Qual o planeta regente de cada signo? Conheça o seu e suas influências!

Qual o planeta regente de cada signo? Conheça o seu e suas influências!

Planetas são fundamentais para a leitura do Mapa Astral. A energia que eles emanam impactam muito a nossa vida. Saiba mais!


Saiba quais são os Planetas de cada Signo!

Mapa astral e utensílios de astrologia

O Mapa Astral é formado por três elementos que são importantíssimos para a sua leitura. Nele, estão mapeados os Signos, as Casas astrais e os Planetas. Os Signos podem ser interpretados como maneiras de ver a vida, como se fossem um filtro que muda a nossa forma de encarar uma mesma situação.

As Casas são as áreas da vida, cada uma das casas representa algum setor, como família, profissão, espiritualidade, entre outros. E os Planetas são energias que a gente leva para cada uma dessas áreas da nossa vida, são as vontades que aparecem sem aviso. Quer saber mais sobre os Planetas e seus efeitos? Continue a leitura do artigo.

Entendendo a influência dos planetas no Mapa Astral

Ilustração dos planetas

O Mapa Astral é uma forma de entendermos algumas características sobre nós. Ele, por si só, não resolve nada, apenas nos ajuda a compreender coisas sobre nossa personalidade, apontando facilidades e dificuldades. Leia abaixo mais detalhes sobre as influências dos Planetas em cada Signo!

Origem dos astros no zodíaco

Antigamente, acreditava-se que os corpos celestes eram a forma de os deuses se comunicarem com os seres humanos, assim, os Planetas seriam encarregados de trazerem presságios sobre o destino da humanidade.

Assim, consultar o céu em busca de uma explicação, de uma direção ou de um sentido é algo que está presente há muito tempo na nossa história. Dessa forma, os astros eram observados com muito interesse e várias descobertas foram feitas a partir disso. As frequências, padronizações e relações entre pessoas e posicionamentos dos astros permitiram a criação do Mapa Astral, assim como entender a influência dos Planetas em cada Signo.

Astronomia x Astrologia

Tanto a Astronomia quanto a Astrologia estudam os elementos celestes e os movimentos que percorrem no céu. No entanto, a forma como conduzem e as informações que buscam são completamente diferentes.

A Astronomia busca conhecimentos que se referem à parte física dos astros, logo, estão interessados em saber o que causa determinado fenômeno, qual a expectativa de vida das estrelas, como são criados os buracos negros. Estão interessados em entender a origem dos Planetas, os tamanhos, a localização e outras informações mais técnicas sobre eles.

Já a Astrologia estuda o que os Planetas representam, entende que os corpos celestes possuem energia própria e que essa energia deles se relaciona com a nossa. Compreende que tudo está conectado e seu estudo busca trazer maior entendimento sobre como essas relações influenciam a nossa vida e as nossas personalidades.

Classificação dos Planetas

Na Astrologia, os Planetas podem ser classificados de três maneiras: pessoais, sociais e geracionais. Os Planetas pessoais possuem um trânsito mais rápido e se relacionam com as vontades e características do indivíduo: Sol (como a pessoa é), Lua (como a pessoa sente), Mercúrio (como se comunica), Vênus (como se relaciona) e Marte (como age).

Os Planetas sociais possuem um trânsito um pouco mais longo, influenciando, assim, os nascidos de um mesmo ano ou até de um par de anos. Essa característica contribui para amizades da mesma faixa etária. São eles: Júpiter e Saturno.

Os Planetas geracionais estão associados ao coletivo e às gerações. Isso acontece, pois são Planetas que ficam muitos anos em um só Signo, dessa forma, a influência deles acaba afetando todas as pessoas que nascem em determinada geração. São eles: Urano (trânsito de 7 anos), Netuno (14 anos) e Plutão (entre 12 e 32 anos).

O que é Planeta Regente?

Quando pensamos em Planeta regente, podemos pensar em afinidade. A regência aponta uma melhor compatibilidade entre cada Planeta e Signo. Isso é representado pelo que chamamos de Dignidades Planetárias, que podem ser: domicílio, exílio, exaltação e queda.

