Casa 5 em Virgem: O que a astrologia diz sobre este signo no mapa astral?

Casa 5 em Virgem: O que a astrologia diz sobre este signo no mapa astral?

Quer saber como a Casa 5 em Virgem influência nos seus relacionamentos, sua profissão, personalidade, família e amizades? Então, confira aqui!


A casa 5 do Mapa Astral

Estudo do mapa astral, com o posicionamento de cada Casa.

A casa 5 no Mapa Astral indica o início de um novo ciclo de identidade. É a manifestação do ser de forma independente e única. Demonstra o nosso desejo de sermos especiais, para nos sentirmos nós mesmos e conseguirmos a segurança da nossa identidade. É a forma como nos ajustamos para aceitar as oportunidades de lazer que recebemos da vida.

É uma casa muito importante para a análise de nosso Sol pessoal, e deve ser considerada com prioridade para uma análise sintética. Simboliza tudo que nos deixa felizes e criativos, inspira em nós um amor mais inocente, relacionamentos leves, com experiências de amor e prazeres sexuais mais lúdicos e alegres.

Quer saber mais sobre a influência de virgem nessa posição tão importante do seu Mapa Astral? Continue lendo, e confira como esse signo na casa 5 afeta a personalidade e os relacionamentos de seus nativos.

A casa 5 em Virgem e a personalidade

Símbolo do signo de virgem.

A casa 5 em Virgem tem o poder de revelar a energia da nossa personalidade ao mundo. Ela mostra o nosso desejo de transformação, crescimento e criação. Desta forma, ela também é conhecida como Casa da Criança Interior, da Boa Fortuna, dos Prazeres e da Alegria.

Confira abaixo mais detalhes sobre a personalidade de quem tem a casa 5 em Virgem!

Pragmático e analítico

Ter Virgem na Casa 5 atribui à sua personalidade algumas características deste signo, como a capacidade de discriminar e separar as coisas que já estão prontas para serem usadas, daquelas que precisam ser aprimoradas, para uma experiência mais efetiva.

A casa 5 em Virgem traz a energia da reflexão quanto aos seus relacionamentos com o mundo, levando ao entendimento das coisas de forma mais racional e pragmática, de forma a tirar maior proveito de si mesmo e das circunstâncias à sua volta. Para toda esta análise, é utilizado o senso crítico e a capacidade de se atentar a cada detalhe das situações.

Para tudo tem um plano

Com a influência de Virgem na Casa 5, todas as atividades são minuciosamente planejadas, utilizando toda energia do signo para organização, de forma a colocar ordem em qualquer situação caótica.

Outra característica trazida por Virgem é a facilidade em trabalhar com grande empenho, gerando realização produtiva. Apesar de toda esta dedicação e detalhamento na execução de seus projetos e planos, as pessoas com virgem na Casa 5 não precisam de palco ou aplausos, pois têm a humildade como base de seu comportamento.

Além disso, essas pessoas também utilizam a reflexão e o senso crítico em suas análises, o que pode, também, levar a uma cobrança excessiva pela perfeição das ações.

Diversão organizada

Em razão de ter Virgem na Casa 5, provavelmente a escolha pela diversão será voltada para algo que una entretenimento a algum tipo de aprendizado, ou tarefas de aprimoramento pessoal.

Virgem não é afeiçoado à diversão com banalidades. Pessoas com virgem na casa 5 preferem se sentir úteis, até mesmo quando estão se divertindo.

Como são muito ligados no trabalho, essas pessoas demoram para se desligarem de suas obrigações. Assim, gostam de distrações caseiras, como assistir a um bom filme e jogos de lógica. Mas quando há uma reunião dos bons e seletos amigos, com tudo bem organizado, a diversão será garantida.

Perfeccionismo

Algumas características de Virgem são organização, detalhismo, minuciosidade e dedicação. Portanto, tudo que o virginiano faz beira à perfeição. Mas esses traços também trazem alguns problemas.

Existe um lado positivo, que é a boa execução das tarefas realizadas, porém a parte negativa está no alto nível de cobrança a si próprio e aos outros para que sigam o mesmo padrão de perfeição.

Muitas vezes, virginianos com características perfeccionistas acabam tendo problemas com estresse, ansiedade e nervosismo excessivo, que podem ser prejudiciais à saúde.

