Estudo do Salmo 126: restauração, lágrimas, alegria e mais!

Estudo do Salmo 126: restauração, lágrimas, alegria e mais!

Falando sobre esforço e principalmente bons frutos colhidos, essa passagem também ressalta a renovação da fé diante das atitudes. Leia o artigo para saber mais!


Um estudo sobre o Salmo 126

biblia

Para compreender o Salmo 126 é preciso entender que o objetivo dessa passagem é nos dar motivação. Qualquer ser humano passa por fases de reflexões em sua vida e precisa se estabilizar emocionalmente. Independente de qual seja a mudança, ela serve para guiar.

Falando sobre a libertação de Israel após longos anos de escravidão na Babilônia, esse salmo tem o propósito e a precisão de dar atenção para a mensagem de alegria que só será dada diante da capacidade do Criador. Além disso, ele é totalmente capacitado para operar milagres nas vidas das pessoas que confiam nele e na sua palavra. Para compreender o efeito que o Salmo 126 reverbera, leia este artigo!

O Salmo 126 completo

biblia

Caso esteja atrás de uma mensagem com poder suficiente para superar as dificuldades da vida, o Salmo 126 irá ajudar e dar a força necessária. Sendo uma oração sobre um grupo que está sofrendo no meio de uma grande crise, essa passagem diz que as pessoas estão buscando a piedade do Criador (v.4).

Aplicada dentro de dois princípios, o povo acredita que a fé que os mantém não é superficial e supersticiosa. O primeiro fundamento está voltado para a lembrança de um momento que faz parte da história de libertação que ocorreu no passado (vs.1-3).

Por último, o segundo fundamento é sobre a plantação e a colheita de uma região agrícola. Sendo assim, este fato acontecia todos os anos (vs. 5-6). Agora, saiba sobre a complexidade de todos os versículos!

Primeiro versículo

O primeiro versículo do Salmo 126 diz o seguinte: "Quando o Senhor trouxe do cativeiro os que voltaram a Sião, estávamos como os que sonham". Por isso, ele trata da libertação que o Criador fez em Israel com a ajuda do rei da Pérsia, Ciro (Esdras 1).

Diante daquele momento, a felicidade da região foi reestabelecida e recuperada. Todos que estavam presentes notaram que Deus estava em Israel pregando e modificando tudo aquilo que estava assombrando eles.

Segundo versículo

O segundo versículo do Salmo 126 prega: "Então a nossa boca se encheu de riso e a nossa língua de cântico; então se dizia entre os gentios: Grandes coisas fez o Senhor a estes".

Após a libertação das pessoas diante dos babilônios, o povo não parou um minuto sequer com as comemorações que clamavam durante muitas gerações. Além do mais, essa frase retrata que o Criador prega as mudanças no momento certo e que não deixa de escutar os pedidos dos seus filhos.

Por isso, não deixe que seus sonhos escapem por suas mãos. A bondade existe e diante da fé e da oração, Deus proverá na sua vida.

Terceiro versículo

"Grandes coisas fez o Senhor por nós, pelas quais estamos alegres", assim começa o terceiro versículo do Salmo 126. A reflexão que se pode tirar desse trecho fala sobre almas cheias de felicidade.

Logo que Deus operou o milagre em Israel e tirou todos do cativeiro na Babilônia, os hebreus compreenderam que a vasta alegria havia se estabelecido. Além do mais, não havia nada com o que se preocupar já que a paz e a alegria foram postas diante do povo.

As grandiosas coisas que o Criador fez são o suficiente para encher de bondade e alegria aquelas pessoas que tanto sofriam.

Quarto versículo

Dizendo: "Traze-nos outra vez, ó Senhor, do cativeiro, como as correntes das águas no sul", o quarto versículo do Salmo 126 passa o simbolismo por trás da seca que era presente no Sul de Israel. Berseba e Neguev eram os mais afetados do deserto. Além de tais sofrimentos, os riachos também não contavam com abundância de água e sempre estavam secos.

Diante da precisão da chuva, a dependência estava voltada para os rios. Por sua vez, eles não podiam oferecer nada ao povo. Perto do período chuvoso, os judeus e os donos das árvores que prosperavam vinhas, trigais, oliveiras e figueiras se enchiam de água e alegria.

Quinto versículo

Diante do sofrimento, o quinto versículo do Salmo 126 fala sobre a redenção: "Os que semeiam em lágrimas segarão com alegria". Com isso, a libertação veio e foi vista e recebida com muito entusiasmo. As grandes chuvas vieram e confortaram não só a terra que era seca, mas também o povo que precisava dela.

