Estudo do Salmo 90: Análise, versículos, poder da palavra e mais!

Estudo do Salmo 90: Análise, versículos, poder da palavra e mais!

O Salmo 90, apesar de não estar entre os mais conhecidos, é muito poderoso e apresenta lições extremamente importantes. Ficou curioso? Saiba mais neste artigo!


Considerações gerais sobre o estudo do Salmo 90

Mulher rezando.

O Salmo 90, apesar de não ser um dos mais conhecidos presentes nas Escrituras Sagradas, é um salmo que apresenta ensinamentos muito importantes. Assim como toda a Bíblia, este é inspirado por Deus, mas que foi escrito por Moisés há cerca de 3.500 anos atrás.

O Salmo 90 traz revelações muito importantes para a vida de qualquer pessoa, pois ele trata de assuntos como: o fato da vida humana ser passageira e Deus ser Eterno; a falibilidade do ser humano em contraste com a perfeição de Deus; a pequenez do homem e a grandeza de Deus, entre outras coisas.

Este salmo apresenta uma súplica sincera por parte do autor, e revela o fato de que Deus é um refúgio para os santos. Saiba mais neste artigo!

Os ensinamentos e o que nos mostra o Salmo 90

Imagem de Nossa Senhora.

O Salmo 90 pode ser definido como um salmo que apresenta a grandeza de Deus em contraste com a falibilidade humana. Ele constantemente faz comparações, mostrando que os dias do ser humano são poucos, e ele é pequeno. Saiba mais sobre outros ensinamentos do Salmo 90!

O Salmo 90 e a virtude da reflexão

O Salmo 90 é um convite a refletir em diversos aspectos da existência humana. O ser humano possui uma vida breve, e por isso, ela não deve ser desperdiçada. Para melhor aproveitar o tempo de vida e viver de uma forma digna, é necessário refletir em cada decisão tomada.

Deixar de separar momentos para a reflexão nas coisas mais simples da vida, tanto quanto nos dilemas existenciais da humanidade, é algo que fará com que você viva desnorteadamente, e te levará por caminhos onde você não quer andar. Nosso mundo está repleto de acontecimentos diversos, por isso, é importante refletir em cada passo que se dá.

Quando rezar o Salmo 90

A oração deve ser uma prática constante. Ela serve para exercitar a fé e mantê-la viva. O Salmo 90 é uma poderosa oração para aqueles que sentem a necessidade da proteção divina, pois eles sabem que Deus é um refúgio para os fiéis. A oração traz cura para o ser como um todo, corpo, mente e espírito.

Cada salmo é uma oração cantada que apresenta verdades eternas. Não é diferente com o Salmo 90. Ele possibilita ao fiel, ter acesso a Deus e suplicar por sua proteção e misericórdia. O ideal é que o Salmo 90, ou qualquer outro salmo da sua escolha, seja recitado diariamente, sempre com muita fé.

Qual a relação do Salmo 90 com a brevidade da vida?

O Salmo 90 é um salmo que trata do fato de como a vida do ser humano é breve, por conta do pecado que nos consome. Este foi um salmo escrito por Moisés, que viu seu povo viver momentos de dura apostasia e desobediência a Deus, mas que sempre suplicou graça ao Senhor, para que Ele lhe concedesse misericórdia, e também ao seu povo.

O Salmo 90 diversas vezes estabelece um contraste entre a brevidade da vida humana e o fato de Deus ser eterno. Este salmo também mostra que os dias do ser humano, além de serem poucos, ainda são repleto de desventuras, apesar de ainda haverem certos prazeres na vida. A esperança passada por este salmo é que apesar disso Deus é um refúgio para os fiéis e derrama Sua graça sobre eles.

A importância da grandeza e Majestade de Deus no Salmo 90

A grandeza e a majestade de Deus são evidenciadas claramente no Salmo 90. Moisés, o autor deste salmo, retrata que Deus é eterno e reina soberano sobre Sua criação. Em um dos seus versículos, o Salmo 90 afirma que antes que tudo se formasse, Deus já existia e reinava sobre o Universo.

