Símbolos de proteção para tatuagem: africanos, celtas, viking e mais!

Símbolos de proteção para tatuagem: africanos, celtas, viking e mais!

A tatuagem não é só uma questão de atitude ou estética – é também a expressão da cultura de um povo. Entenda a seguir qual é o papel dos símbolos nas tatuagens!


Qual é o papel dos símbolos na tatuagem?

tatuagem

As tatuagens frequentemente expressam sentimentos e ideias sobre as quais não falamos ou reconhecemos. Elas podem parecer triviais, mas seu significado é bastante profundo. A arte corporal envia sinais sobre a autoexpressão e podem revelar algo sobre nós.

A relação entre o corpo e a arte, o tangível e o imaginado, é a fonte das tatuagens. Memórias, significados e emoções vibram através de suas cores, formas e símbolos. Acima de tudo, a tatuagem captura e exibe aspectos não ditos sobre conexões humanas passadas e presentes.

Olhando para as várias histórias que elas transmitem e sua profunda importância cultural, percebemos que a arte corporal serve a um propósito simbólico. Este artigo mostrará que as tatuagens carregam mais do que um propósito individual e decorativo. Confira!

Símbolos africanos para tatuagem

tatuagem

Por milênios, as tatuagens africanas foram vistas como tratamentos contra doenças, guardas espirituais e mercados de afiliação a tribos. Se um indivíduo pretende manter vínculos com sua sociedade, a escarificação por tatuagem é obrigatória em muitas tribos da África.

O tecido cicatricial produz um padrão de ferimento permanente quando uma lâmina corta a pele. A pele do chefe tribal frequentemente serve como uma tela, representando a história da tribo.

Hoje, é usado um processo de cicatrização semelhante ao conhecido tradicionalmente. A pele é cortada e esfregada com cinzas, resultando em uma cicatriz tridimensional. Adiante conheça alguns exemplos de símbolos africanos para tatuagem.

Antigo Egito

A tatuagem existe há milênios e era realizada no antigo Egito desde o Império Médio, pelo menos. Em sociedades antigas, como a Grécia e Roma, ela era usada como um símbolo de culto a uma divindade específica, uma marca que indicava a servidão ou determinado tipo de vocação, para aumentar a fertilidade ou para proteção.

Tanto homens quanto mulheres eram tatuados nessas sociedades, embora, no Egito, as tatuagens fossem presumivelmente usadas exclusivamente pelo sexo feminino. Curiosamente, as tatuagens em mulheres egípcias já foram consideradas um sinal de status inferior e um símbolo para uma dançarina ou prostituta.

África Ocidental

O continente africano é conhecido por ser a fonte das tatuagens. Esses símbolos eram usados na África Antiga para representar a ordem social e a família, bem como para tratar doenças e pedir bênçãos. Muitas pessoas que procuram uma tatuagem afrocêntrica são atraídas pelos motivos antigos do Adinkra.

Os símbolos Adinkra foram empregados pela primeira vez na África Ocidental para significar provérbios importantes, eventos históricos e atributos espirituais, mas, apesar de simples, têm um poder enorme e oferecem um significado espiritual profundo.

Leão africano

O leão é um símbolo poderoso na África. O significado desse animal nas atividades cerimoniais de Lebu indica a repetição de tal simbolismo e é uma representação muito importante para os curandeiros vodu em Gana.

Por conta disso, esse animal ousado e feroz é um dos desenhos de tatuagem africanos mais populares. O leão africano é um símbolo de sabedoria, autoridade, coragem e proteção e é frequentemente mostrado de maneira bastante realista.

Além disso, se você estiver procurando por um retrato mais feminino, a tatuagem da leoa africana pode ser utilizada para representar a maternidade, a feminilidade e os poderes lunares.

Símbolos celtas para tatuagem

tatuagem

As tatuagens celtas são consideradas um dos desenhos de tatuagens mais populares. Elas consistem em nós entrelaçados com outros símbolos celtas que, em geral, indicam vida e vigor e podem representar segurança. Os guerreiros celtas costumavam usar tatuagens para intimidar seus oponentes, portanto, os desenhos datam de tempos antigos.

As tatuagens dos guerreiros são semelhantes aos antigos modelos de tatuagem celta que reconhecemos hoje. As tatuagens azuis, por exemplo, eram usadas pelos guerreiros para amedrontar seus inimigos. Conheça agora os significados das tatuagens celta de escudo de nó, triquetra e espiral única.

