Anjo Anael: origem, história, signos, celebrações, oração e mais!

Anjo Anael: origem, história, signos, celebrações, oração e mais!

Neste artigo iremos conhecer o Anjo Anael, o arcanjo que protege as pessoas de Touro e Libra. Veremos suas características, história, simbologia e muito mais!


Saiba tudo sobre o Arcanjo Anael!

anjo anael

O Arcanjo Anael é uma entidade angélica que protege as pessoas nascidas sob os signos de Touro e Libra. Além disso, Anael é o líder do coro de anjos conhecido como Principados. Seu poder intenso de amor e bondade é o que rege essa categoria, mas as inspirações benévolas de Anael se estendem também sobre todos aqueles que pedirem por seu auxílio.

Isso porque esse anjo é considerado um emissário da caridade e da empatia, ou seja, sua missão é trazer mais amor à humanidade. Em termos energéticos, Anael é o regente do planeta Vênus. Esse anjo detém as chaves do Céu, ou seja, é preciso passar por seus ensinamentos para alcançar a luz.

Conhecendo o Anjo Anael

chaves

Iremos conhecer a história do Anjo Anael a partir das escrituras e da sua simbologia nas tradições esotéricas e também abordaremos fatos curiosos acerca desse anjo. Confira!

Origem e história

Pertencente à ordem angélica dos arcanjos, Anael é um dos sete presidentes dos coros angélicos. Também é conhecido por seu nome hebraico, Haniel, ou Hananel, que significa “Graça de Deus” ou “Alegria de Deus”.

Sua presença nos textos sagrados é marcante em Enoque, quando esse anjo transporta o profeta para o Céu. A tradição cabalística o assinala como responsável pela sephirah Netzach, a esfera do amor e da beleza.

Cada sephirah é um fruto da Árvore da Vida, representando as essências divinas. Sendo um anjo voltado às artes, ao belo e à pureza do amor, Anael tem profundo vínculo com o planeta Vênus. Ele é o ainda, protetor dos taurinos e dos librianos.

Características visuais

No texto apócrifo atribuído ao profeta Enoque, temos a descrição mais antiga do Arcanjo Anael. Ela não é detalhada, porém oferece elementos que fazem parte essencial das representações desse anjo. Ele é descrito como portador das chaves dos palácios do céu, por exemplo.

Além disso, utiliza uma carruagem de fogo para conduzir Enoque ao Céu. Esse anjo é frequentemente representado como um ser andrógino, mas com características mais acentuadamente femininas. Veste a cor verde e, por vezes, surge trazendo uma rosa ou uma esmeralda, símbolos da beleza a que está associado, além de uma lanterna, em referência à luz de Vênus.

Principais atribuições

De acordo com os conhecimentos cabalísticos em torno da Árvore da Vida, a atribuição principal do Arcanjo Anael é a de preencher os corações com as emanações do amor e da beleza. Ambas as qualidades têm um duplo sentido, por exemplo: o amor pode se manifestar como paixão física, assim como a beleza pode estar concentrada no mundo das aparências.

Assim, Anael age de forma a inspirar o equilíbrio, influenciando as pessoas a buscarem o amor espiritual e a nutrirem a beleza interna. Suas influências também são do esclarecimento, ou seja, ele traz luz e discernimento em situações difíceis.

Anjo Anael e o signo de Touro

O Arcanjo Anael é o guardião de dois signos zodiacais: Touro e Libra. Regente do planeta Vênus, Anael inspira nos taurinos a alegria, a leveza e o prazer. Tais qualidades, no entanto, devem ser observadas de modo a não se fixarem apenas na satisfação de desejos materiais.

Nesse sentido, o trabalho de orientação de Anael se volta ao desenvolvimento espiritual das pessoas nascidas sob Touro, incentivando-os a utilizarem a razão e a equilibrarem seus impulsos e paixões. O amor pela arte e o interesse pelo conhecimento também são fortemente inspirados por esse anjo, assim como o otimismo e a vitalidade.

Anjo Anael e o signo de Libra

O Arcanjo Anael emana, para os librianos, energias que inspiram a serenidade e a facilidade na comunicação. A simpatia nata dos librianos e a disposição às interações sociais são influências das vibrações desse anjo.

