Como benzer? Aprenda 10 benzimentos para doenças, mau-olhado e mais!

Como benzer? Aprenda 10 benzimentos para doenças, mau-olhado e mais!

Com ingredientes simples e com esses benzimentos pode ajudar você a resolver problemas e doenças. Acesse agora e veja como!


Por que benzer?

Ilustração de pessoa fazendo um benzimento com uma vasilha na mão

No dicionário, benzer significa “santificar ou consagrar alguma coisa ou pessoa ao culto de Deus.”. De forma clara, na prática o benzimento é exatamente isso. É extremamente difícil encontrar alguém que tenha nascido antes do ano 2000 que não tenha ido ou conhecido alguma benzedeira na infância.

Pode se afirmar que essa prática é um patrimônio cultural do Brasil. Dessa forma, a maior habilidade da benzedeira é a sua fé inabalável, que alinhada com conhecimento sobre ervas e rezas, faz um ciclo completo para ajudar aquela pessoa que está procurando.

O benzimento serve para quase tudo porque ele é uma suplica a Deus e um pedido de intervenção em nome daquela pessoa. Se você deseja saber mais, continue neste artigo e suas perguntas serão respondidas.

Como benzer?

Ilustração de uma luz saindo das mãos

Para fazer o ritual do benzimento, é preciso ter muita fé e uma vontade genuína em ajudar a outra pessoa. Para começar, basta lembrar que em cada bairro ou cidadezinha era comum ter a sua benzedeira, uma mulher que, na maioria das vezes, era idosa, morava em uma casinha simples e sempre estava disponível para atender qualquer um que batesse no seu portão.

Conhecedora de costumes antigos, reunia uma gama de conhecimentos sobre ervas, rezas, costumes, simpatias e tudo que pudesse ajudar naquele momento. Com uma passagem geracional, ela aprendeu a benzer com sua avó e recebeu o chamado para ajudar outras pessoas através de sua fé.

O benzimento não pertence a nenhuma religião, e está fora dos dogmas de igrejas, ali a única coisa que importa é a simplicidade o amor pelo próximo. Chamadas carinhosamente de vó ou tia benzedeira, logo quando se entrava se deparava com aquela figura amável e generosa, era como se a solução estivesse sempre ali.

Como benzer de forma correta?

Com esse novo momento de resgate da tradição de benzer, alguns cursos ficaram disponíveis na internet ou presencialmente, e a dúvida se eram legítimos surgiu de maneira natural. Será que é possível ensinar ou aprender a benzer em curso?

E a resposta é sim e não, não basta apenas fazer um curso para se tornar benzedeiro. Você precisa receber o chamado e, acima de tudo, ter uma fé inabalável, simplicidade, humildade e a vontade legitima de praticar o bem. Afinal, o curso vai te ensinar práticas e tradições, que antigamente eram passadas de geração em geração, e acabaram se perdendo no tempo.

Portanto, se desprenda do seu orgulho e da vaidade, pense em alguém que você não nutre sentimentos positivos, e se você teria o desprendimento de doar a sua energia para curar essa pessoa. Esse nível de desprendimento é o que é preciso para benzer. Para ter o entendimento que você é o veículo e quem julga o merecimento da cura naquela pessoa é Deus.

O dom de benzer

Existem dois tipos de pessoas, as que nascem com o dom e as que desenvolvem esse dom, uma não é melhor do que a outra. O nível de estudo, dedicação e fé para ambos precisa ser o mesmo. Existem pessoas que trazem na família essa herança espiritual, na qual são preparadas desde pequenas para assumirem essa responsabilidade, sempre de forma leve.

A avó ensinava quais ervas eram utilizadas para determinadas doenças, quais chás uma criança podia tomar, quais ervas não podiam ser consumidas e tinha tudo no quintal de casa, com fácil acesso. Hoje, esse dom natural já começa a ser extinto das grandes cidades, visto que nem quintal com terra é possível encontrar nessas novas construções.

