Como desestressar: meditação, respiração, exercícios, chás e mais!

Como desestressar: meditação, respiração, exercícios, chás e mais!

Aprenda aqui formas simples e práticas para desestressar e como manter o equilíbrio mental, emocional e físico no dia a dia. Confira!


O que fazer para desestressar?

Atualmente existem muitas formas positivas e saudáveis de se desestressar, cada qual com suas propriedades e exigências diferentes mas todas eficazes na busca de um equilíbrio mental, espiritual e físico. É muito importante buscar o alívio do estresse, já que esse pode ocasionar doenças mais graves e desencadear ansiedade e depressão.

O autocuidado é de responsabilidade própria e somente conhecendo as formas de se desestressar que será possível aplica-las, testá-las e adaptá-las a sua rotina. Por isso continue a leitura desse artigo completo e descubra as causas, os métodos relaxantes e dicas importantes para atingir esse equilíbrio. Algumas delas podem ser aplicadas hoje mesmo, confira.

O que causa o estresse

Mulher tranquila vendo o celular.

O estresse é uma condição que pode reunir diversas causas, geralmente quando se fala de estresse crônico é porque teve um evento inicial e através desse evento os sintomas persistiram até se tornarem algo crônico. Os sintomas do estresse se manifestam de uma forma constante e imprevisível, podendo ter o seu ápice em episódios pontuais.

O estresse é um distúrbio emocional sério e real, muito subestimado pela maioria das pessoas que acreditam que não passa de um momento de nervoso ou uma personalidade mais irritada, mas a verdade é que se não tratado o estresse crônico com certeza vai trazer malefícios para a vida gerando mais doenças psicológicas e até físicas.

Trabalho sob pressão

Trabalhar sobre intensa pressão é algo que pode provocar o estresse crônico e o motivo é muito simples, as reações bioquímicas no nosso cérebro se alteram quando estamos passando por um momento de pressão, isso acontece porque o cérebro prepara o corpo para lutar ou correr, porém se essa energia não é utilizada, ela começa a prejudicar.

Vale ressaltar que não estamos falando de trabalhos que naturalmente tem momentos de pressão, como por exemplo um bombeiro, por mais que ele haja sob pressão, são alguns momentos dos quais ele descarrega aquela adrenalina. Mas em seguida volta ao seu estado normal até receber um próximo chamado.

Insegurança financeira

A insegurança financeira é um dos fatores de maior estresse pessoal em meio às relações, e essa insegurança pode vir de uma fase realmente difícil que a pessoa passa ou de uma insegurança com medo de perder aquilo que construiu durante o tempo. A verdade é que o relacionamento com o dinheiro é de alguma maneira estressante para todos.

Porém o cuidado essencial que esse tema exige é justamente não deixar com que esse estresse passe de algo pontual mediano para um problema maior e crônico porque isso vai levar ao desgaste físico e emocional do indivíduo e das relações que o permeiam, sendo reconhecido inclusive que esse tema é dos principais motivos para o divórcio.

Mudanças radicais

Qualquer tipo de mudança é extremamente estressante, mesmo que seja para um lugar melhor ou maior ou uma mudança muito desejada, o estresse sempre acontece principalmente por conta das questões burocráticas, porém as mudanças radicais vem acompanhada geralmente da imprevisibilidade e isso pode ser extremamente estressante.

Essas situações podem ser especialmente estressante para algumas pessoas e isso se dá por conta da nossa herança genética de criar, proteger e sustentar um território, além do processo natural do cérebro de se manter no local que vai gastar menos energia e quando ocorre essa mudança radical podemos ficar perdidos e extremamente estressados.

Falta de tempo para relaxar

O tempo sempre será uma questão de prioridade, quando o indivíduo acredita que não tem tempo para relaxar é por que ele não está dando a devida importância para esses momentos em sua vida. Todo mundo precisa de momentos onde a individualidade prevalece para descansar e colocar o cérebro em um estado de relaxamento.

Relaxar é muito mais importante para produtividade do que as pessoas pensam, muitas pessoas não relaxam por “falta de tempo”, mas a premissa básica é que quanto mais relaxado melhor fica o seu trabalho e mais ainda produtivo, as decisões e atitudes se tornam ainda mais efetivas.

Problemas com a família

Nosso lar é o local mais seguro e forte energeticamente para qualquer pessoa, porém quando esse lar está instável a instabilidade se expande para outras áreas da vida e isso vai gerando uma reação em cadeia onde uma coisa ruim puxa outra coisa ruim. E isso com certeza se torna algo extremamente estressante.

