Lápis Lazúli: usos, benefícios, chakra, signo, significado e mais!

Lápis Lazúli: usos, benefícios, chakra, signo, significado e mais!

Saiba tudo sobre o Lápis Lazúli, uma pedra poderosa que fará toda a diferença no seu dia a dia com essas dicas especiais!


Quais as propriedades da pedra lápis lazúli?

Mão segurando várias pedras de Lápis Lazúli.

A Lápis Lazúli é uma gema poderosa e de uma beleza ímpar, sendo apreciada nos dias de hoje e muito antes disso. Diversas Lápis Lazúlis foram encontradas em túmulos de faraós, bem como em tintas de pinturas antigas, tendo o seu uso descrito também em sombras, para adornar os olhos dos egípcios mais abastados.

Com um tom de azul que passa do mais escuro e puro até tons mais claros, ela conta com inclusões de pirita e calcita, formando sua beleza única e exótica. Muito utilizada em amuletos, ela foi encontrada na máscara funerária de Tutancâmon, bem como em diversas outras escavações.

Conheça um pouco mais sobre a Lápis Lazúli, suas características, efeitos nos corpos espiritual e físico, formas de manutenção, além de seus principais usos.

Características do Lápis Lazúli

Pedra bruta de Lápis Lazúli.

A Lápis Lazúli é uma pedra especial que contém o seu próprio signo, chakra correspondente, elemento e planeta. Ela é a representante de algumas profissões, apresentando dureza e vibração únicas. Conheça esses detalhes, além da sua origem e composição.

Signos

Quando se trata do horóscopo zodiacal, o signo solar associado ao Lápis Lazúli é Aquário. No horóscopo chinês, ele é uma das pedras do signo de rato, coelho e porco. Já no horóscopo celta, é a pedra do signo de Arianrhod, ou Touro, e de Sadbh, ou Sagitário.

Chakra

Relacionado ao terceiro olho, ou sexto chakra, o Lápis Lazúli é uma pedra muito poderosa quando se trata de desenvolvimento da intuição. A cor predominante do chakra Ajna é o azul-índigo, muito similar a algumas qualidades de Lápis Lazúli, por ser mais rara e valiosa.

Elemento

O elemento relacionado ao Lápis Lazúli é a água. Tanto a pedra quanto seu elemento correspondente são conhecidos pelo seu poder curativo e transformador. Essa gema é pura energia em movimento, levando mais intuição e saúde para quem sabe usá-la.

Planeta

O planeta regente da pedra Lápis Lazúli é Saturno, coincidentemente ou não, o astro relacionado à longevidade. Também se associa Saturno ao desenvolvimento da sabedoria, além da empatia, capacidade de se organizar e, principalmente, liderança.

Profissões

Qualquer cargo que envolva liderança e comunicação se relaciona com o Lápis Lazúli, entre eles os de publicitários, jornalistas, músicos ou advogados. As profissões relacionadas à cura também são representadas por essa gema, como psicólogos, cientistas e dentistas.

Dureza e vibração

A dureza da Lápis Lazúli é entre 5 e 6, em uma escala de 1 a 10, em que 1 é representado pelo talco – extremamente delicado e poroso – e 10 pelo diamante, capaz de cortar até vidro. O Lápis Lazúli vibra em sintonia com a cura, sabedoria, sensibilidade e comunicação.

Origem e composição

Com origem na Rússia, Afeganistão e mais recentemente no Chile, o Lápis Lazúli é uma gema rara, mas ainda acessível. Seu valor comercial é elevado, principalmente as pedras mais escuras – que são consideradas de maior qualidade.

Ela é composta principalmente por minerais como a lazurita, calcita, sodalita e pirita. Também pode conter augita, diópsido, enstatita, mica, hauyinita, hornblend, noseana e loellingita.

Efeitos do Lápis Lazúli no corpo espiritual

Mão com unhas pintadas de roxo segurando Lápis Lazúli de bordas arredondadas.

