Sonhar com ex-namorado segundo o espiritismo: contextos, o que significa e mais!

Sonhar com ex-namorado segundo o espiritismo: contextos, o que significa e mais!

Seu relacionamento acabou e mesmo assim você vem sonhando com seu ex-namorado e acha que tem algo de errado nisso? Venha descobrir alguns dos significados!


O que significa sonhar com o ex-namorado segundo espiritismo

Mulher deitada triste ao lado de uma foto rasgada com o ex-namorado.

Você deve estar se perguntando o real motivo do porquê que agora que seu relacionamento acabou, que está vindo a sonhar com seu ex. Talvez já até esteja dando os passos certos para reconstruir sua vida e mesmo assim a imagem do seu ex-namorado tende a aparecer na sua cabeça.

Você faz um super esforço durante o dia para focar em si e não consegue entender o que está acontecendo... Quando você se deita, ele insiste em invadir os seus sonhos.

Com isso, fica preocupada se realmente está fazendo suas coisas bem feitas ou se está apenas se enganando dizendo que seu ex é passado. Isso pode ter vários significados, não se preocupe! Ao longo deste artigo, serão mostradas algumas das possibilidades.

Significado de sonhar com o ex namorado em diferentes contextos para o espiritismo

Mulher frustrada com um celular e uma taça de vinho.

Se for parar para pensar, quando você vai dormir, acaba desligando a “chave” da sua mente consciente, desta forma, tudo o que está no seu subconsciente e inconsciente, vai ter um espaço para vir à tona.

Nisso, muitas vezes coisas que estão mal resolvidas na sua vida, como um término de relacionamento ou até mesmo um sentimento reprimido, podem vir à sua cabeça em forma de sonhos. Com essa abertura do seu subconsciente, o campo do espiritismo também tende a ser conectado. Entenda os diversos significados e tipos de sonhos com ex-namorado.

Significado de sonhar que vê o ex

Sonhar que vê o ex pode indicar que você tem uma necessidade de amar e ser amada, como uma carência afetiva. Quando isso acontece, sua mente ainda não tem discernimento quando pensa em amor e relacionamento.

Esse tipo de sonho pode ser simbólico em relação a sua carência e o quão tem se sentido sozinha, tendo em vista que antes você tinha uma rotina com seu ex namorado.

Assim, acaba trazendo o que tem de mais fresco em sua cabeça, encontrando seu último relacionamento com seu ex. Então, pode significar apenas carência afetiva, mas quem vai dizer isso é você enquanto estiver consciente em relação aos seus sentimentos por ele.

Significado de sonhar que conversa com o ex

Sonhar que conversa com o ex pode estar vinculado às suas atitudes e a forma como você tem lidado com algumas situações.

Isso acaba evidenciando a sua rotina do dia a dia: Se tem costume de ficar procurando as coisas dele, se fica nutrindo pensamentos de possíveis reconciliações, remoendo conversas e momentos já vividos, pode ser esse o significado desse sonho.

Você precisa então parar e pensar se você realmente está seguindo sua vida e se conhecendo melhor após esse término ou se você ainda está presa no passado e fica alimentando esperanças de ter contato novamente com seu ex.

Significado de sonhar que beija o ex

Quando você sonha que beija o ex, o significado pode estar expressamente ligado aos sentimentos de afeto e lembranças de momentos partilhados com essa pessoa.

Esse tipo de sonho, por mais que seja do seu inconsciente, tem um certo vínculo de saudade pelo seu ex, talvez despertado por alguma cena que você presenciou de terceiros ou flashbacks de intimidades vividas por vocês dois.

É momento de colocar na balança se você realmente já esqueceu esse amor e o deixou no passado ou se ainda quer tê-lo presente em sua vida, partilhando afeto e carinho.

Significado de sonhar que casa com o ex

Sonhar que casa com o ex pode ter várias interpretações, mas uma delas seria a dependência emocional que você tem dessa pessoa. Nesse contexto, é bem possível que você ainda tenha esperanças de reatar um relacionamento passado e esteja cheia de expectativas.

Criando tais esperanças, você pode se decepcionar. Então, se essa é uma de suas vontades, é hora de colocar os pés no chão e ver se é realmente isso que você quer para sua vida e se seu ex-parceiro corresponde às suas expectativas.

Significado de sonhar que briga com o ex

Sonhar que briga com o ex significa que você ainda pode ter alguma pendência que não resolveu com ele ao terminar o seu relacionamento. Essa pendência pode ser algo que realmente aconteceu e vocês dois não chegaram em um consenso ou algo que foi fruto de sua imaginação, alguma coisa que aconteceu e você ficou encanada.

O melhor a se fazer é deixar isso no passado e lembrar que, mesmo que se um dia vocês dois reatarem o relacionamento, não é voltando aos assuntos do passado que fará dar certo. Coloque uma pedra em cima disso e não deixe que essa questão interfira no seu subconsciente.