A questão delicada com os problemas familiares é que na sua maioria se prolonga por algum tempo, o ideal é buscar a rápida resolução, pois quanto mais prolongado é o momento de estresse mais chances de evoluir para um estresse crônico, com maiores consequências posteriores.

Condições de saúde

As doenças que nos acometem causam estresse natural porque muda totalmente a dinâmica do corpo. Essa dinâmica já estabelecida quando se encontra em enfermidade, precisa alterar totalmente a maneira com a qual responde a comandos simples, por exemplo uma dor de dente interfere em diversos outros pontos do corpo e até na rotina da pessoa.

A irritabilidade então se torna inevitável, outro ponto que gera o estresse é a incerteza no caso de doenças mais sérias, essa incerteza e o medo que gera em uma pessoa que por exemplo tem câncer, alinhado com a quebra de rotina, com certeza vai aumentar os níveis de estresse e que precisa ser tratado junto da doença, porque não é fácil.

Busca por aprovação

O ser humano carrega em sua genética uma herança de necessidade de viver em grupo e ser aceito pela sociedade, antigamente para nossos antepassados viver em grupo e ser aceito era uma questão de sobrevivência e por motivos diferentes nós ainda precisamos da sociedade para sobreviver.

Porém essa busca constante por aprovação é algo extremamente estressante, principalmente quando para ser aceito você precisa mudar o seu eu, se o seu ciclo não te aceita talvez uma alternativa seja mudar o ciclo do qual você está participando, evoluir em seus defeitos não é deixar de ser você e quando passa por esse limite é melhor repensar.

Situação de luto

Quando se fala em luto a primeira coisa que vem à mente é sofrimento pela morte de uma pessoa querida, mas a morte de qualquer coisa pode te colocar em um estado de luto, o luto pela perda de um trabalho, o luto pelo término de um relacionamento ou de uma amizade. Essa situação é estressante por si só, mas pode ser potencializada pela sua atitude.

A primeira fase do luto é a negação e quanto mais você ficar nessa fase mais difícil será. O excesso de externo significa a ausência do interno, tapar um buraco que está lá e é real, além de não ser possível acaba sendo danoso a longo prazo. Viva o seu luto de forma correta, sem procurar substituto ou placebos porque a única maneira de superar é passar.

Práticas para desestressar

Mulher em paz na cadeira.

As práticas para se desestressar é 100% individual a cada um, existem várias possibilidades, porém é importante persistir naquilo que você mais gosta. Entenda que é um processo que você vai passar para relaxar o seu corpo e principalmente a sua mente, a mente comanda todos os nossos processos, tudo começa e termina nela.

Negligenciar o seu nível elevado de estresse é negligenciar a própria vida e isso não vai ser bom nem para você nem para as pessoas que você ama, então dedique o seu tempo para se desestressar porque isso vai fazer bem para sua vida de todas as maneiras possíveis, enquanto você não decidir e persistir para mudar você só vai piorar. Conheça agora alguns métodos para desestressar.

Desligue-se das redes sociais

As redes sociais facilitaram muitas coisas na nossa sociedade e trouxe diversos benefícios, porém nada é 100% positivo ou negativo então é claro que as redes sociais trouxeram novos desafios e novos problemas. Um desses problemas é o ambiente tóxico que foi firmado em volta de alguns temas específicos.

Se você é o tipo de pessoa que discute muito nas redes sociais, dê um tempo para parar e respirar, focando em você. Você pode se posicionar conforme a sua visão, mas deixe de permear o ambiente tóxico da discussão porque na grande maioria das vezes de nada adianta, esse sentimento é frustrante e aumenta potencialmente o nível de estresse.

Jogos relaxantes

Interagir através de jogos é ótimo para socializar ou para colocar o cérebro para funcionar de uma outra maneira. O importante é você procurar um jogo que vai te relaxar e isso é individual para cada pessoa, uns podem relaxar com jogos de estratégia, outros com jogos de corrida e outros com jogo de luta, mas o importante é o estado de relaxamento.

O único alerta é para tomar cuidado com os excessos porque viver apenas no mundo dos jogos não vai te deixar mais relaxado e equilibrado na vida, isso será apenas um placebo para tentar esconder o problema de fato. Fugir do problema não é a solução, encarar e superar é o que realmente vai te trazer a evolução na vida.

Exercícios físicos

Os exercícios físicos é uma das armas mais poderosas contra o estresse, contra depressão e outros, pois a prática de exercício em si libera um mix de hormônios conhecidos como hormônio da felicidade, além de oxigenar o cérebro e aumentar a sua resistência em todos os níveis, físico, mental e até espiritual.

