Exu Mirim: sua história, características, atuação, oferendas e mais!

Exu Mirim: sua história, características, atuação, oferendas e mais!

Aprender mais sobre Exu Mirim te fará vê-la com outros olhos e se encantar por sua força e sabedoria. Leia o artigo completo e saiba mais!


Quem é Exu Mirim?

Estátuas de orixás.

Exu Mirim é uma entidade da umbanda que atua no lardo esquerdo da religião. Sua participação como falange traz fundamentos e conhecimentos em trabalhos, quebra demandas e principalmente aflora e enxerga o interior dos médiuns e consulentes.

Ele nunca foi encarnado, pois é um ser encantado da natureza. Sua força, seu arquétipo de criança e sua magia encantam, alegram e trazem confiança a todos os que estiverem presentes na gira.

Portanto, com essa entidade, a verdade sempre será dita às pessoas com o intuito de enxergar a si próprias e resolverem traumas, medos e karmas que estão guardados no subconsciente ou escondidos em seus corações.

Para conhecer mais sobre essa entidade magnífica, confira os detalhes desse artigo!

A história de Exu Mirim

Reunião de umbanda.

Sempre se escuta dentro da umbanda que “sem Exu, não se faz nada”. Já com Exu Mirim, costuma-se escutar: "sem ele, nem nada é possível fazer". Para entendermos sua importância e fundamentação, justificando a sua presença na umbanda, vamos abordar alguns tópicos importantes nesse artigo.

Exu Mirim assumiu o arquétipo que foi construído para ele: o menino mal. Quando manifestado dentro do terreiro, essa entidade desconhecida se mostrava impossível de ser controlada, falando palavrões, fazendo traquinagem à revelia e constrangendo a todos - principalmente o pai de santo, que não tinha controle sobre a incorporação.

Por fim, diante dessa realidade, eles foram excluídos e afastados dos trabalhos, com muitos terreiros manifestando um preconceito em trabalhar com essa linha. Porém, com o seu mistério revelado e difundido, hoje, essa linha de trabalho é considerada uma das mais importantes e poderosas dentro da umbanda.

Exu Mirim, em sua manifestação, externaliza o interior de seu médium, tornando-se um espelho que reflete o íntimo dele para todos. Então, quando manifestado de forma “sem controle”, na verdade, era o descontrole e o desequilíbrio do médium vindo à tona - portanto, excluí-los representou excluir o seu próprio íntimo.

Continue a leitura para saber mais sobre a história dessa entidade!

Nunca encarnados

Ao contrário do que muitos pensam, Exus Mirins não são espíritos de crianças de rua ou marginais desencarnados. Eles não são espíritos humanos, em hipótese alguma. Na verdade, são seres encantados da natureza, provenientes da sétima dimensão à esquerda da nossa dimensão humana.

Esses seres têm o seu próprio ciclo evolutivo e vêm para o nosso plano para nos ajudar em nossa evolução. A linha de Exu Mirim não é a única em que esses espíritos se apresentam, pois a linha do Erês ou das Crianças da direita manifestam esses mesmos seres, porém com campo de atuação e energia diferentes.

Apenas parecem crianças

Todas as linhas de trabalho na Umbanda assumem um arquétipo. Este é a maneira como as entidades se apresentam (por exemplo: a figura do negro escravo, do índio brasileiro, do imigrante baiano etc.). Cada um desses arquétipos representa a mensagem e o campo de atuação daquela linha.

No caso dos Exus Mirins, eles assumem o arquétipo de crianças, no modo de falar e de agir e nos gostos. Isso se dá pela principal função do Exu Mirim junto ao médium, que é agir dentro dos sentimentos mais íntimos, aqueles que, muitas vezes, estão escondidos do próprio médium.

A infância é o período em que nós nos desenvolvemos e absorvemos informações, a fim de montar a nossa personalidade. Logo, uma criança não tem medos pré-estabelecidos, não tem filtro e é extremamente pura.

É essa a mensagem codificada que Exu Mirim passa, ao assumir o arquétipo de criança. Ele age na formação de personalidade, nos traumas antigos e na sua personalidade original que, muitas vezes, é suprimida dentro de si pelos acontecimentos da vida.

