Elementos dos signos do Zodíaco: características e combinações!

Elementos dos signos do Zodíaco: características e combinações!

Fogo, Ar, Terra e Água são os quatro elementos que governam o Zodíaco e são essenciais para compreender a natureza dos signos. Descubra qual deles rege o seu.


O que são os elementos dos signos?

Roda do mapa astral em fundo escuro, rodeada por luzes das cores dos elementos dos signos do Zodíaco: laranja para o elemento ar, vermelho para fogo, azul para água e verde para terra.

Os elementos do Zodíaco são as fontes de energia de cada signo. Na Astrologia, cada um dos 12 signos do Zodíaco é regido por um dos quatro elementos constituintes do universo: Fogo, Terra, Ar e Água.

Por sua vez, cada elemento confere características comuns aos signos que rege. Por isso, é possível organizar os signos em 4 grupos distintos formados por uma tríade elemental, cuja natureza é determinada pela ordem sazonal das casas do Zodíaco.

Nesse sentido, é importante consideramos a energia dos elementos para melhor interpretar a natureza dos signos, pois estes compartilham qualidades e defeitos do elemento que os governam. Compreender o elemento do seu signo também te mostrará como seus relacionamentos com as pessoas se desenvolverão.

Uma vez que compreender suas características e possíveis combinações, será possível planejar melhor suas escolhas e mudar totalmente o modo como você se relaciona com o mundo ao seu redor. Ficou curioso? Confira mais sobre os elementos e suas influências sobre os signos nesse artigo!

Elemento Fogo

Fogo aceso com chamas vermelhas em ambiente escuro, representando o elemento Fogo.

O elemento Fogo abre o ciclo dos elementos do Zodíaco. Ele possui natureza dinâmica, ativa e inquieta, características associadas à energia masculina chamada Yang. Como mostraremos, este elemento possui três qualidades distintas essenciais para melhor entender as características de cada signo. Descubra se você é regido por ele a seguir.

Signos de Fogo

Os signos de Fogo são Áries, Leão e Sagitário. Em geral, o fogo faz com que arianos, leoninos e sagitarianos busquem brilho e estejam mais suscetíveis à impulsividade. Áries possui o elemento fogo cardinal que inicia o ciclo do Fogo no Zodíaco. O fogo deste signo se origina em seu regente planetário, Marte.

Já leão é o fogo fixo e estabilizado. Diferentemente de Áries, que incita chamas, leoninos são as próprias chamas. Por isso, o Fogo em leão é imponente como seu regente planetário, o Sol. Finalmente, Sagitário é o fogo mutável que encerra o ciclo do Fogo. De natureza diferente dos demais signos de fogo, Sagitário é um incêndio que consome tudo ao redor, sendo regido pelo planeta Júpiter.

Fundamentos do elemento Fogo

O elemento Fogo é dos elementos mais fascinantes, cuja origem se dá através da combinação entre o elemento ar e o éter, o quinto elemento. É um símbolo de criatividade, conhecimento, espontaneidade, inspiração e sentimentos ardentes.

O elemento Fogo é representado pela direção Sul, pelo naipe de paus no tarô e suas cores sagradas são o vermelho, o dourado e tons alaranjados.

Por ser um elemento difícil de conter, ele é geralmente temido pelo seu poder de destruição, mas é igualmente admirado por dissipar a escuridão, permitir que cozinhemos nossos alimentos, bem como pelo poder de regeneração e purificação.

É um elemento extremamente poderoso e transformador, capaz de forjar seu próprio caminho rumo ao brilho que tanto emana.

Características do elemento Fogo

O Fogo incorpora em si uma natureza predominantemente passional e energética. Por isso, pessoas regidas por este elemento são comumente reconhecidas por sua espontaneidade, impulsividade, criatividade e ousadia de instigar o fogo que existe nos outros. Muitas vezes, são tidos como temperamentais por terem o pavio curto.

No amor, signos de Fogo são amantes passionais que buscam intensidade em seus relacionamentos. No entanto, muitas vezes a sua intensidade nos relacionamentos não dura muito, pois precisam de um constante combustível para manter a chama acesa. Nas finanças, o Fogo tende a agir de maneira impulsiva.