O grande desafio de praticar exercícios físicos é justamente o período de adaptação porque a primeira coisa que vem à mente é uma academia, mas não foque apenas na academia, foque em fazer atividades que você goste como dança, luta, pedalar, jogar bola ou algo parecido, o importante é você se movimentar e criar uma rotina.

Mantenha um hobby

Um hobby é algo que você gosta e faz única e exclusivamente por você sem esperar nada além de se divertir naquele momento, manter esse hobby é importante porque geralmente essa é a válvula de escape que te permite se conectar com algo naquele momento, e esse algo é o que pode te ajudar a relaxar e se sentir bem consigo mesmo.

Respiração profunda

Os exercícios de respiração são subestimados porque basicamente a única coisa que você precisa fazer é respirar de forma correta que ajuda na oxigenação do cérebro e acima de tudo traz paz e tranquilidade, mas assim como qualquer outro exercício o que vai trazer a melhora real, é a constância e o movimento contínuo.

Nos casos de estresse, um ataque de pânico pode acontecer e junto com ele a hiperventilação que é quando as respirações ficam aceleradas e curtas, podem ser controladas através desses exercícios, levando a uma sensação de bem estar e controle nos momentos difíceis de pânico.

Uma boa rotina de sono ajuda

O sono é um outro instrumento natural do nosso cérebro para manter as coisas em ordem, o equilíbrio do cérebro é algo fundamental para o bom funcionamento de todo o corpo e o momento que o cérebro tem para colocar tudo em equilíbrio é durante o sono e é exatamente por isso que é importante ter uma saúde do sono boa.

Ter uma boa saúde do sono significa ter um sono de qualidade e não só horas contadas, isso significa que todos os elementos, como local, luz, som e etc, contam e muito no final de tudo. Dormir bem é dormir de forma saudável, onde o corpo consiga realmente descansar e tenha a regeneração e o equilíbrio necessário.

Tenha tempo para si

Durante a rotina do dia a dia, com trabalho, filhos, amigos e família tudo passa por um processo tão automático que às vezes esquecemos de dedicar tempo a pessoa que realmente importa que é a nós mesmos, e isso é algo extremamente errado porque a nossa individualidade nos cobra a todo momento por esse tempo.

O ato de ter um tempo para si, como ir até um cinema sozinho, um parque, até uma loja ou um local especial só para você pode parecer um ato egoísta, porém esse egoísmo nesse sentido às vezes se faz realmente necessário para que você possa cuidar de você antes de cuidar dos outros.

Pratique meditação

A meditação entrega algo único e extremamente especial que é a capacidade de interiorização, essa capacidade pode ter diversos benefícios, mas um dos principais é encontrar as respostas necessárias para enfrentar o problema de fato e não ficar apenas brigando com os sintomas que o acompanham.

O estresse é um perfeito exemplo disso, o estresse por si só não é o real problema a ser enfrentado, existe algo que é a causa por trás desse estresse e faz com que ele se manifeste. Se você não encontrar a causa você pode até se curar do estresse mas essa causa pode gerar uma ansiedade, uma depressão ou outro problema maior.

Chás para desestressar

Mulher relaxando.

Os chás são usados há centenas de milhares de anos por diversas tribos diferentes para acabar com várias doenças que se apresentam no físico e no mental. As ervas têm propriedades medicinais que são utilizadas pela indústria farmacêutica como milagres da química mas na verdade são apenas propriedades usadas a muito tempo.

Por exemplo, poucas pessoas têm o conhecimento que a novalgina e a dipirona são ervas e que se tomado o chá dessas ervas elas têm o mesmo efeito dos medicamentos. E assim como esse exemplo existem diversas outras ervas que podem auxiliar no tratamento e na cura de diversas enfermidades.

Chá de alecrim

O alecrim é uma erva conhecida e difundida em todo o Brasil, é o que chamamos de erva de cheiro, que traz um tempero especial para os alimentos além de ser extremamente nutritivo, mas fora isso ele também detém propriedades calmantes que ajudam a combater os sintomas do estresse, da ansiedade e da depressão.

Chá de flor de maracujá

É difícil encontrar uma pessoa que nunca tenha ouvido sobre a propriedade calmante do maracujá, mais popularmente consumido o suco da fruta, uma outra alternativa é o chá de flor de maracujá que também entrega uma substância chamada flavonóide que atua no sistema nervoso como uma forma de relaxante natural.

