Elemento Terra: Conheça as suas características e as dos seus signos!

Elemento Terra: Conheça as suas características e as dos seus signos!

O elemento Terra é o que cria raízes e é extremamente ligado aos sentidos. Entenda mais lendo nosso artigo completo.


Quais as características do elemento Terra?

Mão jogando terra na planta

O elemento Terra diz respeito à praticidade, estabilidade e solidez. A Terra, por si só, já nos mostra essa característica mais firme e palpável. Esse elemento, inclusive, é considerado frio e seco, e dá às substâncias muita força e forma.

A Terra tem muito a ver com a segurança e o materialismo. Não há rodeios com esse elemento, tudo é muito objetivo e estável. Sem mudanças ou transformações. Tudo é sempre muito bem estabelecido e sem risco.

Entenda o elemento Terra!

objetos de jardinagem em cima terra

Para o elemento Terra tudo deve ser conquistado por meio do trabalho e construção. Não há espaço para ações impulsivas, tudo deve ser planejado e muito bem arquitetado. Esse elemento gosta de se sentir útil e produtivo.

Normalmente, as coisas fúteis da vida passam despercebidas pelo elemento Terra. Claro que, para esse elemento, os bens materiais são de uma importância extrema, mas o que, de fato, faz com que esse elemento acredite nas coisas e nas pessoas é a maneira como tudo ao seu redor mostra o trabalho árduo e disciplina.

É um elemento muito prático e determinado em suas decisões e atitudes. É preciso ter tudo no plano material, palpável e sólido para esse elemento. A calma e a paciência também faz parte de suas características, pois tudo deve ser feito visando a segurança e estabilidade, além de prezar pela durabilidade de tudo o que conquista.

Quais são os 4 elementos do zodíaco

Na astrologia, os 12 signos do zodíaco são divididos entre 4 elementos, sendo eles. Fogo, Terra, Ar e Água. Cada um com a sua corrente de pensamento, característica e personalidade que compõem os significados dos signos.

O elemento Fogo, por exemplo, tem como fundamento a inspiração. É o elemento dos signos de Áries, Leão e Sagitário e representa a ação, a vivacidade e o impulso. Sendo assim, tornam esses signos tendo algumas coisas em comum, como a vontade de mudar e agir.

Já o elemento Terra, que rege os signos de Touro, Virgem e Capricórnio, simboliza tudo o que é concreto e estável, trazendo a característica da resistência, constância e disciplina para esses signos. O Ar caracteriza os signos de Gêmeos, Libra e Aquário trazendo à tona toda a ideia, razão e o campo mental. É possível ter muita dispersão também e pouca estabilidade na característica desses signos.

Por último, mas com a mesma importância, existe o elemento água que rege os signos de Câncer, Escorpião e Peixes. Esse elemento é momentâneo e muito vulnerável, e faz exatamente isso com esses signos em questão.

O símbolo e significado do elemento Terra

O símbolo do elemento Terra é caracterizado por um triângulo apontado para baixo com uma linha embaixo passando por ele. Esse símbolo tem como um dos seus maiores significados o nascimento e a criação, ou seja, passa por várias formas e transformações, e seu símbolo é justamente à Terra úmida que tenta se movimentar, mas a sua secura e disciplina bloqueiam esse movimento.

É dito na simbologia que esse elemento é o oposto do céu, por isso, ele tem a função de dar sustentabilidade e estabilidade enquanto o céu tem a sua função de cobrir o todo. Além disso, a Terra é vista como o princípio passivo enquanto o céu simboliza o ativo.

Natureza do elemento Terra

O elemento Terra traz para os indivíduos muita, coordenação, ordem e organização. É natural encontrar pessoas que possuem esse elemento no Mapa Astral e que estão em equilíbrio, sendo muito dispostas a trabalhar e construir as coisas.

Para esse elemento, a vida demanda muita dedicação e para chegar na excelência, algo que é de extrema importância para ele, é necessário ter em mente que tudo deve ser conquistado e muito bem feito.

É da natureza do elemento Terra fazer tudo com muita graça, usufruir de cada passo e tirar tudo do papel com muita certeza. Nada é pelo impulso, tudo é pela construção e firmamento. Se há dúvidas, para esse elemento, então, não é o momento de ser feito. Todas as coisas precisam estar alinhadas e muito bem estruturadas.

