Valorizando o copo meio cheio. Lições de gratidão, fracasso e mais!

Valorizando o copo meio cheio. Lições de gratidão, fracasso e mais!

Entenda como enxergar o copo meio cheio, pratique a gratidão e a positividade e seja, cada vez mais, feliz!


Considerações sobre o copo meio cheio e como valorizá-lo

Copo meio cheio de água.

A maneira como encaramos as situações que a vida apresenta, variam de acordo com a nossa perspectiva. O seu ponto de vista pode ser diferente do ponto de vista do outro. O fato é que, não existe uma resposta errada para a pergunta: você enxerga o copo meio vazio ou meio cheio? Tudo depende do momento em que você está e quão otimista ou não é a sua análise de algo.

Valorizar o copo meio cheio é uma questão de prática. Se você vê o copo meio vazio, que tal mudar esta visão? Não é algo fácil e não acontece do dia para a noite, mas se começar aos poucos poderá olhar o mundo com mais positividade. Continue lendo e conheça mais sobre a prática da gratidão e como ela pode contribuir para que você veja sempre o copo meio cheio. Confira!

Significado do copo meio cheio, sua valorização e lições sobre fracasso

Copo com água.

A metáfora “o seu copo está meio cheio ou meio vazio” se tornou popular por estar diretamente relacionada com a maneira como as pessoas enxergam a vida. Se, a visão é de que o copo está meio cheio, a positividade e a crença de que tudo vai dar certo predominam. Mas, se a análise é de que o copo está meio vazio, a visão negativa sobressai.

Novamente, tudo é uma questão de perspectiva. Cada pessoa tem a sua e pode entender de maneira particular as situações, transformando-as, mesmo aquelas mais desafiadoras, em lições a partir do fracasso. Sempre haverá mais de uma visão para a mesma história. Valorizar o copo cheio pode fazer a diferença em suas atitudes e ações.

Copo meio cheio ou meio vazio, uma questão de perspectiva

A subjetividade, ou seja, a interpretação individual faz parte do ser humano. É ela que faz com que cada pessoa tenha uma visão diferenciada e baseada em valores e conceitos próprios. Com isso, sabemos que nossa visão não é neutra, nossa percepção do mundo está, definitivamente, atrelada a versões otimistas e pessimistas das situações da vida.

Ainda, como seres humanos, temos a capacidade de nos tornar mais flexíveis e de escolher por qual perspectiva queremos seguir, desde que tenhamos esta consciência. Enxergar o copo meio cheio em algumas situações e meio vazio em outras pode se tornar natural e fazer com que você aprenda com ambas perspectivas.

A valorização do copo meio cheio

Começar a buscar o lado positivo das situações é o primeiro passo para iniciar a valorização da visão do copo meio cheio. Sabemos que a personalidade de uma pessoa é construída por aspectos estáveis, ou seja, criada a partir de experiências vividas e que contribuíram para a formação de seus valores. É por isso que, cada um defende a sua própria verdade. No entanto, quando você se dispõe a questionar os pontos de vista negativos, buscando o lado positivo em tudo, mudanças podem acontecer.

Existe espaço em sua mente para enxergar de outras maneiras. Pratique a positividade, mesmo diante das situações que pareçam não ter como. Com a prática, chegará o momento em que você será mais tolerante, menos exigente e conseguirá enxergar que falta pouco para completar o copo, que já está meio cheio.

Aprendendo a lidar com o fracasso

A ideia não é que ninguém ignore ou deixe de encarar os fatos com realidade, mas sim que deixe de enxergar apenas o lado feio e negativo em tudo. É preciso lembrar que, mesmo diante de situações desafiadoras ou negativas, e por que não dizer, de fracassos, haverá aspectos que o impulsionam para o bem. Coisas boas e positivas estão contidas nas negativas. E o contrário também é verdadeiro.

