Numerologia: história, tipos, letras, números, como calcular e mais!

Numerologia: história, tipos, letras, números, como calcular e mais!

A numerologia pode ser descrita como um campo esotérico que usa a simbologia dos números. Quer saber mais sobre isso? Leia o nosso artigo completo.


O que é a numerologia?

Mãos com vários números.

Em linhas gerais, a numerologia pode ser descrita como um campo esotérico que usa a simbologia dos números, bem como as operações matemáticas, para estabelecer relações entre eles, os seres vivos e as forças divinas.

Esse simbolismo é usado para fazer previsões sobre o destino das pessoas e para apontar características das suas personalidades. Assim, a numerologia funciona como uma forma de investigação de “vibrações ocultas” que podem ser usadas para o benefício das pessoas desde que devidamente estudadas.

Ao longo do artigo, mais características sobre esse ramo do esoterismo serão comentadas. Portanto, para saber mais a respeito, continue a leitura.

A história da numerologia

Vários números na vertical.

De acordo com os registros mais antigos a respeito da numerologia, o seu surgimento aconteceu em 530 a.C. e ela foi descoberta por Pitágoras, que associou a vibração das palavras à frequência dos números, destacando a harmonia existente entre ambos.

O estudo em questão foi bastante aceito pela comunidade matemática do contexto durante um tempo foi utilizado enquanto ciência. Entretanto, no dias de hoje as descobertas de Pitágoras não são vistas da mesma forma e a comunidade científica enxerga a numerologia como uma pseudociência.

A seguir, mais aspectos relativos à história da numerologia serão comentados. Para saber mais, continue a leitura do artigo.

A numerologia e a matemática

A numerologia tem as suas raízes na matemática e até os dias de hoje se relaciona com essa ciência através da Tabela Pitagórica, que é utilizada para fazer a correspondência entre as letras do alfabeto e os números. Assim, cada letra encontra correspondência em um número e ao fazer o cálculo todos eles precisam ser somados, conforme o exemplo abaixo:

Pedro Luiz dos Santos / P=7, E=5, D=4, R=9, O=6, L=3, U=3, I=9, Z=8, D=4, O=6, S=1, S=1, A=1, N=5, T=2, O=6, S=1.

A soma de nada nome deve ser feita individualmente, obtendo os valores abaixo.
Pedro: 31 / Luiz: 23 / Dos: 11 / Santos: 16;

Entretanto, como a numerologia não considera algarismos superiores ao 9, todos estes devem ser somados até que se chegue a um resultado entre 0 e 9.

Pedro: 4 / Luiz: 5 / Dos: 2 / Santos:7;

Por fim, todos os algarismos obtidos através dos nomes devem ser somados, obtendo o seguinte resultado:

Pedro Luiz dos Santos: 18 = 1+8= 9

Logo, o número de vibração de uma pessoa com este nome será o 9.

Pitágoras e a numerologia

Em 530 a.C, o filósofo grego Pitágoras realizou alguns estudos que estabeleceram uma relação entre a vibração das palavras e a frequência dos números. De acordo com os seus trabalhos, a conexão entre ambos representava uma faceta de harmonia do universo e também das leis que regem a natureza.

Nos estudos do filósofo, essa relação foi estabelecida através da observação dos planetas do sistema solar e inicialmente chamada de harmonia das esferas. À época, as descobertas foram bastante aceitas pela comunidade científica, em especial pelos matemáticos, que usaram por algum tempo as descobertas de Pitágoras nos seus estudos. Posteriormente, a numerologia foi rejeitada pela ciência, sendo rebaixada a categoria de pseudociência.

A numerologia pelos hebreus antigos

O sistema de numeração usado pelos hebreus antigos é bastante similar ao sistema decimal que e tem atualmente. De acordo com o sistema, o zero não existe e cada algarismo é representado pela soma do valor de uma letra do alfabeto hebraico. Assim, o número 120 seria fruto da soma: 100 + 20.

Ao longo dos anos esse sistema acabou caindo em desuso no campo da matemática e foi substituído pelo sistema árabe de numeração. Dessa forma, ele se faz presente somente no calendário hebraico, que é diferente do judaico-cristão, e também na numerologia judaica, também conhecida pelo nome de Gematria.