Espíritos de esquerda

Exu Mirim forma a tríade da esquerda, junto de Exu e Pomba Gira. Essas 3 forças são responsáveis e agem no lado negativo de criação. Na umbanda, existe uma visão de que tudo que é formado no universo e até que o próprio universo é energia. Essas energias são polarizadas, ou seja, tudo tem sua energia positiva e sua energia negativa.

No entanto, não se pode confundir com o conceito de bom e mau, pois a energia negativa se apresenta como absorvedora, paralisadora e esgotadora, não sendo nenhum desses fatores mau por definição.

Por exemplo, uma pessoa que persegue quem ama e que age de forma abusiva por amor, obviamente está experimentando esse sentimento de forma viciada e deturpada. É aí que entra a energia negativa do universo, absorvendo esse sentimento viciado, para que a pessoa possa encontrar o equilíbrio.

Conexão com o humano

Por estarem em uma faixa vibracional mais perto da terrena, que é onde os humanos encarnados vivem, os Exus Mirins tendem a estar mais perto dos sentimentos humanos. É comum um médium que ainda está em desenvolvimento ter mais facilidade para incorporar espíritos dessa faixa vibratória.

Os Exus Mirim e as Pombas-Gira Mirins tem ainda mais dessa facilidade, pois a sua incorporação é mais uma manifestação de dentro para fora, do que de fora para dentro.

Portanto, é normal que, quando o médium vai se tornando mais maduro, o jeito de se apresentar dessas entidades também mude, pois elas passam a se apresentar como realmente são, sem a interferência sentimental ou racional do médium.

Se entende na umbanda que a manifestação dos espíritos se dá através de uma parceria, em que o médium abre mão de suas vaidades e de seu autoritarismo, para dar espaço a um outro espírito que, através dele, vem para ajudar e prestar a caridade.

Na Umbanda

A umbanda é uma religião Brasileira, e não uma religião afro-brasileira, como muitos acham. Essa informação é importante para entender a diferença da esquerda de Umbanda e de outras religiões que também cultuam entidades comuns.

Na umbanda, Exu e Pomba-gira são conhecidos como espíritos de trabalho que desencarnaram do plano terreno e, por terem alcançado um grau evolutivo superior, vêm para ajudar e guiar os médiuns na própria evolução espiritual. Exu Mirim, apesar de não ser um ser que encarnou, cumpre o mesmo propósito.

No Candomblé

O candomblé é uma religião afro brasileira. Cada região da África cultuava apenas um ou dois Orixás, tendo cada vila o seu. Mas, quando os escravos africanos chegaram ao Brasil, eles foram misturados e isso fez com que os Orixás começassem a ser cultuados juntos, cada um à sua maneira.

No candomblé, Exú é um Orixá que tem a responsabilidade de ser o intermédio entre os outros orixás e as pessoas - portanto, Exú seria um mensageiro dos outros Orixás. A principal diferença está na forma de cultura, pois, na umbanda, Exu é uma entidade, assim como Preto Velho ou Caboclo. Já no candomblé, Exu é um orixá, sendo cultuado e reverenciado como tal.

Assim, a forma de se cultuar Pomba Gira nas casas de candomblé também é diferente, sendo que, em algumas casas mais antigas, pouco ou nada se vê de sua presença e menos ainda de Exu Mirim. Essas energias podem estar presentes, mas não incorporam como na umbanda.

Na Jurema Sagrada

O Culto da Jurema Sagrada, também conhecido como catimbó, é uma religião praticada na região nordeste e é um culto híbrido, nascido dos contatos ocorridos entre as espiritualidades indígena, europeia e africana. Ele tem os seus fundamentos em torno da árvore da Jurema, onde dela se aproveita desde a raiz até as folhas.

As entidades de esquerda dentro desse ritual apresentam-se de maneira bem similar à umbanda e são vistas como menos evoluídas do que os mestres de direita. Os nomes deles também podem ser parecidos, porém estes são chamados de Exus Catimbozeiros.

Características de Exu Mirim

estátuas de orixás.

O arquétipo escolhido por Exus Mirins é a figura da criança, por nos remeter à inocência e à alegria. Por consequência, eles acabam trazendo os trejeitos e gostos mais infantis, porém usam o fumo e a bebida para seus trabalhos espirituais.