Características comuns desse elemento são: vitalidade, força de vontade, ação, liberdade, liderança, coragem, ousadia e força. Características negativas são: compulsão, imediatismo, impaciência, competitividade e cólera.

Elementos que mais combinam com Fogo

Fogo combina com elemento Fogo. Unidos, as chamas desses elementos são capazes de espalharem um incêndio por onde passam. Nessa combinação, é importante balancear as energias, pois, se desequilibrada, pode ser uma combinação extremamente intensa e devastadora.

Uma vez que o elemento ar é essencial para a existência do elemento fogo, essa dependência faz com que estes elementos sejam uma combinação ideal. Além disso, ambos os elementos compartilham a energia Yang, que é uma energia essencialmente masculina.

O elemento ar fornece ao elemento fogo a sua racionalidade típica, a qual equilibrará a impulsividade típica do Fogo. Mesmo que o ar não dependa do fogo para existir, a energia do fogo fará com que o ar alcance sua potencialidade e suba às alturas.

Elementos que menos combinam com fogo

Os elementos que menos combinam com o fogo são Terra e Água. O fogo é capaz de incendiar a terra com paixão e intensidade. Suas naturezas complementares, masculina e feminina, respectivamente, podem causar uma relação menos turbulenta.

No entanto, embora terra conceda ao fogo um espaço para queimar e a estabilidade que tanto precisa, ele pode torná-la infértil, roubando temporariamente seus nutrientes. A relação do Fogo com a Água é mais delicada, pois a água pode apagar o fogo.

Contudo, fogo em excesso pode igualmente secar completamente a água. A Água fornece ao Fogo a paciência e sensibilidade que ele tanto precisa, mas, devido às suas naturezas opostas, é necessário bastante equilíbrio, pois possuem a potencialidade de extinguir o outro.

Elemento Terra

Duas mãos pegando punhado de terra com uma pequena planta verde em cima, representando o elemento Terra.

O elemento Terra é o elemento mais tangível. Ele possui natureza física, sólida, confiável e estável, características associadas à energia feminina chamada Yin. Ademais, a Terra possui uma energia sensual que está presente na vida de quem é regido por este elemento. Continue lendo para entender características importantes deste elemento.

Signos de Terra

Os signos de Terra são Touro, Virgem e Capricórnio. Em geral, esses signos são ancorados na realidade e apegados a tudo o que é palpável. Taurinos constroem, virginianos trabalham e capricornianos gerenciam.

Touro possui o elemento Terra fixo e estabilizado, iniciando o ciclo da terra no Zodíaco. Taurinos são construtores e colecionadores, e a influência da Terra neste signo se origina em seu regente planetário, Vênus.

Virgem carrega a energia mutável da Terra, de natureza mais prática e pragmática. Não é por acaso que o regente planetário de Virgem é Mercúrio, deus da praticidade e comunicação. Finalmente, Capricórnio é a terra cardinal. Saturno é responsável por sua natureza materialista e cuidadosa, que encerra o ciclo da Terra no Zodíaco.

Fundamentos do elemento Terra

Terra é o elemento mais estável e palpável do Zodíaco. A terra é o elemento mais estável e palpável do zodíaco, pois é ela é o nosso lar e é dela que obtemos o nosso alimento. Por isso, tudo o que é material e tangível é regido por este elemento. Sua influência traz praticidade, dependência e pés no chão.

A Terra também traz consigo o dom da maternidade, da materialidade e abundância. Ela nutre em nós um sendo de dever, responsabilidade, sendo o elemento mais confiável. O elemento Terra é regido pela direção Norte, pelo naipe de ouros no tarô e suas cores sagradas são o verde, marrom e tons terrosos. É um elemento extremamente prático, contido e sensual.

Características do elemento Terra

Uma das principais características do elemento Terra é a materialidade. Por isso, pessoas regidas por este elemento são racionais e consideradas frias.

Em relacionamentos, são parceiros bastante dependentes e sua atração é comumente atribuída ao toque e à percepção física. Além disso, costumam buscar pessoas que possuam traços e valores comuns aos seus.

No campo financeiro, são materialistas e gostam de luxo. Por isso são ótimos em planejar e poupar seu dinheiro para investi-lo naquilo que desejam. São acostumados a rotinas, fazendo com que seja necessário o cuidado para não repetirem maus hábitos.

