Estudo do Salmo 119: Interpretação, versículos, leitura e mais!

Estudo do Salmo 119: Interpretação, versículos, leitura e mais!

O estudo do Salmo 119 aumentará a sua compreensão da vida, fazendo de você uma pessoa mais alegre e confiante para vencer os seus desafios. Acesse e saiba mais!


Significado geral do Salmo 119 e interpretações para estudo

Bíblia em superfície de madeira recebendo luz

O Salmo 119 é o mais longo do livro sagrado e manifesta uma profunda adoração do autor com relação ao Pai. Como obra literária carece de sinônimos para diminuir o excesso de palavras repetidas, mas no sentido religioso essas mesmas palavras têm uma função específica, que é exaltar as leis divinas e a obrigação de cumpri-las.

Além disso, o Salmo 119 se destaca por ser um acróstico em sua versão original, cujo tema destaca as 22 letras do alfabeto hebraico. Assim como ocorre com outros salmos, não há consenso sobre a autoria, o que não diminui a sua beleza como um cântico nem a profundidade com uma oração.

Nesse sentido, vale a pena ser paciente e ler os 176 versículos do Salmo 119, e em seguida fazer uma reflexão sobre o conteúdo do mesmo. Para facilitar a sua compreensão este artigo contém uma breve explicação do Salmo, dividida em grupos de versículos que podem ensinar o que é um grande exemplo de adoração.

O Salmo 119 e sua interpretação

Bíblia aberta do Salmo 119

Os salmos são poemas e esse detalhe dificulta uma interpretação perfeita, já que falta o sentimento do autor, o êxtase sentido durante a composição. Ainda assim, é possível deduzir o significado com base na estrutura, na montagem das palavras, e é isso que você verá neste texto.

O Salmo 119

A leitura do Salmo 119 não é cansativa, embora seja longa, porque é agradável e inspirador ver tanta devoção a Deus, e comprometimento com as leis divinas. O autor não tem a preocupação em ser repetitivo, desde que convença o leitor da importância de seguir os mandamentos.

No salmo o autor passa toda a confiança que ele tem na palavra de Deus, apontando-a como o único caminho que lhe traz tanto segurança quanto satisfação. Somente com a leitura do salmo você será capaz de entender a que ponto pode chegar a adoração de um servo de Deus. Veja o salmo completo logo em seguida.

Interpretação dos versículos de 1 a 8

O salmista começa falando da felicidade alcançada por quem segue firme na obediência as leis divinas, e dão testemunhos dessa atitude fugindo da prática de iniquidades. Um sinal claro de que para seguir as leis de Deus você precisa agir de acordo com as mesmas.

Na sequência o autor discorre sobre a dúvida que o domina por não ter direcionado o seu comportamento em função dos mandamentos. Pedindo o amparo divino, o salmista se compromete não apenas em aprender, mas a praticar a lei e louvar a Deus com palavras e atos.

Interpretação dos versículos de 10 a 16

Os versículos 10 a 16 mostram a dedicação do salmista em buscar a palavra de Deus, e ao mesmo tempo a insegurança humana, ao pedir que o Senhor o vigie afim de não permitir que ele se desvie do caminho, pecando contra as santas leis. O autor também declara a sua escolha pelo caminho de Deus em detrimento dos bens terrenos.

A leitura do Salmo ensina que o autor precisa repetir de muitas maneiras que amará e louvará ao Senhor, mas não tentando convencer a divindade e sim para convencer a si mesmo. Porque os homens fraquejam e o salmista tem esse conhecimento, e por isso roga a Deus que o vigie e o impeça de cair no erro.

Interpretação dos versículos de 17 a 24

O salmista continua o seu hino pedindo que Deus o mantenha vivo e que aumente o seu entendimento para que ele possa compreender todo o sentido das leis. Ao se declarar um peregrino o salmista roga ao Senhor que lhe revele a lei e que o isente da vergonha e do desprezo dado aos que são soberbos e orgulhosos.