As chuvas abundantes preencheram os rios e riachos que estavam em uma situação precária e de desespero. A oração foi feita através das súplicas do povo e com as lágrimas que eles derramaram, o território foi presenteado com muita água para todos.

Sexto versículo

O sexto versículo do Salmo 126 fala: "Aquele que leva a preciosa semente, andando e chorando, voltará, sem dúvida, com alegria, trazendo consigo os seus molhos". Por mais que a infelicidade estivesse sobre aquele território, somente as lágrimas do povo poderiam regar as sementes para tudo prosperar.

Não se pode deixar de ressaltar que a junção entre a terra, água, atmosfera e clima colaboraram também para a alegria daquele povo. Diante das dificuldades eles não conseguiam enxergar a solução, até começarem a clamar pelo nome do Criador. Portanto, o conforto está na busca que fizeram para o Senhor e os corações foram tomados por abundância de água e alegria.

Contexto do Salmo 126

biblia

Diante da construção da fé e da história, o Salmo 126 é o passo inicial para o Criador escutar o pedido do povo que está procurando por salvação. De forma presente, a sua assertividade se mostra eficaz naquilo que se diz sobre a libertação e convicção da vida.

Neste contexto, o salmo significa orações que são feitas e que se tornam necessárias diante da confiança daqueles pobres que são oprimidos. Com a presença do Senhor eles não precisam temer a nada.

Com a necessidade de procurar pelos seus direitos, o povo pode clamar pedindo justiça para superar os mais favorecidos e privilegiados. Continue com a leitura do artigo para entender o contexto de cada versículo.

Salmo 126.1-3

Assim começa o Salmo 126.1-3: " As maravilhas que Deus fez ontem devem nos inspirar a buscá-lo com mais fé e fervor hoje". Com isso, a realidade é aquela que temos na nossa frente. Sem olhar para o passado, o Criador continuará fazendo suas maravilhas.

Deus pode intervir a qualquer momento e se foi capaz de reconstruir Israel, ele também tem o poder de mudar a vida das pessoas hoje. Se o povo nada tinha e se encontrava em situação de miséria, foi o Senhor que mudou tudo e aplicou a felicidade e abundância naquele lugar. Sua precisão foi maior do que aquilo que as pessoas esperavam.

Salmo 126.4

O quarto versículo do Salmo 126 fala: "Os lugares secos de hoje podem ser fontes abundantes de vida amanhã". Por isso, o simbolismo dele é sobre a esperança que Deus deu e restaurou na vida do povo de Israel. Com a percepção apenas do presente, a vida pode voltar a ficar igual à cidade de Neguebe.

Alertando a todos de que não podem viver apenas o passado, tudo aquilo que se ganhou ontem não é o suficiente para hoje. Sem deixar a presença de Deus, também é necessário ser carregado pelo Espírito Santo. Tudo aquilo que já se manifestou não é o suficiente para a vida que se leva neste momento.

Salmo 126.5-6

"A semeadura com lágrimas tem a promessa de uma colheita abundante", assim se faz essa pregação do Salmo 126. Se o Criador prometeu que tudo aquilo que se planta, sempre será colhido, é importante considerar. Como tudo demanda esforço, de nada adianta apenas exigir. É necessário andar, aprender e chorar.

Para conseguir a salvação de Deus é preciso sair da comodidade para procurar pelo clamor. Orar, plantar a semente e esperar o seu desenvolvimento e envolvimento se prosperar com a restauração dele. Nada se constrói sem sacrifício e sem as lágrimas que vão regar a prosperidade. Após isso, a vida será cheia de felicidade e abundância.

O estudo do Salmo 126

pessoa com biblia

Para compreender o Salmo 126 não basta apenas passar seus olhos sobre ele. Essa oração traz consigo a complexidade das grandes salvações que o Criador perpetuou diante da liberdade do povo que estava em cativeiro na Babilônia. Transbordando alegria, esperança e principalmente fé, ele deu a salvação ao povo hebreu.

Diante da rotina da vida, uma outra pregação deve ser levada em consideração. A confiança rege tudo aquilo que depositamos e se uma colheita transborda, é porque houve esforço, perseverança e muitas lágrimas para alcançá-la. Portanto, tal desempenho é preciso para semear e colher as coisas boas da vida. Saiba mais sobre as obras de Deus, a restauração e lição que ele deu!

A restauração da Glória de Sião

Fazendo parte do "Cântico dos Degraus" e sendo o sétimo, o Salmo 126 é voltado para a glória de Sião que foi restaurada no momento da salvação de Jerusalém. Depois do cativeiro que se encontrava na Babilônia, a tristeza pairava sobre o povo durante todo o período de um exílio que durou muito tempo.

