Significado do animal de poder no Xamanismo: beija-flor, águia e mais!

Significado do animal de poder no Xamanismo: beija-flor, águia e mais!

Quer entender seu animal de poder xamânico? Então você precisa ler este artigo!


O que é o animal de poder?

Mão feminina servindo de apoio para borboleta, indicando a conexão com o animal de poder.

Segundo o Xamanismo, o animal de poder, ou totem, é um arquétipo que representa um determinado conjunto de atributos, podendo ser usado como uma ferramenta para adquirir maior poder, sabedoria, paciência ou o que for necessário em determinado momento da sua vida.

O animal do poder funciona como um guia, um espírito que te guarda e protege no seu sentido mais selvagem, ou seja, alinhado com sua essência natural. Ele não segue padrões, não limita sua atuação, desfruta da abundância e age de acordo com seu instinto.

Dessa forma, te ajuda a quebrar padrões tóxicos, ampliar seus horizontes, perceber e mergulhar na abundância universal e ouvir mais seus próprios instintos, ao invés de racionalizar cada etapa da sua vida, de forma a se sabotar e trair sua essência.

Entenda o que é o Xamanismo, animais de poder, como descobrir e utilizar o seu e muito mais!

O Xamanismo e os animais de poder

Sombra de Xamã fazendo seu ritual ao lado de fogueira.

Muitas pessoas confundem o Xamanismo com algum tipo de religião indígena, mas não é bem assim. Claro que existem Pajés que são Xamãs, mas não é regra. Da mesma forma, existem Xamãs nos mais diversos continentes e entre múltiplos povos.

O Xamanismo é uma forma de se conectar com o poder do Sagrado existente em todos os lugares e criaturas, sendo a natureza uma poderosa ferramenta dessa conexão. Ele lida com o espiritual, se ligando energeticamente através de vários meios, incluindo a ayahuasca, rapé e outras preparações. Entenda melhor como funciona.

Origem do Xamanismo

Com traços de ritos originados há 50 mil anos, o Xamanismo deixou marcas na África, Austrália, Indonésia, Sibéria, Inglaterra, Patagônia e, é claro, nas Américas. Todo o conhecimento dos Xamãs era passado de forma verbal, mantendo também as tradições dos povos que representavam.

Figuras de autoridade, os Xamãs guardam o conhecimento primordial da ligação entre a natureza e o homem – parte interdependente dela -, ajudando o ser humano a se reencontrar como criatura, além de criador. Eles fazem o papel de ponte entre o material e o imaterial, ensinando formas de se tornar mestre de si mesmo.

A natureza e o Xamanismo

A relação entre o Xamanismo e a natureza é quase simbiótica, ou seja, um depende do outro para continuar. Por um lado, a natureza é beneficiada pelo Xamanismo, em forma de respeito, cuidado e preservação. Por outro, através do Xamanismo e da natureza, o ser humano encontra meios de fomentar seu desenvolvimento.

E não se está falando aqui de desenvolvimento material, mas sim espiritual. É claro que o homem precisa de terras, alimento, madeira, metal, água e outros recursos naturais para sobreviver, mas aqui, nos referimos a algo mais sublime. Como uma consciência coletiva que leva ao autoconhecimento e crescimento como um todo, em uma ligação com o Todo.

Objetivos do Xamanismo

O Xamanismo não é exatamente uma religião, ou seja, não tem como objetivo se conectar com uma entidade superior. Na realidade, ela tem como cerne a reconexão consigo e com a natureza. É uma filosofia de vida que utiliza da valorização e uso da natureza para o reencontro com sua própria essência.

Há, também, uma forte ligação com a ancestralidade e os espíritos da natureza, seja de plantas sagradas ou animais, muitas vezes considerados guias ou protetores – também chamados de animais de poder.

O conhecimento xamânico é passado por gerações de forma oral e perdura até os dias de hoje, com seus preparos e a sabedoria ancestral, da natureza e de criaturas míticas ou arquétipos.

Fundamentos dos animais de poder do Xamanismo

Foto ampliada do olho de um cavalo, um animal de poder, e o olho de uma mulher, enquanto lado a lado.

Os animais de poder são um dos pontos mais conhecidos do Xamanismo, sendo definidos como espíritos selvagens que oferecem proteção ao longo da vida. Cada um é único para cada pessoa, ficando ao seu lado desde o momento do nascimento. São considerados como espíritos ou energias que contém as características da personalidade de quem acompanham.