Características comuns desse elemento são: centramento, criatividade, estabilidade, maternidade, materialidade, praticidade, racionalidade, sensualidade. As características negativas são: acumulação, avareza, cobiça, comodismo, conservadorismo, dependência, estagnação, frieza, preguiça, materialismo.

Elementos que mais combinam com Terra

Os elementos que mais combinam com a terra são a Água e própria Terra, pois ambos possuem energia feminina. Quando a Terra está combinada com a Terra, existe uma tendência de resultados sólidos, pois é importante que percebam que seus esforços foram recompensados.

É uma combinação extremamente física e, por isso, pode haver pouca troca emocional, devido à sua natureza predominantemente fria. Quando combinados, é importante que engajem em diferentes atividades, pois tendem a ser acomodados e estagnados.

Já a combinação dos elementos Terra e Água é extremamente harmônica. A Água tem o poder de fertilizar a terra, fazendo com que esta passe a prosperar, ao passo que a Terra fornece a estabilidade que a Água tanto deseja.

Elementos que menos combinam com Terra

Os elementos que menos combinam com a Terra são o Ar e o Fogo. O Fogo aquece a Terra com paixão e intensidade, enquanto ela concede ao Fogo o espaço que precisa para que seja consumido. No entanto, não somente a Terra pode extinguir o Fogo, como ele pode esterilizá-la, fatos estes que exigem uma dose extra de disciplina para que essa relação não seja desarmônica.

A combinação Terra e Ar é igualmente instável. A Terra pode oferecer a materialidade e a visibilidade às quais o Ar aspira, e o Ar pode refrescar ou aquecer a Terra. No entanto, estes elementos estão em diferentes níveis da realidade e, por isso, podem possuir problemas sérios para se relacionarem harmonicamente.

Elemento Ar

Dente-de-leão sendo desmanchado pelo ar que sopra, representando o elemento ar.

O elemento Ar é o símbolo da comunicação, inteligência e versatilidade. O Ar traz consigo o dom da inspiração e, assim como o Fogo, possui atributos associados ao Yang, a polaridade masculina. Sua natureza é leve, quente e úmida, e está associada a planetas como Mercúrio, Júpiter e Saturno. Confira mais detalhes sobre esse elemento abaixo!

Signos de Ar

Os signos de Ar são Gêmeos, Libra e Aquário. Em geral, regidos pelo elemento Ar possuem características mentais, cerebrais e comunicativas e, por isso, são gracejados com notáveis habilidades sociais e analíticas. No entanto, signos de Ar são os mais diferentes entre si das tríades elementais do Zodíaco.

Gêmeos possui o elemento ar mutável e inicia o ciclo do Ar no Zodíaco. É o signo mais adaptável do Ar e leva a vida numa constante mudança. Libra é o ar cardinal, orientado por ações e com habilidades exigentes para comparar e avaliar ideias e princípios.

Finalmente, Aquário é o ar fixo que encerra o ciclo do Ar. Consequentemente, é o signo mais estável e teimoso dentre os signos dessa tríade.

Fundamentos do elemento Ar

O Ar é o elemento mais desapegado e intelectual. Por ser um elemento perceptível pelo tato, mas invisível, ele permeia todos os espaços e não possui forma definida. É o elemento que rege a racionalidade e sua onipresença o faz ser capaz de perceber facilmente todos as faces das situações.

O Ar rege a comunicação e o equilíbrio e pode ser refrescante como uma brisa de verão, bem como poderoso como uma ventania. Ele é regido pela direção Leste, pelo naipe de espadas no tarô e suas cores sagradas são o amarelo e o branco.

É o elemento da clareza mental e regente de relações sociais e humanitárias e, por isso, pessoas influenciadas por este elemento costumam trabalhar nestas causas.

Características do elemento ar

Uma das principais características do elemento Ar é o pensamento lógico sobre a inteligência emocional. Por isso, pessoas regidas por este elemento são desapegadas e, às vezes, frias. O Ar é um elemento bastante instável, pois sua presença varia constantemente de intensidade.

Em relacionamentos, os influenciados pelo emento Ar precisam de constantes conversas, pois assim trocam ideias e estabelecem uma conexão mental com seus parceiros. Às vezes, possuem dificuldade de demonstrar sentimentos e são desapegados.

