Logunan, orixá do tempo: dia, oração, tendências dos filhos e mais!

Logunan, orixá do tempo: dia, oração, tendências dos filhos e mais!

Conheça tudo sobre Logunan, a orixá do tempo: lenda, atuação, oferendas, saudações e muito mais!


Quem é a orixá Logunan?

Ampulheta, representando a passagem do tempo, em referência à orixá Logunan.

A orixá Logunan, também conhecida como Oyá-Tempo, é a orixá que fornece suporte no campo da fé para todos os seres. Ao lado de Oxalá, Logunan rege a primeira das sete linhas da Umbanda e do Candomblé, o trono da fé.

Como seu nome sugere, Logunan/Oyá-Tempo é a personificação do tempo e do espaço, onde todos os acontecimentos se manifestam. Por ser considerada o próprio tempo, ela não sofre sua interferência, ou seja, trata-se de uma divindade atemporal, mas que pode reger o sincronismo total do tempo.

Conheça mais sobre a orixá Logunan, segundo as tradições da Umbanda e do Candomblé.

Características de Logunan

Construção em forma de espiral, em referência ao símbolo da orixá Logunan.

Todas as divindades do Candomblé e da Umbanda possuem um conjunto de características próprias. A seguir, você poderá conhecer todas as principais características que compõem a mística em torno da orixá Logunan.

A lenda de Logunan

A orixá Logunan atua na linha da fé com Oxalá. Logunan e Oxalá representam a polaridade do campo religioso. Oxalá é o deus responsável pela irradiação da fé para todos os seres, a todo momento. Assim como o sol irradia sua luz e calor para o mundo, Oxalá emana uma força religiosa que anima tudo que toca. Ele é como se fosse um pai amoroso, capaz de fortalecer o íntimo das pessoas com a sua fé.

A força contagiante de Oxalá precisa de uma presença ativa que a absorva e a controle, impedindo que as pessoas se desviem para o fanatismo e para o descontrole emocional. É nesse momento que Logunan aparece como uma força neutra, atuando sobre o ser para equilibrar a sua relação com a fé. Ela encarna o rigor necessário para que as pessoas não se desvirtuem em sua jornada religiosa, de forma a absorver os excessos do campo da fé.

Dia e campo de atuação de Logunan

Por ser a orixá do tempo, todos os dias da semana podem ser o dia de Logunan. No entanto, é comum que o dia 11 de agosto seja reservado para a sua celebração.

O campo de atuação de Logunan é o campo religioso, na linha da fé, a primeira das sete linhas da Umbanda e do Candomblé.

Função de Logunan

A orixá Logunan tem como principais funções a correção, o reequilíbrio e a reordenação daquelas pessoas que fazem uso mal-intencionado da fé e da religião.

Desse modo, qualquer pessoa que tenha desviado e corrompido pessoas ou situações do caminho do bem estão sujeitas à sua ação reordenadora, uma hora ou outra.

Aqueles que atentarem contra os fundamentos que dão suporte à religiosidade dos seres são punidos pela Logunan no Tempo - uma espécie de vazio cósmico onde todos os espíritos mal-intencionados ficam retidos.

Símbolo, metais e pedras de Logunan

Detalhes do quartzo esfumaçado, considerado o cristal da orixá Logunan.

Símbolo: a espiral. (Sn).

Devido ao seu magnetismo ativo sobre a fé de todos os seres, Logunan emite uma onda espiral capaz de esgotar e controlar a intensidade espiritual dos seres emocionados, fanáticos ou desequilibrados.

Metal: estanho (Sn).

O estanho é um metal de cor prateada extremamente brilhante, utilizado na conservação de alimentos enlatados. Sua magia está associada ao equilíbrio e à cura, devido à sua natureza maleável, que o permite ser incorporado com outros metais, compensando seus defeitos.

Cristal: quartzo fumê, ou esfumaçado.
Este cristal possui uma variação de cores entre o castanho e o preto, e seu nome é derivado da crença de que existia fumaça em seu interior. O quartzo fumê cumpre com importantes funções ligadas à proteção, abertura de caminhos e concretização de objetivos.

Ervas, flores e essências de Logunan

Recipiente marrom com folhas de alecrim, considerada planta da orixá Logunan.