O autor deixa transparecer que seguir a lei divina não é para ele uma obrigação, uma vez que ele se sente feliz em ser guiado pelos sagrados mandamentos. Uma mensagem aos que acham que é possível obedecer as leis divinas sem abrir mão dos desejos materiais.

Interpretação dos versículos de 25 a 32

No início desta sequência o autor afirma se sentir preso à matéria e perde iluminação após confessar os seus erros. O salmista roga para que a força da palavra de Deus o tire de uma grande tristeza que está a dominá-lo. Para o autor, o entendimento dos preceitos divinos vai lhe dar inspiração e força, que o desviarão da falsidade.

O salmista usa da sua experiência própria para orientar aos fiéis que escolham a senda da palavra divina, para que o Senhor faça com que os corações transbordem na glória da aceitação dos mandamentos. Assim o salmista espera não ser confundido com os ímpios.

Interpretação dos versículos de 40 a 48

Um trecho onde o autor mostra a sua coragem diante dos que lhe fazem oposição, mas sempre amparado nas promessas anteriores de Deus, que garantiam tanto a proteção quanto a salvação aos que o seguissem fielmente. O salmista também confiava que o Senhor lhe daria a inspiração necessária para dizer as palavras certas.

Assim, o salmista pede a Deus que não retire dele essa inspiração que o faz debater com reis em nome da verdade. O amor aos mandamentos é para o salmista uma fonte de prazer, e por isso ele se compromete a seguir esses preceitos por toda a sua vida, sempre gozando da bondade e da misericórdia divina.

Interpretação dos versículos de 53 a 72

O salmista começa essa parte do cântico falando de sua revolta contra os que não seguem a lei de Deus, enquanto vai reafirmando por várias vezes a sua total obediência e devoção a Deus, sempre clamando pela misericórdia divina, que já conhecia das escrituras.

O salmista lembra que caso o crente se desvie da senda ele sempre pode se arrepender e retornar ao caminho da fé. O autor é bastante claro quanto à importância das leis ao afirmar que peças de ouro ou prata nunca serão tão valiosas quanto os decretos de Deus.

Interpretação dos versículos de 73 a 80

O Salmo 119 é um poema de louvor e submissão, mesmo considerando o alto volume de frases duplicadas, mas isso pode revelar um estilo de escrita próprio em casos de adoração, em que o autor sente a necessidade de repetir, talvez para ter a certeza de que o Senhor o ouviu.

Assim, neste intervalo de versículos o salmista reitera o seu amor e confiança aos mandamentos, implora a atenção e misericórdia. Há também um pedido de justiça para que os inimigos de Deus, que humilham os seus servos fiéis, sejam punidos. Ao mesmo tempo, o autor continua pedindo ao Senhor que amplie o seu entendimento das leis.

Interpretação dos versículos de 89 a 104

Um belo trecho em que o autor mostra a sua admiração não apenas pela criação, mas também pelo criador. Mais adiante o salmista fala da proteção oferecida aos que seguem a lei de Deus, bem como da sabedoria adquirida por aqueles que meditam com fé e perseverança nos mandamentos.

O estudo das escrituras é uma fonte inesgotável de conhecimento, e para o salmista esse estudo o deixa tão ou mais instruídos quanto os reis e príncipes. O autor fala de sua gratidão por ter um contato pessoal com o seu Deus, através do estudo e da prática de seus preceitos.

Interpretação dos versículos de 131 a 144

O Salmo 119 prossegue com o salmista externando a sua total confiança em Deus, enquanto anseia por compreender o sentido de sua palavra. O autor entrega a direção de seus passos e de sua vida ao criador, para que se veja livre da ditadura do erro que existe entre os ímpios.

Mesmo atingido por dificuldades, sentindo-se inferior e sem importância, o salmista não nega a sua fé, continuando a seguir os preceitos divinos e sentindo-se satisfeito ao mostrar a sua submissão diante do Criador. Para o autor, apenas o entendimento da sabedoria de Deus é suficiente para que permaneça vivo.