A sempiternidade de Deus também é posta em destaque no Salmo 90, que em um de seus versículos afirma que mil anos para Deus são como um curto período de tempo. Além disso, os demais versículos também afirmam que apesar de Deus estar acima de Sua criação, Ele jamais desampara Seus filhos.

A urgência de encontrarmos refúgio em Deus no Salmo 90

Em meio a um mundo que muitas vezes apresenta circunstâncias caóticas, em que o ser humano pode encontrar refúgio? O Salmo 90 dá a resposta logo no seu primeiro versículo. A humanidade pode encontrar refúgio em Deus, não somente hoje ou amanhã, mas de geração em geração, ou seja, eternamente.

Na vida, o ser humano infelizmente enfrenta diversos problemas, sejam eles financeiros, relacionados à saúde, aos relacionamentos, ou algum outro problema que venha a tirar a paz de alguém. A única certeza que todos podem ter é que Deus é um refúgio onde a humanidade pode se abrigar em meio a todo esse caos.

As consequências de termos Deus como refúgio, apresentadas no Salmo 90

Mulher rezando em cima de uma bíblia.

A partir do momento em que alguém decide que vai se refugiar em Deus, a única certeza que essa pessoa pode ter é que o Senhor cumprirá com Sua palavra de protegê-la de todo o mal, enquanto ela se mantiver neste refúgio. Saiba mais nos tópicos a seguir!

Sacia com sua benignidade, para que nos alegremos todos os dias

Em meio a um mundo caótico, cheio de maldade e sofrimento, é possível encontrar refúgio em Deus. A partir do momento em que alguém faz isso, essa pessoa pode ter a certeza de que ela poderá sentir um pouco da alegria da eternidade aqui na terra. O cuidado de Deus para com seus filhos é algo indescritível, tanto que Moisés, o autor do Salmo 90, suplica para que Deus o sacie com sua bondade.

Segundo as Escrituras Sagradas, existe uma paz que somente Deus pode proporcionar aos Seus filhos. Essa paz está fora do alcance da compreensão humana, e só quem pode ter acesso a ela são as pessoas que escolheram se refugiar em Deus. Elas podem viver felizes, pois Deus as sacia com Sua bondade.

Revela suas obras e a sua glória

Deus revela a Sua glória de diversas formas, mas a maneira mais surpreendente pelo qual Deus se revelou para a humanidade foi por meio do Salvador Jesus Cristo, o Filho de Deus. Além disso, através da história bíblica, Deus manifestou Sua glória por meio de grandes feitos para libertar o Seu povo.

A Bíblia é a principal fonte das grandes obras que Deus já operou pelo Seu povo. Somente aqueles que confiam em Deus e em Sua providência é que podem ver claramente o agir de Deus e Suas obras em favor de Seu povo.

Sua graça permanece sobre aqueles que se refugiam em Deus

A graça de Deus permanece sobre aqueles que decidem se refugiar nEle e obedecer a Sua palavra. Por isso, para enfrentar as circunstâncias muitas vezes desfavoráveis que a vida apresenta, os fiéis podem contar com a proteção de Deus. A vida ganha sentido quando se confia em Deus, longe da proteção dEle, tudo fica mais difícil, o ser humano sofre com a canseira e o enfado.

A vida passa a ter um sentido quando o ser humano está em Cristo. Longe d'Ele, é impossível encontrar um propósito que permaneça eternamente. O cristão possui uma vida repleta da graça de Deus e vive para glorificar a Ele. Nisso está o prazer de todo aquele que segue a Cristo.

Análise e interpretação do Salmo 90

Pessoas rezando.

O Salmo 90 possui mensagens sublimes para aqueles que estão dispostos a abrir o coração para entendê-las. Para isso, é necessário analisar todos os versículos que compõem este capítulo maravilhoso do livro de Salmos. Confira!