O animal de poder é considerado uma representação arquetípica dessas características, levando a fortalecer determinados traços e buscar formas de trabalhar outros, em busca do equilíbrio. Ele pode passar a vida toda sem ser conhecido, mas sempre que a pessoa vir uma representação real dele (um animal de fato, em carne e osso), sentirá uma profunda conexão com sua figura.

Entenda melhor esses companheiros espirituais, sua importância, como descobrir e se conectar com eles e muito mais!

Qual a importância do animal de poder?

O animal de poder pode te levar a se reconectar com seu propósito, sua essência. Muitas vezes as pessoas acabam se perdendo de si ao longo da vida, preocupadas com coisas que aparentemente são importantíssimas, mas que, no fundo, são apenas ferramentas. O que é essencial, fundamental, acaba esquecido, soterrado em afazeres mecanizados.

Relembrar que sua essência é a correspondente ao seu animal de poder pode te ajudar a se voltar para si, para o verdadeiro eu, e fazer com que a vida volte a caminhar rumo ao seu propósito novamente. Além disso, se ele procurar se conectar a você através de sinais, pode estar mostrando alguma mudança necessária em sua vida, ou apontando o caminho que deve seguir, além de mostrar o desvio feito.

Como descobrir meu animal de poder?

Autoconhecimento é a chave, pois quanto mais você entende suas qualidades e defeitos, mais próximo fica de se conectar ao seu animal de poder, que também possui características específicas. Então, buscar formas de compreender seus pensamentos automáticos, medos, bloqueios, prazeres e amores, pode ser um caminho para ficar mais perto da sua essência.

Outra forma possível é através de rituais xamânicos ou até mesmo meditação. Esta pode ser feita de forma individual ou em uma meditação guiada por um Xamã experiente e de confiança.

Na internet você encontra algumas meditações guiadas também, que podem servir como opção. Lembre-se de escutar todo o áudio primeiro, para depois meditar de fato, a fim de verificar se concorda com todas as etapas, o que também se aplica a qualquer meditação guiada.

Quais as possíveis revelações do animal de poder?

Seu animal de poder pode te mostrar aspectos da sua personalidade que estão submersos em décadas de condicionamento social. Encontrar seu guia abre as portas para se compreender melhor e crescer como ser humano, se integrando mais ao que é Sagrado na sua concepção pessoal.

Também pode te ajudar a encontrar caminhos em uma determinada situação, se você se permitir ouvir sua intuição. Por ser instintivamente adaptável e encontrar os caminhos como nenhum ser humano poderia fazer, seu animal de poder te mostra as melhores possibilidades de solução e crescimento, de acordo com sua personalidade.

Como utilizar meu animal de poder?

Primeiro de tudo, não se utiliza o animal de poder, e sim se trabalha ao seu lado. É importante ressaltar que ele é um espírito selvagem guia, e não um instrumento de trabalho. Tendo isso em mente, basta se lembrar de que vocês estão conectados, mesmo que você não tenha consciência disso. Dessa forma, existe, sim, uma forma de potencializar a ação dele em situações de necessidade.

A primeira forma é através da meditação diária, buscando se reencontrar com sua essência, seu animal de poder. Além disso, quando você processa seus pensamentos e sentimentos, também está se reconectando. Em momentos de perigo, ou quando precisar de algum tipo de apoio, pode também chamar pela sua presença, mentalmente ou em forma de ritual.

Outras definições de animal de poder

Sombra de pássaro, um possível animal de poder, enquanto pousa em um galho de árvore.

De acordo com o Xamanismo, existem também outros animais que podem acompanhar as pessoas ao longo da vida. Eles evidenciam situações específicas e têm como objetivo ajudar nesses aspectos, trazendo os indivíduos à luz da consciência e trabalhando para seu crescimento e desenvolvimento. Saiba quais são.

Animal sombra

Quando se fala de sombra, não se está fazendo referência a algo ruim, mas simplesmente alguma coisa que não está sob a luz, cuja existência se desconhece. Em outras palavras, são aspectos inconscientes que podem influenciar em suas ações, que são representadas pelo animal sombra.

