Estudos sobre o Salmo 127: explicações, lições, Salmo 128 e mais!

Estudos sobre o Salmo 127: explicações, lições, Salmo 128 e mais!

O Salmo 127, hino escrito pelo Rei Salomão, traz mensagens sobre a importância de Deus na sua vida e sobre o presende divino que são os filhos. Leia e entenda!


Qual o significado do Salmo 127?

Uma bíblia.

No Salmos 127, a vida sem Deus é colocada como uma vida de ilusões e perdições. Os caminhos dos prazeres imediatos são, na verdade, uma grande farsa sem propósito. Portanto, você só será digno da bênção do Senhor se o seu caminho servir as palavras de Deus e somente a ele.

Essas escrituras são atribuídas a Salomão que, ouvindo o conselho de seu Pai para assumir a responsabilidade do seu reino, do seu templo e palácio, entendeu que só terão sucesso se ele confiasse nas palavras do Senhor.

A sua declaração é profunda e carrega consigo toda a sabedoria de Davi. Essas palavras nos mostram Deus como possuidor de toda a riqueza e só concederão as bênçãos para aqueles que são devotos à palavra. Continue a leitura e entenda como essas palavras influenciaram Salomão e aos filhos de Deus depois dele.

Salmo 127, Salomão e as bênçãos da vida

Uma mulher com uma bíblia.

A força do trabalho proporciona, para nós, resultados que possibilitam a nossa sobrevivência e alcançar conquistas. É por isso que, normalmente, empreendemos grandes esforços para alcançá-las e, principalmente, acreditamos ser merecedores de nosso suor.

Podemos até ser responsáveis, mas o bom fruto só será colhido por aqueles que temem a Deus. Aqueles que não se deixam levar pela frugalidade da vida são dignos de receberem as bênçãos divinas. Para entender mais sobre o Salmo 127, Salomão e as bênçãos da vida continue a leitura.

O Salmo 127

Existem duas informações importantes descritas no cabeçalho do Salmo 127. A primeira é que esse é um cântico de romagem, também chamado de cântico de peregrinação. Ele é identificado dessa maneira, porque foram proclamados pelos hebreus que iam até Jerusalém para comemorarem durante as festas religiosas.

A segunda informação é que ele é também um hino escrito pelo próprio Salomão. Ele foi responsável pela construção do templo de Deus em Jerusalém. Dizem que essas palavras foram proclamadas por Davi, seu pai. O mesmo que fortificou a cidade, criou a sede do governo e da religião dos israelitas. E o hino serve para louvar sua casa sagrada.

Atribuição à Salomão

É comum encontrarmos informações de que o Salmo 127 foi escrito por Salomão, após ter ouvido os deveres que o seu pai, Davi, clamou para seu filho. Lembre-se da sua responsabilidade com o reino e da importância de se confiar nas palavras de Deus. Que só ele será capaz de abençoar as obras do templo e do palácio de Jerusalém.

Se não é o Senhor Deus, o construtor de todas as coisas, será inútil continuar com as obras humanas sem a sua benção. Assim como o trabalho será em vão, se não for a favor do Senhor responsável por conceder "o sono àqueles a quem ele ama". Por mais sábio e rico que fosse Salomão, ele reconhece nessas palavras a importância de estar ao lado de Deus.

Declaração de fé de Salomão

Salomão faz da sua declaração de fé e a sua força. As suas sábias palavras expressam uma profunda relação com o divino e ele demonstra que a sua fé está acima de todas as coisas. Afinal, toda a sua riqueza e suas obras não seriam suficientes sem a bênção de Deus.

"Que seja essa a nossa oração. Eu oro para que o nosso coração seja rendido ao Senhor Deus, e que ele seja o construtor da nossa vida."

Salmo 127 e a inutilidade da vida sem Deus

Sem Deus, todo o esforço será inútil e tudo o que é produzido será sem satisfação ou alegria. Logo, você só alcançará o pleno contentamento na vida e será abençoado por Deus se você estiver ao seu lado. Salomão revela, no Salmo 127, que o homem só terá uma vida proveitosa se ele seguir os ensinamentos bíblicos e confiar na palavra de Deus antes de todas as coisas.

Salmo 127 e as bênçãos da vida com Deus

No Salmo 127, escrito por Salomão, Deus irá abençoar os seus filhos amados enquanto eles confiarem nas promessas do Senhor. Ele trabalhará para que a sua vida seja abençoada e que você alcance a prosperidade. Além disso, estará zelando por você dia e noite para que não deixe de desfrutar dos seus sonhos e da felicidade plena.

