Casa 12 no mapa astral: confira os planetas e os signos nesta casa!

Casa 12 no mapa astral: confira os planetas e os signos nesta casa!

A Casa 12 é uma das mais temidas do Mapa Astral, descubra neste artigo a importância e o significado dessa casa.


Significado geral da Casa 12 no Mapa Astral

Mapa astral com cristais.

A Casa 12 vem nos falar de como modificamos o outro na mesma medida que somos modificados por ele. É a nossa percepção de que não estamos completamente separados do coletivo e que quando servimos aos outros também servimos a nós.

Essa sensação de fazer sentido para o outro, muitas vezes está conectada com a busca pela completude que havia antes do mundo material, quanto fazíamos parte da energia do universo. Assim, a Casa 12 quer a desestruturação da identidade individual e uma descoberta de que fazemos parte de algo que está além de nós mesmos.

Essa Casa traz também uma noção de que a redenção se dá através do sacrifício do “Eu”, isso pode não ser completamente verdade. Muitas vezes a necessidade está no sacrifício da nossa relação com as coisas. Quando nos condicionamos a ideologias, crenças, relacionamentos ou bens, acabamos perdendo a capacidade de sermos ilimitados. Acompanhe o artigo para saber mais sobre a Casa 12!

Casa 12 e suas influências

Dados com casas astrológicas.

A Casa 12 se conecta com a noção de que fazemos parte de algo que está além de nós mesmos. Representa muitos dilemas que circundam o sacrifício de alguns aspectos da identidade pessoal em função das coisas que fazem sentido para o coletivo.

Ela não pede necessariamente que a gente abra mão de quem somos, mas sim de como nos relacionamos com as crenças que nos impedem de sermos completos. Leia mais para saber de quais outras formas a Casa 12 pode influenciar nossa vida.

O que são as Casas Astrológicas

A leitura astrológica se sustenta em três pilares: os signos, os planetas e as casas astrológicas. Os signos podem ser interpretados como as formas de encarar as coisas, os planetas são temperamentos, ou intensidades que damos para nossos sentimentos ou vontades. Aquele tipo de reação que temos de forma involuntária.

As Casas Astrológicas, por sua vez, indicam os setores da nossa vida. Os planetas indicam quais situações podemos esperar, os signos nos dizem por qual filtro vemos essas situações e as casas mostram onde as situações irão acontecer.

A Casa 12

A Casa 12 representa o que havia antes do nosso mundo material e o que virá depois. É uma casa cheia de dilemas, ao mesmo tempo nosso ego quer se manter presente, pois finalmente pôde aparecer, mas também queremos transcender o nosso sentido de estar isolado, voltar para nossa totalidade.

Muitos planetas nesta casa, podem deixar o nativo com uma certa dificuldade em formar sua própria identidade. Podendo ser influenciadas por qualquer coisa ou que podem distorcer completamente quem são. Isso pode ocasionar uma falta de direcionamento de vida ou uma sensação de que tudo é igual. São pessoas que quando pensam ter encontrado um caminho, algo inesperado acontece e faz tudo voltar ao zero.

Pode causar uma certa confusão onde terminamos nós mesmos e começam os outros. O que pode permitir maior compaixão pelos outros, dessa forma, o nativo pode buscar realizar ações altruístas, inspirações artísticas, se aproximando da habilidade de viver em um todo maior.

De muitas formas a Casa 12 descreve o auxiliar, o libertador, o salvador. É nessa casa que percebemos nossa relação com todo o universo, a existência de tudo é vista como uma parte de nós. Entendemos que o que nos faz bem, faz bem para todo o resto.

Os efeitos de Netuno e de Peixes

A Casa 12 se relaciona com o elemento Água, o signo de Peixes e o planeta Netuno. Esse vínculo traz uma pressão de rompimento com a vida, uma necessidade de voltar para o antes da vida material, para o útero da mãe. Onde nos sentíamos pertencentes e parte do que estava ao nosso redor.

Muitos psicólogos acreditam que é nesse momento que acontece a primeira noção de consciência do ser humano, um lugar sem limite, sem noção de espaço e atemporal. Essas crenças fazem parte da nossa intuição, num nível muito profundo cremos que somos ilimitados, infinitos e eternos. Essa completude se torna o nosso maior desejo, a aspiração de se conectar com o que havia antes.

Os elementos das Casas

As Casas Astrológicas se relacionam com os elementos fogo, terra, ar e água. As características desses elementos acabam se associando com as casas e também influenciam as áreas de nossa vida.