A numerologia para os árabes

A numerologia árabe conta c om 9 armaduras diferentes, que seriam correspondentes aos números de 1 a 9 e cada uma delas oferece indicações sobre o comportamento humano, bem como sobre a forma de vencer os desafios que se apresentam ao longo da vida.

Para descobrir o número correspondente à personalidade, uma pessoa deve usar o seu dia e mês de nascimento, somando as duas cifras até obter um algarismo único. Assim, alguém que nasceu em 24/06 na primeira soma encontrará o valor 30. Então, após reduzi-lo, o seu número será o 3, que é correspondente ao planeta Saturno. Logo, o comportamento será influenciado por ele.

Tipos de numerologia

Números dentro de uma xícara de café.

Atualmente, existem vários tipos de numerologia que foram desenvolvidos a parti dos primeiros estudos do ramo e fundiram as pesquisas feitas em várias regiões do mundo. Assim, cada um conta com cálculos e princípios diferentes.

Entretanto, vale destacar que embora alguns ramos da numerologia usem correspondências e somas diferentes, todos eles servem para revelar aspectos da personalidade das pessoas, bem como da sua forma de encarar a vida. Em geral, as energias correspondentes a cada número são bastante similares.

A seguir, mais detalhes sobre as numerologias existentes atualmente serão comentados. Portanto, se você deseja saber mais sobre isso, continue a leitura do artigo.

Numerologia cabalística

A numerologia cabalística possui origens judaicas e ligadas à Kabbalah, mas foi adotada por humanistas cristãos e por pessoas ligadas ao misticismo durante os séculos XIX e XX, se espalhando pelo mundo nesse contexto. Além disso, esse tipo de numerologia também passou a ser usado pelos cristãos.

As respostas são extraídas através de números, que possibilitam a criação de um mapa numerológico para cada indivíduo a partir do nome ou da data de nascimento de uma determinada pessoa. Ainda existe a possibilidade que as duas informações sejam combinadas para constituir esse mapa, responsável por prever cainhos e definir a personalidade do indivíduo.

Numerologia pitagórica

A numerologia dos anjos está ligada aos números que são visualizados em contextos cotidianos e de forma insistente, como as horas iguais. Esses padrões são enviados pelos anjos aos seus protegidos como forma de transmitir mensagens e alertas a respeito das suas vidas, bem como de mostrar a sua presença e proteção.

Assim, os anjos enviam essas mensagens devido à sua missão de proteger e guiar as pessoas ao longo da vida. Eles estão sempre olhando de forma atenta, mas não podem intervir no processo decisório, de modo que enviam os números iguais para ajudar a guiar esse processo, fazendo com que as pessoas saibam o que seria melhor fazer naquele momento das suas vidas.

Numerologia dos orixás

A numerologia dos orixás é usada para que as pessoas possam descobrir quem é o seu Odu, que funcionam como uma espécie de signo destes orixás. O cálculo é feito através da sua data de nascimento e a determinação do Odu serve para destacar as características marcantes da personalidade de uma pessoa, bem como a sua maneira de se relacionar ao longo da vida.

É possível afirmar que os Odus de nascimento funcionam de maneira similar aos signos do zodíaco e têm influência direta nas decisões que uma pessoa toma ao longo da sua vida. Portanto, a numerologia dos orixás é usada como uma ferramenta de autoconhecimento.

Numerologia indiana

A numerologia indiana considera a existência de três números importantes para cada pessoa: o psíquico, o do nome e o do destino. Os três exercem influência direta na vida das pessoas, ainda que esse estilo de numerologia acredite que depois dos 34 anos de idade o número psíquico se torne mais fraco e o do destino assuma o primeiro plano.

É válido destacar que a influência do número do nome se dá somente nas situações que é preciso fazer uso do nome completo, como na vida profissional e nas ocasiões que firmamos contato com terceiros. Logo, os três números contribuem para a construção mental de um sujeito.

Como calcular a numerologia do nome

Homem calculando.

A numerologia do nome pode ser calculada através de todas as letras do nome de uma determinada pessoa. Para tal, é usada a Tabela Pitagórica que estabelece uma correspondência entre as letras do alfabeto romano e os algarismos.

