deus. Leia e saiba mais sobre este fascinante tema.

Sinônimos atuais de amor ao próximo

Mulher conversando com senhora em cafeteria

A expressão amor ao próximo, e a sensação de felicidade e bem-estar decorrente de um ato deste amor, é uma iniciação espiritual que faz despertar muitos outros sentimentos nobres. Esses sentimentos são nem mais nem menos que as manifestações do amor ao próximo, como você verá em seguida.

Empatia

A empatia é uma virtude que precisa ser adquirida e mantida a todo custo, até que se torne um comportamento natural e faça parte do seu caráter. É uma das manifestações do sentimento maior de amor ao próximo. Além disso, a prática da empatia permite que você conheça melhor as pessoas e a si mesmo.

A empatia é a capacidade de sentir, e não apenas ver a outra pessoa. A verdadeira empatia caminha junto com uma intuição bem desenvolvida, que pode ser usada para vencer em outros aspectos da vida. A pessoa empática já tem certo grau de iluminação, que a faz suportar e entender a dor alheia, para que possa ajudar no que for possível.

Fraternidade

Fraternidade é uma palavra que evoluiu do latim e significa irmão em seu sentido mais simples. Entretanto, o sentimento de fraternidade já nasce com o espírito, que muitas vezes o abafa em nome do egoísmo. Fraternidade é mais do que considerar alguém como irmão, pois significa ser irmão de toda a criação.

Assim, a fraternidade é um sentimento de responsabilidade pelo mais fraco e, ao mesmo tempo, um poder que oferece segurança, uma vez que nunca estará sozinho ao se saber membro de uma fraternidade tão vasta quanto a própria humanidade. O ponto central de união de uma fraternidade é o amor ao próximo.

Compaixão

Os sentimentos que enobrecem uma alma emanam da divindade, e são captados pelos que estão aptos a recebê-los, bem como a demonstrar o seu uso entre os homens. Logo, sentir a divina compaixão é fazer parte da alma do mundo. É preciso muita força de vontade no bem, para transformar o peso de uma compaixão em um caminho para a evolução.

A compaixão é a divina sabedoria que associa o mal e o remédio e o mau e o bom, para que conhecendo os dois conceitos o homem aprenda a usar o bom senso e o livre arbítrio, e então tomar decisões pelas quais será responsabilizado no devido tempo. A compaixão aproxima o homem de Deus, sem necessidade de templo ou de pastor. É uma virtude divina e, portanto, um poder.

Altruísmo

O altruísmo é um efeito da compreensão progressiva do amor ao próximo, que torna o ato de si doar, um processo natural. Todas essas virtudes que significam desapego e doação da própria vida são conquistas de pessoas que, muitas vezes, nem sabiam que as possuíam. São virtudes que podem ficar latentes, esperando o momento certo de desabrochar.

Aliás, a maioria das pessoas que sacrificam a vida por outra pessoa, ou por uma causa, sabe em seu íntimo que haverá uma continuação, e que as atitudes altruístas são escolhas mais difíceis e, por isso, mais dignas de méritos. Esses méritos conquistados abrem portas para outras virtudes, e expandem o conhecimento de forma natural.

Sororidade

A palavra sororidade, é apenas um nome que diferencie de fraternidade no sentido de gênero. Assim, sororidade e fraternidade são os mesmos conceitos e sentimentos, mesmo que concentrados em masculino ou feminino, desde que tenham como base o amor ao próximo e a justiça divina.

O quadro ideal é que irmãos e irmãs possam trabalhar juntos, em um ambiente livre de preconceitos, regido pelos conceitos de amor ao próximo. Assim, fraternidade e sororidade unidos para trabalhar em um projeto maior, que é a evolução da humanidade.

Amor ao próximo na Bíblia

Homem estendendo a mão

O amor ao próximo como consequência da origem única e divina de toda a criação está prescrito como lei, não apenas na Bíblia, mas em muitas outras doutrinas religiosas. Cristo deixou bem explícita esta necessidade de aprender amar ao próximo para merecer conhecer a Deus. Veja mais algumas passagens em que a expressão aparece na Bíblia.

João 15:17

“Isto vos mando: Que vos ameis uns aos outros.”

É um grande exemplo do poder da palavra do Cristo, que mesmo quando expressa de forma suave, revela uma ordem dada com firmeza, e de vital importância já que está em segundo plano somente quanto ao incondicional amor a Deus.

Como resultado, a prática do amor ao próximo aparece como solução tanto para quem precisa doar, quanto para quem vai receber. O versículo é curto e abrange o sentido dos outros, que foram resumidos com divina maestria. Um estudante destes assuntos deve dar atenção para essas frases, pois elas contêm poder.