Interpretação dos versículos de 145 a 149

Em seus momentos de oração o salmista sempre meditava nos mandamentos de Deus por acreditar que havia sabedoria neles, e que ele poderia absorver esse conhecimento. Assim, não importava a hora e o salmista amanhecia em prece e meditação sobre os preceitos.

Entender os mandamentos era o principal objetivo da vida do autor do Salmo 119, que encontrava na palavra de Deus esperança e consolo nas tribulações. Nada poderia desviar a sua atenção dos preceitos, pois eram fonte da vida no entendimento do salmista.

Interpretação dos versículos de 163 a 176

Mesmo com toda a sua dedicação ao estudo da palavra de Deus por meio das escrituras, o salmista sempre reconhecia os seus erros e clamava por misericórdia. Assim, a salvação era uma dádiva que ele espera conseguir, e para isso oferecia a sua vida na prática das leis divinas.

Em uma atitude de entrega total ao criador o autor se compara a uma ovelha que se perdeu e não conseguirá voltar ao redil sem a ajuda de seu pastor. Portanto, o Salmo 119 se caracteriza do início ao fim com um cântico de louvor, submissão e trabalho no entendimento dos preceitos de Deus.

O livro dos Salmos, leitura e como podem ajudar

Pessoas lendo a Bíblia

O Livro dos Salmos contém ensinamentos que foram tirados da vida dos salmistas, pessoas reais que passavam por dificuldades, e que tinham dúvidas como todos os mortais. Nos textos que seguem você encontrará mais informações sobre este importante livro do velho testamento, e como a sua leitura ajuda os crentes.

O livro dos salmos

O Livro dos Salmos é uma coletânea de orações em forma de poemas composto por diferentes autores em períodos distintos da história. Há um consenso entre os historiadores de que a maioria dos 150 salmos foi escrita pelo Rei Davi. Entretanto, muitos deles têm a autoria ainda desconhecida.

Um dos ensinamentos dos salmos é a perseverança na fé mesmo diante de grandes dificuldades, e também a importância de louvar ao Senhor. Os salmos favorecem a inspiração, e a sua leitura tem ainda uma utilidade histórica ao mostrar como eram feitas as orações naqueles tempos.

Como ler os Salmos

Os salmos são orações que podem ser cantadas, embora você não veja rimas enquanto faz a leitura. Entretanto, como toda oração, a leitura precisa ser feita com emoção, pois de nada adianta ler um salmo como quem lê uma notícia sem importância em um jornal, por exemplo.

Uma vez que inicie a leitura, a energia das palavras e a devoção que o autor revela farão com que você prossiga. Os salmos mostram uma oração viva e pulsante, que despertam a fé, a emoção e purificam os sentimentos de quem consegue ler com a mente aberta para Deus.

Benefícios e como os Salmos podem ajudar

A leitura de um salmo pode oferecer paz e harmonia, que são dois benefícios de relevante importância no agitado mundo moderno. Além disso, a emoção que os autores revelam pode desbloquear sentimentos nobres a altruístas que possam estar em forma latente em seu coração.

Os salmos, como toda leitura edificante, aproxima o leitor da realidade que o autor viveu, e exemplifica a sustentação que ele encontrava ao compor e cantar louvores para Deus. Os salmos ajudam quando mostram o estado de êxtase alcançado por quem tem fé pura, e mostram também a sua submissão ao Senhor, mesmo nos piores momentos.

Salmos recomendados para diferentes momentos da vida

Pessoa abrindo a Bíblia e luz saindo de dentro dela

Os autores escreveram os salmos em diferentes situações, mas sempre com a mesma devoção mesmo que estivessem enfrentando duras provações. Assim, você pode encontrar um salmo que lhe passe esperança e força diante das mais diversas dificuldades.

Salmo 5 para afastar energias negativas

“Dá ouvidos às minhas palavras, ó Senhor, atende à minha meditação.
Atende à voz do meu clamor, Rei meu e Deus meu, pois a ti orarei.
Pela manhã ouvirás a minha voz, ó Senhor; pela manhã apresentarei a ti a minha oração, e vigiarei.
Porque tu não és um Deus que tenha prazer na iniquidade, nem contigo habitará o mal.