Dessa forma, desenvolver o dom de benzer significa fortalecer a sua fé em Deus, significa praticar a sua evolução como pessoa e como espírito, se desprender de sentimentos negativos e, acima de tudo, amar o próximo mais do que a ti mesmo. Pratique sempre que possível, porque esse desenvolvimento demanda tempo e acima de tudo muita dedicação.

Uso de ervas

As ervas no benzimento têm um papel extremamente importante, elas ajudam a benzedeira com as suas propriedades mágicas, propriedades estas que cada erva possui de maneira individual. Todas ervas, plantas, flores e afins geram uma energia própria e tem o seu momento e formas corretas de serem utilizadas.

Além disso, elas também receitam determinadas ervas para serem tomadas como chás ou para colocar no machucado se for o caso. Quem já foi a uma benzedeira e teve a sorte de levar uns pedaços de babosa para casa e colocar no machucado, sabe exatamente o significado da frase “cicatrização rápida”, assim como essa existem outras receitas.

Para problemas relacionados ao estômago, a prática mais comum era tomar um chá de boldo, se tornando uma experiência única com toda a certeza para quem já experimentou esse chá. Afinal, uma coisa inegável é a sua eficácia no tratamento de estômago irritado, azia, má digestão, vômitos entre outros.

As ervas fazem parte da cultura da sociedade. Logo, a cura com elas vem acontecendo a centenas de milhares de anos, inclusive com uso na indústria farmacêutica. Uma curiosidade que poucos sabem é que a Dipirona e a Novalgina são duas plantas que você pode ter no seu quintal e tomar em chá se precisar para dores e febres.

Conhecer mais a respeito das ervas é uma das grandes obrigações de quem deseja em algum momento se tornar um benzedor, porque sem a ajuda delas o trabalho se torna extremamente complicado, além da aplicação de outras ferramentas que são muito utilizadas.

Benzimento para acabar com dor de cabeça

Ilustração de uma luz saindo das mãos de pessoa abençoando a cabeça de uma mulher sentada

Quem nunca sofreu com aquela dor de cabeça intermitente que não tinha remédio que curasse? É fato que esse tipo de dor de cabeça tem diversas causas e ai está a sensibilidade do benzedor, porque se a dor de cabeça for causada por uma dor de dente, por exemplo, o correto é benzer e cuidar do dentre e retirar a dor de cabeça em segundo plano.

Isso vem como uma forma de intuição, como uma forma de sensibilidade nas mãos ou, até mesmo, conversando com a pessoa em questão para identificar as causas e fatores que levaram àquela enfermidade, para que o foco seja direcionado primeiramente para ela, evitando assim uma reincidência do problema.

Indicações

  • Dores de cabeça intermitentes;
  • Enxaqueca;
  • Cefaleia;
  • Dores de cabeça comum.

Ingredientes

  • Um ramo de salsa;
  • Um copo com água.

Benzimento

Quando fizer o benzimento, use um raminho de salsa bem verde e diga a seguinte reza, fazendo o sinal da cruz no ar, logo acima da cabeça da pessoa, 3 vezes do lado esquerdo, 3 vezes do lado direito e uma vez no centro:

"Terra pariu santúria, Maria ganhou Jesus, 'assobe' só o sereno. Para 'riba' daquelas alturas, tirai essa dor de cabeça dessa pobre criatura." No final, peça que a pessoa tome toda a água elevando a sua cabeça em Deus e pedindo a purificação, do seu corpo, da sua alma e do seu espírito.

Benzimento em si para acabar com doença

Copo d'água para benzimento

Se benzer é uma prática pouco exposta, mas muito útil em um momento de necessidade. O ideal é que até os benzedores tenham alguém para ajudá-los nos momentos de necessidade. Deus nos fez para viver em comunhão, mas é possível sim se benzer. Caso esteja doente, essa prática pode te ajudar.

Indicações

  • Doenças no geral;
  • Gripe ou resfriado;
  • Dores de garganta;
  • Alergias.

