Como é a Quaresma na Umbanda? Entenda o motivo dos terreiros fecharem!

Como é a Quaresma na Umbanda? Entenda o motivo dos terreiros fecharem!

Tem medo de frequentar o terreiro no período da Quaresma? Acompanhe esse artigo e quebre essa crença.


Existe Quaresma na umbanda?

quaresma

A Quaresma é um período de 40 dias, sendo um período de reclusão, fortalecimento espiritual, oração e penitência. Muitos praticantes da umbanda já foram praticantes do catolicismo e ainda seguem com as práticas religiosas, como por exemplo, seguir com os rituais da Quaresma e acabam se afastando do terreiro nesse período.

Embora muitos terreiros ainda fechem nesse período, a Quaresma é uma prática religiosa da Igreja Católica e não umbandista. Os terreiros que não fecham alguns mantem os seus trabalhos normalmente, outros trabalham apenas com o auxílio espiritual para os necessitados. Neste artigo, descubra tudo sobre a Quaresma na umbanda.

Entendendo a umbanda

umbanda

A umbanda é uma religião afro-brasileira e foi fundada com base no candomblé, espiritismo e cristianismo e preza pelo bem e amor ao próximo, através de caridades e com auxilio espiritual. O local onde são realizados os rituais são: terreiros, casas, centros ou ao ar livre. Os rituais e giras variam de acordo com a influência da casa e cada uma possui o orixá que rege pela casa. Saiba mais, a seguir.

Origem da umbanda

A umbanda se originou através de uma fusão do candomblé, do espiritismo, baseado em princípios da reencarnação e do cristianismo. Alguns consideram uma religião cristã e monoteísta.

Embora haja uma grande influência do catolicismo e muitas orações fazem parte dos terreiros, muitos rituais dos cultos são de origem africana e eram praticados por ex-escravos e seus descendentes.

História da umbanda

A umbanda é uma religião brasileira e foi fundada em 15 de novembro de 1908, no Rio de Janeiro pelo médium Zélio Fernandino de Moraes, em uma seção espírita onde ele incorporou o Caboclo das Sete Encruzilhadas. Foi através desse espírito que foi anunciada a criação da umbanda, baseada em valores como amor ao próximo e caridade.

A religião tem um forte embasamento no kardecismo e possui grandes influências do catolicismo e candomblé. Possui grandes líderes como os espíritos de Preto Velho e os Caboclos. Os orixás mais conhecidos na umbanda são: Oxalá, Xangô, Iemanjá, Ogum, Oxóssi, Ogum, Oxum, Iansã, Omolu, Nanã. Outras entidades também fazem parte das giras, como os Caboclos, Petros velhos e Baianos.

Influências da umbanda

A umbanda possui grandes influências e de diferentes religiões, sendo as mais conhecidas:

- Catolicismo: leituras bíblicas, orações, santos e datas comemorativas;

- Espiritismo: atividade da mesa branca, conhecimento da mediunidade e passes energéticos;

- Candomblé: representação, conhecimento, festas e vestimentas dos orixás, falas e cultos em yorubá;

- Pajelança: linha e conhecimento de caboclos.

Embora a umbanda tenha essas cinco principais influências, cada casa ou terreiro segue a sua linha, então cada uma tem a sua forma de trabalho diferente e de acordo com as suas influências.

Quaresma na umbanda

pessoa rezando

A Quaresma na umbanda é um tempo de preparação pessoal e espiritual, devido ser um período de muita instabilidade espiritual é um período para refletir, avaliar sobre sua evolução, através de orações e banhos de descarrego. Como também é um momento de pedir proteção aos espíritos de luz, espíritos consoladores e também é um período para auxiliar aqueles que necessitam. Saiba mais, a seguir.

O que é quaresma?

Quaresma é uma tradição religiosa cristã, marcada por um período de quarenta dias que antecedem a Páscoa, sendo celebrada no domingo. Os quarenta dias se iniciam após o carnaval, na quarta-feira de cinzas que é onde começa a preparação para viver a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo, como também como uma preparação espiritual e pessoal.

