Como rezar o Rosário? Passo a passo completo para aprender!

Como rezar o Rosário? Passo a passo completo para aprender!

O Santo Rosário é um conjunto de orações poderosas e meditações que nos ajudam espiritualmente. Aprenda aqui o passo a passo de como rezar o Santo Rosário.


Quem é o Rosário?

Crucifixo dentro de uma bíblia.

O Santo Rosário é um conjunto de orações acompanhadas de momentos de meditação sobre a Revelação Cristã. De acordo com as crenças expressas no Credo Apostólico, vários acontecimentos que sucederam durante o nascimento, a vida, a morte e a ressurreição de Jesus Cristo são tão singulares que servem de inspiração para uma reflexão profunda; por isso o nome de Mistérios.

Essas orações refletem um costume antigo que aproxima gerações de almas a Deus, e por sua metodologia simples, pode ser realizado facilmente por qualquer pessoa que deseje. Gostaria de ter parte de todos os benefícios que essa oração traz? Veja abaixo o passo a passo de como Rezar o Santo Rosário.

Como rezar o rosário?

Mãos segurando um terço.

As orações do Santo Rosário seguem uma metodologia muito simples: agrupados em 4 coroas, os Mistérios são declarados em ordem e são o foco da meditação, enquanto rezamos uma oração do Pai Nosso e dez orações de Ave-maria.

Cada Mistério reflete um acontecimento central da revelação Cristã, e são divididos em Gozosos, Luminosos, Dolorosos e Gloriosos. Acompanhe este texto e você vai aprender como rezar cada um deles, além de todos os benefícios que essa prática vai trazer para sua vida.

Por que rezar o rosário?

Além de ter sido recomendada pelo Papa João Paulo II, os Mistérios do Santo Rosário expressam diretamente aquilo que é a fé Cristã e sua tradição milenar, que segue a mais de dois mil anos. Durante as principais aparições recentes, a Virgem Maria pede para que os fiéis façam as orações do Santo Rosário.

Em uma dessas, durante sua importante Aparição em Fátima para três pastorzinhos, a Santíssima Virgem ensinou sobre a importância do Santo Rosário e seu poder espiritual até mesmo sobre acontecimentos históricos.

Rezar o Santo Rosário traz uma série de benefícios espirituais, fazendo com que estejamos sempre atentos a nossa alma, ao transcendente e dando a nossa vida um sentido completo e real.

Para que serve?

Rezar o Santo Rosário tem como principal objetivo nos lembrar e propor uma profunda meditação sobre a Vida de Jesus e sobre os Mistérios que estão atrelados a todos os acontecimentos milagrosos que envolvem esse acontecimento histórico.

Enquanto rezamos estamos constantemente colocando nossos pensamentos e nossa inteligência no transcendente e contemplando o Plano Eterno e Perfeito de Deus, que se revelou através de seu filho Jesus Cristo.

Além disso, a Santa Igreja Católica garante indulgências plenárias a todos aqueles que rezam, ou seja, a remissão de penas temporais para outras almas ou para nós mesmos no purgatório.

Passo 1

Terço na mesa.

Para iniciarmos o momento de Oração, fazemos uma pequena oração espontânea com gratidão e humildade, tendo em mente que este é um momento que exige concentração e foco.

"Divino Jesus, eu vos ofereço este Terço, que vou rezar, contemplando os mistérios de nossa Redenção. Concedei-me, pela intercessão de Maria, vossa Mãe Santíssima, a quem me dirijo, as virtudes que me são necessárias para bem rezá-lo e a graça de ganhar as indulgências anexas a esta santa devoção."

Sinal da cruz

O Sinal da Cruz é um gesto litúrgico muito antigo, que provavelmente foi criado pelos primeiros cristãos. De acordo com a tradição e Rito latino, que é seguido por nós brasileiros, o sinal é feito com a mão direita aberta e com os dedos voltados para o próprio corpo tocando em ordem a testa, o peito, o ombro esquerdo e o ombro direito.

Durante o gesto corporal, o fiel faz uma oração de invocação a Deus, dizendo: "Em nome do Pai..." enquanto toca a testa, "...em nome do Filho..." quando toca o peito e "...em nome do Espírito Santo." Enquanto toca os ombros, finalizando com o "Amém".