Exu Mirim, ao contrário do que foi interpretado em décadas passadas, é uma entidade de extrema importância para a umbanda e para o mundo, pois é sua essência que mantém o equilíbrio cósmico. Para saber mais características dessa entidade, continue a leitura!

Arteiros e divertidos

Exu Mirim, com o seu arquétipo, representa crianças felizes e que aproveitaram a infância. Desde artes e travessuras, como algumas crianças fazem, apertando a campainha de casas e saindo correndo, até a presença de ideias mirabolantes de brincadeiras divertidas, vivendo a infância em sua essência, Exu Mirim tem um comportamento muito marcante e específico.

Responsabilidade e seriedade

O Exu Mirim desenvolve um trabalho muito importante, no íntimo de seus médiuns e dos consulentes. Então, assim que ele começa a trabalhar, a sua postura muda e altera muito rápido.

Os trabalhos a eles conferidos exigem uma responsabilidade e seriedade. Então, não estranhe essa mudança de humor. Pode ser normal que eles já incorporem desse jeito: mais discretos, calmos e pensativos.

Isso acontece quando a energia do ambiente já está carregada, ou quando o médium se encontra fora de sua energia comum. Então, eles, primeiro, desenvolvem a limpeza e o equilíbrio e, depois, encontram tempo para se divertir.

Muito poderosos e sábios

É comum fazer uma pergunta complexa para uma criança e ela te responder com algo simples, mas que faz total sentido. Essa é a sensação de uma consulta com Exu Mirim, pois eles são espíritos muito mais evoluídos do que nós. Então, as questões mundanas, para eles, são simples.

Os Exus Mirins te ajudam a enxergar essa simplicidade na vida, pois são conhecedores de magias poderosas e deles nada fica escondido ou oculto. Também são usados para ocultar magias de proteção e resolvem situações até onde o poder de Exu e Pomba Gira se encontra limitado.

Atuação de Exu Mirim

Seguidor de Candomblé.

O Exu Mirim fecha a tríade da esquerda na umbanda, que carrega suas atribuições externas, mas também suas atribuições internas, com os seus médiuns.

Exu é a entidade que vai trabalhar nas suas ações para o mundo, pois ele vai agir no racional e dar mais atitude para conquistar seus objetivos. Já a Pomba Gira vai influenciar o interno de como você sente o mundo e como deixa que o externo influencie no interno. Ou seja, ela vai te dar mais paciência para tratar os outros, vai te trazer autoestima, para não se deixar ser subjugado, e assim por diante.

Assim, o Exu Mirim é responsável pela influência do interno com o externo. Ele cuida e influencia seus pensamentos e sentimentos mais profundos e dele nada é escondido. Confira mais sobre sua atuação a seguir!

Contribui na limpeza mental

Os pensamentos são responsáveis por gerar os sentimentos e, na mente, estão guardados o motivo do sofrimento e as soluções para esses sentimentos. Quando falamos do misterioso Exu Mirim na criação, estamos falando da capacidade de encontrar o oculto, de ver o que ninguém mais vê e de saber lidar com as questões mais complexas.

Portanto, olhe para dentro de si, pois, com certeza, você carrega questões mal resolvidas, traumas e medos que acabam te paralisando em algum momento. Por proteção, essas informações são jogadas e sufocadas dentro do seu ser. Porém, se não forem tratadas em algum momento, elas voltam como dores no futuro.

Exu Mirim é o responsável por externalizar essas dores, não como forma de punição, mas como uma oportunidade de você resolver, aceitar e fazer com que aquilo se torne uma página virada em sua vida.

Elimina efeito de trabalho negativo

Más energias pegam, porém você precisa estar vibrando na mesma faixa de energia daquele trabalho negativo. Isso, provavelmente, não vai te matar, mas pode te atrapalhar muito. Por isso, uma das atividades de todos os seres de luz é o corte dessas magias negativas.

Exu Mirim tem uma habilidade especial no corte desses trabalhos, porque, além de sua agilidade, que permite a ele entrar e sair de maneira muito rápida, ele também domina o poder do oculto. Então, nada fica escondido de Exu Mirim: a ele nada é segredo e ele consegue enxergar as intenções por trás de cada um.

Além de ser o responsável por esgotar e regredir os espíritos negativados, quando Exu Mirim entra em uma batalha para defender alguém que tenha o merecimento, ele age de forma rápida e efetiva, não deixando nem tempo para que as forças negativas o vejam.