Porém, como a numerologia somente considera os números de 1 a 9, a soma precisa ser reduzida até que se obtenha um resultado contido nesse intervalo. Além disso, a numerologia também considera a divisão entre interior, que seria representado pelas vogais, e exterior, que seria representado pelas consoantes.

A seguir, mais detalhes sobre isso serão comentados. Portanto, continue a leitura do artigo para descobrir como fazer a soma.

Interior - somar somente as vogais

O número interior revela detalhes a respeito dos aspectos psicológicos e dos sentimentos mais profundos de uma determinada pessoa. Ele é calculado através da soma das vogais presentes no seu nome, conforme o apresentado abaixo:

Pedro Luiz dos Santos / E=5, O=6, U=3, I=9, O=6, A=1, O=6.

O resultado da soma seria 30. Então, o número precisaria ser reduzido a um único algarismo, fazendo com que a pessoa tivesse como regente o 3. Logo, ela seria comandada pelas vibrações e pela energia desse número nas suas características subjetivas e interiores.

Exterior - somar somente as consoantes

O número exterior fala a respeito da forma como alguém se coloca perante a sociedade. Logo, aborda as características externas de uma pessoa, aquelas que todos à sua volta conseguem identificar na sua personagem, o que é bastante interessante para prever questões comportamentais e a forma de lidar com os desafios. O cálculo pode ser feito conforme o exemplificado abaixo:

Pedro Luiz dos Santos / P=7, D=4, R=9, L=3, Z=8, D=4, S=1, S=1, N=5, T=2, S=1.

O resultado da soma seria o número 41, que quando reduzido a um único algarismo revela o 5 como regente dos aspectos externos da pessoa.

Síntese - somar vogais e consoantes

O número síntese, como o próprio nome sugere, soma as características internas e externas de um determinado indivíduo. Portanto, oferece uma visão geral sobre a maneira como ele se sente e também fala a respeito da forma como as pessoas à sua volta o percebem. Por se tratar de um resumo da personalidade, ele é obtido através do somatório das vogais e das consoantes, que pode ser feito de acordo com o que é exposto a seguir:

Pedro Luiz dos Santos / P=7, E=5, D=4, R=9, O=6, L=3, U=3, I=9, Z=8, D=4, O=6, S=1, S=1, A=1, N=5, T=2, O=6, S=1.

Nesse caso, cada nome precisa ser somado individualmente. Então, obtêm-se os seguintes resultados:

Pedro: 31 / Luiz: 23 / Dos: 11 / Santos: 16;

Como a numerologia somente considera algarismos até o 9, os resultados precisam ser reduzidos:

Pedro: 4 / Luiz: 5 / Dos: 2 / Santos:7;

Então, os últimos números obtidos são somados, chegando ao seguinte:

Pedro Luiz dos Santos: 18 = 1+8= 9

Assim, o 9 seria o número síntese da pessoa em questão.

A energia das letras na numerologia

Várias letras com uma lupa.

Uma das formas de calcular o número que rege a vida de uma pessoa é através das letras do seu nome. A correspondência entre o alfabeto e os algarismos é bastante antiga e está ligada aos estudos de Pitágoras, que atribuiu às 23 letras do alfabeto a energia de um número de 1 a 9.

Assim, as energias das letras na numerologia são contadas em grupos de 3 com exceção do número 9, que corresponde apenas ao I e ao R. Portanto, conhecer essas energias também é importante para saber quais e concentram mais na personalidade de uma pessoa porque elas estão presentes no seu mapa numerológico, ainda que em menor escala. Confira mais detalhes sobre a energia das letras a seguir!

A energia de A J S – 1

A energia das letras A, J e S está diretamente ligada ao número 1, que representa os novos ciclos e tem conexão com a criatividade, o poder e a originalidade de um indivíduo. O algarismo é considerado masculino devido às suas características assertivas e de liderança, também sendo lembrado pela sua ambição.

Então, os indivíduos que contam com essas letras no seu nome, em geral, optam por profissões como gerente, instrutor, advogado e tendem a ocupar cargos de chefia independente da área de atuação. Isso se deve à sua independência, vigor, inventividade e ambição, características marcantes das letras A, J e S.

A energia de B K T – 2

O número 2 é associado à energia das letras B, K, T. Este é um algarismo marcado pela ambiguidade, mas também pela ideia de equilíbrio entre os polos opostos. A sua energia é, na essência, algo bastante positivo e voltado para a complementação, podendo ser passiva em grande parte das vezes. Tem ligação com a sensibilidade e com a ideia de maternidade.