Excessos do elemento Terra

Tudo na vida possui o lado positivo e o lado negativo. Normalmente o lado negativo é definido pelos excessos. Com o elemento Terra, esses excessos tornam a pessoa mais materialista, até mesmo egoísta ou superprotetora com todos ao seu redor.

É comum que os nativos desse aspecto em excesso estejam mais preocupados em obter as coisas e conquistar do que qualquer outra coisa. Além disso, podem ser muito teimosos e só seguir a sua razão esquecendo completamente do seu espírito e de cuidar do seu lado interno.

As finanças acabam sendo um ponto crucial, pois a necessidade de economizar ultrapassa os limites. É possível que a pessoa se sinta o tempo todo irritada e buscando conforto e prazer em coisas externas. O pé vive grudado no chão e não há sede de explorar os próprios sonhos, porque para eles isso não existe, só existe o que se pode tocar.

Falta do elemento Terra

A falta do elemento Terra na vida de alguém torna tudo muito impulsivo e melancólico. É como se não houvesse nada que a traga para o mundo material que vivemos. O campo mental vive cheio de muitas informações e sentimentos.

Assim como ter demais pode ser ruim, não ter nada também pode ser péssimo. Tudo na vida precisa estar em equilíbrio, inclusive os elementos naturais, para que assim a vida das pessoas tenha mais harmonia.

O elemento Terra traz a razão. Sem esse elemento, é possível que a pessoa viva apenas através de suas emoções, pensando muito no passado ou no futuro. Agindo por impulso e sem a vontade de construir as coisas em sua própria vida.

Os pés no chão que a Terra traz ficam totalmente inexistentes. Os sonhos, vontades e pensamentos caóticos tendem a tomar conta das rédeas da vida desse indivíduo, o deixando muito ansioso e até depressivo, por sempre querer demais e não se firmar em nada. Como se, de fato, estivesse vagando por aí sem rumo.

Características gerais dos signos de Terra

círculo de horóscopo com dados de adivinhação

Cada signo do zodíaco possui as suas particularidades, porém, fazer parte do mesmo grupo de elementos pode trazer à tona muitas características parecidas com alguns detalhes que os distinguem. Por isso, é comum encontrar pessoas do mesmo grupo de elementos que possuem gostos e jeitos parecidos, mesmo que cada um tenha a sua singularidade e personalidade.

Estabilidade

Estabilidade é tudo aquilo que é estável, firme e sólido. É aquilo que possui uma constância e conservação. Nada mais perfeito para detalhar o comportamento dos signos e nativos que possuem muita Terra no Mapa Astral.

A constância é o ponto-chave para eles. Ter a vida em seus trilhos, sem grandes mudanças por impulsos ou grandes surpresas é exatamente o que eles apreciam e precisam. Tudo aquilo que é mutável demais os deixam desconfortáveis, é preciso ter muita firmeza em tudo. Muito planejamento e certeza.

Praticidade

Práticos e sem rodeios são características comuns desses nativos do elemento Terra. Para eles, tudo precisa estar às claras, por isso passam a sensação de serem rudes no que fazem, mas a verdade é que, eles não sabem lidar com a enrolação.

Por sempre terem tudo muito bem-planejado, não gostam de perder tempo com futilidades e coisas desnecessárias, pelo contrário, sabem e muito bem, administrar o próprio tempo, pois possuem essa necessidade de ter tudo sob controle.

Rigidez

Os nativos deste elemento Terra costumam ter uma percepção de que tudo nessa vida precisa ser trabalhado e conquistado. Com isso, não se importam de serem mais secos e direto ao ponto, dando abertura a sua própria rigidez.

Por terem a crença de que é com o trabalho árduo que tudo se conquista, procuram ter tudo sob controle para chegar onde precisam chegar. Tudo feito sempre com muita disciplina, foco e determinação.

Teimosia

Essa teimosia é uma característica que os tornam muito fechados para o mundo a fora. Pois, perdem a leveza e a graça de aprenderem com os outros ao seu redor por terem o foco apenas em seus próprios passos, métricas e exigências. Como se o mundo fosse acabar se não fosse seguido exatamente do jeito que querem que seja.