Significado

Quando alguém faz o sinal da cruz sobre si, está indicando que mortifica sua própria vida, seus próprios desejos e paixões para servir a Cristo. Além disso, o Sinal da Cruz é uma forma de abençoar e rogar a Deus por proteção física e sobretudo espiritual contra demônios.

Como é uma oração fortíssima, trazendo santificação e devoção, os demônios desejam resistir as pessoas, fazendo tentações para que desistam da prática. Ao fazer o sinal da Cruz, também pedimos a proteção de nossa alma contra possíveis tentações malignas.

Passo 2 - Crucifixo

Terço na palma da mão.

Todas essas orações descritas: o Oferecimento, o Sinal da Cruz e agora a oração do Credo, bem como os mistérios são realizados tendo um terço em mãos.

Um terço é composto pelo crucifixo, pelas 10 contas menores (para a reza da Ave-Maria) entre as contas maiores (para a reza do Pai Nosso), que auxiliam a nos situar durante a oração. Durante o Oferecimento, o Sinal da Cruz e a oração do Credo, seguramos o Crucifixo em uma das mãos.

Significado

O Crucifixo é o sinal da morte e do martírio de Cristo. Através desse símbolo, Jesus ensinou aos discípulos que a vida cristã é uma vida de entrega, de mortificação das próprias paixões e do egoísmo em prol da Vontade de Deus.

Espiritualmente, o símbolo da cruz é muito poderoso, trazendo toda essa carga do sofrimento, da entrega e do Eterno Amor de Deus pela Humanidade. Esse Amor é representado por Cristo, que livremente se entregou para morrer em favor do mundo. Por causa disso, a Cruz é repelida e causa grande repugnância em demônios, consequentemente nos trazendo paz e proteção.

Oração credo

Nesta oração, nós fazemos uma declaração de fé, que relembra os principais acontecimentos da vida de Jesus, da sua morte e da sua ressurreição gloriosa:

“Creio em Deus Pai todo-poderoso, criador do céu e da terra;
e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor;
que foi concebido pelo poder do Espírito Santo;
nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado;
desceu à mansão dos mortos;
ressuscitou ao terceiro dia; subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos;
creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos Santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém.”

Passo 3 – Primeira conta

Terço na mão.

A Primeira Conta fica logo depois do crucifixo, na ponta de um terço ou rosário. Logo após terminar a Oração do Credo, seguramos a primeira conta e fazemos uma oração do Pai Nosso.

Significado

Essa primeira parte é como um momento de introdução que nos ajuda entender e entrar em um estado de espírito humilde e contemplativo diante de Deus e da Revelação Cristã.

Durante a Oração do Pai Nosso, refletimos os ensinamentos de Jesus e seguimos o seu modelo para nos aproximar de Deus. A cada pedido e frase dita, abordamos com perfeição cada um dos principais pontos que precisamos nos atentar quando estamos em um momento devocional.

Oração Pai Nosso

A Oração do Pai Nosso é uma reza instituída pelo próprio Cristo e ensinada por ele para seus discípulos:

“Pai nosso que estais nos céus, santificado seja o vosso nome;
venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade assim na terra como no céu.
O pão nosso de cada dia nos dai hoje;
perdoai-nos as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido,
e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém.”

Passo 4 – Glória

Crucifixo em uma mão.

Após a Oração do Pai Nosso passando pela primeira conta, passamos por outras 3 contas e fazemos uma oração Ave-Maria em cada uma delas, dirigindo as a cada uma das pessoas da Santíssima Trindade. Logo depois, passamos para outra Conta Maior, rezando o Glória Ao Pai.

Significado

O Ato de louvor e glória é uma das principais ações religiosas de todas as culturas humanas. A adoração diz respeito a reconhecer primeiramente a Grandeza de Deus e depois nossa insignificância perante Ele.

Quando adoramos estamos ordenando nossa vida, dizendo aquilo que é realmente mais importante. Esse ato de ordenamento traz paz e nos faz entender o real propósito e a importância das circunstâncias, nos ajudando a aplicar o Primeiro Mandamento.