Ele deve ser procurado com sabedoria e apoio, pois pode evidenciar traumas escondidos, pensamentos disfuncionais repetitivos e memórias dolorosas. Por mais que seja fundamental lidar com essas situações, não se deve fazer isso sem o apoio de um Xamã ou até mesmo de um psicólogo, que poderá ajudar a lidar com essas sombras.

Animal alado

O animal de poder alado tem a função de cuidar do seu desenvolvimento espiritual, ajudando a direcionar seus esforços na direção certa. Ele é o maior aliado nessa busca da reconexão com o Eu, porém de forma muito mais ampla e intensa.

Em momentos de dificuldade, ele sabe que precisa te permitir sofrer a dor, a fim de que aprenda como superá-la, focando seus esforços em seu desenvolvimento. Da mesma forma, nos momentos alegres, o animal alado estará lá, te motivando e encorajando a desfrutar dessa presença de vida e gratidão.

Animal dourado

Ligado à ancestralidade, o animal de poder dourado carrega todo o conhecimento, experiência, sofrimentos e alegrias dos seus ancestrais. Ou seja, de seus pais, seus avós, bisavós e assim por diante.

Certamente isso traz várias reflexões positivas, fazendo com que você perceba situações de risco quando necessário. Por outro lado, traz também o peso cármico dos que vieram antes de você, e a propensão a feitos que não estão de acordo com seu modo de vida atual. Então, de todas as formas, é fundamental ter atenção e cuidado quanto ao seu animal dourado.

Animal totem

Enquanto o animal de poder dourado está relacionado com a ancestralidade, o totem te liga com toda a humanidade. Ele mostra que você é parte do todo e que o todo reside em você. Também denominado de animal místico, ele é considerado a representação de uma consciência coletiva, que direciona e expande a energia do universo em você e através de você.

Simbologia de alguns animais de poder

Animal de poder e homem parados um de frente para o outro em meio à floresta.

De acordo com o Xamanismo, cada animal de poder está ligado a um diferente tipo de medicina. Em outras palavras, remete a determinadas características que podem ser invocadas, quando se procura por eles em casos de necessidade. Saiba qual é a medicina ou características de cada um desses arquétipos ou guias espirituais.

Abelha

Abelha repousando em superfície de colmeia.

Relacionadas ao trabalho duro e contínuo, as abelhas são animais de poder ligados a pessoas comunicativas e trabalhadoras. São aquelas que amam o que fazem e se nutrem do próprio esforço, ajudando a todos ao seu redor a crescer também.

Águia

Imagem aproximada de águia.

A águia remete à capacidade de ver além e enxergar as coisas como elas realmente são. É o fim da ilusão, mostrando a realidade crua, mesmo que não seja a mais adequada. Esse animal de poder está relacionado também a uma pessoa prática, que sabe determinar e lutar por um objetivo.

Alce

Alce em meio ao campo ensolarado.

Calmo, resistente e paciente, o alce é o animal do poder ligado à tranquilidade e perseverança. Sociável, ele busca a criação de laços com outros semelhantes ou em quem sente que pode confiar. Honestos, são líderes natos.

Aranha

Aranha repousando em meio à sua teia.

As aranhas representam a criatividade, paciência, resiliência e abertura de caminhos. Além disso, são capazes de ajudar a ver as ligações entre situações diversas, ajudando a concretizar objetivos em realidade.

Baleia

Baleia adentrando as profundezas da água.

A baleia é o animal do poder relacionado à ancestralidade e pode conter em si toda a sabedoria do universo. Está relacionada ao que é subconsciente ou até inconsciente, ajudando a curar feridas antigas.

Beija-flor

Imagem aproximada de beija-flor batendo suas asas.

O beija-flor é associado à leveza, graça e velocidade. Também está ligado à alegria e saúde, bem como ao amor. De forma suave, ele conquista seus objetivos, sempre observando todas as possibilidades.

Borboleta

Borboleta repousando em flor cor-de-rosa.

A grande característica da borboleta é a sua capacidade de transmutação, a passagem do bruto, que rasteja, para o sutil, leve e que se eleva ao céu. Transformar-se ou transformar os outros é seu trunfo principal.

Cabra

Filhote de cabra comendo grama em meio à pasto.

Bem-humorada, forte e determinada, a cabra é associada a novas conquistas e, principalmente, ao trabalho em equipe. Esse animal de poder representa a capacidade de reagir frente aos estímulos diversos, sempre em busca de um objetivo comum.