É comum que esses indivíduos sejam teimosos quando se trata de ouvir os outros e ir atrás de suas próprias coisas. Por buscarem muito a construção de cada aspecto de sua vida, acabam se fechando em seu próprio mundo, sentimentos e perspectivas para ir atrás do que almejam.

Materialismo

É muito difícil para esses nativos enxergarem as coisas fora do mundo material. Para eles, a razão é o que guia a vida, por isso, costumam acreditar apenas nas coisas que podem tocar e sentir, ou seja, são materialistas.

Além disso, é comum que eles busquem muito mais conquistas materiais do que qualquer outra coisa. É preciso, inclusive, muito cuidado para que a vida não gire em torno apenas disso. É normal encontrar pessoas que são acumuladoras ou colecionadoras com muito elemento Terra no Mapa Astral.

Signos de Terra em diferentes aspectos

Uma mulher apontando um circulo de mapa astral

Os signos de Terra possuem suas próprias manias e maneiras de ver a vida. Em todos os aspectos, é comum encontrar algumas particularidades que apenas os nativos deste elemento possuem.

Para eles, a vida é uma grande construção que deve ser feita com muita calma, paciência e dedicação. O planejamento é algo que fazem em tudo e a todo momento, além de terem muito claro que a constância é uma característica que os fazem conquistar muitas coisas.

Signos de Terra no amor e relacionamentos

No amor, os signos do elemento Terra possuem muita sensatez e acabam sendo muito prudentes. Só entram em um relacionamento sério quando sentem que a relação pode ter um futuro promissor.

Costumam ser muito pé no chão e realistas. São muito centrados e priorizam a responsabilidade em uma relação. Não costumam se arriscar em situações que sentem que são apenas momentâneas, pois para eles, o tempo vale ouro e toda relação precisa de muita paciência e construção.

Eles vivem um dia de cada vez. Pensam no futuro de uma forma mais seletiva, com muito cuidado, constância e segurança. Não se jogam de cabeça em algo que eles não se sintam bem para se comprometer. Por isso, é comum se identificarem com pessoas que possuem o mesmo elemento Terra no Mapa Astral.

Signo de Terra na vida social e familiar

Pessoas com grande influência do elemento Terra no Mapa Astral tendem a ser mais na delas, introspectivas e passivas. É difícil entender o que realmente querem e o que os incomoda, pois, possuem uma empatia muito forte dentro de si e costumam pensar muito antes de agir, perdendo, inclusive, o tempo de falar sobre determinado assunto quando se trata das relações sociais.

No aspecto familiar, costumam ser mais tranquilos e na deles, não possuem o instinto de arrumar algum tipo de briga. São pessoas que possuem muita paciência, porém, quando essa calma vai embora é como um terremoto. Podem explodir e dizer coisas que estavam guardadas há muito tempo.

Constroem famílias lindas, com uma base muito sólida, pois precisam dessa segurança em sua vida pessoal, e isso se expande para o social também. É muito provável que essas pessoas possuem amizades de longa data e que, para eles, seja um pouco mais difícil deixar pessoas novas entrarem na sua vida.

Nos dois aspectos, tanto social quanto familiar, o elemento Terra costuma construir as relações, com muita dedicação, por isso acabam esperando a mesma coisa das pessoas ao seu redor.

Signo de Terra no trabalho e nas finanças

Tudo na vida de pessoas que possuem o elemento Terra forte no Mapa Astral, gira em torno do trabalho. Todos os aspectos para eles é preciso conquistar e trabalhar arduamente para que haja sucesso. É muito provável que aquela pessoa viciada em trabalho tenha muitos aspectos de Terra em seu mapa, pois esse elemento prioriza muito a estabilidade e acredita que é através de muito serviço que isso é conquistado.

As finanças não ficam fora dessa, por gostarem do planejamento, podem até ser pouco abertos em gastar o próprio dinheiro, mesmo que seja para coisas necessárias. Para eles, é melhor guardar e comprar coisas grandiosas e a longo prazo, do que gastar tudo pelo primeiro impulso.

Particularidades dos signos de Terra

Mãos segurando um caderno com signos do zodíaco  e cartas sobre a mesa

Por mais que todos os signos de Terra possuem as suas características muito parecidas, cada um tem a sua singularidade e particularidade. Não é atoa que mesmo que o elemento seja o mesmo, a pessoa pareça totalmente diferente.