Tendo a energia fluida como a água e com forte ligação ao terceiro chakra, o Lápis Lazúli tem forte conexão com o corpo espiritual e o magnético, de forma a ajudar a tratar diversas condições. Entenda o impacto dessa pedra sobre o humor, comunicação, inteligência, intuição, evolução e purificação das energias.

Lápis Lazúli no bom-humor

A pedra Lápis Lazúli é perfeita para ajudar a controlar o humor, auxiliando a mantê-lo sempre constante e equilibrado. É perfeita para quem sofre com variações de humor e que tendem à queda dele, o que leva à tristeza, desânimo, sentimento de vazio, solidão e outros.

Por outro lado, ela também ajuda a equilibrar o excesso de energia e manter o humor estável. Por exemplo, é útil para pessoas que não conseguem ficar quietas durante um filme, ou que precisam se levantar diversas vezes no trabalho, o que pode prejudicar o seu desempenho.

Para usar o lápis Lazúli na intenção de manter o humor estável, você pode fazer um talismã. Para isso, vai precisar de um anel, pingente ou até mesmo um broche com a pedra e um metal, como o ouro ou a prata. Também deixe que a luz do sol e da lua entrem em contato com o talismã, de forma a consagrá-lo.

Lápis Lazúli na comunicação

Relacionada à empatia, o Lápis Lazúli é uma pedra que ajuda no processo de comunicação. Isso pode ter relação com o diálogo interno, com forte tendência à introspecção momentânea e consciência da própria realidade, ou então com a relação com as outras pessoas e sua forma de se comunicar com elas.

Ela também ajuda a ter mais desenvoltura na oratória, levando a uma melhor capacidade de passar suas ideias para o público, seja dentro de uma sala de reunião ou em um auditório. Outra vantagem da utilização dessa gema é a facilidade de adequação da comunicação para com o público selecionado.

Para tirar um melhor proveito dessa pedra e melhorar sua comunicação, você deve utilizá-la como um pingente, na região do pescoço. Também pode ser guardada no bolso, mas quando está próxima da garganta, apresenta melhores resultados.

Lápis Lazúli na intelectualidade

Por estar relacionada ao sexto chakra, Ajna, o Lápis Lazúli ajuda a estimular a intelectualidade, através de uma maior fluidez de pensamento. Isso leva a uma maior facilidade na hora de elaborar soluções criativas ou realizar tarefas mais complexas.

Essa pedra também ajuda para que haja mais iniciativa para novas descobertas, estimulando a criatividade e elaboração de cenários. Outro fator muito interessante do seu uso é poder contar com uma aprendizagem mais fluida e incentivada, com resultados benéficos em todos os campos da vida.

Uma ótima forma de tirar proveito desse efeito do Lápis Lazúli é utilizá-lo próximo da cabeça. Para isso, a pedra pode ser colocada em tiaras, presilhas ou palitos de cabelo, sendo um excelente ornamento, assim como uma poderosa ferramenta de expansão da intelectualidade.

Lápis Lazúli na intuição

A intuição é favorecida pelo uso do Lápis Lazúli, principalmente por ela estar relacionada ao terceiro olho. Isso pode ser benéfico de inúmeras formas em sua vida, seja no campo pessoal, amoroso ou até profissional. Funciona como aquela voz que sempre te avisa quando algo está errado.

Estimular e ouvir sua intuição ajuda a evitar tomar decisões equivocadas e que podem acabar em prejuízos ou acidentes. Além disso, também pode te levar a caminhos não planejados na vida, mas que te conduzem para seu verdadeiro objetivo. Por isso é tão importante dar atenção a essa voz.

Uma boa forma de usar o Lápis Lazúli para estimular a intuição é meditar com a pedra, ou até mesmo preparar um talismã com essa intenção. Ele pode ser uma joia, um objeto decorativo ou um sachê para carregar em sua bolsa.

Lápis Lazúli na evolução espiritual

Estamos todos aqui de passagem, porém nem todo mundo está assim tão preocupado para onde vai no momento em que a vida terrena terminar. Mais apegados à matéria, podem ter dificuldades ao longo da vida, sem que saibam a origem disso. O Lápis Lazúli ajuda a tornar a pessoa mais sensível e propensa à espiritualidade.

