Filmes espiritualistas: drama, romance, suspense e mais!

Filmes espiritualistas: drama, romance, suspense e mais!

Os filmes espiritualistas trazem ensinamentos e mensagens de amor, paz e respeito ao próximo. Veja neste artigo os principais títulos de todos os gêneros!


Quais os filmes espiritualistas?

Objetos de um set de filmagem.

Os filmes espiritualistas nos trazem inúmeros aprendizados e reflexões de como lidamos com as mágoas, traumas e as relações humanas. Além disso, podem nos ajudar a despertar para o autoconhecimento e para expansão da jornada espiritual. Além disso, é possível aprender novas culturas e como as crenças e religiões se manifestam ao redor do mundo.

Neste artigo, serão explorados filmes espiritualistas de diferentes gêneros: drama, suspense, romance e biográficos. Assim, você conhece títulos que irão transformar a sua maneira de ver a vida e ter ensinamentos que serão de grande valia para o seu crescimento pessoal. A seguir, confira os principais filmes espiritualistas.

Filmes espiritualistas de drama

Mulher vendo um filme de drama.

Os filmes espiritualistas de drama mexem com a nossa sensibilidade, porém traz ensinamentos importantes que devemos exercitar ao longo da vida. A seguir separamos alguns filmes espiritualistas, como, Beleza oculta, Minha vida na outra vida e muito mais!

A Cabana - Stuart Hazeldine (2017)

Ao levar sua família para viajar, Mackenzie (Sam Worthington) tem sua vida transformada após o rapto de sua filha. Após várias buscas, são encontrados indícios de que a menina foi violentada e morta em uma cabana nas montanhas. O homem, então atormentado pela tragédia, se vê descrente e perde a sua fé em Deus.

Tempos depois, Mackenzie recebe um chamado para ir à cabana onde sua filha foi morta e ao ir até o local ele passa por situações que transformam completamente a sua vida.
O filme, traz muitos momentos de reflexões, muitos deles se baseando nos ensinamentos da bíblia. Além disso, mostra a importância de tratar traumas e exercer o perdão para curar o coração.

O Profeta (de Khalil Gibran) - Nina Paley (2014)

Preso político, por ser considerado um rebelde ao mostrar a sua poesia, Mustafa, conhece Almitra, uma menina muito esperta que sua mãe, Camila, tem dificuldade de controlá-la. A menina passa a visitar o prisioneiro, e ele partilha com ela toda a sua sabedoria e seus pensamentos.

A animação é uma verdadeira obra-prima e através de nove histórias contadas por Mustafa, sobre amor, amizade, a vida, o bem e o mal, nos faz refletir sobre questões da humanidade e da importância de trabalhar a espiritualidade em nossas vidas.

As Cinco Pessoas que Você Encontra no Céu - Lloyd Kramer (2006)

Eddie (Jon Voight) é um idoso que teve uma vida dura, marcada pela guerra e precisou trabalhar muito. Quando completou 83 anos, ele morreu, após sofrer um acidente onde trabalhou a vida toda como mecânico em um parque de diversões. Ao chegar no céu, Eddie percebe que viveu sem propósito algum.

Contudo, quando ele chega no céu, encontra cinco pessoas que de alguma forma fizeram parte da sua história e cada um deles revive momentos de sua vida, para reparar pendências do passado e relembrar dos amores vividos. Assim, o preparam para a sua nova jornada.

A trama traz muitas reflexões, pois mostra que as nossas vidas estão ligadas umas às outras, mesmo que você não tenha realizado feitos grandiosos. Ainda sim, você poderá impactar as vidas de muitas pessoas de forma negativa ou positiva.

O Silêncio - Martin Scorsese (2016)

Os padres católicos portugueses, Sebastião Rodrigues (Andrew Garfield) e Francisco Garupe (Adam Driver), vão ao Japão em busca de seu mentor, padre Ferreira (Liam Neeson). No entanto, eles sofrem com a perseguição do governo japonês que não aceita que o cristianismo cause alguma influência sobre seu povo.

O enredo se passa no século 17, um período marcado por conflitos religiosos e traz questões complexas sobre religião, principalmente, a católica, tentando catequizar povos de outros países. Além disso, mostra como a fé pode mobilizar um povo mesmo que a sua crença precise ser manifestada de forma silenciosa.

