Significado dos signos do zodíaco: datas, elementos, planetas e mais!

Significado dos signos do zodíaco: datas, elementos, planetas e mais!

Você entende mesmo de astrologia? Confira aqui o que significam os signos do zodíaco em todos os detalhes!


O que são os 12 signos do zodíaco?

Relógio com símbolos dos signos no lugar das horas.

Todo mundo já ouviu falar dos 12 signos do zodíaco, mas você sabe o que são de fato? Como você já deve saber, os signos astrológicos são: Aquário, Peixes, Áries, Touro, Gêmeos, Câncer, Leão, Virgem, Libra, Escorpião, Sagitário e Capricórnio.

Com qualidades e limitações próprias, os signos são representações das características de subgrupos baseados na data do nascimento e na posição dos astros no céu. O que normalmente se denomina signo, é referente à regência do Sol. Ou seja, quando você lê o horóscopo, está recebendo informações do Sol na casa do seu signo.

Mas você sabia que seu signo vai muito além do que está no horóscopo? Veja alguns detalhes importantes, como quais são os elementos de cada um, suas qualidades, a dinâmica entre eles, os planetas regentes e, é claro, as características de cada um.

Significado dos elementos dos signos

Os quatro elementos (água, fogo, terra e ar) representados em copos.

Como toda a natureza, os signos se dividem em grupos de quatro elementos: terra, fogo, ar e água. Cada elemento tem suas características e representa um determinado tipo de energia, que está impregnada em tudo. É a partir da predominância de um determinado elemento que as principais características dos signos são formadas. Veja o significado dos signos com base em cada elemento.

Signos de terra

Signos da terra tendem a ser muito apegados à família e às vezes são emotivos. Uma característica marcante do elemento terra é a tendência a sentir muito ciúmes, seja no relacionamento romântico ou até em amizades. Leais e muito companheiros, pessoas de signos de terra apreciam os pequenos e grandes luxos da vida.

Os signos do elemento terra são Touro, Virgem e Capricórnio. São signos que valorizam estabilidade e conforto, podendo ser bem conservadores em muitos aspectos da vida. Mais realistas do que os signos dos outros elementos, eles mantêm seus princípios e buscam provar sua verdade com afinco. Também são extremamente trabalhadores e preferem rotinas mais determinadas.

Signos de fogo

Assim como o fogo, as pessoas com signos regidos por esse elemento tendem a ter muita energia e serem extremamente dinâmicas. Além disso, podem ser um tanto temperamentais e apaixonadas pelo que fazem e pelas pessoas com quem convive. Quando elas amam, se entregam de corpo e alma.

Os principais signos de fogo são Áries, Leão e Sagitário. Da mesma forma que perdem a paciência muito rapidamente, também esquecem o assunto fácil e partem em frente. Geralmente, quem é de algum signo de fogo tem o físico saudável e forte, sendo também inteligentes, criativos e idealistas.

Signos de ar

Astutas, com o pensamento rápido e sempre em constante mudança, as pessoas do signo de ar não conseguem ficar paradas. Extremamente comunicativas, estão sempre dispostas a utilizar até o último argumento para provar um ponto de vista.

Os signos representantes desse elemento são Gêmeos, Libra e Aquário. Normalmente, gostam de analisar a situação antes de tomar uma decisão, podendo, inclusive, serem indecisos ou até mesmo um tanto quanto volúveis. As pessoas desse signo também tendem a gostar de fofoca.

Signos de água

Pessoas que possuem as características da água em seus signos são extremamente sensíveis ao que pensam ou que é dito a elas. Intuitivas e com certo ar de mistério, podem se adaptar a qualquer situação. Nos relacionamentos, gostam de se conectar antes de estabelecer uma relação saudável e compartilhada.

Os signos de água são Peixes, Escorpião e Câncer. Os nativos desses signos a ter relações mais próximas e intimistas, além de adorarem conversas sobre temas mais profundos, que fujam das trivialidades do dia a dia. Também tendem a ser muito críticos consigo mesmo, mas pacientes com os outros.

