Decanatos de Capricórnio: Descubra sua personalidade neste signo!

Decanatos de Capricórnio: Descubra sua personalidade neste signo!

Capricornianos são famosos por serem trabalhadores e ambiciosos, mas será que essas características se aplicam a todos? Descubra sua personalidade neste signo!


Qual é o seu decanato de Capricórnio?

Constelação do signo de Capricórnio.

Se você é ou conhece alguém de Capricórnio e tem curiosidade de saber quais traços de personalidades estão mais presentes neste signo, entenda como funcionam os três decanatos. Os decanatos são classificados de acordo com sua data de nascimento e no signo de Capricórnio eles são três.

O primeiro decanato de Capricórnio acontece entre os dias 22 e 31 de dezembro e tem Saturno como planeta regente. Já o segundo decanato ocorre entre os dias 1º e 10 de janeiro, tendo como Vênus como planeta regente. Por último, entre os dias 11 e 20 de janeiro, aparece o terceiro decanato, regido pelo planeta Mercúrio.

O que são os decanatos de Capricórnio?

Cabra, símbolo do signo de Capricórnio, numa montanha.

Talvez você não saiba, mas algumas qualidades de um mesmo signo podem ser mais notórias em algumas pessoas do que em outras. Isso acontece graças aos decanatos. Através dos decanatos você consegue conhecer quais são as suas características mais fortes e as mais fracas, além de poder identificar qual é seu planeta regente e como ele influencia em sua vida.

De acordo com a data de seu nascimento, você pode pertencer ao primeiro, segundo ou terceiro decanato de seu signo e cada um deles trará um planeta regente próprio. Essas particularidades apresentarão atributos diferentes para cada grupo de pessoas. Entenda agora cada uma delas.

Os três períodos do signo de Capricórnio

Os três períodos do signo de Capricórnio são divididos de uma maneira bem simples. Os nascidos entre os dias 22 e 31 de dezembro fazem parte do primeiro decanato capricorniano. As pessoas deste signo tem Saturno como planeta regente, são extremamente prudentes e ambicionam uma vida estável; principalmente com relação ao dinheiro.

Já os nascidos entre os dias 1º e 10 de janeiro, participam do segundo decanato de Capricórnio. O planeta que rege estas pessoas é Vênus e dentre suas principais características estão o romantismo, a eficiência profissional e a administração de seu dinheiro. O capricorniano pertencente a este decanato é um líder nato.

O terceiro e último decanato acontece entre os dias 11 e 20 de janeiro e tem Mercúrio como planeta regente. As pessoas que integram esse decanato estão sempre em busca de sabedoria. Podem ser muito críticas; tanto consigo, quanto com os outros. Essa censura ocorre principalmente no ambiente profissional.

Como saber qual é o meu decanato de Capricórnio?

Saber como funcionam os decanatos de Capricórnio é fundamental para poder compreender o temperamento e se desapegar dos clichês deste signo. Os decanatos ajudam a entender como e por que alguns traços de personalidade são mais evidentes do que outros.

Como sabemos, os decanatos dos signos variam de acordo com a data de nascimento de uma pessoa. No caso de Capricórnio, as datas compreendem os meses de dezembro e janeiro. Para saber qual é o seu decanato basta verificar conforme a sua data de nascimento:

Entre os dias 22 e 31 de dezembro estão as pessoas que fazem parte do primeiro decanato. Aqueles que nasceram entre os dias 1º e 10 de janeiro integram o segundo decanato. Por fim, as pessoas que nasceram entre os dias 11 e 20 de janeiro, participam do terceiro decanato de Capricórnio.

Primeiro decanato do signo de Capricórnio

Pessoas do primeiro decanato de Capricórnio são ambiciosas. Imagem mostra homem no topo de escada observando cidade.

O primeiro decanato do signo de Capricórnio acontece no período de 22 a 31 de dezembro. As pessoas pertencentes a este grupo são regidas pelo planeta Saturno; conhecidas por serem sensatas e por dispor de uma vida segura.

