As bruxas mais famosas: da história, cinema, televisão e mais!

As bruxas mais famosas: da história, cinema, televisão e mais!

As bruxas são mulheres sábias e empoderadas. Descubra casos reais de bruxaria e uma lista de personalidades de bruxas carismáticas do cinema e da TV neste guia.


Quem são as bruxas mais famosas?

Ilustração da sillhueta de uma bruxa com chapéu e vassoura, Lua Cheia no fundo da imagem

O tema Bruxaria evoca uma imagem mental muito forte na sociedade através da história. A figura de bruxa é, muitas vezes, uma forma alegórica para representar uma parte da psique feminina. Devido à natureza intrigante do tema, que tal conhecer as bruxas mais famosas?

Neste artigo, apresentamos personalidades femininas que encantaram gerações com sua magia tão poderosa que foi capaz de desafiar e questionar os valores de muitas sociedades. Inicialmente, apresentamos nomes da história mundial da Bruxaria, visitando regiões como a popular Salem e passando por vilas históricas do continente europeu.

Além disso, apresentamos também um caso de bruxaria que aconteceu no Brasil e que terminou na condenação de uma mulher à fogueira. Apresentamos também figuras marcantes da Bruxaria nas telonas e nas telinhas, descrevendo suas características e apontando o que as tornam tão especiais e famosas. Sente-se à fogueira, pois o caldeirão está borbulhando com os segredos ocultos destas mulheres fascinantes.

Bruxas famosas da história

Ilustração da inquisição - Joana D'arc

Você provavelmente já ouviu falar do período da Inquisição nas suas aulas de história na escola, quando mulheres eram acusadas e condenadas à morte por supostas práticas de bruxaria. Mas será que você ouviu falar destas mulheres poderosas em seus livros?

Confira a seguir o retrato da perseguição das bruxas ao longo da história, incluindo seus feitos e curiosidades. Uma delas foi condenada à morte no brasil. Você sabe quem? Descubra a seguir.

A Tituba de Salem

Tituba foi uma mulher escrava, acusada de bruxaria durante o período conhecido como o "Julgamento das Bruxas de Salem", em 1962. Apesar de suas raízes étnicas ainda serem alvos de debate, pesquisadores acreditam que ela era uma mulher indígena da etnia Kalina, que acabou em Barbados onde foi vendida para o sacerdote puritano Samuel Parris, quem a levou para Salem.

Tituba se tornou famosa por ter sido acusada de bruxaria por Betty Parris e Abigail William, e também por ter sido a primeira mulher que confessou praticar bruxaria juntamente com duas outras mulheres: Sarah Good e Sarah Osborne.

Em suas confissões, Tituba incluiu informações sobre os familiares das bruxas, que incluíam cães e gatos pretos, pássaros amarelos e vermelhos, além de um lobo. Ela foi liberta por Samuel Conklin, mas morreu em 1963.

Madame Blavatsky

Madame Blavatsky é um dos grandes nomes da Tradição Esotérica Ocidental. Nascida em uma família da aristocracia russo-germânica, ela desenvolveu seu interesse sobre o esoterismo ocidental ainda em sua adolescência.

Em 1849, ela seguiu em peregrinação por diversas áreas da Europa, Ásia e Américas, quando encontrou um grupo de adeptos espirituais conhecidos como os Mestres do Conhecimento Antigo, que a enviaram para o Tibete.

Mais adiante, em 1875, Blavatsky foi co-fundadora da Sociedade Teosófica juntamente com Olcott e William Quan Judge. Sua obra mais famosa é "Isis sem véu", na qual ela descrevia a perspectiva de sua doutrina, a Teosofia, uma espécie de síntese entre a ciência, filosofia e religião.

Sua vida possui bastante momentos polêmicos, mas ela foi responsável pela divulgação do budismo, hinduísmo no Ocidente, além de ser base para muitos movimentos conhecidos, incluindo a Nova Era.

Mima Renard

Mima Renard foi uma francesa que imigrou com o seu esposo, René Renard, para São Paulo durante o período colonial brasileiro. Descrita como uma mulher bela, ela facilmente atraía a atenção dos homens.

Após seu marido ter sido assassinado por um dos homens que estavam apaixonados por ela e ter seu dinheiro roubado, ela foi forçada a se prostituir para se manter. As mulheres a acusavam de enfeitiçar os seus clientes usando magia.

