Saturno em Escorpião no mapa astral: carma, características e mais!

Saturno em Escorpião no mapa astral: carma, características e mais!

Você sabe o que significa ter Saturno em Escorpião? Saiba quais são as principais características de pessoas que possuem esse alinhamento no mapa astral.


O significado de Saturno em Escorpião

escorpião

Ter Saturno em Escorpião significa que esse planeta estava posicionado no signo Escorpião no momento exato em que você nasceu.

A posição de cada planeta e astro no céu no momento de nosso nascimento, vai indicar como cada um deles influencia alguns aspectos de nossa personalidade, bem como a maneira como agimos diante das questões que nos surgem ao longo da vida.

Quando Saturno está posicionado em Escorpião, características específicas irão reger o indivíduo por toda a sua existência. Compreender o que isso significa dentro de sua experiência individual, pode ser chave fundamental para uma vida mais harmoniosa. Confira no texto.

Significado de Saturno

saturno

Sexto planeta do sistema solar, Saturno adquire, para nós, simbologias diversas a depender das áreas do conhecimento pelas quais é analisado. Entenda quais são as diferenças do significado de Saturno na mitologia e na astrologia, ambas, formas distintas de compreensão do mundo ao qual estamos inscritos.

Saturno na mitologia

Saturno, na mitologia, é identificado como o deus grego Cronos, o qual devorou seus filhos com o propósito de não ser retirado do trono por nenhum deles. Júpiter, ou Zeus, tendo sido salvo pela mãe, foi o único filho de Saturno, a não ser devorado pelo pai.

Saturno foi expulso do monte Olimpo por Júpiter, e, em Roma, é aquele que cuida da agricultura e ensina a cultura do cultivo da terra. Com semblante senil, carrega consigo uma foice utilizada para ceifar cereais, representado a imagem dos saberes produtivos.

Na mitologia, Saturno é a sabedoria, a regência do tempo para a produção, a colheita, enfim, a maturação que cada coisa precisa para que frutifique.

Saturno na astrologia

Saturno, na astrologia, representa a sobriedade. Utiliza-se da figura do tempo como um acumulador de experiências. Simboliza figuras de poder e liderança e aponta para as leis. É, dessa forma, o lugar onde o indivíduo se mede a partir de regras sociais e de valores morais internos. Fala da imagem constituída de uma pessoa inserida num contexto de princípios bastante sólidos.

Saturno falará sobre áreas de sua vida ligadas às experiências que constituem pilares de formação. Coisas essas, tão sólidas, que não podem ser formadas de uma hora para outra, mas que demandam tempo, aprendizado e observação.

Fundamentos de Saturno em Escorpião

saturno

Possuir Saturno em Escorpião significa que as questões relacionadas às estruturas com as quais nos constituímos enquanto indivíduos serão regidas por esse signo durante a nossa existência. A influência de Escorpião em Saturno pode resultar em manifestações de tensão. Todavia, Escorpião pode exercer força capaz de dar impulso a Saturno no que tange as realizações do indivíduo.

Como descobrir o meu Saturno

Para descobrir a posição do seu Saturno é necessário fazer um mapa natal, popularmente chamado de mapa astral, que é uma reprodução da imagem do céu no exato instante do seu nascimento.

Para desenhar o seu mapa natal e saber a localização correta de Saturno e todos os planetas e os astros, incluindo o sol e lua, é necessário saber data e horário exatos de nascimento. A posição dos astros no seu mapa natal é determinante para compreender quais serão as maiores questões a serem enfrentadas no decorrer da vida e qual a influência dos astros e planetas sobre ela.

O que Saturno revela no mapa astral

Constituição e organização de nossa identidade, basicamente, é o que Saturno revela no mapa astral. É ele quem vai falar da constituição de nossas bases. Também é em Saturno que está a maneira como lidamos e nos encaixamos nas convenções sociais e a energia que estabelece limites e regras para o bem viver em sociedade.

Saturno é o lugar que nos pede estabilidade, o lugar da moral e ética, da experiência e disciplina. Portanto, de acordo com a regência desse planeta, poderemos ter diferentes inclinações ao se tratar de nossas responsabilidades e maneiras de lidar com questões mais sérias.

Saturno em Escorpião no mapa Natal

Quando, em nosso mapa astral, Saturno está posicionado em Escorpião e é regido por sua energia, existe a tendência pessoal para os limites e a rigidez.

Pessoas como Saturno em Escorpião no mapa natal, geralmente, são mais exigentes, rígidas e empregam muita energia nas tarefas mais simples que precisam desempenhar, inclusive em seus processos de transição e mudança.

A cada 29 anos, Saturno volta à sua posição original do mapa natal, quando fica retrógrado, e vem cobrar pelas transformações que deveriam e devem ser feitas e empenhadas durante o percurso pessoal de cada um.