Beleza Oculta - David Frankel (2016)

Após a perda precoce de sua filha, Howard (Will Smith) em depressão decide escrever cartas para a Morte, o Tempo e o Amor. Não bastasse, ele deixou seu emprego, o que preocupa os seus amigos. Contudo, algo surpreendente acontece, pois a Morte (Helen Mirren), o Tempo ( Jacob Latimore) e o Amor (Keira Knightley) decidem responder e o ajudam a enxergar novamente a beleza da vida.

Apesar de triste a história, ela nos ensina a valorizar a vida e principalmente, a aceitar ajuda para superar situações difíceis que marcam e que deixam traumas para sempre, mas que com amor, a dor pode ser amenizada.

Minha Vida na Outra Vida - Marcus Cole (2006).

Jenny (Jane Seymour), é uma mulher americana que está grávida do seu segundo filho e passa a ter sonhos e visões da sua última encarnação, na Irlanda, em 1930. Ela vai até a sua cidade e faz descobertas emocionantes sobre a sua vida como Mary e de seus filhos já idosos.

O longa-metragem conta de maneira fiel, a obra autobiográfica baseada na história real de Jenny Cockel, e conta em detalhes sobre sua vida passada. O filme traz reflexões importantes acerca dos laços que nunca se rompem independente do tempo e espaço, além de revelar quem fomos em outras vidas.

Nosso lar - Wagner de Assis (2010)

Quando André Luiz (Renato Prieto) morre, o médico precisa evoluir no plano espiritual e passa por um despertar espiritual, pois está vivendo em um purgatório. Ele narra para Chico Xavier toda a sua jornada e suas dificuldades para viver em um lugar melhor no outro plano.

O filme é baseado no livro de Chico Xavier, e ele retrata como é a vida após a morte e quais caminhos que precisam ser percorridos para alcançar a evolução espiritual.

O Milagre da Cela 7 - Mehmet Ada Öztekin (2019)

Memo (Aras Bulut İynemli), possui deficiência mental e vive com sua filha Ova (Nisa Sofiya Aksongur), uma menina muito amável e inteligente, e a sua avó. Num dado momento, o homem é preso injustamente por matar a filha de um comandante.

Sem conseguir provar a sua inocência, Memo é condenado à morte. Os presos tentam ajudá-lo, após conhecer a sua história e entender que ele não cometeu crime nenhum, contudo o comportamento dos presidiários começam a mudar.

O milagre da cela 7 é um filme comovente e traz uma mensagem de que através do amor, tudo é possível, além de ser capaz de transformar pessoas que cometeram erros.

A Profecia Celestina - Armand Mastroianni (2006)

Quando John Woods perdeu seu emprego de professor, ele se vê perdido e sem perspectivas. No entanto, sua vida sofre uma grande transformação, quando sua antiga namorada Charlene o convida a ir até o Peru para desvendar um mistério sobre nove pistas que revelam a profecia celestina.

John vive inúmeras aventuras no Peru e através das pistas descobertas, ele passa por um processo de entendimento sobre si mesmo e de ascensão espiritual. O filme nos ensina a importância de emanar boas energias, a valorizar o ser humano e entender que todos nós temos um propósito de vida e que é preciso viver no momento presente.

Filmes espiritualistas de romance

Filme de romance.

Os filmes de romance trazem histórias que são comoventes capazes de nos levar às lágrimas. Quando a espiritualidade é retratada no cinema, nos mostra como o amor é transformador e capaz de ultrapassar qualquer barreira para ficar com quem se ama.

Confira a seguir os filmes espiritualistas de romance, como, por exemplo, Um amor para Recordar, Antes que termine o dia e A casa do lago.

Antes que Termine o Dia - Gil Junger (2004)

O lindo casal formado por Ian (Paul Nicholls) e Samantha (Jennifer Love Hewitt), apesar de se amarem muito, levam a relação a níveis diferentes. Samantha a todo momento demonstra o seu amor, enquanto que Ian prioriza sua carreira e suas amizades. Eles então decidem terminar o relacionamento, no entanto, um acidente transforma a vida dos dois.