Ingredientes

Um copo com água.

Benzimento

Faça esse benzimento por três dias seguidos. Antes de iniciá-lo, encha um copo com água, faça o sinal da cruz sobre ele e diga:

"Eu te benzo pelo nome que te puseram na pia, em nome de Deus e da Virgem Maria, e das três pessoas da Santíssima Trindade, eu te benzo. Deus, Nosso Senhor que te cura, Deus que te acuda nas tuas necessidades.

Se teu mal é quebranto, mal invejado, olhos atravessados ou qualquer outra enfermidade, se te deram no comer, no beber, no sorrir, no zombar, na tua formosura, na tua gordura, na tua postura, na tua barriga, nos teus ossos, na tua cabeça, na tua garganta, nas tuas lombrigas, nas tuas pernas.

Que Deus, Nosso Senhor que há de tirar, vem um anjo do Céu, deita no fundo do mar onde não ouça galinha e nem galo a cantar".

Benzimento para acabar com torcicolo ou distensão muscular

Benzimento com agulha e linha branca

As dores e torções musculares costumam ser extremamente incomodas e dolorosas, existem dores frutos de um trauma, mas também existem dores preexistentes, que as pessoas acabam lidando com elas a vida inteira. O ato de benzer e rezar nessas dores pode trazer alivio e cura para as pessoas que sofrem com esse mal.

Indicações

  • Torcicolo;
  • Dores musculares;
  • Luxações;
  • Distensão muscular;
  • Dores de coluna.

Ingredientes

  • Uma agulha;
  • Uma linha branca;
  • Um copo com água.

Benzimento

No ato do benzimento, o benzedor deve passar uma linha branca pela agulha, fazendo de conta que está costurando a parte que incomoda o doente, mas sem tocar nele. Enquanto isso, deve dizer as seguintes frases:

"O que cozo? Carne quebrada ou nervo torto? Se for carne quebrada, a torne a soldar. Se for nervo torto, que volte ao lugar. Em nome de Deus e de Santo Afonso. Amém."

No final, é preciso pedir que a pessoa tome toda a água elevando a sua cabeça em Deus, desejando a purificação, do seu corpo, da sua alma e do seu espírito.

Benzimento para abrir o caminho

Folhas de abre-caminho

O benzimento para abrir caminho é muito poderoso e se feito com fé, amor e caridade, sendo do merecimento da pessoa, ele dá muito resultado. Ele vai propiciar boas energias e aguçar a visão da pessoa para novas oportunidades, além de ajudar na proteção espiritual e retirar qualquer energia negativa que possa atrapalhar os caminhos.

Indicações

  • Atrair boa sorte;
  • Abertura dos caminhos;
  • Eliminação de energias negativas;
  • Abertura de visão para novas oportunidades;
  • Abertura do amor;
  • Abertura da prosperidade;
  • Abertura de espiritualidade.

Ingredientes

  • 3 folhas de abre-caminho;
  • Um copo com água.

Benzimento

No momento do benzimento para abrir os caminhos, você deve estar com 3 folhas de abre-caminho em suas mãos, fazendo a oração abaixo. Para começar, faça o sinal da cruz no ar, logo a cima da cabeça da pessoa, 3 vezes do lado esquerdo, 3 vezes do lado direito e uma vez no centro.

Quando terminar, reze três Ave-Marias e três vezes a oração do Pai Nosso. No final, peça que a pessoa tome toda a água elevando a sua cabeça em Deus e pedindo a purificação, do seu corpo, da sua alma e do seu espírito. Confira:

“Eu (diga o seu nome) proclamo que Deus foi quem me fez, Deus foi quem me Curou, Deus é quem me cura, da água, do fogo e do calor. Com dois te botaram, com três eu me curo, com o poder de Deus e da Virgem Maria.