Nesse período os cristãos passam por um momento de recolhimento e reflexão para sua conversão espiritual. Passam por momentos de orações e penitência e esse tempo é marcado para lembrar os 40 dias que Jesus passou no deserto e pelo sofrimento que ele suportou.

A Quaresma na Igreja Católica

A Quaresma é uma das datas mais importantes para os católicos, é a preparação para a Páscoa, ou seja, a ressurreição de Jesus Cristo. Se inicia após o carnaval, na quarta-feira de cinzas e finaliza na Quinta-feira Santa. É um momento de preparação espiritual, onde exige penitência e muita reflexão.

A Quaresma na Igreja Católica também é marcada pelo período de jejum que deve ser praticado pelos cristãos, como também a confissão e a comunhão. Nesse período também são praticadas ações de caridade em prol do outro. Oração, meditação, retiros, jejum e caridade são grandes marcos na Quaresma.

Na igreja, os santos são cobertos com panos roxos que é a cor que representa esse período de luto, reflexão, penitência e conversão espiritual.

A crença popular acerca da Quaresma

Nesse período é muito comum as pessoas dizerem que “a bruxa está solta”, como se fosse um momento de assombrações, maldições e almas penadas à solta. No interior ainda existem muitas restrições no período da Quaresma, principalmente na Semana Santa, como não poder varrer a casa, pentear os cabelos, pescar, jogar bola, etc.

Para muitas pessoas também se torna proibido o uso de álcool, cigarro, ou seja, qualquer tipo de vício, mas logo que encerra o período da Quaresma as pessoas já retomam suas atividades, não mais respeitando esse momento de orações e penitência.

Tempo de terreiros fechados na história

Um dos fatores que levam os terreiros a serem fechados no período da Quaresma é que muitos frequentadores da umbanda são antigos católicos, ainda seguem com os rituais do catolicismo e usam esse período para se recolherem e realizar suas penitências, não ficando disponível para realizar as giras e seus trabalhos no terreiro.

Embora haja uma contribuição católica nos terreiros com as preces, não há uma ligação para com os santos e com os orixás, mas ainda existe uma pressão das autoridades e da própria Igreja Católica, por ser um momento de luto e de recolhimento.

Manter os terreiros abertos na Quaresma é considerado falta de respeito, por tocar tambor e realizar as giras normalmente e assim eles acabam fechando e não seguem com seus atendimentos.

Crença de que “kiumbas” ficam soltos

O período da Quaresma na umbanda ainda é muito falado sobre ser um período perigoso, por ter muitos "kiumbas", ou seja, obsessores soltos e que podem se manifestar naqueles que estão nas ruas, então é recomendado se manter em casa, se resguardar para não correr nenhum risco.

Muitos ainda acreditam nisso, mas os Orixás não têm nenhuma relação com a Quaresma, então é preciso se permitir, quebrar essas crenças e manter a fé e o coração abertos para a espiritualidade.

O que são "kiumbas" e "eguns"?

"kiumbas" e "eguns", são espíritos desencarnados que ficam na terra, embora pareça ter o mesmo significado, o grau de evolução desses espíritos é diferente.

Os "kiumbas" são espíritos com baixa evolução, são aqueles que não aceitaram ou ao menos não têm a consciência do motivo do seu desencarne. Eles se aproximam daqueles que estão com a espiritualidade fraca e também daqueles que estão com energias negativas, induzindo-os aos desejos inapropriados e recebem nomes como: obsessores, encosto e zombeteiros.

Já os "eguns", são espíritos com um grau de evolução mais elevado, são espíritos do bem e se mantém entre nós apenas no período de transição para o mundo espiritual. Os guias espirituais dos centros e terreiros também são considerados como "eguns".

Quaresma na umbanda nos dias atuais

Embora alguns terreiros ainda se mantenham fechados no período da Quaresma, outros estão quebrando essa crença, mantendo os trabalhos e seguindo com as giras. Como nesse período muitos trabalhos malignos são feitos, os terreiros auxiliam com as Entidades de Luz.

Cada terreiro trabalha de uma forma, alguns preferem fazer somente giras de esquerda, outros trabalham somente auxiliando aqueles que necessitam, com atendimentos espirituais, mas também tem aqueles que seguem com todos os trabalhos normalmente, realizando as giras e os batuques.