Oração Glória ao Pai

A Doxologia Menor ou Oração Glória ao Pai é uma das orações de Adoração a Deus, criada pelos antigos cristãos. Ela é uma declaração de louvor e de honra a Deus, dirigida a cada uma das pessoas da Santíssima Trindade.

“Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo.
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.”

Primeiro Mistério

A Oração de Glória encerra esse momento de introdução, e agora passamos para a meditação propriamente dos Mistérios. A cada Mistério rezamos um Pai Nosso e dez Ave-Marias, fazendo contemplações e meditações. Ao anunciarmos o mistério, devemos fazer assim:

“Neste primeiro mistério (nome da coroa), contemplo (mistério contemplado)."

Passo 5 – Cada Mistério

Mulher orando com crucifixo.

A cada Mistério anunciado e contemplado, devemos utilizar os momentos de oração para refletirmos e meditarmos profundamente acerca de seu significado. Cada Mistério diz respeito a um acontecimento acerca da vida de Jesus. Por isso, durante a oração de todo o Santo Rosário, Jesus Cristo é o centro de adoração, devoção e meditação.

Significado

Cada um dos Mistérios introduz temas para que nós contemplemos os acontecimentos da vida de Jesus e de sua revelação. Cada um dos mistérios traz significados profundos que servem para nosso crescimento espiritual.

É recomendável que a oração do Rosário seja feita diariamente, ao menos um terço (5 Mistérios) por dia. Dessa forma, conseguimos ter mais clareza durante nosso cotidiano, não se perturbando com problemas pequenos e desfrutando de paz e plenitude espiritual.

Como rezar cada mistério

Quando anunciamos o Mistério, devemos citar a coroa (o tema), a ordem e o nome do Mistério. Por exemplo, se estamos rezando o Terceiro Mistério Luminoso o "Anúncio do Reino de Deus", devemos anunciá-lo dessa maneira:

“Neste Terceiro Mistério Luminoso, contemplamos o Anúncio do Reino de Deus feito por Nosso Senhor."

Após anunciar devemos orar um Pai Nosso, dez Ave-Marias, um Glória ao Pai e uma jaculatória de Nossa Senhora de Fátima.

10 Ave Marias

Após a Oração do Pai Nosso, inicia uma sequência de oração de 10 Ave-Marias. Durante as rezas, o Mistério em questão deve ser o centro de contemplação e meditação.

“Ave, Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco,
bendita sois vós entre as mulheres
e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus.
Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores,
agora e na hora da nossa morte. Amém.”

Glória ao Pai

Após rezar todas as 10 Ave-Marias, rezamos novamente um Glória ao Pai, que será repetido sempre ao final dos momentos de meditação nos mistérios.

Jaculatória de Nossa Senhora de Fátima

Durante sua aparição em Fátima, a Virgem Maria ensinou aos pastorzinhos uma oração para penitência em favor das almas. Essa oração é feita da seguinte forma, logo depois da oração Glória ao Pai, finalizando o momento de meditação sobre um dos Mistérios:


“Ó meu Jesus, perdoai-nos,
livrai-nos do fogo do inferno.
Levai as almas todas para o céu
e socorrei principalmente as que mais precisarem”.

Mistérios Gozosos – Segundas e Sábados

Pessoa rezando com terço.

Como a oração completa do Santo Rosário é muito extensa e por consumir muito tempo, A Igreja Católica organizou as coroas durante a semana para que possamos rezar pelo menos um terço por dia.

Os Mistérios Gozosos são aqueles que dizem respeito aos primeiros acontecimentos da vida de Jesus, seu nascimento e sua infância.

O que são mistérios?

Os Mistérios são acontecimentos sobre a vida de Jesus que apontam para virtudes, princípios e conceitos universais. Meditar sobre eles nos ajuda a entender a revelação Cristã, além de nos aproximar de Deus e do transcendente.

Quando rezamos o Santo Rosário, não estamos apenas repetindo palavras ou fazendo uma construção intelectual, mas percebendo a consciência de nossa alma imortal e a Ação Divina na História e em nossa vida.

1º Anunciação do Arcanjo Gabriel a Virgem Maria

De acordo com o texto sagrado, o Anjo Gabriel apareceu a Maria e profetizou sua gravidez virginal e a vinda do Messias, o Cristo filho de Deus, o próprio Deus encarnado.

