O que é o Chá de Ayahuasca? Para que serve, contraindicações e mais!

O que é o Chá de Ayahuasca? Para que serve, contraindicações e mais!

O chá de ayahuasca pode ser a solução ou um problema para aqueles que pensam em consumi-la. Quer saber porquê? Veja este artigo para descobrir!


Considerações gerais sobre o chá de Ayahuasca

chá de ayahuasca

A huasca, popularmente conhecida como ayahuasca, é utilizada em rituais religiosos em forma de chá. Essa bebida possui substâncias com propriedades alucinógenas capazes de distorcer e intensificar os sentidos, quem consome sente suas percepções se alterarem em relação ao mundo e a sua própria consciência.

Por isso, é preciso estar alerta ao seu consumo, os efeitos físicos e psíquicos que a ayahuasca é capaz de causar no organismo são drásticos e o seu uso precisa ser controlado para que você não cause danos irreversíveis à sua saúde.

A potência dos seus efeitos exige cautela e deve-se evitar o consumo recreativo de suas substâncias. Descubra mais sobre Ayahuasca e entenda os seus efeitos e contraindicações na leitura que se segue.

Ayahuasca, origem da palavra e de que é feito o chá

chá de ayahuasca

A ayahuasca se tornou popular no Brasil por intermédio de religiões como o Santo Daime e a União do Vegetal, que buscam nas propriedades alucinógenas do chá um contato com sua entidade interior. O chá tem se popularizado no Brasil e no mundo, entenda o porquê tem acontecido esse movimento, na sequência.

O que é Ayahuasca

A ayahuasca é um chá produzido a partir de diferentes espécies de plantas originárias da Amazônia. Sua utilização é veiculada comumente com o objetivo de alcançar a cura espiritual nos rituais e cerimônias religiosas.

No Brasil, por exemplo, a aplicação dos rituais com o chá de ayahuasca se tornaram legais em 1987 e em 2020 houve um avanço na jurisdição brasileira com o projeto de Lei 179/20. Nesse projeto é reconhecido o uso da bebida pelas entidades religiosas contanto que as práticas não sejam feitas com o objetivo de se obter lucro.

Apesar de haver normas reguladoras em relação à utilização da ayahuasca, o seu uso tem sido gradualmente configurado para fins recreativos. Sendo percebido o comércio dessa substância pela internet, o que facilita o acesso ao consumo por todos.

A palavra Ayahuasca

A palavra ayahuasca é de origem indígena, fazendo parte das famílias de língua indígena da América do Sul, principalmente da região da Amazônia e dos Andes. O significado dessa bebida é o "vinho dos mortos", termo originado da família quíchua.

A ayahuasca se define assim pela junção de palavras, "Aya" que significa alma, ou espírito dos mortos e "huasca" é conhecido como videira, cipó ou trepadeira. Refere-se à planta de onde é extraída a base líquida que contém as substâncias para fazer o chá.

Esse chá é produzido a partir de uma mistura da espécie de cipó conhecida como Banisteriopsis (ou o cipó-mariri, yagé, jagube ou caapi) e outras plantas como a chacrona (Psychotria viridis) e a chaliponga (Diplopterys cabrerana).

De que é feito e a produção do chá de Ayahuasca

O ritual de ayahuasca é realizado por alguns povos indígenas e religiões como o Santo Daime. Ele é produzido a partir da infusão do arbusto-cacrona e do cipó-mariri, nesse processo são liberadas as substâncias alucinógenas característicos desse chá.

A produção desse chá é realizada a partir do processo de decocção, onde os ingredientes devem ser fracionados e fervidos na água. Ao realizar esse processo o princípio ativo DTM (alcaloide dimetiltriptamina) é liberado na solução que se tornará o chá.

Esse princípio ativo só possui o efeito alucinógeno quando associado a outra substância metabolizadora conhecida como a enzima MAO (monoamino oxidase), que é liberado pelo cipó-mariri. Essa substância é responsável por quebrar as partículas do DMT favorecendo a produção dos efeitos psíquicos no organismo humano.

O seu consumo é capaz de alterar o estado de consciência do indivíduo, além de causar efeitos físicos como vômitos, náuseas, diarreia, taquicardia, tontura, dentre outros. O DMT chegará ao seu cérebro elevando os níveis hormonais da noradrenalina, serotonina e dopamina, provocando os tão conhecidos efeitos alucinógenos da ayahuasca.

