Como pratica yoga? Conheça benefícios, cuidados, dicas e mais!

Como pratica yoga? Conheça benefícios, cuidados, dicas e mais!

Esse artigo reúne tudo que você precisa saber para começar a praticar Yoga de forma descomplicada e prática, acesse e confira agora.


Veja algumas dicas de como praticar yoga!

Mulher alongando o corpo no Yoga.

O Yoga pode ser uma modalidade desafiadora a primeiro olhar, ou até parecer simples demais para ser considerada como uma filosofia e estilo de vida que eleva a mente, o corpo e o espírito.

Mas a verdade é que os praticantes dessa filosofia mostram na prática, no seu dia a dia, os benefícios de se conectar com essa modalidade e o quanto melhoraram sua conexão interior e exterior após praticar o yoga.

Algumas pessoas podem querer muito começar, mas possuem receio, por isso esse artigo aborda tudo que você precisa saber para de forma segura e simples começar a praticar essa filosofia de vida chamada Yoga.

Conhecendo mais sobre o Yoga

Mulher fazendo pose de Yoga difícil.

A maior parte das pessoas, se você perguntar o que é Yoga, irá responder que é uma atividade para aumentar a capacidade de alongamento ou algumas posturas com o corpo.
Porém o Yoga vai muito além disso, essa é uma visão superficial que mostra de forma resumida do que se trata essa filosofia e estilo de vida.

E é importante esclarecer que o Yoga é uma filosofia, maior do que apenas posições. Ela é uma filosofia mental, física e espiritual. Conheça mais nesse artigo sobre essa filosofia poderosa e quanto ela pode te ajudar no seu dia a dia.

Origem

O Yoga é uma prática milenar, difícil de precisar exatamente como começou a ser estudada devido a sua disseminação. Essa filosofia é considerada uma ciência pelos seus praticantes, com o intuito de autodesenvolvimento, que ajuda a transformar uma mente densa e bruta em uma mente sutil. Acreditasse que quanto mais sutil for a sua mente, mais próximo do divino, mais próximo de Deus essa mente se encontrará.

A palavra Yoga significa “unificação”. A unificação do “eu menor”, da mente individual com o infinito, com a mente cósmica e com Deus. Unir a mente micro, do individual, com essa mente cósmica é o verdadeiro objetivo da Yoga, através da dança, do canto, das posições, da meditação e principalmente viver em paz com o todo de maneira universalista.

História

Há aproximadamente 7.000 anos, naquele tempo nos Himalaias, existiam muitas tribos, os seres humanos eram primitivos e suas mentes eram muito brutas. Então o primeiro grande Yogin Sadashiva constituiu um sistema e disseminou entre seus discípulos, esse sistema tinha como objetivo justamente sutilizar a mente.

Já existia naquela época a dança e a música, porém Shiva refinou o campo harmônico das notas musicais, para transmitir serenidade e calma. Assim como na bíblia, os yogis acreditam que Deus criou o mundo com o som, e que os sons tem a maior capacidade de ajudar a refinar a mente, junto a isso foi criado as posições e assim difundida a todos.

Benefícios do yoga

Hatha yoga é uma das técnicas trazidas por Shiva, o Yoga do corpo, apresenta as posições e traz diversos benefícios físicos e espirituais. O sistema de posturas criado por Shiva massageia as glândulas do sistema endócrino humano e com isso a nossa mente fica mais leve, mais equilibrada e muito mais serena.

As posições de Yoga têm a capacidade de alterar as produções de hormônios do nosso corpo, e esses hormônios controlam tudo em nossas vidas. A produção de endorfina, dopamina, serotonina e ocitocina, aumenta o ânimo, previne contra depressão, combate os sintomas do estresse, ajuda a regular o peso e previne o envelhecimento.

Os benefícios associados ao Yoga podem ser observados tanto no campo físico quanto no campo espiritual. Alcançando a paz interior, você atinge a paz com o mundo, se tornando uma pessoa mais sociável e protegida contra ataques externos. O Yoga te traz o equilíbrio, e com ele você expande tudo na vida.

Cuidados

É importante ressaltar alguns cuidados que você como iniciante precisa ter ao começar na Yoga. Algumas dores e desconfortos são esperados, principalmente se o hábito do exercício não faz parte do seu dia a dia. Porém se essas dores forem exageradas o recomendado é não continuar com a mesma intensidade e pegar mais leve.

Outra coisa importante é a rotina, entenda que o yoga deve ser algo prazeroso na sua vida, e não mais um compromisso para você cumprir. A energia de obrigação pode te causar frustração e principalmente esgotamento energético, pois todas as atividades que enxergamos como fardo, reproduzem uma energia negativa que envolve o campo magnético.

