Pedra olho de tigre: como usar, chakras, elementos, benefícios e mais!

Pedra olho de tigre: como usar, chakras, elementos, benefícios e mais!

Está com a autoestima baixa? Veja neste artigo como usar a pedra olho de tigre para melhorar a sua confiança e coragem!


Você conhece o significado da pedra olho de tigre?

Pedra olho de tigre em superfície preta

Neste artigo você irá conhecer os significados e as várias possibilidades de uso da pedra olho de tigre. Essa pedra preciosa possui uma ligação energética aterradora e protetora, contribuindo para o fortalecimento e para o estímulo da coragem e da confiança sobre o seu portador.

A pedra olho de tigre auxilia as pessoas na expansão da sua consciência, permitindo que o usuário encontre novas ideias e soluções para antigos problemas. Dessa forma, ela possibilita uma abertura para uma visão mais otimista e positiva da sua realidade.

Dependendo da forma que a pedra olho de tigre for aplicada, há uma possibilidade que essa gema exponha os percalços do nosso caminho, ajudando-nos a superar todos os obstáculos.

Tudo sobre a pedra olho de tigre

Pedra olho de tigre

A pedra olho de tigre tem como função estabelecer uma conexão entre a nossa energia espiritual e a energia da Terra. Isso se deve às suas características particulares, admiradas desde os tempos antigos. Conheça a seguir algumas informações importantes sobre esse cristal.

O que é a pedra olho de tigre?

A pedra olho de tigre é uma pedra preciosa do tipo chatoyant, isto é, trata-se de uma gema que simula um efeito visual semelhante aos padrões dos olhos dos felinos. Na natureza, ela pode aparecer em dois tipos de tonalidade: uma mais amadeirada, puxada para o dourado, e outra avermelhada, puxada para o marrom.

Há muito tempo a pedra olho de tigre é utilizada pela humanidade para afastar o mau-olhado e para proteger o seu portador de energias negativas. Na Ásia, especialmente, essa pedra tem um valor simbólico muito importante em razão do seu uso nos cultos budistas e hinduístas.

Qual a origem da pedra olho de tigre?

Tradicionalmente, a pedra olho de tigre era carregada como um amuleto protetor contra as forças do mal. Dizia-se que ela evitava maldições e protegia o usuário de desejos negativos. Ela pode ser encontrada em lugares repletos de vida selvagem, quentes e com clima seco, a exemplo da Índia, África do Sul e Austrália.

No século XVI, a pedra olho de tigre era considerada tão rara que o seu valor superava até mesmo o valor do ouro. Nos tempos antigos, ela também foi utilizada como um amuleto protetor pelos soldados romanos durante as guerras. Os egípcios, por sua vez, acreditavam que as vibrações da gema eram as próprias vibrações divinas.

Propriedades da pedra olho de tigre

Planeta Mercúrio

Como todo cristal ou minério utilizado para fins ritualísticos, a pedra olho de tigre possui um conjunto de propriedades específicas. Confira a seguir as explicações para cada uma de suas propriedades.

Cor

As cores da pedra olho de tigre podem variar no meio ambiente entre dourado, vermelho, azul, preto e marrom. Conforme o ângulo que a luz incide sobre a pedra, suas faixas douradas, amarelas e castanhas mudam de dimensão, criando um efeito parecido com o abrir e fechar de olhos de um tigre.

Chakra

A pedra olho de tigre possui uma conexão energética com três dos sete pontos de chakra mais importantes do nosso corpo: o chakra do plexo solar, o chakra sacral e o chakra da raiz. Desse modo, esse cristal pode contribuir para uma circulação melhor das energias centralizadas nesses pontos.

O plexo solar (Manipura) é o terceiro chakra do corpo humano, localizado na região do estômago. Sua função é regular nosso orgulho, autoestima e autoconfiança.

O sacral (Swadhisthana) é o segundo chakra do nosso corpo, localizado na região do umbigo, na parte inferior do abdômen. Ele é responsável pela nossa sensação de bem-estar, saciedade e prazer sexual.

A raiz (Muladhara) é o primeiro chakra do corpo humano, localizado na base da coluna vertebral, próximo ao cóccix. Este ponto está vinculado ao nosso sustento no mundo, como independência, dinheiro e sobrevivência.

