O que é Fitoenergética? Para que serve, plantas, ervas, chás e mais!

O que é Fitoenergética? Para que serve, plantas, ervas, chás e mais!

A Fitoenergética é a terapia que se vale das energias das plantas para a cura de desequilíbrios que podem se tornar doenças. Leia e conheça!


Significado geral da Fitoenergética

Estufa cheia de diferentes tipos de plantas.

A Fitoenergética é uma técnica terapêutica que utiliza a energia e as vibrações provenientes das plantas para harmonizar e tratar desequilíbrios emocionais, espirituais e físicos que somatizam em doenças e problemas psíquicos.

Muitas são as maneiras que as plantas catalogadas na Fitoenergética agem, podendo ser utilizadas em forma de chás, sucos, banhos, temperos, entre outras. Apesar de ser uma terapia relativamente nova, com seu surgimento em 2002, a energia das plantas vem sendo usada desde o surgimento da humanidade.

Neste artigo, vamos conhecer um pouco sobre esse sistema natural de cura, sua descoberta e estudo, entender como é o ciclo das doenças e os compostos e plantas que a Fitoenergética engloba. Confira!

Fitoenergética, fitoenergia e quem pode fazer o uso

Floresta.

As plantas são aliadas dos seres humanos e a história de seu uso de forma medicinal é tão antiga que se mescla com a própria história da humanidade. A sabedoria ancestral passada de geração em geração nos leva a saber que um chá de camomila, por exemplo, acalma e pode melhorar a insônia e estados de nervos.

Dentre os tantos estudos dos benefícios das plantas, está a Fitoenergética - que usa a Fitoenergia como processo de cura dos desequilíbrios energéticos, que são a raiz das doenças físicas e psíquicas. Vamos entender a seguir quais as definições desses termos e conhecer o surgimento da terapia Fitoenergética, assim como quem pode utilizá-la. Leia!

O que é Fitoenergética

A Fitoenergética é o estudo e terapia natural para tratar as tantas camadas dos seres, podendo beneficiar não somente humanos, como também animais, ambientes e até mesmo outras plantas. Ela trabalha a Fitoenergia a partir de diversas maneiras que as plantas podem ser usadas, seja em chás, banhos, sachês, entre outras.

Diferente da Fitoterapia, que trata doenças físicas, a Fitoenergética busca curar os males no campo sutil do ser, antes que se somatizam em sintomas físicos. Todos os seres vivos emanam e absorvem energia o tempo todo a partir dos chakras, e as manifestações dos desequilíbrios ficam impregnados na aura, gerando as doenças físicas e psíquicas.

Dessa forma, a Fitoenergética age trabalhando esses desequilíbrios, harmonizando e ampliando os chakras, de forma a tratar a causa das doenças e não os sintomas delas, como os remédios químicos fazem.

O que é Fitoenergia

A Fitoenergia é a vibração energética das plantas, que permite que exista uma troca entre as plantas e outros seres, para manutenção do equilíbrio que a natureza está buscando a todo momento. Essa energia é muito conhecida pelas antigas religiões, como o Xamanismo, os Celtas e diversas outras com base na natureza.

Todos os seres vivos do planeta possuem sua complexa rede de vibrações, que possuem seus centros nos chakras. Por isso, os elementos energéticos presentes em cada planta são usados para estimular e equilibrar os chakras, trabalhando nesses centros de energia vital para a busca da cura nos diversos níveis do ser.

A descoberta do poder oculto das plantas

Se você possui plantas em casa, já deve ter se deparado com uma situação em que, uma planta saudável de repente adoece ou seca após uma visita ou momentos de crise em sua família. Isso acontece porque as plantas também possuem um campo energético, uma aura, e elas doam sua energia para repor a nossa, o que pode acabar por adoecê-las.

É possível visualizar essa aura a partir da Bioeletrografia ou Kirliangrafia, uma técnica que permite analisar o campo energético. No entanto, a aura das plantas se difere da humana, afinal não possui nenhuma emoção ou sentimento nocivo. Por conta disso, é notável as trocas energéticas existentes, para harmonizar nossa energia.

Antes mesmo dessas descobertas, os benefícios das plantas vêm sendo usados desde os primórdios da humanidade, e são comprovados seus atributos no nível físico do ser, evidenciados pela Fitoterapia. No entanto, com o surgimento dos remédios e compostos químicos, essa sabedoria da medicina natural foi sendo substituída.