Significado das qualidades dos signos

Relógio com símbolos dos signos no lugar das horas.

Outro ponto de diferenciação entre os signos são suas qualidades. Não entenda qualidade como um adjetivo que engrandece ou diminui uma pessoa. Nesse caso, trata-se de um conjunto de características que, ao se unirem com os elementos, definem a base para os signos do zodíaco. Entenda cada uma dessas qualidades.

Signos de qualidade cardinal

Os signos cardinais são aqueles mais propícios a dar início às coisas, sendo representados por Áries, Câncer, Libra e Capricórnio. Inovadores e cheios de energia, tendem a buscar sempre novos horizontes e construções.

Organizados, corajosos e até impulsivos, estão sempre criando algo novo. Nativos desses signos tendem a perder a paciência mais facilmente e não têm problema em manter sua palavra, sendo confiáveis e ótimos líderes.

Signos de qualidade fixa

Signos de qualidade fixa são aqueles que ajudam a dar estabilidade e continuidade ao que foi iniciado, como, por exemplo, touro, leão, escorpião e aquário. Apreciam a rotina e a preservação de hábitos e costumes, e têm tendência ao conservadorismo.

Com muita energia, podem ser teimosos e incorruptíveis. Também são ótimos em resolver desafios complexos e demorados, sem perceber a hora de parar e mudar para algo novo.

Signos de qualidade mutável

Os signos de qualidade mutável representam a capacidade de transformação, a mudança do velho para o novo, e têm como representantes Gêmeos, Sagitário, Peixes e Virgem.

Essas são energias muito menos rígidas, com tendência à flexibilidade e adaptação. Voltados para o crescimento e aprendizado constante, esses signos gostam de vivenciar novas experiências. Um tanto indecisos e duais, são os propulsores para a mudança.

Dinâmica dos elementos dos signos

Duas mãos. Uma portando uma chama, e a outra uma onda d'água, representando a dinâmica de elementos.

Os signos de diferentes elementos interagem entre si todo o tempo, porém, nem sempre se entendem. Isso porque suas características podem diferir muito entre si. Por exemplo, imagine gerenciar um negócio, tendo, de um lado, alguém do signo de terra e, do outro, alguém do signo de ar.

Enquanto um gosta de estabilidade, o outro almeja por mudanças, podendo gerar alguns conflitos. Isso pode acontecer com várias combinações, de forma a trazer resultados benéficos e outros não tão interessantes. Veja mais sobre essas interações e como aproveitar melhor cada uma delas.

Elementos complementares

Da mesma forma que alguns elementos podem não se entender muito bem, outros se encaixam perfeitamente. Com isso, as relações são mais tranquilas e o trabalho rende melhor. Alguns bons exemplos são as combinações de terra e fogo ou água e ar. Entenda melhor logo abaixo cada um desses complementos.

Dinâmica entre terra e fogo

A união entre pessoas com signos de terra e de fogo é certamente desafiadora, exigindo muito diálogo e compreensão por parte de ambos. Por um lado, o signo de terra aprecia estabilidade, conforto e longas relações. Por outro, quem é do signo de fogo precisa da mudança constante em todos os aspectos da sua vida, podendo ter dificuldades até mesmo em permanecer em uma relação.

Porém, quando se trata do ambiente profissional, essa é uma ótima combinação, já que são diferentes pontos de vista trabalhando pelo mesmo objetivo. Eles até podem discordar eventualmente, mas é por meio do diálogo que surgem ideias poderosas, com a força e inovação do fogo e a durabilidade e segurança da terra.

Claro que ambos devem estar dispostos a ouvir e ceder, o que é um desafio, mas absolutamente possível.