Estudo bíblico do Salmo 127 e seus significados

Uma bíblia.

Uma importante mensagem declarada pelo estudo bíblico do Salmo 127 está no valor dos filhos para uma família. Os filhos são tidos como uma bênção para o Senhor. Esse hino reflete não apenas a importância dos filhos, mas da aceitação de Deus como participante direto de sua vida e de toda a sua obra. Acompanhe o estudo bíblico abaixo e descubra mais significados que são possíveis retirar do Salmo 127.

A Canção dos Peregrinos

Há uma coleção de cânticos entre os salmos 120 e 134 que são conhecidos pela Canção dos Peregrinos, ou Salmos de Romagem. Eles formam um pequeno cântico que é acompanhado por um saltério e dividido em cinco grupos de três salmos cada.

Seguindo as orientações desses Salmos e cumprindo com a Lei de Moisés, os judeus seguem a sua peregrinação até Jerusalém. Essa é a cidade sagrada, onde eles deveriam ir, pelo menos, uma vez ao ano para adorar a Deus no seu Templo. Hoje, os judeus do mundo todo devem cumprir com essa peregrinação, ao menos, uma vez na vida.

Antigamente, em época de grandes festas os judeus se reuniam em caravanas e cumpriam com a romaria até Jerusalém, cantando esse hino de peregrinação e seguindo as orientações dos Salmos. Estes que foram escritos por Davi, por Salomão e alguns outros por anônimos.

Se o senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que edificam

Todo esforço será em vão se Deus não estiver presente em sua obra, seja ela familiar, material ou pessoal. O Salmo 127 afirma que será inútil trabalhar em qualquer projeto se você não tornar o Senhor o seu construtor. Se você mantiver o grande construtor fora do seu projeto de vida, a vida perderá o sentido.

Primeiro, é preciso tê-lo presente em sua obra, só assim você será capaz de relacionar todas as coisas com fé, criar uma boa convivência com sua vida e com Deus. Todo o esforço será recompensado e a proteção do Senhor será concedida a sua família, aos seus filhos e aos filhos dos seus filhos.

Inútil vos será levantar de madrugada

A impressão de que o trabalho excessivo garantirá frutos mais rápido pode nos sabotar. Os esforços excessivos, muitas vezes, tendem a nos prejudicar e o que poderia ser positivo e eficiente para você, pode trazer consequências negativas para o seu futuro. Confie em você e, principalmente, em Deus.

Esforçar-se é algo positivo aos olhos dele, mas o excesso é ofensivo. O Senhor se incumbirá de te proteger e garantir que a sua obra flua da melhor maneira possível. Lembre-se que ele interfere por ti, sempre. Assim, primeiramente, confie que Deus proverá tudo o que você precisa e, com isso em mente, realize os esforços necessários para alcançar suas glórias.

Eis que os filhos são heranças da Parte do senhor

Salomão encerra os seus escritos no Salmo 127, demonstrando a importância da família e dos filhos como uma herança, uma recompensa divina garantida pelo Senhor. Ou seja, os filhos são como um sinal de bênção, tidos como presentes de Deus e que farão dos pais que os criam, ensinam e os amam, abençoados pelos ensinamentos do Senhor.

O filho é como um prêmio, uma dádiva divina para o casal. Pois, é a partir da sua concepção que se firma a união do casamento. E, assim, sua família será abençoada por Ele.

Como flechas na mão de um homem valente

Ao proferir que os filhos são como flechas na mão de um homem valente, Salomão afirma que são os filhos os responsáveis por completar a sua família. Tê-los é como se sobrepor a toda maldade do mundo. Os filhos serão lançados ao mundo serão retos, nunca errando o alvo que são as palavras divinas de nosso Senhor.

Destaca-se também que os filhos que são bem criados alcançarão objetivos além dos alcançados pelos seus pais. Então, assim como uma flecha que vai além de quem a lançou, os filhos, se criados sob a palavra de Deus, alcançarão glórias ainda maiores que as alcançadas pelos seus genitores.

Bem-aventurado o homem que enche deles a sua aljava

Bem-aventurado será o homem que tiver muitos filhos e, através deles, compartilhar o ensinamento da palavra do Senhor. Ele será um vencedor, pois a família lhe garantirá segurança, estabilidade e amor. Vantagens que garantirão a vitória sobre os seus adversários e afastarão a maldade da sua família.

Metáfora dos cinco elementos que se destacam no Salmo 127

Uma bíblia.