A Fitoenergética, não somente se vale das propriedades curativas das plantas para o corpo físico, mas principalmente de seus princípios energéticos para o campo sutil - emocional, espiritual e mental -, de onde surgem as doenças antes de se somatizar fisicamente.

Quem criou a Fitoenergética

O pesquisador e químico Bruno Gimenez iniciou seus estudos sobre as energias a partir do Reiki, prática que transfere energia vital do terapeuta para o paciente a partir da imposição de mãos. Então, para que seus consulentes pudessem ter acesso a um tratamento energético em suas casas, ele decidiu energizar chás e ervas.

Inicialmente, Bruno fez experimentos e estudos caseiros para melhorar suas próprias questões emocionais e males físicos, e catalogou 118 plantas e suas propriedades energéticas. Comprovou cientificamente em 2002 que as plantas possuem um campo energético, uma aura, que pode ser vista através da bioeletrografia.

Aliado à sua sócia, Patrícia Cândido, levou a Fitoenergética a se tornar uma terapia complementar de promoção da saúde reconhecida pelo Ministério da Saúde em 2018. No mesmo ano, Patrícia Cândido se tornou a Embaixadora Mundial da Fitoenergética. Hoje, com mais de 20 livros escritos, Bruno leva a ciência da Fitoenergética ao mundo todo.

Quem pode fazer uso da Fitoenergética

Não é preciso estar doente para buscar os benefícios da Fitoenergética, uma vez que ela pode auxiliar no encontro do autoconhecimento e espiritualidade. Ainda, não está atrelada a nenhuma prática religiosa, ela é uma terapia cientificamente comprovada que busca equilibrar os centros energéticos para a melhoria do ser de modo geral.

Qualquer pessoa pode usufruir da Fitoenergética em pequena escala usando as ervas em chás, banhos e temperos ou buscando o auxílio de um terapeuta para obter uma indicação assertiva, ou ainda buscando o aprendizado da Fitoalquimia, ou seja, a mistura e ervas corretas para cada caso específico.

Tratamento para depressão, ansiedade e traumas pela Fitoenergética

Diferentes tipos de plantas.

A Fitoenergética pode ser usada de forma paralela aos remédios indicados para tratamentos psíquicos, uma vez que contribui para o alcance da cura em nível espiritual, emocional e mental, em sintonia com o tratamento dos sintomas físicos pelos remédios químicos.

Por isso, não se deve deixar de fazer o tratamento médico, mas sim somar ambos para um resultado seguro e eficaz nas esferas física e psíquica. Veremos a seguir como a Fitoenergética pode auxiliar no tratamento da depressão, ansiedade, insônia, traumas e baixa autoestima. Continue a leitura!

A Fitoenergética como tratamento natural

Como todo tratamento natural, a Fitoenergética é uma terapia sutil na qual pode ser necessário mais tempo para a cura, uma vez que age de forma diversa dos remédios químicos, que sanam os sintomas de forma ágil, mas nem sempre eficaz, uma vez que trata a doença e não suas causas.

Ela pode agir de várias formas: estimulando a estabilidade dos desequilíbrios presentes nos chakras; afastando energias opostas a cada chakra para manter a harmonia; abrindo os chakras e conduzindo as energias das plantas entre eles, e por fim, trabalhando as dores e somatizações que já atingem o campo físico.

Tratamento Fitoenergético para depressão e ansiedade

Para ter uma orientação assertiva e específica para o seu caso, é importante buscar por um terapeuta, que irá avaliar precisamente quais os desequilíbrios que estão gerando essas doenças psíquicas com base em uma avaliação energética dos chakras.

No entanto, existem algumas ervas e temperos que você pode utilizar para melhorar algumas condições nervosas mesmo que de forma independente, em pequena escala. A menta, o gengibre, a lavanda, o alecrim, o capim-limão, a erva-doce e até mesmo frutas como a laranja auxiliam na superação de momentos e sentimentos conturbados.

Tratamento Fitoenergético para insônia, traumas e baixa autoestima

A terapia Fitoenergética se baseia em avaliações energéticas para a indicação de tratamentos, para que sejam usadas as ervas corretas que trabalhem exatamente o que está em desequilíbrio. Por isso, para um tratamento específico, o ideal é buscar por um terapeuta especializado para as orientações corretas.