Chá de camomila com hortelã

Duas poderosas e conhecidas ervas que juntas têm um efeito mágico para tratar estresse, ansiedade e depressão, isso se dá porque o hortelã tem o mentol que ajuda a relaxar os músculos e a mente, já a camomila é rica em glicerina que ajuda a combater a insônia e os problemas causados pelo estresse.

Chá de lavanda

O chá de lavanda gera uma experiência muito boa porque além de ser lindo na sua cor lilás e extremamente aromático, as propriedades que existem na lavanda são altamente relaxantes e acalmadoras, sendo indicada para acalmar a mente, relaxar os músculos, tratar problemas de insônia e ainda auxiliar nos sintomas de estresse e ansiedade.

Chá de valeriana

A Valeriana é uma erva não muito conhecida, porém é uma das mais indicadas no tratamento de ansiedade, estresse e depressão. Tudo isso por conta das suas propriedades relaxantes e é também conhecida como erva dos gatos sendo muito utilizada para combater enxaquecas e cólicas menstruais agudas.

Qual é a melhor forma de desestressar?

Mão fazendo o número dois.

A melhor forma de desestressar com certeza é a que funciona para você, cada pessoa vai ter a sua melhor forma e o importante é você testar as mais variadas possíveis e aí sim encontrar aquela que serve e que faz sentido para você. Isso deve acontecer de forma natural e leve, se desestressar não deve ser mais um motivo de estresse.

O básico que você precisa fazer é exercitar a mente e o corpo além de buscar o autoconhecimento. Essas 3 coisas vão te trazer a melhora e a cura, sinta-se à vontade para testar e aprender o que mais você se adapta, comece devagar e vá chegando a resposta aos poucos, mantenha a constância.

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


autocuidado terapias

Artigos relacionados


Menstruar na lua minguante: entenda as fases da lua e o ciclo menstrual!

Menstruar na lua minguante: entenda as fases da lua e o ciclo menstrual!

Você sabia que as fases da lua interferem e trazem diferentes significados para o ciclo menstrual? Leia o artigo e entenda mais sobre seu equilíbrio interior!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Você sabe o que são afirmações positivas e lei da atração? Então leia esse artigo e descubra o que é afirmação positiva, exemplos, como criar e mais!


Pensamentos intrusivos: o que são, tipos, exemplos, tratamento e mais!

Pensamentos intrusivos: o que são, tipos, exemplos, tratamento e mais!

Pensamentos intrusivos são mais comuns do que você imagina. Descubra neste artigo o que são, como lidar e outros aspectos desses tipos de pensamentos!


Depressão na gravidez: o que é, causas, sintomas, tratamento e mais!

Depressão na gravidez: o que é, causas, sintomas, tratamento e mais!

A depressão gestacional é muito comum e quando não tratada, pode causar diversas consequências, sobretudo, para mãe e o bebê. Leia o artigo para saber mais!


Últimos posts


O que significa sonhar que ganhou na Mega-Sena: quina, prêmio, bilhete e mais!

O que significa sonhar que ganhou na Mega-Sena: quina, prêmio, bilhete e mais!

Nesse compilado nós trouxemos as interpretações de 15 tipos de sonhos em que os sonhadores veem premiações na Mega-Sena e situações semelhantes. Confira!


Sonhar com mãe doente: significado, no hospital, em perigo e mais!

Sonhar com mãe doente: significado, no hospital, em perigo e mais!

Sonhar com mãe doente indica preocupação com uma pessoa importante, especialmente a própria mãe. Mas não só isso. Veja mais aqui!


Banho de Exu: para abrir caminhos, limpeza espiritual, proteção e mais!

Banho de Exu: para abrir caminhos, limpeza espiritual, proteção e mais!

O banho de Exu é uma forma poderosa e eficaz para abertura de caminhos, limpar o campo energético, entre outros exemplos. Leia esse artigo e saiba mais!


Banho de Artemísia: para que serve, propriedades, como fazer e mais!

Banho de Artemísia: para que serve, propriedades, como fazer e mais!

Aprenda aqui como fazer o banho de Artemísia. A erva possui diversos benefícios para a saúde, além de promover limpeza energética, atrair proteção e muito mais!


Sonhar com nota de 2 reais: falsa, rasgada, nova, velha, na carteira e mais!

Sonhar com nota de 2 reais: falsa, rasgada, nova, velha, na carteira e mais!

Sabia que sonhar com nota de 2 reais traz vários significados? Pode revelar prosperidade, mas não fala só de dinheiro. Clique e entenda todas as interpretações!