Como funciona o chá de Ayahuasca

chá de ayahuasca

O chá de ayahuasca possui substâncias em sua fórmula capazes de agir diretamente no sistema nervoso central, causando assim efeitos como a euforia e alucinações. Muitos usuários acreditam que essa droga é capaz de proporcionar um evento transcendental místico. Entenda como verdadeiramente funciona o chá de ayahuasca, a seguir!

Os efeitos físicos

Os efeitos físicos são diversos e a sua intensidade irá variar de acordo com a quantidade ingerida e o organismo de cada pessoa. Entretanto, os sintomas físicos irão variar de acordo seguindo a mesma regra, contudo existem sintomas que são mais comuns de acontecerem em relação ao uso que são:

- Náuseas;
- Vômitos;
- Disenteria;
- Arritmia cardíaca;
- Sudorese;
- Aumento da pressão arterial;
- Intoxicação;
- Em níveis mais graves podem gerar convulsões.

Os efeitos psicológicos

Vale lembrar que os efeitos da ayahuasca podem gerar no organismo uma certa tolerância ao DMT, caso a pessoa seja usuária de outros psicoativos isso poderia amenizar os efeitos dessa droga.

Há casos em que o usuário poderá desenvolver os seguintes sintomas:

- Paranoia;
- Ansiedade;
- Pavor;

Além disso, a pessoa precisa estar preparada para reviver os traumas do passado. Uma vez que o DMT atuará em suas memórias revivendo as suas lembranças, o que poderá assustá-lo caso não esteja disposto a encarar o seu passado. Outro ponto é a duração dos efeitos que podem durar por semanas.

Possíveis efeitos negativos do chá de Ayahuasca

Os possíveis efeitos negativos que podem ser causados pelo chá de Ayahuasca são diversos, sendo até mesmo contraindicado por pessoas que possuam um quadro de esquizofrenia, por exemplo.

Segue lista com os efeitos colaterais mais presentes na utilização:

- Intoxicação;
- Diarreia;
- Náuseas e vômitos;
- Taquicardia;
- Aumento de Pressão;
- Convulsões;
- Alucinações;
- Entre outros.

Por isso, é importante que pessoas que possuam qualquer tipo de doença mental evitem a utilização do chá de ayahuasca, uma vez que elas são mais propensas a desenvolver os sintomas e poderá gerar crises irreversíveis para o seu organismo.

É possível até mesmo ocorrer convulsões intensas, surtos psicóticos e em raras situações poderá resultar em um coma.

Ayahuasca é alucinógeno?

Os efeitos alucinógenos da ayahuasca são despertados por todos os que já consumiram a substância, causando além das alucinações, uma confusão mental que pode ocasionar em visões e delírios por até 10 horas consecutivas após o uso.

Para que serve e os benefícios do chá de ayahuasca

chá de ayahuasca

O seu uso tem se tornado bastante difundido pelo mundo, entretanto a maioria confunde a sua aplicação espiritual tornando-a apenas um objeto de lazer. É importante ter consciência dos seus benefícios, mas também estar atento aos riscos que podem ser irreversíveis. Acompanhe a leitura e saiba um pouco mais sobre o chá.

Melhoria do humor e combate dos sintomas da depressão

Pesquisas apontam que o chá de ayahuasca pode ocasionar em uma melhora do humor e ajuda no combate aos sintomas de depressão, sendo utilizada no tratamento dos sintomas. Entretanto, muitas pesquisas relacionadas aos efeitos terapêuticos da ayahuasca ainda estão em fase inicial. Logo, vale a cautela no uso sem consulta médica prévia.

Permite alcançar um estado meditativo avançado

Existem pessoas que utilizam a ayahuasca apenas como fins recreativos, entretanto, há também muitos usuários que defendem a utilização dos seus efeitos como um instrumento de meditação. Por facilitar o acesso às memórias e sensibilizar as suas percepções acerca de seus pensamentos e sentidos, ampliando a sua consciência.

Essas pessoas buscam ressignificar o seu uso como forma de interligar suas reflexões a níveis mais elevados da mente, alcançando um estado mental de meditação profunda. Devido às suas características que afetam distorcem a sua percepção da realidade.