Após o anúncio do Mistério, rezar 1 Pai Nosso, 10 Ave-Marias, 1 Glória ao Pai e 1 Jaculatória de Nossa Senhora de Fátima

2º Visita de Maria à sua prima Isabel

Maria foi visitar sua prima Isabel, que também estava grávida. Isabel se tornou a mãe de João Batista, o profeta que anunciou Jesus e que também o Batizou. Todas essas coisas aconteceram de acordo com as profecias que Deus havia revelado para os profetas antigos e sacerdotes, de maneira milagrosa.

Após o anúncio do Mistério, rezar 1 Pai Nosso, 10 Ave-Marias, 1 Glória ao Pai e 1 Jaculatória de Nossa Senhora de Fátima.

3° Nascimento de Jesus em Belém

Neste Mistério, refletimos e meditamos no milagre do Nascimento de Jesus, nos acontecimentos que o antecederam e nas circunstâncias milagrosas e providenciais que envolveram esse acontecimento.

Após o anúncio do Mistério, rezar 1 Pai Nosso, 10 Ave-Marias, 1 Glória ao Pai e 1 Jaculatória de Nossa Senhora de Fátima.

4º Apresentação do Menino Jesus no Templo de Jerusalém

Após o nascimento, é um costume judeu a apresentação e circuncisão dos bebês meninos, além de outros ritos de passagem que garotos mais velhos devem passar tradicionalmente. Segundo o relato Bíblico, Jesus foi até Jerusalém por ocasião de uma festa e lá foi apresentado perante os sacerdotes.

Após o anúncio do Mistério, rezar 1 Pai Nosso, 10 Ave-Marias, 1 Glória ao Pai e 1 Jaculatória de Nossa Senhora de Fátima.

5º Perda e encontro do Menino Jesus no Templo

Durante a ocasião em que Jesus foi a Jerusalém acompanhado de seus pais para participar das festas religiosas e dos rituais judeus, ele se perdeu de seus pais e foi encontrado no Templo, ensinando os Mestres da Lei e os Sacerdotes.

Após o anúncio do Mistério, rezar 1 Pai Nosso, 10 Ave-Marias, 1 Glória ao Pai e 1 Jaculatória de Nossa Senhora de Fátima.

Esse Mistério encerra o Santo Terço, por isso você também deve fazer as orações finais: Uma oração de Agradecimento e um Salve Rainha. Por fim, você faz o Sinal da Cruz, da mesma forma como iniciou.

Mistérios Luminosos – Quintas

Monge com manto preto.

Os Mistérios Luminosos são aqueles que contam a respeito dos feitos milagrosos de Jesus, a partir do momento que assumiu seu ministério aos 30 anos de idade. O conjunto dos Mistérios Luminosos foi introduzido pelo Papa João Paulo II, e este Santo Terço (conjunto dos 5 Mistérios) é rezado nas quintas-feiras.

1º Batismo de Jesus no Jordão

Quando Jesus completou 30 anos, foi até o rio Jordão, onde João Batista profetizava e ensinava a seu respeito, além de batizar para o arrependimento dos pecados. Jesus é batizado por João Batista, mesmo sem pecado, e o Espírito Santo desce sobre ele em forma de uma pomba.

Após o anúncio do Mistério, rezar 1 Pai Nosso, 10 Ave-Marias, 1 Glória ao Pai e 1 Jaculatória de Nossa Senhora de Fátima.

2º Jesus nas bodas de Caná

O Apóstolo João relata no evangelho que depois de voltar do jejum no deserto, Jesus foi até um casamento em Caná, e lá fez seu primeiro milagre transformando água em vinho.

Após o anúncio do Mistério, rezar 1 Pai Nosso, 10 Ave-Marias, 1 Glória ao Pai e 1 Jaculatória de Nossa Senhora de Fátima.

3º Anúncio do Reino de Deus

Além dos grandes milagres, Jesus pregava e ensinava sobre a chegada do Reino de Deus. Através das diversas parábolas, ele mostrava os princípios desse Reino e trazia o Novo Mandamento do Amor para seus discípulos.