Ervas: eucalipto, alecrim e anis estrelado.

O uso do eucalipto em banhos, defumações ou limpezas pode trazer proteção, bênçãos e positividade. O alecrim, por sua vez, é uma erva que pode ser utilizada em chás, banhos e pratos para trazer purificação, banimento e prosperidade. Já o anis estrelado é uma especiaria que pode servir para estimular nossa intuição, criatividade e nos proteger de energias negativas.

Como se nota, todas as três ervas associadas à orixá Logunan atuam em nossa vida para nos livrar do mau agouro e nos proporcionar a cura.

Flores e essências: flores do campo e rosas amarelas.

As flores do campo são responsáveis por atrair boa sorte, enquanto as rosas amarelas são indicadas para a prosperidade, bem-estar e equilíbrio. Ambas as flores podem ser utilizadas para fazer essências, para aromatização e para os seus banhos.

Planeta e chakra de Logunan

Homem em terapia de transferência energética para chakra coronário, considerado o chakra da orixá Logunan.

A orixá Logunan não possui um planeta específico, pois todo o cosmos é sua extensão. Sendo o próprio espaço-tempo, tudo se manifesta nela e nada existe para além dela, tal como o cosmos, que compreende todos os planetas, estrelas e astros.

O chakra associado à orixá Logunan é o chakra da coroa, ou coronário, o mais importante dos sete chakras. Localizado no topo de nossa cabeça, é através desse chakra que a nossa espiritualidade, consciência e sabedoria são produzidas.

Saudação a Logunan

Todos os orixás do Candomblé possuem uma saudação através da qual os seus filhos e fiéis pedem suas bênçãos e transmitem suas boas energias. Eis a saudação da orixá Logunan:

"Olha o tempo, minha mãe!"

Tal saudação pede que você aponte o dedo indicador de uma das mãos para o alto, fazendo movimentos circulares, como se estivesse mostrando o tempo.

Oferendas para Logunan

Lírios brancos, utilizados para oferenda à orixá Logunan.

As oferendas para a orixá Logunan, assim como para qualquer orixá, não são receitas exatas. Existe uma tendência para que determinados itens sejam oferecidos aos orixás embasados em documentação, sites e relatos. A partir dessas informações, você poderá analisar qual é a melhor forma de preparar sua oferenda.


Primeiro exemplo:

Itens:

  • Uma toalha ou pano branco;
  • Uma vela branca;
  • Uma vela azul escuro;
  • Fitas brancas (em quantidade ímpar);
  • Fitas azul escuro (em quantidade ímpar);
  • Um copo com água;
  • Um coco seco;
  • Uma romã;
  • Lírios brancos (em quantidade ímpar).

Execução:

  • Estenda a toalha sobre o chão e acenda uma vela de cada lado, para fora do tecido;
  • Deixe o copo com água no centro do tecido e coloque uma metade do coco seco em cada lado do corpo;
  • Finalize espalhando as sementes de romã, as fitas e os lírios pelo tecido.


    Segundo exemplo:

    Itens:

    • Uma toalha ou pano branco;
    • Três velas brancas;
    • Três velas azul escuro;
    • Uma pemba branca;
    • Uma pemba azul;
    • Uma laranja;
    • Um abacaxi;
    • Lírios brancos (em quantidade ímpar).

    Execução:

    • Sobre a toalha branca estendida, acenda do lado de fora uma vela de cada cor, de cada lado do tecido (esquerdo, direito e o lado mais distante de você).
    • Coloque as rodelas de abacaxi no centro do tecido, espalhando as rodelas de laranja, os lírios e o pó das pembas ao redor do abacaxi.


    Independente da oferenda que escolher, é muito importante que ela seja acompanhada por uma oração, aguardando pelo menos trinta minutos no local. Após a oferenda ser feita, não se esqueça de limpar o local e descartar corretamente todos os itens utilizados.

    Orações para Logunan

    Mão segurando fitinhos do Senhor do Bonfim, da Umbanda, representando a oração.

    A seguir, você encontrará exemplos de orações para a orixá Logunan, e que poderão ser utilizadas para as suas oferendas, ou durante os cultos. Não se preocupe caso conheça uma oração diferente, pois não existe um certo ou um errado para essa prática, contanto que seu desejo de conexão permaneça vivo.

