O signo de Capricórnio: características, a mente, no amor e mais!

O signo de Capricórnio: características, a mente, no amor e mais!

Capricórnio é um dos signos mais determinados do Zodíaco. Ele está presente no mapa astral de todo mundo, descubra agora como ele influencia o seu!


Índice

Aspectos gerais do signo de Capricórnio no Mapa Astral

Símbolo de Capricórnio.

Capricórnio é um dos signos mais compactuados com a materialização da realidade. Quando falamos dele, falamos sobre trabalho, produtividade e ascensão. Onde temos capricórnio no mapa, teremos uma menor relação afetiva e uma maior dedicação ao concreto.

O bode, que representa Capricórnio, também tem uma cauda. O signo que está tão preocupado em alcançar seus objetivos materiais também tem um lado oculto e pouco conhecido. O cabrito trabalhador e perseverante também tem um aspecto do peixe que nada pelo desconhecido da psique.

Capricórnio é um signo de inverno, um signo preocupado com a escassez, que funciona em busca da competência, que não aceita sobras e faltas. Prático e pessimista. Leia este artigo e entenda o que este signo representa no seu mapa astral e como ele pode influenciar as suas escolhas.

Elemento, regência e mitos relacionados a Capricórnio

Símbolo de Capricórnio com fundo branco.

Capricórnio é um signo de terra, que traz estes aspectos de segurança material. Além disso, é um signo cardeal, que traz uma energia criadora, de força e que coloca as coisas em movimento. Capricórnio nunca terá preguiça, estará sempre bem disposto a fazer, a realizar. Acompanhe abaixo os detalhes sobre estes assuntos.

Características gerais do Elemento Terra

Capricórnio é um signo de Terra, assim como Touro e Virgem. Esses signos se caracterizam por terem traços mais práticos, mais relacionados com a materialidade, sendo muitas vezes muito realistas e conservadores.

Valorizam muito o conforto material, quando não alcançam essa comodidade costumam ficar impiedosos e em desarmonia nos aspectos da concretude. No entanto, possuem a força de se recuperarem materialmente, pois é justamente a habilidade de lidar com o real que caracteriza este elemento.

O elemento Terra possibilita, de variadas formas, a realização terrestre da nossa versão espiritual. É a maneira como o nosso espírito consegue existir no mundo físico.

Características gerais de Signos Cardeais

Os signos cardeais são os que estão localizados nos quatro pontos cardeais da bússola: norte, sul, leste e oeste. São signos que representam a mudança das estações, assim são responsáveis por gerar e estimular a criação de novas energias. Dessa forma, são signos muito ativos, cheios de iniciativa e muito independentes.

Na primavera temos Áries, que também representa o leste da bússola. O verão está relacionado com Câncer, assim como o norte. O outono é representado por Libra, que também se conecta com o oeste. Por fim temos Capricórnio se relacionando com o Inverno e o Sul.

Apesar de suas características muito positivas, quando se encontram em desarmonia podem ser muito apressados e imprudentes. Muitas vezes tomarão um posicionamento dominador e podem adquirir o hábito de começarem as coisas e não concluí-las.

Regência, cores, metal e pedras

Capricórnio é regido pelo planeta Saturno-Crono, o Deus do Tempo. Não por menos que o tempo é algo tão valioso para os capricornianos. Vivem pelo tempo do relógio, contabilizam os segundos e tratam as horas como uma moeda de investimento. Ganhe tempo e atenção de um capricorniano e tenha certeza do seu valor.

Capricórnio se relaciona com todas as cores que envolvem tons de violeta e marrom, assim como ocre, verde-escuro e preto. As pedras são variadas, temos: Âmbar e Ônix, além da Turmalina verde ou negra, Malaquita, Safira branca, Olho-de-falcão e Diamante.

Palavras-chave

Palavras-chave são utilizadas para facilitar a compreensão dos signos e suas características. Através delas é possível deduzir uma série de qualidades dos signos ou de aspectos que eles formam entre si. As palavras-chave são utilizadas tanto para definições dos signos como também para os planetas e casas astrológicas.

As palavras-chave relacionadas com o signo de Capricórnio são: ambição, disciplina, prudência, perseverança, sensatez, racionalidade. Quando os astros se relacionam com esse signo outras palavras e conceitos são associados, por exemplo, quando temos o Sol em Capricórnio a palavra-chave será cauteloso, Mercúrio em Capricórnio será representado pela palavra-chave seriedade e assim por diante.

Símbolos e mitos relacionados a Capricórnio

Capricórnio é representado pela cabra de chifres, muitas vezes com uma cauda de peixe ou uma cornucópia de abundância. De acordo com a mitologia grega, Zeus foi amamentado por Amaltéia, que muitas vezes é representada por uma cabra. Amaltéia além de nutrir Zeus, também criou uma ilha para escondê-lo de seu pai, Crono, que era um devorador de filhos.