Após o anúncio do Mistério, rezar 1 Pai Nosso, 10 Ave-Marias, 1 Glória Ao Pai e 1 Jaculatória de Nossa Senhora de Fátima.

4º Transfiguração do Senhor

Certa vez, Jesus chamou Pedro, Tiago e João para acompanha-lo em um momento de oração em um monte. Ali para os três, Jesus foi transfigurado mostrando sua divindade àquelas três testemunhas.

Após o anúncio do Mistério, rezar 1 Pai Nosso, 10 Ave-Marias, 1 Glória Ao Pai e 1 Jaculatória de Nossa Senhora de Fátima.

5º Instituição da Eucaristia

Quando estava próximo de ser traído, na última ceia com os Apóstolos, Jesus Cristo estabelece a Santa Eucaristia, em que o pão é verdadeiramente seu corpo e o vinho é verdadeiramente seu sangue.

Após o anúncio do Mistério, rezar 1 Pai Nosso, 10 Ave-Marias, 1 Glória ao Pai e 1 Jaculatória de Nossa Senhora de Fátima.

Esse Mistério encerra o Santo Terço, por isso você também deve fazer as orações finais: Uma oração de Agradecimento e um Salve Rainha. Por fim, você faz o Sinal da Cruz, da mesma forma como iniciou.

Mistérios Dolorosos – Terças e Sextas

Imagem de alguém com crucifixo.

Esses Mistérios compreendem em todo sofrimento que Jesus passou, o martírio e seu sacrifício por Amor a nós. O Santo Terço da Coroa dos Mistérios Dolorosos deve ser rezado todas as terças-feiras e sextas-feiras, de acordo com o ensinamento da Igreja.

1º Agonia de Jesus no Jardim das Oliveiras

Na noite da última ceia, Jesus e os seus 11 discípulos foram até o Jardim das Oliveiras. Lá Jesus rezava e suava sangue devido ao grande sofrimento e aflição que passava. Ali também, ele foi traído por seu discípulo Judas e preso.

Após o anúncio do Mistério, rezar 1 Pai Nosso, 10 Ave-Marias, 1 Glória ao Pai e 1 Jaculatória de Nossa Senhora de Fátima.

2º Cruel flagelação de Jesus

Depois que foi preso, Jesus foi entregue ao Sacerdotes e Líderes Judeus. Depois foi levado ao governo Romano. Enquanto esteve na mão de seus perseguidores foi espancado, açoitado e flagelado.

Após o anúncio do Mistério, rezar 1 Pai Nosso, 10 Ave-marias, 1 Glória ao Pai e 1 Jaculatória de Nossa Senhora de Fátima.

3º Coroação de espinhos de Jesus

Os soldados romanos que açoitaram Jesus e mantinham ele sob custódia até sua crucificação caçoavam dele. Em sua zombaria, fizeram uma coroa de espinho e colocaram em sua cabeça, perfurando sua pele e rosto.

Após o anúncio do Mistério, rezar 1 Pai Nosso, 10 Ave-Marias, 1 Glória ao Pai e 1 Jaculatória de Nossa Senhora de Fátima.

4º Jesus carregando a cruz até o calvário

Estando cansado e coberto de sangue, com sua pele dilacerada pelos açoites e sua cabeça inchada pelas perfurações da coroa de espinhos, Jesus foi forçado a carregar sua cruz através da Via Dolorosa até o Monte da Caveira, onde seria crucificado.

Após o Anúncio do Mistério, rezar 1 Pai Nosso, 10 Ave-Marias, 1 Glória ao Pai e 1 Jaculatória de Nossa Senhora de Fátima.

5º Crucificação e morte de Jesus

Quando chegou ao Monte da Caveira, Jesus foi crucificado pelos soldados romanos. Ali, ele foi levantado, caçoado pela multidão agonizando e derramando até sua última gota de sangue. Quando entregou seu espírito, ainda foi perfurado por uma lança por um dos romanos.

Após o anúncio do Mistério, rezar 1 Pai Nosso, 10 Ave Marias, 1 Glória ao Pai e 1 Jaculatória de Nossa Senhora de Fátima.

Esse Mistério encerra o Santo Terço, por isso você também deve fazer as orações finais: Uma oração de Agradecimento e um Salve Rainha. Por fim, você faz o Sinal da Cruz, da mesma forma como iniciou.