Dinâmica entre água e ar

Pessoas com signos de água são cuidadosas, apaixonadas, apegadas e um tanto ciumentas. Por outro lado, aqueles com signos de ar gostam da liberdade e têm um amor menos passional, apesar do grande companheirismo.

Seus pontos de vista sobre o amor são diferentes, mas a perspectiva não é a única coisa em uma relação. Ambos precisam estar bem alinhados aos desejos de cada um, de forma a conversar abertamente, para que a relação dê certo.

No campo profissional, pontos de vista diferentes são sempre muito bem vindos e, se souberem como harmonizar a relação, podem ter muito sucesso. O elemento água é mais cuidadoso e adaptável, usando sua criatividade para inovar nos processos. Criatividade também é uma marca dos signos de ar, porém, se trata de um elemento menos intuitivo e mais analítico. Projetos incríveis podem surgir dessa união.

Terra e fogo em excesso

As características pertinentes a cada um dos quatro elementos estão presentes em todos os signos, mas eles podem apresentar algumas mais marcantes que outras, nessa dinâmica entre terra, fogo, ar e água. Inclusive, pode acontecer de um elemento se destacar muito mais em uma pessoa, de forma a enfatizar algumas características positivas ou negativas.

Quando se tem o elemento terra em excesso, a pessoa tende a ficar mais rígida, inflexível, estagnada, teimosa, lenta, cética e crítica. Além disso, o apego também se intensifica, e ela pode se tornar uma pessoa controladora e ciumenta. Já se for o elemento fogo, o excesso torna a pessoa mais agressiva, irritável, arrogante, orgulhosa e vaidosa, levando a conflitos constantes e desgastes diários.

Significado dos planetas regentes dos signos

Vista da lua no espaço com raios solares atravessando o seu entorno.

Os planetas estão completamente relacionados aos signos, de forma que cada um deles rege um dos signos do zodíaco. Todos estão presentes no seu mapa astral, porém alguns são mais influentes do que outros. É a quantidade de poder de cada um sobre a sua vida que vai delinear as suas características, de forma geral.

Além dos planetas, há também a presença de outros astros importantes no seu mapa astral, como o Sol ou a Lua. Além disso, tem Plutão, que hoje não é considerado planeta, mas continua tendo influência nos signos. Entenda cada um deles e suas características.

Sol

O Sol é o regente mais conhecido, pois é exatamente o significado e influência que você normalmente encontra nos horóscopos. Ele representa a sua essência e está relacionado à sorte na vida, ao prazer, vitórias e sucesso. Seu dia da semana é o domingo e o signo regido é o de Leão. Além disso, a quantidade de energia para realizar atividades também está relacionada à influência do Sol no seu mapa astral.

Essencialmente masculino, o Sol está ligado ao impulso e ao ego. A mente consciente e ativa é designada pelo Sol, bem como a criatividade racional. Quando em desequilíbrio, essas características podem representar uma pessoa insegura, arrogante, dramática, autocentrada e medrosa. Em excesso, mostra uma pessoa orgulhosa, vaidosa e que se acha superior aos outros.

Lua

Muito conhecida pelo público leigo, a Lua representa o aspecto emocional, feminino e protetor. Ela está ligada à intuição, seu dia é a segunda-feira e o signo é Câncer. Relacionada aos costumes e zona de conforto, ela representa a parte oculta da sua consciência e uma postura reativa da sua personalidade. Quando regente, aumenta a necessidade de estar em segurança e conforto.

É durante os momentos de crise que a Lua se manifesta em maior ou menor intensidade, podendo expor o lado passional do signo. Quando o astro está em equilíbrio, a empatia, doação e intuição se manifestam. Porém, quando desequilibrada, gera falta de estabilidade nas emoções, baixa autoestima, dependência, negligência, passividade e até depressão.

Mercúrio

Mercúrio está relacionado com a comunicação e as inteligências. Ele forma um elo entre o inconsciente e o consciente, regendo as atividades do dia a dia. O seu dia da semana é quarta-feira e os signos regidos são Gêmeos e Virgem. Extremamente adaptável, Mercúrio exerce um importante papel no aprendizado e estimula o gosto por viagens e mudanças.