Versículos 1 e 2

SENHOR, tu tens sido o nosso refúgio, de geração em geração.
Antes que os montes nascessem, ou que tu formasses a terra e o mundo, mesmo de eternidade a eternidade, tu és Deus.

O Salmo 90 começa com uma exaltação do caráter de Deus, além de Sua bondade de proteção ao Seu povo através das eras. Os dois primeiros versículos deste salmo também revelam um Deus que é eterno, por isso, Ele está acima de Sua criação. Ele é o criador de todas as coisas e é digno de adoração.

O versículo de número 2 do Salmo 90 é uma clara evidência de que Deus é soberano, pois afirma que Ele é Deus desde tempos muito remotos, onde as pesquisas históricas jamais conseguirão relatar. O Eterno Deus é o refúgio dos seus fiéis, por isso, eles podem se sentir seguros.

Versículos 3 ao 6

Tu reduzes o homem à destruição; e dizes: Tornai-vos, filhos dos homens.
Porque mil anos são aos teus olhos como o dia de ontem que passou, e como a vigília da noite.
Tu os levas como uma corrente de água; são como um sono; de manhã são como a erva que cresce.
De madrugada floresce e cresce; à tarde corta-se e seca.

Esses versículos mostram que Deus é um ser atemporal, ou seja, Ele é eterno, sempre existiu. Os textos em questão também mostram que Deus é soberano, pois Ele está além dos limites da humanidade. Moisés também mostra neste salmo que Deus é o detentor de todo o poder e que tem em suas mãos a vida dos seres humanos.

Outro ponto que é enfatizado por estes versículos é que a vida dos seres humanos é muito curta. Ela se torna ainda mais curta quando é comparada com um Deus que é eterno. O que resta para os seres humanos é entregar suas vidas curtas nas mãos de Deus.

Versículos 7 ao 12

Pois somos consumidos pela tua ira, e pelo teu furor somos angustiados.
Diante de ti puseste as nossas iniquidades, os nossos pecados ocultos, à luz do teu rosto.
Pois todos os nossos dias vão passando na tua indignação; passamos os nossos anos como um conto que se conta.

Os dias da nossa vida chegam a setenta anos, e se alguns, pela sua robustez, chegam a oitenta anos, o orgulho deles é canseira e enfado, pois cedo se corta e vamos voando.
Quem conhece o poder da tua ira? Segundo és tremendo, assim é o teu furor.
Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios.

Os versículos de 7 a 12 do Salmo 90 mais uma vez enfatizam a brevidade da vida dos seres humanos, mas não somente isso. Este trecho do salmo também é um apelo do autor pela misericórdia de Deus, pois ele está ciente de que sua vida é curta, e que é necessário alcançar a sabedoria para viver melhor.

Obter sabedoria é uma das maiores necessidades dos seres humanos, se todos eles fossem sábios, quantas situações caóticas poderiam ser evitadas. É importante pedir sabedoria a Deus, para que se viva de maneira digna. A vida é curta demais para não viver com qualidade, por isso, a sabedoria ajuda a poupar o ser humano de muitos sofrimentos.

Versículos 13 e 14

Volta-te para nós, Senhor; até quando? Aplaca-te para com os teus servos.
Farta-nos de madrugada com a tua benignidade, para que nos regozijemos, e nos alegremos todos os nossos dias.

Somente em Deus é que o ser humano pode desfrutar de felicidade plena e paz. A bondade de Deus é o motivo da alegria dos justos, pois Ele sempre está zelando por eles. Moisés faz uma súplica nos versículos 13 e 14 do Salmo 90, para que Deus o cubra com Sua bondade, porque só assim ele poderia se alegrar diariamente.

A esperança renasce no coração dos homens a partir do momento em que eles decidem depositar sua confiança em Deus. O conhecimento do Senhor faz com que os homens o busquem cada vez mais, pois reconhecem a Sua bondade.