Quando Zeus atinge a idade adulta e luta contra os titãs, cria para si uma armadura feita da pele de uma cabra mítica, que era criada por Hélio, o Sol. Esta armadura veio a ser transformada em um escudo que tinha em seu centro a cabeça de Medusa, que deixava invulnerável qualquer um que o utilizasse.

Essa armadura foi repassada para Apolo, depois para Atena. Em sinal de gratidão pela proteção, Zeus dá à Amaltéia um chifre de cabra e promete que ela sempre estará cercada de flores e frutos, criando assim, uma cornucópia de abundância.

Esta lenda representa muito bem todos os símbolos que se conectam com o signo de Capricórnio. Temos a autodefesa representada pela cabeça de Medusa, todos que olhavam para o escudo ficaram petrificados pelo horror que ele continha. Muitas vezes a lucidez de Capricórnio é demasiadamente realista e sua lógica pode ser esmagadora.

Por outro lado, a cauda de peixe evoca as qualidades espirituais, podendo representar as águas nutritivas por onde o nativo nasce. Ou ainda quando simbolizado pela cornucópia, nos deparamos com uma riqueza muito especial que este signo possui.

Caráter, mente, relacionamentos e carreira de Capricórnio

Símbolo do signo de Capricórnio em um fundo azul.

Capricórnio costuma ser representado por traços relacionados com trabalho, produtividade e ausência de emoções, mas são formados de alguns outros aspectos que nos ajudam a entender o funcionamento de sua mente. A partir disso temos maior compreensão para compreender como amam e com qual tipo de carreira se identificam. Confira abaixo os detalhes sobre estes tópicos

Traços capricornianos positivos

O signo de capricórnio possui traços positivos que trazem muitas características do elemento Terra pelo qual é representado. Teremos, geralmente, pessoas muito cautelosas, com um sentimento de responsabilidade muito presente. São pessoas muito convencionais e tradicionais, muito meticulosas, dessa forma possuem uma excelente qualidade profissional.

São pessoas que merecem a nossa confiança e que apesar da seriedade, possuem um senso de humor. São perfeccionistas e práticas. Não possuem preguiça para trabalhar e se satisfazem disso, assim podem ser muito econômicas, pois estão mais interessadas em produzir do que gastar. Os nativos costumam ser muito pacientes e perseverantes.

Traços capricornianos negativos

Em um aspecto mais negativo do signo de Capricórnio, teremos algumas características que pendem para um lado egoísta do nativo. Podem ser muito rancorosos e fatalistas, com uma visão um tanto negativa de tudo. São extremamente exigentes e avarentos em diversos setores da vida.

Muitas vezes podem dar mais razão para a cabeça, de forma que sua intuição seja limitada por ela. Isso acaba gerando uma inibição estratégica, de quem analisa tudo e não se permite ser espontâneo. Podem ter traços tristes, que tendem para o sombrio. São teimosos e em seus aspectos mais negativos, dominadores.

O caráter de Capricórnio

Nativos de Capricórnio costumam ter uma personalidade fria e um ritmo lento. Isso porque estão muito preocupados em analisar tudo, assim acabam adotando uma postura mais devagar, com uma vitalidade reduzida. Dessa forma criam um sistema de autodefesa muito elaborado e um desejo de conseguirem fazer tudo por conta própria, sem precisar de ninguém.

São muito desconfiados, atentos ao que está acontecendo no momento e possuem, geralmente, planos muito esclarecidos para o futuro. É comum que tenham um objetivo definido e que se dediquem completamente a atingi-lo. São muito rígidos e com uma autodisciplina invejável.

Introvertidos, sérios e orgulhosos, muitas vezes tem uma tendência ao pessimismo. Tornando-se assim egocêntricos e relativamente insensíveis aos sentimentos das outras pessoas. Isso os torna muito diplomáticos e com emoções bem controladas.

A mente de Capricórnio

Os nativos de Capricórnio acreditam que experiências, testes ou outros tipos de comprovações são necessários para validar certezas e convicções. Possuem uma mente muito sagaz e lúcida, sempre buscando processos racionais para se pautar.

Dessa forma, são objetivos em suas conclusões e muito ponderados. Essa prudência os torna muitas vezes céticos. São pessoas que perseguirão uma independência do “EU” baseando-se em um bom-senso interior. Muitas vezes se isolarão para que possam explorar melhor seus mecanismos interiores.

Aspectos gerais dos relacionamentos de Capricórnio

Relacionar-se com alguém não é uma tarefa fácil para o capricorniano, provavelmente um dos principais motivos para isso é que: quando outra pessoa entra na conta, é mais alto o risco de perder o controle. E Capricórnio gosta de ter domínio sobre tudo.