No entanto, os librianos podem se perder nas idealizações, dedicando-se demasiadamente aos prazeres da matéria, a partir das energias que recebem de Vênus. O papel do Arcanjo Anael é, consequentemente, o de orientar os librianos ao desapego, à espiritualidade e ao uso da razão.

Além disso, quando os librianos se tornam cientes da presença de Anael, tendem a amadurecer rapidamente, pois o poder desse anjo se manifesta intensamente.

Símbolos do Arcanjo Anael

Os símbolos de Anael vinculam-se ao planeta Vênus, mas também surgem do livro de Enoque. Nessa escritura, Anael dirige uma carruagem de fogo e carrega as chaves dos palácios celestes. A carruagem flamejante simboliza a condução desse anjo e destaca o caráter sagrado do caminho para Deus. As chaves, por outro lado, simbolizam a permissão para a eternidade e a abertura dos mistérios.

Quanto aos símbolos de Vênus, Anael traz consigo uma rosa de cinco pontas, que remete à forma desse planeta visto da Terra, ou uma lanterna, a luz que rompe a escuridão. O verde de suas vestes associa-se à esmeralda, também representando o belo, a arte e a natureza.

Celebrações ao Anjo Anael

O Arcanjo Anael tem destaque como figura celebrada dentro da tradição da Cabalah. Isso se dá devido à sua associação com a Árvore Sephirótica, ou Árvore da Vida, onde ele ocupa o papel de guardião do fruto da beleza e do amor. Além disso, é um dos arcanjos que presidem os coros angélicos, sendo responsável pela liderança do coro dos Principados.

Seu culto na antiguidade hebraica ou nos primórdios do cristianismo não é claro, ou seja, não existem muitas fontes que o atestem além de sua presença no livro apócrifo de Enoque. Assim, esse anjo passou a ser celebrado com maior vivacidade nas correntes esotéricas contemporâneas.

Fatos interessantes sobre o Anjo Anael

A origem hebraica do nome de Anael o associa ao prazer e à alegria, em sintonia com o planeta Vênus. Em relação a esse planeta, Anael carrega as energias do amor e é um patrono das artes e da beleza, sendo representado muitas vezes como uma figura feminina.

Alguns estudiosos acreditam que Anael é o anjo que inspirou os Salmos ao Rei David. Ainda na esfera do Judaísmo, destaca-se o seu papel como guardião da sephirah Netzach, o sétimo fruto da Árvore da Vida, que também significa a vitória das ideias sobre a matéria. Nesse sentido, é um anjo que promove grande equilíbrio sobre o mundo, inspirando a empatia e a caridade.

Conexão com o Arcanjo Anael

pessoa rezando

Saberemos como atingir uma conexão mais profunda com o Arcanjo Anael, a partir de rituais e familiarização com a devoção que esse anjo inspira. Leia a seguir!

Devoção ao Anjo Anael

A devoção ao Arcanjo Anael está baseada, sobretudo, na popularização do conhecimento acerca dos anjos cabalísticos. Esse anjo já era discutido desde a antiguidade hebraica, o que é atestado pela sua identificação com o anjo que conduz Enoque aos Céus.

No entanto, é na esfera da Cabalah e de suas inserções em outras correntes esotéricas que o Arcanjo Anael tem seu foco de devoção. A sua correspondência com o planeta Vênus e a regência dos signos zodiacais de Touro e Libra o colocaram em perspectiva no mundo contemporâneo e hoje esse anjo encontra devotos especiais entre as pessoas nascidas sob esses dois signos.

Como pedir ajuda ao Anjo Anael?

Existem métodos e fórmulas para pedir ajuda ao Arcanjo Anael. Esses rituais são bastante acessíveis e consistem, primordialmente, na invocação de sua presença.

Assim, as pessoas que buscam uma conexão espiritual com esse anjo devem pedir por sua intercessão e orientação, seja em momentos difíceis, seja na vida cotidiana. Há elementos que auxiliam na sua invocação, sendo um deles a vela cor de rosa.

Da mesma maneira, existe um dia mais propício ao recebimento de suas graças, a sexta-feira, dia associado ao planeta Vênus. Além disso, simpatias e orações direcionadas a Anael são eficazes, pois esse anjo é conhecido por atender rapidamente a quem o chama.