Quando dois de seus clientes brigaram por serem apaixonados por ela, briga esta que resultou no assassinato de um dos homens envolvidos na briga, as esposas destes homens denunciaram Mima para um padre. Então, ela foi julgada e condenada à fogueira em 1692 devido à suposta prática de bruxaria.

Joana de Navarra

Joana de Navarra foi rainha da Inglaterra, esposa do rei Henrique IV. De origem espanhola, a Rainha Joana foi aprisionada em 1419 acusada de crime de bruxaria e necromancia. Segundo as alegações, Joana planejava matar o rei por meio de feitiçaria.

Um de seus principais acusadores foi um frade de origem franciscana. Após ter sido mantida em cárcere por cerca de 3 anos, mais precisamente no ano de 1422, ela foi liberada por não terem encontrado provas concretas dos crimes que ela supostamente teria cometido.

Elly Kedward

Elly Kedward foi uma mulher banida da cidade de Blair, atual Burkittsville no estado de Maryland, no ano de 1785, por ter sido acusada de bruxaria. De acordo com os relatos, Kedward teria usado o sangue de crianças da vila de Blair para preparar um elixir que a deixaria sempre jovem.

Conta a história de que Kedward atraía as crianças para a sua casa na floresta e lá ela as matava para praticar os seus rituais macabros.

Os corpos das crianças nunca foram encontrados e, curiosamente, todas as pessoas que acusavam Kedward desapareceram misteriosamente. Sua história foi tema do filme popular do começo dos anos 2000, conhecido como a Bruxa de Blair.

Alice Kyteller

Alice Kyteller, também conhecido como Lady Alice Kyteller, foi a primeira pessoa condenada por bruxaria na história da Irlanda. Considerada uma mulher extremamente bonita, ela foi acusada de bruxaria por encantar os homens que se sentiam facilmente atraídas por ela.

De acordo com os registros históricos, Alice Kyteller foi condenada por praticar ritos mágicos, manter relações sexuais com demônios, tentar adivinhar o futuro e envenenar os seus três primeiros maridos. Durante o período de acusações, ela conseguiu fugir do país, mas a sua serva, Petronilla de Meath, foi espancada e queimada na fogueira no dia 3 de novembro de 1324.

Ana Bolena

Ana Bolena foi a segunda esposa do Rei da Inglaterra Henrique VIII. Inicialmente, ela foi acusada pelo crime de bruxaria pelo próprio esposo já que ela não conseguiu dar à luz a um filho homem. Além disso, Ana Bolena tinha polidactilia, ou seja, apresentava 6 dedos em uma das mãos, o que era considerado como evidência de que ela era uma bruxa.

Em suas acusações, também constava um aborto espontâneo que ocorreu em 1536, cujo feto possuía muitas deformações. A única filha de Ana Bolena com o Rei Henrique foi Elizabeth I, que se tornou rainha da Inglaterra.

Joan Wytte

Joan Wytte nasceu no ano de 1775, em Bodmin, na Inglaterra. Conhecida por “a fada de Bodmin”, Wytte ganhava a vida trabalhando como curandeira e vidente, ocupações estas que, somadas ao seu temperamento forte, eram suficientes para gerarem rumores de que seus poderes eram obra de possessão pelo diabo.

Wytte morrei aos 38 anos em 1813 devido à pneumonia que adquiriu enquanto estava encarcerada. Seus restos mortais não foram sepultados na época e foram expostos num museu da região.

Joana D’Arc

Joana D’Arc é um dos grandes nomes da história mundial. Nascida em 1412 de uma família de camponeses, Joana D’Arc entrou no exército francês para ajudar em diversas lutas para defender seu país. Dentre seus maiores feitos estão as batalhas na Guerra dos Cem Anos.

Uma vez que ela dizia ouvir vozes desde cedo, dentre elas as vozes de Santa Margarida e Santa Catarina, ela foi acusada de heresia e condenada por prática de bruxaria. Joana D’Arc morreu na fogueira aos 19 anos. Somente muitos séculos depois, mais precisamente em 1920, Joana foi santificada e beatificada pela Igreja Católica.

Margaret Jones

Margaret Jones, nascida em 1613, foi a primeira pessoa a ser executada acusada de bruxaria no Estado Norte-americano de Massachusetts durante o período de caça às bruxas, que durou entre os anos de 1648 e 1693.