Porém, você pode incluir em sua rotina algumas ervas que podem auxiliar, mesmo que de forma menos específica. A melissa, o jasmim, o funcho, o capim-limão, o alecrim, a erva-mate, a cavalinha e até mesmo frutas como a maçã podem ser boas aliadas para melhorar distúrbios do sono, auxiliar a superação de traumas e alavancar a autoestima.

O ciclo das doenças, para que servem os remédios e alternativas

Diferentes tipos de plantas.

As terapias baseadas na natureza e os tratamentos com base na alimentação e nas plantas como a Ayurveda, por exemplo, entendem a doença não somente como um acúmulo de sintomas, mas sim como a somatização de desequilíbrios em nosso campo sutil.

Vamos entender um pouco mais sobre o surgimento e os ciclos das doenças de acordo com a Fitoenergética, assim como compreender para que serve o remédio e as alternativas à ele. A seguir!

Onde nascem as doenças

Segundo estudos em diversas religiões, escolas espirituais e pesquisadores espiritualistas, os chakras são centros energéticos relacionados com as ramificações nervosas do corpo, ou os plexos nervosos. Eles catalisam as energias vitais que passam para os plexos orgânicos, sendo conduzidos para todo o organismo através do sistema nervoso.

Quando existe algum desequilíbrio em um chakra, as glândulas correspondentes são afetadas, interferindo no metabolismo dos órgãos a ele relacionados. Seguindo esse raciocínio, as energias em desequilíbrio no campo sutil são as maiores responsáveis pela somatização de doenças físicas e psíquicas.

Para que serve o remédio

Não se deve negar a grande importância que o avanço da medicina traz para a humanidade, proporcionando qualidade de vida e a cura de diversas mazelas da sociedade. No entanto, a indústria farmacêutica prega resoluções rápidas que tratam os sintomas de forma ágil, mas não tratam a origem do problema.

É natural que ao invés de pensar nas preocupações ou desequilíbrios por trás de uma simples dor de cabeça, se queira resolver com um remédio, que irá aliviar de forma rápida e sem maiores desdobramentos. Mas não se deve esquecer que as dores, febres e diversos outros sintomas são sinais importantes de que algo precisa mudar.

Os remédios são ideais para momentos de picos de sintomas, quando a somatização dos desequilíbrios é tanta que causam sérios problemas. No entanto, somados ao tratamento fármaco é importante buscar saber qual a real causa daquela situação, para eliminar pela raiz a questão e não somente mascarar suas repercussões.

O ciclo de uma doença

A grande maioria das doenças são causadas por desequilíbrios no campo sutil, mas lidar com os sintomas da somatização delas acaba sendo o primeiro passo para a maioria das pessoas. Porém, ao não buscar entender a origem daquele problema, se está suscetível ao ciclo vicioso das doenças, sem que sejam verdadeiramente tratadas:

- Quando surge uma dor ou doença, ao invés de investigar as reais causas daquele mal, se cria uma série de hábitos ruins para evitar ter que lidar com sentimentos desagradáveis;

- Os desequilíbrios que estão causando aquilo continuam ali, afinal não se está tratando a raiz daquele problema, mas sim mascarando os sintomas com remédios e maus hábitos;

- Começam a surgir efeitos colaterais dos remédios ou consequências dos maus hábitos, afetando a energia vital e fragilizando a imunidade, gerando ainda mais problemas;

- O foco na doença se torna cada vez maior, debilitando a saúde mental e emocional, até que se acostuma com os sentimentos ruins;

- A doença se torna parte da rotina, algo em que se acredita e é tido como normal e fatídico;

- A medicação já não consegue mascarar os sintomas e cada vez mais é preciso tratamentos mais sérios, afinal a doença que não foi tratada em sua essência começa a evoluir.

Para dar fim ao ciclo das doenças, é preciso sair da zona de conforto e buscar entender o que está causando os sintomas e a somatização. A Fitoenergética pode auxiliar na busca das respostas e tratamentos, assim como algumas outras terapias com base no tratamento das emoções e desequilíbrios dos chakras.

Alternativa aos remédios

A Fitoenergética relaciona as trocas energéticas das plantas e seus inúmeros benefícios a cada chakra, tratando os desequilíbrios e harmonizando novamente os processos energéticos de forma a curar as alterações emocionais, físicas, psíquicas, emocionais e espirituais a partir da energia das plantas.