Por mais que alguém ache que conhece um capricorniano, terá sempre a impressão de que ele esconde algum pedacinho de si. Apesar de não se permitir ser romântico, bem no fundo há uma centelha disso, mas que nunca tem a chance de transparecer. Então, para fins práticos, como o próprio capricorniano gosta, não há muito romance por vir.

Carreira

Capricórnio tem ótimas habilidades de organização, planejamento e criação de estratégia. Assim, profissões que aconteçam dentro de grandes organizações, ou até mesmo cargos políticos, são boas indicações. Outras também se alinham muito bem às características deste signo, como funcionários públicos, matemáticos, cientistas, professores, engenheiros, dentistas ou administradores no geral.

É importante lembrar que os capricornianos precisam de estabilidade, de um salário regular e de uma segurança financeira. Dessa forma, não são muito adeptos de soluções mágicas, que prometem riquezas rápidas. Eles têm razão, na vida de alguém de Capricórnio a riqueza se constrói aos poucos.

Mulher, homem e sombra de Capricórnio no amor

Mulher com um crânio de animal.

Existem algumas diferenças entre os homens e as mulheres de Capricórnio, mas ambos compartilham de seu desejo de comandar alguma coisa. Mesmo que muitas vezes isso se manifeste de formas diferentes.

Além disso, a sombra é um grande indicativo de onde deve estar a atenção do nativo para que se atente para as armadilhas do seu signo. Já ouviu falar da sombra? Leia a continuação desse artigo para saber mais sobre esses temas.

Emoções reprimidas como sombra de Capricórnio

A sombra do signo do zodíaco está relacionada com o que a pessoa não consegue reconhecer e dessa forma não consegue expressar. Após reprimir tantas emoções e fantasias é natural imaginar que elas precisem se refugiar em algum lugar. Aqui abre-se espaço para a Síndrome do Fanático.

Acreditam que podem modificar a natureza humana de acordo com a sua visão do correto, do justificável. Em sua faceta mais sombria, Capricórnio está sempre tramando como pode modificar a sociedade e não há espaço para as pessoas que não concordam com seus planos.

Esses planos provavelmente não seriam tão distorcidos se pudessem visitar a luz de vez em quando, mas o capricorniano muito ocupado em ser realista, os mantém no escuro da sua profundidade. Assim, essas ideias crescem e saem de proporção. E se não está com ele, então está contra ele. Do lado sombrio de Capricórnio está a tirania.

Capricórnio e o amor

Pessoas de Capricórnio estão tão habituadas a usar uma armadura emocional que não sabem existir sem elas. Tudo o que fazem para tirar, aos poucos, pedaços dessa proteção é feito com muito esforço e sofrimento. Quando finalmente parece que conseguiram tirar tudo, ainda há o medo de perder o controle, que talvez ele nunca consiga abandonar.

São pessoas que sabem ajudar, que saber dar, mas que não conseguem receber da mesma forma. Aceitar algum tipo de ajuda pode significar atestar alguma vulnerabilidade e isso seria fraqueza. Algumas vezes se casam cedo por algum benefício familiar, quando acontece, é provável que se arrependam dessa escolha, ainda que ela nunca seja feita de forma impulsiva.

Levam suas promessas a sério e estão muito mais interessados num compromisso familiar do que numa paixão avassaladora. Não são pessoas que aceitam a posição de submissão com facilidade, provavelmente sempre serão os dominadores do relacionamento. Possuem uma dificuldade em demonstrar afeição de forma descontraída.

O homem de Capricórnio

Ainda na casa dos vinte e poucos anos, provavelmente este homem ainda será o projeto do capricorniano que virá. Provavelmente ainda é uma pessoa insegura que não sabe muito bem para onde ir. Com mais idade você já encontrará alguém que sempre tem um objetivo claro à sua frente, no qual trabalha com foco e determinação.

Os homens de Capricórnio tendem a seguir uma linha mais tradicional, buscando logo depois da juventude alguém com quem construir uma família. É importante para ele ter filhos homens, já que no seu íntimo mais profundo acredita que a sociedade deveria ser dirigida por homens.

Costumam ser bons pais, muito protetores. Tornando-se uma força dentro da estrutura da família. Mas não conseguem oferecer muito suporte emocional, demonstrando suas qualidades paternais somente quando necessário. Muitas vezes, no entanto, procuram parceiros que tomem esse lugar por eles, colocando-se no papel da criança.

A mulher de Capricórnio

As mulheres de Capricórnio costumam ser sutis e sensíveis. Preferem o uso do argumento diplomático a agressividade, assim mantém sua voz calma e baixa. Geralmente não buscam o confronto direto, implantam uma ideia na cabeça do outro de uma forma que se tenha uma ideia de que a ideia não veio dela.

Muitas vezes procuram parceiros que consigam prover materialmente para que possam investir em uma carreira mais artística. Quando não possuem uma carreira, acabam utilizando a sua habilidade de comandar nos membros familiares: marido ou filhos estão no topo da lista.