Logo, aqueles que possuem essa energia no seu nome são pessoas que optam pelo caminho da diplomacia. Conseguem trabalhar em equipe devido ao seu senso de cooperação e gentileza. Também são sociáveis e podem acabar atuando em profissões voltadas para a cura, como a enfermagem.

A energia de C L U – 3

Na numerologia, o 3 é vinculado às letras C, L e U. O algarismo fala sobre a capacidade comunicativa e de socialização de uma pessoa. Portanto, tem muita relação com a vida externa de alguém e com a forma como o indivíduo se expressa socialmente. Desse modo, pode ser considerado o responsável por todas as interações.

Assim, os indivíduos que têm a energia dessas letras tendem a escolher profissões que exercitem essas habilidades e podem se tornar professores, escritores e artistas de uma maneira geral. A sua bondade, sociabilidade e senso criativo ajudam bastante a fazer com quem se deem bem nessas áreas.

A energia de D M V – 4

As letras D, M e V encontram a sua correspondência no número 4, que fala sobre a segurança a estabilidade na vida de um determinado indivíduo. Assim, a energia em questão é voltada para os aspectos mentais e para a manutenção da ordem, revelando indivíduos com um bom senso de organização e uma ótima capacidade para a realização de objetivos de cunho prático.

Tudo isso faz com que as letras em questão revelem pessoas que são confiáveis e das quais se pode depender. Além disso, os indivíduos são trabalhadores e priorizam a honestidade, de forma que podem se dar muito bem em profissões voltadas para a construção, como engenheiros e empreiteiros.

A energia de E N W – 5

O número 5 representa o Pentagrama, que funciona como uma representação do Homem diante do Universo. Assim, as letras E, N e W, que possuem a sua energia, falam sobre crescimento pessoal, liberdade e sobre as versatilidade das pessoas. Vale citar ainda que o 5 é um número de velocidade e de movimento, capaz de abalar qualquer estabilidade.

Entretanto, quem possui a sua energia é adaptável e versátil, de modo que contornar as adversidades não é um problema. São pessoas otimistas, que gostam de se expressar e podem se dar muito bem em profissões voltadas para a comunicação, como repórter.

A energia de F O X – 6

Na numerologia, as letras de F, O e X são conectadas ao número 6, cujas características mais marcantes são o tom conciliador. Logo, as pessoas regidas por este algarismo têm um forte senso de justiça e estão sempre interessadas na busca pela verdade. Tendem a ser honestas em todas as situações e possuem uma conexão intensa com o seu lar.

Devido às características destacadas, aqueles que possuem a energia das letras F, O e X podem se dar bem como advogados, dentistas, médicos ou em campos voltados para a arte. Isso se deve às suas características de lealdade e ao seu senso de responsabilidade aguçado, que faz com que sejam pessoas muito carinhosas.

A energia de G P Y – 7

O 7 é um número ligado à espiritualidade e isso se reflete muito na energia das letras G, P e Y. Trata-se do número da perfeição e do símbolo da comunhão de um Universo que está em constante transformação. Em contrapartida, possui características como a introspecção, o interesse pelo oculto e uma conexão muito forte com a espiritualidade.

Os indivíduos que possuem essa energia são pessoas intuitivas e que se voltam bastante para o seus aspectos mentais. Gostam de pensar sobre tudo o que está à sua volta e têm tendência ao esoterismo e à espiritualidade. Como são reservados, podem se dar bem como numerologistas, astrólogos, astrônomos e líderes religiosos.

A energia de H Q Z – 8

As letras H, Q e Z têm a sua energia representada pelo número 8, que fala sobre prosperidade e sobre superação. Assim, os regidos por essa energia sabem lidar bem com o seu dinheiro e têm um senso de responsabilidade acentuado quando o assunto é controlar os seus bens materiais. Gostam de se sentir no poder e de ser reconhecidos por isso.

Logo, as profissões nas quais conseguem se destacar são banqueiro, político e advogado. A sua eficiência, determinação e espírito de liderança assegura que conseguirão progredir em qualquer uma dessas carreiras. Além disso, o seu senso de lealdade faz com que essa energia seja muito presente nas suas vidas.