1 João 4:7

“Caríssimos, amemo-nos uns aos outros, porque o amor vem de Deus, e todo o que ama é nascido de Deus e conhece a Deus.”

Este é o conteúdo do versículo em seu sentido interpretado por João. E este versículo ensina uma verdade mística, que também é aprendido e ensinado em muitas outras tradições religiosas, ainda que com uma linguagem diferente.

A compreensão de que esse mandamento não é apenas uma ordem, mas a explicação de uma necessidade básica no caminho do discipulado muda a sua percepção, abrindo a mente para aceitar novas ideias.

1 João 4: 20

“Se alguém disser: Amo a Deus, mas odeia seu irmão, é mentiroso. Porque aquele que não ama seu irmão, a quem vê, é incapaz de amar a Deus, a quem não vê.”

Essa passagem de João não é mais do que uma maneira diferente de citar o segundo mandamento do Cristo, que é amar ao próximo como a si mesmo.

Ninguém sente a Deus com impurezas no coração, e o trabalho no auxílio aos mais carentes é uma excelente forma de purificação. Uma boa ação apaga mil pecados, diz um adágio popular, que se mostra bem verdadeiro quando se trata de amor ao próximo.

Gálatas 5:14

Toda a Lei se resume num só mandamento: “Ame o seu próximo como a si mesmo”. Essa repetição da lei nas escrituras tem uma justificativa, uma vez que essa expressão só está abaixo de “amar a Deus sobre todas as coisas” e as duas juntas formam a síntese perfeita do pensamento de Cristo.

Assim, era preciso que esta verdade fosse espalhada pelo mundo, e por isso foi escrita em todas as epístolas e por todos os apóstolos. Ela carrega o princípio básico para estabelecer um contato com a espiritualidade superior, e mesmo com Deus.

João 13:35

“Com isso todos saberão que vocês são meus discípulos, se vocês se amarem uns aos outros".

Os apóstolos aprenderam bem a lição e procuraram ensiná-la por toda parte, mas o sentido e o poder das palavras foram dissolvendo-se aos ouvidos insensíveis, permanecendo apenas no coração daquele que apreendeu o seu significado.

A sublime máxima cristã não pode pertence a nenhuma religião exclusiva, pois a sua aplicação está prevista em muitos credos de diferentes idiomas. Afinal, na dimensão das verdades o conteúdo importa mais do que a forma como é escrita.

1 Pedro 4:8

“Sobretudo, amem-se sinceramente uns aos outros, porque o amor perdoa muitíssimos pecados.”

Agora foi Pedro que repassou de outra maneira o mandamento divino, desta vez associando-o ao perdão dos pecados. Assim, Pedro transformou o amor ao próximo em um ato de remissão e penitência.

Entretanto, esse perdão de pecados é proporcional não apenas ao sentimento de amor ao próximo, mas as ações que são cometidas nesse sentido. O amor verdadeiro sempre encontrará uma maneira de se revelar, para que possa cumprir a sua missão de transformar e renovar o homem.

1 João 3:17-18

“Se alguém tiver recursos materiais e, vendo seu irmão em necessidade, não se compadecer dele, como pode permanecer nele o amor de Deus?”.

A aplicação do amor ao próximo se torna essencial para a conquista e manutenção do amor divino, por meio desse versículo de João. O quadro mostra uma realidade em que muitos seguem apenas as palavras, enquanto as atitudes ficam deixando a desejar.

Entretanto, a visão divina tudo alcança, até o pensamento mais distante e ninguém pode enganar a Deus. Assim, que o seu amor seja fortalecido e purificado no trabalho de assistência aos mais carentes, abrindo um caminho para uma divina experiência na busca da real felicidade.

Como praticar o amor ao próximo

Menino consolando colega de escola

A melhor maneira de demonstrar o amor ao próximo é por meio de atos concretos, que não deixem dúvidas sobre o desinteresse da ação, cuja única finalidade deve ser a ajuda. Um comportamento educado e respeitoso são características de quem pratica o amor ao próximo. Veja outras maneiras de exercitar a virtude.

Seja gentil

A gentileza gera gentileza, e só esse adágio popular já é um grande motivo para ser gentil com as pessoas que você convive em suas rotinas, bem como nos encontros casuais. Ser gentil é uma prova de maturidade, de educação e, principalmente, de amor ao próximo.

Assim, trate as pessoas exatamente como gostaria de ser tratado, pois esse comportamento é a chave que abre as portas para a resolução de muitos problemas. Conquiste uma vida leve, sem estresse e confusões, aplicando esse método simples e eficaz de viver praticando a gentileza.

Respeite o "preferencial"

O atendimento preferencial é uma prática que nem deveria precisar de uma lei para acontecer. Com efeito, algumas pessoas passam por situações, temporárias ou não, que justificam a prioridade no atendimento, ou uso prioritário de algum equipamento público. Qualquer pessoa com o mínimo de bom senso e livre do egoísmo compreende essa necessidade.

