Significado do morcego no espiritismo: dentro de casa, quarto e mais!

Significado do morcego no espiritismo: dentro de casa, quarto e mais!

Encontre o significado completo de ver ou sonhar com morcego nesse artigo e descubra a mensagem que isso quer te passar.


Qual o significado do morcego no espiritismo?

Morcegos.

O morcego representa no espiritismo um poder cheio de mistérios e magias. É um animal que traz em sua simbologia o alerta e a capacidade de lidar com a própria escuridão. Sendo apreciado por algumas culturas e abominado por outras seus significados podem variar de acordo com as crenças das quais é observado.

Com todo mistério envolvido em seus poderes e significados, esse artigo explica de várias óticas o que esse animal representa em diversas culturas e religiões e também o que significa em várias situações vê-lo ou senti-lo. Conheça, a seguir, mais sobre o morcego e seu simbolismo espiritual.

Morcego e seus significados espirituais

Morcegos.

O morcego, talvez, seja um dos animais mais incompreendidos e difamados quanto ao seu poder e ação. O morcego permeia o inconsciente de todos, principalmente pelo vasto material, ligando eles a vampiros monstruosos sugadores de sangue. Em outras esferas, eles são considerados como uma praga, chegando a ser chamados de ratos com asas, mas qual a real força desse animal na espiritualidade?

Uma característica fácil de perceber nesse animal é a coragem, pois ele sai de sua toca a noite, por ser um animal noturno e está constantemente lidando com a escuridão. Ao enfrentar essa escuridão, ele criou um mecanismo de localização que o diferencia de outros animais. A coragem de lidar com a escuridão, a relação com a vida e a morte, tudo isso e muito mais você vai ler aqui sobre esse animal.

Simbolismo do morcego

O morcego é um animal que não passa despercebido em nenhuma cultura, todos têm considerações a respeito deles, seja positiva ou negativa. Porém, ao observarmos mais atentamente, até mesmo, as culturas que tem esse animal de forma negativa o enxerga assim por medo, por não compreender o quanto ele é poderoso e, acima de tudo, por não saberem lidar com a sua escuridão interior.

Morcego traz em seu simbolismo a morte, pois está ligado diretamente a escuridão, porém, mais do que isso, por ser um animal mamífero, voador e fazer o seu descanso de cabeça para baixo, ele também representa a vida. Na junção dessa dualidade, temos o Morcego como simbolismo de renovação, onde o velho morre e o novo nasce, seja emprego, relacionamento ou outra área.

Animal espiritual morcego

Se você tem como animal espiritual o Morcego, esteja preparado e pronto para transições na sua vida. O universo constantemente está mandando sinais e presságios. O morcego irá te influenciar a manter todos os seus sentidos em alerta para captar essas mensagens.

O morcego é um animal altamente sensível e, tendo ele ao seu lado, você pode fortalecer a sua sensibilidade também. Pode te ajudar a navegar pela escuridão em sua vida ou por territórios desconhecidos.

Ver aquilo que está oculto é mais uma característica que esse animal de poder pode trazer. Se você está constantemente vendo um morcego em sua mente, reserve um tempo para parar e refletir sobre o que ele está querendo te mostrar, que está fora do alcance de seus olhos físicos.

Animal totem morcego

Quem nasce com o Morcego sendo seu animal totem têm sua percepção diferente dos outros, enganar essa pessoa não será um trabalho muito fácil e quase sempre você será descoberto rápido, pois eles são pessoas que não dedicam o seu tempo a coisas falsas. Essas pessoas são sábias e inteligentes, sendo vista, muitas vezes, em cargos de liderança pela sua visão aguçada.

Os morcegos são animais extremamente sociáveis, e as pessoas que o têm como totem não são diferentes, gostam de estar reunidos com a família e amigos com quem possa se comunicar de maneira aberta. São pessoas que têm o dom da comunicação e sabem mudar o rumo de uma conversa, se preciso, além de serem excelentes ouvintes e dificilmente entram em uma discussão.

Animal de poder morcego

Sabe aqueles segredos que você guarda a 7 chaves até mesmo de você? Pois bem, ter um morcego como animal de poder vai te fazer abrir todos esses segredos. É um mito que o morcego não enxerga bem durante o dia, mas somente a noite. Em meio a escuridão, é onde ele mais enxerga e é, assim, que ele traz à tona os segredos guardados por você na escuridão.

Ele usa esse poder revelador em quem ele acompanha. Para que você possa lidar de frente com aquilo que mais te assusta, ele traz a sabedoria para lidar com as suas emoções, porque sabe que, se deixar guardado, um dia vem à tona e é muito pior. Ele traz clareza e todas as vezes que precisar renovar suas ideias ele pode te ajudar, excluindo o jeito antigo e trazendo um novo jeito de pensar.

Significado espiritual em diversas culturas e religiões

Morcegos.