Os loucos não pararão à tua vista; odeias a todos os que praticam a maldade.
Destruirás aqueles que falam a mentira; o Senhor aborrecerá o homem sanguinário e fraudulento.
Porém, eu entrarei em tua casa pela grandeza da tua benignidade; e em teu temor me inclinarei para o teu santo templo.

Senhor, guia-me na tua justiça, por causa dos meus inimigos; endireita diante de mim o teu caminho.
Porque não há retidão na boca deles; as suas entranhas são verdadeiras maldades, a sua garganta é um sepulcro aberto; lisonjeiam com a sua língua.

Declara-os culpados, ó Deus; caiam por seus próprios conselhos; lança-os fora por causa da multidão de suas transgressões, pois se rebelaram contra ti.
Porém, alegrem-se todos os que confiam em ti; exultem eternamente, porquanto tu os defendes; e em ti se gloriem os que amam o teu nome.
Pois tu, Senhor, abençoarás ao justo; circundá-lo-ás da tua benevolência como de um escudo."

Energias negativas podem dominar o crente que descuidar da vigilância e da oração, atacando-o onde for mais fraco. O fiel servo pode clamar para que Deus o mantenha no caminho da verdade, não apenas por meio de orações, mas principalmente através de boas atitudes.

A prática diária da oração, associada ao exercício da caridade e da benevolência constroem um escudo de proteção em torno do verdadeiro crente, que permanece firme e inabalável em sua fé. As energias positivas adquiridas em uma oração bloqueiam os sentimentos contrários à fé.

Salmo 14 para purificar o coração

"Disse o néscio no seu coração 'Não há Deus.
Têm-se corrompido, fazem-se abomináveis em suas obras, não há ninguém que faça o bem'.
O Senhor olhou desde os Céus para os filhos dos homens, para ver se havia algum que tivesse entendimento e buscasse a Deus.

Desviaram-se todos e juntamente se fizeram imundos 'Não há quem faça o bem, não há sequer um'.
Não terão conhecimento os que praticam a iniquidade, os quais comem o meu povo, como se comessem pão, e não invocam ao Senhor? Ali se acharam em grande pavor, porque Deus está na geração dos justos.

Vós envergonhais o conselho dos pobres, porquanto o Senhor é o seu refúgio.
Ó, se de Sião tivera já vindo a redenção de Israel! Quando o Senhor fizer voltar os cativos do seu povo, se regozijará Jacó e se alegrará Israel."

Observar a atual situação deste mundo, onde impera o egoísmo, a falsidade e a prepotência, pode abalar a confiança do crente. Parece que quanto maior é o número de igrejas pior fica, e tudo se assemelha ao caos. Entretanto, o objetivo da fé é que o fiel siga a Deus apesar de tudo indicar que Ele não existe ou não se importa.

É nesse momento que a leitura de um salmo pode fazer a diferença, purificando o coração e renovando a esperança para os que permanecem firmes nas promessas do Criador. A leitura da palavra de Deus muda a sintonia da alma, e faz com que ela sinta que os que perseverarem na fé gozarão de uma vida melhor, em outro mundo também melhor.

Salmo 15 para resolver situações amorosas difíceis

"Senhor, quem habitará no teu tabernáculo?
Quem morará no teu santo monte?
Aquele que anda sinceramente, e pratica a justiça, e fala a verdade no seu coração.

Aquele que não difama com a sua língua, nem faz mal ao seu próximo, nem aceita nenhum opróbrio contra o seu próximo;
A cujos olhos o réprobo é desprezado; mas honra os que temem ao Senhor;
Aquele que jura com dano seu, e contudo não muda. Aquele que não dá o seu dinheiro com usura, nem recebe peitas contra o inocente. Quem faz isto nunca será abalado."