No outro dia, algo estranho acontece e o jovem rapaz nota que acordou no dia anterior ao do acidente, fazendo com que tenha uma nova chance de agir corretamente. Viver o presente e dar valor ao que realmente importa, são mensagens que o filme traz, pois é possível que não exista uma segunda chance de reparar um erro.

Um Amor Para Recordar - Adam Shankman (2002)

O jovem rico e irresponsável Landon Carter (Shane West), após fazer uma brincadeira que quase deixou seu amigo em uma cadeira de rodas, é punido e precisa participar de uma peça de teatro para se retratar. Lá ele conhece Jamie Sullivan (Mandy Moore), filha do pastor, é uma moça retraída e recatada, por quem acaba se apaixonando.

Com o passar do tempo, Landon descobre que Jamie tem uma grave doença e faz de tudo para que ela viva os melhores dias de sua vida. O enredo que faz qualquer um ir às lágrimas, mostra como o amor verdadeiro pode mudar uma pessoa e revelar o melhor dela.

Amor além da vida - Vincent Ward (1998)

O longa-metragem retrata a história de Chris Nielsen ( Robin Williams) e Annie (Annabella Sciorra) juntos eles formam uma linda família ao lado de seus dois filhos. No entanto, uma tragédia acaba vitimando os filhos do casal e eles tentam seguir a vida adiante. Após 4 anos, Chris Nielsen morre durante um acidente e vai para o céu.

Annie não consegue sobreviver sem a sua família, a tristeza e o vazio tomam conta do seu ser e ela tira a própria vida. Por se suicidar, ela é levada para um lugar sombrio. Ao saber do que aconteceu, Chris faz de tudo para encontrar sua esposa, mesmo sabendo que ela não irá reconhecê-lo.

O comovente filme mostra como é a vida após a morte e como o poder amor ultrapassa as questões do plano físico e espiritual. Além disso, faz o telespectador refletir sobre a necessidade de exercer o perdão.

A Casa do Lago - Alejandro Agresti (2006)

Kate Forster (Sandra Bullock) se muda da sua casa na beira do lago para ir morar em Chicago ao receber uma proposta de trabalho em um hospital. Antes de ir, a médica deixa uma carta pedindo para o novo morador que envie sua correspondência para seu novo endereço.

Ao ler a carta, o novo dono, Alex Wyler (Keanu Reeves), passa a se corresponder com Kate e logo se vêem apaixonados. Contudo, o maior obstáculo para se encontrarem é o tempo, pois cada um está vivendo com dois anos de diferença.

O romance, transmite a mensagem de que o amor é capaz de driblar as barreiras do tempo e espaço. Além disso, quando o amor acontece é preciso se entregar, independente do seu momento de vida, caso contrário o destino pode afastar a pessoa amada para sempre.

Filmes espiritualistas de suspense

Pessoas vendo filme de suspense.

Os filmes espiritualistas de suspense mostram como através de um acontecimento marcante é possível enxergar a beleza da vida. Além disso, mostra que a morte é apenas uma passagem, e que é preciso se desprender da vida terrena para evoluir espiritualmente. Para saber mais, continue a leitura.

Um Olhar do Paraíso - Peter Jackson (2009)

A adolescente Susie Salmon (Saoirse Ronan) foi brutalmente assassinada por seu vizinho George Harvey (Stanley Tucci). O espírito da jovem permaneceu em um lugar entre o céu e o inferno, devido a sua dificuldade de aceitar que estava morta e o seu desejo de vingança pelo o que foi feito com ela.

Esse filme retrata a importância de se desapegar do mundo físico e dos acontecimentos do passado, para que o espírito possa aceitar a sua partida e assim, desprender os laços que mantém a família presa e com dificuldades de superar a sua morte.

O Sexto Sentido - M. Night Shyamalan (1999)

Após viver um grande trauma, quando o seu paciente comete suicídio na sua frente. O psicólogo infantil Malcolm Crowe (Bruce Willis) decide ajudar seu paciente Cole Sear (Haley Joel Osment), que sofre por não conseguir interagir com outras crianças. No entanto, o menino revela que ele vê espíritos de pessoas que já morreram.