Consequentemente, essa pedra é perfeita para quem está buscando seu caminho no autoconhecimento, com efeitos benéficos no processo de reconexão com o Eu e com o Sagrado. O Lápis Lazúli ajuda a transmutar as energias e a vibrar em sintonia mais elevada.

Muito mais importante do que você imagina, usar a gema para poder colher o benefício do suporte na evolução espiritual é bem simples. Basta levar sempre uma com você, seja no bolso, na bolsa, em uma joia ou como adereço, desde que possa contar com sua energia.

Lápis Lazúli na purificação de energia

Como o Lápis Lazúli ajuda a elevar o campo vibracional tanto da sua casa, quanto do seu corpo, ele age diretamente na purificação da energia. Dessa forma, ajuda a manter pensamentos e sentimentos mais elevados, auxiliando a tomar decisões mais voltadas para o seu propósito de vida.

Como se trata de um poderoso transmutador energético, ele também pode agir em simpatias, feitiços e orações voltadas para a limpeza do ambiente. Dessa forma, é uma pedra que facilita na manutenção da saúde do seu corpo espiritual.

Para limpar a energia da sua casa, você pode fazer uma decoração que, além de perfeita para a porta de entrada, ainda ajuda a elevar a vibração de quem chega. Basta colocar, em um bowl pequeno forrado com sal rosa grosso, óleo essencial de lavanda e um Lápis Lazúli ao centro.

Efeitos do Lápis Lazúli no corpo físico

Colar feito com pequena pedra de Lápis Lazúli.

A sabedoria popular, passada de geração para geração, já mostra os efeitos das pedras e ervas no corpo físico. Elas são muito utilizadas também em diversas terapias, incluindo o Reiki e a Cristaloterapia.

Algumas pedras são mais propensas para alguns aspectos da sua saúde, seja física ou energética. Saiba como o Lápis Lazúli pode te ajudar no aspecto físico.

Lápis Lazúli no combate de doenças de garganta e laringe

Um dos principais benefícios do uso do Lápis Lazúli é exatamente ajudar a manter a boa saúde da garganta e da laringe. Isso porque, além de facilitar a comunicação como um todo, ela também ajuda no campo físico da expressão do Eu, sendo útil para cantores, professores e palestrantes.

Lápis Lazúli no combate de doenças psíquicas

Pode até não estar totalmente relacionado ao corpo físico, mas as doenças de ordem psíquica também interferem no físico. Além disso, em se tratando de algo que afeta o campo magnético do corpo, deve-se considerar dar atenção às doenças psíquicas.

O Lápis Lazúli, com seu poder de transmutação e crescimento espiritual, pode ajudar com esse caso.

Lápis Lazúli no combate de dores e enxaqueca

Somente quem sofre com dores crônicas sabe o quanto existe sofrimento. Muito utilizado para aliviar esse tipo e outras formas de dores, como as musculares ou de cabeça, o Lápis Lazúli atua como um apaziguador, tornando o processo de recuperação mais rápido e confortável.

Lápis Lazúli no combate doenças de pele

Icterícia, dermatite, psoríase, alergias e muitas outras doenças de pele podem ser amenizadas com o uso do Lápis Lazúli. Ele ajuda a manter a pele mais saudável, evitando que a queda da imunidade dê início a outra crise dermatológica.

Lápis Lazúli no sistema imunológico

Excelente para ajudar a manter o corpo funcionando normalmente e curar quaisquer problemas menores que apareçam, o Lápis Lazúli é excelente para reforçar o sistema imunológico. Dessa forma, reduz a possibilidade de desenvolvimento de doenças oportunistas.

Lápis Lazúli no combate da insônia

Para quem tem dificuldade para dormir, o Lápis Lazúli também pode ser uma grande ajuda. Ele ajuda a elevar as vibrações e transmutar as energias mais densas. Dessa forma, o corpo relaxa, a mente desacelera e você tende a ter uma noite de sono de melhor qualidade.