Número

As vibrações da pedra olho de tigre coincidem com as mesmas energias atribuídas ao número 4. As pessoas com afinidades com o número 4 em sua personalidade são conhecidas pela sua firmeza inabalável em relação às suas metas de vida, bem como pela sua estabilidade e confiança no futuro. 

Nessa simbologia, há um forte apego à segurança e à materialidade, garantindo que todos os aspectos de sua vida estejam sempre em pleno funcionamento. O número 4 também indica fortes laços familiares e de amizade, estabilidade financeira e respeito pelos outros. É um número que representa o trabalho duro, confiança e lealdade aos princípios que escolheu adotar para sua vida.

Planeta

Os astros com maior afinidade com a pedra olho de tigre são o Sol e Mercúrio. A energia do Sol é intensa, emanando com seus raios de luz a autoridade, a capacidade de liderar e a essência de cada indivíduo, o seu ser central. Através da energia desta estrela, aprendemos a nos expressar no mundo.

Comunicação, inteligência e consciência são o domínio de Mercúrio, assim como a lógica e o raciocínio, nossa maneira de pensar e como criamos e expressamos nossos pensamentos. Este planeta também nos leva a superar nossos obstáculos e a obter respostas tanto no nível físico quanto no psicológico. 

Signo

Os signos solares que mais se beneficiam com as irradiações da pedra olho de tigre são Leão e Capricórnio, em razão de suas profundas relações com a confiança e com a busca por soluções. O signo de Leão é conhecido pela sua exuberância, personalidade forte e liderança. A ambição e o idealismo estão presentes nos leoninos, refletindo sua grandiosidade e vigor.

O signo de Capricórnio, por sua vez, é o signo da inteligência, caracterizado pelo seu esforço em atingir seu equilíbrio físico e espiritual. Os capricornianos tendem a ser calmos e ponderados, buscando sempre expandir seus horizontes e adquirir mais conhecimento.

Elementos

A pedra olho de tigre emana energias vinculadas a dois elementos da natureza: o fogo e a terra. O elemento fogo se manifesta de maneiras criativas e únicas em cada indivíduo. Aqueles que são irradiados pelo seu brilho são espíritos incrivelmente corajosos e animados. A influência do elemento fogo sobre as nossas vidas permite que sejamos autossuficientes, espontâneos e apaixonados pela vida.

O elemento terra é o responsável pela criação e pelo mundo tangível. Ele é responsável pelo conforto e segurança material de cada indivíduo. As pessoas sob a influência deste elemento possuem um forte senso de dever, responsabilidade e confiabilidade, além de agirem sempre com cautela em toda situação.

Origem

As principais jazidas de pedra olho de tigre ficam localizadas na África do Sul, Namíbia e Índia, mas existem reservas dessa pedra em outros países também, a exemplo dos Estados Unidos, Austrália e México.

Por mais que seja classificada como uma pedra preciosa, a olho de tigre é uma gema bastante acessível caso você queira adquirir uma e, atualmente, você pode obter uma com bastante facilidade.

Benefícios de usar a pedra olho de tigre

Várias pedras olho de tigre

A pedra olho de tigre está profundamente associada às propriedades curativas. Tais benefícios contribuem para o seu equilíbrio físico, emocional e espiritual. Veja a seguir as três dimensões curativas dessa gema e como cada uma funciona.

Físicos

Cheia de vitalidade e sempre pronta para alegrar alguém, a pedra olho de tigre é um fortificante incrível para o sangue e é excepcional para a regulação do nosso sistema endócrino. Para aqueles que tendem a se sentir um pouco preguiçosos ou letárgicos, a pedra do Olho de Tigre pode ser utilizada para despertar a motivação. 

Níveis maiores de energia, aceleração do metabolismo e uma melhora na disposição sexual são alguns dos efeitos que a pedra olho de tigre traz para os seus hormônios. Para quem sofre de depressão sazonal, a pedra de olho de tigre avermelhada pode reter o calor do sol, contribuindo para o alívio do peso dos dias mais escuros e sombrios.