Cachorro

Cachorro da raça Golden retriever, com lenço vermelho no pescoço, deitado em campo de folhas alaranjadas.

Não há um adjetivo melhor para o cachorro do que amoroso. Lealdade, força, empatia e credibilidade sedimentam a definição desse animal do poder. Além disso, os cachorros são protetores e apreciam a liberdade.

Castor

Castor segurando e roendo galho enquanto dentro de lago.

Adaptabilidade e persistência definem o castor como animal de poder. Mesmo que não tenha as ferramentas adequadas, ele é capaz de construir um império, sem nunca desistir. Pode viver bem em qualquer ambiente e é ótimo em trabalho em equipe.

Camelo

Camelo com cordas coloridas em volta de seu focinho.

Resistência e resiliência podem ser os principais atributos do camelo. Ele pode passar pelas dificuldades da vida, mesmo o que seria insuportável para o outro, com tranquilidade e persistência. Os camelos sabem que toda a essência da vida está sempre presente.

Cavalo

Cavalo marrom cavalgando livremente em campo aberto.

O cavalo, enquanto animal do poder é relacionado à resistência, liberdade, beleza e trabalho pesado. Ligado à terra, o cavalo tem uma forte conexão com a ideia de poder e graça, força e delicadeza, que atuam de forma complementar e coexistem na mesma criatura.

Cobra

Cobra de cabeça erguida em meio à campo.

A cobra traz o poder da cura, da transformação e da adaptação. Ela é a intuição fortalecida, como uma ligação entre céu e terra. Sensualidade, regeneração e força também são atreladas a esse animal de poder.

Coelho

Coelho branco com orelhas amareladas em meio a campo verde.

Não tem como falar em coelho e não pensar em prosperidade e fartura. A abundância está presente em seu arquétipo, atraindo para a pessoa que o tem como animal de poder. Velocidade e inteligência são as ferramentas para alcançar seus sonhos.

Coruja

Coruja de penugem branca e marrom entortando a cabeça.

Símbolo universal da sabedoria, como animal de poder, a coruja está relacionada à magia e a tudo que não está exposto à luz. Mistérios não existem para ela, pois ela consegue ver ainda melhor na escuridão.

Elefante

Elefante em meio à savana no pôr do sol.

Força, confiança e ancestralidade representam o elefante como animal de poder. Ele também pode guardar em os acontecimentos da terra e o conhecimento natural em sua memória, sem medo do novo ou do que passou.

Formiga

Formiga carregando folha verde nas costas.

Com um forte senso de comunidade, a formiga remete ao trabalho árduo e incansável, além de uma força desproporcional e incrivelmente maior do que aparenta. Resistente, paciente e persistente, esse animal do poder é repleto de coragem e dedicação.

Gaivota

Gaivota levantando voo à beira do mar.

A gaivota é um animal de poder que representa a amplitude, liberdade e graça. Extremamente adaptável, não se deixa abater por pequenas dificuldades, podendo transitar em mundos diferentes sem se prejudicar.

Gato

Gato de pelo branco e alaranjado repousando enquanto inclina cabeça para o lado.

Pensar em um gato e não associá-lo a elementos como magia, intuição, delicadeza e precisão é algo realmente complicado. Rápido e independente, eles preza pela liberdade e se adapta a qualquer situação.

Gavião

Gavião cinza repousando em galho de árvore.

Impetuoso, forte e perspicaz, o gavião é um animal de poder com maior capacidade de observar o que está acontecendo e reagir rapidamente, de forma fria e calculada. Não poupa esforços e pode esperar tranquilamente até conquistar seu objetivo.

Girafa

Imagem de focinho de girafa em destaque.

A girafa é o símbolo da ligação existente entre o que é divino e a terra. As quatro patas são a estabilidade, a matéria e a solidificação. Já seu longo pescoço é considerado o canal que a leva até as alturas, ao encontro com o Sagrado.

Golfinho

Golfinho nadando em coral.

Inteligência, persistência, capacidade de aprender facilmente e trabalho em equipe são as principais características do golfinho como animal de poder. Alegres, eles ensinam a ir mais fundo para descobrir suas potencialidades.

Gorila

Gorila sentado entre galhos verdes de plantas.