Ao investigar, o psicólogo entende que Cole possui poderes mediúnicos e essa experiência causa transformações tanto para o menino, como para Malcom. Apesar de ser um terror psicológico, o enredo mostra como o dom da mediunidade pode ajudar almas aflitas a encontrarem a luz. Além disso, traz a reflexão de como a vida é única e preciosa.

O Mistério da Libélula - Tom Shadyac (2002)

O filme conta a história do casal de médicos Joe Darrow (Kevin Costner) e Emily (Susana Thompson). Logo no início da trama, Emily acaba falecendo durante um trabalho voluntário na Venezuela. Atordoado pela perda repentina de sua esposa, Joe fica obcecado pelo seu trabalho e acredita que sua esposa está tentando se comunicar através dos seus pacientes.

A partir daí, fenômenos sobrenaturais começam a acontecer e o médico passa a ser perseguido por Libélulas, insetos que sua esposa acreditava ser como um amuleto, o que faz ele acreditar que sua esposa estava fazendo contato com ele.

No decorrer do filme, o mistério surpreendente é revelado e transmite a mensagem de que é possível entrar em contato com pessoas que já se foram e que deixaram pendências no plano físico.

Filmes espiritualistas biográficos

Produção de filmagem.

Ao redor do mundo existem pessoas que através da sua religião abriram caminho para o amor, a paz e principalmente, ajudar ao próximo com a sua sabedoria e seu desejo de tornar o mundo cada vez melhor para se viver.

A seguir serão apresentados filmes espiritualistas biográficos, como, por exemplo, a história de Chico Xavier e do pequeno Buda. Confira abaixo.

Kundun - Martin Scorsese (1997)

Após quatros da morte do décimo terceiro Dalai Lama, monges acreditam que um menino de dois anos que mora no Tibet é a reencarnação de Dalai Lama. A criança é levada para Lhasa, para ser educada e se tornar um monge e aos 14 anos ser chefe de Estado. O jovem precisa enfrentar a China que pretende tomar posse de seu país.

A cinebiografia conta a fascinante história do décimo quarto Dalai Lama, prêmio Nobel da paz, em 1989. Na trama, a sua vida é contada em ordem cronológica até se tornar Dalai Lama, “o buda da compaixão”. Quando se torna líder do seu povo, ele luta para combater a China de tomar o Tibet, porém ele não tem sucesso e precisa fugir para se exilar na Índia.

Divaldo: O Mensageiro da Paz - Clovis Mello (2018)

Desde os quatro anos, Divaldo convive com a mediunidade, mas era reprimido pela sua família católica, sobretudo, pelo seu pai, além de não ser aceito pelos seus colegas. Ao atingir a idade adulta ele se muda para Salvador, pois quer usar seu dom para ajudar o próximo.

Com ajuda da sua mentora espiritual Joanna de Ângelis (Regiane Alves), Divaldo se torna um dos médiuns mais conhecidos mundialmente. A história biográfica de Divaldo Franco, conta sua luta e adversidades vividas durante toda a sua vida, mas sem deixar de trazer mensagens importantes e da importância de ajudar o próximo independente da religião.

O Pequeno Buda - Bernardo Bertolucci (1993)

Lama Norbu (Ruocheng Ying) e Kenpo Tensin (Sogyal Rinpoche) são monges budistas tibetanos que guiados pelos seus sonhos perturbadores, vão até Seattle para encontrar uma criança que eles acreditam ser a reencarnação de Lama Dorje (Geshe Tsultim Gyelsen), um lendário budista.

Para comprovar se o menino é a reencarnação de Lama Dorje, eles viajam para o Butão. Além disso, no decorrer do filme é contada a trajetória de Siddharta Gautama, o Buda, de como saiu da ignorância até atingir a verdadeira iluminação.

A trama traz a necessidade de reavaliar o modo de viver e faz o espectador refletir sobre a morte e como ele lida com esse momento durante a sua vida. Além disso, o filme mostra a importância de crer em algo que esteja acima dos seres humanos.