Nessa época, 80 pessoas foram acusadas de bruxaria no total, mas somente 15 pessoas, dentre elas 2 homens, foram excetuados. Margaret Jones residia em Charlestown, região da atual Boston, e era uma parteira e curandeira e muitas das razoes que geraram as acusações de bruxaria se originaram em suas práticas.

Em 15 de junho de1648, ela foi executada devido aos testemunhos contidos no diário do governador John Winthrops. Sua execução foi testemunhada pelo garoto de 12 anos de idade, John Hale, quem se tornaria um pastor puritano futuramente.

Bruxas famosas do cinema

Varinha mágica de uma bruxa

Após tratarmos das Bruxas mais famosas da História, falaremos agora daquelas que se popularizaram no cinema. Embora muitas delas desempenhem o papel mais estereotipado de vilã, todas elas são populares devido ao seu carisma que encantam pessoas das mais variadas gerações. Prepare-se para cair no encanto destas bruxas poderosas a seguir.

Bruxa Má do Oeste

A Bruxa Má do Oeste é uma figura marcante do filme O Mágico de Oz, de 1939. Esse caráter ficcional, interpretado por Margaret Hamilton, foi criado pelo autor americano L. Frank Baum, em seu romance infantil conhecido como o Mágico de Oz, lançado em 1900.

No filme, A Bruxa do Oeste persegue Dorothy, cujos sapatinhos vermelhos mágicos seriam a peça principal para que a bruxa pudesse dominar todo o reino de Oz.

Uma das características mais marcantes dessa personagem é que ela foi responsável pela criação do estereótipo de bruxa: pele esverdeada, vestida de preto, com chapéu pontudo, verruga, unhas grandes e, claro, dona de uma vassoura voadora.

Rainha Má

A Rainha Má é o personagem ficcional de uma história alemã documentada pelos Irmãos Grimm, conhecida como Branca de Neve.

No cinema, a versão mais conhecida foi lançada pela Disney, que a representou como uma mulher invejosa, vaidosa que se mantém a fazer a seu espelho mágico a emblemática pergunta: “espelho, espelho meu, existe alguém no mundo mais bela do que eu?”.

Além desta pergunta clássica, a Rainha Má ficou conhecida por ser antagonista de Brance de Neve, e de contribuir para o estereótipo de madrasta do mal, já que envenenou a sua própria enteada com uma maçã.

Malévola

Malévola é a antagonista do conto de fadas conhecido como "A Bela Adormecida". Nesse filme da Disney, Malévola amaldiçoa a princesa aurora, condenando-a a dormir eternamente. Sua história rendeu o filme homônimo, estrelado por Angelina Jolie, que mostra a história de uma garota que se apaixonou por um camponês, cuja ambição era se tornar rei.

No filme, é possível descobrir as motivações por detrás do envenenamento de Aurora e mostra que, assim como Medusa da Mitologia Grega, que nem sempre foi uma Górgona, Malévola nem sempre foi uma bruxa maligna.

Eva

Eva Ernst é a grande vilã do aclamado filme conhecido como "Convenção das Bruxas". Interpretada por Angelica Houston, Eva marcou gerações nos anos 1990, devido ao grande sucesso da história do grupo de bruxas que se unem para tramar contra as crianças do mundo, transformando-as em ratos.

No entanto, o seu plano vai por água abaixo, pois um menino de 10 anos acaba descobrindo sobre a tramoia das bruxas e passa a agir para impedi-las. Recentemente, foi lançado uma nova versão desse filme, estrelado por Anne Hathaway.

Winnie, Sarah & Mary

Winnie (interpretada por Bette Midler), Sarah (Sarah Jessica Parker,) & Mary (Kathy Najimy) são a tríade de irmãs bruxas do filme da Disney chamado "Abracadabra", lançado em 1993.

Conhecida por irmãs Sanderson, elas foram aprisionadas por praticarem bruxaria. De acordo com a lenda, se um jovem virgem acendesse a vela da chama negra na noite do dia das Bruxas, 31 de Outubro, as irmãs Sanderson voltaria a andar entre os vivos novamente.

Além disso, as irmãs Sanderson são, sem dúvida, três figuras carismáticas que ilustram boa parte da cultura do Dia das Bruxas nos Estados Unidos. Abracadababra é um filme para toda a família, com muita magia e humor. Sem dúvida, as três irmãs irão lançar um feitiço em você.