Simpatia ao Arcanjo Anael

Adquira um pingente de anjo ou uma imagem impressa. Você mesmo pode escolher a imagem e imprimi-la em cores. Você também vai precisar de uma vela cor de rosa, a cor atribuída a Anael. Centralize a vela em um prato branco e espalhe em torno dela sete moedas de qualquer valor. Adicione migalhas de um incenso da sua preferência.

O prato deve ser posicionado diante da imagem do anjo ou do pingente. Acenda a vela e faça uma oração pedindo proteção a Anael. Após a vela ter se consumido, enterre o conteúdo do prato. O melhor dia para essa simpatia é a sexta-feira, dia do Arcanjo Anael.

Oração ao Arcanjo Anael

"Guardião Anael, arcanjo do amor e da beleza, dê-me a dádiva da sua luz, para que o meu espírito encontre os melhores caminhos. Proteja-me dos perigos e me inspire a ter empatia e a realizar boas ações.

Conceda-me a tua serenidade e que eu saiba fazer as melhores escolhas. Dê-me sabedoria para corrigir meus defeitos e força de vontade para buscar a melhoria pessoal que necessito.

Que tudo aquilo de bom que eu receber seja estendido a toda a humanidade. Que eu saiba sempre ser grato e que eu possa espalhar a minha alegria. Orienta-me sempre com tua bondade. Amém."

Influências do Anjo Anael

anjo anael

Vamos compreender como as influências do Arcanjo Anael se dão em diferentes vertentes religiosas e místicas e como sua essência se manifesta em cada uma delas. Confira!

Anjo Anael na Bíblia

Apesar de ser um dos sete arcanjos e de ser celebrado como uma entidade celestial de grande poder e influência espiritual, o Arcanjo Anael não é mencionado diretamente nos textos sagrados que compõem a Bíblia.

Há uma passagem no livro Gênesis que menciona brevemente a subida aos céus do profeta Enoque, o único homem a receber essa graça sem ter morrido. Sabemos pelo texto apócrifo atribuído a Enoque que o profeta foi transportado para junto de Deus pelo Arcanjo Anael, ou Haniel, em uma carruagem de fogo e, portanto, esse é o vínculo desse anjo com os textos bíblicos.

Anjo Anael no judaísmo

O testemunho mais conhecido, e talvez o único, que faz referência ao Arcanjo Anael nas escrituras antigas do povo hebreu é muito antigo, porém é considerado um texto apócrifo, isto é, não faz parte das escrituras sagradas oficiais da religião judaica.

Esse texto é o Livro de Enoque e nele consta o episódio da subida do profeta aos céus, única pessoa poupada de passar pela morte. Quem o conduz, em uma carruagem flamejante, é Anael. Para além dessa menção, a presença do Arcanjo Anael é conhecida entre os mensageiros que fazem parte da hierarquia divina de acordo com o judaísmo.

Anjo Anael na Cabalah

O Arcanjo Anael é listado como um dos 72 anjos cabalísticos. O nome de Anael surge oculto entre as letras de um capítulo do Êxodo, assim como os nomes de outros 71 anjos. Os cabalistas decifraram esses nomes e a combinação deles revelaria o nome de Deus.

Para a Cabalah, portanto, Anael é parte integral da essência divina e a ele é atribuído o sétimo fruto da Árvore da Vida, associado com o equilíbrio entre razão e emoção e entre o amor e a beleza. Além disso, para a Cabalah, Anael lidera o coro dos Principados, grupo angélico responsável pelas artes, pelo afeto e pelo otimismo.

Anjo Anael na umbanda

Existem afinidades energéticas que posicionam os anjos em unidade de essência junto aos orixás. Algumas vertentes esotéricas consideram que os anjos seriam, inclusive, veículos de transmissão das emanações dos orixás.

Nessa perspectiva, cada anjo exerce o papel de canal energético utilizado por um orixá diferente. As energias de Oxóssi são aquelas que se sincronizam com as energias do Arcanjo Anael.