    Primeiro exemplo:

    Salve Logunan,

    Atue em nossas mentes, ideias, fé e religiosidade para que eu possa usufruir de sua ação positiva e ordenadora.
    Livrai-me dos fanatismos e excessos emocionais, cuidando para que eu nunca desvie do caminho da fé.
    Peço que, com Vosso amor, me acolha em todos os sentidos, conduzindo minha vida no caminho reto do bem e da luz.
    Divina Logunan, abençoe minha vida e me conceda essa graça

    [Faça o seu pedido]

    Permita que eu tenha sua bênção para que nunca me falte coragem, nem mesmo nos momentos mais difíceis.
    Que eu possa seguir no caminho da luta, da força e da luz divina, amparado(a) por seu amor.

    Que assim seja!

    Segundo exemplo:

    Divina irradiação de Logunan,

    Traga para a minha vida a luz divina de Pai Olorum, para que eu nunca desvie dos caminhos da fé.
    Elimine em meu corpo físico e espiritual toda e qualquer desarmonia, fraqueza e desespero.
    Que a fé seja meu alimento e direção, guiando-me para dias e situações melhores que minha mente criar.
    Guiai-nos na fé e no amparo divino, para que todo e qualquer mal se desvaneça.
    Que tudo aquilo que nos aflige e atormenta seja purificado.

    [Faça seu pedido]

    Proteja-nos com vossa luz e vossa força mágica.
    Salve, Mãe divina da Fé.
    Salve a amada Mãe Logunan que nos traz o tempo da fé.

    Que assim seja!

    Tendências positivas dos filhos de Logunan

    Mulher tampando o rosto com as duas mãos e deixando apenas um olho aparecendo, representando a timidez, uma das características dos filhos de Logunan.

    Os filhos da orixá Logunan possuem algumas características positivas marcantes, como você verá a seguir. É interessante ressaltar que essas tendências foram observadas com o tempo e não necessariamente todas elas precisam aparecer em alguém para essa pessoa ser, de fato, filha desse orixá.

    Timidez

    A devoção pela orixá Logunan faz com que os seus filhos adquiram um forte sentimento de introspecção, devido às fortes vibrações do universo religioso que ressoam sobre eles. São pessoas orientadas para o seu lado mais íntimo, voltados para a interioridade, e que poucas vezes exteriorizam seus sentimentos.

    Descrição

    O caráter introspectivo dos filhos de Logunan não os impede de serem pessoas simpáticas e consideradas, pela maioria das pessoas, como excelentes amigos e conselheiros.

    Contudo, é comum que, ainda assim, eles sejam reconhecidos pela sua postura discreta, quieta e comedida, com um senso de observação aguçado. São pessoas que sabem guardar seus sentimentos e evitam exteriorizá-los em demasia.

    Estáveis

    Da mesma maneira como Logunan busca o equilíbrio das forças espirituais entre os seres, seus filhos são marcados pela estabilidade e retidão de caráter. São pessoas que buscam o equilíbrio emocional a todo o momento, evitando os excessos e auxiliando os demais a corrigir suas falhas e desvios.

    Místicos

    Os filhos da orixá Logunan prezam pelo misticismo e pela espiritualidade. São grandes apreciadores da religiosidade, da fé e filosofia. Eles possuem uma ligação profunda com a leitura, com os estudos e com músicas românticas, preferindo sempre adquirir conhecimento para si mesmos do que para exibi-lo indiscriminadamente.

    Tendências negativas dos filhos de Logunan

    Em segundo plano, casal conversando alegremente e, em primeiro plano, ao centro, garota com braços cruzados, aparentando aborrecimento. A imagem representa o ciúme, uma das características dos filhos de Logunan.

    As características desfavoráveis também fazem parte da personalidade de uma pessoa. Conheça a seguir as tendências negativas mais comuns que os filhos e as filhas da orixá Logunan podem apresentar.

    Retraídos

    O foco exagerado na sua interioridade pode tornar os filhos de Logunan muito retraídos, incapazes de expressar seus sentimentos e de criar aberturas nas amizades e também no amor. Não se trata, necessariamente, de uma falta de confiança em relação ao outro, mas de um mecanismo de defesa cultivado pelos seus filhos sem que eles se deem conta disso.