O domicílio acontece quando o Planeta está no Signo que rege, aqui nossa resposta a ele é mais intensa e temos maior controle sobre as coisas que acontecem. Quando ele está no exílio, ele está no local mais distante do Signo que rege, ou seja, no Signo oposto. Em exílio o Planeta não consegue funcionar com força total e acaba sendo mais influenciado pelo Signo onde está.

A exaltação acontece quando o Planeta está em um Signo em que consegue se expressar de forma harmônica, as virtudes são ampliadas e o nativo se sente confortável. Já, o contrário disso, é a queda, aqui a pessoa não se sente confortável em expressar quem é.

Regência de casas x Regência de Signos

A regência dos Signos é algo que é pré-estabelecido, todos os Signos já possuem o seu Planeta regente, que é o Planeta com o qual possuem maior afinidade. A regência das casas, por outro lado, vai variar, de acordo com o Mapa Astral de cada um.

Essa regência depende do Signo com o qual cada casa irá se relacionar. Por exemplo, se alguém tiver Touro na cúspide da casa 1, é ele quem irá reger essa Casa. Dessa forma, toda vez que essa pessoa for se expressar, o regente de Touro, Vênus, irá dar uma colorida nessa forma de se mostrar, ainda que Vênus não esteja na Casa 1.

Como descobrir o seu Planeta Regente?

O Planeta regente de cada pessoa revela a essência de cada um, assim, a personalidade do sujeito apresenta algumas características desse Planeta. O regente do nosso mapa é o Planeta regente do nosso ascendente.

O ascendente é quem nos dirá como somos percebidos pelas pessoas ao nosso redor. A posição do regente revela uma importante característica sobre nós e sobre a nossa vida, esse posicionamento auxilia a compreensão da nossa personalidade e o entendimento de como funcionamos na vida. Para descobrir o seu ascendente, assim como a posição de cada Planeta e Signo, é preciso fazer um mapa astral e são necessárias informações sobre local de nascimento, assim como data e horário exato.

Planetas regentes de cada Signo

Ilustração com planetas e outros elementos astrológicos

Os Planetas de cada Signo possuem características que, muitas vezes, são parecidas com as qualidades de um determinado Signo. Dessa forma, eles se conectam por suas afinidades e um influencia o outro, mesmo à distância. Quer saber um pouco mais sobre esses aspectos? Veja, abaixo, as informações que trouxemos neste artigo.

Áries – Marte

O Planeta Marte é um astro controverso, pode, ao mesmo tempo, representar força bruta, raiva cega e uma agressão saudável, que é aquele tipo de impulso que nos faz sair do lugar e ir lutar pelo o que queremos.

Quando Marte está bem aspectado, temos capacidade de lutar pela nossa independência; temos anseio por aprender; por nos colocarmos à prova, queremos escolher. A casa, na qual Marte se encontra, nos indicará onde precisaremos nos arriscarmos, nos afirmarmos, sermos independentes. Também, é a área que estaremos mais propensos a nos machucarmos, a sermos violentos.

Touro – Vênus

Onde temos Vênus no Mapa Astral, teremos uma capacidade mais apurada de apreciar, de amar e ser amado. O Planeta Vênus simboliza o desejo que vive em todos nós de termos união e relacionamento. É através dele que características de ser agradável e de mostrar nossa melhor versão serão ampliadas.

Outros traços não tão agradáveis também compõem esse astro, pois não gosta muito quando outras pessoas não concordam com suas ideias. A expectativa de ser tudo perfeito abre espaço para desilusões e frustrações.

Quando relacionado com Touro, Vênus tem suas características mais terrenas e sensuais ampliadas. A Casa onde Touro habitar será a área de nossa vida que buscaremos por satisfação corporal, como comida, sexo, conforto.

Gêmeos – Mercúrio

Mercúrio, no Mapa Astral, se relaciona com a mente, com o intelecto e também com a troca de informações. Essa troca pode se caracterizar por uma conversa ou por uma viagem. Onde está Mercúrio no nosso mapa, também será a área da nossa vida pela qual teremos mais curiosidade, onde teremos energia para investigar.