Escudo de nó

O escudo de nó celta é representado por um círculo com o desenho principal dentro dele. Esse padrão é o único que incorpora vários tipos de nós clássicos ao mesmo tempo que se assemelha a um escudo. Os soldados utilizavam o escudo de nó como um amuleto de boa sorte e para ajudar aqueles que eram fracos.

O simbolismo da tatuagem de escudo de nó celta é a proteção contra os maus espíritos. Esse símbolo protege seu portador da mesma forma que um escudo defende alguém em combate. Essa tatuagem seria usada com a intenção de saber que há alguém cuidando de você, seja Deus, entes queridos, um poder superior ou até mesmo o universo.

Triquetra

Os três pontos da triquetra significam os elementos naturais da terra, ar e água para os celtas. Também foi considerada para representar a vida, morte e renascimento em um nível espiritual, além disso, a Santíssima Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo) é associada ao símbolo pelos cristãos.

As muitas interpretações se resumem na mesma coisa: os pontos representam três seres independentes, mas inter-relacionados. O clássico sinal de triquetra, às vezes, é acompanhado por um círculo, que é um símbolo de eternidade em muitos sistemas de crenças. Como resultado, essa imagem é ocasionalmente apresentada para simbolizar o amor eterno ou longevidade.

Espiral única

Acredita-se que a espiral única tenha sido utilizada pelos antigos irlandeses para representar o sol. Nos sistemas oculto e esotérico, ele significa o caminho para um nível superior de consciência, o padrão de crescimento e a utilização da energia da natureza que induz, defende e sustenta a vida.

De acordo com os místicos, a espiral única representa a consciência da natureza; começando no centro e se estendendo para fora. Vida, criação, nascimento e renascimento, evolução, consciência e crescimento ou desenvolvimento são todos representados por esse símbolo.

A espiral única representa o brilho da energia cósmica, bem como sabedoria e resistência; é o emblema ideal para quem deseja progredir.

Símbolos japoneses para tatuagem

tatuagem

Irezumi, ou 'implantação de tinta', é o nome dado às tatuagens tradicionais japonesas. O povo Ainu do norte do Japão é famoso por suas técnicas tradicionais de pintura à tinta. Essas tatuagens eram frequentemente utilizadas como identificadores de posição social ou fins decorativos.

Hoje, no entanto, poucos Ainu dedicam seus corpos a esses tipos de arte. As tatuagens hoje têm uma conotação negativa no Japão devido à sua associação com organizações criminosas. Membros da Yakuza – máfia japonesa – afirmam sua fidelidade à organização com marcas de tinta de corpo inteiro.

Isso gerou um estigma social contra pessoas tatuadas que persiste até hoje. Adiante, aprenda sobre os símbolos japoneses para tatuagem, suas influências e história.

Tartaruga (Kame)

Diz-se que o kame – tartaruga em japonês – vive até 10.000 anos e, ao lado do dragão, fênix e do tigre, é um dos quatro guardiões celestiais da mitologia chinesa. O elemento água, o princípio yin, o norte e a cor preta são todos representados pelo kame.

A tartaruga é conhecida também como "Guerreiro Negro", um deus pré-histórico associado aos períodos xamânicos e uma forte representação do poder, resistência e longevidade. A tartaruga é um símbolo de sabedoria na cultura japonesa e diz-se que tem uma energia curativa. Ela, segundo o folclore japonês, é um paraíso para os imortais e representa boa sorte e assistência.

Leões (Komainu)

A cultura do Japão abrange muitos elementos, todos motivados por um significado e crença. Isso é visto através das criaturas e espíritos que os japoneses acreditam liderá-los em suas atividades diárias. Um exemplo dessas criaturas é o Komainu, que é um híbrido de dois animais: o leão e o cachorro.

O Komainu é um defensor dos objetos sagrados que também está ligado ao início e ao fim de todas as coisas. As pessoas, geralmente escolhem uma tatuagem com Komainu porque acreditam que ele é um símbolo que as protegerá do perigo em todos os momentos.

Máscara Oni

A mitologia japonesa é marcada pelas obras de arte, imagens em movimento e uma variedade de figuras mágicas. Esses sistemas de crenças, particularmente na indústria da tatuagem, fornecem uma quantidade infinita de inspiração.