Revolução solar de Saturno em Escorpião

A revolução solar de Saturno em Escorpião acontece quando importantes processos de mudança começam a fluir a partir de um movimento consciente de desapego às ordens rigorosas que colocamos para nós mesmos.

A forte tendência por rigidez é uma das características que deve ser trabalhada por quem possui Saturno em Escorpião, para que mudanças importantes aconteçam. A tarefa, aqui, é permitir que a revolução aconteça a partir de si mesmo, de dentro para fora.

Deixe para trás o medo de abandonar velhas certezas e permita-se ser mais flexível diante das demandas que a vida apresenta. A rigidez demasiada pode nos aprisionar miseravelmente.

Traços de personalidade de quem possui Saturno em Escorpião

positivo negativo

Os traços de personalidade de quem possui Saturno em Escorpião são diretamente influenciados por esse signo. É Escorpião quem rege os aspectos ligados às estruturas mais sólidas dessas pessoas. A influência que Escorpião exerce sobre Saturno, no mapa astral, se reflete em características e comportamentos facilmente reconhecíveis. Confira.

Características positivas

Podemos atribuir várias características positivas a quem possui Saturno em Escorpião. Essas pessoas costumam ser muito determinadas no que fazem e bastante focadas em cumprir seus objetivos.

Quem possui Saturno em Escorpião, provavelmente, é uma pessoa conhecida por ser muito responsável com seus compromissos. É alguém disciplinado e que precisa estabelecer ordem nos ambientes pelos quais transita.

Embora tenham a fama de ser pessoas mais difíceis de lidar, é possível assimilar aspectos muito positivos através de uma pessoa que possui Saturno em Escorpião, como a responsabilidade, o foco e o autocontrole.

Características negativas

Quem possui Saturno em Escorpião, demonstra algumas características negativas facilmente identificáveis. Por conta de seu alto grau de disciplina, são pessoas extremamente controladoras, tanto consigo, quanto com os outros.

Por serem pessoas essencialmente protetoras e apegadas, são, também, bastante rancorosas com as decepções que experimentam dentro de suas relações afetivas.

São pessoas ressabiadas, portanto, não costumam demonstrar com facilidade o que sentem e usam isso como método de proteção para que não sejam afetados. Atitude que pode ser entendida, portanto, como mais uma tentativa de controlar o que lhe acontece.

A influência de Saturno em Escorpião

trabalho

A influência de Saturno em Escorpião, geralmente, associa-se a energias mais carregadas por serem densas e concentradas. Em cada aspecto da vida, é possível identificar a regência de Saturno em Escorpião em modos de ação. Veja no texto.

No amor

Uma vez que possuem baixa tolerância à frustração e à deslealdade, pessoas com Saturno em Escorpião evitam o envolvimento amoroso pelo medo que sentem da traição. Evitam se expor no amor e assumem uma posição de desconfiança em relação ao outro, são possessivas e controladoras, o que torna as relações amorosas ainda mais difíceis do que naturalmente são.

Pessoas com Saturno em Escorpião, portanto, são fortes candidatas à amargura quando não conseguem lidar com a dificuldade em confiar na parceria amorosa. É necessário enxergar essas amarras e utilizar da racionalidade para se esquivar da autossabotagem, mesmo em assuntos do coração.

Na carreira

Na carreira, pessoas com Saturno em Escorpião tendem a ser mais bem sucedidas, uma vez que são disciplinadas o suficiente para conseguir atingir suas metas e o que se espera delas.

Quem possui Saturno em Escorpião conta com instinto mais ágil na resolução de problemas e tomada de decisões, o que favorece a ocupação de cargos de chefia e de confiança. Por outro lado, ter Saturno em Escorpião pode propiciar dificuldades nas relações dentro do ambiente de trabalho, uma vez que posturas de intransigência podem aparecer em relação aos outros.

Karma e temores

A palavra karma indica uma relação de causa e efeito das ações do indivíduo. Dessa forma, o karma de uma pessoa que tem Saturno em Escorpião fala dos efeitos e consequências de seus atos pautados pelas características que Escorpião rege.

Assim, o karma de uma pessoa com Saturno em Escorpião está ligado às crises constantes responsáveis por seus processos de aprendizado. Essa pessoa carrega um grande percalço pessoal em busca do aperfeiçoamento.

Para quem tem Saturno em Escorpião, portanto, o karma é entendido como a intimidade com suas próprias falhas e o processo de aceitação que elas conduzem.

Outras interpretações de Saturno em Escorpião

gêneros

Outras interpretações de Saturno em Escorpião são menos óbvias e estudadas, porém, possuem igual importância na compreensão do indivíduo.