Portanto, o respeito aos que necessitam dessa prioridade também se constitui em uma demonstração de amor ao próximo. Procura tratar os idosos e portadores de deficiências sem ofender a dignidade deles, pois o amanhã é uma incógnita e o envelhecimento é uma lei que atinge a todos.

Participe de projetos sociais

Existem diversas maneiras de se exercitar a prática de amar ao próximo quando o sentimento do bem é dominante no coração do ser, principalmente em um mundo com tantas desigualdades como este em que se vive. Pessoas famintas e doentes se espalham por toda parte esperando e dependendo da ação de entes caridosos.

Logo, você pode amar o próximo através do engajamento em algum projeto social público ou privado, que direcione recursos humanos e financeiros para o auxílio aos mais desamparados. Não se esqueça de que um único ato caridoso pode apagar vários erros passados, além de proporcionar uma indescritível sensação de bem-estar.

Compartilhe o que faz bem

A prática do amor ao próximo nos dias atuais pode ser feita de modo genérico por meio das redes sociais, onde você pode compartilhar mensagens de alegria e otimismo, que chegará não apenas aos seus contatos, mas pode alcançar o mundo inteiro.

Assim, você tem um excelente caminho para doar o seu tempo criando ou divulgando eventos que promovam solidariedade, fraternidade e amor ao próximo. Em pouco tempo você poderá constatar os benefícios dessas ações, não apenas entre os alvos das ações, mas também em você mesmo.

Pratique o consumo consciente

O desperdício que acontece no mundo já seria suficiente para amenizar a fome de muitas pessoas, uma vez que apenas no Brasil pode chegar aos trinta por cento de tudo que é produzido no ramo da alimentação. Uma taxa fora de controle em um país com tanta desigualdade social.

O amor ao próximo bem desenvolvido pode induzir a pessoa a mudar os hábitos de consumo, adotando e divulgando práticas que evitem o supérfluo e o desperdício, redirecionando esses recursos para o trabalho social de amparo aos que mais sofrem pela fome, frio, e outras mazelas presentes na sociedade atual.

Apoie projetos de sua confiança

Não é somente com o apoio financeiro que se pode trabalhar na disseminação das ideias de amor ao próximo, pois o trabalho voluntário reúne um grande número de pessoas, que não podendo doar dinheiro, doam o seu tempo e vigor físico em diversos tipos de ações filantrópicas.

Quem tem a vontade de ajudar sempre poderá encontrar algum projeto de confiança em que possa se engajar no serviço do bem. Embora o mundo esteja repleto de gente dispostas à fraude, existem muitos grupos bem intencionados precisando da ajuda de quantos puderem participar, por qualquer meio que seja.

Disponibilize seu tempo

Caso você sinta em seu coração aquela necessidade de fazer algo importante, ou uma sensação de que não está fazendo tudo o que pode pelo seu próximo, mas não tem recursos suficientes, doe um pouco do seu tempo. Você pode ajudar de modo isolado, ou se unindo a diversos grupos e instituições que estão sempre precisando de mais braços no serviço do bem.

Você pode trabalhar na arrecadação e distribuição de artigos doados, como cuidador voluntário de crianças e idosos em hospitais, exercendo a sua profissão de modo gratuito para pessoas necessitadas, enfim. Não faltam lugares ou serviços para os que carregam dentro de si o ímpeto humanitário.

Escute com atenção

A caridade pode ser feita de muitas formas diferentes, inclusive dedicando tempo para conversar e ouvir as pessoas. Muitos sofrem de abandono, vivendo isolados em seus sofrimentos e angústias, sem terem com quem desabafar ou como renovar a esperança em dias mais felizes.

Assim, você pode desenvolver um trabalho de grande valor simplesmente dedicando-se a ouvir pessoas que estão em situação de tristeza ou infelicidade. Não deixe passar nenhuma oportunidade de ser útil, pois na maioria das vezes o necessitado é você, que precisa fazer o bem para se redimir dos erros da vida.

Ofereça apoio

Você pode contribuir para um mundo melhor por meio de ações simples, desde que feitas com o coração voltado para o bem. Assim, ao procurar com atenção em seu círculo social ou na vizinhança, com certeza vai encontrar alguém que esteja precisando de algum tipo de apoio moral ou psicológico, ou mesmo financeiro no enfrentamento de alguma situação.

Tudo que você doa traz um efeito benéfico, mesmo que sejam apenas palavras de estímulo, de encorajamento, que possam mudar o estado de ânimo de alguém que se encontre abatido e sem forças morais para seguir adiante.