O dinheiro é essencial para quem faz parte do primeiro decanato capricorniano, assim como a organização. Pode até ser que não sejam capazes de manifestar carinho ou afeição pelos outros, mas são muito dedicados quando amam; demonstrando toda sua honestidade e lealdade.

O primeiro decanato de Capricórnio possui uma energia perceptível e que pode ser utilizada para ir adiante em tudo aquilo que este nativo se submete a fazer. Se compararmos com os outros decanatos, este é o mais impulsivo.

Saturno – planeta da disciplina - é seu regente, portanto, não dará trégua caso o capricorniano queira desistir de seguir adiante em busca do sucesso.

Ambição na carreira

Saturno não é apenas o planeta regente do segundo decanato de Capricórnio. Ele é considerado o astro que simboliza o respeito e a obediência. Por conta disso, ser regido por Saturno pode trazer muitas vantagens ao capricorniano.

Os nativos do segundo decanato de Capricórnio possuem uma seriedade e aptidões natas, dignas de um verdadeiro líder. Por serem extremamente responsáveis, geralmente são convocados para administrar grandes cargos desde cedo.

O primeiro decanato do signo de Capricórnio possui um talento natural para assumir sua carreira visando o sucesso, por isso, executarão seu trabalho dando o melhor de si, com esforço e motivação.

Valorização do dinheiro

Os capricornianos que pertencem ao primeiro decanato do zodíaco estão sempre buscando uma forma de aprimorar sua situação econômica. Os nativos desse decanato dão muito valor ao próprio dinheiro.

As pessoas desse decanato são determinadas e dedicadas, se empenham ao máximo para estabelecer uma vida confortável e imutável. Por isso, o dinheiro é algo tão indispensável na vida delas.

De maneira geral, os nascidos no primeiro decanato de Capricórnio são racionais, focados e firmes. Quando o assunto é a valorização do dinheiro, são ambiciosos e dão preferência a estabilidade; por isso, vivem a vida como ela é e preferem não arriscar.

Autoconhecimento

As pessoas nascidas nesse período são conhecidas por amadurecer cedo. No entanto, algumas vezes são consideradas solitárias. Isso acontece por conta de sua dificuldade em achar pessoas que pensem e ajam da mesma forma que elas.

As pessoas do primeiro decanato do signo de Capricórnio devem prestar atenção a sua saúde mental. Muitas vezes, os nativos desse decanato deixam de mostrar seus verdadeiros sentimentos e sensações; transparecendo calma quando, na verdade, a emoção é totalmente oposta.

Os capricornianos deste decanato tem o costume de serem cuidadosos e, raramente, compartilham sua intimidade. Graças a isso, essas pessoas têm muita dificuldade em fazer e manter amizades.

Organização

Geralmente, o nativo do primeiro decanato de Capricórnio é uma pessoa objetiva e que gosta de ver tudo em seu devido lugar. Por isso, não confia em terceiros para cuidar de suas coisas e prefere que ele mesmo o faça.

Quem faz parte desse grupo pode ser considerado alguém extremamente confiável e preparado para se encarregar de suas obrigações cotidianas sem reivindicações. Essas pessoas se dedicarão ao máximo para executar uma tarefa com maestria, dando o melhor de si.

Quando um capricorniano do primeiro decanato assume uma responsabilidade, é determinado e incapaz de desistir. A força de vontade faz parte de sua personalidade e, ainda que seja bastante introvertido, não deixará de ser notado.

Aptidão para resolver problemas

Saturno é o planeta conhecido por ser o mestre das mudanças. No que diz respeito aos acontecimentos que surgem durante a vida de um capricorniano, essa característica é ainda mais recorrente.

Por conta disso, os nativos do primeiro decanato de Capricórnio devem ter consciência de que possuem grande poder e autoridade para conduzir tais reviravoltas. Em outras palavras, são especialistas em superar as adversidades da vida.