Qual prática de yoga escolher?

A partir do Hatha Yoga, algumas outras variações foram desenvolvidas, a fim de criar uma rotina de exercícios fluídos e que oferecem uma série de variações. O ideal é você estudar e experimentar cada uma delas para identificar com qual você cria mais afinidade.


  • Hatha Yoga - Também conhecido como Yoga clássico, essa prática é a mais conhecida no ocidente, é indicado começar por ela para se ambientar melhor.

  • Ashtanga Yoga - É uma ramificação que foi desenvolvida a partir do hatha, essa prática envolve seis séries de posturas fixas que vão evoluindo conforme o nível.

  • Vinyasa Yoga - É um tipo muito gracioso, pois baseia-se na execução de posturas contínuas que se conectam quase como uma coreografia, gerando um fluxo contínuo.

  • Kundalini Yoga - Um estilo mais contemplativo, reflexivo e individual do yoga, a respiração é um elemento fundamental dessa prática e gera a conexão entre corpo e mente.

  • Raja Yoga - Essas aulas não são focadas em posições, elas se voltam para parte emocional do praticante, especialmente para quem já tem o hábito de praticar.
  • Posições para começar no yoga

    Homem fazendo Yoga no gramado.

    O yoga assume a execução de algumas posições para que alinhado com a respiração e o momento reflexivo possa atingir a calma e a sutileza espiritual. Antes em si da prática é ideal que comece com a preparação interna, já buscando a calma e a gentileza para iniciar a filosofia.

    Além disso o ambiente é essencial para o sucesso da prática, então faça em local arejado, iluminado e que consiga se concentrar com atenção e silêncio.
    Listamos abaixo algumas dessas práticas que podem te ajudar a iniciar no universo do yoga.

    Tadasana (postura da montanha)

    Essa é uma postura extremamente importante porque se faz fundamental para outras posturas. Ela consiste basicamente em você aprender a ficar em pé, porém de maneira correta e consciente.

    Comece deixando os pés paralelos de maneira harmônica, o olhar reto em direção ao horizonte, encontre um ponto para focar. Em seguida sinta como está o seu joelho, o correto é não estender e nem flexionar demais, encaixe o quadril no movimento, deixe os ombros e palmas das mãos relaxados.

    E finalmente a cervical, abra um pequeno espaço nela, abaixando o queixo, mas mantendo a postura reta. Ao chegar nessa composição, leve o corpo para frente, até sentir os dedos pressionados. Nesse momento, respire e deixe seu corpo memorizar essa posição.

    Utkatasana (postura da cadeira)

    Conhecida como postura de poder, é excelente para atingir o relaxamento e a transcendência. Partimos da posição “Tadasana”, junte os pés e abra bem os dedos, respire fundo e em seguida flexione os joelhos levando o quadril para trás como se fosse sentar. Mantendo o olhar fixo no horizonte, em sintonia eleve os dois braços para cima, com a palma das mãos abertas.

    Sinta bem o apoio nos pés, principalmente nos calcanhares, tente deixar os joelhos juntos com as coxas desenhando um ângulo para frente, os joelhos sobre os calcanhares. A pélvis deve ficar baixa dirigindo levemente os esquisses para trás, alongue as laterais do corpo e deixe o pescoço e ombros de maneira suave.

    Adho Mukha Svanasana (postura do cachorro olhando para baixo)

    É uma posição focada principalmente no alongamento da coluna, não precisa se preocupar inicialmente com o toque ou não dos calcanhares no chão.

    Comece com a posição de 4 apoios, mantendo as pernas na mesma linha do quadril, os braços devem ficar na mesma linha dos ombros. A partir dessa posição, coloque as mãos um pouco mais pra frente (uns 10 cm), tente deixar a mão bem aberta, com as palmas flexionando no chão.

    Ajuste os pés, apoiando os dedos no chão como se estivesse nas pontas dos pés, e nesse momento, projete o quadril para cima, entrando na posição. Agora ajuste a posição, verificando como estão seus pés e mãos, a cabeça quase deve tocar o solo, se mantenha na posição respirando e aos poucos tentando colocar o calcanhar no chão.

    Vrksasana (postura da árvore)

    A postura da árvore é uma postura muito conhecida e altamente indicada para quem está começando, ela trabalha o equilíbrio, concentração, foco e força.