Fogo traz um aspecto de combustão, uma energia criadora. São de fogo as Casas 1, 5 e 9. Já o elemento Terra se conecta com o material, com o seguro. É o nosso subjetivo representado por objetos materiais. As Casas de Terra são 2, 6 e 10.

O elemento Ar se conecta com a capacidade mental, é onde vemos de forma objetiva. São as Casas 3, 7 e 11. Por fim, as casas de água trazem a habilidade de ver o que está no profundo, são as casas 4, 8 e a Casa 12.

Os signos do zodíaco na Casa 12

Roda com todos os signos.

A Casa 12 é a casa do inconsciente, significa a abdicação do “Eu” em função do coletivo. Os signos nessa casa irão nos explicar como reagimos diante desse desafio, de qual maneira encaramos essa situação.

Os signos funcionam como um filtro, que colorirá de formas diferentes o jeito de olhar para as questões da Casa 12. Confira abaixo mais detalhes!

Áries na Casa 12

Geralmente quem tem Áries na Casa 12 seguram a raiva dentro de si mesmos. Planetas posicionados na Casa 12 costumam servir de caminho para que essas energias se dissipem. Caso não haja nenhum planeta é necessário buscar uma forma de colocar esses ânimos para fora, do contrário, a pessoa pode adoecer.

Nesse sentido, terapia é fortemente indicado para quem tem esse aspecto, por ser uma forma de falar sobre as emoções que não irão querer sair facilmente. É possível que pessoas com esse aspecto queiram conhecer crenças que sejam estranhas à outras pessoas.

Touro na Casa 12

Touro na Casa 12 são pessoas que podem não querer compartilhar com os outros os seus sonhos e fantasias, muitas vezes podem se recolher para fazer coisas que gostam. São, geralmente, pessoas que desejam ser ricos, para que tenham condições de comprar o que quiserem e tenham um status de riqueza.

Esses prazeres pode ainda se expandir para comida, bebidas e sexo. Felicidade e prazer são seu maior objetivo, acreditam que é esta felicidade a forma mais real de expressar espiritualidade. Acreditam que ninguém nasceu para sofrer.

Gêmeos na Casa 12

Pessoas que nascem com Gêmeos na Casa 12 tentam racionalizar os assuntos do inconsciente. Buscam entender de forma objetiva sua saúde mental, os impedimentos da psique, as limitações que nem sequer sabem quais são. Costumam se preocupar com tudo e muitas vezes acaba focando somente nas coisas negativas.

São pessoas muito imaginativas e de grande intuição. Se conseguirem utilizar essas características para o lado positivo e deixarem de buscar razão para o oculto e para as coisas espirituais, tendem a colher ótimos frutos.

Câncer na Casa 12

Quem tem Câncer na Casa 12 se sente confortável em casa, seu lar é seu refúgio. São pessoas, geralmente, muito sensíveis. Muitas vezes essa qualidade não é facilmente perceptível, pois tendem a ser instáveis, com variações de humor muito bruscas.

A instabilidade emocional é tanta que é comum que não saibam por qual motivo ficaram irritados, isso acaba gerando uma certa dificuldade em buscar ser honestos pelo o que se magoaram. Muitas vezes guardam seus sentimentos, que se transformam em rancor.

Leão na Casa 12

Leão na Casa 12 podemos esperar alguém que tenha um trabalho muito importante feito fora de cena. Se satisfaz em auxiliar o sucesso de outras pessoas, sendo muito independentes para alcançar seu contentamento.

Os nativos costumam ser muito tolerantes e gostam de ajudar os outros. São pessoas que podem ser muito tímidas em seus relacionamentos, muitas vezes escondem-se e optam por passarem sem chamar atenção. São pessoas que buscam muito pela atenção do parceiro, chegando até a serem um tanto controladoras.

Virgem na Casa 12

Pessoas com Virgem na Casa 12 tendem a ter uma mentalidade mais objetiva, buscando analisar a face mais objetiva das coisas do dia a dia. São pessoas muito conectadas ao meio ambiente, muitas vezes se envolvem com causas dessa esfera.

São pessoas que podem ter uma preocupação além do necessário, pendendo para um lado um tanto compulsivo. Da mesma forma, possuem uma certa fixação por detalhes, buscando sempre a perfeição.

Libra na Casa 12

Nascidos com Libra na Casa 12 tendem a possuir uma postura muito mais endurecida do seu interior. São pessoas que possuem um certo refinamento, além de uma educação, que raramente são demonstrados.

Costumam ter uma noção de certo e errado dentro de si, veem o mundo como um Todo e se não conseguirem encontrar algum tipo de equilíbrio nesse Todo podem acreditar que Deus não existe. Essa falta de clareza sobre o que vê e o que crê pode gerar muitos conflitos espirituais.