Linhas de trabalhos na Quaresma

As linhas de trabalhos na Quaresma variam muito de acordo com cada casa ou terreiro. Alguns optam por trabalhar somente com quebras de feitiço e auxilio espiritual, outros trabalham com os Exús e as Pombagiras, outros somente com os Pretos Velhos e Cablocos. A condução depende muito da linha de cada terreiro.

Como alguns trabalham apenas com orientação espiritual é válido avaliar qual a sua necessidade e buscar o terreiro que melhor te atende. Seja para evolução espiritual, quebrar algum tipo de feitiço ou participar de alguma gira.

Tem problema ir num terreiro de umbanda durante a Quaresma?

umbanda quaresma

Antigamente, existiam muitas crenças que se tornavam um problema e até mesmo como algo perigoso frequentar um terreiro de umbanda durante a Quaresma, mas com o decorrer dos anos essas crenças vêm sendo quebradas.

Hoje é totalmente o contrário, como a Quaresma se inicia logo após o carnaval que é um período onde circulam muitas energias pesadas e negativas e é também um período onde muitas magias negativas são praticadas, os terreiros se mantêm abertos para auxiliar aqueles que necessitam, mas muitos seguem também com a sua programação normal.

Se você quer frequentar um terreiro de umbanda na Quaresma, mantenha sua fé, seu pensamento positivo, se faça presente e participe dos trabalhos sem medo.

Autor deste artigo

Amante da leitura, da natureza e da vida. Espiritualidade e esoterismo me fascinam.
Pensar, sentir e se libertar escrevendo... Assim é como me sinto e sou. ✨

Palavras-chave relacionadas


religiões energias

Artigos relacionados


Qual o significado da cor da aura? Amarela, verde, vermelha, azul e mais!

Qual o significado da cor da aura? Amarela, verde, vermelha, azul e mais!

A cor da aura sinaliza as energias que envolvem o ser humano. Descubra aqui o que as cores significam, como fazer para enxergá-las e muito mais.


Sintomas de mediunidade: sinais, sintomas físicos, como desenvolver e mais!

Sintomas de mediunidade: sinais, sintomas físicos, como desenvolver e mais!

A mediunidade é um assunto fascinante que desperta diferentes sentimentos nas pessoas. Aprenda sobre seus segredos neste artigo e saiba se você é um médium!


As leis do universo: lei da atração, da vibração, da unidade, do retorno e mais!

As leis do universo: lei da atração, da vibração, da unidade, do retorno e mais!

As leis do universo regem os movimentos humanos e de todo o cosmos. Elas sinalizam qual caminho devemos seguir, visando a evolução espiritual. Confira!


O poder do pensamento positivo: como ter uma mente positiva e mais!

O poder do pensamento positivo: como ter uma mente positiva e mais!

Escolher os pensamentos pode ser a diferença entre uma vida saudável e plena e dificuldades constantes. No artigo, saiba mais sobre o poder da mente!


Os símbolos do budismo: Significado, ensinamentos, origem e mais!

Os símbolos do budismo: Significado, ensinamentos, origem e mais!

Constituindo a mente, os símbolos budistas caracterizam o iluminar das ideias e todas as manifestações divinas. Saiba mais!


Últimos posts


Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Quer saber como aumentar sua imunidade e ter acesso a outras informações relevante? Leia este artigo e veja como melhorar sua saúde com a alimentação!


Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino é um presságio de desenvolvimento e mudanças. Confira aqui essas e outras interpretações para esse sonho, e descubra também como se comportar!


Sonhar com ferro: panela, grade, porta, ponte, ferro de passar e mais!

Sonhar com ferro: panela, grade, porta, ponte, ferro de passar e mais!

Sonhar com ferro pode indicar um mau presságio? Descubra tudo sobre esse sonho neste artigo e saiba como agir!


Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

Realizando uma conexão com a espiritualidade, acender uma vela para o Anjo da Guarda com um copo de água abre portais. Saiba mais!


Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Você sabe o que são afirmações positivas e lei da atração? Então leia esse artigo e descubra o que é afirmação positiva, exemplos, como criar e mais!