Uma mulher de Capricórnio que não tem nada próprio para realizar, realizará alguma coisa através de outras pessoas. São pessoas que geralmente possuem algum problema com o pai e muitas vezes procurará no marido justamente este papel. Resolver essa situação com o pai a libertará para ser mais gentil e sensível.

Análise aprofundada sobre as características de Capricórnio

Tablet com o símbolo de Capricórnio.

Capricórnio é um signo que se preocupa muito, que está sempre contando, que vê razão e custo benefício em qualquer lugar que olhe. Nem uma ida à padaria para comprar pão foge de suas análises e contabilidade. Quer saber um pouco mais sobre os motivos que levam os capricornianos a agirem dessa forma? Saiba mais na continuação do artigo!

Capricórnio, o signo do inverno

O imaginário do signo de Capricórnio se relaciona com a estação do inverno. Simbolicamente os nativos tendem a trazer essa relação para seus comportamentos. Quando pensamos num inverno mais rigoroso temos uma natureza que não produz alimentos, as águas se congelam.

Portanto, estocar é algo que faz muito sentido para quem é de Capricórnio, não tanto no sentido de acumular, mas sim no de ter à disposição se preciso. Eles temem a experiência de viver a falta de algum recurso, por isso estão compactuados a sempre terem guardados os itens indispensáveis para a sua sobrevivência.

A competência em Capricórnio

Os nativos de Capricórnio são muito organizados e apaixonados pela eficácia das coisas, das funções, dos processos. A competência é muito valorizada, acreditam que tudo o que é planejado e previsto será executado da melhor maneira possível. Não apreciam surpresas ou improvisos, preferem se anteceder a tudo.

Uma viagem nunca será feita de uma hora para outra, sempre estará tudo planejado, os destinos, os hotéis, os passeios. Não só isso, esquematizam tudo para que não se perca tempo nunca e que possam ser visitados o maior ou melhor número de locais. Dois dias antes os documentos e as malas estarão prontos para viagem.

Proporção, razão e racionalidade em Capricórnio

Da mesma forma que se preocupam muito com a falta, Capricórnio se sente da mesma forma com a sobra. Aqui a sobra entra com o sentido de desperdício, apreciam que as coisas aconteçam na justa medida. Sobra de comida significa desperdício, gasto extra de dinheiro.

Uma visita que não deu certo, um desencontro, é uma perda de tempo. E o tempo é algo muito valorizado por esse signo de Terra. O sonho do capricorniano é a medida perfeita, é o encaixe perfeito dos compromissos, dos resultados, como se a vida fosse um joguinho de quebra-cabeça, onde tudo se encaixa perfeitamente e nada sobra, nada falta.

O signo contabilista

Uma característica muito marcante de Capricórnio é sua capacidade de contar, o tempo todo e em qualquer situação. Muitas vezes podem até não perceber que estão contabilizando de tão natural que isso é para eles. Quando o capricorniano convida um grupo de pessoas para visitar, automaticamente ele já está calculando quantas pessoas são e o quanto de bebida ou comida deverá comprar.

Um jantar perfeito para os nativos deste signo é aquele onde os convidados vão embora saciados e todas as travessas estão sem nenhum resto de comida. Os nativos de Capricórnio sentem uma certa culpa quando há algum excesso ou falta.

Buscam incansavelmente o melhor custo benefício e toda vez que não alcançam o resultado ideal, sentem que a culpa é deles. Acreditam que não pesquisaram o suficiente, que não analisaram propriamente e que não foram competentes como poderiam ter sido.

Praticidade

Os nativos de Capricórnio sempre terão um olhar objetivo na resolução das coisas. Sentimentos e emoções raramente entram na conta que o capricorniano faz, pois são coisas subjetivas que não podem ser medidas ou contabilizadas. Daí o seu aspecto um tanto insensível.

Precisam de metas objetivas para que possam alcançá-las objetivamente. Trabalham muito bem com o autocontrole, com a autodisciplina, não pensam duas vezes antes de calarem seus sentimentos a fim de concluir uma tarefa. Estão sempre em busca do resultado, a natureza dele se relaciona com a realização das coisas.

Pessimismo

Quando as coisas não fluem da maneira que o capricorniano previu e ainda saem muito fora do que era esperado o nativo de Capricórnio paralisa. Isso acontece porque esse signo traz muitos significados do medo. Esse sentimento se relaciona com a escassez do inverno, acreditam que tudo irá faltar e, portanto, são muito pessimistas em suas previsões.

Esse pessimismo não é sem motivo, tudo na vida do capricorniano vem com muito esforço. Suas conquistas são sempre através da determinação, do resultado e da ambição. Não acreditam na gratuidade e dessa forma não a querem, não querem favores, não querem facilidades. Apreciam o trabalho, o esforço e valorizam essas qualidades.