Significado de sonhar que liga para o ex

Quando você começa a sonhar que liga para o ex, pode ser que você esteja com saudades de ter contato com ele e isso, de certa forma, pode não ser bom. De qualquer modo, é preciso analisar o contexto desse sonho e ver qual o tipo de contato e vínculo que você teve com seu ex, se foi uma ligação com uma conversa saudável ou algo tóxico, por exemplo.

Após analisar isso, interprete seus sentimentos e veja se faz sentido tal ligação. Mas, independente disso, não o procure para dizer que teve esse sonho. É preciso deixar passar e não se abalar com isso. Pode ser um sinal de recaída, seja firme.

Os possíveis significados de sonhar com o ex segundo espiritismo

Segurando foto rasgada do ex-namorado.

Os sonhos possuem diversos significados e sonhar com o ex, segundo o espiritismo, exige uma certa interpretação.

Quando você tem esse tipo de sonho, acredita-se que pode se tratar do seu subconsciente e inconsciente falando por você algo que muitas vezes não conseguiu ter uma aceitação. Nos próximos tópicos, serão elencadas algumas formas de interpretar seus sentimentos através do espiritismo. Continue acompanhando e entenda melhor o que você sente!

Você sente saudade

Se tiver sonhos frequentes com o seu ex, pode ser que você sinta saudade e isso é algo que tem te afetado muito, pois os sonhos muitas vezes são os desejos dos seus sentimentos sendo espelhados em seu interior.

Você precisa buscar paz consigo mesma e procurar entender o que ainda sente por essa pessoa. Se esse tipo de sentimento for apenas uma saudade de carinho e de bons momentos partilhados, mas que para você são insignificantes atualmente, é só deixar passar. Agora, se for algo que lhe afeta diretamente, é necessário buscar ajuda para conseguir lidar com os seus traumas de término.

Você tem sentimentos mal resolvidos

Se você tem sentimentos mal resolvidos por seu ex e sente que isso é algo que te incomoda, esse é o momento de você tentar colocar um ponto final e parar de ficar mal por algo que já foi.

Quando se termina um relacionamento e fica algo mal resolvido para trás, o ideal é que você busque por meios de ter paz de espírito e que consiga realmente deixar isso no passado. Lembre-se de que não vale a pena ficar angustiado com algo que já foi e que o melhor a se fazer é não ficar remoendo assuntos do passado.

Você está preocupado com seu novo relacionamento

Para saber se você está preocupado com seu novo relacionamento, segundo o espiritismo, é preciso que você tenha em mente o que deseja para si mesma e para seu novo namoro. Para isso, você precisa estar bem consigo mesma, principalmente no seu campo espiritual, de modo que consiga conduzir seu novo relacionamento com leveza.

Assim, poderá perceber o que está te preocupando nessa nova relação. Se o que estiver te atrapalhando no seu relacionamento for questões do passado, é válido lembrar que não se deve fazer comparações com experiências anteriores e que a sua felicidade é exclusivamente uma responsabilidade sua.

Você ainda não o superou

Se você ainda não o superou, possivelmente você está em uma situação frágil e delicada. O término de um relacionamento nem sempre é fácil e cada pessoa sente em uma intensidade diferente. Quando se fala em superação, é preciso lembrar que isso exige tempo. No espiritismo, acredita-se em paz interior e, para você alcançá-la, precisa estar bem consigo mesma.

Por fim, um conselho: se você ainda não o superou, deixe de segui-lo nas redes sociais, de ficar procurando a rotina da pessoa. Viva a sua vida e cuide de você. É muito importante que, nesse momento, você se coloque em primeiro lugar e tenha amor próprio.

Você sente medo de ser ferido novamente

Se acabou de sair de um relacionamento, é bem possível que você sinta medo de ser ferido novamente. Todos sabem o quanto é difícil passar por essa fase de conhecer alguém e o quão burocrático é. Você precisa sempre ter em mente que nenhuma pessoa é igual a outra e que, principalmente, você não deve depositar expectativas que possam vir a ser frustrantes com o tempo.

Quando se der a oportunidade de se envolver com outro alguém, lembre-se de não fazer comparações com uma pessoa do seu passado. Além do mais, a sua felicidade só depende de você mesmo, nunca se esqueça.

Você precisa perdoá-lo

No espiritismo, a questão do perdão é algo de extrema importância, logo, você precisa perdoá-lo para poder ficar bem consigo mesma. O perdão é necessário para que você tenha paz de espírito e consiga se desprender de carmas e aflições passadas.

Tudo o que é vivido tem um motivo e você não deve procurar entendê-lo. Apenas perdoe, você sentirá uma leveza em seu coração. Guardar rancor e mágoa só lhe fará mal e lhe deixará acorrentada em sentimentos ruins. Livre-se de tudo o que não te faz bem.

Algo em sua vida o preocupa

Se você tem passado seus dias angustiado, pensativo ou de cabeça baixa, pode ser que algo em sua vida o preocupa. Com isso, é preciso que você faça uma reflexão e veja o que lhe tem causado esse sentimento.

Além de que, todos em sua volta tem percebido que você não é mais aquela pessoa alto astral e contagiante de antes.