As qualidades destacadas desse orixá são as da jovialidade, da amabilidade, da fartura e do amor pela beleza, ou seja, existe correspondência profunda entre as vibrações do Arcanjo Anael e Oxóssi, ambos exercendo influência sobre o desenvolvimento espiritual da humanidade.

Anjo Anael na Numerologia

O número atribuído ao Arcanjo Anael consiste em uma repetição: 222. A simbologia do número 2 envolve as ideias de união, cumplicidade, afeto e amor. Logo, é um número que imediatamente se revela em concordância com as energias emanadas por Anael.

Em sua forma triplicada, 222, temos um número sagrado, que funciona como uma chave capaz de abrir as consciências para a conexão com o divino, mas também para a bondade em relação à humanidade. Sempre que vir esse número, lembre-se do Arcanjo Anael e considere essa aparição um chamado à melhoria pessoal. Você também pode escrevê-lo para invocar as vibrações de amor de Anael.

Anael é um anjo que irradia a essência da compaixão e da caridade!

anjo anael

Todos os anjos emanam irradiações de amor e bondade, atuando de forma a nos auxiliar na elevação espiritual. Mas o Arcanjo Anael é especialmente poderoso no que diz respeito às suas vibrações de amor. Esse anjo é conhecido por interceder sempre que chamado e sua presença se faz sentir de modo intenso.

Sua relação com o planeta Vênus revela que a meta desse anjo é promover e espalhar o amor pela humanidade, ampliando as consciências em direção a um amor coletivo que se manifesta, primeiramente, na compaixão e na caridade. Portanto, Anael é um guia amoroso, mas também um extraordinário professor de humanidade.

Autor deste artigo

Sempre gostei de escrever. Escrevo sobre filmes e sonhos, e aprecio viagens, história e cultura em geral.

Palavras-chave relacionadas


religiões orações salmos

Artigos relacionados


Sintomas de mediunidade: sinais, sintomas físicos, como desenvolver e mais!

Sintomas de mediunidade: sinais, sintomas físicos, como desenvolver e mais!

A mediunidade é um assunto fascinante que desperta diferentes sentimentos nas pessoas. Aprenda sobre seus segredos neste artigo e saiba se você é um médium!


Os símbolos do budismo: Significado, ensinamentos, origem e mais!

Os símbolos do budismo: Significado, ensinamentos, origem e mais!

Constituindo a mente, os símbolos budistas caracterizam o iluminar das ideias e todas as manifestações divinas. Saiba mais!


Oração a São Cosme e Damião: para proteção, para cura de doenças e mais!

Oração a São Cosme e Damião: para proteção, para cura de doenças e mais!

Confira diversas orações e simpatias que invocam o poder de São Cosme e Damião, conhecidos pelo altruísmo, generosidade e doação!


Pomba Gira Maria Quiteria: características, trabalho, oferenda e mais!

Pomba Gira Maria Quiteria: características, trabalho, oferenda e mais!

Maria Quitéria é uma das pombas-gira mais famosas na umbanda e no candomblé. Leia esse artigo para saber mais sobre essa entidade!


Exu Tata Caveira: história, características dos filhos, ponto e mais!

Exu Tata Caveira: história, características dos filhos, ponto e mais!

Longe de ser uma entidade maléfica, o Exu Tata Caveira é um ser de alma caridosa que carrega uma história de batalha e luta. Saiba mais aqui!


Últimos posts


Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Quer saber como aumentar sua imunidade e ter acesso a outras informações relevante? Leia este artigo e veja como melhorar sua saúde com a alimentação!


Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino é um presságio de desenvolvimento e mudanças. Confira aqui essas e outras interpretações para esse sonho, e descubra também como se comportar!


Sonhar com ferro: panela, grade, porta, ponte, ferro de passar e mais!

Sonhar com ferro: panela, grade, porta, ponte, ferro de passar e mais!

Sonhar com ferro pode indicar um mau presságio? Descubra tudo sobre esse sonho neste artigo e saiba como agir!


Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

Realizando uma conexão com a espiritualidade, acender uma vela para o Anjo da Guarda com um copo de água abre portais. Saiba mais!


Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Você sabe o que são afirmações positivas e lei da atração? Então leia esse artigo e descubra o que é afirmação positiva, exemplos, como criar e mais!