Símbolo de Peixes: entenda o significado deste signo e mais!

Símbolo de Peixes: entenda o significado deste signo e mais!

O símbolo de Peixes contém em sua essência dois crescentes lunares, vistos como peixes ligados por um elo comum, revelando os segredos de sua natureza pessoal.


O símbolo de Peixes

Símbolo de Peixes.

O símbolo de Peixes é envolto de um rico significado. Embora ele se assemelhe a uma versão mais moderna da letra H, ele, na verdade, é constituído a partir de dois peixes de nadam em direções opostas e que são conectados com um elo que os cortam.

Para desenhar este símbolo, basta desenhar dois crescentes lunares e uma linha reta unindo-os. Os crescentes luares simbolizam as lunações do ano, além de estarem ligados à natureza receptiva de Peixes que está sempre aberto para novas ideias e experiências.

Além disso, este glifo possui uma simbologia própria, a qual descreveremos em detalhes neste artigo. Nele, você entenderá os significados de cada elemento que compõe o símbolo, bem como suas origens mitológicas.

Além disso, apresentaremos também características do signo de Peixes e falaremos também sobre sua compatibilidade, elemento, planeta e regente e dados importantes sobre a presença de Peixe no Mapa Astral. Prepare-se para mergulhar nos segredos deste signo.

Significado do símbolo de Peixes

Dado com o símbolo de Peixes em um mapa astral.

O significado do símbolo de Peixes repousa no simbolismo dos elementos que o compõem. Por isso, para entendê-lo por completo, é importante analisar suas partes isoladamente para, assim, obter uma visão geral sobre sua complexidade simbólica.

Entenda o simbolismo do animal peixe, do mar, dos opostos, da ligação e descubra a relação dos deuses Eros e Afrodite com este signo a seguir.

Simbolismo do animal peixe

O Peixe é um animal associado à fuga, pois está em sua natura fugir de qualquer tipo de perigo. Faz parte da natureza dos peixes mudar de forma ou de cor para escapar de predadores e, por isso, é comum que os piscianos usem máscaras diferentes para evitarem feridas.

Naturalmente, os peixes possuem a tendência de ficarem presos, tal qual ocorrem quando são enrolados nas redes de pesca. Por isso, piscianos podem se movimentar através de uma vida cheia de obstáculos.

No caso do símbolo de Peixes, os dois peixes que nadam em direções opostas expressam a dualidade deste signo. Geralmente, pessoas deste signo são mediadoras que pairam entre duas realidades diferentes. Assim como ocorre com a Constelação de Aquário, a Constelação de Peixes está localizada na parte do céu conhecida como o Grande Mar.

Simbolismo do mar

O mar é o lar de boa parte dos peixes do planeta. Por isso, ele está associado ao signo de Peixes e, em seu símbolo, está representado entre os espaços entre os peixes e o elo que os une. O mar é o começo da vida na Terra e simboliza a falta de forma e até mesmo o caos.

Além disso, ele é o símbolo das emoções e a jornada pela vida e está intimamente ligado aos regentes planetário e elemental do signo de Peixes, sobe os quais ainda falaremos neste artigo.

Opostos

No símbolo de Peixes, vemos duas curvas, ou crescentes lunares que simbolizam os peixes que nadam em direções opostas. Por isso, o signo de Peixes se coloca sempre numa posição mediadora entre as direções, de modo que tem dificuldades de escolherem apenas uma direção.

Por isso, costumam viver num mundo paralelo, mas que mais cedo ou mais tarde irá chegar a hora de terem de decidir qual caminho eles seguirão: um mundo de fantasias e sonhos ou a realidade espiritual, cujo destino é a compaixão e o amor pelos seres desta existência.

A ligação

A ligação entre os dois peixes que nadam em direções opostas é responsável por manter as polaridades, emoções e realidades em equilíbrio.

Por isso, ela funciona como uma espécie de âncora, um aspecto extremamente importante para piscianos, há que eles têm a natural tendência de se perder no mundo das ideais, ao abraçar uma delas, acabar se debandando para a direção errada.

Sem este ponto de equilíbrio, os piscianos simplesmente acabariam indo para um lado completamente afastado do oceano, sem perceberem o que aconteceu com eles. Além disso, a ligação estabelece um elo de conexão entre diferentes estados de espírito, aos quais os piscianos estão sempre inclinados.