O propósito estava na volta do cativeiro (v. 1-3); na oração que foi feita para o Senhor determinar o retorno (v.4); e entre o comparativo no retorno do cativeiro com o adiamento de uma determina colheita (v. 5-6). Portando, esses foram os três eixos determinantes para a época.

As grandes obras do Senhor

Todos os feitos de Deus que foram impostos e que estão no Salmo 126 falam sobre as mudanças que imperaram em Jerusalém quando todos eles foram libertos do cativeiro babilônico.

Por isso, um trecho diz: "Então, a nossa boca se encheu de riso, e a nossa língua, de júbilo; então, entre as nações se dizia: Grandes coisas o Senhor tem feito por eles. Com efeito, grandes coisas fez o Senhor por nós; por isso, estamos alegres” (v. 1-3).

Entretanto, o retorno do povo judeu se baseou na construção de um novo templo que só foi erguido após muitas décadas. Além do mais, aquele lugar ainda era repleto de vergonha por conta de todos os pecados que causaram o castigo divino.

A grande lição do povo cativo

Os cativos foram surpreendidos através da lição que receberam e isso está no Salmo 126. Diante da dificuldade e da crise, uma luta espiritual foi decretada. Com isso, todas as armas que ele tinham foram roubadas de Israel. Quanto aos recursos espirituais, eles precisavam ser encontrados individualmente.

Os profetas que existiam estavam com muita vergonha do que estava acontecendo e tudo aquilo que eles perpetuavam não se concretizavam. Por isso, só restavam as lamentações e a busca de cada um por Deus e pelo arrependimento. Logo após, os cativos foram chorando e retornaram para suas casas.

Semear com lágrimas

Se tratando de tudo aquilo que aprenderam, o Salmo 126 também fala sobre a recompensa que tiveram diante do deserto de Neguev. Em um determinado período, o rio que ali estava, se encontrava seco. Mas, de uma hora para outra, sem chuva ou alguma justificativa concreta, o ambiente foi preenchido por muita água.

Portanto, o simbolismo está voltado para o derramamento de lágrimas que foi colhido com muita alegria. O esforço e a dedicação para conseguir conquistar as sementes fizeram com que o povo fosse presenteado diante de todas as lágrimas que Deus viu. Por não terem desisto, a sustentação deu a eles o florescimento de tudo.

Colher com alegria

O propósito do Salmo 126 está na forma como agimos e colhemos tudo com alegria, independente daquilo que foi plantado. Por mais que o cultivo tenha sido feito em um local no qual não se vê prosperidade, é possível tirar dali bons frutos. Se o momento não está favorável, a alegria pode transbordar a partir do momento em tudo é feito com esperança.

Não há felicidade que dure para sempre, assim com também não há tristeza que dure muito tempo. Todos os caminhos são repletos de obstáculos, sendo eles bons ou ruins. Portanto, tudo aquilo que for semeado deve ser colhido com muita alegria perante o momento.

Qual é a grande lição do Salmo 126?

pessoa lendo o salmo 126

Tendo um simbolismo incomparável, o Salmo 126 fala especificamente sobre a reparação. A lição que se pode tirar dessa pregação está ligada ao rio de Neguev. Lá foi possível notar a forma como ele se encontrava vazio e seco e, de uma hora para outra se tornou abundante.

O povo alegre e contente festejou toda aquela colheita que foi feita com muito esforço e sem recuo. Tudo o que está no Salmo 126 serve como lição e referência para os tempos atuais de crise e sofrimento. Com a exposição e o decorrer da vida, momentos como aqueles podem acontecer para mostrar a verdadeira essência do que é enfrentar tudo que foi imposto.

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


religiões salmos orações

Artigos relacionados


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Ver estrelas cadentes tem inúmeros significados, e pode ser uma oportunidade de fazer pedidos se sentindo mais perto do universo. Saiba mais no artigo!


Sintomas de mediunidade: sinais, sintomas físicos, como desenvolver e mais!

Sintomas de mediunidade: sinais, sintomas físicos, como desenvolver e mais!

A mediunidade é um assunto fascinante que desperta diferentes sentimentos nas pessoas. Aprenda sobre seus segredos neste artigo e saiba se você é um médium!


Os símbolos do budismo: Significado, ensinamentos, origem e mais!

Os símbolos do budismo: Significado, ensinamentos, origem e mais!

Constituindo a mente, os símbolos budistas caracterizam o iluminar das ideias e todas as manifestações divinas. Saiba mais!


Oração a São Cosme e Damião: para proteção, para cura de doenças e mais!

Oração a São Cosme e Damião: para proteção, para cura de doenças e mais!

Confira diversas orações e simpatias que invocam o poder de São Cosme e Damião, conhecidos pelo altruísmo, generosidade e doação!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.