A expansão da consciência ocorre para aqueles que acreditam nos efeitos meditativos da droga. Tudo dependerá de qual significado você dará ao uso dessa substância, para alguns ela possui um uso terapêutico, enquanto para outros ela é utilizada apenas como uma droga alucinógena qualquer.

Oferece uma contribuição curativa

Há relatos que indicam uma proximidade com o divino ou com um encontro com o sentido da vida. Por isso, há tanto misticismo envolvido em torno dos rituais indígenas e das práticas religiosas em relação ao uso do chá de ayahuasca.

A medicina ocidental possui um viés diferente dessa perspectiva espiritual, buscando compreender os efeitos da DMT sobre o cérebro com o intuito de lhe atribuir uma melhor eficácia clínica.

Contudo, há aqueles que consideram a experiência do chá como uma ferramenta para alcançar um nível espiritual capaz de auxiliar no combate aos transtornos e traumas psíquicos vivenciados pelo indivíduo.

As ações fisio-imunológicas do chá de ayahuasca

As ações fisio-imunológicas do chá de ayahuasca se apresentam no aumento considerável das células "Natural Killers". Elas são capazes de reconhecer células infectadas ou células com propensões para evoluir para o câncer e destruí-las. Mostrou-se tão efetiva na produção dessas células que já foi percebido em alguns casos uma remissão do câncer.

Outro detalhe está na sua capacidade de gerar os genes responsáveis pelo transporte de serotonina no corpo, alterando a forma como o organismo transporta esses hormônios e auxiliando nos efeitos imunomodulatórios do corpo.

Existem pesquisas que foram observadas uma redução da ativação cardiovascular, outras que indicam uma maior tolerância ao hormônio GH (responsável pelo crescimento) e no aumento dos efeitos psicotrópicos.

As ações anti-microbiológicas e anti-parasitárias

O chá de ayahuasca apresenta em sua composição fungos e bactérias não-patogênicos capazes de contribuir para o organismo por seus efeitos anti-microbiano e anti-parasitário. Eles não oferecem nenhum risco a saúde, há apenas benefícios a serem retirados dessa troca.

Neles estão presentes os alcaloides que irão auxiliar no combate de algumas infestações do seu sistema gastrointestinal como:

- Combate a parasitas helmínticas;
- Trypanosoma lewisi;
- Combate a doença de chagas (Trypanosoma cruzi);
- Combate da malária (Plasmodium sp.);
- Trata a leishmaniose (Combatendo a Leishmania);
- o Toxoplasma gondii (agente etiológico da toxoplasmose);
- Ação profilática contra amebíase e giardíase;

Existem ainda outros relatos de combate a diversos tipos de vírus que estão com suas pesquisas em andamento.

Usos potenciais da Ayahuasca na medida

chá de ayahuasca

A depender da frequência e do significado atribuído ao consumo do chá de Ayahuasca ela poderá trazer malefícios para o seu organismo. Apesar de existirem pesquisas sendo realizadas, em relação aos tratamentos, pouco se sabe sobre os efeitos a longo prazo da utilização do DMT no cérebro.

Continue a leitura e entenda os usos potenciais da ayahuasca e descubra os riscos envolvidos no seu consumo.

Tratamento da Síndrome do Estresse pós-traumático

Por afetar as memórias, o uso do chá permite reviver as suas lembranças vividamente de maneira a gerar um enfrentamento dos medos e traumas do passado. Logo, você estará tratando a sua síndrome do estresse pós-traumático na origem do problema.

Tratamento de vícios

Esse ainda é um fato a ser estudado, pois não há dados que comprovem a eficácia da ayahuasca no tratamento de dependentes químicos. Há ainda dados que indicam que o consumo do chá de ayahuasca oferece riscos a alguns usuários a depender do seu quadro clínico essa droga deve ser evitada.

Ayahuasca e ansiedade

O tratamento da ayahuasca e ansiedade é um dos campos de estudos mais aquecidos no momento. Há muitas pesquisas ocorrendo em relação ao consumo do chá e os seus efeitos contra a ansiedade.

No momento, há informações que indicam uma melhora nos sintomas de ansiedade em relação ao seu uso terapêutico. Contudo, esses estudos ainda estão em andamento não havendo assim dados que comprovem efetivamente um processo de cura nessa relação.