Escorpião na Casa 12

Os nativos desse aspecto costumam ter uma predisposição para atitudes de autossabotagem. Podem se vingar de alguém atingindo a si próprios. São pessoas muito sensíveis aos seus pontos fracos, podem ficar com muita raiva quando coisas muito delicadas vêm à tona, ou alguém encosta nos pontos fracos.

Acreditam que o poder que os consome é proveniente de outra fonte, que está além do seu controle. É possível que pessoas com esse posicionamento utilizem algum tipo de doença para tentar controlar outra pessoa. Precisam mergulhar no seu inconsciente e resolver suas questões para que possam transcender.

Sagitário na Casa 12

Sagitário na Casa 12 traz um interesse por assuntos espirituais. São pessoas que precisam de um pouco de reclusão, de tempo para meditar e filosofar sobre a vida. Buscam, através dessas práticas, o encontro da verdade. No entanto, nem sempre conseguem clareza sobre essas questões e essa busca fica imersa em seu inconsciente.

Gostam da ideia de serem referências na área humanística, sendo reconhecidos por suas visões e sabedoria. Buscam regras e montam sua realidade em torno de condicionamentos, vivendo dentro das leis do aceitável, do esperado.

Capricórnio na Casa 12

Capricórnio representa o máximo da materialização da realidade, na Casa 12, temos um aspecto um tanto paradoxal. São pessoas que desejam, muitas vezes sem saber, algum tipo de reconhecimento, autoridade e riquezas. Almejam alcançar esses objetivos de forma individual e através de seu trabalho.

Ao mesmo tempo que buscam uma igualdade coletiva, não excludente, também acreditam que os mais esforçados e trabalhadores merecem algum tipo de privilégio. A espiritualidade pode se confundir com crenças ideológicas.

Aquário na Casa 12

Os nascidos com Aquário na Casa 12 costumam sentir muito estresse sem conseguirem saber por qual motivo. Geralmente esse sentimento de ansiedade antecede o nascimento, por essa razão são traços complexos de serem rastreados e tratados.

São pessoas que podem sentir uma certa dificuldade em se sentirem livres para desobedecer e serem originais. Sentem que precisam se encaixar na sociedade, que se violarem as regras da sociedade algo muito ruim acontecerá.

Peixes na Casa 12

Quem nasce com o posicionamento de Peixes na Casa 12 costumam precisar de um tempo para si próprios, para meditar. Sua vida interior é rica e possui muita diversidade, que habitam seus sonhos e torna valiosa a sua imaginação.

Possuem ainda uma habilidade de materializar as coisas que vem em seu mundo imaginário. Esse aspecto também pode criar um caos a nível interior, gerando confusão e medos envolvendo água, peixes, um temor de se perderem na água e não se encontrarem, não saberem o que é real e o que é imaginação.

Os Planetas na Casa 12

Planeta terra.

A Casa 12 é a casa do que está abaixo do nível da compreensão, significa olhar para o nosso papel em função de algo maior que nós mesmos. Os planetas que habitam essas casas podem ampliar ou reduzir algumas características desta casa.

Também adicionam suas próprias energias na maneira como iremos lidar com algumas situações que se manifestarem. Leia mais para conhecer um pouco mais sobre esses efeitos.

Lua na Casa 12

A Lua na Casa 12 traz um aspecto de vulnerabilidade psicológica para quem tem esse posicionamento. São pessoas que podem se confundir, não sabendo se o que estão sentindo são seus próprios sentimentos ou o de outras pessoas ao seu redor.

Muitas pessoas com esse posicionamento no céu sentirão necessidade de se isolarem de tempos em tempos para recuperarem suas próprias energias. Pode representar alguma dificuldade no trato com mulheres ou um relacionamento muito forte com a própria mãe, que pode perdurar mesmo após a partida dela deste plano (através de sonhos ou visões).

Mercúrio na Casa 12

Mercúrio na Casa 12 tenta fazer uma conexão entre o inconsciente e o consciente, empenha-se em trazer para conhecimento do sujeito o que está em seu profundo. Assim, os nativos precisam buscar o que está no oculto.

No entanto, necessitam fazer um curadoria no que encontram e selecionar o que faz sentido ou não trazer para o mundo real, do contrário é provável que se percam num novelo de memórias. Muitos podem ter medo de se perderem nesse universo inconsciente e se tornam muitíssimo racionais, acreditando somente no que pode ser provado.