Um sempre vai puxar algumas coisas diferente dos outros e assim por diante. Isso os tornam únicos, divertidos e misteriosos aos olhos da Astrologia. É exatamente por isso que possuímos três signos do mesmo elemento, sendo eles, Touro, Virgem e Capricórnio.

Touro

O signo de Touro são os indivíduos que nasceram entre o dia 21 de abril e 20 de maio. Touro é um signo que busca constantemente os prazeres materiais e terrenos. É um signo regido por Vênus, o planeta do amor e da beleza, e acaba influenciando Touro de forma direta neste aspecto.

Os Taurinos possuem uma beleza física diferente, mística e leve. São de uma sensualidade única e adoram os cinco sentidos físicos, sendo, o paladar, por adorarem boas comidas e bebidas, o olfato por apreciarem um belo cheiro, a visão por terem a atenção voltada para tudo o que é belo e magnífico, a audição por apreciarem belas músicas e sons.

Para eles, o que mais importa nessa vida são os ganhos e as conquistas. Possuem muito apreço pelas coisas materiais e não abrem mão em gastar dinheiro com luxo e conforto. O que os mantém com energia e prazer são esses pequenos detalhes do toque, sexo, boa comida e tudo o que o dinheiro pode comprar de bom grado.

Virgem

O signo de Virgem são todos aqueles que nasceram entre 23 de agosto a 22 de setembro. Virgem possui as características do elemento Terra que diz respeito ao ato de semear, do serviço e da estabilidade. Possuem uma consciência material-corporal muito ativa.

Um grande foco dos virginianos são a saúde e a higiene. Podem, inclusive, ser um pouco controladores quando esse é o assunto. Gostam de tudo em ordem, feito com muita calma, paciência e precisão. Precisam de uma rotina produtiva e ativa para se sentirem úteis e bem consigo mesmos e com o mundo ao seu redor.

O que mantém esse signo nos próprios eixos é justamente uma rotina estável, tudo muito limpo, um trabalho eficiente e com propósito, a praticidade e a segurança. Além de uma ótima saúde para si e para todos ao seu redor.

Capricórnio

Os capricornianos são todos aqueles que nasceram entre 22 de dezembro e 20 de janeiro. O signo de Capricórnio é totalmente voltado para a construção. Prezam muito o trabalho para chegar no lugar que querem chegar, por isso, planejam muito bem seus passos antes de tomar alguma iniciativa.

A maturidade desse signo passa a sensação de que esses nativos possuem muitos anos de vida, como uma alma velha nesse plano. Costumam ser de uma sabedoria incrível e muito racionais em todos os aspectos da vida.

O que mais mantém o movimento do signo de Capricórnio é justamente manter-se focado em suas próprias ambições, produzir, ter um ótimo status, reconhecimento e um bom emprego. É comum achar esses nativos em cargos altos e importantes, pois é assim que se sentem bem.

Combinações entre os elementos do zodíaco

Círculo com os elementos Terra, Ar, Fogo e água

Quando os elementos estão sozinhos, assumem todas as suas características de sua própria essência. Mas quando se juntam com outro elemento, pode ocorrer de sobressair algumas características e outras serem deixadas mais de lado.

Com o elemento Terra isso não é diferente. É perceptível a mudança de comportamento e estado quando o assunto é uma relação com outros elementos. Não significa que é pior, ou melhor, mas apenas que é diferente.

Terra e Água

O elemento Terra quando se relaciona com o elemento Água pode ajudar esses signos a encontrar boas saídas para seus problemas. Os signos de água, por ter sempre os sentimentos à flor da pele, tendem a serem mais sentimentais, e assim, os signos de Terra podem ser ótimos para guiá-los de encontro a soluções mais palpáveis e reais.

Já a Água pode trazer para o elemento Terra uma sensibilidade em todas as suas estruturas rígidas e calculadas. É possível que os nativos dos signos de Terra se sintam mais maleáveis após se relacionarem com os signos de água, além de sentirem mais vontade e confiança em externalizar o que sentem.

Terra e Terra

Quando os signos de Terra se relacionam com eles mesmos é algo que pode trazer muito benefício da mesma forma que traz malefício, pois assim como podem aprender um com o outro, maneiras diferentes de construir os aspectos da vida, podem cair em um extremismo muito forte também.