Quando está em equilíbrio, é versátil, prático, persuasivo, perspicaz e objetivo. Além disso, pode ajudar na comunicação, tornando-a fluida e ressaltando sua bagagem cultural. Porém, se desequilibrada, tende ao criticismo, relações superficiais, falta com a verdade e necessidade de difamar. Também pode se tornar cético, cínico, calculista e irredutível em suas opiniões.

Vênus

Ligado à afetividade, formação de valores e ao amor, Vênus denota suavidade e tato nas relações, além da fuga do confronto. Seu dia da semana é sexta-feira e os signos regidos são Touro e Libra. Algumas das suas características mais marcantes são a afetividade bem desenvolvida, sensualidade, atenção aos pequenos prazeres da vida e senso de cooperação.

Se estiver bem equilibrado, Vênus denota características como a gratidão pela vida, delicadeza no tato consigo e com os outros, necessidade de cooperação, ternura, sofisticação e generosidade. Porém, quando há excesso em sua presença, pode levar à luxúria, desejo de excessos - seja de bens materiais, comida ou até na sexualidade -, possessividade e vaidade.

Marte

Relacionado à iniciativa e agressividade, o planeta Marte está ligado à capacidade de sobreviver, agir e também de se relacionar sexualmente. Seu dia da semana é terça-feira e o signo regido é Áries. Sua energia é puro impulso criador, que leva ao desejo de conquista e realização. Além disso, confere resistência, seja física ou emocional, precisão na comunicação e um forte desejo de crescer.

Marte equilibrado leva a um incremento de características como força, ânimo, persistência e coragem. Faz com que o gosto por aventurar-se e pela conquista sejam mais fortes, levando também para a o desejo pela vitória, de defesa e liberdade. Se em desequilíbrio, leva à imprudência, falta de paciência, aspereza, impulsividade e irresponsabilidade. Violência e arrogância também podem se manifestar.

Júpiter

Júpiter está relacionado ao crescimento - pessoal, profissional e espiritual - e ao surgimento de oportunidades ou, se preferir chamar assim, sorte. Seu dia da semana é quinta-feira e seu signo é Sagitário. A energia é otimista, expansiva e leva a um maior senso de equidade e justiça. Livre, generoso e expansivo, preza pela liberdade, no seu sentido mais amplo.

Equilibrado, Júpiter fomenta o humor, levando a um comportamento bondoso, sábio, confiante, receptivo e otimista. Também está ligado à espiritualidade e abundância, tendo uma personalidade extrovertida, justa, generosa e tolerante. Se estiver desequilibrado, mostra uma face mais compulsiva, apegada, orgulhosa e com o ego fora de controle.

Saturno

Muito ligado à disciplina, rotina e limites, Saturno mostra no mapa astral onde estarão as principais dificuldades e restrições na vida. Ou seja, ele aponta onde você terá que investir maior esforço para conseguir o que outros fazem facilmente. Seu dia da semana é o sábado e o signo regido é Capricórnio. Está relacionado à perseverança, paciência e equilíbrio.

Ter Saturno em equilíbrio leva a uma maior maturidade e torna a pessoa mais resiliente, de forma a controlar adequadamente as emoções em geral, principalmente desejos. Consequentemente, tem mais lucidez, humildade de prudência. Quando desequilibrado, leva a uma sensação de inferioridade ou inadequação, com baixa autoconfiança e muita insegurança, pessimismo e ostracismo.

Urano

Urano é o planeta das mudanças, revoluções, crises e da liberdade. Ele alimenta a vontade interior por mudança rápida e ação inovadora. Sem nenhum dia da semana em sua homenagem, seu signo regido é Aquário. Ligado ao desenvolvimento tecnológico, está voltado à velocidade, eletricidade e quebra de paradigmas. É o planeta das transformações, inovação e independência.