Eros e Afrodite

Os deuses Eros e Afrodite estão relacionados ao mito da constelação de Peixes. De acordo com a mitologia grega, Eros e Afrodite foram perseguidos por Tifão, um titã tenebroso que lançava fogo através de seus olhos e sua boca.

Então, os deuses conseguem escapar da perseguição com ajuda de Almateia, que os guiou até um caminho que os levariam ao mar, para que o fogo do titã não os afetasse.

No mar, o deus Poseidon comanda dois golfinhos, unidos por uma corrente de ouro para o Reino de Poseidon, onde Eros e Afrodite estariam a salvos. Como demonstração de agradecimento pela ajuda, Eros e Afrodite transformaram os animais na constelação de Peixes.

Por este motivo, o símbolo de Peixes possui dois peixes (no caso, os golfinhos, que não são peixes) e um traço entre eles, representando a corrente dourada que os golfinhos tinham.

Particularidades do signo de Peixes

Símbolo do signo de Peixes..

Cada signo do zodíaco possui características próprias e com o signo de Peixes não seria diferente. Por isso, nesta seção, você conhecerá mais sobre a origem deste signo, seu significado, sua data, elemento e planeta regentes. Além disso, apresentamos suas flores, pedras e cores astrais. Confira.

Origem e significado

A origem do signo de Peixes não coincide com a Constelação de Peixes. Peixes se origina quando o Sol se move de uma estação para a outra, se movendo do Verão para o Outono no Hemisfério Sul.

Por isso, o signo de Peixes está ligado aos significados fronteiriços entre o ápice da vida e o seu declínio. Isto também significa que o signo de Peixes está mais suscetível a mudanças mais intensas dentre os signos mutáveis do zodíaco.

O nome da Constelação de Peixes vem do latim e significa peixes. No entanto, esta constelação era conhecida pelos babilônios como “a grande andorinha” ou até mesmo “as caudas”, que representaria os rios Tigre e Eufrates. As estrelas desta constelação são tímidas e por isso são difíceis de enxergá-las a olho nu.

Data e elemento

O Signo de Peixes ocorre entre as datas 19 de fevereiro e 20 de março. Por isso, se você nasceu neste período, este é o seu signo. Peixes é, juntamente com Câncer e Escorpião, um signo da água. No entanto, Peixes encerra o ciclo da água no zodíaco e é considerado um signo mutável, já que ocorre num período de transição de estações.

Por ser um signo da água, piscianos são caracterizados pela empatia e por uma natureza emotiva, que, muitas vezes se confunde com melodrama.

Planeta regente

O Planeta Regente de Peixes é tradicionalmente Júpiter, mas, de acordo com a astrologia moderna, seu regente planetário é Netuno. Netuno é o deus romano do mar, cuja contraparte grega é conhecida por Poseidon.

Como já falamos, Poseidon está presente no mito de Peixes e, por isso, nada mais natural que associar o planeta Netuno a este signo.

Netuno é o deus dos oceanos, irmão de Júpiter e de Plutão. Seu símbolo é o tridente, sua ferramenta que conecta o nascimento, a vida e a morte, além de ligar a terra, o céu e o mar. Já o planeta Netuno representa o oceano que existe em todos os seres.

Além disso, ele confere características como o idealismo, criatividade. Ele pode estar associado a vícios, fantasia e drogas.

Cor, flores e pedras

As cores, flores e pedras de Peixes são aquelas que possuam alguma conexão com seus regentes Netuno e o elemento água. Como exemplo de cores, utilize tons de verde claro, pois eles fornecem energia de cura e estabelecem conexões com seu subconsciente. Além disso, todos os tons ligados à água como azul é ideal para Peixes.

Já suas flores mais indicadas são aquelas que nascem próximas à água ou dentro dela, como o lírio d’água (nenúfar) ou flores como lótus, hortênsia, lilás e a papoula. Seus cristais sagrados são:

Água marinha: melhor pedra para Peixes, pois se conecta com tudo o que fazem.
Ametista: transmuta energia e traz serenidade.
Ametrino: equilibra as energias opostas e garante harmonia.
Labradorita: apoia a autorreflexão e conecta piscianos com intuição e a imaginação.
Lápis lazúli: desenvolve a intuição e habilidades psíquicas de piscianos.

Peixes no mapa astral

Peixes está presente no mapa astral em diversas posições. Ele pode aparecer como o seu signo solar, o seu signo lunar, meio do céu, ascendente ou até mesmo em posição descendente.