A casa 5 em Virgem nos relacionamentos

Casal se abraçando enquanto sorriem em frente ao sol, representando a Casa 5 em Virgem e os relacionamentos.

Nos relacionamentos, ter a casa 5 em Virgem traz características do perfeccionismo para a área dos relacionamentos. Os virginianos buscam a perfeição em seus parceiros amorosos, assim como em suas amizades. Sendo assim, não entram em relacionamentos por impulso e buscam sempre se aproximar de pessoas que são merecedoras de seu afeto.

Confira abaixo mais detalhes sobre a casa 5 em Virgem nos relacionamentos!

A casa 5 em Virgem nos romances

Quando o assunto é romance, Virgem na Casa 5 traz características práticas também. Pessoas com esse mapa buscam parceiros inteligentes, que tragam estímulos mentais para a relação, o que é um fator primordial para o relacionamento com o virginiano. Não são chegados a entrarem em relações por impulso e analisam as características dos possíveis parceiros de forma bastante racional.

Para firmarem uma parceria romântica ou sexual, as pessoas com casa 5 em virgem costumam colocar condições, e o relacionamento só avançará quando estas condições forem aceitas e respeitadas. São pessoas práticas em suas escolhas românticas, e este sentido prático faz com que e o planejamento da relação seja mais importante do que emoções como a paixão.

Normalmente, eles não se deixam acometer por sentimentos avassaladores que os tirem da razão.

A casa 5 em Virgem na relação com os filhos

As características de Virgem, por ser um signo estéril, podem influenciar na concepção tardia dos filhos, ou até mesmo na decisão de não tê-los. Quando optam por ter filhos, estes também podem ser bastante críticos e se divertirem ao apontarem defeitos e fraquezas de outras pessoas, sem haver muita preocupação com seus sentimentos.

Como pais, os Virginianos também podem agir de forma crítica e impaciente, de forma a haver um relacionamento conflituoso com os filhos. Porém, com todo seu perfeccionismo, as características de Virgem na casa 5 os tornam pais dedicados e detalhistas no cuidado deles.

A casa 5 em Virgem nas amizades

Ter a influência de Virgem na casa 5 significa ser um amigo extremamente dedicado, beirando ao serviçal, principalmente se estiver com um amigo em apuros. O único risco, e que deve se ter atenção, é para não assumir a amizade como um trabalho. É preciso lembrar que amizade é uma relação baseada em prazer, relaxamento e troca.

Outro traço vindo da influência virginiana é a timidez. Portanto, pessoas com casa 5 em virgem não costumam ter um grande número de amigos. Essa característica, inclusive, pode causar certo sentimento de inferioridade em relação aos amigos, e que só será percebido por quem realmente o conhece.

Por ser o signo da discriminação e separação, os virginianos podem ter dificuldades em sentir-se parte de um grupo.

A casa 5 em Virgem e a vida profissional

Mulher sentada em frente ao computador enquanto trabalha, representando a Casa 5 em Virgem e a vida profissional.

A influência da casa 5 em Virgem na área profissional é bastante particular, pois virginianos se dedicam ao seu trabalho sempre buscando a perfeição. Eles tendem realizar as atividades de seu jeito, da forma que acreditam ser a mais correta, pois são muito metódicos.

Nas pessoas com Virgem na casa 5, existe a característica de fácil adaptação, de forma a conseguirem assimilar rapidamente novas atividades e atribuições. Diante do alto grau de autonomia, por usarem seus próprios métodos, costumam ter sucesso no trabalho.

Por serem pessoas com grande senso racional e analítico, pessoas de casa 5 em Virgem costumam ser muito concentradas e realizarem suas atividades de forma exemplar. Continue lendo e confira!

Profissões com que se dará bem

Por serem detalhistas, metódicas, responsáveis, organizadas e dedicadas, pessoas com virgem na casa 5 normalmente se dão bem em determinadas funções. Aqui estão algumas das profissões que mais combinam com as características trazidas pela influência de Virgem.


  • Nutricionista;

  • Arquivista e Bibliotecária;

  • Financeiro;

  • Secretária Executiva;

  • Veterinário

  • Biólogo;

  • Contador;

  • Médico;

  • Analista de sistemas;

  • Computação;

  • Engenheiro;

  • Arquiteto;

  • Técnico em laboratório;

  • Professor.