Amplia o otimismo

A maneira como você encara o mundo está ligado diretamente em como você deixa o mundo te atingir e o quanto você permite que os sentimentos negativos permaneçam. Toda notícia ruim, maldade e sensacionalismo que você vê e ouve é processado pelo seu cérebro e, por mais que você não veja, isso começa a acumular como sujeira.

Dessa forma, é Exu Mirim o grande faxineiro da mente e do espírito. Depois de um passe com ele, você tem a mesma sensação de limpeza depois de um belo banho. As forças de Exu Mirim entregam a mesma satisfação que uma casa limpa.

Com uma mente, uma alma e uma casa limpa, qualquer pessoa se sente muito melhor. Assim, essa entidade pode ser um grande auxílio em casos de pessoas com depressão, apesar de isso não substituir um tratamento. Essa pessoa pode ter ferimentos escondidos tão fundo que ninguém saiba e, com isso, Exu Mirim pode trazer à tona, ajudando na eficácia das seções.

Auxílio e aconselhamento

Na prática, dificilmente Exu Mirim irá te dizer aquilo que você quer ouvir, porém pode ter certeza de que ele irá dizer aquilo que você precisa ouvir e no momento em que precisa ouvir. Exu Mirim não tem rodeios, pois ele fala exatamente o que quer e precisa falar naquele momento.

Apesar disso, não tenha medo de pedir seus conselhos e o seu auxílio. Entre todas as entidades ou todas as pessoas, ele é o que mais poderá ajudar, por conseguir ver dentro do seu íntimo. Ao pedir a Exu Mirim, peça sempre a sabedoria e o entendimento, para que possa saber qual caminho deve seguir.

Na prática da justiça

Exu Mirim é um Guardião da Lei Divina e um Executor da Justiça. Por ser um executor, Exu Mirim esgota os seus karmas, seja do consulente, do médium ou de quem tem o desejo de fazer mal.

Ogum é o Orixá que rege o trono da Lei Divina - todas as leis são de responsabilidade de Ogum e ninguém e nenhum espírito está fora da lei. Já Xangô é o Orixá responsável pela justiça: ele julga em sua balança quem quebra as leis divinas, aplicando a sua sentença.

Assim, os Exus, as Pombas-Gira e os Exus Mirins são executores da lei: são eles que, na prática, fazem com que as pessoas que estão em débito paguem e quem mereça receba.

Os principais nomes de Exus e Pomba Giras Mirim

Estátua de Pomba-Gira.

Os espíritos, ao se tornarem guias de umbanda, entram para uma hierarquia chamada de falange. As falanges são regidas por um ou mais Orixás e podem trabalhar dentro da força de outros. Então, quando se fala em nomes das entidades, não é sobre um indivíduo ou uma entidade específica, mas da falange da qual aquela entidade seja integrante.

Por isso, é normal ter duas ou mais entidades no mesmo terreiro e com o mesmo nome. Isso não significa que uma entidade se incorpora em 3 pessoas ao mesmo tempo. Na verdade, significa que aqueles 3 médiuns incorporam espíritos diferentes, mas que fazem parte da mesma falange.

Esses espíritos se unem a uma falange, por afinidade e energia compatível com o método de trabalho. Abaixo, veremos alguns nomes de Exus Mirins e Pombas-Gira Mirins. Confira!

Nomes de Exus Mirim

Exu Mirim é uma falange que possui seus diversos nomes e entidades específicas. Confira os principais a seguir:

  • Toquinho da Calunga


  • Calunguinha


  • Porteirinha


  • Corisco


  • Quebra-Toco


  • Poeirinha


  • Covinha


  • Brasinha


  • Foguinho


  • Pedrinho do Cemitério


  • Chuvisco


  • João Caveirinha


  • Quebra Osso

Nomes de Pomba Giras Mirim

As entidades das Pombas-gira possuem seus diversos nomes. Saiba os principais nos tópicos abaixo:


  • Mariazinha do Cemitério


  • Rosinha do Cemitério


  • Daminha da Noite


  • Rosinha Negra


  • Menina do Cruzeiro


  • Maria Mulambinho


  • Menina da Estrada


  • Maria Caveirinha


  • Mariazinha da calunga

Para se relacionar com Exu e Pomba Gira Mirim

Oferenda a orixá.