A autossuficiência capricorniana

Uma das grandes qualidades do signo de Capricórnio é a autossuficiência, veem nessa independência a condição para se sentirem adultos, maduros. Entendem que a pessoa adulta cuida de si mesma, não precisa e nem quer depender de uma outra pessoa.

Por outro lado, costumam levar essa característica ao extremo. Não aceitam o papel da pessoa que precisa, encaram a vulnerabilidade como uma fraqueza e não conseguem aceitar estar nesse lugar. Por isso, guardarão todas as suas dificuldades para si e buscarão as soluções por conta própria.

Os capricornianos são românticos?

Os nativos de Capricórnio tem uma visão muito objetiva sobre tudo, o amor não foge a essa regra. Entendem suas demonstrações de afeto como ações, se mandam uma mensagem perguntando qualquer coisa mais técnica, para eles pode significar que estavam pensando na pessoa e isso já é uma afetividade.

Então não, os capricornianos não são românticos. São práticos e objetivos, da mesma forma que são em outras áreas da vida. Entendem que seu interesse já significa uma demonstração de afeto e não entenderão se alguém disser que não é suficiente.

A valorização do tempo em Capricórnio

O tempo é algo de muito valor para alguém de Capricórnio, eles contarão o tempo de amizade como sendo a comprovação da qualidade daquela relação. É um atributo mensurável, desta forma, é encarado como um investimento. O tempo de Capricórnio sempre será o do relógio, número de horas, meses, tudo contabilizado.

Sempre haverá a relação do custo benefício, quanto tempo ele investirá numa tarefa e qual será o resultado ou rendimento esperado. Comparando esse resultado com os de outra tarefa, qual é o melhor, qual o mais rentável? Dez minutos para ir e voltar de algum lugar, entra na contabilização daquela tarefa, será que vale a pena? Não entram nestas contas a satisfação pessoal, o que a realização daquela tarefa irá proporcionar de forma mais subjetiva.

Os Planetas em Capricórnio

Planetas com o símbolo de Capricórnio.

Capricórnio é o signo da estabilidade, da perseverança. Os planetas que se relacionam com o signo de Capricórnio no Mapa Astral, podem ampliar ou reduzir algumas características e influências do signo.

Eles também adicionam suas próprias qualidades e podem formar aspectos muito específicos. Leia mais para conhecer um pouco mais sobre esses efeitos.

Sol em Capricórnio

Quem tem Sol em Capricórnio costuma ser uma pessoa muito ambiciosa e dedicada ao dever. Muitas vezes sentem que a vida é difícil, mas não se rendem e a persistência sempre comprova que vale a pena seguir em frente. São trabalhadores, principalmente em função de algo em que realmente acreditem.

Geralmente possuem uma característica bem disciplinada e são muito responsáveis, porém tem uma tendência a ceder a uma certa autopiedade. Os nativos com esse posicionamento possuem uma capacidade de raciocínio fantástica e extremamente objetiva.

Podem parecer um tanto reservados em seus relacionamentos com outras pessoas, mas isso é questão de tempo. Assim que passa a confiar se torna um amigo leal.

Lua em Capricórnio

Quem possui Lua no signo de Capricórnio buscam um reconhecimento de poder, querem ser importantes aos olhos dos outros. São muito sensíveis às críticas que recebem, ao passo que não economizam quando vão criticar outras pessoas. São pessoas muito tímidas e se sentem muito inseguras em relação ao próprio valor.

São geralmente frios e não demonstram muitas emoções. Pode gerar um certo fanatismo em alguma causa, consequência da relação entre o regente de Capricórnio, Saturno, e a Lua. Em harmonia favorece aspectos de liderança e capacidade administrativa, um pouco mais tensionado esse posicionamento pode causar uma falta de energia criativa.

Esse aspecto também indica uma forte influência dos pais na vida do nativo. A mãe pode ter sido muito conservadora na maneira de educar, provavelmente era uma pessoa prática, mas não tanto amorosa.

Capricórnio é um signo que estoca recursos, mas com esse posicionamento a tendência é que esse traço se torne exagerado. Podemos então nos deparar com alguém extremamente cauteloso e melancólico.

Mercúrio em Capricórnio

Quem nasce com Mercúrio em Capricórnio costuma ser muito trabalhador, cauteloso e dono de uma mente profunda. São pessoas com muito boa memória, essa característica acaba deixando mais interessante os trabalhos que requerem mais atenção para os detalhes.

Muitas vezes são intelectualmente esnobes, isso é motivado também pela sua capacidade de dar um uso prático para as ideias que chegam. É uma pessoa muito metódica e tradicional, nem sempre se lembra de também possuir emoções. Aspectos desfavoráveis tendem a influenciar negativamente a ambição e a confiança.

Vênus em Capricórnio

Vênus em Capricórnio significa dificuldade em demonstrar sentimentos, terminando por reprimir não só sua emoção mas também sua sexualidade. Isso implica em uma busca mais calculista na hora de escolher um parceiro romântico e muitas vezes procura se proteger de alguma forma, pois acredita que será rejeitado.