Além das mensagens mais claras que o Salmo 127, essa passagem traz ainda metáforas que ensinam ainda mais sobre a palavra de Deus. Para entender o que a metáfora dos cinco elementos representa, siga a leitura!

A guerra

A guerra, que se destaca no Salmo 127, serve como uma metáfora para as batalhas espirituais que enfrentamos na Terra entre o reino de Deus e o reino do inimigo Satanás. Jesus orienta a todos de que, enquanto vivermos na terra, estaremos em uma guerra constante entre esses dois mundos. E, para alcançar a vida eterna ao lado de Deus, é preciso escolher todos os dias a sua palavra.

O alvo

O alvo, nas escrituras, é tido como o caminho da verdade e da vida, representando, então, a salvação. Logo, a sua maior responsabilidade como filho de Deus é agir despertando o amor da palavra e abrindo o caminho para que seus filhos sigam com retidão a soberania de Deus. Assim como Jesus, a sua missão é espalhar a palavra de Deus para o próximo.

O valente

O êxito na vida só existirá para aqueles que se mantêm firmes no caminho e agem com valentia perante as adversidades. O valente, para a época, era o homem que se portava com firmeza, precisão e demonstrava coragem.

Estas condições seriam suficientes para o homem não ceder às tentações do mundo e seguisse a palavra do Senhor. Atualmente, o contexto é diferente, mas ainda é necessário valentia para vencer as artimanhas de Satanás e alcançar a vida eterna ao lado do Senhor.

A flecha

O arco e flecha é orientado pelas mãos do valente. Ele será responsável por atirá-la e definir a direção ao qual ela vai estar apontada. É pelas mãos do filho de Deus que ele conduzirá as suas crianças e tornará presente a palavra de Deus e o Espírito Santo em sua casa.

A flecha é como as palavras, que são orientadas pelas mãos do Pai a acertarem o alvo da libertação. Assim, crie e eduque seus filhos com responsabilidade, visto que a sua criação será determinante para o sucesso deles.

O arco

O homem só chegará a Jesus através da palavra de Deus. A fé se expressa através das palavras. Nesta metáfora, o arco serve como instrumento que, quando manuseado pelo filho de Deus, se torna o responsável por difundir a palavra e guiar o próximo pelo caminho da verdade, levando às pessoas a palavra e a Jesus.

As diferentes leituras dos Salmos 127 e 128 sobre lar e família

Uma bíblia.

Os Salmos 127 e 128 carregam importantes mensagens sobre a presença de Deus na sua família. Os versículos que compõem esses Salmos destacam como cultivar a palavra de Deus dentro do seu lar edificará a sua família e trará inúmeras bênçãos que se perpetuarão pelas próximas gerações. Nessa seção, você estudará a fundo as leituras desses Salmos sobre lar e família. Acompanhe!

Salmo 127.1 e 128.1: O centro do lar

O Salmo 127.1 diz: “Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam”. Já o Salmo 128.1: “Bem-aventurado aquele que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos”.

Esses dois versículos se referem a família e o lar, e, para as escrituras sagradas, só será possível ter uma boa vida familiar se o Senhor estiver presente em sua casa. Seguir as escrituras demonstra que as portas de sua casa se encontram abertas para o Senhor e que em seu lar ele é bem-vindo. Só assim valerá a pena conceber uma família, edificando uma vida em torno das palavras divinas e andando com retidão pelos caminhos da Bíblia.

Salmo 127.2 e 128.2: A felicidade

Assim como citado pelo Salmo 127.2 "Em vão levantam cedo e ficam até tarde penando pelo alimento ­ pois ele concede o sono àqueles que ama." E pelo Salmo 128.2: "quando comerem do trabalho das tuas mãos, serão felizes, e tudo estará bem com vocês".

A felicidade só será possível para aqueles que se ocupam dos seus negócios de forma saudável e equilibrada. Lembre-se os maus hábitos criam tensões desnecessárias para a família, impedindo a sua evolução e sendo capaz de causar grandes estragos nos relacionamentos. Impossibilitando uma união estável entre os pais e os filhos. Por isso, deve-se sempre temer às palavras de Deus, pois ele o guiará pelo caminho da paz e da alegria.

Salmo 127.3 e 128.3: Família como benção de Deus

Assim como Jesus foi para Maria, os filhos devem ser encarados como uma dádiva dos céus. Essa atitude se reflete no Salmo 127.3:

“Herança do Senhor são os filhos; o fruto do ventre, seu galardão”.