A Máscara Oni é um dos desenhos de tatuagem japoneses mais populares. Geralmente, quem faz essa tatuagem quer enviar uma mensagem de que “não está para brincadeiras”. As tatuagens de Máscara Oni podem ser usadas para afastar a má sorte ou para proteger de entidades desconhecidas. Além disso, também podem ser um meio de confrontar suas falhas ou lado sombrio.

Serpente

A cobra tem muitos significados nas tatuagens japonesas tradicionais e desempenha diversas funções importantes como proteção contra doenças, tragédias e azar.

As tatuagens de cobra também simbolizam sorte, sabedoria e proteção, especialmente contra as consequências de ações erradas. Esse animal pode representar boa saúde, regeneração, cura e medicina, uma vez que foi associado a rituais e curas médicas na cultura japonesa.

Além disso, simboliza o Divino Feminino, ou características femininas sagradas. Antigamente, na cultura japonesa, supunha-se que uma mulher poderia adquirir as características benéficas de um homem da mesma maneira que uma cobra perde a pele.

Símbolos nativo americanos para tatuagem

tatuagem

As tatuagens de nativos americanos estão longe de ser uma moda passageira. Elas têm uma longa e importante história nas civilizações nativas americanas, que se estende do Alasca ao extremo sul da América do Sul.

Dependendo da tribo, a arte da tatuagem era uma prática espiritual diferente na civilização nativa americana. Para mencionar algumas razões, esta cerimônia sagrada era utilizada para proteger, defender, curar e transmitir status e realizações.

Além disso, antes que a colonização se estendesse pela América do Norte, diversas culturas empregavam tatuagens tradicionais e alterações corporais para representar a ancestralidade da família, brasões do clã, posição social, relação territorial, privilégios de caça ou pesca e outras coisas. Saiba quais são os símbolos nativo americanos mais famosos para tatuagem, a seguir.

O apanhador de sonhos

Os apanhadores de sonhos são objetos relacionados ao sono e são usados para proteger as pessoas de sonhos desagradáveis e ideias negativas. São peças adoráveis e com muito valor simbólico.

É fácil entender por que uma tatuagem como essa, que simboliza proteção, pode atrair alguém. O talismã, que se tornou uma escolha popular de arte corporal, ajuda as pessoas a filtrar ideias negativas e focar nas positivas.

Alguns indivíduos preferem manter o desenho original, que tem raízes nativas americanas, com penas ou miçangas às suas peças. Outros optam por combinar vários componentes, dando ênfase nas cores ou acrescentando outras peças.

Ursos

O urso é uma representação de perseverança, força e coragem. Além disso, esse animal estabelece uma ligação direta entre as pessoas e a natureza. Da mitologia asiática às civilizações norte-americanas e europeias, ele faz parte do folclore e de tradições de todo o mundo.

O urso, como um animal místico na cultura nativa americana, é um grande exemplo quando se trata de equilibrar força e poder. O espírito de urso também nos aconselha a ter a mente aberta, estar preparados para experimentar coisas novas e agarrar as oportunidades quando elas aparecerem.

Touros

As tatuagens de touro são bastante populares entre os homens, porque simbolizam o poder. Além disso, os desenhos desse animal também estão intimamente ligados à espiritualidade, poder, força, fertilidade e natureza.

Esse desenho é famoso, porque passa a impressão de que as pessoas estão sempre prontas para um desafio. Não é à toa que os esportistas americanos têm o costume de tatuá-lo.

Os desenhos de tatuagens tribais de touro estão ligados a todos os tipos de culturas. Por outro lado, o crânio do animal é um dos padrões de tatuagem mais recorrentes na cultura nativa americana, uma vez que denota vida e riqueza.

Símbolos viking para tatuagem

tatuagem

De acordo com a lenda, os vikings tinham tatuagens dos dedos ao pescoço. Representações nórdicas antigas, desenhos de nós variados e emblemas de árvores verde-escuras são alguns exemplos.

Ninguém sabe ao certo quais representações, padrões ou motivos os vikings empregavam em suas tatuagens, mas é possível que eles tenham incorporado símbolos da mitologia nórdica e desenhos antigos vistos em suas joias, esculturas de ossos, barcos e outros objetos.

As tatuagens vikings são muito populares atualmente entre as pessoas de ascendência nórdica que desejam mostrar seu orgulho tatuando-as em seus corpos. Outros optam por tatuagens vikings porque são fascinados pela mitologia, cultura e crenças nórdicas. A seguir, entenda as histórias por trás das principais tatuagens vikings.