As pessoas que pertencem ao segundo decanato deste signo são conhecidas por terem o poder de arcar com os compromissos sozinhos. Elas não se veem na dependência de outra coisa ou pessoa para obter uma conquista, são independentes e sabem disso.

Segundo decanato do signo de Capricórnio

Pessoas do segundo decanato de Capricórnio são românticas. Imagem mostra casal se beijando numa praia.

Segundo decanato do signo de Capricórnio acontece entre os dias 1º e 10 de janeiro. Os nativos deste período são capazes de se sobressair, sem dificuldades, em qualquer que seja a situação. Por darem valor a estabilidade financeira, não tem o costume de gastar seu dinheiro sem antes analisar todos os prós e contras.

Os capricornianos deste grupo são disciplinados e sabem muito bem como encarar qualquer tarefa, mesmo aquelas que não pareçam estar tão perto de seu alcance. Estas pessoas são ambiciosas e, quando traçam um objetivo, empenham-se ao máximo.

Sempre buscam chegar ao nível mais alto em seu ambiente trabalho e não medem esforços para tal. Para estes capricornianos o fracasso é passageiro e caso aconteça, eles são especialistas em driblar qualquer adversidade.

Valorização de bens materiais

A grande interferência deste decanato é exercida pelo planeta Vênus, e por conta disso, as diferenças podem ser bastante curiosas e fora do comum para quem tem esse decanato em sua vida.

O segundo decanato do signo de Capricórnio tem a tendência de valorizar seu bem-estar quando o assunto envolve o dinheiro ou qualquer outro bem material.

Por mais ganancioso e ambicioso que possa ser em outras áreas, o desejo principal do capricorniano desse decanato está ligado ao dinheiro. Para ele, o objetivo é ter uma grande quantidade de dinheiro e bens materiais que proporcionem uma vida mais prazerosa, aconchegante e proveitosa.

Personalidade sociável

Aqueles que fazem parte do segundo Decanato de Capricórnio são famosos por serem os mais receptivos e flexíveis dentre os três; além do mais, eles também são mais bondosos.

As pessoas desse decanato ainda se destacam por serem, sem sombra de dúvidas, as mais esperançosas, positivas e sociáveis dos capricornianos. Por conta disso, se sobressaem onde quer que estejam.

Para aquele que participa do segundo decanato do signo de Capricórnio, cada ano que passa é uma renovação, um recomeço. Por isso, gosta tanto e comemorar seu aniversário; para celebrar a vida, assim como tudo aquilo que ela já ofereceu e ainda pode ofertar.

Suavidade

O planeta regente dos capricornianos do segundo decanato é Vênus – conhecido por ser o planeta do amor. Essa característica faz com que este astro traga a delicadeza e calma que faltam na personalidade do capricorniano.

Mostrar vulnerabilidade e reconhecer suas fraquezas e imperfeições é fundamental para que as pessoas do segundo decanato de Capricórnio possam compartilhar suas emoções, principalmente aquelas que dizem respeito ao amor.

No entanto, nem todos os capricornianos nascidos neste período conseguem superar esses sentimentos de introversão e quietude. Pelo contrário, eles procuram ostentar uma aparência inabalável e forte, mas acabam se prejudicando muito por conta dessa postura.

Generosidade

Os capricornianos que fazem parte do segundo decanato, se comparado aos outros dois, podem ser considerados os mais generosos. As pessoas que nasceram entre os dias 1º e 10 de janeiro não são nem um pouco briguentas.

Pelo contrário, são extremamente pacíficas e evitam ao máximo se envolver em confusão. Muitas vezes, mesmo sabendo que estão com a razão e querendo justiça por estarem sendo prejudicadas, preferem ignorar o problema a se preocupar com ele.

E modo geral, pode-se dizer que aqueles que fazem parte do segundo decanato do signo de Capricórnio são mais descontraídos e despreocupados e, além disso, são muito dedicados com as outras pessoas.

Romanticidade

Os capricornianos nascidos no segundo decanato são românticos e perfeitamente capazes de se doar completamente a uma pessoa ou relacionamento. Para eles, a ideia de um casamento ou união com alguém é completamente aceitável.