A energia de I R – 9

O 9 é um algarismo associado à ideia de encerramento. Cada ciclo precisa acabar para que outro seja começado. Logo, essa energia se reflete diretamente nas letras que se associam a ele, I e R, que possuem energia de realização, compaixão e compreensão pelas pessoas. Portanto, o 9 é o nível mais alto que um ser humano consegue chegar após vencer o próprio ego.

Dessa forma, quem possui essa energia pode se dar muito bem em profissões como músico, juiz e político. Devido às suas características compassivas, são pessoas humanitárias e generosas, capazes de pensar sobre o bem-estar coletivo. Também são bastante inspiradores, de forma que podem ser bons líderes.

Numerologia da data de nascimento

Vários números com dois olhos.

Para a numerologia da data de nascimento, cada pessoa recebe um presente ao nascer. Este, por sua vez, está associado às potencializadas que ela vai demonstrar ao longo da vida e quais serão as suas aptidões e talentos. Então, conhecer o número correspondente é bastante importante para que o potencial do indivíduo seja desenvolvido de forma correta.

O número equivalente ao dia do aniversário de alguém é conhecido como Número do Aprendizado na numerologia e revela quais são os possíveis dons de alguém, de forma que ele é capaz de direcionar as suas potencializadas e revelar as áreas que cada um pode se dar bem. Quer saber mais sobre isso? Continue a leitura da próxima seção do artigo.

Como fazer o cálculo

O cálculo da numerologia da data de nascimento é feito a partir do somatório dos algarismos da data de nascimento de uma determinada pessoa. Porém, como a numerologia somente considera os números de 1 a 9, é preciso que o resultado seja reduzido a um único algarismo, que será o responsável por revelar as suas potencialidades.

Dessa maneira, o algarismo revelado não é mutável. Ele se torna o número pessoal que vai reger a vida do indivíduo durante toda a sua jornada.

Exemplo do cálculo

Para realizar o cálculo da numerologia da data de nascimento é bastante simples e basta seguir o exemplo a seguir:

Se uma pessoa nasceu no dia 24/06/1988, soma-se 2+4+6+1+9+8+8 e obtém-se o número 38. Porém, como ele não encontra correspondência na numerologia, é preciso somar novamente, o que deixa o resultado em 11, que ainda não têm uma equivalência. Assim, é feita uma nova soma para reduzir o número ao 2, que seria o regente do indivíduo em questão.

Em caso de número mestre

Os números mestres são as exceções da numerologia da data de nascimento. Eles representam algarismos iguais, como o 11, o 22, o 33 e assim sucessivamente. Quando o resultado da soma da data de nascimento de uma pessoa é um desses números, ele não deve somado.

Entretanto, é importante ressaltar que tudo depende da vertente da numerologia que está sendo usada para o cálculo. Existem algumas, como é o caso da pitagórica, que não consideram os números mestres.

A Energia dos números na numerologia

Números saindo da mão de uma mulher.

A numerologia utiliza os algarismos de 1 a 9 para determinar a energia que rege a vida de cada pessoa. Assim, enquanto o 1 representaria o início de um ciclo e a possibilidade de novos caminhos, o 9 é o representante do encerramento destes ciclos, destacando a concretização de objetivos.

É possível afirmar que os demais algarismos funcionam de maneira análoga e têm mensagens importantes sobre a personalidade das pessoas regidas por eles, bem como sobre a sua forma de tomar decisões e de se colocar no mundo.

A seguir, as energias de todos os algarismos importantes para a numerologia será discutida em detalhes. Se você deseja saber mais sobre esse assunto, continue a leitura do artigo.

A energia de 1

O número 1 representa o começo de tudo e os novos ciclos, sendo considerado único e absoluto pela numerologia. Entre as suas características positivas é possível citar o censo de liderança e a resiliência, de forma que os regidos por este algarismo sempre vão correr atrás do que desejam. São pessoas ambiciosas e de atitudes assertivas.

Entretanto, o 1 possui um lado negativo que deve ser olhado com atenção. Devido à sua capacidade de liderar, podem acabar se tornando pessoas tirânicas. Também têm a tendência a se sentir superiores aos demais e se tornam egoístas, sendo capazes de recorrer ao cinismo por vezes.