Se seu sol é em Peixes, significa necessariamente que você nasceu entre os dias 19 de fevereiro e 20 de março. Isto significa também que você contém traços dos outros signos e que possui características como sensibilidade, imaginação e tendência à mediunidade.

Se seu signo lunar está em Peixes, significa que na hora do seu nascimento a Lua se movia por esta constelação. Uma vez que a lua é um astro que trata das emoções, a Lua em Peixes traz uma carga emocional forte, sendo muitas vezes absorvida dos ambientes e das pessoas com quem interage.

Se o seu meio do céu está em Peixes, você tem mais tendência a atividades que lidem com a criatividade e a imaginação.

Características do signo de Peixes

Roda dos signos do Zodíaco.

Peixes é o décimo segundo e último signo do Zodíaco. Para entender melhor sua natureza, apontamos a seguir as características deste signo, incluindo seus aspectos positivos, negativos, seu comportamento quando assunto é amor, carreira, família e amigos. Confira.

Aspectos positivos

Piscianos são pessoas essencialmente emocionais, sensíveis, graciosos e cientes das energias emocionais ao seu redor. O signo de Peixes é, portanto, considerado um dos mais empáticos do zodíaco, uma vez que tentam se esforçar ao máximo para deixar os outros ao seu redor felizes.

Além disso, são criativos, imaginativos e gentis. Possuem ainda características como a compaixão, aptidão para as artes (em especial à música), gentileza e sabedoria.

Aspectos negativos

Dentre os aspectos negativos de piscianos está a sua relutância de expressar suas emoções verdadeiras. Além de poderem ser extremamente sensíveis, piscianos podem manter segredo sobre suas opiniões e pensamentos.

Como todo signo de Água, Peixes também tem tendência ao pessimismo e pode facilmente ser enganado, assumindo uma visão muito ingênua sobre o mundo.

Além disso, podem ser extremamente preguiçosos e agressivos. Se não se policiarem, piscianos têm a tendência a desejar escapar da realidade, agindo sempre com medo e se fazendo de vítima ou de mártir.

Peixes no amor

Peixes é um signo romântico, pois nele Vênus é exaltado, servindo o amor, prazer, devoção e tudo o que é belo e terno. Pessoas de peixes são gentis e generosas com seus prazeres, mas quando procuram por amor tendem a esquecer dos valores e regras da sociedade.

É importante que sintam conexão com seus parceiros para que possam se abrir com eles e que sintam a firmeza que procuram para se livrar de qualquer pensamento sobre mudanças.

Relacionamentos curtos ou ficadas por ficar não são preferidos por este signo, mas às vezes costumam se dar ao luxo de se aventurar e aí conseguem fazer bastante estripulias.

Quando estão apaixonados e conectados com alguém, piscianos se tornam leais e honestos e tendem a agir como o único propósito de sua vida fosse fazer a pessoa que amam feliz.

Peixes na carreira

Por serem intuitivos e sonhadores por natureza, piscianos buscam uma posição em que possam exercer as suas habilidades criativas ou trabalhar com causas importantes como a caridade. Todas as profissões que envolvam a compaixão e a devoção são apropriadas para peixes.

Por isso, eles são ótimos médicos, veterinários, enfermeiros, sacerdotes, músicos, pintores ou qualquer outra profissão que envolva trabalhar de maneira anônima, disfarçada ou invisível. Muitas vezes, piscianos não dão a mínima para o dinheiro, já que são focados em seus sonhos e seus objetivos. Por isso, não são muito ambiciosos e sim sonhadores.

Peixe com família e amigos

Piscianos são muito intuitivos com a família. Por isso, conseguem perceber facilmente quando algo está errado, até mesmo antes de algo ruim acontecer. Uma vez que piscianos são facilmente influenciados pelas energias das pessoas e dos locais, a família possui uma influência profunda em suas vidas.

Quando construir suas famílias, precisam pensar que o ideal não é a perfeição e sim o tipo de relação e os laços que eles podem criar. A relação de piscianos com amigos é tipicamente gentil, já que eles gostam de ouvir.

De maneira geral, são ótimos amigos, já que são pacientes. Muitas vezes são confusos, mudam de planos repentinamente ou simplesmente não fazem planos, mas a compaixão que sente pelos seu círculo de amizade é única e verdadeira.