Mistérios Gloriosos – Quartas e Domingos

Cruz em pé.

Os Mistérios Gloriosos tratam de dogmas revelados para a Igreja e que estão na tradição compondo nossa fé e nos alertando sobre o futuro. O Santo Terço deve ser rezado nas quartas-feiras e aos domingos.

1º Ressurreição de Jesus

Ao terceiro dia após sua morte, Jesus ressuscitou e esteve com seus discípulos. Sua ressurreição foi testemunhada pelas mulheres que foram embalsamar seu corpo, pelos Apóstolos e por outros seguidores.

Após o anúncio do Mistério, rezar 1 Pai Nosso, 10 Ave Marias, 1 Glória ao Pai e 1 Jaculatória de Nossa Senhora de Fátima.

2º Ascensão de Jesus

Jesus ressuscitado subiu aos céus perante os apóstolos, e sumiu nas nuvens. Isso foi testemunhado pelos seus seguidores e, pela profecia dos anjos, voltará da mesma maneira no fim dos tempos.

Após o anúncio do Mistério, rezar 1 Pai Nosso, 10 Ave Marias, 1 Glória ao Pai e 1 Jaculatória de Nossa Senhora de Fátima.

3º Vinda do Espírito Santo Paráclito

Conforme a promessa que Jesus fez aos seus discípulos, o Espírito Santo veio como Consolador para habitar conosco e nos ajudar a se manter na vida cristã.

Após o anúncio do Mistério, rezar 1 Pai Nosso, 10 Ave-Marias, 1 Glória ao Pai e 1 Jaculatória de Nossa Senhora de Fátima.

4º Assunção de Maria em corpo e alma para o Céu

Escolhida para ser aquela que deu a Luz ao Verbo Encarnado, segundo a tradição a Santíssima Virgem Maria teve sua assunção aos céus depois de sua morte.

Após o anúncio do Mistério, rezar 1 Pai Nosso, 10 Ave-Marias, 1 Glória ao Pai e 1 Jaculatória de Nossa Senhora de Fátima.

5º Coroação de Maria como Rainha do Céu e da Terra

De acordo com Apocalipse, Maria é aquela que é a Rainha dos Céus, tendo recebido de Deus honras e sendo escolhida por Ele como Mãe de Jesus Cristo.

Após o anúncio do Mistério, rezar 1 Pai Nosso, 10 Ave-Marias, 1 Glória ao Pai e 1 Jaculatória de Nossa Senhora de Fátima.

Esse Mistério encerra o Santo Terço, por isso você também deve fazer as orações finais: Uma oração de Agradecimento e um Salve Rainha. Por fim, você faz o Sinal da Cruz, da mesma forma como iniciou.

Orações Finais

Criança com crucifixo.

Após a oração do Santo Terço ou do Rosário completo, devemos fazer duas orações finais, agradecendo e encerrando este momento espiritual.

Significados

As Orações finais são normalmente dirigidas a Virgem Maria, como forma de devoção, pedindo para que ela rogue por nós e nos ajude a crescer espiritualmente e aprender sobre a revelação de Jesus Cristo. Nossa Senhora, como Mãe de Jesus Cristo está ligada diretamente com a Revelação Cristã e por isso, através dela também temos vislumbres e meditações sobre os Mistérios.

Agradecimento

A oração de Agradecimento pelo momento de meditação e contemplação deve ser feita desta forma:


“Infinitas Graças vos damos, soberana Rainha pelos benefícios que todos os dias recebemos de vossas mãos liberais. Dignai-vos, agora e para sempre, tomarmos debaixo do vosso poderoso amparo. E para mais vos obrigar, vos saudamos com uma Salve Rainha.”

Salve Rainha

Logo após a oração de Agradecimento, rezamos um Salve Rainha. Essa é a última oração que encerra todo este momento espiritual. Salve Rainha é uma antiga oração cristã que nos ajuda a assimilar todo o momento e sintetiza o desejo verdadeiro que deve ter em nosso coração que é de conhecer a Jesus.