    Comece com a posição Tadasana. Comece a levar o seu peso para perna de base, espalhe bem os dedos dos pés, em seguida, posicione o calcanhar esquerdo no ao lado por dentro da perna direita, ajuste bem o quadril e junte as mãos em frente ao peito, essa é a primeira variação da postura da árvore.

    Cuide sempre da postura do quadril, deixe a perna que está na lateral de maneira bem posicionada. A variação mais conhecida, consiste em fixar a mesma base, porém ao invés do calcanhar apoiado na parte baixa da perna, você eleva o seu pé até a parte interna da coxa, bem próximo da virilha. Comece de baixo e vá construindo seu equilíbrio.

    Trikonasana (postura do triângulo)

    Uma posição importante, porém, com um grau de dificuldade, por isso existem algumas variações para quem está começando e para quem está no grau avançado.

    Comece com a posição Tadasana, verificando toda a posição para se certificar que está correta, e seguida abra as pernas mais ou menos uns dez palmos, respeitando os seus limites de altura. Deixe o tornozelo alinhado, gire o pé direito na frente e deixe o calcanhar direito na mesma linha do meio do pé esquerdo.

    Cuidado ao girar o pé, para não girar o quadril, o mesmo deve permanecer reto, agora desça o joelho esquerdo, e abra bem os braços, nesse momento eleve o braço direito para cima e o esquerdo para baixo, vire a cabeça pra cima e mantenha a posição, respirando e inspirando.

    Dicas para começar a praticar yoga

    Mulher praticando Yoga em um colchonete.

    A Yoga é uma prática desafiadora e muito responsável, apesar de ser uma prática espiritual, não é fácil pois envolve o físico e dependendo do seu preparo pode ser mais difícil para uns do que para outros. Mas isso não é motivo para desanimar, a prática do yoga é algo evolutivo, ou seja comece dentro dos seus limites e vá crescendo cada dia um pouco mais.

    Assim como qualquer exercício físico a yoga precisa de um tempo para o seu corpo se acostumar e entender o que está acontecendo, e além disso ela está ligada diretamente ao seu mental, a junção e o equilíbrio entre corpo, mente e espírito, então é algo que demanda tempo, mas algumas dicas podem te ajudar nesse processo, tornando-o mais fácil e prazeroso. Por isso confira abaixo algumas chaves importantes para começar a praticar essa filosofia de vida.

    Crie um ritual

    Criar um ritual significa ritualizar o momento do seu dia escolhido para prática. Essa preparação pode iniciar antes mesmo do momento em si, caso tenha o costume, tome um banho purificador antes da prática de yoga. O ideal é você ter um lugar reservado onde possa fazer sem perturbação, mas caso não tenha, prepare o ambiente antes de começar.

    Acenda uma vela com seu pensamento em Deus, em seguida acenda um incenso pra purificar o ar, coloque uma música e deixe todo o material que possa precisar em mão para não precisar sair para pegar, e finalmente construa uma rotina com começo, meio e fim.

    Separe um local amplo e espaçoso

    O local ideal seria o alto de uma montanha, ou um vale em meio a natureza, onde você possa praticar as posições e aproveitar da conexão com o verde contemplando o divino. Porém hoje em dia pouquíssimas pessoas têm acesso a esses locais, então reserve um local na sua casa ou até mesmo no escritório.

    De preferência um local amplo onde você não vá se sentir presa e nem esbarrar nas paredes ou em móveis durante as posições. A escolha de um local é principalmente importante pois as distrações podem te desconectar do intuito principal que é se interiorizar para alcançar a sutileza em sua mente, espírito e a flexibilidade física.

    Escolha um horário em que esteja sozinho

    Escolher um horário em que esteja sozinho nem sempre é possível, mas para garantir o máximo de foco, é altamente recomendado, a menos que quem esteja com você seja o seu parceiro de yoga, aí a companhia é muito bem-vinda. Uma solução para quem não tem o momento só, é o diálogo, exponha o porquê essa prática é importante para você e peça ajuda com o silêncio.

    Evite se alimentar antes da prática

    Na prática do Yoga o que sempre importa é o equilíbrio, então se alimentar um pouco antes de começar vai fazer com que você tenha dificuldade ao executar as posições por estar com a “barriga cheia”, porém não é aconselhável que esteja com fome, pois o seu estômago roncando vai te desconcentrar, por isso o equilíbrio é importante, saco vazio também não para em pé.

    Utilize roupas confortáveis

    Elimine tudo aquilo que possa lhe atrapalhar durante a prática sempre buscando o equilíbrio. As roupas desconfortáveis é uma das coisas que pode te atrapalhar muito, se for muito apertada vai te machucar em algumas posições, se for muito larga, vai ficar caindo em outras posições, por isso uma roupa confortável te ajuda a manter o foco e concentração.