No espiritismo, você precisa ter equilíbrio espiritual e emocional para ter discernimento do que te preocupa. Lembre-se de que as sombras do caminho não são mais fortes do que as luzes que te guiam. Não deixe as preocupações corriqueiras tomarem conta de seus pensamentos.

Algo em sua vida o deixa infeliz

Se você sente que algo em sua vida o deixa infeliz, você tem que buscar o que tem lhe afetado. Pode ser que seja no campo afetivo, profissional, emocional, espiritual... Logo, você terá que descobrir o que está lhe afetando e o que você pode fazer para conseguir melhorar essa questão no seu dia a dia.

Não deposite a responsabilidade de ser feliz em terceiros, sempre seja o responsável por tudo o que permite acontecer em sua vida. Se tem algo que lhe deixa infeliz, tire-o de uma vez por todas da sua vida e não se contente com migalhas.

Outras possibilidades de sonhar com o ex segundo espiritismo

Moça aconselhando a amiga que está triste.

Uma das possibilidades de sonhar com o ex, segundo o espiritismo, pode ser algo relacionado a traumas de relacionamentos que você já vivenciou.

Um exemplo é você sonhar que seu companheiro está se interessando por outra pessoa e no seu subconsciente você não ter controle de tal situação. Quando você acorda, percebe que aquilo era um sonho.

Porém, você acaba se deixando levar por tal acontecimento no sonho, trazendo-o para a sua realidade - e é aí que está o problema. Entenda!

Não é sobre o seu ex, mas sobre você

Você precisa entender que nem sempre é sobre o seu ex, mas sobre você. Não se deixe levar por pensamentos e traumas do passado que lhe afetarão ao longo do tempo. Faça um tratamento espiritual e esteja bem consigo mesma.

Em casos parecidos como o mencionado acima, o maior problema está nos seus pensamentos. Os sonhos, nada mais são do que pensamentos advindos do seu subconsciente, ou seja, algo que você tem costume de pensar e levar consigo.

Desse modo, quando você começa a criar pensamentos ruins, isso acaba se desencadeando em sonhos e o pior é quando você acorda e continua vivendo o sonho na sua cabeça, encanada com as coisas.

O ex no sonho é você colocando um fim à relação

Entenda, de uma vez por todas, que relacionamentos passados devem ficar no passado. O ex no sonho é você colocando um fim à relação. Não busque alternativas para tentar consertar algo que você sabe que não dará certo e que não terá mudanças.

Muitas vezes, o sonho é uma intuição do seu subconsciente te alertando que realmente é o fim e que não deve insistir em algo que já acabou faz tempo - e você tem plena consciência disso.

Para o espiritismo, é normal sonhar com o ex namorado ou devo me preocupar?

Mulher triste sentada no chão de uma cozinha.

Por fim e não menos importante, para o espiritismo entende-se que sim, é normal sonhar com o ex namorado, desde que sejam por meras lembranças e carinhos de momentos bons que foram partilhados juntos. Quando você sonhar com o ex-namorado e for algo tóxico, que você acorde mal e que não consiga realizar suas tarefas, isto é, algo que realmente lhe afete, é preciso se preocupar.

É necessário que você tenha discernimento de um sonho bom e de algo que torne seu dia pesado e deixe seu psicológico abalado. Quando for assim, procure ajuda espiritual e peça para que seus pensamentos sejam iluminados, removendo qualquer energia ruim de sua áurea.

Autor deste artigo

Sou incrivelmente apaixonada pela escrita e pela capacidade de influenciar de algum modo a vida das pessoas. Escrevo há 3 anos e a cada dia que passa cresço mais profissionalmente, pois tudo que é feito com amor, tem retorno.

Palavras-chave relacionadas


pessoas religiões

Artigos relacionados


Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Ver estrelas cadentes tem inúmeros significados, e pode ser uma oportunidade de fazer pedidos se sentindo mais perto do universo. Saiba mais no artigo!


Sintomas de mediunidade: sinais, sintomas físicos, como desenvolver e mais!

Sintomas de mediunidade: sinais, sintomas físicos, como desenvolver e mais!

A mediunidade é um assunto fascinante que desperta diferentes sentimentos nas pessoas. Aprenda sobre seus segredos neste artigo e saiba se você é um médium!


Os símbolos do budismo: Significado, ensinamentos, origem e mais!

Os símbolos do budismo: Significado, ensinamentos, origem e mais!

Constituindo a mente, os símbolos budistas caracterizam o iluminar das ideias e todas as manifestações divinas. Saiba mais!


Pomba Gira Maria Quiteria: características, trabalho, oferenda e mais!

Pomba Gira Maria Quiteria: características, trabalho, oferenda e mais!

Maria Quitéria é uma das pombas-gira mais famosas na umbanda e no candomblé. Leia esse artigo para saber mais sobre essa entidade!


Sonhar com gordo: homem, bebê, cavalo, boi, sapo, cachorro e mais!

Sonhar com gordo: homem, bebê, cavalo, boi, sapo, cachorro e mais!

Sonhar com gordo é algo que fala sobre excessos, tanto na busca por prazer quanto no medo. Quer saber mais sobre isso? Veja o nosso artigo completo!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.