Emocionais

A pedra olho de tigre é responsável por eliminar as energias negativas, abrir o chakra da raiz e aumentar a autoconfiança. Ela é uma gema indispensável para estimular a cura emocional, ajudando o usuário a se manter forte, centrado e conectado com a sua essência, independentemente do caos que o cerca. 

A superação da falta de confiança pode ser conquistada através da pedra olho de tigre. Ela não só pode ajudar a fortalecer o seu relacionamento consigo mesmo, mas pode te ajudar também com as relações financeiras mais complicadas. A gema também contribui para o ganho de autoestima através da limpeza das energias tóxicas ao seu redor.

Espirituais

Para aqueles que precisam de ajuda com força de vontade e segurança, a pedra olho de tigre fornece ao seu usuário essa sensação de porto seguro. Ela traz para nós a sensação de estarmos a salvo, conectados a terra sob nossos pés e estáveis ​​o suficiente neste mundo para dar saltos cada vez maiores e explorar os níveis mais profundos da nossa consciência espiritual.

O olho de tigre oferece uma base sólida para que nós nos sintamos confiantes e confortáveis, permitindo que nossos potenciais físicos sejam ampliados e explorados. Trata-se de uma pedra do enraizamento, que fortalece nossas bases e estimula a circulação dos chakras ligados à segurança.

A pedra olho de tigre no Feng Shui

Duas pedras olho de tigre

O Feng Shui é uma prática que busca equilibrar as energias da sua casa ou do seu ambiente de trabalho através de modificações no espaço e no layout dos cômodos. Com o mapa Bagua do seu ambiente em mãos, você pode ver a seguir qual a função que a pedra olho de tigre adquire em cada uma das oito áreas.

Zhen – Novas oportunidades

Se você quiser conquistar novas oportunidades ou começar algo novo em sua vida, tente colocar a pedra olho de tigre na área Zhen da sua casa ou do seu trabalho. A área Zhen tem tudo a ver com novos começos e crescimento pessoal. O olho de tigre pode impulsionar essa área, aumentando sua motivação e ajudando você a dar os primeiros passos em direção aos seus objetivos.

Xun – Abundância

A pedra olho de tigre é frequentemente recomendada para aumentar a fartura e a prosperidade do lar, o que a torna uma opção ideal para a área Xun. Experimente colocar uma pedra olho de tigre nesta área de sua casa se a sua intenção for receber mais abundância em sua vida.

Tai-Qi – Saúde

Por ser uma pedra firme e pacificadora, o olho do tigre é um ótimo complemento para a área Tai-Qi. Nesse sentido, colocar a pedra olho de tigre nesta área permite a entrada de novas ideias e soluções quando o assunto for a sua saúde, ou também ela pode contribuir para que você se mantenha motivado em seus objetivos de bem-estar.

Qian – Boas conexões

Para aumentar sua confiança ao entrar em contato com seus amigos, colegas de profissão ou clientes, incluindo pessoas importantes que você ainda não conhece, tente adicionar a pedra olho de tigre na área Qian de sua casa ou do seu trabalho.

Dui – Concluir metas

Está encontrando dificuldades para se manter motivado para terminar os projetos que você iniciou? Experimente colocar a pedra olho de um tigre na posição Dui, de modo a se manter inspirado e garantir o ritmo do seu progresso.

Gen – Conhecimento

Adicionar a pedra olho de tigre na área Gen de sua casa ou ambiente de trabalho pode contribuir para a expansão da sua consciência e para o aprimoramento dos seus dons psíquicos.

Li – Reconhecimento

Para ser reconhecido por seus talentos e méritos, você deve ser corajoso o suficiente para compartilhá-los. Frequentemente, isso significa sair da sua zona de conforto. Experimento colocar uma pedra olho de tigre na área Li em sua casa para estimular sua coragem e ousadia.

Kan – Carreira

Encontrar o seu caminho na vida, assim como novas oportunidades de carreira, também exige ação e vontade de se abrir ao destino. Para isso, você pode colocar uma pedra olho de tigre na área Kan de sua casa ou do seu trabalho para se lembrar de sempre continuar a agir rumo aos seus objetivos.