Belatrix Lestrange

Belatrix Lestrange é uma figura bastante popular da série de filmes de Harry Potter. Essa perversa bruxa nutre um ódio mortal por Harry e seus amigos e age conforme todas as ordens de Voldemort. Ela é um dos comensais da morte, no cinema, ela é interpretada por Helena Bonham Carter que faz sua primeira aparição na saga do bruxo inglês no filme Harry Potter e a Ordem Da Fênix de 2003.

Feiticeira Branca

A Feiticeira Branca, como é conhecida a personagem chamada sua majestade imperial Jadis, é a antagonista do filme “As Crônicas de Nárnia: o Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa”, interpretada pela atriz britânica Tilda Swinton.

A Feiticeira Branca é uma personagem essencialmente maligna e psicopata, que age de maneira violenta e ignora os sentimentos e as vidas dos outros. Seu desejo é usurpar Nárnia e transformá-la numa terra gélida de inverno.

Elvira

Elvira é uma bruxa que se popularizou por meio dos filmes "Elvira, a Rainha das Trevas", lançado em 1988 e, sua sequência, um pouco menos conhecida, chamada "As Loucas Aventuras de Elvira", lançado em 2001. Encarnada por Cassandra Peterson, Elvira é uma bruxa extremamente sexy e atraente.

Devido à sua aparência, Elvira se tornou um símbolo sexual, e seus filmes são considerados grandes clássicos do cinema ‘cult’, devido ao seu humor ácido, diálogos perspicazes e a natureza atrapalhada da bruxa. Elvira se popularizou muito no Brasil, pois era constantemente exibido na programação da tarde.

Muriel

Muriel é o nome da bruxa e principal antagonista do filme "João e Maria: Caçadores de bruxas", lançado em 2013. De natureza maligna e beleza exuberante, Muriel é interpretada pela atriz e modelo holandesa Famke Beumer Janssen, conhecida por interpretar personagens nos filmes de X-Men e na série da Netflix Hemlock Grove.

Úrsula

Úrsula é outra personagem bruxesca marcante dos filmes da Disney. Representada como metade mulher, metade polvo, esta bruxa do mar aparece no filme da “Pequena Sereia”, quando tenta roubar a voz de Ariel para que a jovem sereia possa ser humana por um tempo para buscar o seu amor, o príncipe Eric.

Bruxas famosas da televisão

Bruxa com uma bola de cristal em suas mãos, admirando o futuro

Se você cresceu entre os anos 80, 90 e começo dos anos 2000, você com certeza já ouviu falar destas marcantes bruxas da televisão. Desde a carismática Sabrina, aprendiz de feiticeira, até a imponente Cuca e a incompreendida Dona Clotilde do Chaves, você encontrará um guia introdutório destas personagens tão poderosas da telinha.

Dona Clotilde, a Bruxa do 71

Dona Clotilde, popularmente conhecida por Bruxa do 71, é uma figura icônica da série de TV mexicana "Chaves", exibida por anos na TV aberta brasileira.

Interpretada por Angelines Fernandez, Dona Clotilde nutria um amor platônico por Seu Madruga e era constantemente vítima das peripécias das crianças da vila, que a apelidaram de bruxa do 71, devido à sua aparência e por possuir um cãozinho chamado de Satanás.

Não há evidência de que ela era, de fato, uma bruxa, mas com certeza ela virou uma figura quase folclórica da América Latina. A atriz que a interpretava morreu aos 70 anos, em 25 de março de 1994.

Cuca

A Cuca é uma personagem presente do universo literário de Monteiro Lobato. Popularizada pelas séries baseadas na obra de Lobato produzidas e exibidas pela Rede Globo, cuca era uma bruxa que possuía corpo de jacaré e longos cabelos loiros.

Esta bruxa faz parte do folclore brasileiro e, de acordo com as lendas trazidas pelos colonizadores, ela sequestrava crianças desobedientes.

Sabrina Spellman

Sabrina Spellman é o nome dado à bruxa adolescente do seriado Sabrina, aprendiz de feiticeira, produzida entre os anos de 1996 e 2003. Com 7 temporadas, a série de Sabrina mostra o cotidiano da meia-bruxa Sabrina, interpretada por Melissa Joan Hart, seu gato preto Salem e suas tias Hilda e Zelda.