Em um contexto religioso as relações amorosas devem ser entendidas não somente como as conjugais, mas envolver o amor aos filhos, aos pais, e por extensão alcançar a humanidade inteira, pois que são todos filhos do mesmo Pai. O amor de Deus tem como referência a suprema justiça, e não um sentimento de posse filial ou paternal.

É nesse sentido que muitos caem no erro de defender os que lhe são mais próximos apenas porque os ama, sem considerar se estão ou não amparados pela rigorosa justiça divina. Assim, as relações amorosas, que são uma necessidade, devem ter por parâmetro o amor de Deus que visa atender os justos em primeiro lugar, uma vez que todos são seus filhos.

Salmo 16 para receber o conselho certo para uma decisão importante

“Protege-me, ó Deus, pois em ti me refugio.
Ao Senhor declaro: "Tu és o meu Senhor; não tenho bem nenhum além de ti".
Quanto aos fiéis que há na terra, eles é que são os notáveis em quem está todo o meu prazer.

Grande será o sofrimento dos que correm atrás de outros deuses.
Não participarei dos seus sacrifícios de sangue, e os meus lábios nem mencionarão os seus nomes.
Senhor, tu és a minha porção e o meu cálice; és tu que garantes o meu futuro.
As divisas caíram para mim em lugares agradáveis: Tenho uma bela herança!

Bendirei o Senhor, que me aconselha; na escura noite o meu coração me ensina!
Sempre tenho o Senhor diante de mim.”

Durante a vida o homem precisa tomar decisões de todo tipo, e algumas são cruciais para o seu desenvolvimento, tanto material quanto espiritual. A grande dificuldade mesmo é decidir qual aspecto do desenvolvimento deve ter prioridade. Infelizmente a maioria escolhe o progresso material, e a situação do mundo de hoje é o resultado dessa escolha.

O estudo, e principalmente a prática, da religião não visa abolir a riqueza ou a abundância, mas distribuir os bens terrenos de uma forma equilibrada que acabe com a miséria. As decisões que conduzem ao progresso espiritual são tomadas por aqueles que direcionam a sua vida tendo por base os preceitos da justiça e do amor de Deus, e esses preceitos podem ser aprendidos com a leitura dos salmos.

Salmo 54 para se proteger da tristeza

"Salva-me, ó Deus, pelo teu nome, e fazes-me justiça pelo teu poder.
Ó Deus, ouve a minha oração, inclina os teus ouvidos às palavras da minha boca.
Porque os estranhos se levantam contra mim, e tiranos procuram a minha vida; não têm posto Deus perante os seus olhos.

Eis que Deus é o meu ajudador, o Senhor está com aqueles que sustêm a minha alma.
Ele recompensará com o mal os meus inimigos.
Destrói-os na tua verdade.

Eu te oferecerei voluntariamente sacrifícios; louvarei o teu nome, ó Senhor, porque é bom, pois me tem livrado de toda a angústia; e os meus olhos viram o meu desejo sobre os meus inimigos."

Os momentos de tristeza e aflição podem ser superados ou mesmo evitados quando o crente vive imerso em sua fé. Por isso, tenha sempre em mente que Deus nada cria de ruim, mas a desobediência as leis divinas geram consequências como qualquer outro ato.

A verdadeira e perene alegria está no espírito que vive em comunhão com o Criador, e não nas futilidades das diversões terrenas. O exercício da leitura dos salmos aumenta a confiança em Deus e a alegria de viver. Uma alegria diferente, pura e nobre, sem comparação com a alegria que os bens da terra proporcionam.

Salmo 76 para ser feliz

"Conhecido é Deus em Judá; grande é o seu nome em Israel.
E em Salém está o seu tabernáculo, e a sua morada em Sião.
Ali quebrou as flechas do arco; o escudo, e a espada, e a guerra.
Tu és mais ilustre e glorioso do que os montes de caça.

Os que são ousados de coração são despojados; dormiram o seu sono; e nenhum dos homens de força achou as próprias mãos.
A tua repreensão, ó Deus de Jacó, carros e cavalos são lançados num sono profundo.
Tu, tu és temível; e quem subsistirá à tua vista, uma vez que te irares?