A forma de pensar e de lidar com o fracasso pode ser diferente. São ajustes na perspectiva que fazem com que você analise por outro lado e perceba o que antes não via. No final, isso é que faz a grande diferença. Aprender que a visão do “copo”, pode ser mais ampla, é o grande desafio.

Prática de gratidão e exercícios de positividade

Papéis pendurados com sorrisos desenhados.

Exercitar a positividade e praticar a gratidão diariamente não é fácil. Passamos por dias em que, mesmo sem querer, as reclamações vêm à mente. É comum imaginar como seria a vida se tivéssemos um carro diferente, um salário maior, um emprego melhor, entre outros. Tantas suposições não deixam espaço para a gratidão.

Lembre-se que tudo é exercício e prática. Para viver os efeitos da gratidão e da positividade, esteja disposto e consciente da importância de se sentir bem para, realmente, conquistar tudo o que deseja. Siga lendo e aprenda mais sobre gratidão, positividade e ações positivas!

O que podemos fazer

Para colocar em prática os bons pensamentos, o primeiro passo é conhecer as diferenças entre gratidão, positividade e atitudes positivas. Leia a respeito e adquira conhecimento, assim você terá, cada vez mais consciência sobre o assunto e descobrirá atividades e ações que, na prática, contribuirão para a sua saúde mental e para fazer com que seus pensamentos sigam para o caminho do copo meio cheio.

A prática da gratidão

A palavra gratidão, segundo o dicionário, é a qualidade de quem é grato. Mas, também pode ser reconhecida como uma experiência de agradecimento que envolve perceber e apreciar elementos positivos da vida. Costumamos acreditar que a gratidão deve ser aplicada a coisas grandiosas e por isso, não notamos que temos a chance de incluir a prática da gratidão em nosso dia a dia. Para ser constante, a gratidão deve estar presente. Coloque-a em sua rotina.

Aprendendo a enxergar o copo meio cheio

Você pode ser grato por pequenas coisas, que fazem seu dia se tornar mais feliz. Conhecer os detalhes que te completam e agradecer por eles faz com que você comece a enxergar o copo meio cheio. Experimente exercitar a gratidão diariamente. Pare por um momento suas atividades e pense em tudo o que aquece o seu coração, valorize os detalhes e os mentalize com gratidão.

Exercitando o modo de enxergar o mundo

Tente começar o seu dia com afirmações positivas, como por exemplo “agradeço por mais um novo dia em minha vida” ou “sou grata por quem eu sou e por tudo o que tenho”. Pense no que te faz feliz. Se policie para não julgar alguém ou algo e a não falar mal de outras pessoas, isso irá ajudar.

Comece a elogiar mais sua família e amigos e sorria para a vida que ela vai sorrir para você também. A sua percepção do “copo” está relacionada com suas experiências. Ajustar sua perspectiva sobre tudo o que acontece, certamente fará com que você veja o mundo com outros olhos!

Enxergando a vida por seu lado positivo

Ser positivo é muito mais do que estar de bem com a vida. É conseguir contornar as situações que parecem problemáticas e torná-las mais simples e enriquecedoras para o futuro. No final, enxergar o lado positivo da vida, sempre ensina alguma lição. Concentrar a atenção apenas nos problemas limita a criatividade e fecha os caminhos para novas soluções. Mantenha a mente aberta e acredite no lado positivo.

A diferença entre positividade e atividades positivas

A positividade é a virtude de algo ou alguém positivo. Com isso, podemos conhecer pessoas positivas, mas não necessariamente, que realizem atividades positivas. Ou ainda, realizar atividades positivas mesmos não sendo uma pessoa totalmente otimista. O principal desafio é conseguir uma conexão entre os dois termos. A positividade deve estar presente para então, naturalmente, gerar ações e atividades positivas.

Mensagens de otimismo do budismo para exercitar a visão de mundo

Homem de braços abertos.

O Budismo acredita que pessoas bem preparadas convertem o estresse em energia positiva, fazendo dele um combustível para vencer o próximo desafio. O caminho para isso é o exercício do otimismo de forma lúcida, com sinceridade e desejo real de que o cenário se converta.