Vênus na Casa 12

Vênus na Casa 12 traz a necessidade de que se aprenda através da dor, um coração quebrado, um abandono. São pessoas que precisam de um amor eterno, precisam amar profundamente alguém, adorar essa pessoa. Adoram fazer sacrifícios por amor.

Entendem que tudo merece ser amado e muitas vezes irão procurar se relacionar de alguma forma com entidades de pessoas em situação de vulnerabilidade. Muitas vezes descobrirão talento para alguma atividade artística.

Sol na Casa 12

Se entendemos o Sol como um astro que nos leva em busca da nossa identidade individual e a Casa 12 como a casa do coletivo que nos leva a olhar para o nosso papel em função de um todo, podemos entender este como um posicionamento em que a identidade individual acha e incorpora algo universal.

Quem tem Sol nesse posicionamento precisa aprender a lidar com a tenuidade entre o consciente e o inconsciente. O seu “Eu” precisa conseguir permitir a entrada dos elementos do coletivo, mas não ser dominado por eles.

São pessoas que podem ter um momento de iluminação logo depois de alguma crise ou confinamento. São pessoas que podem ajudar outras pessoas através de sua compreensão do que está no inconsciente.

Marte na Casa 12

Marte na Casa 12 tem sua agressividade disfarçada, aparentando apenas uma insatisfação em relação à vida. São pessoas que podem reclamar de tudo o tempo todo e não fazer nada para que aquela situação mude. São pessoas com predisposição a terem comportamentos desgovernados, que explodem de uma hora para outra.

Marte é um planeta que traz uma energia de conseguir o que se quer, na Casa 12 ela pode se transformar em estratégias que levem ao escapismo ou outras atitudes destrutivas. Pessoas com esse posicionamento tendem a se beneficiar muito em elucidar seus sonhos.

Júpiter na Casa 12

Os nativos com Júpiter na Casa 12 talvez possam contar algumas soluções misteriosas que
apareceram em suas vidas. Quando se encontravam numa situação muito difícil e sem solução, alguma forma de resolver se apresentava. Isso é Júpiter na Casa 12.

Quem tem esse aspecto possui uma fé inabalável na vida, estão dispostas a aceitarem qualquer coisa que lhe apareçam. Essa característica forma uma habilidade de transformar empecilhos em bendição. Júpiter aqui vai precisar encontrar a verdade dentro de cada um, são pessoas que tendem a se beneficiar muito na interpretação de seus sonhos e sua psique.

Saturno na Casa 12

As pessoas com Saturno na 12 têm receio do que está abaixo do nível de consciência. Acreditam que se relaxarem os controles sobre si serão invadidas por emoções dominadoras. Muitas vezes esmagam seus desejos inconscientes e perdem a vontade de se integrar à vida.

Acreditam que não são tudo o que podem ser, ou ainda que algo irá destruí-los a qualquer momento. Muitos astrólogos interpretam Saturno na Casa 12 como “desfazendo inimigos secretos”, muitas vezes esse inimigo é o próprio inconsciente da pessoa, ressentido de ter sido posto de lado. Geralmente uma gestação conturbada, por alguma razão, pode ter criado um temor profundo, onde o nativo se coloca constantemente em dúvida.

Assim, são crianças que se sentem culpadas por estarem vivas e isso se transforma num sentimento de estar em débito com a sociedade. Sentem que precisam resolver tudo por conta própria, mas é justamente precisar e aceitar a ajuda do outro que os elevará. A imersão no seu inconsciente a qual temem tanto, será a cura de suas feridas.

Urano na Casa 12

Urano na Casa 12 forma um aspecto de exploração do inconsciente muito favorável, através dessa conexão os nativos talvez sejam capazes de encontrar um novo sentido para a forma como veem a vida.

O planeta neste posicionamento favorece o encontro de memórias ancestrais, coisas que aconteceram em outras gerações. São pessoas que possuem uma intuição bem desenvolvida, com fortes noções do que vai acontecer não sabem muito bem de onde vem o conhecimento.

Podem ter sua liberdade pessoal reprimida de alguma forma, muitas vezes sendo eles próprios o agente repressor. Um período de reclusão pode ser muito favorável para os nativos, ideias podem surgir e poderão ser de grande ajuda para as outras pessoas.

Netuno na Casa 12

Netuno na Casa 12 está em casa, isso significa que todas as qualidades do planeta podem ser ampliadas, tanto as boas quanto as ruins. Os nativos costumam ser muito sensíveis às forças ocultas ou outras manifestações que estejam ativas. Podem ser invadidos por emoções que outros conseguiriam controlar mais facilmente.