Ayahuasca e Alzheimer

Existem pesquisas que indicam que as substâncias da ayahuasca são capazes de agir efetivamente contra as doenças neurodegenerativas, como o Parkinson e o Alzheimer. Os resultados apresentados até o momento são promissores por demonstrar um efeito regenerativo do sistema neurológico.

Entretanto, as pesquisas que estão ocorrendo ainda estão em fase inicial sendo testadas apenas em ratos. Por isso, ainda não são tão divulgados esses efeitos por ainda não haver provas concretas do seu efeito em humanos.

Ayahuasca e o autismo

Os efeitos provocados pela ayahuasca no cérebro ainda são estudados pelos cientistas, sendo aplicáveis a diversas pesquisas em relação a algumas desordens psicológicas como o autismo. Há relatos que demonstram que o DMT é uma substância em potencial para o tratamento do autismo, por exemplo.

O chá de Ayahuasca vicia?

O fato do chá de ayahuasca causar uma série de efeitos na percepção e na liberação de hormônios como a serotonina e a dopamina, como diversos outros psicoativos, demonstram que ela é capaz de causar o vício em pessoas. Assim como existem pessoas viciadas em diversas outras drogas.

O problema em relação ao vício do consumo do chá de ayahuasca está no significado ao qual está sendo atribuído o seu uso. O senso comum indica essa bebida como sagrada, despertando muitas vezes uma falsa divinização em relação ao seu consumo.

Por isso, é importante ter cuidado quanto ao seu uso e ter consciência de que os efeitos a longo prazo do uso contínuo ainda não foram descobertos. O que poderá ocasionar danos irreversíveis no seu organismo, ou não.

Quais são os riscos e perigos associados ao consumo do chá de ayahuasca?

chá de ayahuasca

Há ainda muito a ser estudado em relação ao consumo do chá de ayahuasca, entretanto, já foram apresentados alguns sinais em relação ao seu uso por pessoas propensas geneticamente a desenvolverem quadros de psicose, esquizofrenia, entre outros transtornos psicológicos.

O seu consumo também deve ser evitado por grávidas e lactantes, pois os seus efeitos podem gerar uma série de distorções psicológicas e afetar diretamente a formação da criança.

Os riscos a longo prazo ainda não são claros, enquanto nas culturas originárias o seu uso era esporádico, hoje encaramos o seu consumo de maneira descuidada sem consciência dos riscos envolvidos em seu consumo.

Portanto, é preciso estar atento às consequências físicas e psíquicas do consumo do chá de ayahuasca. Como qualquer outra droga psicoativa, ela também afetará o seu organismo negativamente a depender do seu uso. Não se deve esquecer dos riscos e perigos que ela podem desencadear em sua vida.

Autor deste artigo

Trabalho com produção de conteúdo e tenho me dedicado a escrita em busca de autoconhecimento e compreender os significados dos meus sonhos e da vida.

Palavras-chave relacionadas


terapias chás

Artigos relacionados


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Chá de camomila com limão: para que serve, benefícios, como fazer e mais!

Chá de camomila com limão: para que serve, benefícios, como fazer e mais!

O chá de camomila com limão é a união perfeita entre as propriedades calmantes e um toque cítrico delicioso. Leia o artigo e descubra todos os seus benefícios.


Depressão na gravidez: o que é, causas, sintomas, tratamento e mais!

Depressão na gravidez: o que é, causas, sintomas, tratamento e mais!

A depressão gestacional é muito comum e quando não tratada, pode causar diversas consequências, sobretudo, para mãe e o bebê. Leia o artigo para saber mais!


Chá de sucupira: para que serve, como fazer e mais sobre a semente!

Chá de sucupira: para que serve, como fazer e mais sobre a semente!

O chá de sucupira conta com diversos efeitos positivos para a saúde. Efeitos anti-inflamatórios, antioxidantes e alívios para dores de garganta. Veja mais!


O que é constelação familiar? Para que serve, como funciona e mais!

O que é constelação familiar? Para que serve, como funciona e mais!

A técnica da Constelação Familiar Sistêmica pode ser uma via rápida, eficaz e benéfica para resolver conflitos familiares. Leia mais sobre isso!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.