Em todas as culturas, o morcego assume um papel, seja positivo ou negativo. Falar de morcego é como falar de um mistério entendido, porém não compreendido por muitos e é esse mistério que faz surgir ao seu redor, lendas e pré-conceitos.

Usado na bruxaria, temido na Europa por chupar sangue, reverenciado no Xamanismo e usado como símbolo de riqueza oriental. Qual a verdade sobre os morcegos? É isso que vamos disseminar nos próximos tópicos desse artigo.

Morcego no xamanismo

O morcego em alguns rituais xamânicos é considerado um animal de poder muito forte, um verdadeiro guia em meio a apagão espiritual, ele tem consigo a capacidade de libertar o indivíduo do antigo eu e a abre os caminhos espirituais para chegada de algo novo e curativo.

Ele é um mensageiro e um guardião dos portais. É um animal que transita entre o mundo físico e espiritual e é usado como uma forma de alerta da espiritualidade. Ele tem como maior força a capacidade de transmutar energias e revelar o que está escondido na escuridão, revelando o oculto e alertando contra possíveis inimigos ou caminhos tortuosos.

Morcego no cristianismo

No cristianismo, o morcego recebe uma interpretação totalmente diferente, pois, por falta de fundamento nos seus mistérios ocultos, esse animal despertava muito medo nas pessoas. E esse medo foi traduzido em perseguição e principalmente demonização, já que era um animal venerado por culturas consideradas pagãs.

Quando, no início da Europa cristã, os morcegos eram tidos como uma praga a ser eliminada, recebendo um apelido que permeia até os dias de hoje: ”rato de asas”. As lendas de uma personalidade chamada Drácula ajudaram a manchar ainda mais a imagem dos morcegos. O medo de ter um vampiro voando em forma de morcego era real naquela época.

Morcego nas religiões celtas

Nas religiões celtas, o morcego desperta fascínio e rende alguns folclores. Os morcegos eram considerados um “navegador espiritual”, e atribuíam a eles a capacidade de transitar entre o submundo, porém era considerado um animal mágico e forte além de ser associado ao renascimento.

Os celtas tinham uma celebração mística, chamada Samhain, que deu origem ao dia de halloween e era muito associada aos morcegos. No folclore celta, existia uma feiticeira chamada Tehi Tegi que, segundo a lenda, atraia os homens para beira de um rio, se transformava em uma espécie de morcego e levava suas vítimas para águas profundas.

Morcego no extremo oriente

O morcego na Índia é respeitado pela sua ação mágica de transmutação, porém é considerado um sinal de mau presságio, se você falar de morcego à noite. Algumas das culturas que reverenciam esse animal também o acham portador do caos, pela sua maneira errática e confusa de voar.

Já, no Japão, ele sempre assume o arquétipo de símbolo de boa sorte. O símbolo do morcego é representado por diversos artistas em suas obras. Ainda, o Morcego no Japão costuma aparecer junto do pêssego e outros símbolos usados para decoração, como uma maneira de atrair boa sorte e a energia de realização, força de vontade e resiliência.

Morcego nas religiões de matrizes africanas

Na África, o morcego é reverenciado por todas as questões místicas que o rodeiam, sendo considerado um mensageiro da espiritualidade, esse animal assume seu papel de trazer bons presságios e mensagens de alerta.

Porém, apenas por ter esse símbolo em Guiné, existe um programa para extermínio deles como praga, mostrando que, por mais que eles sejam reverenciados, não existe o desejo de tê-los por perto de maneira cotidiana.

Morcego e a carta O Diabo do Tarot

No tarot, a carta diabo representa o caos e a confusão. Essa analogia é feita, principalmente, com o morcego por conta da sua forma de voar. Essa carta mostra que você precisa ter cuidado com alguma situação ou pessoa no caso do morcego.

Uma interpretação feita é que ele encontrou na escuridão a resposta para o caos interior e é a reflexão que mais se apresenta quando se faz essa similaridade, encarar o caos, a escuridão e superar.

Morcego na China

O morcego tem sua aparição na cultura oriental de uma maneira diferente, principalmente na China o morcego representa boa fortuna e longevidade. O significado também pode mudar com a quantidade de morcegos que é visto ou que se cultua. Os morcegos representam mais sorte e, se a quantidade for 5, terá uma vida longa, próspera e uma morte natural.

O morcego também ganha espaço dentro do Feng Shui como um símbolo para atrair boa sorte e sonhos tranquilos. Também, são usados morcegos com moedas de ouro na boca para abrir o Chi, a posição deles na casa deve ficar no oeste ou noroeste. Além de, também, ser constantemente pendurado na porta para proteger a casa contra doenças.

Significado do morcego no espiritismo em várias situações

Morcegos.