Respeite sempre

A demonstração de respeito para com os diferentes é uma das mais básicas formas de amor ao próximo. A compreensão de que todos são iguais e irmãos em Deus facilita a prática da caridade, que se manifesta também por meio do respeito com as diversidades e com o jeito de ser de cada pessoa.

Assim, aprender a controlar a fala para evitar críticas maldosas e desnecessárias é também uma forma de expressão do amor ao próximo. Além disso, atitudes respeitosas são provas de superioridade espiritual e moral que causam boa impressão em qualquer lugar.

Surpreenda a quem você ama

A prática do amor ao próximo pode começar a ser desenvolvida no próprio lar, ambiente que precisa de toda a harmonia possível para merecer esse nome. Muitas vezes acontece de alguém ser caridoso e gentil em ambientes externos, mas descuidam dessas virtudes em sua casa, no trato com os parentes mais próximos.

Nesse sentido, você pode surpreender as pessoas que ama com uma mudança de atitude que o torne mais simpático, benevolente e empático em seu ambiente doméstico. Com o tempo e a persistência essa atitude irá contagiar a todos, transformando a residência em um porto que além de seguro, seja tranquilo e feliz.

O amor ao próximo é algo fácil ou difícil?

Pessoa esticando a mão para a outra

Para que o exercício de amor ao próximo seja feito de modo fácil e prazeroso é necessário o sentimento de amor no coração. Os atos de amor são consequências desse sentimento, e executados com naturalidade por aqueles que o trazem guardado no peito.

De qualquer maneira, demonstrar o legítimo amor ao próximo é uma tarefa das mais difíceis, uma vez que o mérito é proporcional a dificuldade. Além disso, é preciso lembrar a necessidade de amar os desafetos, as pessoas que não gostam de você, e neste ponto existe uma grande barreira criada pelo orgulho.

Entretanto, a sabedoria divina fez do amor ao próximo uma necessidade também para os que se dedicam a praticá-lo. Assim, o amor ao próximo provoca sensações de realização pessoal, de bem-estar e felicidade. É como se as recompensas divinas por praticar tais atos fossem automáticas. Experimente e verá!

Autor deste artigo

Escritor, cordelista, redator freelancer. Meu trabalho é escrever, mas meu passatempo é ler. Leio principalmente sobre temas ligados ao transcendental. Ufologia, espiritualidade, filosofia, misticismo, astronomia. Apesar de 24 horas acabar logo, às vezes consigo jogar uma partida de xadrez, ou assistir um bom filme.

Palavras-chave relacionadas


relacionamentos

Artigos relacionados


O que é a chantagem emocional? Tipos, o chantagista, como lidar e mais!

O que é a chantagem emocional? Tipos, o chantagista, como lidar e mais!

A chantagem emocional é considerada crime e causa muitos prejuízos mentais. Saiba mais sobre esse tipo de violência psicológica aqui!


Os quatro temperamentos humanos: características, como descobrir e mais!

Os quatro temperamentos humanos: características, como descobrir e mais!

Os quatro temperamentos formam a essência do indivíduo e impactam suas relações interpessoais. Veja nesse texto a importância de conhecer esse modelo!


O que significa sonhar com flerte? De amigo, namorado, famoso e mais!

O que significa sonhar com flerte? De amigo, namorado, famoso e mais!

Sonhar com flerte fala sobre a necessidade de buscar mais momentos felizes em sua vida. Para saber mais sobre esse e outros significados, confira nosso artigo!


O que é amor líquido? O conceito de Bauman, relacionamentos e mais!

O que é amor líquido? O conceito de Bauman, relacionamentos e mais!

Retratando a superficialidade e a inconstância dos relacionamentos, é possível chegar na definição do amor líquido. Saiba mais!


Psicopatia: significado, características, como identificar e mais!

Psicopatia: significado, características, como identificar e mais!

Sendo um distúrbio, a psicopatia pode ser difícil de diagnosticar e retrata o desprezo pelos processos sociais. Saiba mais!


Últimos posts


Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Quer saber como aumentar sua imunidade e ter acesso a outras informações relevante? Leia este artigo e veja como melhorar sua saúde com a alimentação!


Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino é um presságio de desenvolvimento e mudanças. Confira aqui essas e outras interpretações para esse sonho, e descubra também como se comportar!


Sonhar com ferro: panela, grade, porta, ponte, ferro de passar e mais!

Sonhar com ferro: panela, grade, porta, ponte, ferro de passar e mais!

Sonhar com ferro pode indicar um mau presságio? Descubra tudo sobre esse sonho neste artigo e saiba como agir!


Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

Realizando uma conexão com a espiritualidade, acender uma vela para o Anjo da Guarda com um copo de água abre portais. Saiba mais!


Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Você sabe o que são afirmações positivas e lei da atração? Então leia esse artigo e descubra o que é afirmação positiva, exemplos, como criar e mais!