Versículos 16 e 17

Apareça a tua obra aos teus servos, e a tua glória sobre seus filhos.
E seja sobre nós a formosura do Senhor nosso Deus, e confirma sobre nós a obra das nossas mãos; sim, confirma a obra das nossas mãos.

No fim do Salmo 90, Moisés suplica a Deus para que Ele lhe conceda a inspiração necessária para relatar todos os grandes feitos do Senhor em favor de Seu povo, e também para que ele seja usado como um instrumento nas mãos do Senhor em benefício dos outros.

Moisés também faz uma súplica para que as obras dele e do povo de Deus permaneçam por bastante tempo, isso para que todos os povos reconheçam que Deus é soberano e que deseja o bem de toda a humanidade, além de mostrar para as gerações vindouras as maravilhas que Deus operou.

O que são os Salmos, seu poder e benefícios

Mulher rezando em cima de uma bíblia.

Os Salmos são orações em forma de canção, que expressam diversas lições importantes para a vida do ser humano, além de exaltar a Deus. Eles retratam diversos momentos da história bíblica, onde Deus interviu pelo Seu povo. Saiba mais a seguir!

O que são os Salmos

Os Salmos fazem parte do cânon bíblico, e são palavras escritas por diversos autores, em forma de canção, que tem como função principal ensinar lições valiosas e exaltar o nome de Deus. Os Salmos fazem parte das Escrituras Sagradas, ou seja, são palavras inspiradas por Deus e que possuem muito poder.

Os Salmos estão registrados no Antigo Testamento, e em sua maioria foram escritos por Davi e por seu filho Salomão. Os salmos fortaleceram e ainda fortalecem diversas pessoas através das eras, desde que foram escritos. Por isso, o poder das palavras escritas no livro dos Salmos é incontestável.

Seu poder e por quê funcionam

O poder dos Salmos na vida das pessoas é incontestável, mas existe uma pergunta que deve ser respondida: de onde vem o poder destas palavras e porque elas funcionam? Os salmos possuem uma característica muito especial, ele pode ser rezado por todas as pessoas, independente de raça ou crença, ou seja, eles são universais.

Alguns estudiosos da cabala acreditam que existe um poder oculto contido nas palavras dos salmos, e também creem que essas orações em forma de canção possuem recursos para a cura do corpo, da mente e da espiritualidade. Contudo, existem outras pessoas que acreditam que o poder não está nos salmos em si, mas em Deus, e que pode ser acessado por meio da fé.

Como atuam e por quê usar os Salmos

As palavras contidas nos salmos são escritas por diversos autores, mas elas se distinguem dos demais escritos, pois essas palavras foram inspiradas pelo próprio Deus. A isso se deve a singularidade dos salmos. A cada momento em que a pessoa recita as palavras dos salmos com fé, ela pode ter a certeza de que está recitando palavras inspiradas pelo próprio Criador.

A fé é um elemento primordial para a eficácia da leitura dos salmos, pois é por meio da fé que o ser humano pode ter acesso a Deus. Ao rezar os salmos com fé, o indivíduo pode ter a certeza de que uma força maior agirá por ele.

Os principais benefícios de entoar Salmos

Existem 150 salmos nas Escrituras Sagradas, cada um deles aborda uma temática e expressa uma angústia do salmista, mas todos eles apresentam a certeza de que Deus agirá pelos Seus filhos. Entre os principais benefícios que advêm da leitura dos salmos, é possível citar a esperança que isso traz.

O leitor se sente fortificado ao ler as palavras dos salmos, além de desfrutar de uma série de outros benefícios. Cada um dos salmos expressa algo diferente, existem aqueles que servem para obter êxito e bons resultados, outros servem para proteção, e também existem aqueles para os momentos de angústia. Os benefícios dos salmos são infindáveis.