Desde os céus fizeste ouvir o teu juízo; a Terra tremeu e se aquietou.
Quando Deus se levantou para fazer juízo, para livrar a todos os mansos da terra.
Certamente a cólera do homem redundará em teu louvor; o restante da cólera tu o restringirás.
Fazei votos, e pagai ao Senhor vosso Deus; tragam presentes, os que estão em redor Dele, àquele que é temível. Ele ceifará o espírito dos príncipes; é tremendo para com os reis da Terra."

A felicidade é algo que todos procuram, mas bem poucos conseguem encontrar porque a procuram nas coisas efêmeras e triviais, que têm curta duração. Matéria e espírito são energias diferentes, e o estado de felicidade material nada significa para o espírito eterno, que vive em harmonia com as leis de Deus.

Logo, para viver feliz, mesmo em um mundo infeliz, é preciso estar em sintonia com Deus, o que só pode ser feito por meio da convivência com os salmos, ou outros tipos de orações, desde que saiam do coração que é o único e verdadeiro templo de Deus.

Como o Salmo 119 e seu estudo podem ajudar a minha vida?

Homem lendo a Bíblia na praia

O Salmo 119 é apenas um entre os 150 salmos presentes no Livro dos Salmos, e todos foram escritos com o mesmo fervor de adoração e louvor. Assim, se as palavras deste salmo tocaram o seu coração não há nenhum problema em ter preferência por ele. Entretanto, todos os outros salmos levam ao mesmo destino: a comunhão de pensamentos com o Divino.

O estudo dos salmos de forma contínua e dedicada tira a alma das preocupações mundanas, elevando-a para uma dimensão mental diferente onde ela encontra inspiração e força para vencer os desafios da vida. Note que os problemas não irão desaparecer, mas a solução é que surgirá de forma clara em sua mente.

Deus é a sabedoria suprema e ao estreitar os laços de ligação com Ele você passa a absorver parte desse saber, limitado ao conhecimento que o homem seja digno de possuir. Assim, medite sobre essas palavras, não apenas as deste artigo ou do Salmo 119, mas sobre a palavra de Deus para ver a vida sob um prisma diferente.

Autor deste artigo

Escritor, cordelista, redator freelancer. Meu trabalho é escrever, mas meu passatempo é ler. Leio principalmente sobre temas ligados ao transcendental. Ufologia, espiritualidade, filosofia, misticismo, astronomia. Apesar de 24 horas acabar logo, às vezes consigo jogar uma partida de xadrez, ou assistir um bom filme.

Palavras-chave relacionadas


salmos religiões

Artigos relacionados


Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Ver estrelas cadentes tem inúmeros significados, e pode ser uma oportunidade de fazer pedidos se sentindo mais perto do universo. Saiba mais no artigo!


Sintomas de mediunidade: sinais, sintomas físicos, como desenvolver e mais!

Sintomas de mediunidade: sinais, sintomas físicos, como desenvolver e mais!

A mediunidade é um assunto fascinante que desperta diferentes sentimentos nas pessoas. Aprenda sobre seus segredos neste artigo e saiba se você é um médium!


Os símbolos do budismo: Significado, ensinamentos, origem e mais!

Os símbolos do budismo: Significado, ensinamentos, origem e mais!

Constituindo a mente, os símbolos budistas caracterizam o iluminar das ideias e todas as manifestações divinas. Saiba mais!


Pomba Gira Maria Quiteria: características, trabalho, oferenda e mais!

Pomba Gira Maria Quiteria: características, trabalho, oferenda e mais!

Maria Quitéria é uma das pombas-gira mais famosas na umbanda e no candomblé. Leia esse artigo para saber mais sobre essa entidade!


Exu Tata Caveira: história, características dos filhos, ponto e mais!

Exu Tata Caveira: história, características dos filhos, ponto e mais!

Longe de ser uma entidade maléfica, o Exu Tata Caveira é um ser de alma caridosa que carrega uma história de batalha e luta. Saiba mais aqui!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.