O Planeta também apresenta algumas características de versatilidade, ele sofre uma perda para, logo depois, voltar com uma outra ideia. Essa agilidade de Mercúrio pode nos deixar confusos quanto ao que queremos e o que justificamos como sendo a nossa vontade.

Quando associado com Gêmeos, o astro tem suas capacidades de relacionar vários pequenos recortes da vida e juntá-los todos. A partir disso, consegue ter uma percepção nova, consegue captar algo que ainda não havia sido descoberto ou concluído.

Câncer – Lua

Mesmo não sendo um Planeta, a Lua possui muita influência por sua proximidade. É um astro que não possui luz própria, apenas reflete a luz do Sol. Assim, o lugar onde a lua está posicionada no nosso mapa nos indica uma área da nossa vida onde estaremos mais propensos a nos curvar e aceitar o que nos é oferecido.

Onde a lua está também é o local que seremos mais sensíveis, com mais compaixão. Ainda, é para este lugar que buscamos segurança quando estamos precisando de descanso ou de uma reenergização. Como as fases da Lua, algumas vezes, sentimos que estamos mais abertos; e outras vezes, mais fechados.

Leão – Sol

O Sol representa o que tentaremos ser, desenvolvendo as características do Signo no qual o Sol se encontra e ampliamos o sentido de propósito da nossa vida. A posição do Sol, no nosso Mapa Astral, indica onde está a nossa necessidade de sermos diferentes de alguma forma. É nessa área que nos identificamos, como alguém com características próprias.

O Sol quer provocar mudanças, ele nos dá energia para enfrentar os desafios, forças para vencer nossos obstáculos. Ter Sol, numa casa, é muito parecido com ter Leão nesta casa.

Virgem – Mercúrio

O corpo celeste Mercúrio se associa com a mente, com a circulação de informações e mensagens e com o intelecto. A circulação de conhecimento pode ser tanto uma conversa como uma viagem. Onde temos Mercúrio, localizado no nosso Mapa Astral, é um setor da nossa vida em que há mais curiosidade e também mais energia para investigar temas.

Mercúrio, também, tem uma versatilidade muito característica: transita com uma rapidez que pode nos deixar confusos e ficamos em dúvida sobre qual caminho seguir. Associado a Virgem, tem traços analíticos elevados. Suas qualidades de precisão e perfeccionismo são evocadas.

Libra – Vênus

Vênus é um Planeta que amplia a nossa habilidade de ver beleza, de amar e ser amado. Ele também simboliza o nosso desejo de estarmos em união, em um relacionamento. O lugar, no qual temos Vênus no Mapa Astral, é a área da nossa vida em que seremos mais agradáveis, em que a melhor versão de nós será mostrada.

Esse astro também representa uma certa teimosia, não gosta muito quando suas ideias são questionadas, pois seu senso de perfeição e beleza não aceita muito bem estar errado. Essa expectativa de perfeição acaba abrindo muito espaço para desilusões e frustrações.

Quando se relaciona com Libra, ideais relacionados à estética da beleza e do amor são aflorados. Também, há um apreço pela verdade, dessa forma, buscam a justiça, assim como a igualdade e a investigação do bem.

Escorpião – Marte e Plutão

Plutão é o Planeta das profundezas, há algo dentro de nós que quer sair, que quer abandonar o velho, quer abrir caminho para algo novo. Plutão é avassalador, as mudanças que ele propõe chegam de forma radical e sentimos que as nossas opções são mudar ou morrer.

O lugar que Plutão ocupa no nosso mapa pode estar apontando o que há de podre em nós, em que vive a nossa obscuridade. Ali, há espaço para obsessões, para inveja, para ciúmes, raiva, paixões. Temos o hábito de negar e tentar sufocar o que há de ruim em nós, mas aqui Plutão chega para nos ensinar que é apenas olhando para o que está ruim que podemos transformar em algo bom.