Por isso, é comum encontrarmos nesta filosofia mensagens de otimismo para ajudar a exercitar a visão de mundo. As mensagens entregam a você, única e exclusivamente, a responsabilidade de agir e transformar a situação. Continue lendo e conheça algumas mensagens para praticar a sua percepção.

A dor é inevitável, mas o sofrimento é opcional

O Budismo ensina que a dor sempre estará presente em nossa vida. Naturalmente seremos acometidos por doenças, perdas e decepções. Além de dor física, estaremos suscetíveis as dores sentimentais e psicológicas. E isto é fato. Não se pode controlar ou evitar. Mas, sofrer é sempre uma opção. O desafio é dar um passo atrás, retirar a carga emocional e ver as coisas por outra perspectiva. Limpar os pensamentos, entender a situação e evitar sofrimento desnecessário.

Alegrai-vos porque em toda parte é aqui e agora

Todos os dias vivemos novas experiências. Assumir que a vida é dinâmica e constante e deixar o passado para trás, abre caminhos para que o hoje aconteça. O mesmo se aplica ao futuro. Preocupar-se demais com o que ainda não aconteceu faz com que você também estacione o hoje. Para o Budismo, o que temos é o aqui e o agora, o momento presente deve receber toda a atenção e todas as energias positivas possíveis, porque somente ele é real.

Cuide do exterior e do interior, porque tudo é um

Além de uma forma física, somos também espírito. No Budismo, a visão de unicidade prega que não existe uma unidade física sem o lado espiritual. Colocar toda a sua atenção em cuidados apenas com o corpo ou somente aquilo que é visível aos olhos ou ainda, buscar equilíbrio interno, exercitando a mente e não se exercitar ou alimentar-se bem é um ato falho. Encontrar o bem-estar verdadeiro é uma junção de mente e corpo em equilíbrio.

O ódio não cessa através do ódio, mas do amor

Combater energias negativas com mais negativismo é errado. Normalmente não há tempo hábil para pensar nisso, quando se está em uma discussão ou em situações ruins. Mas, segundo o Budismo, o ódio e seus sentimentos correlatos geram retorno iguais. A única maneira de contrariar o efeito disso é proporcionando o amor. Pratique responder com emoções positivas para transformar as situações a seu favor.

Dicas práticas para exercitar a gratidão e a positividade no dia a dia

Imagem simbolizando tempos melhores.

Convidamos você a ter pensamentos positivos e purificar seus sentimentos. Veja algumas dicas de como exercitar a gratidão e a positividade com sabedoria para que se tornem, cada vez mais, um hábito diário em sua vida. Confira!

Agradeça quando alguém fizer algo bom para e por você

Deixe a vergonha de lado e verbalize, para quem te faz o bem, toda a sua gratidão por tê-la ao seu lado. Todos nós já recebemos, em algum momento, ajuda, conselhos, auxilio de pessoas que nos rodeiam. Essas, podem ser amigos, familiares ou pessoas que tiveram passagens pontuais por nossa vida.

Não perca a oportunidade de ser grato a quem te ajuda, a quem dedicou um pouco do seu tempo para contribuir com a sua felicidade. Use sua sinceridade e expresse tudo aquilo que está em seu coração para, com palavras e atitudes, demonstrar gratidão as pessoas que contribuem para o seu bem.

Aprenda a enxergar aspectos positivos de sua individualidade

Gostar de si mesmo e ser grato por tudo aquilo que você é e tudo o que conquistou é uma das melhores formas de ser positivo. Expressar a gratidão aos outros é importante, mas desenvolver a capacidade de fazer o mesmo por si próprio é um desafio.

Entenda e valorize seus aspectos positivos. Pense em suas competências e qualidades. Relembre fatos importantes da sua vida e como conseguiu lidar com eles. Se foi preciso contorná-los, vencer alguma barreira, superar alguma dificuldade, ou até mesmo aceitar e perdoar para prosseguir em novas fases.