Força, persistência e resistência marcam o gorila, sendo um animal de poder associado também à teimosia, dada a sua capacidade de lutar pelo que deseja. Focado na família, ele é protetor e até territorialista, sem permitir muita proximidade.

Jacaré

Jacaré dentro da água.

Voltando suas forças para a sobrevivência, o jacaré pode usar sua agressividade para conquistar o que deseja. Esse animal de poder pode parecer tranquilo e pacato, mas está sempre pronto para agir quando necessário.

Lagarto

Lagarto amarelo se segurando em galho grosso de árvore.

O poder de adaptação do lagarto é especialmente grande, podendo ser considerado o símbolo da transição entre a água e o solo, o frio e o calor, entre o céu e a terra. Em outras palavras, ele representa a caminhada consciente em direção ao Sagrado.

Leão

Leão olhando para o horizonte de uma savana.

Representando a força, proteção, família e determinação, o animal de poder leão é um dos mais conhecidos. Quem o tem como companhia, tende a ser um bom líder, admirado e respeitado por todos.

Libélula

Sombra de libélula repousando em galho de flor.

Para o Xamanismo, a libélula representa a leveza que se deve ter diante das situações da vida. Ela também pode ser interpretada como um elemento de transição, passando por diversas fases até se encontrar no céu.

Leopardo

Leopardo deitado em tronco de madeira.

Normalmente, quem tem o leopardo como animal de poder tem uma presença firme, mas tranquila, em todos os lugares por onde passar. Protetores, independentes e tranquilos, são animais que cuidam dos seus como nenhum outro.

Lobo

Lobo com neve em seu focinho.

O lobo, como animal de poder, remete à conexão com o primitivo, com seu lado mais selvagem e natural. Ele é explorador e se torna solitário as vezes, porém ninguém mexe com sua matilha, pois ele está sempre atento. Extremamente protetor com os seus, ele traz força e agilidade.

Morcego

Morcego de cabeça para baixo em galho de árvore.

Resiliência e capacidade de encontrar seu lugar no mundo são as principais características do morcego. Mesmo nos momentos mais sombrios, ele continua seu caminho, sem nunca desistir.

Raposa

Raposa de focinho pequeno em meio a campo aberto.

Esperta, rápida e arisca, a raposa não se deixa enganar e está sempre um passo à frente quando se trata de planejamento. Sutis, elas usam sua intuição aliada ao pensamento ágil, para tomar as melhores decisões.

Onça

Onça em posição de ataque.

A onça está relacionada com a cura, sendo o animal de poder relacionado à proteção. Feroz, ela faz de tudo para afastar o perigo dos seus protegidos. Ao mesmo tempo, é silenciosa, rápida e cuidadosa.

Pantera

Pantera negra repousando em pedra.

Ter uma pantera como animal de poder é estar em conexão com a lua, com o feminino. Corajosa e instintiva, ela ajuda a lidar com suas sombras e traumas, eliminando o medo e outras coisas que possam estar te bloqueando.

Puma

Puma caminhando em meio à floresta.

Velocidade, seja de raciocínio ou fisicamente, é a principal palavra desse animal de poder. O puma é, também, um símbolo de resistência e adaptação aos altos e baixos da vida, por meio de uma determinação ímpar.

Sapo

Sapo verde de patas alaranjadas agarrado em tronco verde de planta.

Quem tem o sapo como animal de poder sabe o que é ser confundido e injustiçado, sendo mais resiliente que a maior parte das pessoas. Por mais que aparente ser robusto, por dentro, há delicadeza e transformação, apenas aguardando a hora certa para surgir.

Tigre

Tigre em cenário cinzento.

Aqueles que contam com o tigre como animal de poder podem se considerar corajosos, fortes e, às vezes, até um pouco temperamentais. Esse é um animal que destrói qualquer energia negativa próxima, mantendo sua aura equilibrada.

Urso

Urso caminhando em meio a campo verde.

Extrovertido, alegre, brincalhão e sábio, o urso é um animal de poder especial. Isso porque, apesar de suas qualidades extrovertidas, pode ser feroz com quem quer lhe prejudicar ou prejudicar os seus.

Urubu

Urubu de pescoço branco voando.

Não tem animal de poder com mais força para afastar obsessores e energias maléficas do que o urubu. Rápido e com boa habilidade em equipe, ele está sempre ao redor, afastando qualquer indício de negatividade.