Quando surge uma somatização é importante, antes de correr tomar remédios e mais remédios, entender de onde aquilo está surgindo. Quando não é possível obter essa resposta sozinho, é indicado procurar terapeutas especializados na Fitoenergética ou outra terapia que busque o tratamento dos desequilíbrios na sua essência.

Os terapeutas podem indicar que o tratamento energético seja feito em consonância com os tratamentos farmacológicos, para que os sintomas sejam controlados até que se obtenham os resultados esperados da terapia.

Compostos, plantas, ervas e chás da Fitoenergética

Folhas de planta.

Por se tratar de um estudo complexo sobre as plantas e suas respectivas energias e conexões com os chakras, a Fitoenergética é uma terapia que exige estudo e entendimento da Fitoenergia e Fitoalquimia. Por isso, existem terapeutas especializados que analisam e indicam os tratamentos de forma exclusiva para cada caso e cada problema.

Após avaliação energética dos chakras, o terapeuta indica compostos e dosagens corretas, assim como revisa o tratamento a cada quinze dias para não haver o uso prolongado das mesmas plantas. Vamos entender a seguir como algumas ervas catalogadas pela Fitoenergética podem ser usadas, quais os tipos de compostos e outros detalhes. Veja!

Tipos de compostos Fitoenergéticos

Para obter os melhores benefícios de cada planta e suas energias, podem ser feitos compostos em forma de chás, sachês, vaporização, banhos, sopas ou caldos, como temperos na alimentação, sucos, compressas, incensos, saladas, sprays, inalação e mandalas.

A depender do chakra que está em desequilíbrio e da planta utilizada no tratamento, os compostos indicados podem ter diferentes aplicações, que devem ser seguidas à risca sem alterações de plantas e dosagens.

Tipos de plantas e quantidade

Para o tratamento, podem ser usadas plantas secas ou frescas, e qualquer parte da planta, seja o caule, as flores ou as folhas. Apenas quando a utilização é em formato de incenso que é importante que as plantas estejam desidratadas. Para cada preparo, pode ser usado uma pequena quantidade, apenas pitadas das plantas.

Ervas catalogadas pela Fitoenergética que podem ser usadas como tempero

Muitas das ervas catalogadas pela Fitoenergética estão presentes como temperos na cozinha brasileira e compõem a nossa alimentação. Algumas delas são: manjericão, manjerona, orégano, tomilho, cominho, erva-doce, coentro, aipo, alho poró, alecrim, sálvia, gengibre, hortelã, açafrão, entre outras.

Ainda, podem ser usadas como chás, infusões, banhos, sprays e diversas outras maneiras. O importante é ativar o poder dessas ervas para que seus benefícios energéticos estejam presentes no alimento e nos demais preparos.

Os horários e os dias da semana

Não existe nenhuma indicação de dia e horário específicos para fazer o tratamento, desde que seja observado a duração recomendada do tratamento e de cada composto, sem pular nenhum dia. Caso tenha se esquecido de fazer um dia, é importante começar novamente para ter os resultados que deseja.

Quanto usar chás, os intervalos e a validade

No caso de banhos, sprays e chás, o preparo é o mesmo: aquecer a água e desligar antes que levante a fervura e somente então acrescentar uma pitada do composto. É muito importante nunca ferver a mistura.

Cada fórmula possui o intervalo correto para o tratamento, por isso deve-se respeitar essas indicações. É necessário observar a durabilidade de cada preparo, uma vez que os benefícios das ervas duram no máximo até duas horas.

Ativando o poder oculto da Fitoenergia

Folhas de plantas molhadas.

Para obter das plantas os seus diversos benefícios, é preciso ativar seus poderes com a própria energia vital, com gratidão e respeito pelas vibrações de cura que elas possuem e transmitem.

Primeiro é importante despender um momento do seu dia que seja tranquilo para focar nesse processo e então escolher a forma de ativação que mais se encaixe com você. Veremos a seguir os próximos passos para ativar o poder oculto das plantas, ou a Fitoenergia por meio de preces, orações, reiki, mantras ou visualização.