Kun – Relações

Os melhores relacionamentos incluem paixão (fogo) e estabilidade (terra). Para permitir que essas duas qualidades estejam em harmonia em seus relacionamentos pessoais, acrescente a pedra olho de tigre à área Kun de sua casa.

Como utilizar a pedra olho de tigre

Joia de pedra olho de tigre

Para receber os efeitos energéticos de qualquer cristal ou minério é importante que eles estejam próximos a você, seja no seu corpo, seja nos ambientes que você mais frequenta durante o dia, próximos às portas ou as janelas. Veja alguns exemplos a seguir.

Joias

Uma das maneiras mais eficazes de aproveitar ao máximo a pedra olho de tigre é mantê-la próxima à pele. As joias com pedras preciosas são uma das melhores maneiras de absorver as propriedades curativas de vários cristais, pois a pele alimenta-se diretamente da própria fonte de energia irradiada pelas pedras.

Braceletes, pingentes e anéis com a pedra olho de tigre são formas populares de ostentar a gema. Talvez o mais eficaz seja o uso em uma pulseira ou anel, pois mantém a pedra próxima à posição inferior do corpo por mais tempo, mantendo-a conectada aos chakras que ela possui mais afinidade.

As pessoas que sofrem de tensão nas articulações podem utilizar a pedra olho de tigre em razão das suas propriedades curativas. As pedras também podem ser usadas para meditação, acompanhada de práticas espirituais pessoais.

Decoração da casa

No espaço doméstico você pode encontrar o equilíbrio das vibrações energéticas através da prática do Feng Shui. Nesse sentido, a pedra olho de tigre pode ser adotada para assegurar a confiança em suas ações e para te manter sempre animado. Além disso, ela pode atrair boa sorte e dissipar seus medos, ajudando a tornar a casa um refúgio seguro do mundo exterior.

Decoração do trabalho

A pedra olho de tigre é extremamente útil para a aplicação no Feng Shui em qualquer tipo de escritório ou ambiente de trabalho. Afinal, ela incentiva você a manter o foco, trazendo outro nível de percepção para situações complexas e ajudando você a evitar a procrastinação para realizar o trabalho com eficiência.

Tipos de pedras de olho de tigre

Pedra olho de tigre vermelha

Nas reservas naturais de pedras olho de tigre é comum encontrarmos duas variações de tonalidades em razão das formações geológicas características. Pode-se falar de uma pedra olho de tigre dourada e outra vermelha, cada uma delas com uma vibração específica. Veja a seguir as especificidades de cada uma.

Olho de tigre dourado

A pedra olho de tigre dourada é útil quando você precisa agir de uma maneira mais racional, em vez de partir de suas emoções. Isso a torna uma ótima pedra para usar em situações em que você sabe que terá que tomar decisões e não quer que seus sentimentos atrapalhem seu julgamento. Trata-se também de uma pedra protetora que pode aumentar sua capacidade de prestar atenção aos detalhes.

Olho de tigre vermelho

A pedra olho de tigre vermelha é recomendada para aumentar sua motivação e também sua libido. Essa gema também pode ajudar a aumentar seus níveis de energia se você estiver se sentindo desanimado ou desmotivado.

Outras informações sobre a pedra olho de tigre

Pulseira de pedra olho de tigre

Ficou interessado em saber um pouco mais sobre a pedra olho de tigre? Confira a seguir algumas informações adicionais na hora de empregar esse amuleto em sua vida.

Limpeza e energização da pedra olho de tigre

Uma das maneiras mais fáceis de limpar a pedra olho de tigre é colocá-la na água e deixá-la descansar. Para uma limpeza realmente profunda, conectar sua pedra de volta a terra também é uma boa solução. Quer seja enterrando-a em algum lugar seguro por uma noite ou colocando-a sob sua árvore favorita. A ideia com isso é deixá-la se enraizar de volta na terra para encontrar sua força novamente. 

Quem pode utilizar a pedra olho de tigre?

Qualquer pessoa que se sinta insegura ou com dificuldade de tomar decisões em momentos importantes pode se beneficiar das energias da pedra olho de tigre. As pessoas do signo de capricórnio e leão também podem utilizá-la como forma de potencializar as características positivas desses signos.