Junto de Plutão, temos Marte regendo Escorpião. Marte é um Planeta controverso, pois representa a raiva cega, ao mesmo tempo, que uma agressão sadia. Essa agressão é aquele tipo de força que nos faz sair do lugar e lutar pelo o que buscamos. A casa na qual Marte está nos diz onde precisamos correr riscos e sermos independentes. Da mesma forma, é a área em que estaremos mais sujeitos a nos machucar ou sermos violentos.

Sagitário – Júpiter

Júpiter é um Planeta que vai trazer necessidade de exploração para a área da vida com a qual se relaciona, dessa forma, iremos sentir que estamos vivendo de forma mais ampla. É um Planeta que não se dá muito com a monotonia das coisas.

Outra característica de Júpiter é que ele está mais interessado no que está vindo, não tanto no presente. Ainda, não têm muita paciência para se aprofundar nas coisas, desse modo, pode tomar atitudes se baseando em um julgamento errôneo.

É, também, o corpo celeste da religião, da nossa capacidade psicológica, dos sentimentos verdadeiros, do conhecimento profundo, dos símbolos. É Júpiter quem também traz a crença em algo divino, em algo maior do que nós mesmos.

Quando se relaciona com Sagitário temos alguém com muito interesse em assuntos relacionados com filosofia ou religião, que vê muita riqueza no conhecimento, inclusive através de experiências culturais. Assim, teremos alguém com muito interesse em viajar e aprender através das trocas pessoais.

Capricórnio – Saturno

Saturno é um astro que traz preocupação e restrição para a área da vida com a qual se associa. Uma leve sensação de dever permeia os setores da vida que ele influencia. Saturno traz alguns aspectos de conservadorismo, o que não permite que sejamos criativos de forma livre.

Autocrítica também é outra característica deste Planeta, dessa maneira, nos inibimos por medo de não sermos suficientes. É um Planeta que recompensa todos os esforços, o trabalho árduo, a persistência. Saturno nos traz autoconhecimento através da dor, ela nos indicará o que está precisando de atenção, de cuidado. Fugir da dor só aumenta o desconforto.

Esse incômodo persistente que só ele sabe causar nos leva à mudança. Tudo isso de forma segura, que também é característica deste Signo, que está cheio de cautela, de senso de responsabilidade e perseverança. Todas essas também qualidades de Capricórnio.

Aquário – Saturno e Urano

Urano, no nosso Mapa Astral, indicará áreas da nossa vida onde teremos a capacidade de sermos originais, em que quebraremos padrões e buscaremos o novo. Isso não quer dizer que todas nossas ideias originais serão praticáveis ou boas no geral. Muitas vezes, será necessário abrir mão dessas ideias e buscar outras.

Essa criatividade pode ser castrada se a responsabilidade de Saturno estiver muito grande em nossas vidas. Isso pode nos deixar infelizes e podemos acabar ficando ressentidos e invejosos. Bem equilibrada a presença de Saturno, há espaço para que Urano trabalhe dentro de alguns limites.

Já Saturno é povoado de preocupações e restrições, sempre com uma sensação de que estamos deixando de fazer alguma tarefa. Também, traz aspectos de conservadorismo e autocrítica, o que não permite uma criatividade espontânea. Ainda, é um Planeta que recompensa todos os esforços, o trabalho árduo, a persistência.

Aquário associado com Saturno traz características que induzem a reações mais objetivas, mais calculadas. Assim, qualidades de foco e concentração são beneficiadas também. Muitas vezes pode acontecer de haver uma visão muito realista do mundo, sem espaço para sonhos e fantasias.

Quando Aquário se associa com Urano temos uma aspecto de inventividade e originalidade ativado. Preocupações relacionadas com o coletivo se tornam muito presentes e sempre há um interesse em ajudar quem está precisando. Por serem muito benevolentes, podem atrair amigos que queiram se aproveitar dessa sua característica.

Peixes – Júpiter e Netuno

Júpiter é um Planeta que vai trazer necessidade de exploração para a área da vida com a qual se relaciona, desse modo, iremos sentir que estamos vivendo de forma mais ampla. É um astro que não se dá muito com a monotonia das coisas.