O planeta bem aspectado pode servir como guia e como inspiração. Muitos podem chegar à reservas primitivas de informação, como se tivessem vividos situações as quais nunca fizeram parte de sua realidade. Mais desarmônico essas características são utilizadas para fugir da vida atual, fantasiam e abdicam de sua própria vida para viver dos sonhos.

Pessoas com esse aspecto poderão viver tempos de reclusão para limparem a energia absorvida do contato com os outros. Muitas vezes podem sentir que não possuem controle de suas vidas, pois estão à mercê de uma autoridade divina.

Sofrem por verem que o mundo não é tão belo como poderia ser e acreditam, muitas vezes, que a cura está na beleza. A beleza de um pôr-do-sol, de uma nebulosa num céu escuro, possui um efeito regenerador sobre sua mente. Precisam aceitar o belo e o feio, entender que há perfeição no imperfeito.

Plutão na Casa 12

Pessoas com Plutão na 12 sentem tanto medo de serem controladas por seus desejos mais profundos que acabam sendo controladas por esse temor. Daí a importância que busquem conhecer seus lados fracos ou não revelados. Muitas vezes esses desejos profundos não são apenas ruins, assim acabam sendo esmagados também vontades saudáveis.

Esses medos nascem quando se tem uma noção do que podem alcançar, o que lhes dá uma ansiedade, pois se tornar outra coisa significa não ser o que já conhecem que são. Essas mudanças significam, em algum nível, uma forma de morrer. Ao mesmo tempo que querem desesperadamente evoluir, se protegem o tempo todo dessas mudanças por acreditar que elas irão matá-lo.

Nodo Norte na Casa 12

Quem tem o Nodo Norte na Casa 12 precisa aumentar o seu envolvimento em atividades realizadas em equipe. São pessoas que se beneficiam em pesquisas do conhecimento geral ou que atendem demandas sociais ao invés de apenas seus próprios interesses.

Nodo Sul na Casa 12

O Nodo Sul na Casa 12 comunica uma necessidade profunda de comunicar quem se é de um jeito mais natural. São pessoas que precisam encontrar o que as faz sentirem mais originais à sua própria identidade. Precisam se desvencilhar dos objetivos da sociedade e encontrar os seus próprios.

Por que a Casa 12 é tão temida?

Mulher influenciada pelos signos.

A ruptura da identidade do ego gera um temor que leva as pessoas a procurarem algum tipo de gratificação substituta. Geralmente tentam minimizar essa ansiedade com a busca do amor e do sexo, sentem que se fizerem parte de algo serão amados e conseguirão ir além de seu próprio isolamento.

Sacrificar a identidade individual em função do coletivo pode parecer muito assustador, muitos entendem que terão que abrir mão de quem são e de tudo o que conquistaram até então. Prendem-se a padrões ou objetivos que nem sempre são realmente os seus e sim projeções de outras pessoas.

Vale a pena lembrar que fazer sentido para gente é também fazer sentido para o outro, o mundo precisa do que só nós podemos dar, que somos nós mesmos.

Autor deste artigo

A astrologia foi dona da reviravolta em minha vida. Sempre trabalhei com comunicação, mas foi um Mapa Natal que me levou para o universo da escrita. Sou apaixonada por livros, literatura, letras e todos os sons que uma palavra é capaz de ecoar.

Palavras-chave relacionadas


casas planetas signos

Artigos relacionados


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Quais são os signos mais manipuladores? Conheça os 6 piores do zodíaco e mais!

Quais são os signos mais manipuladores? Conheça os 6 piores do zodíaco e mais!

Saiba quais são os signos que tendem a controlar tudo e todos. Descubra se o seu signo está nesta lista de signos mais manipuladores neste artigo!


Como fazer as pazes com cada signo? Como perdoam, como desculpam e mais!

Como fazer as pazes com cada signo? Como perdoam, como desculpam e mais!

Nem sempre é fácil fazer as pazes e essa tarefa pode ficar ainda mais difícil dependendo do signo da pessoa magoada. Confira como cada um reage nessa situação!


Quais são os signos mais psicopatas? Confira os 6 piores do zodíaco e mais!

Quais são os signos mais psicopatas? Confira os 6 piores do zodíaco e mais!

Você sabe quais são os signos considerados mais psicopatas do zodíaco? Confira nesse artigo os 6 piores signos do zodíaco e mais!


Constelação do signo de Virgem: origem, estrelas, como localizar e mais!

Constelação do signo de Virgem: origem, estrelas, como localizar e mais!

Repleta de vastas galáxias, a maior constelação do zodíaco é antiga e cercada por mitos de milhares de anos. Quer saber mais? Confira o artigo!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.