Quando Urano está equilibrado, sua energia é independente, versátil, rápida, livre e criativa. Ajuda a manter o inconformismo e a enxergar além do óbvio, encontrando novas saídas para situações adversas. Traz o impulso da mudança, com o uso da racionalidade. Porém, quando está em desalinho, leva ao extremismo, irresponsabilidade e inconsequência.

Netuno

O planeta Netuno está ligado à intuição, ao sutil e às artes. A energia criativa e transformadora também está relacionada a ele, porém de uma forma mais introspectiva. Com forte tendência ao escapismo - seja através do próprio pensamento ou vícios -, ajuda a conectar o material ao que é superior. Regente do signo de Peixes, a sensibilidade é um elemento chave, tendo uma visão mais mística e fantasiosa da realidade.

Ter Netuno em equilíbrio é se apropriar de qualidades importantes para a vida, como a compaixão, sensibilidade para o belo e para a vida, além da busca pela transcendência. Para isso, se torna extremamente adaptável, idealizando a realidade e trabalhando por ela. Se estiver desequilibrado, a energia leva a um comportamento apático, passivo, ingênuo e até mesmo narcísico.

Plutão

Relacionado às mudanças lentas e profundas, Plutão trata da regeneração progressiva e a transmutação do que já não serve mais. Com grande receptividade ao é diferente, é uma energia que leva ao desejo de quebra de paradigmas e reconstrução. Com regência em Escorpião, também está ligado à sexualidade, tabus, segredos e a aspectos materiais importantes, como o dinheiro.

Plutão tem a habilidade de, quando em equilíbrio, ajudar no autocontrole e compreensão dos próprios pensamentos e sentimentos. Além disso, aprimora a força de vontade e resiliência, bem como a saúde como um todo. Se estiver em desalinho, leva a uma tendência destrutiva, com obsessão, frieza e total falta de cuidado na atitude.

Datas e características de cada signo

Dado de pedra, em que cada lado corresponde ao nome de um signo do zodíaco.

É fundamental saber identificar os principais atributos de cada um dos signos solares. Eles são os mais importantes, pois em geral, traçam o que você é em essência, mesmo que o ascendente e outros astros influenciem na forma como você se manifesta para o mundo. Veja qual é o signo de cada data de nascimento e suas características.

Signo de Áries

Áries é um signo do elemento fogo e com qualidade cardinal. É o signo solar dos nascidos entre 21 de março e 20 de abril, tendo como planeta regente Marte. Autocentrados, os arianos focam nos seus objetivos e dificilmente desistem do que querem.

As pessoas desse signo podem ser um tanto egocêntricas, exigindo do outro uma perfeição inalcançável. Tendem a prosperar e são muito competitivos, motivando quem está ao seu lado.

Criativos e tranquilos, eles tendem a gostar de um bom debate, sendo normalmente bem diretos em suas opiniões. São ótimos líderes, apaixonados pelo que fazem, podendo começar vários projetos de uma só vez e, sem querer, se sobrecarregarem. Podem agir muito por impulso e não fogem de um desafio ou uma boa briga, devendo aprender a controlar o temperamento.

Signo de Touro

Touro é um signo do elemento terra e com qualidade fixa. É o signo solar dos nascidos entre 21 de abril e 21 de maio, tendo como planeta regente Vênus. Persistente, forte, emotivo, sensual e com forte tendência para a teimosia e sentimento de posse, os taurinos são pé no chão e não se deixam levar por qualquer conversa. Com muita energia, costumam persistir nos seus objetivos de forma consistente.

Taurinos gostam de luxo e estabilidade, podem ser muito autoconfiantes e ter bom controle sobre seus instintos. Sabem o que querem e como chegar lá de forma segura, apesar de lenta. Ciumentos, não são de perder o controle, mas quando perdem a sua imensa paciência, ninguém os segura. Não gostam de mudanças e abstrações, sendo trabalhadores dedicados, disciplinados, podendo inclusive se tornarem excelentes dançarinos.