Outras características do signo de Peixes

Símbolo de peixes desenhado em uma folha.

Nesta seção final, é chegado o momento de tratar de temas extremamente relevantes para compreender a natureza do signo de Peixes e suas características.

Dentre elas, podemos citar o Ascendente em Peixes, Descendente em Peixes e, não menos importante, a compatibilidade de Peixes com os outros signos. Ficou curioso? Continue lendo para descobrir.

Ascendente em Peixes

Se seu ascendente é em Peixes, você provavelmente tem um temperamento mais calmo e um comportamento mais cuidadoso e gentil. Consequentemente, você é uma pessoa agradável, do tipo que é fácil de se manter por perto.

Por isso, as pessoas acham você empático, com uma qualidade sonhadora incrustrada na sua personalidade. Pessoas com ascendente em peixes também tendem a ser mais caprichosas, gostando de expressar suas emoções por meio até mesmo do que vestem.

Descendente em Peixes

O Descendente é identificado na sétima casa do Mapa Astral, a casa dos relacionamentos. Além de indicar o parceiro ideal, ele representa as capacidades e potenciais da pessoa. Quem tem descendente em Peixes prefere um parceiro romântico, atencioso, cuidadoso e do tipo que gosta de dar mimos.

Além disso, se seu descendente é em Peixes, você buscará uma conexão espiritual nos seus relacionamentos. É importante que você sinta uma conexão profunda, quase uma fusão com a sua outra parte que precisa se dedicar a você e te bajular.

Quanto mais companheira a pessoa que encontrar for, maior a atmosfera de romance a chance de você se entregar.

Compatibilidade com outros signos

Peixes é compatível com todos os signos de Água, ou seja, Câncer, Escorpião e Peixes. Além disso, ele combina muito bem com dois signos de Terra: Touro e Capricórnio. Ao se relacionar, é importante que os sentimentos sejam frequentemente expressos para que os laços sejam cada vez mais estreitados.

Além disso, se apaixonam facilmente quando o amor que compartilham é expressado através da arte e da criatividade.

Como o símbolo do signo de Peixes tem relação com sua origem?

Dado com o símbolo de Peixes.

O símbolo do signo de Peixes se relaciona com a sua origem com base na natureza deste signo. Assim como o mito mostra figuras divinas que escapam de um titã, faz parte da natureza do pisciano fugir dos monstros que encontram na vida, pois são facilmente impressionados pelos que vivem e testemunham.

Além disso, assim como a alegoria mostrada no mito, eles costumam usar máscaras diferentes e se esconder quando desejam evitar que se firam, pairando sempre num limiar entre os dois opostos que está presente no elo que corta os dois peixes em seu símbolo.

Simbolicamente, todos estes elementos remetem à natureza de peixes: emotivos, aquáticos, encantadores, dualistas e muitas vezes contraditórios. Mas acima de tudo, navegadores das realidades e desbravadores deste e de outros mundos.

Autor deste artigo

Entusiasta dos saberes tradicionais e milenares, escreve sobre o tema nas horas vagas.

Palavras-chave relacionadas


signos

Artigos relacionados


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Quais são os signos mais manipuladores? Conheça os 6 piores do zodíaco e mais!

Quais são os signos mais manipuladores? Conheça os 6 piores do zodíaco e mais!

Saiba quais são os signos que tendem a controlar tudo e todos. Descubra se o seu signo está nesta lista de signos mais manipuladores neste artigo!


Como fazer as pazes com cada signo? Como perdoam, como desculpam e mais!

Como fazer as pazes com cada signo? Como perdoam, como desculpam e mais!

Nem sempre é fácil fazer as pazes e essa tarefa pode ficar ainda mais difícil dependendo do signo da pessoa magoada. Confira como cada um reage nessa situação!


Quais são os signos mais psicopatas? Confira os 6 piores do zodíaco e mais!

Quais são os signos mais psicopatas? Confira os 6 piores do zodíaco e mais!

Você sabe quais são os signos considerados mais psicopatas do zodíaco? Confira nesse artigo os 6 piores signos do zodíaco e mais!


Constelação do signo de Virgem: origem, estrelas, como localizar e mais!

Constelação do signo de Virgem: origem, estrelas, como localizar e mais!

Repleta de vastas galáxias, a maior constelação do zodíaco é antiga e cercada por mitos de milhares de anos. Quer saber mais? Confira o artigo!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.