Profissões com que não se dará tão bem

Não é uma regra geral, mas como Virgem tem o perfeccionismo como característica principal, diante do seu padrão, seu método de trabalho e sua forma de realizar as tarefas, pessoas com casa 5 em virgem terão maior dificuldade em exercerem funções de chefia.

Isso porque terão dificuldades em aceitar a maneira como os colaboradores executam as tarefas, o que poderá causar estresse e descontentamento entre seus subordinados.

Pessoas com Casa 5 em Virgem também não são bons com improvisos, desta forma não se adaptarão muito bem a profissões voltadas às artes cênicas.

Conselhos para quem tem a casa 5 em Virgem

Pessoa fazendo o estudo da Casa no mapa astral.

Apesar das características de Virgem na casa 5 serem bem vindas e ajudarem em várias áreas da vida, se não houver equilíbrio, pode acarretar problemas, principalmente no relacionamento interpessoal e consigo mesmo.

Procure ser mais flexível e tolerante com as pessoas a sua volta e com você mesmo. Exija e cobre menos de você e dos outros. Também tente não sofrer tanto quando as coisas não saírem exatamente como foram planejadas. Isso tornará o seu dia a dia mais leve, menos estressante.

Busque momentos de lazer, para deixar um pouco as responsabilidades de lado. Procure encontrar amigos para uma conversa mais descontraída e divirta-se um pouco, sem culpa e sem cobranças. E lembre-se: o que você faz, com sua dedicação e responsabilidade, já é bom o suficiente.

Autor deste artigo

Alessandra Lima, formada em Comércio Exterior, sempre gostou de escrever textos e criar poesias, com esta sua habilidade criou um blog de viagens onde escreve sobre suas experiências desde 2014. Tem prazer em contribuir para o site Sonho Astral e passar informações para seus leitores.

Palavras-chave relacionadas


signos mapa astral

Artigos relacionados


Quais são os signos mais psicopatas? Confira os 6 piores do zodíaco e mais!

Quais são os signos mais psicopatas? Confira os 6 piores do zodíaco e mais!

Você sabe quais são os signos considerados mais psicopatas do zodíaco? Confira nesse artigo os 6 piores signos do zodíaco e mais!


Constelação do signo de Virgem: origem, estrelas, como localizar e mais!

Constelação do signo de Virgem: origem, estrelas, como localizar e mais!

Repleta de vastas galáxias, a maior constelação do zodíaco é antiga e cercada por mitos de milhares de anos. Quer saber mais? Confira o artigo!


Escorpiana: características, no amor, como conquistar e mais!

Escorpiana: características, no amor, como conquistar e mais!

Conheça mais sobre a mulher do signo de Escorpião! Intensa e misteriosa, esta nativa desperta os olhares por onde quer que passe!


Quais são os signos mais bravos? Confira essa lista com os 6 piores e mais!

Quais são os signos mais bravos? Confira essa lista com os 6 piores e mais!

Todo mundo tem dias ruins, mas alguns signos ficam furiosos com extrema facilidade. Descubra se o seu signo está entre os 6 mais bravos do zodíaco aqui!


Qual o pior signo do zodíaco? Confira essa lista com os 6 piores e mais!

Qual o pior signo do zodíaco? Confira essa lista com os 6 piores e mais!

Quando se trata dos piores signos do zodíaco, Áries, Câncer e Gêmeos se destacam. Clique e saiba como lidar com os 6 piores signos do zodíaco!


Últimos posts


Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Quer saber como aumentar sua imunidade e ter acesso a outras informações relevante? Leia este artigo e veja como melhorar sua saúde com a alimentação!


Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino é um presságio de desenvolvimento e mudanças. Confira aqui essas e outras interpretações para esse sonho, e descubra também como se comportar!


Sonhar com ferro: panela, grade, porta, ponte, ferro de passar e mais!

Sonhar com ferro: panela, grade, porta, ponte, ferro de passar e mais!

Sonhar com ferro pode indicar um mau presságio? Descubra tudo sobre esse sonho neste artigo e saiba como agir!


Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

Realizando uma conexão com a espiritualidade, acender uma vela para o Anjo da Guarda com um copo de água abre portais. Saiba mais!


Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Você sabe o que são afirmações positivas e lei da atração? Então leia esse artigo e descubra o que é afirmação positiva, exemplos, como criar e mais!