Signo de Gêmeos

Gêmeos é um signo do elemento ar e com qualidade mutável. É o signo solar dos nascidos entre 22 de maio e 21 de junho, tendo como planeta regente Mercúrio. Comunicativos, os geminianos sabem como usar as palavras e suas expressões físicas para convencer o outro sobre o que acreditam. São ótimos atletas e têm muita energia para canalizar e realizar, estando sempre em busca de mudanças.

Com seu aspecto racional e analítico, tendem a aprender rapidamente, porém geralmente de forma superficial, sobre muitos tópicos diferentes. No amor, demoram a confiar, mas quando acontece, se entregam. Mas isso só acontece se o relacionamento não criar nenhum tipo de limitação, pois, mais do que a um parceiro, os geminianos amam a liberdade. Podendo ser ótimos líderes, inspiram sua equipe e se adaptam facilmente.

Signo de Câncer

Câncer é um signo do elemento água e com qualidade cardinal. É o signo solar dos nascidos entre 21 de junho e 23 de junho, tendo como regente a Lua. Emotivos e nostálgicos, os cancerianos são resistentes, sensíveis, cuidadores e dotados de uma poderosa intuição. Podem, também, se tornar manipuladores e com uma demanda emocional acima do normal.

Generosos, cancerianos tendem a fantasiar muito a própria vida, sofrendo muitas vezes com a realidade. Gostam de manter as relações familiares saudáveis e esperam de volta o mesmo comprometimento e cuidado que entregam. Podem ser tradicionais, patriotas e até um pouco fanáticos, com grande dificuldade para desapegar, seja de uma ideia, situação ou pessoa.

Signo de Leão

Leão é um signo do elemento fogo e com qualidade fixa. É o signo solar dos nascidos entre 24 de julho a 23 de agosto, tendo como regente o Sol. Com uma personalidade magnética, os leoninos têm sua presença notada assim que chegam a um ambiente. Cheios de energia, transbordam segurança e gostam de viver diferentes experiências, sempre com otimismo e expansividade.

O ego pode ser o grande desafio para quem é do signo de leão, já que as pessoas desse signo tendem a ser autocentradas e um tanto dominadores. Por outro lado, são leais, independentes, criativos, românticos e eternos otimistas. Costumam se apaixonar por pessoas que admiram, pois, sem admiração, não há amor que resista para o leonino. Profissionalmente, gostam de estar em foco, sendo ótimos palestrantes.

Signo de Virgem

Virgem é um signo do elemento terra e com qualidade mutável. É o signo solar dos nascidos entre 24 de agosto e 23 de setembro, tendo como planeta regente Mercúrio. Talentosos e com certo foco na individualidade, os virginianos querem sempre tirar o melhor proveito das suas habilidades, a fim de promover o crescimento. Eles veem o mundo de forma racional e pragmática, em que até seu instinto segue certa lógica.

Normalmente são trabalhadores dedicados e extremamente capazes, sendo criteriosos quanto aos resultados alcançados. Podem ser muito críticos, seja com os outros ou consigo, buscando a impossível perfeição. Analíticos, não têm paciência para pessoas prolixas, podendo parecer pedantes e insensíveis, porém, ao mesmo tempo, costumam ser muito tolerantes.

Signo de Libra

Libra é um signo do elemento ar e com qualidade cardinal. É o signo solar dos nascidos entre 24 de setembro e 23 de outubro, tendo como planeta regente Vênus. Cooperativos, diplomáticos, extremamente sociáveis e justos, os librianos podem ser muito tolerantes e empáticos com o que é diferente, buscando sempre a harmonia nos relacionamentos.

Companheiros, adoram ter alguém por perto e tendem a ser impulsivos quando se apaixonam. Em geral, pessoas desse signo ponderam bastante e demoram a decidir, seja em questões importantes ou triviais.