"Salve Rainha mãe de misericórdia, vida, doçura e esperança nossa salve!
A vós bradamos os degredados filhos de Eva,
a vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas,
eia pois, advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei;
e depois deste desterro, mostrai-nos Jesus,
bendito fruto do vosso ventre, ó clemente, ó piedosa, ó doce sempre virgem Maria.
Rogai por nós Santa Mãe de Deus, para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém!”

Qual a diferença de rosário e terço?

Mão com crucifixo em cima da mesa.

Inicialmente, quando as Ordens Monásticas surgiram, era costume dos monges rezar os 150 salmos presentes na Bíblia, como forma devocional de consagração pessoal. Os cristãos que faziam parte da comunidade dos fiéis da Igreja queriam copiar essa tradição pois viam a necessidade da consagração diária.

No entanto, por causa do difícil acesso ao texto sagrado, esses fiéis trocaram os 150 salmos por 150 orações de Ave-Maria. Posteriormente, por causa do pouco tempo, reduziram as 150 rezas para 50, ou seja, um terço do total de orações que os monges faziam diariamente.

O Santo Rosário é composto por 200 rezas de Ave-Maria dirigidas durante um grande e intenso período de Meditação. A cada grupo de 50, ou a cada 5 Mistérios temos um terço, que é a medida mínima para uma devoção diária.

Autor deste artigo

Estudioso de todas as artes. Amante do conhecimento e da verdade.
Sempre estou interessado em investigar as questões que nos causam perplexidade.

Palavras-chave relacionadas


orações religiões

Artigos relacionados


Banho de Exu: para abrir caminhos, limpeza espiritual, proteção e mais!

Banho de Exu: para abrir caminhos, limpeza espiritual, proteção e mais!

O banho de Exu é uma forma poderosa e eficaz para abertura de caminhos, limpar o campo energético, entre outros exemplos. Leia esse artigo e saiba mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Ver estrelas cadentes tem inúmeros significados, e pode ser uma oportunidade de fazer pedidos se sentindo mais perto do universo. Saiba mais no artigo!


Sintomas de mediunidade: sinais, sintomas físicos, como desenvolver e mais!

Sintomas de mediunidade: sinais, sintomas físicos, como desenvolver e mais!

A mediunidade é um assunto fascinante que desperta diferentes sentimentos nas pessoas. Aprenda sobre seus segredos neste artigo e saiba se você é um médium!


Os símbolos do budismo: Significado, ensinamentos, origem e mais!

Os símbolos do budismo: Significado, ensinamentos, origem e mais!

Constituindo a mente, os símbolos budistas caracterizam o iluminar das ideias e todas as manifestações divinas. Saiba mais!


Últimos posts


O que significa sonhar que ganhou na Mega-Sena: quina, prêmio, bilhete e mais!

O que significa sonhar que ganhou na Mega-Sena: quina, prêmio, bilhete e mais!

Nesse compilado nós trouxemos as interpretações de 15 tipos de sonhos em que os sonhadores veem premiações na Mega-Sena e situações semelhantes. Confira!


Sonhar com mãe doente: significado, no hospital, em perigo e mais!

Sonhar com mãe doente: significado, no hospital, em perigo e mais!

Sonhar com mãe doente indica preocupação com uma pessoa importante, especialmente a própria mãe. Mas não só isso. Veja mais aqui!


Banho de Exu: para abrir caminhos, limpeza espiritual, proteção e mais!

Banho de Exu: para abrir caminhos, limpeza espiritual, proteção e mais!

O banho de Exu é uma forma poderosa e eficaz para abertura de caminhos, limpar o campo energético, entre outros exemplos. Leia esse artigo e saiba mais!


Banho de Artemísia: para que serve, propriedades, como fazer e mais!

Banho de Artemísia: para que serve, propriedades, como fazer e mais!

Aprenda aqui como fazer o banho de Artemísia. A erva possui diversos benefícios para a saúde, além de promover limpeza energética, atrair proteção e muito mais!


Sonhar com nota de 2 reais: falsa, rasgada, nova, velha, na carteira e mais!

Sonhar com nota de 2 reais: falsa, rasgada, nova, velha, na carteira e mais!

Sabia que sonhar com nota de 2 reais traz vários significados? Pode revelar prosperidade, mas não fala só de dinheiro. Clique e entenda todas as interpretações!