A franquia é baseada na série de quadrinhos da Archie Comics, e rendeu 4 filmes, dois dos quais muitos populares no Brasil nos anos 2000: "Sabrina vai à Roma e Sabrina vai à Austrália." A série teve uma nova versão exibida produzida e exibida pela Netflix, chamada de "O Mundo Sombrio de Sabrina" que, diferentemente da primeira série, se enquadra no gênero terror adolescente.

As bruxas famosas são figuras injustiçadas?

Velas bracas e uma bruxa vestida de preto, com uma bola de cristal em suas mãos

Sim. Apesar de terem sido temidas ao longo da história, as bruxas eram, em sua grande maioria, mulheres comuns, que viam na natureza e do seu trabalho como curandeiras ou até mesmo parteiras.

Por possuírem a sabedoria das ervas, estarem alinhadas aos ciclos da natureza ou por terem ideias visionárias, elas se tornaram rapidamente uma ameaça para os homens que tentavam subjugá-las, controlá-las ou possui-las sexualmente na tentativa de exercer poder sobre elas.

Por não se renderem aos caprichos sexuais ou se submeterem à posição que muitos homens queriam impor sobre elas, elas foram transformadas em bruxas para aliviar o ego ferido destes homens infelizes.

Por isso, muitas mulheres, e alguns poucos homens, foram acusados de bruxaria e condenados injustamente, por representarem uma ameaça para líderes políticos, sociais e religiosos da época. Apesar de tentarem silenciá-las, as bruxas ainda estão entre nós, praticando sua Arte e trazendo mais beleza para este mundo, curando-o do patriarcado.

Dizem que existe um pouco de bruxa em cada mulher. Portanto, cultue sua bruxa interior e ajude a transformar o mundo.

Autor deste artigo

Entusiasta dos saberes tradicionais e milenares, escreve sobre o tema nas horas vagas.

Palavras-chave relacionadas


cultura

Artigos relacionados


Qual o significado do Dente-de-leão? Flor, tatuagem, nos sonhos e mais!

Qual o significado do Dente-de-leão? Flor, tatuagem, nos sonhos e mais!

O dente de leão é a planta dos desejos e está associado a várias lendas e histórias. Quer saber mais sobre isso? Leia o nosso artigo completo!


Qual o significado da rosa azul? Buquê, tatuagem, nos sonhos e mais!

Qual o significado da rosa azul? Buquê, tatuagem, nos sonhos e mais!

Conhecida pela sua beleza e pelo fato de ser rara, a rosa azul traz uma simbologia espiritual muito importante e não deve ser ignorada. Confira os significados!


Símbolo do amor: significado do coração, cupido, maçã, infinito e mais!

Símbolo do amor: significado do coração, cupido, maçã, infinito e mais!

Existem vários símbolos que remetem ao amor. Será que você conhece todos eles? Leia o artigo e confira o significado de cada um!


Qual o significado da tatuagem de olho grego? No braço, no pulso e mais!

Qual o significado da tatuagem de olho grego? No braço, no pulso e mais!

A tatuagem olho grego tem a capacidade de te proteger contra as energias negativas, especialmente se feita em locais estratégicos. Saiba mais aqui!


Número da vida: Numerologia, como calcular, significados e mais!

Número da vida: Numerologia, como calcular, significados e mais!

Você sabia que sua data de nascimento revela muito sobre seu caráter, talentos e sonhos? Confira em nosso artigo tudo sobre esse assunto!


Últimos posts


Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Quer saber como aumentar sua imunidade e ter acesso a outras informações relevante? Leia este artigo e veja como melhorar sua saúde com a alimentação!


Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino é um presságio de desenvolvimento e mudanças. Confira aqui essas e outras interpretações para esse sonho, e descubra também como se comportar!


Sonhar com ferro: panela, grade, porta, ponte, ferro de passar e mais!

Sonhar com ferro: panela, grade, porta, ponte, ferro de passar e mais!

Sonhar com ferro pode indicar um mau presságio? Descubra tudo sobre esse sonho neste artigo e saiba como agir!


Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

Realizando uma conexão com a espiritualidade, acender uma vela para o Anjo da Guarda com um copo de água abre portais. Saiba mais!


Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Você sabe o que são afirmações positivas e lei da atração? Então leia esse artigo e descubra o que é afirmação positiva, exemplos, como criar e mais!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no Sonho Astral


horas animais búzios orações religiões energias