Com a personalidade mais dual, procuram se adaptar a quem está ao seu lado, nem sempre expressando suas reais necessidades. Sentem que não devem expressar tudo o que pensam e podem até mesmo se anular em uma relação para manter a paz, o que não é absolutamente nada saudável.

Signo de Escorpião

Escorpião é um signo do elemento água e com qualidade fixa. É o signo solar dos nascidos entre 24 de outubro e 22 de novembro, tendo como planeta regente Marte. Obstinados, os escorpianos lutam para conquistar o que desejam ou para ajudar a um amigo. Não são de demonstrar muito afeto, mas estão sempre à disposição para ajudar. Afeitos a extremos, podem antipatizar com uma pessoa no primeiro segundo.

Rancorosos mas verdadeiros, pessoas do signo de escorpião vivem altos e baixos na vida, sempre em constante mudança. Intensidade é uma palavra que define sua personalidade, em qualquer aspecto vivenciado. Porém, não se mostram por inteiro, mesmo que confiem na pessoa com quem convivem. São leais, sensuais e fazem de tudo para que a relação funcione para os dois.

Signo de Sagitário

Sagitário é um signo do elemento fogo e com qualidade mutável. É o signo solar dos nascidos entre 23 de novembro e 21 de dezembro, tendo como planeta regente Júpiter. Extremamente francos, os sagitarianos tendem a ser confundidos com pessoas grosseiras, mas, na realidade, só falam o que pensam, sem o intuito de machucar (o que acontece com mais frequência do que gostariam).

São generosos, justos e prezam pela liberdade, tanto a sua quanto dos que o cercam. Livres pensadores, gostam de uma boa aventura e, quando fixam raízes, precisam ter seu espaço respeitado. Independentes, vivem com intensidade e otimismo, sempre procurando ajudar àqueles que o cercam. Têm, também, muitos amigos, com os quais celebram a vida.

Signo de Capricórnio

Capricórnio é um signo do elemento terra e com qualidade cardinal. É o signo solar dos nascidos entre 22 de dezembro e 20 de janeiro, tendo como planeta regente Saturno. Capricornianos são quase sinônimos de disciplina e busca pela perfeição. Obstinados, eles são organizados, práticos, reservados, trabalhadores e têm uma necessidade profunda de se provar para o mundo.

Nos relacionamentos, tendem a serem práticos e pouco apegados, usando muita racionalidade e menos afeto do que o esperado por outros signos. Pessoas de capricórnio demoram a se abrir, mas quando o fazem, é para toda a vida. Podem ser pouco flexíveis, muito conservadores e adeptos da hierarquia e meritocracia. Desconfiados, exigem um elevado grau de obediência e acerto daqueles que os cercam.

Signo de Aquário

Aquário é um signo do elemento ar e com qualidade fixo. É o signo solar dos nascidos entre 21 de janeiro e 19 de fevereiro, tendo como planeta regente Saturno. Repletos de boas intenções, os aquarianos podem ser mal compreendidos, tendo um comportamento fora do considerado normal. Precisam provar seu ponto de vista a todo custo e, quando não são ouvidos, tendem a se afastar.

Racionais, são pouco emotivos nos relacionamentos, além de apreciarem sua liberdade. Por mais que tenham suas preferências físicas, o que encanta os aquarianos é a mente. Podem ser conflituosos nas relações e terem mudanças constantes de humor. Pessoas desse signo amam as artes e sempre estão cercadas de pessoas queridas, atraídas pela boa conversa, aspirações e ideais.

Signo de Peixes

Peixes é um signo do elemento água e com qualidade mutável. É o signo solar dos nascidos entre 20 de fevereiro e 20 de março, tendo como planeta regente é Júpiter. Eternos românticos e sonhadores, os piscianos podem ser introvertidos em grandes rodas, mas extremamente comunicativos com quem confiam e convivem. Normalmente são ingênuos e tendem a se sacrificar pelos outros.