Esse relacionamento pode ser muito cheio de conquistas, muito trabalho, muita determinação, ambição e vontade. Além de muita construção entre eles e para com o mundo. Mas é preciso tomar bastante cuidado para não viverem sempre o amanhã é pouco o momento presente.

É comum que esse elemento se relacione com ele mesmo, pois assim, não precisam sair tanto de sua zona de conforto e muito menos mudar totalmente a sua maneira de ver a vida e o mundo, algo que para eles, é muito cômodo e positivo.

Terra e Fogo

Se é para sair da zona de conforto tendo o elemento Terra muito forte no Mapa, é só se relacionar com signos de fogo. Esse elemento traz um senso de aventura ótimo para os nativos dos signos de Terra. Os deixam cheios de energia e impulsividade, coisa que não é comum para eles.

Para o elemento Fogo, esse contato pode ser ótimo também, pois todas as suas ideias podem tomar forma e sair do papel de vez e com muita estrutura, quando é acompanhado pelo elemento Terra. Os dois possuem características boas para se relacionarem, independente do tipo de relacionamento, pois os dois podem aprender muito um com o outro por serem tão opostos.

Terra e Ar

O elemento Terra e o elemento Ar quando se juntam é para renovação. É sempre bom ter um ar novo na vida e esse aspecto pede isso. Essa relação tende a ser um estimulante para os signos de Terra para que saiam de suas zonas de conforto e sonhem mais, desejem mais, fantasiem mais, sem necessidade de rigidez e produção, apenas pelo prazer disso tudo.

Porém, é importante que para esse signo levar o elemento Ar a sério, é preciso que seja razoável seus pensamentos e ideias. Se sair muito fora do racional, os signos de Terra tendem a perder o respeito pelos signos de Ar.

Assim como Ar pede mais leveza e relaxamento para Terra, Terra pede mais firmeza e pés no chão para o elemento Ar. A junção desses dois elementos pode ser muito produtiva se houver paciência e vontade.

Como se relacionar com pessoas do signo de Terra?

pendulo do zodíaco sobre um círculo do zodíaco

Para que seja um relacionamento saudável para as duas partes, é necessário que o indivíduo que está se relacionando com a pessoa do signo de Terra tenha em mente que a segurança e o futuro são coisas que esses signos precisam ter muito claros.

É preciso ter muita conquista e construção diária para que um relacionamento com esse elemento dê certo. Eles não entram em relações que não vêem futuro, então se estão se relacionando quer dizer que esperam muita seriedade, determinação, constância e dedicação por parte do parceiro.

O pavor dos signos de Terra é não se sentirem seguros e muito mesmo recíprocos. Eles precisam ter tudo sob controle e em uma relação não é diferente, por isso é de extrema importância ter os desejos, vontades e anseios muito às claras.

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


signos mapa astral

Artigos relacionados


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Quais são os signos mais manipuladores? Conheça os 6 piores do zodíaco e mais!

Quais são os signos mais manipuladores? Conheça os 6 piores do zodíaco e mais!

Saiba quais são os signos que tendem a controlar tudo e todos. Descubra se o seu signo está nesta lista de signos mais manipuladores neste artigo!


Como fazer as pazes com cada signo? Como perdoam, como desculpam e mais!

Como fazer as pazes com cada signo? Como perdoam, como desculpam e mais!

Nem sempre é fácil fazer as pazes e essa tarefa pode ficar ainda mais difícil dependendo do signo da pessoa magoada. Confira como cada um reage nessa situação!


Quais são os signos mais psicopatas? Confira os 6 piores do zodíaco e mais!

Quais são os signos mais psicopatas? Confira os 6 piores do zodíaco e mais!

Você sabe quais são os signos considerados mais psicopatas do zodíaco? Confira nesse artigo os 6 piores signos do zodíaco e mais!


Constelação do signo de Virgem: origem, estrelas, como localizar e mais!

Constelação do signo de Virgem: origem, estrelas, como localizar e mais!

Repleta de vastas galáxias, a maior constelação do zodíaco é antiga e cercada por mitos de milhares de anos. Quer saber mais? Confira o artigo!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.