Ativação através de preces ou orações

Conecte-se com a sua fé e perceba a sintonia com o divino, observando a força do bem maior atuando em sua alma. Sinta a imensa gratidão por essa conexão te preenchendo. Perceba o poder das forças superiores envolvendo seu ser com carinho e amor.

Direcione esse carinho, sua intenção e conexão para o chá, incenso ou o que estiver preparando. Sinta a gratidão pelas energias que as plantas estão trocando com você, aguarde mais alguns instantes e está pronto para uso.

Ativação com o Reiki

O Reiki é uma forma de transmitir sua energia vital a partir da imposição de mãos. Para usar essa forma de ativação, conecte-se com as forças superiores e com as vibrações de amor, para que fluam por você como um canal da energia Maior.

Sinta essa força cada vez mais latente e direcione suas mãos para o seu preparo, sentindo essa energia sendo direcionada da palma de suas mãos para as ervas. Aplique a energia por dois a três minutos, aguarde um pouco e está pronto.

Ativação através de mantras

Para ativar através de mantras, escolha o mantra conforme sua preferência e então direcionando sua energia para as ervas. Conecte-se com a espiritualidade e as energias divinas, sentindo a gratidão vibrar seu coração conforme sua voz vibra a garganta. Repita por alguns minutos, aguarde um instante e está pronto.

Ativação com o verde e prata

Essa ativação consiste em uma visualização, por isso para usá-la concentre-se em visualizar que no centro de sua testa se forma um ponto de luz prata. Ao mesmo tempo, visualize ou sinta que no seu coração forma-se um ponto de luz verde.

Sustente por alguns instantes essas duas luzes acesas e então perceba que esses dois pontos que estavam antes na sua testa e no seu coração agora estão pulsando nas ervas, com a suavidade de um coração. Elas vão se alternando entre verde e prata diversas vezes, até que o processo se torna automático, então diga a palavra "ativou". Aguarde e está pronto.

Qual a diferença entre Fitoterapia e Fitoenergética?

Diferentes tipos de plantas, uma pessoa fazendo confirmação com a mão.

Apesar de termos similares, a Fitoterapia e a Fitoenergética trabalham diferentes esferas do ser, com o ponto em comum o uso das plantas para alcançar seus objetivos. Ao passo que a Fitoterapia se vale dos princípios químicos das plantas para tratar o corpo físico, a Fitoenergética se baseia na energia que a planta emite para o tratamento do corpo sutil, ou seja, dos desequilíbrios nos chakras e suas complicações como a somatização de doenças.

Muitos são os benefícios que as plantas, ervas e a alimentação em geral pode nos proporcionar, e cada vez mais surgem estudos científicos que comprovam sua atuação a nível físico, psíquico, emocional e espiritual - como já eram utilizadas nos primórdios da humanidade, em antigas religiões com conexão estreita com a natureza e seu processo de equilíbrio.

Autor deste artigo

Meu mapa astral diz que sou altamente criativa, artística e sensitiva. Claro, não só de definições astrais vivemos, posso dizer que minha alma é tão antiga quanto o Universo, e bem, não tem como mensurar o Universo em palavras.

Palavras-chave relacionadas


terapias

Artigos relacionados


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Depressão na gravidez: o que é, causas, sintomas, tratamento e mais!

Depressão na gravidez: o que é, causas, sintomas, tratamento e mais!

A depressão gestacional é muito comum e quando não tratada, pode causar diversas consequências, sobretudo, para mãe e o bebê. Leia o artigo para saber mais!


O que é constelação familiar? Para que serve, como funciona e mais!

O que é constelação familiar? Para que serve, como funciona e mais!

A técnica da Constelação Familiar Sistêmica pode ser uma via rápida, eficaz e benéfica para resolver conflitos familiares. Leia mais sobre isso!


Massoterapia: o que é, para que serve, benefícios, tipos, técnicas e mais!

Massoterapia: o que é, para que serve, benefícios, tipos, técnicas e mais!

As técnicas da massoterapia podem aliviar tensões, contusões e trazer muitos benefícios para a sua saúde. Conheça mais sobre elas!


Posturas de yoga: principais posições, seus nomes, movimentos e mais!

Posturas de yoga: principais posições, seus nomes, movimentos e mais!

O yoga é uma prática que visa benefícios para o corpo e a mente, com exercícios e posições únicas que buscam a evolução dos praticantes. Veja mais!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.