Como usar o Lápis Lazúli?

Diversas pedras Lápis Lazúli em formato esférico.

Você já sabe que o Lápis Lazúli é uma gema poderosa, que pode te ajudar tanto no seu corpo espiritual ou energético, quanto no seu corpo físico. Agora, você terá um guia detalhado de como utilizar corretamente essa pedra, de forma a conseguir colher seus benefícios.

Aprenda, então, como usar o Lápis Lazúli na meditação, como um pingente carregado de intenção, no seu ambiente – seja de trabalho ou sua casa – ou na sua mesa de trabalho, para atrair os seus benefícios para sua vida.

Como usar o Lápis Lazúli na meditação

A meditação ajuda a manter a mente alinhada e seu campo magnético imantado positivamente, atraindo mais prosperidade e abundância. Além disso, ela pode ser feita com intuitos específicos, como, por exemplo, intensificar a intuição ou melhorar a capacidade de processamento da mente.

Antes de começar, é importante que o ambiente já esteja limpo – seja com incenso, defumação ou sua técnica favorita. Também deve estar calmo e silencioso. Tente escolher um horário em que ninguém vá te interromper e que você não caia no sono.

Material necessário para a meditação:
• Incenso ou vaporizador com sua essência favorita;
• Música ou som ambiente;
• Zafu (almofada de meditação), cadeira, colchonete ou cama;
• Aplicativo de meditação guiada ou com timer para o retorno, ao som do sino tibetano ou outro que te agrade mais;
• 1 copo de água potável;
• 1 Lápis Lazúli pequena, pode ser bruta, lapidada ou rolada.

Meditação com Lápis Lazúli, passo a passo:
• Prepare o ambiente para realizar a meditação com Lápis Lazúli;
• Acenda o incenso escolhido, pode ser de alfazema, lavanda ou outro a seu gosto;
• Se preferir, pode usar somente o vaporizador com a essência escolhida;
• Coloque a música ou som ambiente que mais te ajuda a se reconectar;
• Sente-se em uma posição confortável durante a primeira etapa da meditação e pratique a respiração consciente;
• Quando já estiver em um estado de relaxamento, deite-se e coloque a Lápis Lazúli – já limpa e energizada para esse fim – no terceiro olho ou no chakra Ajna (no centro da testa);
• Inicie a meditação guiada, com a pedra te auxiliando na expansão da intuição e conexão com o Sagrado;
• Ao final da meditação guiada, faça outra série de respirações conscientes e desperte o corpo aos poucos;
• Faça a limpeza do Lápis Lazúli de acordo com sua preferência.

Como usar o Lápis Lazúli como pingente

Se quiser favorecer sua capacidade de comunicação, você pode usar o Lápis Lazúli como um pingente preso a um choker (colar curto, na altura do pescoço). Para outros fins, você pode usar dessa forma ou mais longo.

O tipo de cordão mais adequado é a prata, ouro ou cobre, por serem mais condutores. Porém, você também pode optar por couro ou cordão sintético, a depender da estética desejada.

Para prender a pedra ao colar, você pode usar uma base de metal ou usar um cordão com a aplicação da técnica do macramê. A depender da finalidade, alguns materiais podem ser mais interessantes que outros.

Com o colar pronto, basta limpar as energias acumuladas com água e sal ou um bom banho de sol. Se quiser, pode energizar novamente, com a luz da lua mais adequada aos seus fins (nova, crescente, cheia ou minguante). Se preferir, use outra técnica mais pertinente ou próxima do que deseja, como, por exemplo, a energização com as mãos.

Como usar o Lápis Lazúli no ambiente

Perfeito para deixar seu ambiente mais harmonioso e próspero, o Lápis Lazúli pode ser utilizado como elemento de decoração e trabalho. Uma boa opção é utilizar o pote de limpeza com sal grosso e Lápis Lazúli, na entrada da casa. Porém, existem muitas outras formas.