    Separe almofadas firmes e volumosas

    Diferente de outras práticas físicas, o material necessário para o yoga é extremamente simples, basicamente o que vai te manter confortável. O tapete de yoga como é conhecido, será utilizado na maioria das posições, porém tem outras que principalmente no início vale a pena ter algumas almofadas que possam te auxiliar a manter o conforto e o foco.

    Comece com posturas mais fáceis

    Pratique diversas formas da Yoga e conheça as posições a fundo, a grande maioria delas tem suas variações para quem está iniciando, uma dica de ouro é, por mais que você se sinta capaz de executar as mais avançadas, comece com as variações de iniciante pois assim você vai fazer com mais zelo e entendendo melhor o passo a passo da jornada.

    Use um fundo musical adequado

    A música faz parte da Yoga, a primeira filosofia de Shiva foi justamente na harmonia do som, por isso escolha a trilha sonora de acordo com a prática e o exercício que irá desenvolver no dia. Tenha em mente que para alcançar a sutileza da sua mente, não serão apenas as posições que vão te ajudar, a música não só faz parte como é essencial.

    Procure por professores para auxiliar

    A decisão de ter um professor às vezes parece inútil com tantas informações disponíveis, porém você não consegue procurar respostas sobre perguntas que você não conhece, e é justamente esse o papel do professor, apontar o caminho correto, te dar um passo a passo e tirar dúvidas que na maioria das vezes você nem sabia que tinha.

    Respeite seus limites

    É perfeitamente normal deixar a empolgação e a euforia tomar conta principalmente no início, mas respeitar os seus limites é algo extremamente importante, do lado físico existem lesões que podem demorar anos para melhorar, e do lado espiritual o fato de não respeitar seus limites pode deixar tudo mais difícil e assim gerar uma frustração acompanhada de uma carga negativa.

    O yoga trabalha corpo, mente e emoções!

    Homem praticando Yoga em um gramado.

    O Yoga é muito mais que posições, que alongamento ou flexibilidade do corpo. O Yoga foi pensado e desenvolvido para juntar o corpo, a mente e o espírito em prol de uma só evolução. Quando você começa a subir a escada da evolução humana e entende o seu “eu”, você desperta uma nova interpretação de suas emoções e aprende a lidar consigo.

    Com a prática da Yoga você evolui como ser, para entender e ajudar na evolução do mundo. Você se torna mais empático com as pessoas e acaba não deixando que suas emoções tomem conta de maneira negativa da sua vida. Lidando com o interno você aprende a lidar com o externo e se torna uma engrenagem de evolução no grande universo.

    Autor deste artigo

    Palavras-chave relacionadas


    bem-estar energias

    Artigos relacionados


    Qual o significado da cor da aura? Amarela, verde, vermelha, azul e mais!

    Qual o significado da cor da aura? Amarela, verde, vermelha, azul e mais!

    A cor da aura sinaliza as energias que envolvem o ser humano. Descubra aqui o que as cores significam, como fazer para enxergá-las e muito mais.


    As leis do universo: lei da atração, da vibração, da unidade, do retorno e mais!

    As leis do universo: lei da atração, da vibração, da unidade, do retorno e mais!

    As leis do universo regem os movimentos humanos e de todo o cosmos. Elas sinalizam qual caminho devemos seguir, visando a evolução espiritual. Confira!


    O poder do pensamento positivo: como ter uma mente positiva e mais!

    O poder do pensamento positivo: como ter uma mente positiva e mais!

    Escolher os pensamentos pode ser a diferença entre uma vida saudável e plena e dificuldades constantes. No artigo, saiba mais sobre o poder da mente!


    O que significa sonhar com festa de casamento? Da amiga, grande, surpresa e mais!

    O que significa sonhar com festa de casamento? Da amiga, grande, surpresa e mais!

    Sabia que sonhar com uma festa de casamento indica sucesso nos relacionamentos? Descubra nesse artigo tudo sobre esse sonho e seus significados.


    Sonhar que está grávida segundo o espiritismo: De menina, menino, gêmeos e mais!

    Sonhar que está grávida segundo o espiritismo: De menina, menino, gêmeos e mais!

    Os sonhos podem ser muito complexos e intrigantes, principalmente os sonhos com gravidez. Conheça inúmeros significados desse sonho para o espiritismo!


    Últimos posts


    O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

    O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

    Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


    Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

    Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

    Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


    Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

    Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

    Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


    Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

    Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

    Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


    Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

    Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

    Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.