Os nativos são muito inseguros e muitas vezes para se proteger desse sentimento, irão tentar se bastar de status e bens materiais. Uma vez fisgados por alguém, serão leais e sempre disponíveis. Apesar de que tenham uma tendência de serem frios emocionalmente pois estão muito preocupados com sua realização material.

Marte em Capricórnio

Quem possui Marte em Capricórnio costuma ser atraente e orgulhoso. São pessoas com muita organização e de intelecto aguçado. Estão sempre dispostos a trabalhar para conquistar o sucesso que tanto almejam. Essa praticidade costuma ser benéfica para os seus envolvimentos comerciais.

Os nativos são pessoas muito disciplinadas e com controle sobre suas emoções, essas características costumam atrair muito os pares românticos. Não faria mal ao nativo ter um pouco mais de senso de humor e ternura.

Júpiter em Capricórnio

Os nativos de Júpiter em Capricórnio costumam ser ambiciosos, precisam de uma carreira estável que estabeleça uma segurança financeira. São pessoas muito puritanas e conservadoras. Suas habilidades para o trabalho são muito favoráveis a profissões dentro de grandes corporações ou empreendedores de seu próprio negócio.

São dedicados em função da conquista de seus bens materiais e suas riquezas, acabam sendo um tanto mesquinhos nesse processo. Correm o risco de perder boas oportunidades por centavos e não suportam o desperdício.

Saturno em Capricórnio

Quem nasce com Saturno em Capricórnio busca prestígio. Querem ser autoridades de alguma forma, é um ótimo aspecto para política, negócios ou carreiras de reconhecimento público. Se saem muito bem na hora de acatar ordens de seus superiores e têm o mesmo sucesso na hora de dar ordens aos membros de sua equipe.

São persistentes e muito práticos, geralmente alcançam com facilidade sua necessidade de realização. Podem aparentar uma certa frieza e austeridade, pois possuem uma característica de dignidade muito presente. São pessoas que têm que lutar para se sentirem seguros e sempre está disposto a trabalhar arduamente.

De acordo com os aspectos do mapa, podem tanto encontrar o auge do materialismo como o da compreensão. É provável que tenham pouca segurança em si mesmos e muitas vezes pode lhe faltar força para alcançar seus objetivos.

Urano em Capricórnio

Quem nasce com Urano em Capricórnio tem uma vontade de mudar alguma área de política pública, de maneira que se crie um futuro melhor. Possuem bons palpites e uma capacidade incrível de olhar para as tradições de uma forma completamente diferente.

Suas ideias inovadoras são muito atraentes, o que favorece muito posições de liderança. São pessoas muito interessadas em terras e exploração de recursos naturais, conseguindo até se relacionar de maneira científica com isso.

Netuno em Capricórnio

As pessoas nascidas com Netuno em Capricórnio sofrem muita influência dos pais e buscam a tradicionalidade. São muito disciplinadas e tem uma tendência de aplicar sua criatividade em coisas práticas.

São dotadas de uma habilidade muito bonita, onde incorporam sua imaginação espiritual na vida cotidiana. Os nativos desse aspecto são muito honestos. Netuno em Capricórnio favorece as descobertas práticas e novos conceitos de política.

Plutão em Capricórnio

O posicionamento de Plutão em Capricórnio favorece aspectos de perseverança, ambição, uma boa habilidade em processos gerenciais e eficiência na organização. Geralmente as pessoas com esse aspecto são conservadoras e materialistas. Espiritualmente os nativos possuem muita força.

Capricórnio nas Casas Astrológicas

Dado com o símbolo de Capricórnio.

As Casas Astrológicas definem os diferentes setores da nossa vida. Quando essas casas se relacionam com o signo de Capricórnio elas sofrem influências dele. É como se olhássemos para aquela área da nossa vida com o filtro de Capricórnio.

Para entender melhor como este signo influencia a nossa personalidade nas diferentes casas, leia mais abaixo.

Capricórnio na Casa 1

Quem tem Capricórnio na Casa 1 geralmente esperam o pior resultado das coisas, estão sempre preocupadas em não atingir a meta. Tem a impressão de que estão sendo constantemente julgadas pelos outros, mas geralmente são elas mesmas as que se julgam o tempo todo.

É comum que tenham um grande senso de responsabilidade na vida e sejam donos de uma vontade enorme de trabalhar. Isso se relaciona com sua necessidade de serem aprovadas pelo mundo. É comum que passem por alguma dificuldade muito cedo na vida e precisam lidar com assuntos complexos ainda com pouca idade. Iniciam todas suas novas fases da vida de forma temerosa.