Se foi por olhar, se foi bruxaria, se foi inveja branca, inveja preta ou inveja vermelha. Se foi pela beleza, se foi pela inteligência, que esteja saído, que esteja tirado e jogado às ondas do mar sagrado.

Em nome de Deus e da Virgem Maria, que sejam meus caminhos abertos para (o amor, a profissão, o campo financeiro, os estudos). Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo e Para sempre seja louvado.”

Benzimento para acabar com cólicas

Galhos de lavanda para benzimento

O benzimento para acabar com as cólicas é feito para dores agudas que levam ao desconforto extremo, é uma solução principalmente quando a medicina tradicional não funciona naquele caso. Por muitas vezes, essas dores podem se tornar algo mais sério e incapacitante, então é bom contar com esse benzimento.

Indicações

  • Cólicas intestinais;
  • Cólicas menstruais;
  • Dores agudas no estômago;
  • Dores agudas.

Ingredientes

  • 3 Galhos de lavanda;
  • 1 Copo com água.

Benzimento

Para o benzimento que acaba com as cólicas, você deve usar 3 galhos de lavanda, fazendo o sinal da cruz no ventre, logo a cima da cabeça da pessoa, 3 vezes do lado esquerdo, 3 vezes do lado direito e uma vez no centro, dizendo a seguinte reza:

"Terra, mar e sol. Terra que Deus escondeu. Onde está essa dor de barriga? Esse meu Jesus Cristo retirou. Como diz, corre vento. Corre, cura, com Jesus Cristo aqui na cura. Com esse vento, corre, cura. Corre na veia para ficar colocado nesta criatura (diga o nome da pessoa).
Com o nome de Deus Pai, Deus Filho e Espírito Santo, esse mal será retirado. Amém."

Benzimento para acabar com doença

Folhas de laranjeira para benzimento

O benzimento contra doenças é algo mágico, pessoas com muita enfermidade podem ser curadas, isso depende da fé de cada um. O importante é entender que se a pessoa estiver muito doente, o ideal é buscar tratamento, aplicando um benzimento e repetindo a cada 3, 5 ou 7 dias. Saiba como fazer a seguir.

Indicações

  • Doenças de cunho respiratório;
  • Doenças de pele;
  • Doenças internas no geral;
  • Doenças externas no geral.

Ingredientes

  • 7 folhas de laranjeira grande ou um galho;
  • 1 copo de água.

Benzimento

Para fazer um benzimento para acabar com qualquer doença, você vai deverá usar 7 folhas de laranjeira grandes ou um galho, fazendo o sinal da cruz no ventre, logo a cima da cabeça da pessoa, 3 vezes do lado esquerdo, 3 vezes do lado direito e uma vez no centro. Na sequência, deve rezar um Pai-Nosso, uma Ave-Maria e a seguinte prece:

"Pai eterno, senhor misericordioso e justo. Pela encarnação, nascimento, vida, paixão, morte, ressurreição e ascensão de Nosso Senhor Jesus Cristo. Por todos esses santíssimos mistérios, rogo firmemente que (fale o nome da pessoa) seja curado de (diga qual é a doença).

São Sebastião, São Roque, São Lázaro, Santa Luzia, todos os santos protetores contra os males físicos, eu vos suplico para (repita o nome da pessoa). Curai-o, Senhor. Livrai-o, Senhor, da doença que o atormenta. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém." No final peça que a pessoa tome toda a água elevando a sua cabeça em Deus e pedindo a purificação, do seu corpo, da sua alma e do seu espírito.

Benzimento para acabar com mau-olhado

Amuleto nas mãos de uma pessoa

No benzimento para acabar com o mau-olhado, será feito o uso de uma outra ferramenta importante para os benzedeiros, que é um amuleto consagrado e rezado. Permaneça com esse amuleto no seu ritual religioso, seja na missa ou qualquer outro, ascenda uma vela de sete dias e deixe ele emanando e se tornando uma ferramenta divina. Entenda mais a seguir.