O morcego, por mais que tenha suas diversas interpretações, de acordo com cada cultura, uma coisa é certa: eles representam uma forma de mensageiros da espiritualidade, trazendo uma mensagem, seja ela boa ou ruim. Na maioria das vezes, é um sinal de alerta para possíveis problemas, mas abaixo segue um pouco do que cada interação com os morcegos pode gerar.

Morcego nos sonhos

Antes de interpretar o seu sonho com morcego, você deve se perguntar: se, por conta de toda a história de vampiros e afins associada a esse animal, você os teme ou não. Se a resposta for positiva, então o seu subconsciente está querendo te passar a mensagem que você precisa começar a encarar os medos de frente.

Por proteção, nós tendemos a nos afastar de situações que nos assustam, porém, em algum momento, se faz necessário colocar a armadura da coragem e não deixar que esses medos o paralisem. Se você não tem medo desse animal, saiba que ele pode aparecer no seu sonho como uma mensagem de alerta para alguma situação que não é exatamente aquilo que apresenta.

Assim, se for assinar algum contrato, leia atentamente e mantenha os seus olhos bem abertos com as situações ao seu redor, nem tudo é o que parece então seja vigilante.

Morcego dentro de casa

Por mais assustador que possa ser, se deparar com um morcego dentro de casa não significa automaticamente uma coisa ruim. No geral, animais noturnos, como morcegos e mariposas, aparecendo dentro da sua casa representam uma presença espiritual, podendo ela ser boa ou ruim. De qualquer modo, a aparição do morcego está te avisando sobre algo, e você pode identificar a intenção dessa presença.

Morcego na janela

Você está tranquilo em casa e eis que olha pela janela e vê um morcego te olhando ou está assistindo um filme e ele entra e sai pela janela, o susto é inevitável. Mas, esse animal está apenas te avisando que algo está por vir na sua vida e que vai exigir um jogo de cintura da sua parte. Também, representa a finalização de uma fase da sua vida para o novo.

Morcego dentro do quarto

Encontrar um morcego em seu quarto pode ter algumas interpretações. De antemão, saiba que vai exigir de você uma reflexão e principalmente que aguce a sua intuição para lhe ajudar a entender. Reflita sobre seu comportamento, você pode estar preso a energias e vibrações que estão te impedindo de crescer. Inveja e mágoa são energias viciantes.

Agora, não descarte a possibilidade de existir alguém em sua vida que pode te atrapalhar, mesmo sem querer, as energias emanadas a você podem te prejudicar. Por isso, é importante sempre orar, vigiar e manter o seu campo energético o mais limpo e fluido possível. Assim, firme uma vela para seu anjo da guarda e sempre escute sua intuição.

Ver um morcego é sinal de magia negra?

Morcegos.

Ver um morcego é um sinal de alerta. Muitas coisas podem estar acontecendo, mas principalmente no seu interior. A figura do morcego te convida a visitar o seu íntimo e entender e aceitar os seus medos. A melhor proteção contra qualquer magia negra é a paz e a fé interior. O recado do morcego é claro: “abra os seus olhos”, seja para enxergar a si ou para enxergar as pessoas que estão à sua volta.

O morcego tem a amabilidade de trazer à tona o que está oculto. Então, sim, se você estiver sobre o efeito de energia negativa, esse será um sinal de alerta. Sempre reflita e procure a resposta interior, do mesmo jeito que ele te mostrou, ele pode te ajudar a entender o que acontece com você.

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


energias religiões mantras

Artigos relacionados


Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Ver estrelas cadentes tem inúmeros significados, e pode ser uma oportunidade de fazer pedidos se sentindo mais perto do universo. Saiba mais no artigo!


Qual o significado da cor da aura? Amarela, verde, vermelha, azul e mais!

Qual o significado da cor da aura? Amarela, verde, vermelha, azul e mais!

A cor da aura sinaliza as energias que envolvem o ser humano. Descubra aqui o que as cores significam, como fazer para enxergá-las e muito mais.


Sintomas de mediunidade: sinais, sintomas físicos, como desenvolver e mais!

Sintomas de mediunidade: sinais, sintomas físicos, como desenvolver e mais!

A mediunidade é um assunto fascinante que desperta diferentes sentimentos nas pessoas. Aprenda sobre seus segredos neste artigo e saiba se você é um médium!


As leis do universo: lei da atração, da vibração, da unidade, do retorno e mais!

As leis do universo: lei da atração, da vibração, da unidade, do retorno e mais!

As leis do universo regem os movimentos humanos e de todo o cosmos. Elas sinalizam qual caminho devemos seguir, visando a evolução espiritual. Confira!


O poder do pensamento positivo: como ter uma mente positiva e mais!

O poder do pensamento positivo: como ter uma mente positiva e mais!

Escolher os pensamentos pode ser a diferença entre uma vida saudável e plena e dificuldades constantes. No artigo, saiba mais sobre o poder da mente!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.