    Ciumentos

    A conexão dos filhos de Logunan com seus amigos e parceiros geralmente é muito forte. Essa característica pode estimular rivalidades imaginárias, de forma a levá-los a questionar o nível de fidelidade das suas amizades. Desse modo, é comum que eles exagerem nos ciúmes.

    Possessivos

    A falta de confiança que pode aparecer entre os filhos de Logunan também é responsável pela criação de instintos possessivos, especialmente com aqueles que são mais próximos. Eles sentem uma necessidade exagerada de protegê-los das demais pessoas, cultivando internamente sentimentos negativos, sem fundamento real.

    Sincretismos de Logunan

    Santa Clara, uma forma de sincretismo religioso do catolicismo à orixá Logunan.

    Por se tratar de uma divindade que rege o tempo, a orixá Logunan pode estar relacionada a qualidades e poderes semelhantes a divindades de outras culturas. Existem ao menos cinco afinidades conhecidas, indicadas a seguir.

    Na cultura celta

    Na cultura celta, a orixá Logunan possui muitas afinidades com a deusa Arianrhod. Seu nome significa, literalmente, roda de prata ou círculo de prata, simbolizando seu papel como a deusa representante da lua cheia, das estrelas e do céu.

    Arianrhod é responsável pelos rituais ligados à morte e à ressurreição, além de inúmeras aproximações com a fertilidade, magia, justiça e destino.

    Nas lendas galesas, Arianrhod é responsável por conduzir em seu barco as almas dos guerreiros mortos em batalha para outro mundo. Neste lugar, a deusa conduzia essas almas para a nova vida, a partir do tempo disponível para encarnar.

    Na cultura egípcia

    Na cultura egípcia, a orixá Logunan possui muitas afinidades com a deusa Nut, a deusa do céu e mãe de todos os corpos celestes.

    Nut é uma das deusas primordiais para a mitologia egípcia, tendo um papel muito importante na cosmogonia (mitos de origem e criação do cosmos) dessa cultura. Seu corpo se estendia sobre a Terra para protegê-lo e seus quatro membros que tocavam o solo formavam os quatro pontos cardeais.

    Segundo as narrativas egípcias, Nut possuía um papel muito importante no culto dos mortos e na crença da ressurreição. Acreditava-se que, após a morte de alguém, a alma dessa pessoa brilhava como uma estrela em alguma parte do seu corpo.

    Na cultura hindu

    Nas religiões budista e hinduísta, a orixá Logunan tem muitas aproximações com a deusa Tara, a deusa do céu, das estrelas e do tempo. É uma das manifestações de Buda, representando o aspecto espiritual feminino mais elevado.

    Acredita-se que Tara foi uma princesa que aprendeu todos os ensinamentos de Buda. Em vista disso, foi aconselhada a orar por uma reencarnação masculina, capaz de lhe trazer mais benefícios no mundo. Por reconhecer um problema nessa prática, a deusa prometeu sempre reencarnar como mulher, demonstrando os mais altos valores de compaixão e sabedoria.

    O nome Tara significa estrela. Por isso, ela está associada à condução dos barcos e à salvação dos naufragados. 

    Na cultura nórdica

    Na cultura nórdica, existem três deusas que possuem uma afinidade especial com a orixá Logunan, conhecidas como Nornas. Trata-se de três guardiãs responsáveis pela proteção do passado, do presente e do futuro.

    A guardiã do passado, Urd, é representada por uma mulher idosa de idade muito avançada, responsável por proteger os mistérios antigos.

    A guardiã do presente, Verdandi, é representada como uma mãe, responsável pelo movimento e pela continuidade. Todos os acontecimentos do mundo são tecidos na sua mente pela força dos seus pensamentos.

    A guardiã do futuro, Skuld, é representada como uma jovem detentora da força do destino, uma das mais poderosas de todo o universo. Todas as profecias e adivinhações se relacionam com ela.