Capricórnio na Casa 2

Os nativos de Capricórnio na Casa 2 terão que batalhar todos os seus ganhos, nada virá fácil, por essa razão tendem a não medir esforços na busca da conquista por uma vida confortável. Apreciam o conforto da vida material e podem trabalhar acima do comum para alcançar esses objetivos.

Mesmo estimando um estilo de vida confortável, não gastam sem se planejar e sempre estão prontos para imprevistos. Acumulam riqueza aos poucos e de forma segura. O objetivo de se tornarem ricos não está necessariamente relacionado ao acúmulo de dinheiro e sim a uma provação de que são capazes.

Capricórnio na Casa 3

Os nativos com Capricórnio na Casa 3 possuem uma certa dificuldade em se expressar através da comunicação, ainda mais se houver algum fator emocional interferindo. São pessoas que adotam uma postura séria e são ótimos em esconder seus sentimentos, assim apegam-se a uma comunicação fria e racional.

Dessa forma os nativos acabam não sendo pessoas muito populares e é provável que tenha algum tipo de problema de relacionamento com pessoas próximas, como amigos, parentes ou até mesmo com vizinhos. Essa dificuldade se torna um obstáculo quando precisam criar empatia e é comum que não consigam desenvolver compaixão pelos outros.

São pessoas que gostam de se planejar, muito conservadoras e que não se arriscam em inovações. Tem uma visão muito apegada de algo ser certo ou errado e não conseguem aceitar muito bem as nuances entre estes dois pontos. Quando se interessam por alguma coisa a perseguem com muito entusiasmo.

Capricórnio na Casa 4

Os nascidos com Capricórnio na Casa 4 precisam amadurecer já com pouca idade, não costumam ter tempo de ser crianças. Geralmente crescem num local materialmente bem estruturado, mas com regras em demasia, onde cada um possui um papel de responsabilidade.

São pessoas que não tiveram uma infância feliz, provavelmente cresceram com uma sensação de distância afetiva dos pais. É provável que a criança se sentisse sozinha mesmo na presença deles. Assim, a relação com os pais pode ter acontecido de forma muito regrada, sem espaço para a espontaneidade.

Esse posicionamento forma pessoas muito disciplinadas, com determinação e geralmente bem contidas. Talvez seja a pessoa na família a quem todos recorrem quando algo é preciso, pois passa uma imagem de estabilidade. É provável que sejam bem melancólicas.

Capricórnio na Casa 5

Os nativos de Capricórnio na Casa 5 possuem dificuldade em relaxar ou se divertir. Sempre que possuem algum tempo livre, buscam por atividades que se relacionem com a disciplina, como jogos de tabuleiro ou de estratégia, nada que envolva muita agitação física. Esse comportamento se relaciona com o fato de não serem pessoas muito espontâneas, que acabam preferindo coisas com estrutura conhecida.

Essa característica interfere de maneira negativa na criatividade, assim acabam preferindo atividades que sejam mais práticas. É esperado que se tornem pais em idade mais avançada, sempre oferecerão o melhor que puderem em termos de educação e condições de vida. Mas o relacionamento emocional com os filhos tende a ser distante.

Capricórnio na Casa 6

Quem tem esse posicionamento de Capricórnio na Casa 6 é um trabalhador incansável. São organizados e muito eficazes na sua forma de pensar e realizar. Apesar de fazerem isso muito bem, não o fazem de forma entusiasmada. Quando em posição de chefia tem uma tendência a cobrar uma forma de trabalho árdua de seus colaboradores.

Se dão bem trabalhando em grandes entidades ou corporações, em lugares que haja muita setorização. Gostam de regras e gostam de cumpri-las também, são pessoas que veem muito valor nelas. Tudo o que conquistam no trabalho é mérito exclusivo de seus esforços. Além disso, são muito rotineiros também na esfera doméstica.

Capricórnio na Casa 7

Quem tem Capricórnio na Casa 7 terá uma certa dificuldade em seus relacionamentos, mas é justamente através deles que a pessoa terá a oportunidade de crescer e evoluir. Podem culpar os parceiros pelas coisas que não dão certo, mas o tempo e a busca pelo companheiro o levarão a buscar dentro de si as razões para que seus relacionamentos sempre acabem.

No geral procuram por pessoas que tenham alguma característica autoritária, podendo até ser alguém mais velho. Muitas vezes irão procurar pessoas que sejam responsáveis e árduas trabalhadoras, que assumam uma certa figura paterna no relacionamento. É provável que acabam se aproximando de alguém com dificuldade de se expressar emocionalmente, mas que valoriza muito o conceito de família.

Capricórnio na Casa 8

Quando Capricórnio está na Casa 8 do Mapa, pode ser esperado uma certa dificuldade na intimidade, assim como no momento de partilha. São pessoas que entendem que estar com outra pessoa significa abrir mão de quem se é, que ao se relacionar com alguém irão esquecer de si mesmas.