É, também, o Planeta da religião, da nossa capacidade psicológica, dos sentimentos verdadeiros, do conhecimento profundo, dos símbolos. É Júpiter que também traz a crença em algo divino, em algo maior do que nós mesmos.

Netuno é uma energia que busca se adaptar para se unir com outras pessoas. Ele está disposto a se esquecer de sua própria identidade para conquistar a sensação de pertencer a algo maior do que si. Enquanto Saturno quer se preservar, Netuno quer dissolver as fronteiras que separam um do outro.

Quando Peixes se relaciona com Júpiter os nativos são predispostos a serem mais emotivos e compreensivos. Costumam defender de forma apaixonada os desfavorecidos. Já quando este signo se relaciona com Netuno, temos pessoas mais conectadas com o misticismo, o espiritual. São pessoas que buscam o crescimento e evolução da alma.

Outras informações sobre os Planetas

Roda do Zodíaco com constelações ao redor

Alguns aspectos, além dos Planetas, também trazem informações para a leitura do nosso mapa. Quíron, que é um planetoide descoberto entre Saturno e Urano, é um desses astros, assim como Lilith. Descubra mais sobre isso nos tópicos abaixo.

Influência de Quíron na astrologia

O posicionamento de Quíron, no Mapa Astral, representa um local que precisa ser curado, é uma dor de uma vida passada que marcou a alma. A dor foi tão profunda que carregamos de uma vida para a outra, assim, reconhecê-la e curá-la é o caminho a percorrer.

Influência de Lilith na astrologia

Lilith é um posicionamento que ocorre entre a Lua e a Terra, é o momento em que as duas estão o mais distante possível entre si. No Mapa Astral, esse posicionamento significa frustração, um ponto de atenção com o qual deve ser tomado cuidado. É preciso abrir mão das expectativas e deixar de dar tanta importância para o assunto.

Os Planetas no Mapa Astral têm significados diferentes para a nossa vida!

Mapa astral com constelações

Entender os Planetas e sua relação com cada Signo nos ajudam no entendimento da personalidade e nos auxiliam na busca da nossa identidade. Cada pessoa nasce sob um céu diferente, com os Planetas em lugares diferentes. Assim, por mais que os Planetas sejam os mesmos, eles podem significar coisas completamente distintas para as pessoas.

O Mapa Astral de cada um é pessoal e vai se encaixar na vida de cada um de maneira única. Compreender os Planetas é fundamental para uma leitura mais completa do Mapa Astral, uma vez que eles trazem influências muito importantes para o modo de agir de cada um.

Autor deste artigo

A astrologia foi dona da reviravolta em minha vida. Sempre trabalhei com comunicação, mas foi um Mapa Natal que me levou para o universo da escrita. Sou apaixonada por livros, literatura, letras e todos os sons que uma palavra é capaz de ecoar.

Palavras-chave relacionadas


planetas signos elementos

Artigos relacionados


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Quais são os signos mais manipuladores? Conheça os 6 piores do zodíaco e mais!

Quais são os signos mais manipuladores? Conheça os 6 piores do zodíaco e mais!

Saiba quais são os signos que tendem a controlar tudo e todos. Descubra se o seu signo está nesta lista de signos mais manipuladores neste artigo!


Como fazer as pazes com cada signo? Como perdoam, como desculpam e mais!

Como fazer as pazes com cada signo? Como perdoam, como desculpam e mais!

Nem sempre é fácil fazer as pazes e essa tarefa pode ficar ainda mais difícil dependendo do signo da pessoa magoada. Confira como cada um reage nessa situação!


Quais são os signos mais psicopatas? Confira os 6 piores do zodíaco e mais!

Quais são os signos mais psicopatas? Confira os 6 piores do zodíaco e mais!

Você sabe quais são os signos considerados mais psicopatas do zodíaco? Confira nesse artigo os 6 piores signos do zodíaco e mais!


Constelação do signo de Virgem: origem, estrelas, como localizar e mais!

Constelação do signo de Virgem: origem, estrelas, como localizar e mais!

Repleta de vastas galáxias, a maior constelação do zodíaco é antiga e cercada por mitos de milhares de anos. Quer saber mais? Confira o artigo!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.