Mantenha um diário de gratidão

Experimente sair do âmbito dos pensamentos. Escreva em um diário todas as situações ou momentos que já te aconteceram e que fizeram seu coração aquecer com gratidão. Aproveite e escreva também ações e atividades que, se realizadas, podem demonstrar toda a gratidão que você sente.

Faça uma lista de atividades simples que você pode fazer para expressar o quão grato é. Pode ser um abraço naquela pessoa amada; sair na rua e observar alguém que precisa de ajuda e, efetivamente ajudar; ajudar com afazeres em sua casa que não são de sua responsabilidade; levar seu pet companheiro para um passeio mais longo. Manter um diário de gratidão fará que você tenha um compromisso em “contar” a ele a sua prática.

Ao reclamar, identifique o que uma situação negativa pode ensinar

Reclamar pode rapidamente se tornar um hábito e tem o efeito contrário ao de agradecer. Por isso, ao reclamar faça um convite de análise a si próprio. Entenda porque a situação é negativa e como pode transformá-la para que não se repita. Aprenda com a situação ruim e use-a como uma oportunidade. Se, por exemplo, reclamou porque seu companheiro fez algo de errado? Não é melhor reconhecer que o erro dele é uma oportunidade para conversarem e alinharem. Tente reverter o negativo com positividade.

Evite reagir emocionalmente às situações negativas

Nem todos os momentos da nossa vida são fáceis. Todos nós passamos por situações que gostaríamos que não acontecessem. Perdemos pessoas queridas, executamos tarefas as quais não concordamos, agimos de maneira imprudente, entre outros momentos que gostaríamos de reescrever.

Evitar reagir apenas com emoções a estas situações, além de inteligente é também uma forma de exercitar o equilibro e se manter alinhado as energias positivas. Pense bem, de um passo atrás e, se possível, sai da situação e apenas retorne quando estiver seguro de seus sentimentos.

Pessoas que enxergam o copo meio cheio são mais felizes?

Boneco com cara feliz.

O otimismo contribui fortemente para que as pessoas sejam mais felizes. Cultivar o bem e a gratidão, segundo muitos estudos, faz com que as pessoas se sintam mais leves e compromissadas com um único objetivo: ser feliz. Conseguir enxergar o copo meio cheio é a expansão de conhecer a si próprio.

Entender suas qualidades e também os seus defeitos, valorizando o que têm de melhor e sem perder tempo pensando em seus pontos fracos, faz com que você abra espaço para as novidades e enxergue a vida com positividade. Com isso, naturalmente, fará amigos com facilidade, será lembrado por todos e estará bem-sucedido em todos os aspectos da vida.

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


autocuidado

Artigos relacionados


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Você sabe o que são afirmações positivas e lei da atração? Então leia esse artigo e descubra o que é afirmação positiva, exemplos, como criar e mais!


Pensamentos intrusivos: o que são, tipos, exemplos, tratamento e mais!

Pensamentos intrusivos: o que são, tipos, exemplos, tratamento e mais!

Pensamentos intrusivos são mais comuns do que você imagina. Descubra neste artigo o que são, como lidar e outros aspectos desses tipos de pensamentos!


Depressão na gravidez: o que é, causas, sintomas, tratamento e mais!

Depressão na gravidez: o que é, causas, sintomas, tratamento e mais!

A depressão gestacional é muito comum e quando não tratada, pode causar diversas consequências, sobretudo, para mãe e o bebê. Leia o artigo para saber mais!


Síndrome do pensamento acelerado: o que é, sintomas, tratamento e mais!

Síndrome do pensamento acelerado: o que é, sintomas, tratamento e mais!

A Síndrome do pensamento acelerado se manifesta pela aceleração dos pensamentos. Mas não é só isso. Confira todas as características do quadro aqui!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.