Zebra

Zebra trotando em savana.

Em uma visão dicotômica, a zebra representa exatamente o equilíbrio entre o bem e o mal. Ela sabe que existem ambas as frequências e transita entre elas. Forte, respeitável e alegre, ela é o animal de poder dos extrovertidos.

Como o animal de poder pode ser utilizado no cotidiano?

Sombra de uma mulher acariciando focinho de cavalo, seu animal de poder.

No dia a dia, você pode orar pelo seu animal de poder, atraindo suas qualidades positivas para os desafios da vida. Além disso, pode, também, visualizar e chamar pelo seu nome, nos momentos de necessidade e medo. Ele é um aliado perfeito para fazer feitiços e coordenar esforços para o seu crescimento pessoal.

Autor deste artigo

Sempre à procura da resposta da vida, do universo e tudo mais (ok, 42... então da pergunta), sou redatora sênior, um tanto nerd e apaixonada pela escrita. Com graduação em Adm e Marketing, acredito na magia através das palavras, criando mundos e buscando soluções para os pequenos grandes desafios diários.

Palavras-chave relacionadas


animais feitiços religiões

Artigos relacionados


Caboclo sete flechas: características, história, ponto e mais!

Caboclo sete flechas: características, história, ponto e mais!

Conhecido por ser um grande guerreiro, o Caboclo Sete Flechas quebra qualquer demanda e ensina de forma branda e serena. Confira!


Anjo Miguel: conheça sua história, significado, oração e mais!

Anjo Miguel: conheça sua história, significado, oração e mais!

Você conhece o Anjo Miguel? Conheça a história, significado, oração e muito mais sobre esse poderoso Arcanjo e como pode trazer auxílio em sua vida.


Banho de Exu: para abrir caminhos, limpeza espiritual, proteção e mais!

Banho de Exu: para abrir caminhos, limpeza espiritual, proteção e mais!

O banho de Exu é uma forma poderosa e eficaz para abertura de caminhos, limpar o campo energético, entre outros exemplos. Leia esse artigo e saiba mais!


Sonhar com coala: cinza, preto, branco, filhote, de pelúcia e mais!

Sonhar com coala: cinza, preto, branco, filhote, de pelúcia e mais!

Sonhar com coala simboliza enfrentamento de dificuldades. Mas não só isso. Veja todos os simbolismos do animal aqui e saiba como agir!


Sonhar com estrela-do-mar: viva, morta, pequena, gigante e mais!

Sonhar com estrela-do-mar: viva, morta, pequena, gigante e mais!

Se você sonhou com uma estrela-do-mar e está curioso para saber as interpretações, leia esse artigo e descubra os significados de sonhar com estrela-do-mar!


Últimos posts


Sonhar com lente de contato: azul, verde, de grau, em outra pessoa e mais!

Sonhar com lente de contato: azul, verde, de grau, em outra pessoa e mais!

Sonhar com lentes de contato denotam má sorte? Descubra tudo sobre esse sonho e seus significados nesse atigo!


Salmos da cura: conheça 8 orações que irão ajudar na cura de doenças!

Salmos da cura: conheça 8 orações que irão ajudar na cura de doenças!

Os Salmos da Bíblia cristã são um convite a expressar a fé e pedidos genuínos, aliados a um profundo senso de gratidão a Deus. Conheça mais sobre esses textos!


Caboclo sete flechas: características, história, ponto e mais!

Caboclo sete flechas: características, história, ponto e mais!

Conhecido por ser um grande guerreiro, o Caboclo Sete Flechas quebra qualquer demanda e ensina de forma branda e serena. Confira!


Anjo Miguel: conheça sua história, significado, oração e mais!

Anjo Miguel: conheça sua história, significado, oração e mais!

Você conhece o Anjo Miguel? Conheça a história, significado, oração e muito mais sobre esse poderoso Arcanjo e como pode trazer auxílio em sua vida.


Oração de Santa Maria Madalena: para o amor, para pedir, pelo perdão e mais!

Oração de Santa Maria Madalena: para o amor, para pedir, pelo perdão e mais!

Santa Maria Madalena é a padroeira de todos os pecadores arrependidos, das mulheres e das mães solteiras. Confira aqui como pedir a sua intercessão!