Quais são os salmos mais poderosos da bíblia

Cada um dos salmos possui uma finalidade e expressa uma verdade que transcende os limites da compreensão humana. Eles servem para fortalecer o ser humano e dar a ele a certeza de que o Criador está interessado nas necessidades deles. Não existe um salmo mais poderoso do que outro, mas existem aqueles que são mais conhecidos e recitados pelos fiéis.

Entre os mais populares podemos citar o Salmo 119, o maior de toda a Bíblia Sagrada, também é possível destacar o Salmo 91, que enfatiza a proteção que vem de Deus e o fato de que Seus filhos podem se refugiar nEle, existe também o Salmo 37 que enfatiza a confiança, a entrega e o descanso no cuidado do Criador.

O estudo do Salmo 90 pode me levar a um caminho de luz e proteção?

Homem rezando.

Os salmos estão repletos de versículos que trazem esperança e conforto para o coração humano. A verdade é que a leitura e a oração dos salmos, se feita com fé, pode levar o indivíduo a desfrutar da proteção que vem de Deus, o refúgio de todos os fiéis, e também da luz que vem d'Ele.

O Salmo 90 é perfeito para suplicar a Deus por proteção, além disso, este salmo expressa o quanto o ser humano é pequeno diante de Deus, e que ele necessita da proteção do Criador. Todo aquele que decide rezar o Salmo 90 com fé e confiar na providência divina pode ter a certeza de que alcançará o favor de Deus.

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


salmos

Artigos relacionados


Quem é o meu anjo da guarda? Descubra pelo nascimento, pelo seu nome e mais!

Quem é o meu anjo da guarda? Descubra pelo nascimento, pelo seu nome e mais!

O anjo da guarda é um ser celestial que oferece proteção e estabelece um relacionamento próximo com as pessoas. Quer saber mais? Leia o nosso artigo completo.


Oração para o trabalho: confira essa lista com 15 orações que vão ajudar!

Oração para o trabalho: confira essa lista com 15 orações que vão ajudar!

Quer saber como melhorar a sua relação com o trabalho? Confira neste artigo as 15 orações que vão te ajudar no mundo laboral e mudar sua vida profissional!


7 salmos para afastar espíritos obsessores e encostos de sua vida!

7 salmos para afastar espíritos obsessores e encostos de sua vida!

Existem alguns salmos específicos para afastar espíritos obsessores, que são entidades malignas que trazem diversos prejuízos. Conheça esses salmos aqui!


10 salmos para cirurgia: Confira os melhores para cura e saúde!

10 salmos para cirurgia: Confira os melhores para cura e saúde!

Existem alguns salmos que falam sobre cura e libertação que podem ser rezados nos momentos que antecedem uma cirurgia. Neste artigo, você vai conhecer 10!


Salmo 1: origem, estudo, versículos, mensagens, quando rezar e mais!

Salmo 1: origem, estudo, versículos, mensagens, quando rezar e mais!

Conheça o Salmo 1 da Bíblia, o salmo que fala de bênçãos e do julgamento final, além do comportamento dos justos, que são em tudo diferentes dos ímpios!


Últimos posts


Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Quer saber como aumentar sua imunidade e ter acesso a outras informações relevante? Leia este artigo e veja como melhorar sua saúde com a alimentação!


Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino é um presságio de desenvolvimento e mudanças. Confira aqui essas e outras interpretações para esse sonho, e descubra também como se comportar!


Sonhar com ferro: panela, grade, porta, ponte, ferro de passar e mais!

Sonhar com ferro: panela, grade, porta, ponte, ferro de passar e mais!

Sonhar com ferro pode indicar um mau presságio? Descubra tudo sobre esse sonho neste artigo e saiba como agir!


Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

Realizando uma conexão com a espiritualidade, acender uma vela para o Anjo da Guarda com um copo de água abre portais. Saiba mais!


Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Você sabe o que são afirmações positivas e lei da atração? Então leia esse artigo e descubra o que é afirmação positiva, exemplos, como criar e mais!