Criativos e sonhadores, não deixam de lado o aspecto material, gerenciando muito bem seu dinheiro. Apesar disso, não entram em competitividade, tendo a ganância sob controle. Empáticos, procuram entender o outro e cedem facilmente, porém podem guardar muitas mágoas. Quando isso acontece, acabam explodindo, e pode ser muito difícil acalmá-los ou reverter o dano feito.

Conhecer o significado dos signos pode ser um instrumento para o autoconhecimento?

Folha com estudos do mapa do zodíaco.

A partir do momento em que você procura entender quais são as características da sua personalidade e o porquê de agir de determinada forma, está, sim, buscando se compreender mais. Consequentemente, entender o significado dos signos pode funcionar como um instrumento de crescimento.

Claro que, para isso, você deve usar seu discernimento para ver o que é válido ou não e o porquê chegou a essa conclusão. Então, pare para pensar em quais dessas características você precisa trabalhar melhor e quais devem ser alimentadas e seja feliz!

Autor deste artigo

Sempre à procura da resposta da vida, do universo e tudo mais (ok, 42... então da pergunta), sou redatora sênior, um tanto nerd e apaixonada pela escrita. Com graduação em Adm e Marketing, acredito na magia através das palavras, criando mundos e buscando soluções para os pequenos grandes desafios diários.

Artigos relacionados


Quais são os signos mais psicopatas? Confira os 6 piores do zodíaco e mais!

Quais são os signos mais psicopatas? Confira os 6 piores do zodíaco e mais!

Você sabe quais são os signos considerados mais psicopatas do zodíaco? Confira nesse artigo os 6 piores signos do zodíaco e mais!


Constelação do signo de Virgem: origem, estrelas, como localizar e mais!

Constelação do signo de Virgem: origem, estrelas, como localizar e mais!

Repleta de vastas galáxias, a maior constelação do zodíaco é antiga e cercada por mitos de milhares de anos. Quer saber mais? Confira o artigo!


Escorpiana: características, no amor, como conquistar e mais!

Escorpiana: características, no amor, como conquistar e mais!

Conheça mais sobre a mulher do signo de Escorpião! Intensa e misteriosa, esta nativa desperta os olhares por onde quer que passe!


Quais são os signos mais bravos? Confira essa lista com os 6 piores e mais!

Quais são os signos mais bravos? Confira essa lista com os 6 piores e mais!

Todo mundo tem dias ruins, mas alguns signos ficam furiosos com extrema facilidade. Descubra se o seu signo está entre os 6 mais bravos do zodíaco aqui!


Qual o pior signo do zodíaco? Confira essa lista com os 6 piores e mais!

Qual o pior signo do zodíaco? Confira essa lista com os 6 piores e mais!

Quando se trata dos piores signos do zodíaco, Áries, Câncer e Gêmeos se destacam. Clique e saiba como lidar com os 6 piores signos do zodíaco!


Últimos posts


Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Quer saber como aumentar sua imunidade e ter acesso a outras informações relevante? Leia este artigo e veja como melhorar sua saúde com a alimentação!


Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino é um presságio de desenvolvimento e mudanças. Confira aqui essas e outras interpretações para esse sonho, e descubra também como se comportar!


Sonhar com ferro: panela, grade, porta, ponte, ferro de passar e mais!

Sonhar com ferro: panela, grade, porta, ponte, ferro de passar e mais!

Sonhar com ferro pode indicar um mau presságio? Descubra tudo sobre esse sonho neste artigo e saiba como agir!


Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

Realizando uma conexão com a espiritualidade, acender uma vela para o Anjo da Guarda com um copo de água abre portais. Saiba mais!


Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Você sabe o que são afirmações positivas e lei da atração? Então leia esse artigo e descubra o que é afirmação positiva, exemplos, como criar e mais!