    No Catolicismo

    O sincretismo religioso tem como princípio a aproximação de doutrinas e crenças religiosas distintas. No Brasil, esse processo ocorreu em razão do histórico de repreensão das religiões de matriz africana, que obrigaram seus fiéis a mesclar elementos do catolicismo aos seus ritos e crenças, dando origem à Umbanda, como conhecemos hoje.

    Desse modo, era comum a criação de afinidades entre os orixás e santos católicos para preservar sua religiosidade africana tradicional.

    No caso de Logunan, a santa católica sincretizada com a orixá foi Santa Clara. Assim como Logunan, Santa Clara é reconhecida entre os cristãos pela sua fé inabalável, sendo cultuada pela capacidade de aproximar os fiéis da fé religiosa, impedindo que eles se desvirtuem do seu propósito.

    Como a orixá Logunan está presente em nossas vidas?

    Religiosa da Umbanda amarrando fitinhas do senhor do Bonfim em grade.

    Todos nós somos filhos e filhas de todos os orixás. Mesmo que você não saiba se Logunan é sua orixá de cabeça ou não, você ainda pode tornar essa divindade presente em sua vida através dos ritos e das orações. Desse modo, ela te guiará para o caminho do bem e te trará equilíbrio emocional e espiritual.

    Autor deste artigo

    Antropólogo e professor de filosofia. Apaixonado por culturas tradicionais, mitologias e espiritualidade.

    Palavras-chave relacionadas


    religiões orações

    Artigos relacionados


    Caboclo sete flechas: características, história, ponto e mais!

    Caboclo sete flechas: características, história, ponto e mais!

    Conhecido por ser um grande guerreiro, o Caboclo Sete Flechas quebra qualquer demanda e ensina de forma branda e serena. Confira!


    Anjo Miguel: conheça sua história, significado, oração e mais!

    Anjo Miguel: conheça sua história, significado, oração e mais!

    Você conhece o Anjo Miguel? Conheça a história, significado, oração e muito mais sobre esse poderoso Arcanjo e como pode trazer auxílio em sua vida.


    Oração de Santa Maria Madalena: para o amor, para pedir, pelo perdão e mais!

    Oração de Santa Maria Madalena: para o amor, para pedir, pelo perdão e mais!

    Santa Maria Madalena é a padroeira de todos os pecadores arrependidos, das mulheres e das mães solteiras. Confira aqui como pedir a sua intercessão!


    Banho de Exu: para abrir caminhos, limpeza espiritual, proteção e mais!

    Banho de Exu: para abrir caminhos, limpeza espiritual, proteção e mais!

    O banho de Exu é uma forma poderosa e eficaz para abertura de caminhos, limpar o campo energético, entre outros exemplos. Leia esse artigo e saiba mais!


    Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

    Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

    Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


    Últimos posts


    Sonhar com lente de contato: azul, verde, de grau, em outra pessoa e mais!

    Sonhar com lente de contato: azul, verde, de grau, em outra pessoa e mais!

    Sonhar com lentes de contato denotam má sorte? Descubra tudo sobre esse sonho e seus significados nesse atigo!


    Salmos da cura: conheça 8 orações que irão ajudar na cura de doenças!

    Salmos da cura: conheça 8 orações que irão ajudar na cura de doenças!

    Os Salmos da Bíblia cristã são um convite a expressar a fé e pedidos genuínos, aliados a um profundo senso de gratidão a Deus. Conheça mais sobre esses textos!


    Caboclo sete flechas: características, história, ponto e mais!

    Caboclo sete flechas: características, história, ponto e mais!

    Conhecido por ser um grande guerreiro, o Caboclo Sete Flechas quebra qualquer demanda e ensina de forma branda e serena. Confira!


    Anjo Miguel: conheça sua história, significado, oração e mais!

    Anjo Miguel: conheça sua história, significado, oração e mais!

    Você conhece o Anjo Miguel? Conheça a história, significado, oração e muito mais sobre esse poderoso Arcanjo e como pode trazer auxílio em sua vida.


    Oração de Santa Maria Madalena: para o amor, para pedir, pelo perdão e mais!

    Oração de Santa Maria Madalena: para o amor, para pedir, pelo perdão e mais!

    Santa Maria Madalena é a padroeira de todos os pecadores arrependidos, das mulheres e das mães solteiras. Confira aqui como pedir a sua intercessão!