Indicações

  • Retirar mal olhado;
  • Retirar quebranto;
  • Retirar inveja;
  • Retirar goro.

Ingredientes

Um amuleto consagrado na fé do senhor.

Benzimento

Primeiro de tudo, é importante saber que esse ritual deve ser feito durante a madrugada, de preferência no final do mês. Para começar, segure seu amuleto e faça o sinal da cruz como um convite à bênção. Em seguida, faça a oração:

“Ó Virgem pura e santa, venha a nós acalmar a nossa mente tão sofrida. Benze sobre nossas cabeças a mansidão de qualquer ação que nos aflija.
Tenha misericórdia de nós e dos nossos, sendo sempre majestosa em nosso meio. Que nesta benzedura, a nossa alma possa se regozijar longe dos escarnecedores, que possamos ter a paz que tanto procuramos.

Ó, espíritos do mal, eu ordeno pelo amor encontrado em Deus, que tudo o que não é divino, tudo o que não tem valor e tudo o que não edifica seja lançado fora da minha vida agora! Deus cuidará de nós, eternamente.

Deus cuidará de nós, eternamente. Deus cuidará de nós, eternamente. Ressuscita em nosso coração a chama das ondas tranquilas e da mansidão serena. Eleve o nosso ser para que possamos desfrutar as maravilhas da vida. Seja conosco, Jesus. Nos abençoe, ó Virgem. Deus, purifique. Amém.”

Benzimento para acabar com prisão de ventre

Folhas de

Um problema muito comum que leva dor e sofrimento as pessoas é prisão de ventre, podendo ser mais frequente em mulheres e crianças. Essa enfermidade causa muita dor e desconforto abdominal, sendo preciso muitas vezes internar a pessoa, mas isso é algo que pode ser tratado com fé e dedicação. Entenda como fazer o benzimento para acabar com esse desconforto a seguir.

Indicações

  • Prisão de ventre;
  • Dores de barriga;
  • Desconforto abdominal;
  • Inchaço.

Ingredientes

     5 Folhas de Sene;

     Um copo com água.

Benzimento

O benzimento para acabar com o mau-olhado consiste em utilizar 5 folhas de sene, fazendo o sinal da cruz no ventre, na região da barriga da pessoa, 3 vezes do lado esquerdo, 3 vezes do lado direito e uma vez no centro. Em seguida, faça a seguinte oração:

"Terra, mar e sol. Terra que Deus escondeu. Onde está essa dor de barriga? Esse meu Jesus Cristo retirou. Como diz, corre vento. Corre, cura, com Jesus Cristo aqui na cura. Com esse vento, corre, cura. Corre na veia para ficar colocado nesta criatura (diga o nome da pessoa).

Com o nome de Deus Pai, Deus Filho e Espírito Santo, esse mal será retirado. Amém." No final peça que a pessoa tome toda a água elevando a sua cabeça em Deus e pedindo a purificação, do seu corpo, da sua alma e do seu espírito.

Benzimento para acabar com dor de dente

Galho verde para benzer

O benzimento para acabar com a dor de dente é um caso no qual é importante saber a causa de fato da dor, mas a boca inteira será benzida. É muito bom, além do benzimento, a pessoa colocar também colocar um pouco de casca de romã para ajudar na inflamação e reduzir o inchaço. Saiba como fazer a seguir.

Indicações

  • Dor na boca;
  • Dor no dente;
  • Dor na gengiva;
  • Dor na garganta.

Ingredientes

  • Um galho verde;
  • Um copo com água.

Benzimento

É preciso rezar um Pai-Nosso para a Santa Apolônia e três Pais-Nossos à Santíssima Trindade antes de começar o benzimento. Na sequência, o benzedor deve fazer movimentos em forma de cruz, com um galho verde, perto da boca e as bochechas da pessoa enferma, sem aproximação, fazendo a oração abaixo.

No final, o benzedor deve pedir que a pessoa tome toda a água elevando a sua cabeça em Deus e pedindo a purificação, do seu corpo, da sua alma e do seu espírito.