A energia de 2

O 2 é um número voltado para a ambiguidade. Porém, também representa o equilíbrio entre positivo e negativo e as pessoas regidas por ele estão sempre em busca de harmonia, o que mostra a sua influência positiva. É um número de características femininas e bastante maternais.

Além disso, o 2 fala sobre conciliação e sobre o uso da diplomacia. Entretanto, o seu lado negativo está ligado à incapacidade de tomar decisões e à insegurança diante das próprias escolhas. Portanto, são nativos que podem acabar se tornando submissos aos demais e assumido uma postura passiva diante dos acontecimentos da vida. Também precisam tomar cuidado com a própria timidez.

A energia de 3

A comunicação é a característica dominante de quem é regido pelo número 3. O algarismo oferece os estímulos necessários para a expansão e para a sociabilidade. Além disso, também tem associação direta com o movimento e com a criatividade das pessoas. Devido aos fatos expostos, tem ligação com o exterior e a expressão social.

Entre as suas características positivas é possível citar o otimismo e o bom gosto. São capazes de se dar bem com qualquer pessoa devido à sua cordialidade. Porém, devido às suas habilidades sociais os regidos por este número podem se tornar pessoas exibicionistas e que gostam de ostentar.

A energia de 4

Estabilidade, segurança e racionalidade são as principais características presentes no número 4. Esse algarismo se volta para a ordem, para a organização e para tudo o que é concreto. Portanto, os seus regidos são pessoas fieis e que podem tender ao conservadorismo. Também são muito confiantes e conseguem realizar os seus objetivos práticos.

Por outro lado, podem se tornar pessoas muito rígidas, especialmente consigo mesmas. O seu senso crítico está sempre ligado e elas não conseguem deixar de apontar o que acreditam estar errado. Apesar disso, são inseguros e pedem sempre a opinião alheia.

A energia de 5

O 5 é um número que fala sobre evolução, liberdade, crescimento pessoal e conexão com o universo. Os seus regidos são pessoas que fazem viagens internas bastante intensas e têm a versatilidade como um dos traços mais marcantes da sua personalidade. Também é possível citar o seu senso de aventura e empreendedorismo.

Pelo lado negativo, o 5 revela pessoas que têm a tendência a se tornar irresponsáveis por estar sempre em busca de viver novas aventuras. Assim, o lado prático da sua vida pode acabar sendo colocado de lado graças à sua inquietação. Isso pode repercutir também nos relacionamentos e gerar uma tendência a traição.

A energia de 6

A conciliação e o senso de justiça são características marcantes da personalidade das pessoas regidas pelo número 6. Elas estão sempre em busca da verdade, da honestidade e valorizam a harmonia nas suas vidas. Possuem um lado criativo e familiar, de modo que gostam de estabelecer vínculos fortes e de manifestações artísticas.

Em contrapartida, por se sentirem bem com o que têm, os regidos pelo 6 podem e tornar pessoas que se acomodam. Quando se fala sobre os problemas que podem surgir a partir disso, se destaca a área do amor.

A energia de 7

O 7 possui um significado muito conectado à espiritualidade e é considerado o número da perfeição. Portanto, simboliza o universo em sua totalidade e as transformações que nele acontecem. As pessoas regidas por este número têm interesse pela espiritualidade, pelo ocultismo e por qualquer tipo de reflexão que possa torna-las mais sábias.

Por gostarem de atividades mentais, os regidos pelo 7 têm a tendência a se tornar pessoas solitárias e melancólicas. Além disso, exigem muito de si mesmos e são críticos em excesso, o que pode acabar repercutindo nos seus relacionamentos com terceiros, que já são escassos.

A energia de 8

O número 8 fala sobre vitória e prosperidade. Tem ligação com a ideia de superação e com a vida financeira de uma pessoa. Logo, quem é regido por ele sabe comandar o próprio dinheiro muito bem e administrar os seus bens materiais de maneira eficiente. São pessoas que gostam de ocupar posições de poder e que têm muita ambição.

É exatamente devido à sua ambição que podem acabar se tornando pessoas excessivamente materialistas. Vão fazer de tudo para conseguir cada vez mais e conforme se tornarem mais poderosos, vão querer ainda mais poder. Portanto, os regidos pelo 8 tendem a ser arrogantes.