Além disso, se relacionar com outra pessoa aumenta o risco de perderem controle sobre seus sentimentos e deixar transparecer o que estão sentindo. Ao mesmo tempo que temem um relacionamento, desejam-no muito.

Capricórnio na Casa 9

Os nativos de Capricórnio na Casa 9 são muito apegados às tradições, costumam ser pessoas muito conservadoras no assuntos de religião e filosofia. Costumam acreditar nos sistemas que já se comprovaram no passado que funcionam e tendem a se manter com eles.

Se sentem desconfortáveis com teorias que desafiam o que já está estabelecido e que é do senso comum. Ideologicamente podem se aproximar das áreas de ciências sociais, pois é um setor que trabalha temas mais concretos do que a filosofia. Acreditam que uma regra pode ser aplicada a todos de forma igual, não prevendo exceções.

Capricórnio na Casa 10

Quando Capricórnio está posicionado na Casa 10 do Mapa Astral, teremos um nativo ambicioso que não poupará esforços para alcançar um local de evidência em sua profissão. São pessoas extremamente preocupadas com sua imagem e há grandes chances de se tornarem figuras públicas.

Quem nasce com este posicionamento tem uma habilidade de organização excepcional e criam de forma invejável processos gerenciais dentro de grandes blocos empresariais. Capricórnio na Casa 10 é um posicionamento confortável, de forma prática, isso significa muita confiança do nativo em sua função no mundo.

Capricórnio na Casa 11

Os nativos com Capricórnio na Casa 11 são pessoas com poucas amizades íntimas e seu ciclo de amizades costuma ser composto de pessoas mais velhas. Geralmente esses ciclos são consequência dos ambientes de trabalho, muitas vezes são escolhidos de forma cuidadosa, como meio de melhorar sua reputação profissional.

Buscam relações onde sintam-se seguras, entendem que para isso, muitas vezes, é necessário tempo e dedicação. Então estão sempre dispostos a se esforçar para a construção de um laço duradouro. São muito comprometidos com a verdade e a honestidade.

Capricórnio na Casa 12

Quando Capricórnio está na Casa 12 temos um aspecto um tanto paradoxal, a Casa 12 nos falará do mais subjetivo que há, enquanto Capricórnio representa o máximo da materialização da realidade. Assim, ao mesmo tempo que buscam uma igualdade entre todos, também acreditam que quem se esforça mais merece alguma recompensa.

A espiritualidade pode se confundir com alguma crença ideológica, justamente por esse aspecto tão contraditório. São pessoas que desejam algum tipo de reconhecimento como sendo autoridade ou até mesmo alguma riqueza. Ambicionam alcançar esses objetivos de forma individual através de seu trabalho, muitas vezes não têm consciência dessa vontade.

Quais signos são compatíveis com Capricórnio no amor?

Olhar feminino com o símbolo de Capricórnio.

Os signos mais compatíveis com Capricórnio são Peixes e Escorpião. Por serem dois signos de água, estão muito dispostos a inspirarem a expressão dos sentimentos, algo que falta ao capricorniano.

Touro e Virgem também combinam, mas aqui há espaço para um certo ciúmes fora de proporção. Por serem signos de terra, se entenderão muito bem em seus medos e em sua busca pela segurança, com um alinhamento dos objetivos materiais.

Autor deste artigo

A astrologia foi dona da reviravolta em minha vida. Sempre trabalhei com comunicação, mas foi um Mapa Natal que me levou para o universo da escrita. Sou apaixonada por livros, literatura, letras e todos os sons que uma palavra é capaz de ecoar.

Palavras-chave relacionadas


signos elementos

Artigos relacionados


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Quais são os signos mais manipuladores? Conheça os 6 piores do zodíaco e mais!

Quais são os signos mais manipuladores? Conheça os 6 piores do zodíaco e mais!

Saiba quais são os signos que tendem a controlar tudo e todos. Descubra se o seu signo está nesta lista de signos mais manipuladores neste artigo!


Como fazer as pazes com cada signo? Como perdoam, como desculpam e mais!

Como fazer as pazes com cada signo? Como perdoam, como desculpam e mais!

Nem sempre é fácil fazer as pazes e essa tarefa pode ficar ainda mais difícil dependendo do signo da pessoa magoada. Confira como cada um reage nessa situação!


Quais são os signos mais psicopatas? Confira os 6 piores do zodíaco e mais!

Quais são os signos mais psicopatas? Confira os 6 piores do zodíaco e mais!

Você sabe quais são os signos considerados mais psicopatas do zodíaco? Confira nesse artigo os 6 piores signos do zodíaco e mais!


Constelação do signo de Virgem: origem, estrelas, como localizar e mais!

Constelação do signo de Virgem: origem, estrelas, como localizar e mais!

Repleta de vastas galáxias, a maior constelação do zodíaco é antiga e cercada por mitos de milhares de anos. Quer saber mais? Confira o artigo!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.