Você pode usar uma mandala trançada com pedras distribuídas de maneira uniforme, disposta na porta de entrada da casa. Ainda melhor se for uma árvore da vida e o material utilizado for o cobre, o que potencializa bastante o efeito transmutador do Lápis Lazúli.

Outra opção interessante é o uso de pêndulos de Lápis Lazúli nas janelas ou em outros locais em que a mudança de energia é necessária. Ele deve ser preso no alto, onde ninguém irá esbarrar, mas de forma que fique próximo o suficiente para corrigir a energia no local.

Se não tiver como fazer nada disso, pode simplesmente manter uma pedra bruta de bom tamanho na entrada da casa. Ela é decorativa e poderosa, devendo ser limpa semanalmente ou quando você sentir que é necessário.

Como usar o Lápis Lazúli no trabalho

No ambiente de trabalho, pode parecer mais complicado utilizar o Lápis Lazúli para corrigir a energia ou atrair a fluidez e abundância, mas não é. Existem medidas simples que podem ajudar a resolver o problema, aliando bom gosto, delicadeza e resultado.

Primeiro de tudo, sempre há a opção de manter seu Lápis Lazúli na gaveta, emanando sua vibração como o de costume. Porém, dessa forma, não é possível apreciar sua beleza única e, se estiver com alguma intenção firmada, ficará longe do seu olhar, diminuindo, assim, a eficácia.

Dessa forma, você pode utilizar o Lápis Lazúli como elemento decorativo propício ao ambiente, como peso de papel, porta canetas, um aromatizador, ou até mesmo elemento decorativo em escultura, em local adequado. Lembre-se sempre da opção de carregar consigo, em forma de joia ou acessório.

Manutenção do Lápis Lazúli

Pedra de Lápis Lazúli em cima de várias outras rochas acinzentadas, se destacando das demais.

Para ter os melhores resultados com seu Lápis Lazúli, é fundamental a realização de uma manutenção periódica. Ela pode ser feita semanalmente ou sempre que você sentir que é necessário. O processo é simples e feito em duas etapas, limpeza e energização, sempre antes e depois do uso.

Limpeza e energização do Lápis Lazúli

Para utilizar o Lápis Lazúli em qualquer aplicação, seja ela energética ou física, é fundamental que a pedra esteja livre de energias perniciosas do ambiente. Para isso, você deve realizar a limpeza. Veja como fazer.

Material necessário para a limpeza:
• 1 colher de sal grosso;
• 1 copo de água.

Modo de limpeza, passo a passo:
• Lave o Lápis Lazúli em água corrente, eliminando a sujeira física e energética;
• Coloque em um copo e cubra com o sal grosso;
• Encha o copo com água e deixe lá por pelo menos 1 hora;
• Retire, lave e deixe secar exposto aos raios solares por mais 1 hora. Em seguida, reserve para energizar.

Depois de limpar, é importante imantar seu Lápis Lazúli com a energia correta, para que não fique absorvendo qualquer tipo. Para isso, veja uma das formas mais comuns e simples de fazer isso.

Material necessário para a energização:
• Lápis Lazúli;
• 1 cristal de quartzo;
• Luz da lua, preferencialmente cheia.

Modo de energização, passo a passo:
• Sob a luz da lua, coloque o quartzo já limpo;
• Sobre ele, coloque o Lápis Lazúli e deixe por toda a noite;
• Antes do sol nascer, retire sua pedra e guarde muito bem.

Onde encontrar o Lápis Lazúli?

O Lápis Lazúli pode ser encontrado em lojas de produtos naturais, místicos e afins. Também é muito fácil encontrar em lojas online, mas é importante comprar de alguém de confiança, para não levar gato por lebre.

Lembre-se de que um dos sinais de que o Lápis Lazúli é verdadeiro é a presença de inclusões de outros minerais em sua estrutura, dando o efeito único e fascinante dessa poderosa gema.

Posso utilizar o Lápis Lazúli no meu quarto para dormir?

Várias pedras de Lápis Lazúli enfileiradas em cenário branco.