Huginn e Muninn (corvo)

Diz a lenda que Huginn e Muninn, os corvos gêmeos de Odin, costumavam voar por todo o mundo trazendo notícias para ele. Enquanto Huginn representava a mente, Muninn simbolizava a memória. Acredita-se que esses corvos sejam manifestações da consciência de Odin.

Huginn e Muninn são símbolos de sabedoria e inteligência, bem como proteção contra aqueles que podem prejudicá-lo. Além disso, em várias culturas ao redor do mundo, os corvos são pássaros que simbolizam a morte e a custódia, portanto, podem ser usados para honrar aqueles que já faleceram ou oferecer conselhos para a vida após a morte.

The Helm Of Awe

The Helm Of Awe – O Elmo do Temor ou Elmo do Terror – é usado pelos povos nórdicos como um emblema pré-cristão. Ele é uma das representações mais poderosas de sua mitologia, pois simboliza proteção.

Antes de entrar em combate, muitos guerreiros Vikings pintavam ou tatuavam The Helm Of Awe em suas testas, entre os olhos ou nos braços, pensando que isso os protegeria, os tornaria invencíveis e geraria pavor em seus inimigos.

Ademais, segundo algumas fontes, se esse símbolo fosse aplicado corretamente, concedia à pessoa que o usasse a capacidade de ficar completamente invisível.

O Valknut

O Valknut – também conhecido como Coração de Hrungnir, Nó dos Guerreiros Mortos e o Coração de Vala – é um misterioso símbolo nórdico formado por três triângulos entrelaçados. A palavra Valknut significa “nó dos que caíram em batalha” e tem origem das palavras nórdicas valr “guerreiros mortos” e knut “nó”.

O símbolo foi encontrado em várias pedras rúnicas e esculpido em artefatos encontrados em túmulos de navios vikings, portanto, é frequentemente relacionado com a morte em combate e a representação mitológica de Odin. Valknut é um emblema da morte que tem o poder de acelerar a passagem dos mortos para a vida eterna.

O poder dos símbolos consegue atuar nas tatuagens?

tatuagem

As tatuagens podem ter um significado profundo: servir como uma lembrança duradoura de algo significativo ou como uma memória permanente de uma experiência que não pode, ou não deve, ser esquecida.

Muitas vezes, as tatuagens podem dar às pessoas uma sensação de empoderamento ou servir como uma memória de algo que realizaram. Algumas vezes, o significado por trás das tatuagens é evidente, podemos imaginar o êxito não apenas no design, mas também na sensação que ele gera.

No entanto, também há histórias confusas e delicadas dentro do desenho escolhido. Alguns têm símbolos ou talismãs significativos, enquanto outros têm tonalidades que mexem com o emocional, e ainda outros são tão espirituais que o significado é profundo e multifacetado. De qualquer forma, os símbolos são capazes de influenciar as tatuagens de forma precisa e até mesmo emocional.

Autor deste artigo

Jornalista, produtora de conteúdo e redatora.
Apaixonada por ler e escrever, sempre em busca de novas histórias para contar e conectar com o público. Com habilidades criativas e atenção aos detalhes, estou pronta para ajudar a transmitir qualquer mensagem de forma envolvente!

Palavras-chave relacionadas


cultura

Artigos relacionados


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Ver estrelas cadentes tem inúmeros significados, e pode ser uma oportunidade de fazer pedidos se sentindo mais perto do universo. Saiba mais no artigo!


Qual o significado do Dente-de-leão? Flor, tatuagem, nos sonhos e mais!

Qual o significado do Dente-de-leão? Flor, tatuagem, nos sonhos e mais!

O dente de leão é a planta dos desejos e está associado a várias lendas e histórias. Quer saber mais sobre isso? Leia o nosso artigo completo!


Qual o significado da rosa azul? Buquê, tatuagem, nos sonhos e mais!

Qual o significado da rosa azul? Buquê, tatuagem, nos sonhos e mais!

Conhecida pela sua beleza e pelo fato de ser rara, a rosa azul traz uma simbologia espiritual muito importante e não deve ser ignorada. Confira os significados!


Símbolo do amor: significado do coração, cupido, maçã, infinito e mais!

Símbolo do amor: significado do coração, cupido, maçã, infinito e mais!

Existem vários símbolos que remetem ao amor. Será que você conhece todos eles? Leia o artigo e confira o significado de cada um!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no Sonho Astral


horas animais signos búzios orações religiões números