A vulnerabilidade e a fragilidade são, de certa forma, elementos fundamentais para conseguirmos amar alguém. No entanto, para as pessoas nascidas neste período é muito difícil manter esta postura. Isso porque elas se mantêm em uma postura sisuda e bastante cautelosa.

Seu companheiro, familiares e colegas habitam o lugar mais importante em seu coração. O capricorniano do segundo decanato se doa completamente aos interesses e necessidades de quem ama. O amor é um importante sentimento, mas não é sempre que ele o demonstra.

Terceiro decanato do signo de Capricórnio

Pessoas do terceiro decanato de Capricórnio são organizadas. Imagem mostra mulher colocando post-its numa parede.

A organização é uma característica marcante em qualquer capricorniano. No entanto, em pessoas do terceiro decanato deste signo, esse elemento é ainda mais evidente. Tal qualidade lhes dá certa vantagem, pois permite que os nativos de Capricórnio possam se concentrar em várias atividades ao mesmo tempo.

Por serem extremamente metódicos, a vida social de alguém que participa do terceiro decanato do signo de Capricórnio acaba sendo afetada. No entanto, isso não quer dizer que ela seja prejudicada. Pelo contrário, graças à esta organização, a vida do capricorniano é bem estruturada.

Os nativos do terceiro decanato capricorniano podem ser tímidos no que diz respeito aos relacionamentos. Tal atitude pode prejudicar seu convívio com outras pessoas por não conseguirem expressar suas emoções.

Instinto de curiosidade

As pessoas que fazem parte do terceiro decanato do signo de Capricórnio têm a tendência de serem mais curiosas do que as demais. Elas têm a reputação de serem grandes pesquisadoras.

Por partilharem desta característica, são pessoas interessadas em aprender e que buscam o conhecimento constantemente. Capricornianos do último decanato conseguem aprimorar seus trabalhos com muita praticidade. Além do mais, apreciam uma boa leitura e é bem provável que também gostem de viajar.

No entanto, nesta ânsia pelo conhecimento, estas pessoas podem se tornar muito autocríticas, atingindo, inclusive, outras pessoas que estão ao seu redor; especialmente no ambiente de trabalho.

Pessoas abertas

Apesar de serem considerados mais instáveis, estes capricornianos têm propensão a serem mais acessíveis e de procurar analisar a mesma situação por diversos ângulos.

Por conta dessa característica, podemos dizer que este decanato faz com que as pessoas pertencentes a ele sejam mais compreensivas e este espírito faz com que elas se adaptem a qualquer pessoa ou situação muito rapidamente.

Se você estiver confuso e precisar de um conselho ou opinião, pode contar com os capricornianos de terceiro decanato. Eles são ótimos nisso, pois são honestos e vão direto ao ponto. Além do mais, por serem mais abertos, tenha certeza de que você nunca ficará entediado quando estiver em sua companhia; eles são encantadores, divertidos e muito atenciosos.

Autocrítica

Para as pessoas do terceiro decanato de Capricórnio, a organização é um elemento essencial para sua existência. No entanto, justamente por pensarem desta maneira, muitas vezes estes capricornianos não conseguem relaxar e deixar de se cobrar.

Estas críticas podem ser feitas de várias formas e em diversos campos de suas vidas, mas a mais evidente acontece no campo profissional.

O terceiro decanato de Capricórnio é marcado por muitas cobranças e, por vezes, os nascidos neste período acabam exigindo muito de si mesmos. Esta particularidade pode até ser considerada positiva algumas vezes, porém, também pode ser muito prejudicial e causar grandes frustrações.

Multitarefas

O signo de Capricórnio é, dentre todos os doze signos do zodíaco, o mais esforçado e trabalhador. Ele é conhecido por lutar com todas as ferramentas disponíveis para alcançar seu objetivo e, quando consegue, gosta de saber que seu empenho valeu a pena.