No campo financeiro, geralmente gostam de gerir suas finanças, mas podem ser gastadores como os signos de Fogo, especialmente quando o assunto é eventos sociais.

Características comuns desse elemento são: charme, comunicação, equilíbrio, humanitarismo, inspiração, inteligência, inventividade, justiça. Já as características negativas são apatia, desapego, distração, frieza, idealismo, indecisão, vaidade.

Elementos que mais combinam com Ar

Os elementos que mais combinam com o Ar são o Fogo e o próprio Ar. Quando o Ar combina com o Ar, existe uma troca intensa de ideais e de inspirações. Mesmo compartilhando o mesmo elemento, signos de Ar são bastante distintos entre si, o que pode gerar estranhamento e até competição para saber quem chega mais alto.

Quando o Ar se combina com o elemento Fogo, é formada uma relação bastante harmônica. Embora o Ar não dependa do fogo para existir, o Fogo é capaz de aquecê-lo de modo que, assim, o Ar possa alcançar novas alturas. A característica primordialmente racional do Ar será extremamente benéfica nessa combinação, pois o Fogo pode agir para tornar as ideias do Ar em realidade.

Elementos que menos combinam com Ar

Os elementos que menos combinam com o Ar são Terra e a Água. A combinação Terra e Ar é bem volúvel e instável, pois os dois elementos possuem naturezas físicas bem distintas. Por possuírem percepções diferentes de mundo, a relação Ar e Terra exige muita paciência e cuidado para que consigam conviver em harmonia.

Já a combinação Água e Ar tende a ser bastante problemática, já que eles geralmente são combinados em desastres naturais, como tempestades. Consequentemente, uma pequena coisa pode escalar de tal maneira que uma gota d’água vira facilmente um temporal. Além disso, o elemento Água é extremamente intuitivo, ao passo que Ar é extremamente racional.

Elemento Água

Fundo de oceano com vista para superfície, representando o elemento Água.

O elemento Água fecha o ciclo dos elementos do Zodíaco. Ela rege a intuição, sensibilidades e as emoções, atributos associados à energia feminina chamada Yin. A Água é o elemento mais fluido e sua natureza fria, suave e úmida está associada aos astros como Júpiter, Marte e a Lua. Confira mais detalhes sobre ela logo abaixo.

Signos de Água

Os signos de Água são Câncer, Escorpião e Peixes. Em geral, são altamente emotivos e sensíveis, com uma intuição bastante aflorada, tendendo a confiar mais nela do que na razão.

Câncer possui o elemento água cardinal que inicia o ciclo da Água. Cancerianos são afetuosos e pura emoção, apegados ao lar e à família. A natureza aquática de Câncer se origina no seu regente planetário, a Lua, que governa as marés.

Escorpião é a água fixa e estabilizada. Seus nativos são especialistas em compreender os desejos mais íntimos da alma, sendo seus impulsos regidos por Marte. Finalmente, Peixes é a água mutável que encerra o ciclo da Água. É especialmente compassivo, explorando os sentimentos das pessoas ao redor. Seu regente é o planeta Netuno.

Fundamentos do elemento Água

A Água é o elemento que governa o reino das emoções e está presente não somente nas paisagens aquáticas do mundo, como no nosso próprio sangue. É o único elemento que pode mudar a sua forma física e, por isso, é extremamente flexível e adaptável.

A Água rege o reino do subconsciente e dos poderes psíquicos, sendo um elemento universal de cura e purificação. Ela é responsável não somente pela vida, como também pelas artes e pela profundeza da psique humana, que é um oceano ainda a ser explorado.

Esse elemento rege o naipe de copas do tarô e sua direção sagrada é o Oeste. As cores azul, turquesa, lilás e tons aquosos são intimamente ligadas a ele.

Características do elemento Água

Uma das principais características do elemento Água é a sensibilidade. Por isso, pessoas regidas por esse elemento são bastante emotivas e sonhadoras. Em relacionamentos, são amorosas e costumam se apaixonar facilmente, com tendência a se apegarem facilmente, idealizando o seu parceiro. Possuem a tendência em querer estabelecer um lar e uma família.