A pedra olho de tigre pode ajudar a estar mais conectado com o momento presente?

Olhos de tigre

A pedra olho de tigre é um amuleto incrível para dissipar o medo, aumentando os seus níveis de proteção e trazendo poderes positivos de transformação para sua vida cotidiana. É uma pedra importante para aqueles que lutam para se sentirem seguros e sentirem que precisam se conectar mais com o momento presente.

Ligada à Mãe Terra, ao mundo natural, ao solo sob os pés e aos antigos espíritos de proteção, a pedra olho de tigre é uma escolha interessante para aqueles que desejam aperfeiçoar sua autoestima e autoconfiança. 

Autor deste artigo

Antropólogo e professor de filosofia. Apaixonado por culturas tradicionais, mitologias e espiritualidade.

Palavras-chave relacionadas


bem-estar pedras

Artigos relacionados


Pedra Opala de fogo: origem, significado, benefícios, preço, como usar e mais!

Pedra Opala de fogo: origem, significado, benefícios, preço, como usar e mais!

A Opala de Fogo é um cristal que atrair amor, despertando a paixão e a sexualidade. Regida pelo fogo, ela pode transformar sua vida! Clique e entenda.


O que significa sonhar com ametista? Rosa, roxa, em anel, cristal e mais!

O que significa sonhar com ametista? Rosa, roxa, em anel, cristal e mais!

A ametista é um cristal da transmutação. Por isso, seus sonhos trazem notícias de mudança do rumo da vida do sonhador, como mostramos neste artigo!


O que significa sonhar com festa de casamento? Da amiga, grande, surpresa e mais!

O que significa sonhar com festa de casamento? Da amiga, grande, surpresa e mais!

Sabia que sonhar com uma festa de casamento indica sucesso nos relacionamentos? Descubra nesse artigo tudo sobre esse sonho e seus significados.


Sonhar que está grávida segundo o espiritismo: De menina, menino, gêmeos e mais!

Sonhar que está grávida segundo o espiritismo: De menina, menino, gêmeos e mais!

Os sonhos podem ser muito complexos e intrigantes, principalmente os sonhos com gravidez. Conheça inúmeros significados desse sonho para o espiritismo!


Pedra Angelita: origem, significado, benefícios, como usar e mais!

Pedra Angelita: origem, significado, benefícios, como usar e mais!

Tranquilizando a mente, a pedra Angelita está em conexão direta com os anjos e guias espirituais. Clique para saber as características e usos dessa pedra!


Últimos posts


Banho de Exu: para abrir caminhos, limpeza espiritual, proteção e mais!

Banho de Exu: para abrir caminhos, limpeza espiritual, proteção e mais!

O banho de Exu é uma forma poderosa e eficaz para abertura de caminhos, limpar o campo energético, entre outros exemplos. Leia esse artigo e saiba mais!


Banho de Artemísia: para que serve, propriedades, como fazer e mais!

Banho de Artemísia: para que serve, propriedades, como fazer e mais!

Aprenda aqui como fazer o banho de Artemísia. A erva possui diversos benefícios para a saúde, além de promover limpeza energética, atrair proteção e muito mais!


Sonhar com nota de 2 reais: falsa, rasgada, nova, velha, na carteira e mais!

Sonhar com nota de 2 reais: falsa, rasgada, nova, velha, na carteira e mais!

Sabia que sonhar com nota de 2 reais traz vários significados? Pode revelar prosperidade, mas não fala só de dinheiro. Clique e entenda todas as interpretações!


Sonhar com ar condicionado: ligado, quebrado, pegando fogo e mais!

Sonhar com ar condicionado: ligado, quebrado, pegando fogo e mais!

Neste artigo nós desvendamos as interpretações de 19 tipos de sonhos com ar condicionado. São bons e maus presságios, além de alertas e conselhos. Confira!


Menstruar na lua minguante: entenda as fases da lua e o ciclo menstrual!

Menstruar na lua minguante: entenda as fases da lua e o ciclo menstrual!

Você sabia que as fases da lua interferem e trazem diferentes significados para o ciclo menstrual? Leia o artigo e entenda mais sobre seu equilíbrio interior!