A energia de 9

O 9 é o número que representa o fim de um ciclo e o começo do próximo. Os seus regidos são pessoas voltadas para a fraternidade e com tendências altruístas muito acentuadas. Além disso, têm muita compaixão e são um verdadeiro símbolo de realização. Mas, para chegar a esse ponto precisam vencer uma série de características ligadas ao ego.

Precisam tomar cuidado com o fanatismo religioso, uma das suas tendências. Acreditam tanto na sua religião que podem acabar tentando prega-la com constância, o que vai gerar incômodo nas outras pessoas. Além disso, tendem a fazer sacrifícios que não precisavam e depois se arrependem.

A energia de 0

O 0 é considerado um ponto neutro dentro da numerologia. Ao contrário dos demais, ele não pode ser obtido através da soma e surge na subtração de números iguais. Absorve o que está à sua volta e representa o vazio da ignorância na mesma medida em que pode revelar uma mente muito evoluída e um estado de consciência elevado.

Também vale ressaltar que o número 0 é considerado a origem da criação. Tudo surgiu a partir dele e, portanto, também fala sobre a busca pela plenitude e por tudo o que não pode ser alcançado durante a vida no plano material.

Qual é a importância da numerologia na vida cotidiana?

Imagem psicodélica com números e pernas de mulher.

A numerologia é uma ferramenta de autoconhecimento. A energia dos algarismos, quando combinada às letras do nome de uma pessoa, pode revelar a forma como ela se comporta socialmente e quais são as suas potencializadas, ajudando-a a enfrentar os desafios cotidianos e a direcionar os seus talentos.

Além disso, por oferecer essa oportunidade de autoconhecimento a numerologia também é interessante para lidar com a rotina, visto que várias situações de estresse podem surgir e os números ajudam a saber quais seriam as reações dos seus regidos a elas.

Atualmente, existem vários métodos de cálculo do número pessoal, como a data de nascimento e as letras do nome.

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


números horas nomes

Artigos relacionados


Número de destino: Significados, como calcular e muito mais!

Número de destino: Significados, como calcular e muito mais!

Você sabe qual o seu número de destino e como ele pode influenciar sua vida? Veja nesse artigo como calculá-lo e o significado de cada um deles. Confira!


Numerologia do nome artístico: Significados, influências, como calcular e mais!

Numerologia do nome artístico: Significados, influências, como calcular e mais!

Quais são os segredos para um nome de sucesso? Confira no artigo e saiba como criar a imagem que você deseja e acentuar qualidades ligadas à carreira artística.


Cálculo de vidas passadas: O que é, como funciona, como calcular e mais!

Cálculo de vidas passadas: O que é, como funciona, como calcular e mais!

Descubra a influência que os números do seu nascimento têm no cálculo de vidas passadas. Confira em nosso artigo e aprenda como funciona e calcule!


Numerologia de carros: Significados, como calcular e muito mais!

Numerologia de carros: Significados, como calcular e muito mais!

Sabia que os números no seu carro têm revelações a fazer? Portanto, confira em nosso artigo a numerologia de carros e entenda tudo sobre o assunto!


Números iguais: Na numerologia, suas energias e muito mais!

Números iguais: Na numerologia, suas energias e muito mais!

Entenda o significado dos números iguais no seu cotidiano, saiba a mensagem que os anjos tem enviado para você! Confira tudo isso em nosso artigo!


Últimos posts


Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Quer saber como aumentar sua imunidade e ter acesso a outras informações relevante? Leia este artigo e veja como melhorar sua saúde com a alimentação!


Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino é um presságio de desenvolvimento e mudanças. Confira aqui essas e outras interpretações para esse sonho, e descubra também como se comportar!


Sonhar com ferro: panela, grade, porta, ponte, ferro de passar e mais!

Sonhar com ferro: panela, grade, porta, ponte, ferro de passar e mais!

Sonhar com ferro pode indicar um mau presságio? Descubra tudo sobre esse sonho neste artigo e saiba como agir!


Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

Realizando uma conexão com a espiritualidade, acender uma vela para o Anjo da Guarda com um copo de água abre portais. Saiba mais!


Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Você sabe o que são afirmações positivas e lei da atração? Então leia esse artigo e descubra o que é afirmação positiva, exemplos, como criar e mais!