Você pode utilizar o Lápis Lazúli em seu quarto ou, ainda melhor, em seu travesseiro, para ajudar a dormir melhor. Se preferir, coloque em um sachê algumas folhas de lavanda desidratadas em casa, gotas do seu óleo essencial, camomila, uma obsidiana pequena e um Lápis Lazúli.

Então, é só colocar dentro da fronha do travesseiro e aproveitar sua melhor noite de sono de todos os tempos. Para recarregar, basta colocar a pedra sob a luz da lua cheia e pingar novamente o óleo essencial, quando necessário.

Autor deste artigo

Sempre à procura da resposta da vida, do universo e tudo mais (ok, 42... então da pergunta), sou redatora sênior, um tanto nerd e apaixonada pela escrita. Com graduação em Adm e Marketing, acredito na magia através das palavras, criando mundos e buscando soluções para os pequenos grandes desafios diários.

Palavras-chave relacionadas


pedras bem-estar

Artigos relacionados


Pedra Opala de fogo: origem, significado, benefícios, preço, como usar e mais!

Pedra Opala de fogo: origem, significado, benefícios, preço, como usar e mais!

A Opala de Fogo é um cristal que atrair amor, despertando a paixão e a sexualidade. Regida pelo fogo, ela pode transformar sua vida! Clique e entenda.


O que significa sonhar com ametista? Rosa, roxa, em anel, cristal e mais!

O que significa sonhar com ametista? Rosa, roxa, em anel, cristal e mais!

A ametista é um cristal da transmutação. Por isso, seus sonhos trazem notícias de mudança do rumo da vida do sonhador, como mostramos neste artigo!


O que significa sonhar com festa de casamento? Da amiga, grande, surpresa e mais!

O que significa sonhar com festa de casamento? Da amiga, grande, surpresa e mais!

Sabia que sonhar com uma festa de casamento indica sucesso nos relacionamentos? Descubra nesse artigo tudo sobre esse sonho e seus significados.


Sonhar que está grávida segundo o espiritismo: De menina, menino, gêmeos e mais!

Sonhar que está grávida segundo o espiritismo: De menina, menino, gêmeos e mais!

Os sonhos podem ser muito complexos e intrigantes, principalmente os sonhos com gravidez. Conheça inúmeros significados desse sonho para o espiritismo!


Pedra Angelita: origem, significado, benefícios, como usar e mais!

Pedra Angelita: origem, significado, benefícios, como usar e mais!

Tranquilizando a mente, a pedra Angelita está em conexão direta com os anjos e guias espirituais. Clique para saber as características e usos dessa pedra!


Últimos posts


Sonhar com lente de contato: azul, verde, de grau, em outra pessoa e mais!

Sonhar com lente de contato: azul, verde, de grau, em outra pessoa e mais!

Sonhar com lentes de contato denotam má sorte? Descubra tudo sobre esse sonho e seus significados nesse atigo!


Salmos da cura: conheça 8 orações que irão ajudar na cura de doenças!

Salmos da cura: conheça 8 orações que irão ajudar na cura de doenças!

Os Salmos da Bíblia cristã são um convite a expressar a fé e pedidos genuínos, aliados a um profundo senso de gratidão a Deus. Conheça mais sobre esses textos!


Caboclo sete flechas: características, história, ponto e mais!

Caboclo sete flechas: características, história, ponto e mais!

Conhecido por ser um grande guerreiro, o Caboclo Sete Flechas quebra qualquer demanda e ensina de forma branda e serena. Confira!


Anjo Miguel: conheça sua história, significado, oração e mais!

Anjo Miguel: conheça sua história, significado, oração e mais!

Você conhece o Anjo Miguel? Conheça a história, significado, oração e muito mais sobre esse poderoso Arcanjo e como pode trazer auxílio em sua vida.


Oração de Santa Maria Madalena: para o amor, para pedir, pelo perdão e mais!

Oração de Santa Maria Madalena: para o amor, para pedir, pelo perdão e mais!

Santa Maria Madalena é a padroeira de todos os pecadores arrependidos, das mulheres e das mães solteiras. Confira aqui como pedir a sua intercessão!