Pessoas com Saturno em Escorpião possuem desafios específicos em sua trajetória. Saiba, então, como pode lidar melhor com esses desafios.

Homem com Saturno em Escorpião

O homem com Saturno em Escorpião é regido por uma tendência a se distanciar dos aspectos representados pelas figuras masculinas que tem como referência, quais sejam seus pais ou avôs. Possui uma forte natureza agressiva, mas tem grande potencial de desenvolver forças suficientes para contê-la, ao ter que lidar com os conflitos cotidianos.

É, comumente, conhecido por ser uma pessoa com instinto de proteção muito latente. Não lida bem com intrigas, traições e deslealdades. Por esse motivo, está muito mais propenso a guardar mágoas e ressentimentos em relação às pessoas.

Mulher com Saturno em Escorpião

Astúcia e sagacidade são duas características marcantes na mulher com Saturno em Escorpião. Ela tem dentro de si uma grande energia sexual e é bastante expansiva. A mulher com Saturno em Escorpião possui um impulso enorme de agir, e, por esse mesmo motivo, tem significativas chances de viver experiências mais relevantes.

Possui um instinto de proteção muito forte para com os seus entes queridos e com o seu território. Portanto, é apegada ao que possui e não mede esforços para manter as coisas da maneira como acha que devem ser e estar.

Desafios de Saturno em Escorpião

Pessoas que têm Saturno em Escorpião em seu mapa natal estão sempre sendo cobradas por transformações. Essas que, por sua vez, são bastante lentas e se arrastam pelos ciclos de cada indivíduo. Lidar com o tempo das transformações contínuas e constantes é sempre um grande desafio para as pessoas com Saturno em Escorpião.

Por serem pessoas controladoras, carregarão, quase sempre, a impaciência de não verem as coisas acontecendo no tempo que querem. Aprender, portanto, com o tempo possível é o desafio da vida de uma pessoa com Saturno em Escorpião.

Dicas para quem tem Saturno em Escorpião

É importante que uma pessoa com Saturno em Escorpião compreenda que a sua impaciência, em certa medida, vem da característica que esse signo lhe impõe de ser exigente demais consigo e com os outros. Tentar exercitar a tolerância e a paciência com os processos alheios e, inclusive, consigo mesmo, é uma das importantes dicas para quem tem Saturno em Escorpião.

Saber dosar as exigências, portanto, é um exercício ao qual quem tem Saturno em Escorpião precisará se dedicar cotidianamente. É importante lembrar, sempre, que os aprendizados não são processos mágicos, mas construções diárias.

Como é a disciplina de Saturno em Escorpião?

simbolo escorpiao

Pessoas com Saturno em Escorpião têm uma grande inclinação ao controle e à ordem. Prezam pela disciplina nas mais simples tarefas, e são, por isso mesmo, indivíduos bastante controladores.

A disciplina é algo fundamental para o nosso dia a dia, seja no desenvolvimento de nossas atividades ou no cuidado pessoal. Todavia, a disciplina em doses excessivas pode nos tornar sujeitos extremamente rígidos, intransigentes e com dificuldade de adaptação.

Quando bem dosada, porém, nos conduz à ordem e é chave fundamental nos nossos processos de crescimento individual e para o nosso sucesso. Portanto, para quem tem Saturno em Escorpião, é preciso saber utilizar as ferramentas das quais dispõe da maneira correta.

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


signos planetas

Artigos relacionados


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Quais são os signos mais manipuladores? Conheça os 6 piores do zodíaco e mais!

Quais são os signos mais manipuladores? Conheça os 6 piores do zodíaco e mais!

Saiba quais são os signos que tendem a controlar tudo e todos. Descubra se o seu signo está nesta lista de signos mais manipuladores neste artigo!


Como fazer as pazes com cada signo? Como perdoam, como desculpam e mais!

Como fazer as pazes com cada signo? Como perdoam, como desculpam e mais!

Nem sempre é fácil fazer as pazes e essa tarefa pode ficar ainda mais difícil dependendo do signo da pessoa magoada. Confira como cada um reage nessa situação!


Quais são os signos mais psicopatas? Confira os 6 piores do zodíaco e mais!

Quais são os signos mais psicopatas? Confira os 6 piores do zodíaco e mais!

Você sabe quais são os signos considerados mais psicopatas do zodíaco? Confira nesse artigo os 6 piores signos do zodíaco e mais!


Constelação do signo de Virgem: origem, estrelas, como localizar e mais!

Constelação do signo de Virgem: origem, estrelas, como localizar e mais!

Repleta de vastas galáxias, a maior constelação do zodíaco é antiga e cercada por mitos de milhares de anos. Quer saber mais? Confira o artigo!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.