Todos têm. dentro de si, o mistério de Exu Mirim e Pomba Gira Mirim. Conhecê-los e se relacionar com eles pode ser algo extremamente positivo para a sua evolução e entender esse mistério é entender a si mesmo. Portanto, não se deve temer ou deturbar suas visões, pois Exu Mirim e Pomba Gira Mirim são seres de Luz.

Entenda como se relacionar com eles da melhor forma a seguir!

Dia de Exu e Pomba Gira Mirim

O dia de saudação a Exu Mirim é 13 de Junho, junto com Exu. Já o da Pomba Gira Mirim, junto com Pomba Gira, é 08 de Março. Mas não é incomum também ver homenagens a Exu Mirim, antes ou depois de festas de Erê.

Fora isso, na semana, seu dia é Segunda-Feira.

Saudação a Exu Mirim

Para saudar o Exu Mirim, diga: "Laroyê Exu Mirim". Essa frase significa algo aproximado de "salve o mensageiro".

Saudação a Pomba Gira Mirim

Quando quiser saudar a Pomba Gira Mirim, repita "Laroyê Pomba Gira Mirim". Isso significa algo como "salve o mensageiro”.

Cores de Exu Mirim

Para Exu Mirim, a principal cor usada é o preto, mas também há as cores representativas do Orixá, que são aquelas que regem e representam cada um.

Cores de Pomba Gira Mirim

O preto e o vermelho são as cores usadas para saudar a Pomba Gira Mirim. Mas também há as cores representativas do Orixá que as rege.

Oração a Exu Mirim

Para realizar uma oração a Exu Mirim, repita as palavras a seguir:


“Laroiê Exu Mirim, Exu Mirim é Mojuba. Salve suas forças sagradas e divinas, peço perdão pelas minhas falhas e pelos meus erros, se eu feri alguém sem saber, peço sabedoria a essa pessoa para que ela possa me perdoar, assim como eu possa perdoar a que me fez mal.


Peço a sua força, que guarde, proteja e guie a mim e aos meus na minha caminhada espiritual e física. peço ao senhor que qualquer energia negativa que esteja à espreita, escondido, me fazendo mal, que seja revelado, neutralizado e encaminhado ao seu lugar de merecimento.


Limpe e equilibre as minhas forças, assim como a minha casa, na fé de Oxalá e todos os pais e mães Orixás, que assim seja, laroiê Exu Mirim, Exu Mirim é Mojuba”

Ponto de Exu Mirim

Pontos são cantigas pequenas que são cantadas para entidades. Assim como outros Orixás, Exu Mirim possui seu próprio ponto. Confira a seguir:

"Boa noite, gente, como vai, como passou?
Exu mirim é pequenininho, mas é bom trabalhador!

Vi um menino sentado na encruza
Perguntei o que que foi, perguntei, o que que faz (bis)
Eu vim aqui desmanchar feitiço
Mas pra Calunga eu já vou voltar(bis)

Eu sou Exu Mirim, e aprendi a trabalhar
Quem me ensinou, foi Seu Tranca Rua
O seu feitiço, eu vou quebrar

Vi um menino sentado na encruza
Perguntei o que que foi, perguntei, o que que faz (bis)

Quero um marafo pra beber
E um charuto para fumar
O seu feitiço, eu mandei embora
Para nunca mais voltar

Vi um menino sentado na encruza
Perguntei o que que foi, perguntei, o que que faz (bis)"

Ponto de Pomba Gira Mirim

Cada Orixá possui seu próprio ponto cantado, que são cantigas dedicadas a uma entidade específica. Assim como as demais, a Pomba-Gira Mirim possui a sua. Confira:

"Que moça é essa?
Foi Padilha quem mandou
Tão faceira, tão formosa
Tem perfume de uma flor

Não é rainha, mas é filha de um rei
Vem cortando as demandas
Dos caminhos que trilhei

Um clarão lá na calunga
Faz a Lua anunciar
Essa grande pombo-gira
Que acabou de chegar

Com sua magia ela limpa meus caminhos
Com seu axé, eu nunca estarei sozinho

Batam palmas minha gente
Pra louvar essa mulher
Que tem porte de rainha, é filha de Exú Lúcifer

E trabalha na encruza
Na praia, onde quiser
Assim como Exú Mirim
Ela é menina mulher

Sino bate à meia noite
Galo canta na calunga
Ogã firma no terreiro
Vamos todos saravar

Pra que essa moça me dê sua proteção
Quando eu cair Menina, estenda a sua mão
Pra que essa moça nos dê sua proteção
Quando eu cair Menina, estenda a sua mão"

Oferendas a Exu e Pomba Gira Mirim

Oferenda a Exu e Pomba-Gira.