No campo financeiro, são preocupadas com segurança, mas acabam se deixando levar pela sua natureza emocional e podem perder o controle do seu dinheiro. Por isso, costumam precisar de ajuda para manter sua vida financeira estabilizada.

Características comuns desse elemento são: emoção, empatia, espiritualidade, imaginação, intuição, poderes psíquicos, purificação, sensibilidade, sentimentos. As características negativas são drama, dependência emocional, hipersensibilidade, idealismo, instabilidade emocional, irrealismo.

Elementos que mais combinam com Água

Os elementos que mais combinam com Água são a própria Água e a Terra. A combinação de Água com Água resulta numa energia fluida, flexível e extremamente emocional. Nela, é necessário estar atento para a natureza sensível deste elemento, a fim de evitar possíveis desequilíbrios gerados por excesso.

Já a combinação Água e Terra é extremamente positiva, uma vez que a Água permite que o elemento Terra possa prosperar até o seu potencial máximo. Além disso, o elemento Água encontra o seu lar junto à Terra, fertilizando-a. Ambos possuem uma natureza feminina e acolhedora, e o elemento Terra traz a característica predominantemente imaginativa da Água para uma perspectiva pautada nos “pés no chão”.

Elementos que menos combinam com Água

Os elementos que menos combinam com a Água são o Ar e, principalmente, o Fogo. A combinação Ar e Água não é muito favorável, pois está presente na força destrutiva de fenômenos da natureza como tempestades, tornados, furacões e até mesmo tsunamis.

Ambos os elementos podem trabalhar juntos, desde que não deixem os pequenos conflitos se acumularem e ficarem fora de controle. Já a combinação do elemento Fogo com a Água é muito desfavorável. Além da constante tensão gerada pela oposição desses elementos, suas energias postas em atrito são capazes de eliminar a existência um do outro.

Os elementos influenciam nas características físicas?

Os símbolos dos signos do Zodíaco separado com base em seus elementos, os quais são listados acima.

Sim. O formato do rosto é uma das características físicas influenciadas pelos elementos. Regidos pelo Fogo e Ar tendem a possuir um formato de rosto triangular. Os nativos do elemento Terra possuem um rosto predominantemente quadrado, ao passo que regidos pela Água possuem um rosto mais arredondado.

Uma vez que os elementos influenciam traços da sua personalidade, eles também têm uma grande influencia no seu estilo. Assim, o modo como você se veste pode ter influência do elemento que governa o seu signo. Signos do Fogo costumam se produzir mais para serem o centro das atenções. Os signos da Terra costumam se vestir de maneira clássica para causar uma boa impressão.

Já os signos do Ar são muito diferentes entre si, mas compartilham personalidades únicas, difíceis de se enquadrarem nos padrões. Finalmente, os signos da Água costumam possuir uma aparência de outro mundo, especialmente pela aura de mistério deste elemento.

Autor deste artigo

Entusiasta dos saberes tradicionais e milenares, escreve sobre o tema nas horas vagas.

Palavras-chave relacionadas


elementos signos sinastria

Artigos relacionados


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Quais são os signos mais manipuladores? Conheça os 6 piores do zodíaco e mais!

Quais são os signos mais manipuladores? Conheça os 6 piores do zodíaco e mais!

Saiba quais são os signos que tendem a controlar tudo e todos. Descubra se o seu signo está nesta lista de signos mais manipuladores neste artigo!


Como fazer as pazes com cada signo? Como perdoam, como desculpam e mais!

Como fazer as pazes com cada signo? Como perdoam, como desculpam e mais!

Nem sempre é fácil fazer as pazes e essa tarefa pode ficar ainda mais difícil dependendo do signo da pessoa magoada. Confira como cada um reage nessa situação!


Quais são os signos mais psicopatas? Confira os 6 piores do zodíaco e mais!

Quais são os signos mais psicopatas? Confira os 6 piores do zodíaco e mais!

Você sabe quais são os signos considerados mais psicopatas do zodíaco? Confira nesse artigo os 6 piores signos do zodíaco e mais!


Constelação do signo de Virgem: origem, estrelas, como localizar e mais!

Constelação do signo de Virgem: origem, estrelas, como localizar e mais!

Repleta de vastas galáxias, a maior constelação do zodíaco é antiga e cercada por mitos de milhares de anos. Quer saber mais? Confira o artigo!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.