São empreendedores e se dedicam com todas as forças a tudo que apreciam. São organizados e usam esta caraterística para alcançarem o conhecimento.

Além do mais, por fazerem questão de planejar tudo à sua volta, são pessoas versáteis e que conseguem realizar muitas funções ao mesmo tempo. Essa característica acaba colaborando, inclusive, com a estrutura de sua vida social.

Obsessão pelo trabalho

O trabalho é, com certeza, uma das grandes prioridades para o capricorniano. Ter uma profissão estável, poder controlar o próprio dinheiro e alcançar seus objetivos é primordial para ele.

Os capricornianos pertencentes a este decanato, em especial, já nascem com o sucesso traçado em seu caminho. Por outro lado, isso não significa que eles saibam como chegar até ele, pois é muito difícil para eles lidarem com os empecilhos que surgem nesta trajetória.

Apesar disso, essas pessoas são extremamente focadas e estão sempre dispostas a trabalhar, canalizando toda a sua energia em seus projetos. No entanto, ter equilíbrio é fundamental. Do contrário, de tanto dedicar-se ao trabalho, perderá momentos valiosos e divertidos em sua vida.

Os decanatos de Capricórnio revelam minha personalidade?

Cabra, símbolo do signo de Capricórnio, numa montanha.

Os decanatos servem para indicar quais são as características mais notórias em alguém. Além disso, o decanato é responsável por mostrar por qual planeta as pessoas são regidas, assim como as influências que isso pode trazer para suas vidas.

O signo de Capricórnio, por exemplo, pode ser regido pelos planetas Saturno, Vênus e Mercúrio; e essas regências dependerão do decanato que a pessoa participa. De maneira geral, os decanatos falam muito sobre a personalidade e habilidade de alguém.

Além disso, são excelentes métodos para o autoconhecimento; afinal de contas, graças a eles é possível apontar as diferenças entre as pessoas de um mesmo signo.

Se por um lado um capricorniano pode ser mais simpático, por outro também pode ser retraído. Isso acontece devido aos decanatos, uma vez que eles podem acentuar ou camuflar características de pessoas diferentes, mas com um signo em comum.

Agora que você já entendeu como funcionam os decanatos de Capricórnio e já sabe a qual deles você pertence, use esse conhecimento para potencializar suas caraterísticas fortes e lidar com seus defeitos.

Autor deste artigo

Jornalista, produtora de conteúdo e redatora.
Apaixonada por ler e escrever, sempre em busca de novas histórias para contar e conectar com o público. Com habilidades criativas e atenção aos detalhes, estou pronta para ajudar a transmitir qualquer mensagem de forma envolvente!

Palavras-chave relacionadas


signos mapa astral

Artigos relacionados


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Quais são os signos mais manipuladores? Conheça os 6 piores do zodíaco e mais!

Quais são os signos mais manipuladores? Conheça os 6 piores do zodíaco e mais!

Saiba quais são os signos que tendem a controlar tudo e todos. Descubra se o seu signo está nesta lista de signos mais manipuladores neste artigo!


Como fazer as pazes com cada signo? Como perdoam, como desculpam e mais!

Como fazer as pazes com cada signo? Como perdoam, como desculpam e mais!

Nem sempre é fácil fazer as pazes e essa tarefa pode ficar ainda mais difícil dependendo do signo da pessoa magoada. Confira como cada um reage nessa situação!


Quais são os signos mais psicopatas? Confira os 6 piores do zodíaco e mais!

Quais são os signos mais psicopatas? Confira os 6 piores do zodíaco e mais!

Você sabe quais são os signos considerados mais psicopatas do zodíaco? Confira nesse artigo os 6 piores signos do zodíaco e mais!


Constelação do signo de Virgem: origem, estrelas, como localizar e mais!

Constelação do signo de Virgem: origem, estrelas, como localizar e mais!

Repleta de vastas galáxias, a maior constelação do zodíaco é antiga e cercada por mitos de milhares de anos. Quer saber mais? Confira o artigo!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.