"Bendita Santa Apolônia, que por tua virgindade e martírio mereceste do Senhor ser instituída advogada contra a dor de gengivas e dentes, te suplicamos, intercedam com o Deus das misericórdias para que esta criatura (diga o nome do doente) fique completamente curada. Amém."

Benzimento para acabar indigestão

Folhas de boldo para fazer benzimento

O boldo é uma erva conhecida para males de indigestão, o chá dele é um santo remédio, parece que tira com a mão, e essa mesma eficácia do chá também é transferida para o benzimento.

Indicações

  • Vômitos excessivos;
  • Dores abdominais;
  • Dores de barriga;
  • Indigestão.

Ingredientes

  • 5 folhas de boldo;
  • Um copo de água.

Benzimento

Ao benzer, pegue 5 folhas de Boldo e faça a reza abaixo, fazendo o sinal da cruz no ventre, na região da barriga da pessoa, 3 vezes do lado esquerdo, 3 vezes do lado direito e uma vez no centro. Faça esta benzedura por nove vezes.

Reze um Pai-Nosso e uma Ave-Maria para finalizar e peça que a pessoa tome toda a água elevando a sua cabeça em Deus e pedindo a purificação, do seu corpo, da sua alma e do seu espírito.

Jesus, que é o santo nome de Jesus! Onde está o santo nome de Jesus não entra mal nenhum.

Eu benzo esta tábua do baço, esta tábua do afito e esta tábua de instrução, que venha para trás sim, para diante não, que não chegue ao coração.

Em louvor do santo domingo, em louvor da santa segunda, em louvor da santa terça, em louvor da santa quarta, em louvor da santa quinta, em louvor da santa sexta, em louvor do santo sábado, em louvor da Santa Eufémia, Santo Amaro e Santíssimo Sacramento do altar, aqui se há de secar, aqui se há de mirra e daqui para diante não há de passar."

Qualquer pessoa pode benzer?

Mulher abençoando a outra com a mão em sua cabeça, segurando um pêndulo

Benzer vem do latim "bene dicere", que significa bem dizer e em nosso dicionário português, significa santificar ou consagrar (coisa ou pessoa) ao culto de Deus. Sendo assim, qualquer pessoa que tenha fé, sabedoria e conhecimento das ferramentas que podem ser utilizadas no ato de benzer pode realizar essa benfeitoria ao próximo.

É importante usar a intuição, a espiritualidade e a bondade para se tornar uma pessoa benzedeira, e isso está disponível para todo ser humano adquirir como habilidade e dom. Como o avanço da internet, é possível aprender muito sobre esse assunto e se desenvolver com conhecimento e assertividade.

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


energias orações

Artigos relacionados


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Qual o significado da cor da aura? Amarela, verde, vermelha, azul e mais!

Qual o significado da cor da aura? Amarela, verde, vermelha, azul e mais!

A cor da aura sinaliza as energias que envolvem o ser humano. Descubra aqui o que as cores significam, como fazer para enxergá-las e muito mais.


As leis do universo: lei da atração, da vibração, da unidade, do retorno e mais!

As leis do universo: lei da atração, da vibração, da unidade, do retorno e mais!

As leis do universo regem os movimentos humanos e de todo o cosmos. Elas sinalizam qual caminho devemos seguir, visando a evolução espiritual. Confira!


O poder do pensamento positivo: como ter uma mente positiva e mais!

O poder do pensamento positivo: como ter uma mente positiva e mais!

Escolher os pensamentos pode ser a diferença entre uma vida saudável e plena e dificuldades constantes. No artigo, saiba mais sobre o poder da mente!


Oração a São Cosme e Damião: para proteção, para cura de doenças e mais!

Oração a São Cosme e Damião: para proteção, para cura de doenças e mais!

Confira diversas orações e simpatias que invocam o poder de São Cosme e Damião, conhecidos pelo altruísmo, generosidade e doação!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.