Acredita-se que ter uma grande família servirá como benefício para a sua vida. E a sua esposa servirá como uma mãe e mulher provedora e zeladora da família, conforme dito no Salmo 128.3:

“Tua esposa, no interior de tua casa, será como a videira frutífera; teus filhos, como rebentos da oliveira, à roda da tua mesa”.

Assim, você garantirá uma educação positiva para os seus filhos através da palavra e abençoando a família.

Qual o maior legado que um pai pode deixar para seu filho em estudos do Salmo 127?

Uma bíblia.

O Salmo 127 faz parte da coleção de cânticos de romagem e, através desse hino, Salomão, filho de Davi, traz importantes mensagens sobre a importância da presença de Deus em seus projetos e na sua família. Salomão nos conta que de nada adianta ter grandes projetos se eles não forem construídos sob a palavra do grande projetista, Deus. Da mesma forma, a sua família deve ser edificada na obra divina para que seja farta em glórias.

Nesse contexto familiar, os filhos são, segundo a Bíblia, heranças do Senhor. Eles são dádivas divinas que devem ser tratadas como tal. Assim, ao criar os seus filhos com amor e sabedoria, eles se tornarão como flechas, alcançando grandes propósitos. Então, o maior legado que um pai pode deixar aos seus filhos, segundo o Salmo 127, é a palavra de Deus.

Autor deste artigo

Trabalho com produção de conteúdo e tenho me dedicado a escrita em busca de autoconhecimento e compreender os significados dos meus sonhos e da vida.

Palavras-chave relacionadas


salmos orações religiões

Artigos relacionados


Orações pelo casamento: para restauração, abençoar e mais!

Orações pelo casamento: para restauração, abençoar e mais!

Está passando por problemas no seu casamento? Acalme-se, pois existem algumas orações que poderão lhe ajudar. Confira a seguir!


Shiva e Shakti: conheça esta união e o que ela pode representar pra você!

Shiva e Shakti: conheça esta união e o que ela pode representar pra você!

O vínculo entre Shiva e Shakti é o símbolo do equilíbrio e da união ideal que deve acontecer dentro de nós. Conheça o significado desta união neste artigo!


Conheça os 7 arcanjos: origem, história e mais informações!

Conheça os 7 arcanjos: origem, história e mais informações!

São sete os arcanjos que, através de uma simples oração, podem auxiliar em várias áreas da sua vida. Quer conhecer mais sobre estes arcanjos? Continue lendo!


Como rezar o Rosário? Passo a passo completo para aprender!

Como rezar o Rosário? Passo a passo completo para aprender!

O Santo Rosário é um conjunto de orações poderosas e meditações que nos ajudam espiritualmente. Aprenda aqui o passo a passo de como rezar o Santo Rosário.


Como benzer? Aprenda 10 benzimentos para doenças, mau-olhado e mais!

Como benzer? Aprenda 10 benzimentos para doenças, mau-olhado e mais!

Com ingredientes simples e com esses benzimentos pode ajudar você a resolver problemas e doenças. Acesse agora e veja como!


Últimos posts


O que significa sonhar com convite? De casamento, aniversário e mais!

O que significa sonhar com convite? De casamento, aniversário e mais!

Sonhar com convite revela situações desafiadoras e faz alertas importantes a respeito de cansaços emocionais. Veja mais alguns significados!


Qual é o sentido da vida? Propósito, felicidade, eternidade e mais!

Qual é o sentido da vida? Propósito, felicidade, eternidade e mais!

Neste artigo, vamos conhecer reflexões relevantes acerca do sentido da vida, aprofundando noções também sobre a felicidade e a eternidade. Acompanhe!


Sonhar com roça: verde, seca, queimada, de milho, de mandioca e mais!

Sonhar com roça: verde, seca, queimada, de milho, de mandioca e mais!

Sonhar com roça traz várias interpretações, como dar mais atenção aos seus desejos e ambições e notícias que poderão mudar a vida. Leia mais significados!


Orações pelo casamento: para restauração, abençoar e mais!

Orações pelo casamento: para restauração, abençoar e mais!

Está passando por problemas no seu casamento? Acalme-se, pois existem algumas orações que poderão lhe ajudar. Confira a seguir!


O que significa sonhar com lençol branco? Com sangue, rasgado e mais!

O que significa sonhar com lençol branco? Com sangue, rasgado e mais!

Sonhar com lençol branco indica necessidade de mudança, na vida, nos relacionamentos e mostra uma fase de autoconhecimento. Veja mais!