Chico Xavier - Daniel Filho (2010)

Chico Xavier (Matheus Costa) desde pequeno ouvia e via pessoas que faleceram. Sempre que contava o que acontecia, as pessoas diziam que não era verdade ou que era algo satânico. Ele cresce e começa a usar seu dom para psicografar cartas.

Chico, se torna famoso na sua cidade e o novo padre (Cássio Gabus Mendes) o acusa de ser uma fraude, por publicar livros de celebridades que haviam morrido.

O longa-metragem conta a história de vida de Chico Xavier, que morreu aos 92 anos e ao longo da sua jornada exerceu um importante trabalho mediúnico e ajudou inúmeras pessoas. Para quem o seguia via Chico Xavier como um santo, mas para outras pessoas, muitas delas ateus, ele era considerado uma fraude.

Filme espiritualista é necessariamente filme espírita?

Rolo de um filme.

Os filmes espiritualistas são obras capazes de além de nos emocionar com histórias marcantes, muitas vezes reais, elas nos trazem ensinamentos importantes de como devemos encarar as nossas vidas. Contudo, algumas histórias nos apresenta a religião espírita e nos ensina sobre o que é realmente o espiritismo, sem que fira outras crenças.

Portanto, os filmes espiritualistas transmitem mensagens valiosas de como através do amor, vidas podem ser salvas e transformar uma pessoa para melhor, mesmo que ela tenha cometido muitos erros. Ademais, valorizar cada momento ao lado de quem amamos e entender que a morte não é o fim, é um recomeço em outro plano.

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


cultura

Artigos relacionados


Menstruar na lua minguante: entenda as fases da lua e o ciclo menstrual!

Menstruar na lua minguante: entenda as fases da lua e o ciclo menstrual!

Você sabia que as fases da lua interferem e trazem diferentes significados para o ciclo menstrual? Leia o artigo e entenda mais sobre seu equilíbrio interior!


Signo do Porco no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Porco no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

O último dos signos fala sobre sorte, riqueza e gentileza. O nativo é generoso e pode parecer lento, mas é determinado. No artigo, saiba mais sobre o Porco!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Ver estrelas cadentes tem inúmeros significados, e pode ser uma oportunidade de fazer pedidos se sentindo mais perto do universo. Saiba mais no artigo!


Qual o significado do Dente-de-leão? Flor, tatuagem, nos sonhos e mais!

Qual o significado do Dente-de-leão? Flor, tatuagem, nos sonhos e mais!

O dente de leão é a planta dos desejos e está associado a várias lendas e histórias. Quer saber mais sobre isso? Leia o nosso artigo completo!


Últimos posts


Banho de Exu: para abrir caminhos, limpeza espiritual, proteção e mais!

Banho de Exu: para abrir caminhos, limpeza espiritual, proteção e mais!

O banho de Exu é uma forma poderosa e eficaz para abertura de caminhos, limpar o campo energético, entre outros exemplos. Leia esse artigo e saiba mais!


Banho de Artemísia: para que serve, propriedades, como fazer e mais!

Banho de Artemísia: para que serve, propriedades, como fazer e mais!

Aprenda aqui como fazer o banho de Artemísia. A erva possui diversos benefícios para a saúde, além de promover limpeza energética, atrair proteção e muito mais!


Sonhar com nota de 2 reais: falsa, rasgada, nova, velha, na carteira e mais!

Sonhar com nota de 2 reais: falsa, rasgada, nova, velha, na carteira e mais!

Sabia que sonhar com nota de 2 reais traz vários significados? Pode revelar prosperidade, mas não fala só de dinheiro. Clique e entenda todas as interpretações!


Sonhar com ar condicionado: ligado, quebrado, pegando fogo e mais!

Sonhar com ar condicionado: ligado, quebrado, pegando fogo e mais!

Neste artigo nós desvendamos as interpretações de 19 tipos de sonhos com ar condicionado. São bons e maus presságios, além de alertas e conselhos. Confira!


Menstruar na lua minguante: entenda as fases da lua e o ciclo menstrual!

Menstruar na lua minguante: entenda as fases da lua e o ciclo menstrual!

Você sabia que as fases da lua interferem e trazem diferentes significados para o ciclo menstrual? Leia o artigo e entenda mais sobre seu equilíbrio interior!