Assim como os Exus e as Pomba Giras, o ponto de força dos Mirins é na encruzilhada, mas também nos pontos de força natural dos Orixás que os regem. Por exemplo, um Exu Mirim Tranca Tudo é regido por Ogum, então, seu ponto de força também é nos caminhos; já a Pomba Gira Mirim do Cruzeiro é regida por Obaluaiê e, por isso, seu ponto de força também pode ser no cemitério.

Vale ressaltar que nenhum desses mistérios pode ser ativado no intuito de prejudicar alguém ou para fins mesquinhos, pois eles são conhecedores da intenção do ser. Com isso, confira os tópicos a seguir e saiba como realizar sua oferenda a essas entidades!

Oferenda para Exu Mirim

Para realizar uma oferenda a Exu Mirim, você precisará apenas dos seguintes objetos: Toalha ou pano preto, velas pretas, fitas pretas, Linhas pretas, pemba preto; frutas (manga, mamão e limão), comidas (farofa com carne bovina ou miúdos de frango, bife de fígado frito no azeite de dendê com cebola e pimenta), bebidas (aguardente, whisky, groselha, mel e vinho).

Assim, a oferenda deve ser feita de modo a juntar esses artigos.

Oferenda para Pomba Gira Mirim

Se deseja realizar uma oferenda para Pomba Gira Mirim, esses objetos não podem faltar: 1 toalha ou pano preto e vermelho, velas preta e vermelha, fitas preta e vermelha, linhas preta e vermelha, pembas preto e vermelho, frutas (morango, maçã, cereja, ameixa e amora) e bebidas (champagne de maçã, de uva, de cidra, groselha, mel e licores).

Qual é principal poder manifestado por Exu Mirim?

Mãe de santo em frente ao mar.

O principal poder manifestado por Exu Mirim é trazer à luz aquilo que está oculto. Essa entidade traz a luz às emoções reprimidas que fazem mal. Ele traz à luz a sua força para enfrentar seus problemas, os seus olhos e o quanto a vida vale a pena ser vivida.

Da mesma forma, Exu Mirim traz à luz a sua maldade escondida, o seu egoísmo, a sua vaidade, o seu orgulho e os seus medos. Tudo isso para que tenha a coragem de encarar os seus defeitos e realmente se torne uma pessoa melhor, evoluindo sua mente e seu espírito!

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


religiões

Artigos relacionados


Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Ver estrelas cadentes tem inúmeros significados, e pode ser uma oportunidade de fazer pedidos se sentindo mais perto do universo. Saiba mais no artigo!


Sintomas de mediunidade: sinais, sintomas físicos, como desenvolver e mais!

Sintomas de mediunidade: sinais, sintomas físicos, como desenvolver e mais!

A mediunidade é um assunto fascinante que desperta diferentes sentimentos nas pessoas. Aprenda sobre seus segredos neste artigo e saiba se você é um médium!


Os símbolos do budismo: Significado, ensinamentos, origem e mais!

Os símbolos do budismo: Significado, ensinamentos, origem e mais!

Constituindo a mente, os símbolos budistas caracterizam o iluminar das ideias e todas as manifestações divinas. Saiba mais!


Pomba Gira Maria Quiteria: características, trabalho, oferenda e mais!

Pomba Gira Maria Quiteria: características, trabalho, oferenda e mais!

Maria Quitéria é uma das pombas-gira mais famosas na umbanda e no candomblé. Leia esse artigo para saber mais sobre essa entidade!


Exu Tata Caveira: história, características dos filhos, ponto e mais!

Exu Tata Caveira: história, características dos filhos, ponto e mais!

Longe de ser uma entidade maléfica, o Exu Tata Caveira é um ser de alma caridosa que carrega uma história de batalha e luta. Saiba mais aqui!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.